ORIENTAÇÕES

PARA O PROFESSOR

Caro professor, cara professora, Somos sêres de conhecimentos e linguagens, de poética e subjetividades, e a; ár-te nos faz lembrar da nossa humanidade e de quê podemos viver experiências estéticas, criar, fruir e sentir a vida de muitas formas, em estado de estesia. Por meio da ár-te, podemos compreender o quê acontece no mundo neste instante e refletir sobre o caminho até chegarmos aqui.

Nos últimos anos, as experiências vividas em um mundo globalizado, em rêdes entrelaçadas de comunicação, têm nos exigido mudanças nos modos de agir e pensar para atender às emergências do mundo contemporâneo. Essas mudanças apontam preocupações em formár pessoas com empatia, quê fomentem o pensamento decolonial e uma ssossiedade mais justa, não violenta e antirracista, com ações positivas em relação ao meio ambiente, à ssossiedade e à cultura de paz.

Desse modo, ao conceber um projeto didático destinado aos estudantes do Ensino Médio, a proposta é apresentar a eles diferentes contextos artísticos e culturais quê possam estabelecer diálogos com suas experiências e seus interesses. Para isso, os processos de criação e poéticas pessoais e em grupos, em diferentes linguagens artísticas, são propostos visando à autonomia, à altoría e ao protagonismo. Em meio às inúmeras possibilidades de escôlhas entre acervos artísticos e culturais e rekórtis de conteúdo para desenvolver processos de ensino e aprendizagem da ár-te, esta obra apresenta possíveis caminhos para o professor decidir, com base em suas experiências e realidades, os projetos pedagógicos quê deseja seguir.

Os autores

Página trezentos e vinte e dois