Página XCIII

Breves respostas para grandes questões, de Stephen Hawking. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2024.

Com uma linguagem acessível, esse livro apresenta as ideias do físico britânico Stephen Hawking sobre diversas questões e temas fundamentais para a sociedade contemporânea.

Teorias de aprendizagem, de Marco Antonio Moreira. São Paulo: LTC, 2022.

Essa obra é uma ferramenta versátil voltada a estudantes e docentes de cursos de licenciatura, apresentando um importante referencial sobre ensino e aprendizagem.

Saberes pedagógicos e atividade docente, de Selma Garrido Pimenta (org.). São Paulo: Cortez, 2018.

Os temas reunidos nesse livro são frutos de pesquisas na área da Pedagogia, fundamentando os professores na compreensão de contextos históricos, sociais e organizacionais em que se baseiam para a prática docente.

Ensino de física: novos olhares, de Sergio Scarano Junior e Divanizia do Nascimento Souza (org.). São Cristóvão: Editora UFS, 2018.

Esse livro apresenta trabalhos colaborativos desenvolvidos na Universidade Federal de Sergipe em relação ao ensino de Física na Educação Básica.

Sequências de ensino de física orientadas pela pesquisa: experiências do PIBID e pró-mestre-UFMG, de Orlando Aguiar Jr. (org.). Belo Horizonte: Fapemig, 2018. Disponível em: https://s.livro.pro/xw68p6. Acesso em: 31 out. 2024.

Aborda sequências de ensino de Física, aplicadas no Ensino Médio da rede pública de Minas Gerais, por professores participantes do PIBID e do pró-mestre da UFMG. Esses temas podem servir de inspiração e auxiliar no trabalho docente.

Aula de física do planejamento à avaliação, de Gabriel Dias de Carvalho Júnior. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

Esse livro traz discussões para que o professor supere a fragmentação do conhecimento a ser ensinado e apresente a construção histórica das teorias científicas, por meio de situações-problema e outras estratégias.

Desenvolvimento sustentável: das origens à Agenda 2030, de José Carlos Barbieri. São Paulo: Vozes, 2020.

Nesta obra, são apresentados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e suas 169 metas, que envolvem desafios globais em áreas sociais e ambientais. A análise do autor aborda formas de contemplar esses objetivos no panorama brasileiro.

Ensino de ciências e matemática, educação indígena, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem, de Antônio Nunes de Oliveira, Marcos Cirineu Aguiar Siqueira e Diego José Araújo Bandeira (org.). São Paulo: Livraria da Física, 2022.

Nesse livro, os autores incentivam a reflexão sobre os desafios presentes no ensino de Ciências e Matemática, além de apresentar estudos relacionados a diversos contextos escolares, como educação indígena, formação de professores, metodologias de ensino e avaliação.

Ensino de ciências por investigação: propostas teórico-práticas a partir de diferentes aportes teóricos, de Ettore Paredes Antunes e Gustavo Bizarria Gibin (org.). São Paulo: Livraria da Física, 2021.

Nesse livro, são apresentadas propostas de atividades investigativas para as disciplinas de Física, Química e Biologia, seguindo diferentes referenciais teóricos, de modo que os professores podem adaptar essas propostas de acordo com seus objetivos pedagógicos.

Física do dia a dia 3: mais 105 perguntas e respostas sobre física fora da sala de aula, de Regina Pinto de Carvalho. São Paulo: Autêntica, 2021.

Com uma linguagem simples e resumida, esse livro apresenta dúvidas e respostas de diversos fenômenos e situações do cotidiano que se relacionam a Física, Química, Biologia e outras áreas do conhecimento.

Para explicar o mundo: a descoberta da ciência moderna, de Steven Weinberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Esse livro proporciona ao leitor uma viagem ao longo da história da ciência, levando-o a refletir sobre como esta se desenvolveu e suas relações com os fenômenos naturais e a sociedade.

Reflexões sobre o papel do professor de física a partir da pedagogia histórico-crítica, de Andriel Souza Montágua, Alex Antunes Mendes e Maykon Gonçalves Müller. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 7, n. 2, p. 137-157, 2023.

Estudo que procura entender o papel do professor de Física na sociedade e a relação entre a aprendizagem e a formação social do estudante.

Uso de simulações: um estudo sobre potencialidades e desafios apresentados pelas pesquisas da área de ensino de física, de Danay Manzo Jaime e André Ary Leonel. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 46, 2024.

Esse artigo apresenta uma análise de artigos sobre o uso de simulações computacionais no ensino de Física, avaliando as potencialidades e os desafios na utilização dessas ferramentas em sala de aula.

Pequenos projetos de física no ensino não formal, de Camila Lima dos Reis. Textos de Apoio ao Professor de Física, Porto Alegre, v. 25, n. 6, 2014.

Esse artigo expõe alguns projetos e resultados desenvolvidos em espaços de ensino não formais, como ONGs e projetos sociais que observam, entre outros elementos, o rendimento escolar de pessoas vulneráveis socialmente. Assim, os conceitos de Física são conectados ao cotidiano dos estudantes.

Misticismo quântico em tempos de pós-verdades: uma análise crítica de discursos presentes em um caso exemplar no Facebook, de Bruna Karl e Isabel Martins. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 41, n. 2, p. 293-317, ago. 2024.

Nesse artigo, são discutidas as implicações do uso de conceitos da Física quântica para a resolução de problemas cotidianos financeiros, profissionais e até de saúde, enfatizando a importância da abordagem curricular desses conceitos para combater as aplicações incorretas e as fake news.

Para acessar

Simufísica. Disponível em: https://s.livro.pro/d8kg0q. Acesso em: 31 out. 2024.

Site com simulações de diversos fenômenos físicos e experimentos.

e-Física. Disponível em: https://s.livro.pro/2on563. Acesso em: 31 out. 2024.

Site do instituto de Física da USP, contém materiais para diferentes níveis de ensino, desde o introdutório até o nível superior.

Para assistir

Sirius: Canal USP. Disponível em: https://s.livro.pro/hmmt3w. Acesso em: 31 out. 2024.

Playlist com vídeos sobre o acelerador de partículas Sirius, abordando aplicações da luz síncrotron em diferentes áreas.

Estrelas além do tempo. Direção de Theodore Melfi. Estados Unidos, 2016 (129 minutos 129 min ).

O filme aborda o trabalho das cientistas negras Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, que trabalharam para a Nasa como "computadores humanos", realizando os cálculos para o lançamento de foguetes na corrida espacial da década de 1960.

Dark. Direção de Baran bo Odar. Alemanha: Wiedemann & Berg Television, 2017.

Essa série de ficção científica combina diversos conceitos da Física em sua narrativa, como viagem no tempo, buracos de minhoca e teoria da relatividade.

Oppenheimer. Direção de Christopher Nolan. Estados Unidos: Warner Bros, 2023 (180 minutos 180 min ).

Filme sobre Julius Robert Oppenheimer, físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan, que tinha o objetivo de projetar e construir as primeiras bombas atômicas dos Estados Unidos.

Página XCIV

Referências bibliográficas comentadas

Apresentamos aqui as principais referências que nortearam a produção desta Coleção, bem como as que foram citadas nesse texto. Por consequência, essas referências podem também fomentar o processo de ensino e de aprendizagem, ampliando e complementando o que foi proposto na obra.

ABRAMOVAY, Miriam et al. Reflexões sobre convivências e violências nas escolas. Brasília: Flacso, 2021. Disponível em: https://s.livro.pro/ki283b. Acesso em: 30 out. 2024.

Guia que apresenta orientações aos educadores sobre os principais temas da contemporaneidade, relacionados à violência e à convivência escolar, de maneira reflexiva e prática.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (Aneel). Atlas de energia elétrica do Brasil. 3. ed. Brasília, 2008. Disponível em: https://s.livro.pro/cvh6un. Acesso em: 30 out. 2024.

Esse atlas traz uma ampla informação sobre o setor elétrico brasileiro, apresentando dados e informações gerais das diversas regiões e setores de atividades do Brasil.

ASSIS, Simone G. et al. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2023.

Partindo da abordagem dos direitos humanos e do complexo caráter da violência na sociedade, esse livro traz como tema os impactos da violência na escola e o papel do professor diante dessas situações.

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. (Série Desafios da Educação).

Esse livro apresenta práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas que valorizam o protagonismo dos estudantes.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de M. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

Esse livro reúne artigos elaborados por professores, apresentando conceitos, reflexões, experiências e possibilidades de implementação do ensino híbrido nas escolas.

BAEYER, Hans C. von. A física e o nosso mundo: como entender fenômenos e mistérios através da natureza. Tradução: Luiz Euclydes Trindade Frazão Filho. Rio de janeiro: Campus, 2004.

O objetivo desse livro é aproximar a Física das origens das Ciências Humanas por meio de explicações sobre fenômenos comuns da natureza.

BERKELEY CENTER FOR TEACHING & LEARNING. Active Learning. Disponível em: https://s.livro.pro/neounz. Acesso em: 21 out. 2024.

Página elaborada pelo Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, que apresenta definições, organização e exemplos de diversas estratégias associadas às metodologias ativas.

BRACKMANN, Christian P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação) Universidade Federal do Rio Grandedo Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://s.livro.pro/sTJfE6. Acesso em: 21 out. 2024.

Nessa tese de doutorado, o autor apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica usando atividades desplugadas, ou seja, sem computadores ou dispositivos eletrônicos.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I — caderno II: o jovem como sujeito do ensino médio. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

Nessa obra, voltada à formação de professores, são discutidos diversos temas relacionados ao Ensino Médio. Em um primeiro momento, discute-se o conceito de juventude com o objetivo de propor mudanças nas maneiras de perceber essa faixa etária. Os textos buscam valorizar o papel do jovem como sujeito de sua história. Em seguida, destacam temas como juventude e tecnologia, questão do mercado de trabalho e projeto de vida e o papel da escola na formação dos jovens.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018a. Disponível em: https://s.livro.pro/p3pjoo. Acesso em: 4 nov. 2024.

A BNCC é o documento que norteia os currículos de sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas e as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas, estabelecendo os principais conhecimentos, competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018b. Disponível em: https://s.livro.pro/f05ak4. Acesso em: 30 out. 2024.

Essa resolução atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012. Nela, estão dispostas as mudanças necessárias para a implementação do Novo Ensino Médio.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019.

Documento que apresenta o histórico dos temas contemporâneos transversais em seis grandes áreas e a importância desses temas para os currículos da Educação Básica.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Esse livro é organizado em duas partes: a primeira apresenta reflexões dos autores sobre possibilidades de inovação em sala de aula; já a segunda aborda mais de 40 estratégias que contribuem para aplicação dessas metodologias.

CAMARGO, Leandro da Silva et al. O pensamento computacional como ferramenta de suporte ao desenvolvimento de diferentes aprendizagens. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 31, p. 289–306,2023. Disponível em: https://s.livro.pro/nzojyx. Acesso em: 30 out. 2024.

Nesse artigo, são trabalhadas as bases para a aplicação do pensamento computacional, reconhecendo que essa ferramenta ajuda os estudantes a desenvolver a criatividade e o pensamento lógico.

CARVALHO, Anna M. P. de et al. (org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2004.

O livro traz abordagens diversificadas para o ensino de Ciências, incentivando os estudantes a construir um conhecimento científico para auxiliá-los na compreensão do mundo.

CARVALHO, Anna M. P. et al. Ensino de física. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Ideias em Ação).

Esse livro traz considerações aos professores para apresentar aos estudantes a Física como uma área de conhecimento em constante construção e cujos conhecimentos fazem parte do dia a dia.

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB). Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Disponível em: https://s.livro.pro/e5lcyv. Acesso em: 21 out. 2024.

Nesse site, é apresentado um currículo de referência organizado em três eixos, sendo um deles o pensamento computacional. Cada eixo é subdividido em conceitos, por meio dos quais diferentes habilidades são trabalhadas.

CODEA, André. Metodologias ativas de aprendizagem: a neurodidática e o chão da escola. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2024.

O livro apresenta diversos exemplos de metodologias ativas e estratégias para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e no trabalho docente.

COHEN, K. M. et al. International Chronostratigraphic Chart. International Commission on Stratigraphy. Disponível em: https://s.livro.pro/1zy3pu. Acesso em: 30 out. 2024.

O site apresenta as subdivisões do tempo geológico.

Página XCV

COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, César; MONEREO, Carles (org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 66-93.

Esse texto traz uma abordagem dos impactos das tecnologias da informação e da comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.

DAYRELL, Juarez (org.). Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2016.

Juarez Dayrell é um pesquisador que investiga a questão da juventude e da educação, analisando em seus textos a importância das culturas juvenis na construção de um cenário educativo mais democrático e significativo. Nessa obra, ele traz algumas experiências vivenciadas no projeto Observatório da Juventude, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que trabalha desde 2003 com a questão da formação de professores e discussões envolvendo a juventude.

DE BONA, Aline S. (org). (Des)Pluga: o pensamento computacional atrelado a atividades investigativas e a uma metodologia inovadora. São Paulo: Pragmatha, 2021.

Essa obra traz uma coletânea de artigos vinculados a um projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) focado no desenvolvimento de atividades lúdicas e inovadoras em diversos contextos e disciplinas da Educação Básica.

DELL'ISOLA, Regina L. P. Inferência na leitura. Glossário Ceale. Disponível em: https://s.livro.pro/wtyx1f. Acesso em: 31 jul. 2024.

O artigo traz uma abordagem sobre a inferência na leitura para a interpretação e associação de informações explícitas de textos aos conhecimentos prévios do leitor.

FABRIS, Elí H. Cinema e educação: um caminho metodológico. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 117-133, jan./jun. 2008. Disponível em: https://s.livro.pro/ch1kgg. Acesso em: 29 jul. 2024.

Esse material apresenta a análise de experiência de uma educadora sobre a utilização de textos fílmicos como método de ensino.

FANTINATI, Regiane E.; ROSA, Selma dos S. Pensamento computacional: habilidades, estratégias e desafios na educação básica. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 129-141, jan/abr. 2021.

Nesse artigo, as autoras buscam entender as habilidades desenvolvidas, os desafios e as potencialidades do pensamento computacional na Educação Básica.

FAZENDA, Ivani C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

O livro traz estudos para pesquisadores da área educacional. Nele, é apresentada a importância da transformação da educação com o foco na integração e na interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem.

FERNANDES, Isabel M. B.; PIRES, Delmina M.; DELGADO-IGLESIAS, Jaime. Perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade. Ciência e Educação, Bauru, v. 24, n. 4, p. 875-890 out./dez. 2018. Disponível em: https://s.livro.pro/68ewos. Acesso em: 30 out. 2024.

Nesse trabalho, é feita uma análise qualitativa dos manuais escolares de Ciências Naturais a fim de se constatar se estes relacionam ou não conteúdos científicos a tecnologia, sociedade e ambiente.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina C. Metodologias inov- -ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: SaraivaUni, 2023.

Esse livro apresenta aplicações práticas e estratégias de trabalho com diversas metodologias que apresentam elementos de inovação nas práticas de ensino-aprendizagem, chamadas pelas autoras de metodologias "inov-ativas".

FORTES, Isabel; MACEDO, Mônica M. K. Automutilação na adolescência – rasuras na experiência de alteridade. Psicogente, v. 20, n. 38, p. 353-367, jul./dez. 2017. Disponível em: https://s.livro.pro/icv15o. Acesso em: 21 out. 2024.

Artigo de reflexão teórica que aborda aspectos do comportamento de automutilação, analisando o tema com base em algumas narrativas em blogs de adolescentes.

GOHN, Maria da G. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38/mar. 2006.

Esse trabalho apresenta um estudo sobre a educação não formal e sua relevância no processo educativo, destacando seu campo e seus atributos, bem como diferenciando-a da educação formal e da educação informal.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. Tradução: Ronaldo Sérgio de Biasi. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. v. 2.

Esse livro apresenta teoria e exercícios relacionados à gravitação, ondas e termodinâmica, enfatizando as aplicações práticas da Física no mundo real.

HAYNES, William M. (ed.). CRC Handbook of Chemistry and Physics. 97. ed. Boca Raton: CRC Press LLC, 2017.

O manual é uma das referências científicas mais acessadas e respeitadas das comunidades científica, técnica e médica, com dados e recomendações internacionais de várias áreas.

HEWITT, Paul G. Física conceitual. 13. ed. Porto Alegre: Bookman 2023.

Esse livro tem um texto bem-humorado e com muitas ilustrações, visando construir um sólido conhecimento conceitual dos princípios da Física.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliar para promover: as setas do caminho. 15. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

Essa obra faz uma abordagem sobre os princípios avaliativos mediadores na efetiva promoção da aprendizagem. Nela, são apresentados temas como mediação, elaboração de testes, ações de intervenção, entre outros aspectos de enorme relevância para o ensino.

HORVATH, Jorge E. O ABCD da astronomia e astrofísica. São Paulo: Livraria da Física, 2008.

O livro oferece uma visão breve de praticamente todas as áreas da Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar, Cosmologia e Astrobiologia. Contém atividades que ajudam a experimentar os fenômenos básicos e temas como a constituição da Terra.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (Ipea). História – Usina Hidrelétrica de Itaipu. Desafios do Desenvolvimento, Brasília, ano 7, ed. 60, 28 maio 2010. Disponível em: https://s.livro.pro/zfmocq. Acesso em: 21 out. 2024.

Reportagem sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu na revista de informações e debates do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

INTERNATIONAL ENERGY AGENCY (IEA). Energy Statistics Data Browser. Disponível em: https://s.livro.pro/iz2ut6. Acesso em: 4 nov. 2024.

O site mostra dados sobre a importação e a exportação de petróleo no Brasil.

KLEIN, Julie. T. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 109-132.

Esse material traz um trabalho de pesquisa voltado para as práticas e a teoria do conhecimento interdisciplinar.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 2009. Disponível em: https://s.livro.pro/xa90a6. Acesso em: 15 out. 2024.

O artigo apresenta um panorama sobre a educação em Astronomia e a formação de docentes. Além disso, é apresentado um breve ensaio da importância das instituições e de iniciativas brasileiras para o ensino da Astronomia.

LANGHI, Rodolfo; RODRIGUES, Fábio M. (org.) Interfaces da educação em astronomia: currículo, formação de professores e divulgação científica. Volume 1 – relatos reflexivos sobre a história da astronomia no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

Obra que tem o objetivo de divulgar entre pesquisadores da área do Ensino de Ciências e docentes de diversos níveis de ensino as atividades de pesquisa de membros do Observatório Didático de Astronomia da Unesp.

Página XCVI

MILLER JUNIOR, G. Tyler. Ciência ambiental. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

Esse livro apresenta um estudo interdisciplinar sobre o funcionamento da natureza, nossa interação com ela e como podemos viver de maneira sustentável, tudo por meio de estudos de caso, além de recursos visuais, resumo no início de cada capítulo, questões de raciocínio crítico e glossário.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 4.

Esse artigo apresenta práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas que valorizam o protagonismo dos estudantes.

MYERS, Richard. L. The basics of Physics. Westport: Greenwood, 2006.

Nesse artigo, os estudantes são apresentados à ciência da Física e suas aplicações na vida cotidiana, abordando desde seu desenvolvimento na Antiguidade até chegar aos dias atuais. A obra contém um capítulo especial, com instruções para experimentos, além de glossário, tabela de conversão e uma lista com alguns vencedores do Prêmio Nobel de Física.

NASCIMENTO, Viviane B. do. A natureza do conhecimento científico e o ensino de ciências. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 35-58.

O artigo traz o resultado de uma ação de pesquisa realizada em escolas públicas com o uso de diferentes metodologias para o ensino de Ciências.

NUNES, Reginaldo de O.; OLIVEIRA, Iuri da C. Etnociência na escola: possibilidades de diálogos ao ensino e pesquisa em ciências. Cachoeirinha: Fi, 2024.

Esse livro aborda a conexão entre a Ciência e o conhecimento dos povos tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento na pesquisa e na educação.

NUSSENZVEIG, Herch M. Curso de física básica: eletromagnetismo. São Paulo: Blucher, 1997. v. 3.

NUSSENZVEIG, Herch M. Curso de física básica: ótica/ relatividade/ física quântica. São Paulo: Blucher, 1998. v. 4.

Esses livros compõem um curso de Física apresentando uma discussão detalhada dos conceitos e princípios básicos da área e problemas que abordam vários temas, todos com respostas. Eles também auxiliam no desenvolvimento da intuição e da capacidade de raciocínio dos estudantes.

OKUNO, Emico; YOSHIMURA, Elisabeth. Física das radiações. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

Esse livro aborda, no geral, tanto a parte física das radiações como as aplicações desta e seus efeitos biológicos.

OLIVEIRA FILHO, Kepler de S.; SARAIVA, Maria de F. O. Astronomia & astrofísica. 4. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

O livro fornece uma visão ampla da Astronomia e da Astrofísica modernas, em linguagem acessível e prática, auxiliando na compreensão do Universo como um todo, por meio do uso das leis da Física.

PEREIRA, Katia H. Como usar artes visuais na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

Com um roteiro dinâmico, esse livro apresenta diversos exemplos práticos do uso de artes visuais no ensino, bem como sugestões de atividades que auxiliam professores de qualquer área a criar projetos e a desenvolver o trabalho com artes visuais.

REIS, Angelina F. M. V. dos; BARRETO, Maria A. M. Uma experiência com Think Pair Share no ensino fundamental I. Práxis, Volta Redonda, v. 9, n. 17, jun. 2017. p. 55-67.

Artigo com definições e organização da estratégia Think-pair-share por meio da aplicação dessa abordagem em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental.

REIS, Juliana B. dos; JESUS, Rodrigo E. de. Culturas juvenis e tecnologias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

Esse trabalho faz um estudo de aspectos que caracterizam a cultura juvenil no processo de construção de identidade de jovens e adolescentes.

ROCHA, Ricael S.; CARDOSO, Iara M. D.; MOURA, Monithelli A. E. de. O uso da gallery walk como metodologia ativa em sala de aula: uma análise sistemática no processo de ensino-aprendizagem. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 1, jan./mar. 2020. p. 162-170.

Esse artigo apresenta possibilidades de aplicação da estratégia Gallery walk por meio da análise documental de publicações de sete experiências vivenciadas em salas de aula na cidade de Uberaba, Minas Gerais.

RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. v. 4.

O livro traz o desenvolvimento da Ciência e do pensamento científico no mundo desde os tempos primitivos e apresentando as principais civilizações científicas e o papel da Ciência e da tecnologia na sociedade.

SCAVACINI, Karen et al. Saúde mental de adolescentes e jovens. São Paulo: Instituto Vita Alere, 2021. Disponível em: https://s.livro.pro/hZ1g9a. Acesso em: 30 out. 2024.

Livro que apresenta informações sobre os fatores de risco e proteção relacionados à saúde mental de adolescentes e jovens.

SGANZERLA, Giovana C. Risco de suicídio em adolescentes: estratégias de prevenção primária no contexto escolar. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 25, 2021.

Esse artigo apresenta um estudo sobre as representações sociais da ideação suicida e estratégias para prevenção nas escolas.

SHEN, Danxi. Quick write. Harvard University. Disponível em: https://s.livro.pro/00g0mn. Acesso em: 30 out. 2024.

Texto que faz um breve resumo da estratégia Quick write, publicado na página da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

SILVA, Gilmar H. da; DE OLIVEIRA, Francisco K. Pensamento computacional e STEAM numa perspectiva interdisciplinar com a matemática e informática: uma revisão sistemática de literatura. Revista Semiárido De Visu, v. 10, n. 3, p. 210-223, 2022.

Nesse texto, por meio de uma revisão sistemática da literatura, os autores identificam práticas e experiências de pensamento computacional relacionadas às Ciências, com uma perspectiva interdisciplinar com foco na Matemática e na Informática.

SILVA, Maria C.; MENDES, Breno; NICOLINI, Cristiano. A aula-oficina e suas possibilidades: vinte anos depois, 1999-2019. In: ALVES, Luís A. M.; GAGO, Marília; LAGARTO, Mariana. Vinte anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Porto: CITCEM, 2021. p. 101-113.

Esse artigo apresenta a análise de propostas de aula-oficina, destacando a relevância desse método de ensino para o processo de aprendizagem e propondo a releitura dessa metodologia.

SILVA, Munique V. Olhando para o céu: uma proposta para uma educação libertadora. 2007. Monografia (Licenciatura em Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: https://s.livro.pro/x5cjmc. Acesso em: 21 out. 2024.

O trabalho reflete sobre o tema "Universo, Terra e vida" e enfatiza a importância desses assuntos na escolarização.

TAJRA, Sanmya (org.). Metodologias ativas e as tecnologias educacionais: conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.

Esse livro apresenta conceitos, princípios e estratégias para a aplicação das metodologias ativas.

TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: mecânica, oscilações e ondas, termodinâmica. Tradução: Paulo Machado Mors. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 1-3.

Essa coleção aborda soluções de problemas tendo como base análises e verificação de resultados, possibilitando uma melhor compreensão conceitual, além de quadros que discutem as aplicações atuais da Física.

VILLANI, Carlos E. P.; NASCIMENTO, Silvania S. do. A argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 3, p. 187-209, 2003. Disponível em: https://s.livro.pro/l39qgh. Acesso em: 2 ago. 2024.

Nesse artigo, são analisadas as influências de dados empíricos na aprendizagem de alunos do Ensino Médio.

VIOLÊNCIA escolar e bullying relatório sobre a situação mundial. Brasília: Unesco, 2019.

Relatório que fornece dados atualizados sobre violência escolar e bullying, destacando natureza, abrangência e impactos, assim como iniciativas que buscam enfrentar esses problemas.