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Para complementar o conteúdo

Para Ler

O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos, de António Francisco Cachapuz, Anna Maria Pessoa de Carvalho e Daniel Gil-Pérez (org.). São Paulo: Cortez, 2012.

Escrito em primeira pessoa, esse livro compartilha experiências de professores e pesquisadores relacionadas ao ensino-aprendizagem de Ciências. Ele pode ser uma boa ferramenta para conhecer e reconhecer práticas pedagógicas que contribuem para a educação científica.

Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula, de Anna Maria Pessoa de Carvalho (org.). São Paulo: Cengage Learning, 2014.

Nesse livro, são apresentadas discussões atuais sobre o ensino de Ciências com base na prática investigativa, assim como estratégias com dados relacionados a situações de ensino-aprendizagem, auxiliando o professor não somente a ampliar seu repertório de práticas pedagógicas, mas também a compreender contextos favoráveis para desenvolvê-las.

A grande história da evolução: na trilha dos nossos ancestrais, de Richard Dawkins. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Organizando a obra em encontros, o autor parte dos tempos atuais para retornar 4 bilhões de anos e discorrer sobre a diversidade biológica do planeta, evidenciando a evolução e os desafios relacionados a ela que ainda intrigam cientistas.

Educação ambiental: princípios e práticas, de Genebaldo Freire Dias. São Paulo: Gaia, 2022.

A proposta dessa obra é ser uma referência na educação ambiental, abordando os principais conceitos relacionados a tema, histórico, ações individuais e coletivas que contribuem para uma relação sustentável entre ser humano e ambiente. Nela, há mais de cem atividades que buscam incentivar o leitor a refletir sobre práticas ambientalmente saudáveis.

Tecnologias digitais na educação: da formação à aplicação, de Bruno Silva Leite, (org.). São Paulo: Livraria da Física, 2023.

Com linguagem acessível, esse livro apresenta diversas possibilidades de uso das tecnologias digitais na educação: aplicativos que ajudam a trabalhar metodologias ativas; jogos digitais; laboratórios virtuais; softwares que contribuem para o ensino e a aprendizagem; trilhas de aprendizagem, entre outras.

Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens. Dagmar Elisabeth Estermann Meyer, et al (org.). Porto Alegre: Mediação, 2012.

A obra contextualiza saúde, sexualidade e gênero, articulando com considerações teóricas e dados de pesquisas realizadas pelas autoras. Com isso, o livro visa contribuir para os educadores com a incorporação do tema nos projetos pedagógicos.

Pedagogia diferenciada: das intenções à ação, de Philippe Perrenoud. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Essa obra retrata os principais domínios da pedagogia diferenciada, considerando a diversidade de perfis de uma sala de aula e a singularidade, a origem e a cultura de cada estudante.

Ensino de ciências e biologia: um manual para elaboração de coleções didáticas, Ricardo Tadeu Santori e Marcelo Guerra Santos (org.). Rio de Janeiro: Interciência, 2015.

Há, nessa obra, sugestões de atividades que, de maneira clara, organizada e assertiva, propiciam ao professor diversificar sua prática educativa. Por meio de diferentes recursos e estratégias didáticas, esse livro contribui para enriquecer as aulas de Biologia, tanto em escolas como em instituições de Ensino Superior.

Interações ecológicas e biodiversidade, de Mara Lisiane Tissot-Squalli (org.). 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2015.

Nesse livro, a autora trata de assuntos relacionados aos estudos de interações e biodiversidade da biota de sistemas tropicais e subtropicais.

Referências bibliográficas comentadas

Apresentamos aqui as principais referências que nortearam a elaboração desta coleção, bem como as que foram citadas no decorrer dos capítulos. Por consequência, tais referências podem também fomentar o processo de ensino e aprendizagem, ampliando e complementando o que foi proposto na obra.

ABRANTES, José. As pedagogias digitais (e o professor data show). Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2022.

Esse livro aborda aspectos relacionados às tecnologias digitais e seu uso na educação, avaliando o papel do professor para que a educação não se torne somente projetar telas.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (Aneel). Atlas de energia elétrica do Brasil. 3. ed. Brasília, 2008. Disponível em: https://s.livro.pro/cvh6un. Acesso em: 30 out. 2024.

Esse atlas traz uma ampla informação sobre o setor elétrico brasileiro, com dados e informações gerais das diversas regiões e dos vários setores de atividades do país.

ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Um livro completo sobre Biologia celular, com conhecimento científico, explicações claras e ilustrações de qualidade.

ASSIS, Simone Gonçalves de; CONSTANTINO, Patrícia; AVANCI, Joviana Quintes. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2023.

Partindo da abordagem dos direitos humanos e do complexo caráter da violência na sociedade, esse livro traz como tema os impactos da violência na escola e o papel do professor diante dessas situações.

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. (Série Desafios da Educação).

Esse livro apresenta práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas que valorizam o protagonismo dos estudantes.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de M. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

Esse livro reúne artigos elaborados por professores, apresentando conceitos, reflexões, experiências e possibilidades de implementação do ensino híbrido nas escolas.

BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2023.

Livro que fornece uma abordagem completa sobre Ecologia, dos princípios fundamentais aos conceitos do século XXI.

BONAN, Gordon. Climate change and terrestrial ecosystem modeling . Cambridge: Cambridge University Press, 2019.

Esse livro trabalha a Física, a Química e a Biologia usando a teoria e a prática, com textos sobre os fundamentos da biofísica ambiental, os ciclos biogeoquímicos e a dinâmica da vegetação, tendo como base as mudanças climáticas e a modelagem de ecossistemas terrestres.

BRACKMANN, Christian P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://s.livro.pro/sTJfE6. Acesso em: 21 out. 2024.

Nessa tese de doutorado, o autor desenvolve um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica usando atividades desplugadas, ou seja, sem computadores ou dispositivos eletrônicos.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno II: o jovem como sujeito do ensino médio. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

Nessa obra, voltada à formação de professores, são discutidos diversos temas relacionados ao Ensino Médio. Em um primeiro momento, trabalha-se o conceito de juventude com o objetivo de propor mudanças nas maneiras de perceber essa faixa etária. Os textos buscam valorizar o papel do jovem como sujeito de sua história. Em seguida, destacam-se temas como juventude e tecnologia, questão do mercado de trabalho e projeto de vida e o papel da escola na formação dos jovens.

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BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018a. Disponível em: https://s.livro.pro/p3pjoo. Acesso em: 4 nov. 2024.

A BNCC é o documento que norteia os currículos de sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas e as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas, estabelecendo os principais conhecimentos, competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018b. Disponível em: https://s.livro.pro/f05ak4. Acesso em: 30 out. 2024.

Essa resolução atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012. Nela, estão dispostas as mudanças necessárias para a implementação do Novo Ensino Médio.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019.

Documento que apresenta o histórico dos temas contemporâneos transversais em seis grandes áreas e a importância desses temas para os currículos da Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer (Inca). ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://s.livro.pro/ni2ray. Acesso em: 21 out. 2024.

Apostila desenvolvida pelo Inca para ajudar nas informações sobre prevenção e detecção precoce do câncer.

CAMARGO, Leandro da Silva et al. O pensamento computacional como ferramenta de suporte ao desenvolvimento de diferentes aprendizagens. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 31, p. 289–306, 2023. Disponível em: https://s.livro.pro/nzojyx. Acesso em: 30 out. 2024.

Nesse artigo, são trabalhadas as bases para a aplicação do pensamento computacional, reconhecendo que essa ferramenta ajuda os estudantes a desenvolver a criatividade e o pensamento lógico.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. (org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2004.

Esse livro traz abordagens diversificadas para o ensino de Ciências, incentivando os estudantes a construir um conhecimento científico para auxiliá-los na compreensão do mundo.

CARVALHO, Ismar de Souza (ed.). Paleontologia: conceitos e métodos. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2010. v. 1.

Livro que apresenta os diversos grupos que existiram nos últimos 3,8 bilhões de anos no planeta e contando a história geológica da vida, indicando os contextos geológico e paleobiológico em que se inseriam. Esse volume abrange os conceitos e métodos para o estudo dos fósseis.

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB). Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Disponível em: https://s.livro.pro/e5lcyv. Acesso em: 21 out. 2024.

Nesse site, é apresentado um currículo de referência organizado em três eixos, sendo um deles o pensamento computacional. Cada eixo é subdividido em conceitos, por meio dos quais diferentes habilidades são trabalhadas.

COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, César; MONEREO, Carlos (org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 66-93.

Texto que aborda os impactos das tecnologias da informação e da comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.

DAYRELL, Joarez (org.). Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2016.

Juarez Dayrell é um pesquisador que investiga a questão da juventude e da educação, analisando em seus textos a importância das culturas juvenis na construção de um cenário educativo mais democrático e significativo. Nessa obra, ele traz algumas experiências vivenciadas no projeto Observatório da Juventude, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que trabalha desde 2003 com a questão da formação de professores e discussões envolvendo a juventude.

DELL'ISOLA, Regina L. P. Inferência na leitura. Glossário Ceale. Disponível em: https://s.livro.pro/wtyx1f. Acesso em: 31 jul. 2024.

O artigo traz uma abordagem sobre a inferência na leitura para a interpretação e associação de informações explícitas de textos aos conhecimentos prévios do leitor.

FABRIS, Elí H. Cinema e educação: um caminho metodológico. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 117-133, jan./jun. 2008. Disponível em: https://s.livro.pro/ch1kgg. Acesso em: 29 jul. 2024.

Esse material apresenta a análise de experiência de uma educadora sobre a utilização de textos fílmicos como método de ensino.

FANTINATI, Regiane E.; ROSA, Selma dos S. Pensamento computacional: habilidades, estratégias e desafios na educação básica. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 129-141, jan./abr. 2021.

Nesse artigo, as autoras buscam entender as habilidades desenvolvidas, os desafios e as potencialidades do pensamento computacional na Educação Básica.

FAZENDA, Ivani. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

Livro que traz estudos para pesquisadores da área educacional. Nele, é apresentada a importância da transformação da educação com o foco na integração e na interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem.

FERNANDES, Isabel. M. B.; PIRES, Delmina. M.; DELGADO-IGLESIAS, Jaime. Perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 4, p. 875-890, out./dez. 2018. Disponível em: https://s.livro.pro/68ewos. Acesso em: 30 out. 2024.

Nesse trabalho, é feita uma análise qualitativa se os manuais escolares portugueses de Ciências Naturais relacionam conteúdos científicos às tecnologias, à sociedade e ao ambiente.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: SaraivaUni, 2023.

Esse livro aborda aplicações práticas e estratégias de trabalho com diversas metodologias que apresentam elementos de inovação nas práticas de ensino-aprendizagem, chamadas pelas autoras de metodologias "inov-ativas".

GOHN, Maria da G. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

Esse trabalho apresenta um estudo sobre a educação não formal e a sua relevância no processo educativo, destacando seu campo e seus atributos, bem como diferenciando-a da educação formal e da educação informal.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliar para promover: as setas do caminho. 15. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

Obra que faz uma abordagem sobre os princípios avaliativos mediadores na efetiva promoção da aprendizagem. Nela, são apresentados temas como mediação, elaboração de testes, ações de intervenção, entre outros aspectos de relevância para o ensino.

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

Livro completo e atualizado sobre a Biologia molecular da célula.

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KLEIN, Julie. T. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas: Papirus, 2012.

Esse material traz um trabalho de pesquisa voltado para as práticas e a teoria do conhecimento interdisciplinar.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 2009. Disponível em: https://s.livro.pro/xa90a6. Acesso em: 15 out. 2024.

Artigo que apresenta um panorama sobre a educação em Astronomia e a formação de docentes. Além disso, traz um breve ensaio sobre a importância das instituições e das iniciativas brasileiras para o ensino de Astronomia.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E.; FERREIRA, Marcia S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

Livro que oferece material reflexivo sobre práticas docentes, fazendo a ligação entre o que se trabalha na formação profissional e o que é realizado nos diferentes espaços do ensino de Biologia.

MILLER JUNIOR, G. Tyler. Ciência ambiental. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

Esse livro apresenta um estudo interdisciplinar sobre o funcionamento da natureza, nossa interação com ela e como podemos viver de maneira sustentável, tudo por meio de estudos de caso, além de recursos visuais, resumo no início de cada capítulo, questões de raciocínio crítico e glossário.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 4.

Apresenta práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas que valorizam o protagonismo dos estudantes.

ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary W. Fundamentos de ecologia. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Livro que aborda a Ecologia utilizando diversos exemplos reais com ênfase nos dilemas humanos, como crescimento da população, gerenciamento de recursos e contaminação ambiental.

PALMER, Douglas. Evolução: a história da vida. Tradução: Ana Carolina Nogueira. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

Esse livro conta a história da evolução da vida na Terra.

PANORAMA. Abrema. Disponível em: https://s.livro.pro/rjtdwa. Acesso em: 3 out. 2024.

Esse panorama traz dados sobre a geração e o manejo de resíduos sólidos no Brasil no ano de 2022.

PASQUAL JÚNIOR, Paulo Antonio. Pensamento computacional e tecnologias: reflexões sobre a educação no século XXI. Caxias do Sul: Educs, 2020.

Esse livro tem como temas centrais o pensamento computacional e as tecnologias educacionais, auxiliando os docentes que procuram saber mais sobre esses temas.

PEREIRA, Katia H. Como usar artes visuais na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

Com um roteiro dinâmico, esse livro apresenta diversos exemplos práticos do uso de artes visuais no ensino, bem como sugestões de atividades que auxiliam professores de qualquer área a criar projetos e a desenvolver o trabalho com artes visuais.

PIERCE, Benjamin A. Genética: um enfoque conceitual. Tradução: Beatriz Araujo do Rosário. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Um livro completo sobre Genética, com escrita acessível e muitas ilustrações didáticas que facilitam o aprendizado.

PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

Esse livro apresenta a concepção sobre o planeta e desafios e análise da gestão ambiental.

PURVES, W. K. et al. Vida: a ciência da biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Obra de introdução à Biologia com informações detalhadas e estimulantes, iniciando os capítulos com uma história. Tem o propósito de intrigar os estudantes, auxiliando-os a relacionar teoria com o mundo à sua volta.

RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia vegetal. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

Um livro completo sobre Biologia vegetal, com explicações claras e repletas de imagens ilustrativas.

REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. Tradução: Anne D. Villela et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Um livro que é referência para as Ciências Biológicas por conta de sua visão científica e pedagógica, moldado nos atuais padrões de ensino.

REIS, Juliana Batista dos; JESUS, Rodrigo Ednilson de. Culturas juvenis e tecnologias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

Esse trabalho faz um estudo de aspectos que caracterizam as culturas juvenis no processo de construção de identidade de jovens e adolescentes.

RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Livro que ilustra a diversidade de hábitats e a biodiversidade na Terra, enfatizando a interconexão da vida e do mundo físico e fornecendo uma visão geral dos problemas ambientais. Ainda propõe algumas soluções para esses problemas.

RUPPERT, Edward E.; FOX, Richard S.; BARNES, Robert D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005.

Esse livro aborda tanto a diversidade quanto as características estruturais dos invertebrados, enfatizando a fisiologia e a morfologia.

SCAVACINI, Karen et al. Saúde mental de adolescentes e jovens. São Paulo: Instituto Vita Alere, 2021. Disponível em: https://s.livro.pro/hZ1g9a. Acesso em: 30 out. 2024.

Livro com informações sobre os fatores de risco e proteção relacionados à saúde mental de adolescentes e jovens.

TAIZ, Lincoln; ZEIGER, Eduardo. Fisiologia vegetal. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Esse livro trabalha toda a Fisiologia vegetal, abordando assuntos específicos nos capítulos.

TAJRA, Sanmya (org.). Metodologias ativas e as tecnologias educacionais: conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.

Esse livro apresenta conceitos, princípios e estratégias para a aplicação das metodologias ativas.

TRABULSI, Luiz R.; ALTERTHUM, Flávio. Microbiologia. 6. ed. São Paulo: Atheneu, 2015.

Esse livro ilustrado trabalha de maneira completa toda a Microbiologia.

VILLANI, Carlos E. P.; NASCIMENTO, Silvania S. do. A argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 3, 2003. Disponível em: https://s.livro.pro/l39qgh. Acesso em: 2 ago. 2024.

Nesse artigo, são analisadas as influências de dados empíricos na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio.

VIOLÊNCIA escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial. Brasília: Unesco, 2019.

Relatório que fornece dados atualizados sobre violência escolar e bullying, destacando natureza, abrangência e impactos, assim como iniciativas que buscam enfrentar esses problemas.

VITALLE, Maria Sylvia de Souza et al. (ed.). Medicina do adolescente: fundamentos e prática. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.

Baseando-se em evidências, esse livro aborda desde os problemas mais comuns da adolescência até as questões mais atuais e polêmicas, como uso de drogas, dificuldades escolares, direitos e deveres do adolescente, violências, modismos, direitos sexuais e reprodutivos e programas de intervenção.