ARQUIVO DE NAVEGAÇÃO
Capas iniciais
Orientações para a utilização dos objetos digitais
Apresentação - Página 3
Para conhecer seu livro - Página 3
Learning strategies - Página 10
Try to learn a
new
English
word
every day. The more words you know, the better. - Página 10
Use different
strategies
that can help you to improve your reading, writing, speaking, pronunciation and listening
skills
. - Página 11
UNIT 1
SHOW YOUR TRUE COLORS - Página 14
Warming up - Página 16
Personality adjectives - Página 16
Reading - Página 17
Article - Página 17
Comprehending and using - Página 20
Simple present – Verb to be - Página 20
Activities - Página 22
Listening - Página 23
Interview - Página 23
Speaking - Página 24
Interview - Página 24
Summing up - Página 25
Going further - Página 25
UNIT 2
WHEN IN ROME, DO AS THE ROMANS DO - Página 26
Warming up - Página 28
Countries and nationalities
- Página 28
Reading - Página 29
Travel guide - Página 29
Listening - Página 32
Curiosities - Página 32
Comprehending and using - Página 33
Imperatives - Página 33
There is / there are - Página 34
Activities - Página 35
Speaking - Página 37
Travel tips - Página 37
Writing - Página 38
Travel guide - Página 38
Summing up - Página 39
Going further - Página 39
UNIT 3
NO PAIN, NO GAIN - Página 40
Warming up - Página 42
Physical activities and sports - Página 42
Reading - Página 43
Self-help article - Página 43
Listening - Página 46
Podcast - Página 46
Comprehending and using - Página 47
Present continuous - Página 47
Can / can't - Página 48
Activities - Página 49
Speaking - Página 50
Talking about abilities - Página 50
Summing up - Página 51
CONNECTIONS with EDUCAÇÃO FÍSICA e MATEMÁTICA - Página 51
A prática de atividade física como prevenção de doenças - Página 51
UNIT 4
I'LL BE THERE FOR YOU - Página 52
Warming up - Página 54
Friendship - Página 54
Reading - Página 55
Short story - Página 55
Listening - Página 58
Audiobook - Página 58
Comprehending and using - Página 59
Subject pronouns - Página 59
Object pronouns - Página 59
Demonstrative pronouns - Página 60
Activities - Página 60
Speaking - Página 63
Talking about a friend - Página 63
Writing - Página 64
Short story - Página 64
Summing up - Página 65
Going further - Página 65
UNIT 5
AN APPLE A DAY KEEPS THE DOCTOR WAY - Página 66
Warming up - Página 68
Food and drink - Página 68
Reading - Página 69
Flyer - Página 69
Listening - Página 72
Informative audio - Página 72
Comprehending and using - Página 73
Simple present - Página 73
Adverbs of frequency - Página 74
Activities - Página 75
Speaking - Página 76
Talking about eating habits - Página 76
Summing up - Página 77
Going further - Página 77
UNIT 6
THIS IS MUSIC TO MY EARS - Página 78
Warming up - Página 80
Music styles - Página 80
Reading - Página 82
Biography - Página 82
Comprehending and using - Página 85
Simple past – Verb to be - Página 85
There was / there were - Página 85
Simple past - Página 86
Activities - Página 88
Listening - Página 90
Audio biography - Página 90
Speaking - Página 91
Interview - Página 91
Writing - Página 92
Biography - Página 92
Summing up - Página 93
CONNECTIONS with ARTE e HISTÓRIA - Página 93
O protagonismo negro no mundo das artes - Página 93
Going out there - Página 94
Art intervention - Página 94
UNIT 7
WITH TIME ON YOUR HANDS - Página 98
Warming up - Página 100
Free-time activities - Página 100
Reading - Página 101
Meme - Página 101
Listening - Página 104
Audio tip - Página 104
Comprehending and using - Página 105
General conditionals - Página 105
Verbs followed by gerunds or infinitives - Página 106
Activities - Página 107
Speaking - Página 108
Dramatic reading - Página 108
Summing up - Página 109
Going further - Página 109
UNIT 8
THINK OUTSIDE THE BOX - Página 110
Warming up - Página 112
Multiple intelligences - Página 112
Reading - Página 113
Infographic - Página 113
Listening - Página 116
Podcast - Página 116
Speaking - Página 117
Talking about people you admire - Página 117
Comprehending and using - Página 118
Comparative adjectives - Página 118
Activities - Página 120
Writing - Página 121
Infographic - Página 121
Summing up - Página 123
CONNECTIONS with Matemática e Física - Página 123
Da Vinci, o artista multifacetado - Página 123
UNIT 9
NECESSITY IS THE MOTHER OF INVENTION - Página 124
Warming up - Página 126
Technology - Página 126
Reading - Página 127
Timeline - Página 127
Listening - Página 130
Podcast - Página 130
Comprehending and using - Página 131
Superlative adjectives - Página 131
Activities - Página 132
Speaking - Página 134
Talking about gadgets - Página 134
Summing up - Página 135
Going further - Página 135
UNIT 10
THE WORLD IS YOUR OYSTER - Página 136
Warming up - Página 138
Foreign languages - Página 138
Reading - Página 139
Interview - Página 139
Comprehending and using - Página 142
Must - Página 142
Should - Página 143
Can / could - Página 143
May / might - Página 144
Activities - Página 145
Listening - Página 146
Podcast - Página 146
Speaking - Página 147
Interview - Página 147
Writing - Página 148
Interview - Página 148
Summing up - Página 149
CONNECTIONS with Língua Portuguesa e História - Página 149
A inserção da Língua Inglesa no Brasil - Página 149
UNIT 11
A PICTURE IS WORTH A THOUSAND WORDS - Página 150
Warming up - Página 152
TV programs - Página 152
Reading - Página 153
Review - Página 153
Listening - Página 156
Talk show interview - Página 156
Speaking - Página 157
Presentation about a favorite TV show - Página 157
Comprehending and using - Página 158
Past continuous - Página 158
Past continuous × simple past - Página 159
Activities - Página 160
Summing up - Página 161
Going further - Página 161
UNIT 12
COME RAIN OR SHINE - Página 162
Warming up - Página 164
Environment - Página 164
Reading - Página 166
Advertisement - Página 166
Listening - Página 169
Lecture - Página 169
Comprehending and using - Página 170
Future - Will - Página 170
Activities - Página 171
Speaking up - Página 172
Speaking - Página 173
Lecture - Página 173
Writing - Página 174
Advertisement - Página 174
Summing up - Página 175
Going further - Página 175
Going out there - Página 176
Awareness campaign - Página 176
UNIT 13
ROLL UP YOUR SLEEVES - Página 180
Warming up - Página 182
Plans to change the world - Página 182
Reading - Página 183
Article - Página 183
Listening - Página 186
Podcast - Página 186
Speaking - Página 187
Talking about an ENGO - Página 187
Comprehending and using - Página 188
Future - Be going to - Página 188
Activities - Página 190
Summing up - Página 191
CONNECTIONS with BIOLOGIA e GEOGRAFIA - Página 191
Terras indígenas e parques nacionais: preservação e biodiversidade - Página 191
UNIT 14
ALL THINGS ARE DIFFICULT BEFORE THEY ARE EASY - Página 192
Warming up - Página 194
Life experiences - Página 194
Reading - Página 195
Report - Página 195
Listening - Página 198
Testimonial - Página 198
Comprehending and using - Página 199
Present perfect - Página 199
Present perfect with adverbs (
already
,
yet
,
just
,
never
,
ever
) - Página 201
Activities - Página 201
Speaking - Página 203
Talking about life experiences - Página 203
Writing - Página 204
Report - Página 204
Summing up - Página 205
Going further - Página 205
UNIT 15
ACTIONS SPEAK LOUDER THAN WORDS - Página 206
Warming up - Página 208
Life experiences - Página 208
Reading - Página 209
Report - Página 209
Listening - Página 212
Podcast - Página 212
Comprehending and using - Página 213
Present perfect – negative sentences with
for
- Página 213
Activities - Página 214
Speaking - Página 216
Talking about an active and inspiring older person - Página 216
Summing up - Página 217
Going further - Página 217
UNIT 16
A DROP OF INK MAY MAKE A MILLION THINK - Página 218
Warming up - Página 220
Mass media and social media - Página 220
Reading - Página 221
News - Página 221
Listening - Página 224
Interview - Página 224
Comprehending and using - Página 225
Relative pronouns - Página 225
Relative clauses - Página 226
Activities - Página 227
Speaking - Página 229
Talking about some news - Página 229
Writing - Página 230
News - Página 230
Summing up - Página 231
Going further - Página 231
UNIT 17
BEAUTY IS IN THE EYE OF THE BEHOLDER - Página 232
Warming up - Página 234
Beauty patterns - Página 234
Reading - Página 235
Poem - Página 235
Comprehending and using - Página 238
Passive voice - Página 238
Activities - Página 239
Listening - Página 241
Interview - Página 241
Speaking - Página 242
Speech - Página 242
Summing up - Página 243
Going further - Página 243
UNIT 18
WHAT LIES AHEAD - Página 244
Warming up - Página 246
Career path - Página 246
Reading - Página 248
Encyclopedia entry - Página 248
Listening - Página 251
Interview - Página 251
Comprehending and using - Página 252
Direct and reported speech - Página 252
Activities - Página 254
Speaking - Página 255
Presentation about professions - Página 255
Writing - Página 256
Encyclopedia entry - Página 256
Summing up - Página 257
CONNECTIONS with CIÊNCIAS HUMANAS - Página 257
Going out there - Página 258
Getting ready for exams - Página 262
Grammar appendix - Página 265
Unit 1
Simple present – Verb to be - Página 265
Unit 2
Imperatives - Página 265
Unit 3
Present continuous - Página 265
Unit 4
Subject pronouns e object pronouns - Página 266
Unit 5
Simple present - Página 266
Unit 6
Simple past – Verb to be - Página 267
Unit 7
General conditionals - Página 267
Unit 8
Comparative adjectives - Página 268
Unit 9
Superlative adjectives - Página 268
Unit 10
Must, should, can, could, may / might - Página 269
Unit 11
Past continuous - Página 269
Unit 12
Future - Will - Página 270
Unit 13
Future - Be going to - Página 270
Units 14/15
Present perfect - Página 271
Unit 16
Relative pronouns - Página 271
Unit 17
Passive voice - Página 272
Unit 18
Direct and reported speech - Página 272
Glossary - Página 273
List of irregular verbs - Página 276
Transcriptions - Página 277
Referências bibliográficas comentadas - Página 288
Referências bibliográficas - Página 288
Referências bibliográficas complementares - Página 288
Objeto digital
Urban styles
Objeto digital
Cultural differences all around the world!
Objeto digital
Representing Brazil in the Olympics and the Paralympics Games
Objeto digital
What is this called… in your country?
Objeto digital
Different activities around the world!
Objeto digital
Great personalities and their achievements!
Objeto digital
Vocação profissional
Objeto digital
My backpacking around Brazil
Objeto digital
Social media and mental health: finding balance in a digital world
Objeto digital
Some authors and their stories!
Objeto digital
The future is ahead!
Objeto digital
Intervenções artísticas
Objeto digital
MEIO AMBIENTE
VERSUS
PLÁSTICO
Objeto digital
Planet A!
Objeto digital
Endangered animals around the world
Faixa de áudio
Track 1
Faixa de áudio
Track 2
Faixa de áudio
Track 3
Faixa de áudio
Track 4
Faixa de áudio
Track 5
Faixa de áudio
Track 6
Faixa de áudio
Track 7
Faixa de áudio
Track 8
Faixa de áudio
Track 9
Faixa de áudio
Track 10
Faixa de áudio
Track 11
Faixa de áudio
Track 12
Faixa de áudio
Track 13
Faixa de áudio
Track 14
Faixa de áudio
Track 15
Faixa de áudio
Track 16
Faixa de áudio
Track 17
Faixa de áudio
Track 18
Faixa de áudio
Track 19
Faixa de áudio
Track 20
Faixa de áudio
Track 21
Faixa de áudio
Track 22
Faixa de áudio
Track 23
Faixa de áudio
Track 24
Faixa de áudio
Track 25
Faixa de áudio
Track 26
Faixa de áudio
Track 27
Faixa de áudio
Track 28
Faixa de áudio
Track 29
Faixa de áudio
Track 30
Faixa de áudio
Track 31
Faixa de áudio
Track 32
Faixa de áudio
Track 33
Faixa de áudio
Track 34
Faixa de áudio
Track 35
Faixa de áudio
Track 36
Faixa de áudio
Track 37
Faixa de áudio
Track 38
Faixa de áudio
Track 39
Faixa de áudio
Track 40
Faixa de áudio
Track 41
Faixa de áudio
Track 42
Apresentação - Página I
SUMÁRIO - Página
II
A estrutura da obra - Página
III
Livro do Estudante - Página
III
Manual do Professor - Página
V
Objetos digitais - Página
V
Fundamentação teórico-metodológica - Página
VI
Língua inglesa - Página
VII
A língua inglesa no mundo - Página
VII
O inglês como língua franca - Página
VIII
Os eixos organizadores - Página
VIII
Leitura - Página
IX
Escrita - Página
X
Oralidade - Página
XI
Conhecimentos linguísticos - Página
XII
Interculturalidade - Página
XII
Orientações pedagógicas - Página
XII
O espaço escolar - Página
XII
Organização do espaço - Página
XII
Interdisciplinaridade - Página
XIII
O professor de Língua Inglesa no Ensino Médio - Página
XV
Planejamento - Página
XV
As metodologias ativas - Página
XVI
A autonomia do estudante - Página
XVII
Culturas juvenis - Página
XVIII
Pensamento computacional - Página
XIX
Interações sociais e saúde mental - Página
XX
Análise, inferência e argumentação - Página
XXI
Recursos didáticos - Página
XXIII
Tecnologias digitais da informação e comunicação - Página
XXIII
A busca por informações na internet - Página
XXIII
Televisão e cinema - Página
XXIV
Jornais e revistas - Página
XXIV
Tecnologias assistivas - Página
XXIV
Avaliação - Página
XXIV
FICHA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL - Página
XXVIII
A
BNCC
- Página
XXVIII
Quadro de habilidades e conteúdos - Página
XXXI
Sugestões de cronograma - Página
XXXIV
Por bimestre - Página
XXXIV
Por trimestre - Página
XXXIV
Por semestre - Página
XXXIV
Transcrições - Página
XXXV
Podcast: Cultural differences all around the world! - Página
XXXV
Podcast: Planet A! - Página
XXXVI
Podcast: My backpacking around Brazil - Página
XXXVII
Podcast: Social media and mental health: finding balance in a digital world - Página
XXXVIII
Objetivos, comentários e sugestões - Página
XL
Unit 1
Show your true colors - Página
XL
Warming up
- páginas 16 e 17 - Página
XLI
Comprehending and using - páginas 20 a 22 - Página
XLII
Summing up
- página 25 - Página
XLIV
Unit 2
When in Rome, do as the Romans do
- Página
XLIV
Warming up
- páginas 28 e 29 - Página
XLV
Reading
- páginas 29 a 31 - Página
XLV
Listening
-
página 32
- Página
XLVI
Comprehending and using
- páginas 33 a 36 - Página
XLVI
Speaking
- página 37 - Página
XLVII
Writing
- página 38 - Página
XLVII
Summing up
- página 39 - Página
XLVIII
Unit 3
No pain, no gain
- Página
XLVIII
Warming up
- páginas 42 e 43 - Página
XLIX
Reading
- páginas 43 a 45 - Página
XLIX
Comprehending and using
- páginas 47 a 49 - Página
L
Speaking
- página 50 - Página
LI
Summing up
- página 51 - Página
LI
Unit 4
I'll be there for you
- Página
LII
Warming up
- páginas 54 e 55 - Página
LII
Reading
- páginas 55 a 57 - Página
LIII
Comprehending and using
- páginas 59 a 62 - Página
LIV
Speaking
- página 63 - Página
LV
Writing
- página 64 - Página
LV
Summing up
- página 65 - Página
LV
Unit 5
An apple a day keeps the doctor away
- Página
LVI
Warming up
- páginas 68 e 69 - Página
LVI
Reading
- páginas 69 a 71 - Página
LVII
Comprehending and using
- páginas 73 a 75 - Página
LVIII
Speaking
- página 76 - Página
LVIII
Summing up
- página 77 - Página
LVIII
Unit 6
This is music to my ears
- Página
LIX
Warming up
- páginas 80 e 81 - Página
LIX
Reading
- páginas 82 a 84 - Página
LIX
Comprehending and using
- páginas 85 a 89 - Página
LX
Speaking
- página 91 - Página
LXI
Writing
- página 92 - Página
LXI
Summing up
- página 93 - Página
LXI
Respostas - Página
LXI
Going out there
– páginas 94 a 97 - Página
LXII
Respostas - Página
LXII
Unit 7
With time on your hands
- Página
LXIII
Warming up
- páginas 100 e 101 - Página
LXIII
Reading
- páginas 101 a 103 - Página
LXIII
Comprehending and using
- páginas 105 a 107 - Página
LXIV
Speaking
- página 108 - Página
LXV
Summing up
- página 109 - Página
LXV
Unit 8
Think outside the box
- Página
LXV
Warming up
- páginas 112 e 113 - Página
LXV
Reading
- páginas 113 a 115 - Página
LXVI
Speaking
- página 117 - Página
LXVII
Comprehending and using
- páginas 118 a 120 - Página
LXVII
Writing
- páginas 121 e 122 - Página
LXVII
Summing up
- página 123 - Página
LXVIII
Respostas - Página
LXVIII
Unit 9
Necessity is the mother of invention
- Página
LXVIII
Warming up
- páginas 126 e 127 - Página
LXIX
Reading
- páginas 127 a 129 - Página
LXIX
Comprehending and using
- páginas 131 a 133 - Página
LXXI
Speaking
- página 134 - Página
LXXI
Summing up
- página 135 - Página
LXXI
Unit 10
The world is your oyster
- Página
LXXII
Respostas - Página
LXXII
Warming
up
- páginas 138 e 139 - Página
LXXII
Respostas -
Learning vocabulary
- Página
LXXII
Comprehending
and using
- páginas 142 a 145 - Página
LXXIII
Listening
- página 146 - Página
LXXIII
Speaking
- página 147 - Página
LXXIII
Writing
- página 148 - Página
LXXIII
Summing
up
- página 149 - Página
LXXIV
Respostas - Página
LXXIV
Unit 11
A picture is worth a thousand words
- Página
LXXIV
Respostas - Página
LXXV
Warming
up
- páginas 152 e 153 - Página
LXXV
Respostas –
Learning vocabulary
- Página
LXXV
Respostas -
While
reading
- Página
LXXVI
Listening
- página 156 - Página
LXXVI
Speaking
- página 157 - Página
LXXVI
Comprehending
and using
- páginas 158 a 160 - Página
LXXVII
Summing
up
- página 161 - Página
LXXVII
Unit 12
Come rain or shine
- Página
LXXVII
Respostas - Página
LXXVII
Warming
up
- páginas 164 e 165 - Página
LXXVIII
Respostas –
Learning vocabulary
- Página
LXXVIII
Listening
- página 169 - Página
LXXIX
Comprehending
and using
- páginas 170 a 172 - Página
LXXIX
Speaking
- página 173 - Página
LXXIX
Writing
- página 174 - Página
LXXIX
Summing
up
- página 175 - Página
LXXIX
Going out there - páginas 176 a 179 - Página
LXXX
Respostas - Página
LXXX
Unit 13
Roll up your sleeves
- Página
LXXXI
Respostas - Página
LXXXI
Warming
up
- páginas 182 e 183 - Página
LXXXI
Respostas -
Learning vocabulary
- Página
LXXXII
Listening
- página 186 - Página
LXXXII
Respostas -
Pre-listening
- Página
LXXXII
Speaking
- página 187 - Página
LXXXIII
Comprehending
and using
- páginas 188 a 190 - Página
LXXXIII
Summing
up
- página 191 - Página
LXXXIII
Respostas - Página
LXXXIII
Unit 14
All things are difficult before they are easy
- Página
LXXXIV
Respostas - Página
LXXXIV
Warming
up
- páginas 194 e 195 - Página
LXXXIV
Listening
- página 198 - Página
LXXXIV
Comprehending
and using
- páginas 199 a 202 - Página
LXXXV
Speaking
- página 203 - Página
LXXXV
Writing
- página 204 - Página
LXXXV
Summing
up
- página 205 - Página
LXXXV
Unit 15
Actions speak louder than words
- Página
LXXXVI
Respostas - Página
LXXXVI
Warming
up
- páginas 208 e 209 - Página
LXXXVI
Listening
- página 212 - Página
LXXXVII
Comprehending
and using
- páginas 213 a 215 - Página
LXXXVII
Speaking
- página 216 - Página
LXXXVII
Summing
up
- página 217 - Página
LXXXVII
Unit 16
A drop of ink may make a million think
- Página
LXXXVIII
Respostas - Página
LXXXVIII
Warming
up
- páginas 220 e 221 - Página
LXXXVIII
Listening
- página 224 - Página
LXXXIX
Comprehending
and using
- páginas 225 a 228 - Página
LXXXIX
Speaking
- página 229 - Página
LXXXIX
Writing
- página 230 - Página
LXXXIX
Summing
up
- página 231 - Página
LXXXIX
Unit 17
Beauty is in the eye of the beholder
- Página
XC
Respostas - Página
XC
Warming
up
- páginas 234 e 235 - Página
XC
Comprehending
and using
- páginas 238 a 240 - Página
XCI
Listening
- página 241 - Página
XCI
Respostas -
Post-listening
- Página
XCI
Speaking
- página 242 - Página
XCI
Summing
up
- página 243 - Página
XCI
Unit 18
What lies ahead
- Página
XCII
Respostas - Página
XCII
Warming
up
- páginas 246 e 247 - Página
XCII
Respostas –
Pre-reading
- Página
XCII
Respostas -
While
reading
- Página
XCII
Listening
- página 251 - Página
XCII
Comprehending
and using
- páginas 252 a 254 - Página
XCIII
Speaking
- página 255 - Página
XCIII
Writing
- página 256 - Página
XCIII
Summing
up
- página 257 - Página
XCIII
Respostas - Página
XCIII
Going out there - páginas 258 a 261 - Página
XCIII
Respostas - Página
XCIV
Referências bibliográficas comentadas - Página
XCV
Referências bibliográficas complementares comentadas - Página
XCVI
URLs encurtadas
Créditos de imagens
Licenças
Tipologias (Fontes)
Audiowide (SIL Open Font License, 1.1 )
Barlow (SIL Open Font License, 1.1 )
Noto Serif (SIL Open Font License, 1.1 )
Work Sans (SIL Open Font License, 1.1 )
Folhas de Estilos (CSS)
Capas finais