Página 265
two hundred sixty-five
Grammar appendix
Unit 1 Simple present – Verb to be
O verbo to be (ser/estar), no presente, é utilizado com diferentes finalidades na língua inglesa: para se apresentar, dizer a idade, informar as características de algo ou de alguém, falar sobre tempo, clima, preços etc.
Full form | Contracted form | Negative form | Negative contracted form |
---|---|---|---|
I am |
I'm |
I am not |
I'm not |
You are |
You're |
You are not |
You're not/ You aren't |
He/She/It is |
He's/She's/It's |
He/She/It is not |
He's/She's/It's
not/ |
We/You/They are |
We're/You're/They're |
We/You/They are not |
We're/You're/They're not/ |
Para fazer perguntas com o verbo to be, ele deve vir no início da questão.
Am I?
Are you?
Is he/she/it?
Are we/you/they?
Tip
Quando fazemos uma pergunta e nos referimos à segunda pessoa do plural you, a resposta será sempre a primeira pessoa do plural, we.
Unit 2 Imperatives
O imperativo é utilizado para dar ordens, avisos, conselhos e instruções. O verbo, no imperativo, é usado na forma infinitiva sem o to. Para a formação do imperativo negativo, usa-se do not ou don't antes do verbo.
Open your passport.
Please, open your passport.
Don't show your ticket.
Don't show your ticket, please.
There is / there are
There is (singular) e there are (plural) são usados para indicar a existência de algo (pessoas, objetos, animais) em frases afirmativas e a inexistência de algo ou de alguém em frases negativas.
Affirmative | Negative | Interrogative |
---|---|---|
There is a new book. |
There is not/isn't a new book. |
Is there a new book? |
There are many books. |
There are not/aren't many books. |
Are there many books? |
Unit 3 Present continuous
O present continuous é utilizado para expressar uma ação que está acontecendo no exato momento da fala (now, at this moment). Ele é formado pelo verbo to be no presente (como verbo auxiliar) e um verbo principal no gerúndio com a terminação -ing.
Affirmative | Negative | Interrogative |
---|---|---|
I am playing soccer. |
I am not playing soccer. |
Am I playing soccer? |
You are doing aerobics. |
You are not doing aerobics. |
Are you doing aerobics? |
He/She/It is running. |
He/She/It is not running. |
Is he/she/it running? |
We/You/They are doing yoga. |
We/You/They are not doing yoga. |
Are we/you/they doing yoga? |
Lembre-se de que nas frases afirmativas e negativas do present continuous, o verbo to be pode aparecer na forma contraída.
I'm playing soccer.
I'm not playing soccer.
Página 266
two hundred sixty-six
Can / can't
O verbo can, cuja forma negativa é cannot ou can't, pode ser utilizado para expressar oportunidade, capacidade, habilidade, permissão para fazer algo ou para fazer um pedido informal.
Affirmative | Negative | Interrogative |
---|---|---|
I can cook well. |
I cannot/can't cook well. |
Can I cook well? |
You can use my car. |
You cannot/can't use my car. |
Can you use my car? |
He/She/It can take the ball. |
He/She/It cannot/can't take the ball. |
Can he/she/it take the ball? |
We/You/They can ride a bike. |
We/You/They cannot/can't ride a bike. |
Can we/you/they ride a bike? |
Unit 4 Subject pronouns e object pronouns
Os subject pronouns são utilizados como sujeitos das orações e estão sempre localizados antes dos verbos principais: I, you, he, she, it, we, you, they.
Os object pronouns são utilizados nas orações como objeto direto ou indireto. Aparecem localizados, nas sentenças, após um verbo ou uma preposição: me, you, him, her, it, us, you, them.
Unit 5 Simple present
O simple present é utilizado para expressar ações ou estados constantes, hábitos regulares ou situações permanentes.
I cook my dinner every night.
I work in a big company.
The Earth goes round the Sun.
Esse tempo verbal também pode ser utilizado para apresentar ações ou fatos gerais e verdadeiros, verdades comprovadas (cientificamente) e ações que ocorrem em um breve espaço de tempo.
Doctors treat people who are ill.
Water boils at 100 degrees Celsius.
The sun sets in the west.
Utiliza-se do (para I, you, we e they) e does (para he, she e it) como verbos auxiliares em frases interrogativas e na formação de sentenças negativas:
Affirmative | Negative | Interrogative |
---|---|---|
I live in Marília. |
I don't live in Marília. |
Do I live in Marília? |
You play volleyball every Saturday. |
You don't play volleyball every Saturday. |
Do you play volleyball every Saturday? |
He/She/It loves meat. |
He/She/It doesn't love meat. |
Does he/she/it love meat? |
We/You/They work hard. |
We/You/They don't work hard. |
Do we/you/they work hard? |
- No caso do emprego de verbos regulares, em frases afirmativas e na terceira pessoa do singular he/she/it, acrescenta-se s no final do verbo: he eats.
- Se o verbo regular termina em -o, -ch, -sh, -ss, -x ou -z, acrescenta-se -es: she goes.
- Quando o verbo regular termina em consonante +y, elimina-se o -y e acrescenta-se -ies: he studies.
- No caso de verbos irregulares, não há uma regra para terceira pessoa do singular, por exemplo, o verbo to have: it has.
Adverbs of frequency
Os adverbs of frequency são usados para indicar com que frequência uma ação é realizada. Observe a ordem em que o advérbio pode aparecer em uma frase.
- Subject + adverb
of frequency + main verb (that is not the verb to be)
He always plays soccer. - Subject + verb to be + adverb of
frequency
I am never late for my class.
Página 267
two hundred sixty-seven
Demonstrative pronouns
Os demonstrative pronouns podem ser usados para indicar a posição, em determinado espaço, de pessoas, lugares ou objetos em relação a quem fala. Podem ser utilizados no singular (this e that) ou no plural (these e those).
Unit 6 Simple past – Verb to be
O simple past do verbo to be apresenta duas formas: was e were. As formas negativas podem ser formadas com o acréscimo de not após was e were ou usando as formas contraídas wasn't e weren't.
Affirmative | Negative | Interrogative |
---|---|---|
I was at home last night. |
I was not/wasn't at home last night. |
Was I at home last night? |
You were in my class last year. |
You were not/weren't in my class last year. |
Were you in my class last year? |
He/She/It was my friend. |
He/She/It was not/wasn't my friend. |
Was he/she/it my friend? |
We/You/They were married. |
We/You/They were not/weren't married. |
Were we/you/they married? |
There was / there were
There was (singular) e there were (plural) são usados para falar da existência de um fato, algo ou alguém no tempo passado.
Affirmative | Negative | Interrogative |
---|---|---|
There was a student here. |
There was not/wasn't a student here. |
Was there a student here? |
There were many students. |
There were not/weren't many students. |
Were there many students. |
Simple past
Os verbos no simple past são usados para falar de ações acontecidas no passado. Para formar as sentenças afirmativas no passado, acrescenta-se -ed, -d ou -ied na base dos verbos regulares.
- Utiliza-se -ed no final de verbos regulares: listened.
- Quando o verbo regular termina em -e, acrescenta-se apenas a letra -d no final dele: danced.
- Para verbos regulares terminados em consoante + y, elimina-se o -y e acrescenta-se -ied: studied.
- Se o verbo terminar em consoante + vogal + consoante, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -ed: stopped.
- Os verbos irregulares não seguem uma regra específica para a formação do passado. Para saber mais sobre a formação desses verbos, é possível consultar a seção List of irregular verbs ou consultá-los em dicionários monolíngues ou bilíngues.
Utiliza-se o verbo auxiliar did (passado do verbo do) e o verbo principal no infinitivo para elaborar frases nas formas negativa e interrogativa no simple past. Na forma negativa, acrescenta-se a partícula not ao verbo auxiliar.
I didn't like rock.
Did he take the piano classes?
Unit 7 General conditionals
As general conditionals são usadas para falar de fatos reais e situações possíveis de acontecer.
You can see a rainbow if it's rainy and sunny.
If the water is cold, you can't boil an egg.
Elas conectam duas sentenças, uma que apresenta uma condição e outra que apresenta o resultado.
If you exercise, you feel better (exercice - condição; feel better - resultado).
Página 268
two hundred sixty-eight
Elas também conectam uma sentença chamada if clause à outra chamada main clause. Quando a if clause é apresentada primeiro, utiliza-se a vírgula para separá-la da main clause. No entanto, quando a main clause aparece primeiro, a vírgula não é utilizada.
If clause | Main clause |
---|---|
If you have free time today, |
read a poem book to relax. |
Main clause | If clause |
---|---|
Read a poem book to relax |
if you have free time today. |
Verbs followed by gerunds or infinitives
Alguns verbos em inglês, como hate, start, begin, continue, love, apresentam pouca ou nenhuma diferença de sentido quando os verbos que os seguem são utilizados na forma infinitiva ou no gerúndio (-ing).
Tip
Atenção: o verbo to like, quando empregado com o sentido de gostar de fazer algo ( enjoy), é seguido de gerúndio, como I like dancing (I enjoy dancing). No entanto, quando empregado para demostrar que seria interessante ou que deveríamos fazer algo, por exemplo, devemos utilizá-lo no infinitivo: Maria likes to arrive early at school when she has a test (it is a good idea Maria arrives early at school when she has a test).
Sarah started to read a book.
Sarah started reading a book.
Verbos como try, stop, regret, remember, forget, mean aceitam as duas formas de uso: tanto no gerúndio (-ing) quanto no infinitivo, no entanto, apresentam diferentes sentidos nos contextos nos quais estão inseridos.
- João stopped eating sandwiches to lose weight. (o objetivo é parar de comer sanduíches para alcançar uma meta, perder peso.)
- João stopped to eat a sandwich and relax. (o objetivo é parar o que está fazendo para poder se alimentar.)
Unit 8 Comparative adjectives
Os comparatives são usados para comparar pessoas, objetos, animais e lugares. É possível fazer comparações de igualdade, superioridade e inferioridade.
Nos comparativos de igualdade, utiliza-se a estrutura as + adjective + as, tanto na forma afirmativa quanto na negativa. Observe que os adjetivos não têm sua forma modificada.
You are as shy as Joshua.
Lucia isn't as logical as Marco.
Os comparativos de superioridade são usados para realçar uma característica de um lugar, uma pessoa, um animal etc. Nesse caso, a palavra than é utilizada depois do adjetivo, que pode ser modificado, dependendo da quantidade de sílabas de que é formado.
- Em adjetivos com uma ou duas
sílabas, acrescenta-se -er no final.
smart • smarter than - Em adjetivos com uma ou duas
sílabas terminados em -e,
acrescenta-se
apenas -r.
nice • nicer than - Em adjetivos com uma ou duas
sílabas terminados em -y, substitui-se -y
por -i e
acrescenta-se -er.
easy • eas ier than - Em adjetivos terminados em consoante +
vogal + consoante,
dobra-se a última letra e acrescenta-se -er.
big • big ger than - Adjetivos que apresentam mais de
duas sílabas não são modificados. Nesse caso, utiliza-se a palavra more
antes do adjetivo.
intelligent • more intelligent than - Adjetivos irregulares não seguem
regras e podem ter suas formas modificadas completamente.
good • better than
Unit 9 Superlative adjectives
Superlatives são usados para comparar pessoas, lugares, objetos etc. a um grupo maior.
Para formar frases comparativas superlativas, utiliza-se sempre o artigo the antes dos adjetivos, que podem ser modificados ou não, dependendo da quantidade de suas sílabas.
Maria is the youngest child of this family.
Página 269
two hundred sixty-nine
- Em adjetivos que apresentam uma ou
duas sílabas, acrescenta-se -est no
final.
small • the small est - Em adjetivos com uma ou duas
sílabas terminados em -e,
acrescenta-se
-st.
simple • the simple st - Em adjetivos com uma ou duas
sílabas terminados em -y, substitui-se -y
por -i e
acrescenta-se -est.
funny • the funni est - Em adjetivos terminados em consoante +
vogal + consoante, dobra-se a última letra e
acrescenta-se -est.
sad • the sad dest - Adjetivos com mais de duas sílabas
não têm a grafia modificada, no entanto, utiliza-se as palavras the
most antes deles em frases comparativas.
expensive • the most expensive - Adjetivos irregulares não seguem
regras e podem ter suas estruturas completamente modificadas.
good • the best
Unit 10 Must, should, can, could, may / might
Os verbos must, can, could, may, might e should são modal verbs.
- Must
é usado para expressar uma necessidade, obrigação, conselho ou recomendação.
Students must wear uniforms at school. - Must not
( mustn't)
é sua forma negativa e expressa proibição.
You must not disrespect a foreign culture. - Should
é usado para dar conselho, expressar uma recomendação e indicar uma
probabilidade.
You should study a foreign language. It will be good for your career. - Sua forma negativa é should
not ou shouldn't.
I think she should not/ shouldn't travel abroad without learning any words of the country's language. - Can
é utilizado para indicar uma habilidade, possibilidade, permissão, proibição,
impossibilidade, solicitação e pedido.
My sister can speak five languages.
Can I use your dictionary, please? - Could
é utilizado para pedir permissão, expressar uma possibilidade ou sugestão,
fazer uma solicitação ou um pedido.
I think you could use a bilingual dictionary to learn more vocabulary.
Excuse me sir, could I speak with you for a moment, please? - May
e might são usados para
expressar a
possibilidade de que algo vai acontecer.
Might indica uma
possibilidade em um grau menor em
comparação a may.
She studied a lot. She may get a good mark.
I might study Spanish or French. I'm not sure yet. - Suas formas negativas (may
not e might not) são usadas para indicar
situações improváveis.
If he doesn't study a foreign language, he may not have good job opportunities.
I'm not feeling well. I might not go to the airport to travel today. - Em situações formais, may
é usado para pedir permissão.
May I give my opinion about this topic?
May we go now? - Em situações extremamente formais,
might
pode ser usado para pedir permissão.
Sir, might I interrupt you for just a moment, please?
Unit 11 Past continuous
O past continuous é utilizado para expressar ações ou ideias que estavam acontecendo em determinado tempo no passado. Ele é formado pelo verbo to be no passado (was/were), como verbo auxiliar, seguido de um verbo principal no gerúndio (-ing).
I was surfing the web yesterday.
They were chatting with their grandparents yesterday morning.
Página 270
two hundred seventy
Para formar frases negativas no past continuous, usa-se was not/were not ( wasn't/ weren't) + verbo principal com -ing.
She was not watching her favorite TV program last night.
Nas frases interrogativas, was ou were são utilizados antes do sujeito da frase, enquanto o verbo no gerúndio (-ing) fica localizado depois do sujeito.
Was she watching her favorite TV program last night?
Were they listening to their favorite song?
Affirmative | Negative | Interrogative |
---|---|---|
I was watching a cooking show. |
I was not/wasn't watching a cooking show. |
Were you watching a cooking show? |
You were listening to the news. |
You were not/weren't listening to the news. |
Were you listening to the news? |
He/She was crying because of that movie. |
He/She was not/wasn't crying because of that movie. |
Was he/she crying because of that movie? |
It was raining when the movie was on TV. |
It was not/was't raining when the movie was on TV. |
Was it raining when the movie was on TV? |
We/You/They were having fun with the cartoon. |
We/You/They were not/weren't having fun with the cartoon. |
Were we/you/they having fun with the cartoon? |
Past continuous × simple past
O past continuous pode ser usado, em inglês, para descrever uma ação que estava acontecendo em determinado momento do passado quando outra ação pontual a interrompeu. Essa ação pontual pode ser indicada por meio de um verbo no simple past. Para interligar ambas as ações, utiliza-se a palavra when.
When I was listening to my favorite song on the radio, the power went out.
Esses dois tempos verbais também podem ser utilizados para mostrar que uma ação aconteceu quando outra estava em progresso.
We were watching our favorite movie when our parents arrived home.
Unit 12 Future - Will
Will ( 'll, na forma contraída) é um verbo auxiliar utilizado para indicar ações futuras e previsões. A estrutura para o uso desse tempo verbal é: sujeito + will + verbo na forma básica.
My son will be a nature defender in the near future.
- Will
também pode ser
usado para fazer previsões, promessas e oferecer algo a alguém.
In a few years, people will waste less and save more water.
I promise I' ll do everything I can to protect the environment. - Outro uso de will
ocorre em tomada de decisões repentinas.
The phone is ringing. I will answer it.
Para sua forma negativa, usa-se will not ( won't) + verbo na forma básica.
They won't use pesticides in my home garden.
Na forma interrogativa, will
é usado antes do sujeito.
Will
he/she go shopping with an eco-bag?
Unit 13 Future - Be going to
Para falar de planos futuros, utiliza-se a estrutura: verbo to be + going to + verbo na forma básica.
Next year, I'm going to participate in a project that takes care of endangered sea animals.
Going to também é usado para falar de uma ação futura evidente.
Can you hear the thunder? It's going to start raining soon.
Página 271
two hundred seventy-one
Para formar frases negativas, utiliza-se o verbo to be + not + going to + verbo na forma básica. Em frases interrogativas, o verbo to be é usado antes do sujeito da frase e going to + verbo na forma básica é usado depois do sujeito.
Affirmative | Negative | Interrogative |
---|---|---|
I'm going to work as a volunteer. |
I'm not going to be selfish. |
Are you going to work as a volunteer? |
You're going to build houses for homeless families. |
You aren't going to close your eyes to people in need. |
Are you going to build houses for homeless families? |
He/She's going to donate food. |
He/She isn't going to waste food. |
Is he/she going to donate food. |
It's going to make the world a better place. |
It isn't going to be difficult to save the planet. |
Is it going to make the world a better place? |
We/You/They're going to help people. |
We/You/They aren't going to stop helping people. |
Are we/you/they going to help people? |
Units 14/15 Present perfect
O present perfect é formado pelo verbo to have no presente, como verbo auxiliar, e o verbo principal no past participle.
Tip
Lembre-se de que os verbos regulares no past participle podem ser formados com o acréscimo de -ed, -d ou -ied em suas respectivas bases, como travel/travel ed, hope/ hope d, visit/visit ed, try/ tr ied.
Já os verbos irregulares apresentados no past participle podem ter suas formas completamente diferentes. Eles são sempre apresentados na terceira coluna das listas de verbos, como: go/ went/ gone; eat/ ate/ eaten; take/ took/ taken, entre outras opções.
Affirmative | Negative |
---|---|
I have traveled to the beach. |
I have not/haven't traveled to the beach. |
He/She/It has won the competition. |
He/She/It has not/hasn't won the competition. |
You have forgotten my notebook. |
You have not/haven't forgotten my notebook. |
Interrogative | Answers |
---|---|
Have they visited the museum? |
Yes, they have visited the museum. No, they have not/haven't visited the museum. |
Has he/she/it won the competition? |
Yes, he/she/it has won the competition. No, he/she/it has not/hasn't won the competition. |
Have you traveled by plane? |
Yes, I have traveled by plane. No, I haven't traveled by plane. |
Tip
Em frases interrogativas, é possível usar ever com o objetivo de perguntar a alguém se já fez alguma vez na vida determinada atividade.
Have you ever traveled to Greenland?
Has she ever done bungee jumping?
- Utiliza-se o present
perfect para expressar ações que
aconteceram em um passado não especificado.
I have been to the ophthalmologist. - Utiliza-se o present perfect
para tratar de experiências vividas.
I have danced Tango with my best friend. - O present
perfect também é utilizado para se referir a uma ação
que
começou no passado e continua no presente.
Carlos has studied in the same school for ten years.
Unit 16 Relative pronouns
Alguns dos relative pronouns em inglês são:
who • para se referir a pessoas;
which • para se referir a coisas;
that • para se referir a coisas e a pessoas;
where • para se referir a lugares;
when • para se referir ao tempo em que algo acontece;
whose • para indicar posse.
Página 272
two hundred seventy-two
Os relative pronouns são usados para introduzir as relative clauses, interligando duas orações simples a uma situação de subordinação.
There is a girl on the magazine cover. She's a model.
The girl who is on the magazine cover is a model.
Relative clauses
As relative clauses são usadas para acrescentar informações a um sujeito ou objeto da frase, ou seja, informam detalhes ou dão especificações sobre algo ou alguém.
Usa-se as defining relative clauses a fim de deixar mais claro sobre o que ou a quem estamos nos referindo e são essenciais para a compreensão da sentença. Não é necessário utilizar vírgulas nesse tipo de relative clause. Sua estrutura deve ser: subject + relative pronoun + verb.
The man who came for dinner is my best friend.
As non-defining relative clauses apresentam detalhes e informações a mais sobre o sujeito da frase. No entanto, essas informações extras não são cruciais para o entendimento da sentença. Elas são colocadas nas frases entre vírgulas.
The columnist, who publishes opinion articles in the newspaper, is also a movie director.
Unit 17 Passive voice
Na passive voice, a ênfase está na ação, ou seja, é destacado o que aconteceu com o sujeito. Aquele que está fazendo a ação fica no final da frase ou, em alguns casos, não é mencionado na sentença.
Active | Passive |
---|---|
He ironed the shirt. |
The shirt was ironed by him. |
Active | Passive |
---|---|
He didn't iron the shirt. |
The shirt wasn't ironed by him. |
Active | Passive |
---|---|
Did he iron the shirt? |
Was the shirt ironed by him? |
Unit 18 Direct and reported speech
Em inglês, há duas formas de relatar o que alguém disse ou pensou. Utilizamos uma direct speech ou uma reported speech. Na primeira, usamos aspas para reproduzir exatamente o que a pessoa disse, enquanto na segunda, reported speech, as aspas não são usadas, pois reproduzimos com outras palavras o que foi dito por alguém.
Direct speech | Reported speech |
---|---|
He said "I'm worried about my career path". |
He said (that) he was worried about his career path. |
Observa-se que o simple present nem sempre sofre alteração na estrutura quando utilizado em uma reported speech. Veja o exemplo a seguir.
Direct speech • simple present | Reported speech |
---|---|
"I want chocolate ice cream", he said. |
He says he wants chocolate ice cream. He said he wanted chocolate ice cream. |