Início do livro
Página um
MARIA ANGELA GOMEZ RAMA
Mestra em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (úspi).
Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (úspi). Especialista em Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Franca (Unifran-SP). Formadora de professores. Atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio das rêdes pública e privada e no Ensino Superior.
ISABELA GORGATTI CRUZ MONTEIRO
Bacharela em Geografia pela Universidade de São Paulo (úspi). Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Editora de livros didáticos.
VOLUME ÚNICO
ENSINO MÉDIO
ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
1ª edição
São Paulo – 2024
Página dois
Copyright © Maria Angela Gomez Rama, Isabela Gorgatti Cruz Monteiro, 2024
Direção-geral Ricardo Tavares de Oliveira
Direção de conteúdo e negócios Cayube Galas
Direção editôriál adjunta Luiz Tonolli
Gerência editôriál Roberto Henrique lópes da Silva, Nubia Andrade e Silva
Edição Deborah D'Almeida Leanza (coord.) Fábio Bonna Moreirão de Magalhães, Mariana de Lucena, Mariana Renó Faria, Bianca Balisa, Vanessa do Amaral
Preparação e revisão Maria Clara Paes (coord.) Ana Carolina Rollemberg, Cíntia R. M. Salles, Denise Morgado, Desirée Araújo, Eloise Melero, Kátia Cardoso, Márcia Pessoa, Maura Loria, Veridiana Maenaka, Yara Afonso
Gerência de produção e ár-te Ricardo Borges
disáini Andréa Dellamagna (coord.) Sergio Cândido (criação), Ana Carolina Orsolin, Andréa Lasserre
Projeto de capa Sergio Cândido
Imagem de capa Aerial-motion-Shutterstock.com
ár-te e produção Vinícius Fernandes (coord.), Faber Projetos Editoriais, Jacqueline Nataly Ortolan (assist.)
Diagramação Faber Projetos Editoriais
Coordenação de imagens e textos Elaine Bueno Koga
Licenciamento de textos Erica Brambila, Mylena Santos
Iconografia Danielle de Alcântara Farias, Jônathan crístian do Prado Santos, Lucas Alves Profeta, Leticia dos Santos Domingos (trat. imagens)
Mapas Allmaps, Dacosta Mapas, Ericson Guilherme Luciano, Renato Bassani, Róbson Rocha, sônîa Vaz, Vespúcio Cartografia
Ilustrações sônîa Vaz, Nelson Provazi, Mouses Sagiorato, Lápis 13B, Luis Moura, alécs Argozino, Erika Onodera, alécs Silva, Ricardo Sasaki, Gustavo Perg, Davi Augusto, Studio Caparroz, Renato Bassani, Vanessa Novais
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Rama, Maria Angela Gomez
Geografia por toda parte: 1º ao 3º ano: ensino médio: volume único / Maria Angela Gomez Rama, Isabela Gorgatti Cruz Monteiro. -- 1. ed. -- São Paulo: FTD, 2026.
Componente curricular: Geografia.
Área do conhecimento: Ciências humanas e sociais aplicadas.
hí ésse bê enê 978-85-96-04770-8 (livro do estudante)
hí ésse bê enê 978-85-96-04771-5 (manual do professor)
hí ésse bê enê 978-85-96-04772-2 (livro do estudante HTML5)
hí ésse bê enê 978-85-96-04773-9 (manual do professor HTML5)
1. Sociologia (Ensino médio) I. Oliveira, Paulo Édson de. II. Rota, Paulo Jorge Storace. III. Título.
24-229485
CDD-910.712
Índices para catálogo sistemático:
1. Geografia: Ensino médio 910.712
Cibele Maria Dias - Bibliotecária - CRB-8/9427
Reprodução proibida: Art. 184 do cóódigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Todos os direitos reservados à
EDITORA FTD.
Rua Rui Barbosa, 156 – Bela vista – São Paulo – SP
sépi 01326-010 – Tel. 0800 772 2300
Caixa Postal 65149 – sépi da Caixa Postal 01390-970
https://livro.pw/qxysv central.relacionamento@ftd.com.br
Em respeito ao meio ambiente, as fô-lhas dêste livro foram produzidas com fibras obtidas de árvores de florestas plantadas, com origem certificada.
Impresso no Parque Gráfico da Editora FTD
CNPJ 61.186.490/0016-33
Avenida Antônio Bardella, 300
Guarulhos-SP – sépi 07220-020
Tel. (11) 3545-8600 e Fax (11) 2412-5375
Página três
APRESENTAÇÃO
Olá, estudante!
Você chegou ao Ensino Médio, uma etapa de muitas descobertas, discussões, diálogos, reflekções, tomadas de dê-cisão e construção de conhecimentos. póde sêr quê, neste momento, você questione o significado dos conteúdos escolares, seu futuro após finalizar o Ensino Médio e, ainda, tenha dificuldades em conciliar trabalho e estudo.
Com êste livro, pretendemos ajudá-lo a encarar essas dúvidas e desafios, promovendo situações de aprendizado para você e tantos outros jovens de diferentes realidades – do campo, da cidade, indígenas, quilombolas etc. –, acolhendo-os independentemente de côr da péle, etnia, religião, condição social, orientação sexual, gênero etc.
Por meio de textos, fotografias, mapas e outras imagens, integramos as ferramentas da Geografia e de outras ciências para quê você compreenda o espaço geográfico em suas diferentes escalas de análise (da local à global) e, com base nos novos conhecimentos, possa refletir e propor soluções para os problemas quê afetam a comunidade em quê vive, o Brasil ou o mundo todo, em busca de uma ssossiedade mais justa.
Ao perceber quê os conteúdos, as atividades e as discussões contidas neste livro se relacionam com sua realidade, você se tornará protagonista de sua história e da construção de seu conhecimento. Assim, poderá desenvolver as habilidades e as competências necessárias para melhorar seu relacionamento com os outros e com a natureza e se preparar para acessar o Ensino Superior, se assim desejar.
Estamos muito felizes em fazer parte desta etapa de sua vida!
As autoras
Página quatro
CONHEÇA SEU LIVRO
êste livro é destinado ao desenvolvimento do estudo, do conhecimento e das análises críticas do componente curricular de Geografia. Apresentado em volume único, ele é compôzto de 18 capítulos a serem estudados ao longo dos três anos do Ensino Médio.
Conheça, a seguir, como cada capítulo é estruturado.
Abertura do capítulo
As páginas de abertura constituem um convite para o estudo do capítulo.
Partindo da leitura da imagem e do texto inicial, você é apresentado a alguns dos principais conteúdos do capítulo. As atividades contribuem para a reflekção sobre os próprios conhecimentos e para o debate com os côlégas.
OBJETIVOS DO CAPÍTULO
Nesse boxe, destacamos os principais objetivos de sua aprendizagem ao longo do capítulo.
Página cinco
Organização dos conteúdos
Os títulos e subtítulos organizam os conteúdos quê são trabalhados ao longo dos capítulos. Eles são empregados para estruturar textos, fotografias, mapas, ilustrações, gráficos e outros recursos, os quais são explorados por meio de atividades.
SABERES NO MAPA
Pequeno boxe com texto sobre as informações representadas no mapa e retomada de alguns aspectos da Cartografia trabalhados ao longo do Ensino Fundamental.
ENTRE SABERES
Esta seção destaca temas da atualidade, d fórma quê você reflita e proponha soluções para um mundo melhor para todas as pessoas.
ATIVIDADES
Por meio de atividades contextualizadas, você interage com os temas abordados em cada capítulo. As propostas são diversificadas, tais como ler e analisar imagens, interpretar textos, relacionar conteúdos com sua realidade, realizar pesquisas, entre outras.
SELOS
Para representar melhor certos conceitos, algumas ilustrações podem alterar a proporção de tamãnho entre os elemêntos ou empregar cores quê não são as reais. Quando isso acontecer, a ilustração apresentará algum dêstes selos.
êste livro é reutilizável. Faça as atividades no caderno ou em fô-lhas avulsas.
Página seis
CONEXÕES com...
Seção quê explora as ligações quê determinados conteúdos têm com outros componentes curriculares: Filosofia, História, Sociologia, Biologia, Química, Matemática e ár-te.
Saiba mais
Sugestões de livros, sáites, podcasts, documentários, filmes, entre outros conteúdos, para enriquecer ou ampliar os assuntos estudados.
Glossário
Explicações sobre expressões e termos menos conhecidos, quê aparécem próximo do ponto onde surgem no texto.
Boxe complementar
Informações complementares quê auxiliam na análise de uma imagem, esquema ou conteúdo.
Ampliar saberes
Boxe com informações complementares quê ampliam o conteúdo.
Página sete
ATIVIDADES FINAIS
Seção de atividades quê encerra cada capítulo e visa verificar ou ampliar a compreensão dos principais conteúdos.
enêm E VESTIBULARES
Seleção de kestões de vestibulares e do enêm sobre os temas abordados ao longo de cada conjunto de seis capítulos.
INVESTIGAÇÃO
Apresentada ao final dos capítulos 6, 12 e 18, a seção envolve reflekções e práticas de pesquisa relativas aos saberes construídos a cada seis capítulos. Você é convidado a agir em sua comunidade, integrando os conhecimentos de mundo às reflekções desenvolvidas na Geografia e visando ao bem-estar de todos.
OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
Estes ícones identificam os variados objetos educacionais digitais presentes na obra. Esses materiais apresentam temas complementares ao conteúdo, favorecendo a aprendizagem e promovendo o senso crítico e a criatividade.
Os sáites indicados nesta obra podem apresentar imagens e eventuais textos publicitários junto ao conteúdo de referência, os quais não condizem com o objetivo didático. Não há contrôle sobre esses conteúdos, pois eles estão estritamente relacionados ao histórico de pesquisa de cada usuário e à dinâmica dos meios digitais.
Página oito