Página 439

Conheça mais

Para ler

O Universo numa casca de noz, de Stephen Hawking. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

Nesse livro, Stephen Hawking busca guiar o leitor pelo microcosmo quântico e macrocosmo universal, discutindo as extraordinárias leis que regem o cosmos e as principais teorias atualmente debatidas. Para isso, são apresentados conceitos relacionados à Física teórica e propostas mais relevantes que desafiam nosso entendimento do Universo.

Isaac Newton e sua maçã, de Kjartan Poskitt. São Paulo: Seguinte, 2001.

Esse livro conta a história de Isaac Newton e suas formulações matemáticas com uma linguagem simples e intuitiva, com um tom leve e humorístico, discutindo motivos que levavam Newton a enfiar coisas embaixo do globo ocular, como ele conseguiu decompor a luz e por que ele sempre queria guardar para si suas brilhantes descobertas.

Física em 12 lições, de Richard P. Feynman. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.

Nesse livro, você terá acesso aos pensamentos profundos de Feynman sobre os fundamentos da Física, explorando conceitos abstratos de maneira única, trazendo uma nova perspectiva para o entendimento do Universo. Cada uma das 12 lições apresentadas no livro revela um aspecto fascinante da Física e permite a você mergulhar no conhecimento científico.

Astrofísica para apressados, de Neil deGrasse Tyson. São Paulo: Planeta, 2020.

O aclamado astrofísico e pesquisador Neil deGrasse Tyson, nesse livro, responde a perguntas que certamente todos já fizeram sobre o Universo. O autor traduz o cosmos numa obra organizada em capítulos enxutos, escritos para quem tem pressa, mas que oferecem conhecimentos fundamentais sobre todas as principais ideias e descobertas relacionadas ao Universo.

Cartaz do filme intitulado: Astrofísica para apressados, de Neil de Grasse Tyson. Em destaque há uma representação de um menino em uma grama diante de um céu muito estrelado.
Capa do livro Astrofísica para apressados, de Neil deGrasse Tyson.

O livro da física: as grandes ideias de todos os tempos. São Paulo: Globo Livros, 2021.

Composto de vários autores, esse livro tem como objetivo trazer a Física em uma linguagem simples e acessível, com ilustrações e infográficos, deixando menos maçante e mais visual o aprendizado, descomplicando teorias complexas e brincando com nossa compreensão da Física.

E se?: respostas científicas para perguntas absurdas, de Randall Munroe. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Esse livro apresenta humor e divulgação científica lado a lado. Para isso, o autor responde a perguntas que sempre queríamos fazer, mas tínhamos vergonha, por considerá-las absurdas demais.

Do átomo ao buraco negro: para descomplicar a astronomia, de Schwarza. São Paulo: Outro Planeta, 2018.

Nesse o livro, o autor aborda os principais temas do Universo observável, começando com conceitos atômicos até os buracos negros supermassivos, em uma linguagem simplificada para novos leitores e leigos na área de Física e Astronomia.

Albert Einstein e seu Universo inflável, de Dr. Mike Goldsmith. São Paulo: Seguinte, 2002.

O autor tem como objetivo nesse livro contar a história de Albert Einstein e suas descobertas, utilizando-se de uma maneira simples para se comunicar com o leitor. Assim, discute as dificuldades na carreira de Einstein e como ele se tornou um dos maiores gênios da humanidade, fazendo uso de tirinhas e quadros para aliviar temas mais complexos, facilitando a compreensão da Física moderna.

O Circo Voador da física, de Jearl Walker. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Nesse livro, o autor discute algumas questões e curiosidades da Física que já foram tópicos de muitas discussões, como se é melhor correr ou andar na chuva e caminhar sobre o fogo. Os assuntos vão desde mecânica até eletromagnetismo.

O menino que descobriu o vento, de William Kamkwamba e Bryan Mealer. São Paulo: Principis, 2021.

Livro que narra a história de um menino que, após um período de seca em sua aldeia, começa a explorar livros de Ciência e acaba construindo um moinho de vento para gerar eletricidade para sua casa.

Página 440

Para assistir

Fukushima: ameaça nuclear. Direção de Setsurō Wakamatsu. Japão: Kadokawa Pictures, 2020 abre parênteses 120 minutos fecha parênteses ( 120 min ) .

Em 2011, no Japão, um terremoto causa um tsunami de proporções catastróficas. Na usina nuclear de Fukushima, 50 pessoas precisam decidir se arriscam suas vidas para tentar impedir um desastre ainda maior.

Perdido em Marte. Direção de Ridley Scott. Estados Unidos: Fox Film do Brasil Ltda., 2015 abre parênteses 143 minutos fecha parênteses ( 143 min ) .

Durante uma missão ao planeta Marte, um astronauta desaparece após uma tempestade e é dado como morto por seus colegas, que partem de volta à Terra. Após perceberem que ele está vivo, os colegas planejam resgatá-lo. Para sobreviver, o protagonista utiliza os poucos equipamentos que tem e muita engenhosidade.

Cartaz do filme intitulado: Perdido em Marte, de Matt Damon. Em destaque há uma foto do rosto de um homem com capacete de astronauta.
Cartaz do filme Perdido em Marte, de Ridley Scott, 2015.

Hubble 3D. Direção de Toni Myers. Canadá, 2010 abre parênteses 43 minutos fecha parênteses ( 43 min ) .

Esse documentário apresenta a missão da tripulação do ônibus espacial Atlantis, que reparou e melhorou o telescópio espacial Hubble, o primeiro telescópio óptico do mundo a orbitar o planeta Terra. Além das imagens provenientes de suas atividades, são mostradas fotografias que remetem a uma viagem na linha do tempo do Universo. Essas imagens permitem imaginar como ele teria se originado, tal como prevê a teoria do Big Bang.

Cosmos: uma odisseia do espaço-tempo. Direção de Brannon Braga. Estados Unidos, 2014 abre parênteses 44 minutos fecha parênteses ( 44 min ) .

Refilmagem da série de 1980, esse documentário apresenta uma visão da Ciência no decorrer da história, desde Newton até a Ciência moderna, com o intuito de criar um saber científico que possa influenciar sua conduta como cidadão, e não apenas transmitir um conhecimento.

A teoria de tudo. Direção de James Marsh. Estados Unidos: Columbia Tristar Buena Vista Films of Brasil Ltda., 2014 (123 min).

O filme conta a história do astrofísico Stephen Hawking e sua trajetória científica na qual fez descobertas relevantes para o mundo da Ciência, inclusive relacionadas ao tempo.

Para acessar

Projeto PHET. Disponível em: https://s.livro.pro/d9fueb. Acesso em: 17 out. 2024.

Esse site disponibiliza simulações interativas para diversos tópicos de Física, Química e Matemática, visando complementar o aprendizado em sala de aula.

A Escala do Universo. Disponível em: https://s.livro.pro/vxe5v8. Acesso em: 17 out. 2024.

Site que mostra a diferença de escala entre os astros que compõem o Universo, fornecendo comparativos de fácil entendimento.

Laboratório de Demonstrações. Disponível em: https://s.livro.pro/aryn2r. Acesso em: 28 out. 2024.

Canal vinculado à Universidade Federal do Pará, voltado para o ensino e a divulgação da Física no nível médio, com experimentos e artigos sobre inúmeros tópicos relacionados à Física, podendo atender a diversos públicos.

Para visitar

Museu da Indústria do Ceará. Rua Dr. João Moreira, 143, Centro, Fortaleza (CE).

Esse museu promove conteúdos relacionados à história da indústria, de modo a demonstrar a importância dos processos industriais no cotidiano das pessoas. Além do espaço físico, oferece exposições virtuais, como a Exposição Eletricidade, disponível em: https://s.livro.pro/5fp4dj. Acesso em: 24 out. 2024.

Museu Aberto de Astronomia (Maas). Estrada do Capricórnio, Campinas (SP).

Museu que promove divulgação da Astronomia por meio de diversas atrações diurnas e noturnas. Nele, o visitante pode realizar experimentos e observações, além de ter acesso a um radiotelescópio.