CONHEÇA SEU LIVRO

Esta obra é destinada ao desenvolvimento do estudo, do conhecimento e das análises críticas do componente curricular de Filosofia. Apresentada em volume único, ela é composta de 18 capítulos a serem estudados ao longo dos três anos do Ensino Médio.

Saiba, a seguir, como cada capítulo é estruturado.

Abertura do capítulo

Na página de abertura, é apresentado o tema do capítulo, sempre inserido no contexto contemporâneo. Desse modo, evidencia-se como as kestões próprias da Filosofia estão presentes nos mais diversos aspectos da atualidade.

As atividades iniciais propostas contribuem para a reflekção sobre os próprios conhecimentos e para o debate com os côlégas.

OBJETIVOS DO CAPÍTULO

Nesse boxe, destacamos os objetivos de aprendizagem ao longo do capítulo.

Reprodução de páginas do livro contendo a abertura do capítulo e a seção objetivos do capítulo.

Página cinco

Organização dos conteúdos

Os títulos e subtítulos organizam os conteúdos quê são trabalhados ao longo do capítulo. Eles são empregados para estruturar textos, fotografias, mapas, ilustrações, gráficos e outros recursos, os quais são explorados por meio de atividades.

ATIVIDADES

Por meio de atividades contextualizadas e diversificadas, você interage com os temas abordados em cada capítulo, resgatando, sistematizando e ampliando os conteúdos estudados.

Reprodução de página do livro contendo a seção atividades.

êste livro é reutilizável.

Faça as atividades no caderno ou em fô-lhas avulsas.

Boxe complementar

Informações complementares quê ampliam o estudo de uma imagem ou um tema.

Saiba mais

Sugestões de livros, sáites, podcasts, documentários, filmes, entre outros conteúdos, para enriquecer ou ampliar assuntos estudados.

Glossário

Explicações sobre expressões e termos menos conhecidos, quê aparécem próximo da ocorrência no texto.

Reprodução de página do livro contendo o boxe complementar, o boxe saiba mais e o boxe glossário.

Página seis

CONEXÕES com...

Seção quê explora as ligações quê determinados conteúdos têm com outros componentes curriculares: Sociologia, História, Geografia, Química, Biologia, Física, Matemática e ár-te.

Reprodução de página do livro contendo a seção conexões com...

PERSPECTIVAS

Ideias e trechos de textos de importantes pensadores, por vezes seguidos de atividades de interpretação e análise.

Reprodução de página do livro contendo a seção perspectivas.

RECAPITULE

Síntese do quê foi estudado ao longo do capítulo.

Reprodução de página do livro contendo a seção recapitule.

Página sete

ATIVIDADES FINAIS

Seção de atividades quê encerra cada unidade e visa verificar ou ampliar a compreensão dos principais conteúdos. Reúne também atividades de vestibulares e do enêm.

Reprodução de páginas do livro contendo a seção atividades finais.

INVESTIGAÇÃO

Apresentada ao final dos capítulos 6, 12 e 18, a seção envolve reflekções e práticas relativas aos saberes construídos nos capítulos anteriores. Você é convidado a agir em sua comunidade, seu bairro, sua escola ou sua moradia, integrando seus conhecimentos de mundo às reflekções desenvolvidas em Filosofia, visando ao bem-estar de todos.

Reprodução de páginas do livro contendo a seção investigação.

OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Estes ícones identificam os variados objetos educacionais digitais presentes na obra. Esses materiais apresentam temas complementares ao conteúdo, favorecendo a aprendizagem e promovendo o senso crítico e a criatividade.

Ícone do objeto digital vídeo, representado por uma filmadora e o nome vídeo escrito embaixo.

Ícone do objeto digital podcast, representado por um microfone e o nome podcast escrito embaixo.

Ícone do objeto digital carrossel de imagens, representado por imagens e o nome carrossel de imagens escrito embaixo.

Ícone do objeto digital infográfico clicável, representado por um retângulo com elementos e o nome infográfico clicável escrito embaixo.

Ícone do objeto digital mapa clicável, representado por uma mão com o dedo tocando uma superfície e o nome mapa clicável escrito embaixo.

Os sáites indicados nesta obra podem apresentar imagens e eventuais textos publicitários junto ao conteúdo de referência, os quais não condizem com o objetivo didático. Não há contrôle sobre esses conteúdos, pois eles estão estritamente relacionados ao histórico de pesquisa de cada usuário e à dinâmica dos meios digitais.

Página oito