Sumário

  • Orientações gerais 323
  • Orientações para o professor 323
  • Livro do estudante 324
    • Faixas de áudio e objetos educacionais digitais 328
  • BNCC e o currículo de ár-te 329
    • BNCC: competências gerais e específicas de Linguagens e suas Tecnologias 330
  • Conexões interdisciplinares 331
  • ár-te é conhecimento 332
  • Experiências na vida e na ár-te 334
  • Ser professor, professora de ár-te 337
    • Professores pesquisadores e criadores 337
      • Ato pesquisador e criador, pensamento computacional e cultura digital 338
      • Abordagem Triangular do ensino de ár-te 339
      • Territórios de; ár-te e cultura 340
      • Cartografias pedagógicas e currículos-mapas 341
    • Professores propositores 341
    • Professor mediador e dinamizador cultural 342
  • Leis e lutas 344
    • Educação decolonial e antirracista 344
    • Exigências e urgências educativas 345
    • Combate à violência e ao estigma de gênero 346
  • As diferentes linguagens da ár-te 347
    • Avaliação em ár-te 347
    • Artes visuais 348
      • Ateliê fixo ou móvel 349
      • Leitura de imagens 350
      • Avaliação em artes visuais 351
    • Teatro 352
      • Avaliação em teatro 354
    • Dança 355
      • Avaliação em dança 357
    • Música 358
      • Sugestões de dinâmica para conduzir a aula de música 359
      • Avaliação em música 360
    • Artes integradas (linguagens híbridas) 361
      • Discurso multimodal 361
      • Avaliação em artes integradas 362
  • Organização de conteúdos e cronograma 362
    • Quadro programático – volume único 363
    • Transcrição das faixas de áudio e dos podcasts 366
      • Faixas de áudio 366
      • Podcasts 368
  • Referências comentadas 371
  • Orientações específicas 374
  • Capítulo 1 O quê é ár-te? 374
  • Capítulo 2 Poéticas e culturas das juventudes 387
  • Capítulo 3 Crio, logo existo 400
  • Capítulo 4 Redes e entrelaçamentos 412
  • Capítulo 5 Bagagem cultural 424
  • Capítulo 6 Afetos, ações e composições 436

Página trezentos e vinte e três