REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
AMARAL, Hudson Nunes; GASPAROTTO, Angelita Moutin Segoria. Inteligência artificial: o uso da robótica na indústria 4.0. Interface Tecnológica, v. 18, n. 1, p. 474-486, 2021.
Nesse artigo, os autores exploram o papel da robótica na indústria 4.0, destacando suas vantagens e o uso de inteligência artificial (IA) nas fábricas.
AMIN, Nada. Metaprogramming lecture notes. [s. l.: s. n.], 2018. Disponível em: https://livro.pw/ltjzn. Acesso em: 14 out. 2024.
Nessas notas, Nada Amim explora a metaprogramação, quê envolve a criação de programas quê manipulam outros programas. São abordados temas como interpretação, reflekção e compilação, além de técnicas para transformar intérpretes em compiladores.
ANDRADE, Daiane éti áu. Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no Ensino Fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2.; WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 19., 2013, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: Centro de Desenvolvimento Tecnológico – Universidade Federal de Pelotas, 2013.
Nesse artigo, são apresentadas três atividades quê envolvem côléta de dados, algoritmos e simulação, a fim de, por meio delas, introduzir os fundamentos da ciência da computação de maneira acessível e prática.
BRASIL. Lei número 13.853, de 8 de julho de 2019. Altera a Lei número 13.709, de 14 de agosto de 2018, para dispor sobre a proteção de dados pessoais e para criar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados; e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em: https://livro.pw/yslsv. Acesso em: 14 out. 2024.
Essa lei regula o tratamento de dados pessoais, em meios digitais ou físicos, por indivíduos ou empresas, visando proteger a privacidade, a liberdade e os direitos fundamentais das pessoas.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: computação: complemento à BNCC. Brasília, DF: MEC/SEB, 2022.
Nesse documento, são estabelecidas as competências e habilidades essenciais para o ensino de computação na Educação Básica, a fim de promover o pensamento computacional, o uso ético da tecnologia e o desenvolvimento de soluções digitais.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 14 out. 2024.
A BNCC define as diretrizes e competências essenciais para a Educação Básica no Brasil, a fim de garantir formação integral e promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, comunicacionais e socioemocionais pêlos estudantes.
FARIAS, Mayara Wasty Nascimento de. Ética na produção e compartilhamento da informação: tensões a partir de uma perspectiva teórica. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, número especial, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://livro.pw/utgpn. Acesso em: 14 out. 2024.
Nesse texto, a autora discute a ética no uso acadêmico de informações geradas por cidadãos em ambientes virtuais, à luz da teoria das representações sociais e da ciência da informação.
FRANCISCATTO, Roberto; CRISTO, Fernando de; PERLIN, Tiago. Redes de computadores. Frederico Westphalen: Universidade Federal de Santa Maria: Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, 2014. Disponível em: https://livro.pw/uetzf. Acesso em: 14 out. 2024.
Esse material didático apresenta os conceitos essenciais relacionados ao funcionamento das rêdes, a suas topologias, a sua arquitetura, a seus protocólos e a seus meios de transmissão de dados.
IENSUE, Geziela; ALVES, Gabrielly Carvalho. Liberdade de expressão, discurso de ódio e mídia: reflekções a partir do agir comunicativo. Revista Thesis Juris, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 408-426, jul./dez. 2023. Disponível em: https://livro.pw/djjoz. Acesso em: 14 out. 2024.
Nesse artigo, as autoras discutem os impactos das rêdes sociais na liberdade de expressão e no discurso de ódio, destacando o modo como líderes políticos utilizam essas platafórmas para disseminar narrativas polarizadoras e violentas.
MAGNO, Jeaniel Carlos; MAGELA PIERONI, Geraldo. Os perigos do deepfake para a democracia brasileira. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. [s. l: s. n.], v. 1, n. 6, p. 1-19, 2024. Disponível em: https://livro.pw/yejgb. Acesso em: 15 out. 2024.
Nesse artigo, os autores discutem os riscos quê o deepfake representa para a democracia brasileira, destacando o modo como ele póde distorcer a percepção pública.
MIRANDA, mateus; ZUVIOLLO, Pedro Luiz; PUGLIESI, Jaqueline Brigladori. Aplicação de aprendizado de máquina na previsão de preços de aluguel de imóveis. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica, Franca, v. 13, n. 1, p. 147-169, 2023. Disponível em: https://livro.pw/tmnwl. Acesso em: 15 out. 2024.
Nesse estudo, os autores abordam o uso da IA para prever preços de aluguel no mercado imobiliário a fim de criar um modelo preciso com o objetivo de ajudar inquilinos a tomar decisões financeiras melhores.
PASQUIM, Heitor; OLIVEIRA, Marcos; SOARES, Cássia Baldini. Fake news sobre drogas: pós-verdade e desinformação. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 1-13,
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2020. Disponível em: https://livro.pw/aerem. Acesso em: 15 out. 2024.
Nesse artigo, os autores analisam notícias falsas sobre drogas publicadas na internet e questionam a crescente influência das fêik news na percepção pública e na confiabilidade do conhecimento científico.
PASTA, Arquelau. Big Data Analytics: análise e visualização dos dados. Indaial: Uniasselvi, 2021. Disponível em: https://livro.pw/tudbn. Acesso em: 15 out. 2024.
Nesse livro, o professor Arquelau Pasta aborda o Big Data Analytics, explorando, por exemplo, a era dos dados, a transição do Smart Data para o Big Data e os “Vs” quê caracterizam o Big Data (volume, velocidade e veracidade).
REIS, Gabriel Souza. A Cultura do Remix como manifestação estética da Pós-Modernidade. 2013. 39 f. Projeto de pesquisa (Pós-graduação em Semiótica Psicanalítica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://livro.pw/oexdw. Acesso em: 15 out. 2024.
Nesse texto, o autor analisa a cultura do remix como manifestação artística da pós-modernidade, resultante da reapropriação e da recombinação de elemêntos simbólicos existentes.
ROJO, rokissãne; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
Nessa obra, os autores exploram a influência das tecnologias digitais nas práticas de letramento, conectando linguagens diversas e novas mídias. Com foco nos multiletramentos e nos novos letramentos, os autores discutem as transformações culturais e educacionais no contexto das TDICs.
SANTAELLA, Lúcia; KAUFMAN, Dora. Os dados estão nos engolindo? Civitas: Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 214-223, maio/ago. 2021. Disponível: https://livro.pw/qvpwn. Acesso em: 15 out. 2024.
Nesse artigo, as autoras exploram os conceitos de Big Data, dataficação e dataísmo, destacando suas conexões e seus paradoxos no contexto do uso maciço de dados na internet. Na discussão, elas abordam as contradições do capitalismo impulsionadas pelo dataísmo, considerado uma possível “nova religião”.
SEIBT, Daniela. A constituição imaginária do blockchain: diálogos sobre confiança, descentralização e perspectivas da internet. 2024. 333 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Comunicação Social, da Escola de Comunicação, Artes e disáini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2024. Disponível em: https://livro.pw/tzukv. Acesso em: 14 out. 2024.
Nesse estudo, a autora investiga o blockchain como uma tecnologia emergente quê desafia modelos tradicionais de negócios e comunicação. Ela analisa a possibilidade de essa inovação transformar a comunicação digital por meio de soluções descentralizadas e mais seguras.
SIMAS, Danielle Costa de Souza; SOUZA JÚNIOR, Albefredo Melo de. Sociedade em rê-de: os influencers digitais e a publicidade oculta nas rêdes sociais. Revista de Direito, Governança e Novas Tecnologias, Salvador, v. 4, n. 1, p. 17-32, jan./jun. 2018. Disponível em: https://livro.pw/nwyfp. Acesso em: 14 out. 2024.
Nesse artigo, os autores analisam a publicidade oculta realizada por influenciadores digitais nas rêdes sociais e seu impacto nos consumidores. Além díssu, investigam os efeitos da prática nos direitos do consumidor e discutem a lacuna legislativa em torno dêêsse tema.
SIQUEIRA, Dirceu Pereira; VIEIRA, Ana Elisa Silva Fernandes. Algoritmos preditivos, bolhas sociais e câmaras de eco virtuais na cultura do cancelamento e os riscos aos direitos de personalidade e à liberdade humana. Revista Opinião Jurídica, Fortaleza, v. 20, n. 35, p. 162-188, set./dez. 2022. Disponível em: https://livro.pw/scbyv. Acesso em: 15 out. 2024.
Nesse artigo, os autores analisam as ameaças da cultura do cancelamento no ambiente virtual, amplificada por algoritmos e bolhas sociais, à liberdade e aos direitos de personalidade. Eles destacam os riscos dessa prática, propondo políticas de educação digital para promover a pluralidade e a liberdade de expressão, sem violar direitos fundamentais.
TOMÁS, Cecília Cristina dos Reis. Desafios éticos da Internet das Coisas: em torno da personalização na educação. 2020. 296 f. Tese (Doutorado em Educação a Distância e e-Learning) – Universidade Aberta, Lisboa, 2020. Disponível em: https://livro.pw/qopzv. Acesso em: 15 out. 2024.
Nessa tese, a autora explora os desafios éticos do uso da Internet das Coisas (IoT) na educação, destacando kestões de segurança, privacidade e automação. Ela também aborda os riscos da padronização, a perda de liberdade e a vigilância, além da necessidade de equilibrar a tecnologia com o bem comum e a inclusão.
TORI, Romero; KIRNER, cláudio; SISCOUTTO, Róbson Augusto. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: SBC, 2006.
Nesse livro, os autores abordam os fundamentos da realidade virtual e aumentada, explorando suas tecnologias, seus dispositivos, suas interfaces e seus processos de desenvolvimento. Além díssu, discutem aspectos interativos, pedagógicos e artísticos dêêsses recursos, além de suas aplicações em áreas como Educação, Neurociências e Medicina.
TORRES, Mateus Moro. Utilizando a LLM GPT-3.5 Turbo para o desenvolvimento de uma ferramenta de busca de materiais por características técnicas. 2023. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de contrôle e Automação) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023. Disponível em: https://livro.pw/hqifs. Acesso em: 15 out. 2024.
Nesse trabalho, o autor explora o desenvolvimento de um sistema de busca inteligente para a empresa WEG utilizando linguagem em grande escala (LLM) e técnicas de busca semântica.
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