Objeto digital

Para usar o objeto digital, clique nos detalhes enumerados e acesse os conteúdos.

Mitos e lendas sobre a origem da vida

Antes de a Ciência tentar entender como a vida surgiu na Terra, povos de diversas culturas elaboraram mitos e lendas para explicar esse evento. Conheça quatro dessas histórias, cada uma originária de um continente do planeta.

Mapa-múndi com os limites internacionais e com alguns países em destaque.  Ao Norte, estão destacadas a Groenlândia, localizada no continente americano, e Islândia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, localizadas no continente europeu. Na América do Sul, está destacado o Brasil. No continente africano, Uganda está em destaque. Na Ásia, a China está destacada. No mapa, também estão indicadas as linhas dos paralelos, meridianos e os oceanos Pacífico, Índico, Atlântico e Glacial Ártico. No canto inferior direito, há um planisfério com os mesmos países em destaque.
1

No início, havia apenas um grande vazio em formato oval, onde dormia Pan Ku. Ele acordou depois de 18 mil anos e partiu o ovo com um golpe de machado. As duas metades do ovo formaram o céu e a terra, e Pan Ku se manteve de pé segurando o céu até falecer. Então, seu corpo foi formando o Sol, a Lua, o vento, as florestas e toda a vida da Terra.

2

Ginnungagap é o nome dado ao abismo sem fim que havia no início. Ao norte dele, ficava Niflheim, região fria e nebulosa. Ao sul, Múspelheim, de chamas ardentes. Os ventos gélidos de Niflheim e os vapores quentes de Múspelheim passaram a se chocar em Ginnungagap, formando gotas de água, que caíam dentro do abismo. Essas gotas se solidificaram e formaram Ymir, o primeiro ser vivo.

3

Houve um tempo em que não havia nada além de Deus, com seus três nomes: Nzamé, Mebere e Nkwa. Os três sopraram, e criou-se o céu, onde Deus descansou. Então, ele criou a luz, as plantas e os animais. Após um tempo de insatisfação, fez cópias de partes dos corpos de Nzamé, Mebere e Nkwa por meio do barro, criando assim o senhor de todos: o homem.

4

O ser supremo Monãg fez o mundo com montanhas, planícies e mais nada. Wasiry, seu filho, usou seus cabelos para criar as florestas e riscou o chão com um galho de pau-d’arco para ciar os rios. Com uma cuia com água misturada com barro amarelo, criou os animais. Um dia, sentindo-se sozinho, reuniu muitas aves na margem do rio e as transformou em gente, que foram povoando a Terra.

Mapa-múndi com destaque para os países atuais das regiões de origem de algumas das histórias que explicam a origem da vida.

Crédito da imagem: Cynthia Sekiguchi

Fontes de pesquisa:
CONHEÇA a lenda chinesa sobre a criação do mundo. Ibrachina, São Paulo, 2019. Disponível em: https://s.livro.pro/5n7mpi. Acesso em: 2 set. 2024.
MENDES JUNIOR, Tadeu Carlos. Uma análise do mito da criação nórdico. Artigo (Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017. Disponível em: https://s.livro.pro/r2myea. Acesso em: 2 set. 2024.
ARRABAL, José. Ilustrações: VILELA, Andréa. O livro das origens. São Paulo: Paulinas, 2001. (Coleção: Mito & Magia.)
YAMÃ, Yaguarê e outros contadores de história. Ilustrações: YAMÃ, Yaguarê. Murũgawa: mitos, contos e fábulas do povo Maraguá. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016.

Os humanos criaram diferentes histórias para explicar a origem do Universo e da vida, questões ainda intrigantes, inclusive para a Ciência. Diversas teorias tentaram decifrar esse mistério, mas ainda não há certeza sobre como os primeiros seres vivos surgiram.