Objeto digital

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo. Após o vídeo será apresentada a sua transcrição para acessibilidade.

Vocação profissional

Muitas vezes, a escolha da carreira pode parecer um desafio. Para ajudá-lo nessa jornada, assista a uma entrevista com a mentora de carreiras Renata Camargo e confira as dicas que ela vai dar.

Transcrição do vídeo para acessibilidade

[VINHETA DE ABERTURA]

[AUDIODESCRIÇÃO]

Fundo com papéis coloridos.

[LOCUTORA]

Vocação profissional.

[AUDIODESCRIÇÃO]

No canto inferior direito, intérprete de Libras.

[LOCUTORA]

Olá, estudante! Você já sabe qual é a sua vocação profissional?

[AUDIODESCRIÇÃO]

Ilustração de uma pessoa exibindo um currículo.

[LOCUTORA]

Mesmo após algumas experiências de trabalho, é normal que ainda restem dúvidas sobre qual carreira seguir...

[AUDIODESCRIÇÃO]

Ilustração de quatro pessoas realizando atividades diferentes.

[LOCUTORA]

Para ajudar você, convidamos a Renata Camargo, que é mentora de carreiras e especialista quando o assunto é construção de identidade. Confere aí todos os conselhos e dicas que ela compartilhou conosco!

[AUDIODESCRIÇÃO]

Renata Camargo, mentora de carreiras, em chamada de vídeo. Texto "Vocação e Carreira". Ícones de balão de fala e microfone.

[RENATA]

Eu sou Renata Camargo. Eu sou uma mulher negra, de pele não retinta. Meu cabelo é crespo, com cachos menores. Ele está solto neste momento. Eu tenho olhos castanhos. Estou sentada com um vestido com um decote quadrado. E atrás de mim tem dois quadrinhos.

[AUDIODESCRIÇÃO]

O vestido é preto e branco. Os quadros são pinturas.

[RENATA]

Minha formação é jornalismo, né? Eu sempre fui muito próxima à comunicação. Eu sou uma pessoa que trabalha com comunicação corporativa há mais de 25 anos e dentro da comunicação corporativa a gente trabalha muito com pessoas. E de uns cinco anos pra cá, já, é... no topo da minha carreira, eu decidi que eu tinha habilidades para mentorar quem está entrando nesse universo profissional. Então, há cinco anos eu resolvi, é... ocupar parte do meu tempo nessa mentoria de carreiras, principalmente de pessoas muito jovens que chegam agora para o mercado de trabalho e precisam decidir qual é o caminho a seguir, como é que se inicia essa jornada.

[LOCUTORA]

De que maneira o jovem pode identificar sua vocação?

[AUDIODESCRIÇÃO]

Todas as perguntas aparecem na tela ao longo da entrevista.

[RENATA]

Eu acho que para a gente conseguir responder essa pergunta é sempre primeiro olhando para dentro, olhando quai... o que te faz bem, o que te apaixona, quais são as habilidades que você tem. Fazer testes vocacionais, ler muito. Como eu sou de comunicação, eu sempre digo muito isso, é ser curioso, é buscar a informação, aonde é a fonte. Então, além de testes vocacionais, que são coisas mais solitárias, você conversar com as pessoas mesmo, que você vê exercendo aquela profissão e gostaria de ter mais detalhes, procurar informações.

[LOCUTORA]

Quais são os caminhos a seguir após a escolha?

[RENATA]

Uma das vantagens que a gente tem é essa ampla gama de caminhos. Cursos técnicos são muito importantes, porque quando você faz um curso técnico, você já tem um preparo ali com menos idade e você consegue desenvolver alguma coisa mais, é... cedo. Precisa ter paciência também, porque é uma construção, é um caminho. Então, hoje em dia, essa gama de você ter várias possibilidades, vários caminhos, eu acho uma das melhores coisas.

[LOCUTORA]

Para encerrar, comente um pouco sobre seu processo pessoal na escolha da sua carreira.

[RENATA]

A minha escolha profissional, ela ocorreu muito cedo. Quando eu entrei no Ensino Fundamental, eu comecei a perceber que eu também tinha essa habilidade da escrita e do diálogo e da comunicação com outras pessoas. E aí, no colégio que eu estudava, começou a ter concursos de redação, concursos de oratória. E eu ganhava todos esses concursos, fazia a melhor redação, era escolhida para oradora da turma. Então, ali, desde doze anos, catorze anos, já tinha um formato que eu era dessa área de humanas e talvez pudesse trabalhar com jornalismo. E aí, quando eu olhei para aquilo mais velha, com dezesseis anos, que eu comecei a fazer testes vocacionais e entender, então eram habilidades de humanas mesmo. Mas a coisa, como eu falei, ela foi vindo lá dos meus doze anos e foi se construindo.

[LOCUTORA]

Quanta coisa aprendemos com esse bate-papo.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Ícones em tela. Emojis felizes, coração e estrelas.

[LOCUTORA]

Agradecemos muito a sua participação, Renata!

[RENATA]

Garotada, o que eu tenho para dizer para vocês é o seguinte: vocês são o futuro, a energia toda tá com vocês. Eu estou aqui passando um bastão para vocês. E como eu disse, curiosidade, vontade e tranquilidade faz parte deste caminho. Então, olhem primeiro para dentro, para as habilidades que vocês têm, que vocês gostariam de desenvolver. E não tenham medo de externar isso. Qualquer que seja o caminho que vocês escolham, o caminho de um curso técnico, de um curso universitário, o caminho do empreendedorismo. Tudo compõe o mercado de trabalho, tudo compõe a sociedade. Não tem nada menor ou maior que o outro. O que você escolher e resolver desenvolver com afinco, como a gente falou, com muita responsabilidade e compromisso, eu tenho certeza que vai dar certo. E desejo sucesso para todos vocês. Tchau.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Renata manda um beijo e acena dando tchau.

[LOCUTORA]

E para você? Ficou mais claro quais serão seus primeiros passos em busca da carreira dos seus sonhos?

[AUDIODESCRIÇÃO]

Ilustração de várias pessoas com roupas que representam diferentes profissões.

[LOCUTORA]

Lembre-se: experimentar faz parte do processo. Boa sorte e até a próxima!

[AUDIODESCRIÇÃO]

Num fundo com formas coloridas, créditos.

[VINHETA DE ENCERRAMENTO]

[CRÉDITOS]

Locução: Juliana Modotti

Efeitos sonoros: Envato Elements

Libras: Visual Libras


Audiodescrição:

Roteiro: Camila Vidigal

Locução: Erick Lopes de Almeida

Consultoria: Anderson Martins


Imagens:

NinthStock/Envato Elements

Augtapir/Envato Elements

StockSmartStart/Shutterstock.com

A escolha de uma profissão envolve autoconhecimento e exploração. As dicas e os conselhos compartilhados neste vídeo podem ajudar você a dar os primeiros passos com confiança e determinação para a escolha de uma carreira.