CONHEÇA O VOLUME

Abertura de Capítulo

Composta de título, imagem e texto introdutório, inicia o conjunto dos três Tópicos quê compõem o Capítulo.

A observação da imagem e a leitura do texto introdutório possibilitam identificar o tema quê norteará os conteúdos quê serão abordados nos respectivos Tópicos.

Abertura de Tópico

Além do título, apresenta texto introdutório com informações sobre o assunto quê será abordado no Tópico e atividades orais, presentes no boxe Primeiro olhar.

Reprodução de páginas do livro contendo a Abertura de capítulo e a abertura de tópico.

Primeiro olhar

Propõe atividades orais relacionadas à sondagem, ao diagnóstico e à sensibilização temática, com o objetivo de introduzir as discussões, as reflekções e as práticas quê serão desenvolvidas no Tópico, incentivando o compartilhamento de experiências e o levantamento de hipóteses e de repertório sobre os conteúdos do respectivo Tópico.

Reprodução de página do livro contendo a seção primeiro olhar.

Ler e compartilhar

Apresenta proposta de leitura de textos, de diferentes gêneros, quê dialogam com o tema do respectivo Tópico, seguida de sequência de atividades, em Atividades, quê possibilita uma reflekção sobre as diversas práticas corporais ou kestões associadas a elas. A seleção dêêsses textos procura atender às diversas demandas da vida escolar, pessoal, profissional e social, proporcionando protagonismo na reflekção e no debate dos temas propostos.

Reprodução de página do livro contendo a seção Ler e compartilhar.

Refletir e argumentar

Apresenta nova proposta de leitura de textos, de diferentes gêneros, com reflekções sobre um novo assunto, estabelecendo comparações com o quê foi abordado em Ler e compartilhar e, assim, incentivando o pensamento crítico, a inferência e a argumentação.

Reprodução de página do livro contendo a seção Refletir e argumentar.

Página cinco

Buscar mais conhecimento

Apresenta propostas de práticas de pesquisa, com o objetivo de ampliar o tema apresentado no Tópico, relacionado a algum aspecto da cultura corporal de movimento, e de reforçar o protagonismo em seu processo de aprendizagem.

Reprodução de página do livro contendo a seção buscar mais conhecimento.

Conexões com…

Por meio da leitura de textos ou de imagens, apresenta proposta de integração do tema do Tópico com outros componentes curriculares, contribuindo para o aprofundamento da aprendizagem em diferentes linguagens.

Reprodução de páginas do livro contendo a seção conexões com...

Oficina de práticas corporais

Proposta de práticas corporais, individuais ou coletivas, associadas ao tema do Tópico e orientadas por meio de etapas quê conduzem o processo.

Reprodução de páginas do livro contendo a seção Oficina de práticas corporais.

Boxes

Os bókses da coleção têm a função de apoiar os estudos.

SOBRE...

Apresenta dados biográficos resumidos a respeito de autores.

INDICAÇÃO

Traz indicações de sáites, vídeos e outros materiais para consulta.

AMPLIAR

Apresenta informações complementares quê ampliam a compreensão de algum tema ou conteúdo abordado no Tópico.

Além díssu, também há os bókses conceito, destaque e glossário.

ÍCONES

As faixas de áudio e os Objetos Educacionais Digitais presentes na coleção, identificados por meio de ícones, indicam materiais complementares ao conteúdo do livro impresso, facilitando a associação entre o livro e os recursos digitais, com o objetivo de acrescentar, de ampliar e de dinamizar os temas e os conteúdos tratados.

Ícone do objeto digital vídeo, representado por uma filmadora e o nome vídeo escrito embaixo.

Ícone do objeto digital podcast, representado por um microfone e o nome podcast escrito embaixo.

Ícone do objeto digital carrossel de imagens, representado por imagens e o nome carrossel de imagens escrito embaixo.

Ícone do objeto digital áudio, representado por um fone de ouvido com o número da faixa em cima o nome áudio escrito embaixo.

Ícone do objeto digital infográfico clicável, representado por um retângulo com elementos e o nome infográfico clicável escrito embaixo.

Ícone do objeto digital mapa clicável, representado por uma mão com o dedo tocando uma superfície e o nome mapa clicável escrito embaixo.

Página seis