Página XL

Objetivos, comentários e sugestões

No Ensino Médio, o componente curricular de Língua Inglesa tem como objetivo revisar e consolidar os objetos de conhecimentos e habilidades desenvolvidas no Ensino Fundamental, assegurando a aquisição de competências gerais e específicas e habilidades relacionadas à Língua Inglesa. Considerando a abordagem que coloca os estudantes no centro do processo de ensino e aprendizagem, o principal objetivo da obra é promover situações por meio das quais eles possam desenvolver competências comunicativas, ou seja, a habilidade de usar a língua inglesa de maneira efetiva para se comunicar, possibilitando também o respeito a todas as formas de usá-la. Tal abordagem se justifica por estar em consonância com os princípios éticos e de construção da cidadania, propiciando a formação de indivíduos críticos e aptos a conviver socialmente. Dessa forma, condiz com os pressupostos apresentados na BNCC, destacando a Competência geral 4, a Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG403.

Learning strategies – páginas 10 a 13

No início do ano letivo, é interessante certificar-se de que os estudantes conheçam algumas estratégias que os ajudarão a aprender a língua estrangeira. Proponha a eles que se organizem para estudar um pouco todos os dias – trinta minutos é o suficiente –, pois esse hábito, feito em períodos curtos, pode trazer mais resultados que estudar por várias horas uma vez na semana. Comente que as estratégias listadas nessas páginas poderão ajudá-los a aprender novas palavras e a revisar e internalizar o vocabulário aprendido em sala de aula.

Faça um brainstorming para iniciar essa seção e pergunte aos estudantes como costumam estudar inglês e que estratégias preferem utilizar para fixar os vocabulários e a gramática que aprenderam. Em seguida, peça-lhes que abram o livro na página 10 e convide-os a ler as estratégias.

Após a sugestão de que podem associar uma palavra ao sinônimo ou antônimo dela, convide-os a pensar em outros exemplos, como cheap/ expensive, happy/ unhappy. Escreva na lousa outros tópicos, como food ou sport, e peça-lhes que elaborem novos diagramas sobre cada um, a fim de demonstrar como essas estratégias ajudam a fixar não somente as palavras, mas também revisam as que já sabem.

Explique a eles que as collocations são encontradas nas leituras de textos, em filmes ou séries, entre outros contextos de uso real da língua. Compreendê-las e saber usá-las quando estiverem conversando, escrevendo um texto ou até um bilhete será importante para que a aprendizagem da língua se torne mais efetiva. Para que consigam compreender melhor o uso delas, escreva na lousa uma palavra-chave, como money. Em seguida, dê alguns exemplos, como run out of money, earn money e save money. Por fim, convide-os a elaborar frases colocando em prática o que acabaram de aprender, por exemplo, "I have to save money this year to buy a new bike.".

Comente com os estudantes que as estratégias listadas na página 11 poderão ajudá-los a desenvolver habilidades de compreensão auditiva e pronúncia. Ao finalizar a leitura dessa página, convide-os a pensar em estratégias de aprendizagem que possam utilizar em conjunto, na sala de aula, tais como: após as leituras dos textos, conversar sobre o que compreenderam e buscar respostas das dúvidas que surgirem; fazer um diário da turma e, a cada aula, marcar os pontos fortes e fracos para que possam observar o que aprenderam e o que precisa ser melhorado.

Ao trabalhar as páginas 12 e 13, providencie diferentes dicionários impressos de inglês (monolíngues, bilíngues, dicionário de collocations, phrasal verbs) e disponibilize-os aos estudantes para que os manuseiem e conheçam os diferentes materiais que podem utilizar para ampliar o conhecimento.

Por fim, comente que, além das estratégias dessa seção, outras podem ser utilizadas para o desenvolvimento da aprendizagem de inglês, como: fazer, de forma autônoma, atividades de gramática, pronúncia, vocabulário etc., propostas em sites; ler blogs especializados com dicas de estudo; ouvir podcasts de outros países anglófonos ou de pessoas que têm o inglês como segunda língua. O uso da tecnologia de forma crítica, reflexiva e ética para buscar, produzir conhecimento e aprender mais sobre a língua inglesa possibilita desenvolver, parcialmente, o trabalho com a Competência geral 5.

Unit 1 Show your true colors

Abertura - páginas 14 e 15

A interação entre os estudantes durante as atividades propostas na abertura, levando-os a empregar a linguagem verbal para se expressar, argumentar com base em fatos e informações confiáveis, formular ideias e defender seus pontos de vista, permite desenvolver as Competências gerais 4 e 7.

Inicie a unidade pedindo aos estudantes que analisem as páginas de abertura. Espera-se que eles consigam perceber que a imagem retrata um grupo de jovens na adolescência, período no qual é comum ocorrerem mudanças físicas e comportamentais e surgir a necessidade de se expressar e questionar o próprio papel na sociedade.

Página XLI

Em seguida, leia com os estudantes o título da unidade e pergunte a eles o que entendem pela expressão show your true colors. Aproveite o momento para explicar que o destaque na palavra thought indica que esse termo está presente no glossário ao final do Livro do Estudante. Comente que, sempre que encontrarem palavras com esse tipo de destaque, poderão consultá-las nessa seção. Depois, convide-os a fazer a atividade proposta. Em seguida, solicite-lhes que formem duplas e pensem em uma situação-problema na qual essa expressão poderia ser utilizada e que a apresentem aos demais colegas da turma.

Be active!

Proponha aos estudantes utilizar as estratégias Turn and talk ou Think-pair-share para fazer as atividades do Exchanging ideas. No caso da primeira, oriente-os a trabalhar em duplas e a sentar um de frente para o outro. Em seguida, dê um tempo para que leiam as perguntas propostas e conversem entre si sobre elas. Para que os estudantes consigam compartilhar suas respostas sem dificuldade, proponha essa interação em língua portuguesa. No decorrer do volume, avalie a proficiência da turma e aproveite esse tipo de interação para sugerir aos estudantes a prática da língua inglesa. Explique-lhes que, além de opinar, devem respeitar o momento de fala e os argumentos do colega sem interrompê-lo, praticando a escuta ativa. Para aplicar a segunda estratégia, oriente-os a fazer a leitura das questões e a refletir sobre elas individualmente. Na sequência, eles têm de trocar opiniões com um colega e, posteriormente, a dupla deve compartilhar suas conclusões com o restante da turma. A realização dessas atividades possibilita mapear o conhecimento prévio dos estudantes com relação ao tema, permitindo a você que avalie a melhor maneira de conduzir as atividades propostas na unidade. Assim, você pode optar, por exemplo, por não executar as atividades de determinada seção na ordem em que as apresentamos no Livro do Estudante. A Competência geral 7 é desenvolvida durante essa estratégia, pois propõe aos estudantes argumentar, formulando ideias e defendendo seus pontos de vista.

Respostas

1. Possível resposta: Quando nos relacionamos com pessoas diferentes de nós, seja fisicamente, seja na personalidade, exercitamos nossa tolerância e o respeito ao outro, assim como aprendemos diferentes perspectivas de vida e visões de mundo.

2. Resposta pessoal. Comente com os estudantes que é importante respeitar o colega quando compartilhar suas análises pessoais.

Warming up - páginas 16 e 17

Caso considere adequado, comece a seção pelo Learning vocabulary, apresentando o vocabulário para o trabalho com o cartaz.

Na atividade 1 da página 16, oriente os estudantes a fazer uma primeira leitura do pôster para que possam compreender de forma geral sua mensagem. Com a ajuda deles, relembre que um dos propósitos desse gênero textual é transmitir, muitas vezes de forma apelativa, uma mensagem ou divulgar um evento. Durante a leitura, verifique se percebem a importância de compreender concomitantemente os elementos verbais e não verbais presentes no pôster e suas diferentes semioses. Para isso, chame a atenção para a tipografia, as ilustrações e as cores utilizadas. Dessa forma, espera-se que eles percebam que esses elementos são de extrema importância para a interpretação do texto. Após essa conversa inicial, oriente-os a fazer individualmente as atividades e, depois, peça-lhes que compartilhem suas respostas com o restante da turma. Finalize a atividade conversando com os estudantes sobre a importância de cuidarmos do bem-estar e da saúde mental. Se possível, ajude-os a elaborar dicas (que podem ser publicadas em uma rede social ou no blog da turma) que podem ser praticadas no dia a dia para que possam combater momentos de estresse, tristeza etc.

Explique aos estudantes que o objetivo da atividade 2 da página 16 é fomentar a reflexão e a discussão sobre a importância de se sentir único e autêntico para a construção da identidade e da autoestima. Antes de iniciar a atividade, estabeleça um ambiente seguro e acolhedor em que se sintam confortáveis para compartilhar suas experiências e opiniões. Reforce a importância do respeito e da confidencialidade durante as discussões. Durante a atividade, aproveite para abordar a importância de um ambiente escolar livre de bullying ou qualquer outro tipo de violência. Explique como a aceitação e o respeito pela individualidade de cada um são essenciais para o bem-estar de todos. Incentive os estudantes a serem apoiadores ativos de um ambiente inclusivo e respeitoso. Você pode usar a estratégia de compartilhar exemplos pessoais ou fictícios que ilustrem como se sentir único pode impactar positivamente a autoestima. Isso pode ajudar os estudantes a pensar nas próprias experiências e fornecer um modelo para suas respostas. Outra estratégia é organizá-los em duplas ou pequenos grupos para que discutam suas respostas. Essa abordagem pode tornar a atividade menos intimidante e encorajar uma participação mais ativa. Nesse caso, é importante certificar-se de que todos tenham a oportunidade de falar. Facilite a discussão com perguntas abertas e estimulantes. Pergunte, por exemplo, como se sentem ao expressar suas singularidades e quais qualidades acreditam que os tornam únicos, focando sempre em aspectos positivos e construtivos.

Página XLII

No item b da atividade 2 da página 16, inicie uma breve discussão sobre o que é autoestima e como ela pode influenciar a saúde mental. Use exemplos de figuras públicas que promovem a importância da autoestima e da saúde mental, ajudando a contextualizar a relação entre os dois temas. Conclua a atividade com uma reflexão coletiva sobre o que foi discutido. Pergunte aos estudantes o que eles aprenderam e como podem aplicar essas percepções no dia a dia.

Reading - páginas 17 a 19

Nas atividades 1 e 2 da página 17, antes de ouvir o áudio, peça aos estudantes que reflitam sobre o que já sabem acerca de identidade e expressão pessoal. Eles podem compartilhar experiências pessoais ou exemplos de figuras públicas que admiram. Isso ajudará a contextualizar o áudio e a tornar a discussão mais relevante. Prepare algumas questões para instigar a reflexão e a discussão após a escuta do áudio. Por exemplo: "Como você define identidade?"; "Quais fatores você acha que mais influenciam a construção da identidade na adolescência?"; "Você acha que a identidade pode mudar ao longo da vida? Por quê?". Incentive-os a pensar em como a discussão sobre identidade se aplica a suas próprias vidas e experiências diárias. Pergunte como percebem a própria identidade se desenvolvendo e quais influências consideram mais significativas. Conclua a atividade destacando a diversidade de opiniões e a riqueza que isso traz para a compreensão do tema. Reforce a importância da expressão pessoal e da aceitação de diferentes caminhos de desenvolvimento da identidade.

Na atividade 1 do Pre-reading, chame a atenção dos estudantes para o fato de roupas e acessórios também serem elementos utilizados pelas pessoas para expressar identidade. No caso, apesar de não ter sido mencionado no áudio, o item style of backpack também pode expressar questões identitárias.

As atividades da seção podem ser mais bem aproveitadas se desenvolvidas em duplas. Assim, a troca de ideias é favorecida e os estudantes podem apoiar uns aos outros para ler o texto, trocando impressões e sanando dúvidas com relação ao vocabulário, por exemplo.

Antes de propor a leitura do texto da atividade 1 do While reading, leia com os estudantes o boxe Tip, sobre as palavras cognatas. Destaque que há os falsos cognatos, com grafia parecida na língua portuguesa, mas significados diferentes. Se necessário, dê como exemplo as palavras do título do texto: o termo identity como cognato, e figuring ( figure) como falso cognato.

Ao iniciar a atividade 2 do While reading, explique aos estudantes que sempre que houver atividades objetivas como essa, eles devem transcrever no caderno todo o texto da alternativa, e não somente a letra ou o número dela, o que contribui para que pratiquem a escrita na língua inglesa.

Indicações suplementares

Para ampliar seus conhecimentos sobre as questões que envolvem a identidade, sugerimos a leitura do livro Identidade, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017). A obra trata da construção da identidade na efemeridade de um mundo em constante mudança. Essa leitura pode proporcionar uma compreensão mais profunda das discussões abordadas nas atividades 1 a 5, oferecendo uma fundamentação para entender a identidade como um processo contínuo e mutável, moldado por interações sociais e influências culturais.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

Na atividade 2 do Post-reading, incentive os estudantes que tiverem dificuldade na leitura do texto a se juntarem com um colega para fazer novamente a leitura. Eles podem fazer pausas a cada parágrafo e conversar sobre as principais ideias. No caso de dificuldade em relação ao vocabulário, é possível pesquisar as palavras no glossário ou em um dicionário (monolíngue ou bilíngue). Incentive os estudantes a ler textos em inglês fora do ambiente escolar. Oriente-os também a retomar, sempre que necessário, as sugestões da seção Learning strategies para aperfeiçoar a aprendizagem em língua inglesa.

Comprehending and using - páginas 20 a 22

Inicie a seção lendo o boxe Tip com a definição do que são quotes e perguntando aos estudantes se eles têm alguma citação preferida. Caso a resposta seja afirmativa, peça-lhes que a compartilhem com os colegas e digam por que a acharam interessante. Comente que nessa unidade eles vão revisar o uso do verbo to be. Para isso, pergunte-lhes o que lembram dessa estrutura gramatical e quando ela é usada em inglês. Se necessário, peça-lhes que relembrem a conjugação do verbo e elaborem frases com exemplos. Nesse momento, é importante incentivar a reflexão dos estudantes para que possam, em conjunto e com seu auxílio, ser mais independentes e reflexivos quanto à aprendizagem da língua.

Outra forma de iniciar a seção é propor uma situação-problema em que precisem se apresentar a alguém utilizando o verbo to be. Para isso, proponha que formem duplas, e cada integrante da dupla se apresente ao colega em inglês. Eles podem dizer nome completo, idade e gostos ou preferências (ou algo que revele um aspecto da identidade).

Ao desenvolver a atividade 1 da página 20, se julgar pertinente, converse com os estudantes sobre as pessoas apresentadas ou oriente-os a fazer uma pesquisa sobre elas: Ben Harper e Darcey Bussel. Aproveite o momento para incentivar o diálogo em língua inglesa e o uso do verbo to be, por exemplo, " Ben Harper is a famous American singer".

Página XLIII

Para obter o melhor proveito das atividades da seção, os estudantes podem recorrer a livros de gramática em língua inglesa disponíveis na biblioteca da escola. Outra opção é utilizar a internet para fazer pesquisas sobre o ponto gramatical. Nesse caso, é importante ressaltar a necessidade de verificar se o site pesquisado é confiável.

Sugestão de avaliação

Após revisarem o uso do verbo to be e conhecerem a definição da expressão self-expression, convide os estudantes a se inspirarem no texto que leram na atividade 4 da página 21 e a escrever uma quote sobre aquilo de que gostam (música, literatura, arte, entre outras opções). Avalie a criatividade e a originalidade de suas expressões, bem como a capacidade de relacionar suas preferências pessoais aos conceitos discutidos. Ajude-os nas correções necessárias e, depois, convide-os a ler para os colegas o que escreveram. Nesse momento, avalie também a capacidade dos estudantes de incorporar sugestões e melhorar seus textos, a precisão gramatical, especialmente no uso do verbo to be e a clareza na expressão de ideias e, por fim, avalie a confiança e a clareza na apresentação oral, bem como a habilidade de comunicar suas ideias de forma eficaz para o público.

Outra opção é propor a eles a elaboração de uma quote sobre a adolescência. Essa experiência pode ser um bom momento para avaliar como os estudantes percebem a fase que estão vivendo.

Indicações suplementares

Considerando que a arte pode ser utilizada como uma self-expression, proponha aos estudantes (como uma atividade extraclasse) uma visita ao museu local para que tenham a oportunidade de conhecer obras de diferentes artistas. Agende a visita ao museu e peça autorização aos responsáveis pelos estudantes e para a direção da escola. Caso isso não seja possível, explique que alguns museus ao redor do mundo podem ser visitados virtualmente, como o Museu do Louvre, em Paris.

LOUVRE. Disponível em: https://s.livro.pro/96wqjc. Acesso em: 18 jul. 2024.

Listening - página 23

Nessa seção, os estudantes são convidados a refletir sobre a importância de self-expression ("autoexpressão", "expressar a si" ou "forma de expressar a própria personalidade"). As atividades buscam instigá-los a uma autorreflexão, de forma que consigam verbalizar em inglês.

Na atividade 1 do Pre-listening, os estudantes são convidados a refletir sobre o conceito de self-expression. Para isso, devem ler um trecho do texto "How to live with full self-expression". Esclareça quaisquer dúvidas de vocabulário que possam surgir e permita o uso de dicionários para ajudar na compreensão do texto.

Antes de iniciar a atividade 2 do Pre-listening, é necessário explicar aos estudantes que a entrevista é um gênero com função informativa, seja sobre um acontecimento, seja sobre as opiniões e ideias do entrevistado. Esse gênero pode ser tanto escrito como oral. Explique também que, para uma entrevista acontecer, há um entrevistador, responsável por elaborar as perguntas e conduzir a entrevista; e um entrevistado, que falará sobre o acontecimento. Tanto as questões quanto as respostas devem ser elaboradas de maneira clara e objetiva, com a finalidade de facilitar a compreensão dos ouvintes.

Nas atividades do While listening, é importante determinar a melhor estratégia para utilizar o áudio: tocá-lo inteiro primeiro e depois fazer pausas para discussão ou pausar conforme a necessidade durante a reprodução. Essa decisão deve ser baseada no nível de proficiência da turma.

As atividades 1 e 2 do Post-listening têm como objetivo incentivar os estudantes a refletir sobre os tópicos abordados ao longo da seção. Conduza as atividades de maneira a evitar qualquer situação que possa causar constrangimento a eles, especialmente nos itens a e b da atividade 1. Por fim, convide-os a refletir sobre o processo de aprendizagem, discutindo os desafios enfrentados e os aspectos que mais chamaram a atenção. Incentive aqueles que tiveram mais dificuldade em compreender o áudio a retomar as dicas da seção Learning strategies relacionadas à compreensão auditiva.

Speaking - página 24

O trabalho de interação oral proposto nas atividades dessa seção contempla, parcialmente, a Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG403, pois permite aos estudantes utilizar o conteúdo que aprenderam ao longo da unidade para falar das características pessoais deles, além de abrir espaço para que se expressem oralmente em inglês sobre aquilo de que gostam.

Na atividade 3, incentive os estudantes a pensar em perguntas criativas e variadas sobre self-expression que não estão listadas nas sugestões fornecidas. Essa etapa é essencial para incentivar o uso da língua inglesa em contextos diferentes e desenvolver a habilidade de formular perguntas relevantes e significativas.

Durante a atividade 4, crie um ambiente encorajador em que os estudantes se sintam à vontade para expressar suas ideias em inglês. Corrija a pronúncia de forma respeitosa e construtiva, oferecendo exemplos e repetindo com eles, se necessário. Essa prática ajuda a melhorar a confiança e a fluência dos estudantes.

Página XLIV

Na atividade 5, assegure-se de que todos os grupos entendam a importância de um roteiro bem estruturado e de perguntas que promovam respostas detalhadas. Reforce a necessidade de um assunto predefinido e relevante para o público jovem. Peça-lhes que reflitam sobre como tornar a entrevista interessante e envolvente. Supervisione as entrevistas, garantindo que os estudantes participem ativamente e utilizem o inglês de forma adequada. Ofereça suporte conforme necessário, mas incentive a autonomia deles na condução das entrevistas. Na sequência, promova uma discussão reflexiva em que os estudantes compartilhem suas experiências como entrevistadores e entrevistados. Incentive-os a discutir os desafios enfrentados e as descobertas feitas sobre os colegas. Essa reflexão é crucial para consolidar o aprendizado e melhorar futuras práticas de comunicação.

As atividades dessa seção podem ser mais bem aproveitadas se os estudantes praticarem a oralidade em casa também. Para isso, podem, por exemplo, narrar em inglês o dia a dia deles e, sempre que possível, conversar em inglês com outras pessoas. É importante ressaltar que o medo de errar tende a atrapalhar o trabalho com essa habilidade linguística. Portanto, possibilitar um ambiente acolhedor em sala de aula é fundamental para que os estudantes percam gradualmente esse medo.

Summing up - página 25

Be active!

Utilize a estratégia Think-pair-share para finalizar o trabalho desta unidade, propondo aos estudantes que reflitam sobre o que aprenderam. Para isso, oriente-os a listar no caderno, individualmente, exemplos ou definições dos conteúdos abordados em cada seção. Por exemplo, ao pensar nos adjetivos, poderão listar bossy, sincere, careless etc. Em seguida, peça-lhes que se reúnam em duplas e comparem as anotações entre si. Sugira-lhes que verifiquem quais anotações estão semelhantes e quais estão diferentes e voltem ao conteúdo para que possam verificar se compreenderam bem. Depois desse momento, peça-lhes que reflitam sobre as facilidades e as dificuldades que encontraram e anotem, em conjunto, o que podem fazer para saná-las.

Na sequência, oriente-os a ler as dicas do boxe What can I do to improve my English? e a verificar se alguma delas seria importante para eles e se gostariam de acrescentar outras sugestões. Por fim, peça às duplas que socializem o resultado da autoavaliação para que a turma, em conjunto, possa verificar se a maioria sentiu as mesmas dificuldades e o que pode melhorar.

Unit 2 When in Rome, do as the Romans do

Abertura - páginas 26 e 27

As atividades propostas na abertura promovem a interação entre os estudantes, levando-os a argumentar, formular ideias e opiniões, valorizando a diversidade de saberes e vivências, permitindo desenvolver as Competências gerais 1, 4, 6 e 7.

Antes de iniciar o trabalho com a unidade, registre a expressão when in Rome, do as the Romans do na lousa e pergunte aos estudantes se a conhecem. Caso a resposta seja afirmativa, peça-lhes que exemplifiquem em que contexto esse ditado é empregado. Aprofunde o trabalho, solicitando uma pesquisa sobre a origem do ditado. Em seguida, convide-os a observar a imagem das páginas de abertura e a compartilhar suas impressões com os colegas. Chame a atenção para o que está sendo retratado e para a legenda. Se necessário, para conhecerem mais sobre a atividade tradicional representada, solicite uma pesquisa sobre a produção de incenso no Vietnã. Para ampliar a interação, peça a um estudante voluntário que faça a leitura das questões propostas, incentivando a turma a compartilhar suas opiniões.

Leia para a turma os objetivos a serem alcançados com o estudo da unidade e aproveite para avaliar o conhecimento dos estudantes a respeito dos conteúdos de Língua Inglesa, bem como do gênero que será explorado na unidade. Nessa interação, é importante incentivar a participação dos estudantes, motivando-os a se expressar, levantar hipóteses, expor ideias e reflexões sobre cada tópico. Esse momento pode ser utilizado também para mapear os conhecimentos da turma em relação aos conteúdos propostos na unidade. O mapeamento pode ser feito em uma ficha de desenvolvimento individual do estudante, como no modelo da página XXVIII destas Orientações para o professor. Com essas informações em mãos, é possível refletir sobre a melhor estratégia para desenvolver os conteúdos propostos e, assim, sanar as dificuldades do maior número de estudantes.

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que é interessante, pois podemos conhecer novas formas de pensar, viver e interagir com o mundo, desmistificando preconceitos.

2. Resposta pessoal. Caso algum estudante não conheça costumes ou atividades tradicionais de outro país, peça-lhe que cite um costume da região onde mora.

3. Resposta pessoal. Os estudantes podem citar comidas, festas e danças típicas, que variam conforme a região do país e são frutos da miscigenação dos diferentes povos que habitaram ou ainda habitam cada localidade.

4. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que é importante se informar dos costumes locais antes de uma viagem, cuidando para se comportarem de maneira que não ofenda as tradições e os hábitos da população.

Página XLV

Warming up - páginas 28 e 29

Na atividade 1 da página 28, os estudantes são instigados a refletir sobre países que gostariam de conhecer. Para ajudá-los com a reflexão, pergunte: "Qual língua estrangeira você gostaria de aprender?"; "Qual língua você usaria para se comunicar com os nativos desse país?".

Na atividade 2 da página 28, pode-se, em um primeiro momento, perguntar o que os estudantes sabem dos países marcados no mapa, a fim de averiguar o conhecimento prévio deles. As pesquisas propostas podem ser feitas em casa. Dessa forma, combine com os estudantes uma data para que providenciem as informações solicitadas e as apresentem aos colegas no dia combinado. Outra opção é levá-los à biblioteca ou à sala de informática da escola para que pesquisem essas informações em livros ou sites.

Você pode aproveitar a pesquisa e solicitar aos estudantes que separem outras informações além das solicitadas. Em sala de aula, permita que apresentem aos colegas o que coletaram, incentivando a troca de ideias entre todos. Respeite as características e as individualidades deles ao apresentar as informações coletadas, de maneira a acolher as culturas juvenis, considerando os interesses de cada um.

A atividade 2 da página 28 permite desenvolver o trabalho coletivo com professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, principalmente dos componentes curriculares de História e Geografia. Para isso, conjuntamente, explorem a composição e os elementos do mapa com a turma e instiguem os estudantes a conversar sobre aspectos históricos e culturais dos países apresentados. Esses professores podem complementar as informações e auxiliar nas pesquisas e na coleta de informações confiáveis, sempre comparando com o que o componente tem para contribuir com esse conteúdo.

A atividade 3 da página 28 também fomenta a pesquisa, o que pode colaborar para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes durante o aprendizado, além de desafiá-los a analisar as informações de forma crítica. No item b da atividade 3, incentive a reflexão sobre a manifestação cultural de cada país e a valorização da diversidade, sem perpetuar estereótipos ou juízos de valor.

As atividades 1, 2 e 3 do Learning vocabulary ampliam o repertório dos estudantes ao apresentar a eles a pronúncia correta dos países e das respectivas nacionalidades em inglês. Oriente-os a realizar as atividades com o auxílio de um dicionário, permitindo, a depender do nível da turma, o trabalho em grupo, de forma que troquem informações entre si.

Reading - páginas 29 a 31

As atividades 1 a 4 do Pre-reading envolvem a escuta de um áudio em que é apresentada a tradição de chás em Taiwan. Permita aos estudantes que trabalhem juntos, comparando suas respostas antes de realizar a correção. Para as atividades 3 e 4, a depender do nivelamento da turma, pode-se pausar o áudio exatamente na parte em que a resposta é apresentada ou passá-lo duas vezes sem interrupções, de maneira que eles consigam identificar as respostas solicitadas.

Na atividade 5 do Pre-reading, caso os estudantes não saibam o que é choque cultural, leve para a sala de aula alguns dicionários monolíngues e leia a definição dessa expressão para que possam, em conjunto, tentar compreendê-la e dar exemplos reais. Ao trabalhar o item b dessa atividade, se possível, retome a expressão when in Rome, do as Romans do para reforçar que devemos considerar as questões culturais quando estamos em outro país ou cidade. Reforce com os estudantes a importância de conhecer os hábitos e costumes de um país antes de visitá-lo, o que incentiva o respeito à diversidade cultural.

As atividades 1, 2 e 3 do While reading têm como objetivo verificar a compreensão textual da turma. Na atividade 1, faça uma leitura do texto com os estudantes, sanando eventuais dúvidas. Na atividade 3, chame a atenção para o uso do modo imperativo, o que concede ao texto caráter instrutivo. Além disso, comente com os estudantes que, ao utilizar o pronome pessoal we, o autor se aproxima do leitor.

Na atividade 6 do While reading, eles devem analisar as palavras e associá-las ao respectivo significado. Instigue a troca de ideias entre os estudantes de maneira que compartilhem conhecimentos, ajudando-se mutuamente no caso de alguém ter dificuldade em compreender o significado de algumas palavras.

A atividade 2 do Post-reading propõe aos estudantes a reflexão sobre o tratamento dado a idosos no Brasil. Comente com os estudantes que, no Brasil, foi criado o Estatuto da Pessoa Idosa para que fossem assegurados os direitos a essas pessoas. É importante que percebam que o envelhecimento é um processo natural e a sociedade deve considerar os cidadãos idosos, respeitando seus direitos, a fim de que possam viver com dignidade. Essa conversa possibilita o trabalho com o tema contemporâneo transversal Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.

O objetivo da atividade 4 do Post-reading é levar os estudantes a perceber que, provavelmente, esse texto foi publicado nessa língua por ser considerada universal, o que faz que o governo consiga atingir mais leitores. Instigue a participação ativa dos estudantes de maneira que possam trocar informações com os colegas, contribuindo para o aprendizado. Essa atividade desenvolve a habilidade EM13LGG403 e a Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias, proporcionando o trabalho com toda a amplitude dessa competência, ao levar em conta o conhecimento dos estudantes em relação aos ensinos anteriores, de maneira que eles reconheçam seu uso em diferentes contextos, compreendendo-a como um fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável e heterogêneo.

Página XLVI

Na atividade 5 do Post-reading, caso os estudantes marquem as opções a ou b, retome a leitura do texto, fazendo pausas a cada parágrafo para sanar possíveis dúvidas quanto à pronúncia e ao significado das palavras. Oriente-os ainda a fazer a releitura com o auxílio de um dicionário bilíngue para que possam consultar palavras desconhecidas e compreender o contexto apresentado. Sempre que necessário, oriente-os a consultar a seção Learning strategies como forma de remediar possíveis defasagens, pois os estudantes podem utilizar algumas sugestões para aperfeiçoar a aprendizagem em língua inglesa.

Listening - página 32

Na atividade 1 do Pre-listening, ao ler o título do vídeo, explique aos estudantes que eles vão ouvir um trecho do áudio desse vídeo, que apresenta informações sobre práticas culturais em diferentes países.

Você pode optar por reproduzir o áudio da atividade 1 do Pre-listening pausadamente, permitindo momentos para reflexão e anotações, ou reproduzi-lo sem pausas, repetindo quantas vezes forem necessárias para a compreensão da turma. Durante a escuta, faça questionamentos pontuais sobre o conteúdo, incentivando os estudantes a captar as informações principais, além de esclarecer possíveis dúvidas. Aproveite a atividade para encorajar a turma a pesquisar e listar práticas culturais de outros países que considerem diferentes das brasileiras. Proponha cenários fictícios e peça aos estudantes que discutam como reagiriam, o que pode ser feito em pequenos grupos para garantir que todos participem. Explique a eles que desrespeitar a cultura de um país pode causar mal-entendidos, desconforto e, em casos extremos, problemas legais. A atividade desenvolve as habilidades EM13LGG103 e EM13LGG104 e a Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias, proporcionando o trabalho com parte dessa competência ao incentivar os estudantes a ouvir e significar o discurso apresentado no áudio, demandando um grau de complexidade maior, pois eles precisam (re)conhecer as palavras e seus significados para compreender o contexto.

Na atividade 2 do Pre-listening, promova uma discussão em grupo sobre comportamentos que podem ser vistos como ofensivos ou inadequados em diferentes culturas ao redor do mundo. Sugira aos estudantes que pesquisem na internet ou na biblioteca da escola ou prepare algumas informações para compartilhar com a turma.

Após a atividade 3 do Pre-listening, oriente os estudantes a pesquisar, individualmente ou em pares, aspectos culturais da Itália que podem ser encontrados no Brasil. Incentive a discussão de como esses aspectos se comparam ou contrastam as práticas culturais brasileiras. Essas pesquisas e reflexões exploram o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural, incentivando o respeito às diferenças culturais.

Na atividade 1 do While listening, discuta com os estudantes o motivo de ser considerado inadequado pedir um capuccino após o café da manhã em alguns países, conforme mencionado no áudio. Compare essas práticas com normas culturais brasileiras sem perpetuar estereótipos ou juízos de valor. Reproduza o áudio pausadamente e permita a eles que façam anotações. Se necessário, repita o áudio e esteja disponível para esclarecer dúvidas e reforçar os pontos principais.

Na atividade 2 do While listening, discuta como as expressões refletem normas culturais e comportamentais dos países mencionados. Se os estudantes tiverem dificuldade, encoraje-os a trabalhar em pares ou em pequenos grupos para discutir e pesquisar seus significados.

Caso alguns estudantes ainda tenham dificuldades na atividade 2 do Post-listening, incentive-os a retomar o áudio e a listar as palavras em que tiveram mais dificuldade, pesquisando os significados em um dicionário bilíngue ou ilustrado. Depois, incentive-os a anotar essas palavras em um caderno, produzindo o próprio glossário para futuras consultas.

Indicações suplementares

Para ampliar o trabalho com as tracks dessa seção, verifique a possibilidade de apresentar aos estudantes a série de livros chamada Culture smart!, que disponibiliza aos viajantes informações sobre costumes de diversos países com o objetivo de diminuir o choque cultural. Esse material pode fomentar discussões interessantes sobre a formação da identidade e da cultura de diferentes nações e como os estrangeiros reagem a elas.

FLOWER, Kathy. China: culture smart! United Kingdom: Kuperard, 2006.

Comprehending and using - páginas 33 a 36

Aproveite as atividades dessa seção para analisar o que os estudantes sabem do modo imperativo. Incentive-os a utilizar os conhecimentos prévios desse conteúdo e a dizer em que situações costumamos empregá-lo.

No item a da atividade 1 da página 33, ao conversar sobre o termo homesick, contextualize-o com exemplos de situações cotidianas em que os estudantes podem sentir saudade de casa, como uma viagem prolongada. Incentive-os a refletir sobre qual dica seria mais útil para eles se estivessem em uma situação de choque cultural, proporcionando uma discussão em sala de aula para que compartilhem suas opiniões. Instigue-os a pensar em estratégias que poderiam ajudar a diminuir essa sensação, como manter contato regular com a família ou criar outras rotinas. No item b, leve-os a pensar em diferentes motivos, como trabalho, educação e melhores condições de vida.

Na atividade 2 da página 33, uma possibilidade é organizar os estudantes em pares ou em pequenos grupos para que discutam as frases e cheguem a um consenso sobre quais são verdadeiras e como reescrever as falsas. Promova uma revisão coletiva das respostas.

Página XLVII

No item a da atividade 1 da página 34, incentive os estudantes a compartilhar qualquer conhecimento prévio sobre festivais coreanos ou similares. Peça-lhes que se organizem em pequenos grupos ou duplas para pesquisar o festival Seollal na internet, em livros ou em outras fontes confiáveis. Destaque alguns pontos que podem ser pesquisados, como a história e a origem do festival, tradições e rituais específicos, comidas típicas e como é celebrado em diferentes regiões da Coreia. Por fim, peça a cada grupo que compartilhe as informações com o restante da turma. Durante as apresentações, incentive os estudantes a fazer perguntas e a discutir as semelhanças e diferenças entre o Seollal e outros festivais culturais que conhecem.

Speaking - página 37

Nessa seção, os estudantes são convidados a colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer da unidade. Na atividade 1, oriente-os a pesquisar todas as informações necessárias das cidades para que os clientes tenham uma boa estadia, evitando qualquer desconforto.

A proposta da atividade 2 é um momento importante em que os estudantes precisam se organizar para que as perguntas e orientações sejam assertivas. Para que consigam praticar o que estudaram, instigue-os a entrevistar ao menos dois colegas.

Na atividade 3, a turma é convidada a expressar as preferências e a refletir sobre o processo de aprendizagem. Durante a atividade, reforce a importância do respeito à diversidade, de forma que comentários negativos e juízos de valor não aconteçam, favorecendo o desenvolvimento da Competência geral 9.

Sugestão de avaliação

Oriente os estudantes a fazer uma pesquisa em sites em inglês sobre hábitos em diferentes países que não são reproduzidos no Brasil. Avalie a capacidade deles de identificar e selecionar informações relevantes e confiáveis. Verifique também a variedade de fontes utilizadas e a profundidade da pesquisa. A pesquisa e a seleção das informações podem ser realizadas em duplas e deverão ter como produto uma apresentação oral para o restante da turma. Ressalte a importância de produzir um guia para nortear a apresentação, que depois será entregue aos demais estudantes. Nesse momento, avalie a organização e a clareza do guia produzido pelas duplas. Verifique também se o guia cobre os pontos principais da pesquisa e se é compreensível. No dia combinado, examine a clareza e a fluência da apresentação em inglês, assim como o uso correto do vocabulário e da pronúncia. Durante as apresentações, confira a habilidade deles em se comunicar e manter a atenção da turma; avalie a capacidade da escuta ativa, da elaboração de perguntas pertinentes e do interesse pelo conteúdo apresentado pelos colegas. Nesse momento, examine o desenvolvimento dos estudantes em relação à progressão no aprendizado de língua inglesa e nos estudos da unidade.

Writing - página 38

Na atividade 1 do Pre-writing, promova um momento de análise das imagens, referentes a duas cidades que têm como língua nativa o inglês: Cape Town e Toronto. Conduza esse primeiro momento incentivando a participação ativa da turma. Feito isso, comente com os estudantes que eles vão produzir um guia de viagem. A etapa de planejamento e o levantamento de informações devem ser feitos em grupos. Dessa forma, os estudantes desenvolvem habilidades de relacionamento e convívio. Para essa etapa, caso haja na escola, oriente-os a utilizar o laboratório de informática. É importante chamar a atenção para que acessem sites confiáveis. Se possível, dê alguns exemplos, assim eles vão obter informações detalhadas sobre a cidade escolhida. Essas orientações visam assegurar que os estudantes tenham uma experiência única ao explorar diferentes cidades e que a pesquisa seja feita de maneira organizada e com fontes adequadas.

Na atividade 1 do While writing oriente-os a seguir as dicas apresentadas. Sugere-se para esse momento avaliar se os textos produzidos contemplam: introdução (nome da cidade), descrição das atrações, dicas práticas etc. Incentive o uso de tópicos e subtópicos para melhorar a organização das informações.

A atividade 2 do While writing corresponde à etapa de reescrita. Para isso, os grupos são convidados a trocar os guias de viagem, de maneira que leiam as produções dos colegas, dando e recebendo feedbacks. Oriente os estudantes nessa avaliação do texto dos colegas, a fim de que prestem atenção aos dados históricos, à clareza das informações e à estrutura do texto, evitando, assim, critérios vagos. Outros pontos a serem contemplados na avaliação são: confecção da capa do guia; numeração das páginas e organização visual do conteúdo; e preparação para a encadernação ou formatação digital, dependendo da escolha de publicação. Sugere-se que, durante o processo de correção, você caminhe pela sala de aula fazendo a leitura e correção dos textos para, então, orientar os grupos a redigir a versão final do guia.

Por fim, discuta com os estudantes as opções de veiculação do guia (blog da escola ou folheto, por exemplo), a depender do que foi decidido. Oriente-os sobre os passos necessários para cada opção escolhida (preparação de arquivo digital, impressão e divulgação).

Após a finalização dos guias, proponha a exposição, em um mural, blog ou nas mídias da escola, para que outras turmas e a comunidade escolar possam apreciar o trabalho dos estudantes. Sugira que o guia também seja disponibilizado na biblioteca da escola. Com essas orientações, os estudantes terão um suporte mais eficaz para completar o guia de viagens de forma colaborativa e com qualidade, garantindo uma experiência de aprendizagem enriquecedora e prática.

Página XLVIII

Nas atividades 1 e 2 do Post-writing, os estudantes são convidados a conhecer o trabalho desenvolvido pelos outros grupos, ampliando assim o próprio repertório. Além disso, eles refletem sobre o processo de produção do gênero estudado e compartilham o conteúdo.

A apresentação das pesquisas e dos produtos na atividade 1 do Post-writing possibilita explorar o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural. Nesse contexto, os estudantes têm a oportunidade não apenas de explorar os aspectos culturais das cidades e dos países estudados na atividade, mas também de conhecer as diferenças culturais e territoriais, assim como ampliar seu repertório sociocultural. Isso proporciona uma reflexão sobre a vasta diversidade de costumes, tradições e cotidianos, valorizando a diversidade cultural na construção de identidades. Desse modo, a produção do guia de viagens amplia o entendimento dos estudantes sobre diferentes culturas e promove o respeito mútuo, a compreensão e a valorização das diversidades culturais dentro e fora do Brasil.

Considerando o caráter multimodal do guia de viagem, nos quais textos verbal e não verbal se combinam de maneira híbrida para produzir sentido, a produção desse gênero desenvolve a habilidade EM13LGG104 e amplia o trabalho com a Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias ao mobilizar os conhecimentos dos estudantes, somados ao trabalho de interpretação e compreensão textual feito na unidade durante essa proposta.

Na atividade 2 do Post-writing, após os estudantes refletirem de forma individual, aproveite as questões para propor que as compartilhem com os colegas empregando a língua inglesa.

Summing up - página 39

Leia cada um dos itens com a turma, solicitando a eles que compartilhem seus conhecimentos sobre cada um dos conteúdos apresentados. Na sequência, organize os estudantes em duplas e oriente-os a utilizar e a compartilhar como foi a aprendizagem. Depois, converse com eles para que pensem, além das dicas do boxe What can I do to improve my English?, em quais outras estratégias poderiam usar para melhorar a aprendizagem.

Unit 3 No pain, no gain

Abertura - páginas 40 e 41

A interação entre as duplas durante as questões apresentadas na abertura, de maneira que os estudantes empreguem a linguagem verbal e partilhem conhecimentos, informações, experiências e vivências, formulando ideias e argumentando de forma válida para defender pontos de vista, além de respeitar a opinião do colega, contempla as Competências gerais 4 e 7. Durante essa interação, incentive-os a desenvolver a argumentação e o pensamento crítico para se posicionarem, norteando a conversa para que ninguém se expresse de forma desrespeitosa, levando-os a refletir e a agir de maneira a combater todo tipo de preconceito. A Competência geral 8 também é contemplada durante as discussões dessa unidade, ao propor aos estudantes que reflitam sobre sua saúde física e mental, compreendendo-se na diversidade humana.

Leia o título da unidade com os estudantes e incentive-os a inferir o significado da expressão no pain, no gain, dando exemplos de como utilizá-la. Se não souberem seu significado, peça-lhes que leiam a explicação dessa expressão e, em seguida, façam a atividade proposta. Durante a correção, incentive-os a explicar qual contexto é o mais apropriado para o uso da expressão e o motivo de a outra alternativa estar incorreta. Tentar compreender o uso inadequado de uma das sentenças é uma dinâmica importante no processo de aprendizagem, visto que a reflexão e a análise devem estar sempre presentes nas mais variadas propostas.

Ao conferir a fotografia da seleção feminina de futebol, espera-se que os estudantes percebam que atividades denominadas masculinas ou femininas são produtos de uma construção social e histórica que tem mudado nos últimos anos com a maior participação das mulheres em diferentes ambientes – políticos, sociais e esportivos.

Aproveite para incentivá-los a compartilhar experiências e vivências, perguntando se conhecem ou se têm familiares do sexo feminino que praticam futebol e peça-lhes que indiquem quais benefícios, na opinião deles, essa modalidade esportiva traz para as mulheres. Ajude-os a concluir que a prática de atividades físicas proporciona vários benefícios para a saúde, como reduzir o risco de doenças, fazer novas amizades e ter mais disposição para realizar as atividades cotidianas. Além disso, comente com eles que essa prática contribui para que se alcance a fase idosa com qualidade de vida, um fator importante considerando que a expectativa de vida tem aumentado no país ao longo dos anos.

Após essa interação, convide os estudantes a ler os objetivos de aprendizagem da unidade e a refletir sobre os conteúdos abordados. Incentive o levantamento de hipóteses, perguntando quais esportes serão abordados, de qual temática o artigo de autoajuda vai tratar, qual é o podcast que vão ouvir e qual assunto que será apresentado nele. Se possível, para verificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre esse conteúdo, apresente uma situação-problema, sugerindo a eles que formulem uma frase em inglês com o present continuous. Incentive-os a fazê-la sem consultar o material ou outras fontes de pesquisa.

Página XLIX

Respostas

1. Resposta pessoal. Ajude os estudantes a refletir sobre a importância de investir em esportes femininos e minimizar a desigualdade de gênero que ocorre tanto no âmbito financeiro quanto no preparatório.

2. Resposta pessoal. Segundo a preparadora física, o futebol feminino já tem mais investimento do que teve no passado e mais suporte técnico para as jogadoras. Embora as mudanças positivas estejam acontecendo aos poucos, é possível identificar melhoras nas condições de trabalho, o que contribui para um melhor desempenho das jogadoras.

3. Resposta pessoal. Permita aos estudantes que compartilhem suas sugestões com a turma, de forma a promover a troca de ideias entre todos. Eles podem comentar que seria interessante a imprensa abordar e as emissoras de TV transmitirem com mais frequência os campeonatos femininos de futebol, dando mais espaço para essa categoria.

Warming up - páginas 42 e 43

Na atividade 2 do Learning vocabulary, comente com os estudantes a respeito das tecnologias digitais no esporte, que mudaram a forma dos treinos, oferecendo a atletas e treinadores novos meios para melhorar o desempenho. Por exemplo, os dispositivos vestíveis permitem o monitoramento e o ajuste precisos das cargas de treinamento, registrando dados importantes, como frequência cardíaca, velocidade e distância. O software de análise de vídeo ajuda a detalhar técnicas e encontrar áreas em que é preciso melhorar. O treinamento em realidade virtual (VR) oferece ambientes imersivos que permitem a prática sem esforço físico. Além disso, as tecnologias assistivas têm ajudado paratletas de diferentes modalidades. Se julgar adequado, solicite à turma uma pesquisa sobre esse tema.

Para a atividade 4 da página 43, organize os estudantes em grupos, de maneira que pesquisem, cada um deles, um dos esportes retratados. Diga que podem englobar nessa pesquisa os benefícios, quando surgiram e se são praticados individualmente ou em grupo.

A pesquisa proposta na atividade 4 da página 43 e o tema da unidade possibilitam o desenvolvimento do tema contemporâneo transversal Saúde, da Competência específica 5 da área de Linguagens e suas Tecnologias e da habilidade EM13LGG502 ao levarem os estudantes a compreender as práticas corporais como formas de expressão, valores e identidades, bem como se posicionar contra os diferentes tipos de preconceitos. Essa atividade possibilita o trabalho coletivo com professores da área de Linguagens e suas Tecnologias, principalmente com o professor do componente curricular de Educação Física. Para isso, convide-o a acompanhar o dia programado para a apresentação dos trabalhos. Ele poderá ver as apresentações e, ao final delas, complementar as informações, tirar dúvidas ou dar dicas sobre os esportes mencionados.

Sugestão de avaliação

Após a atividade 4 da página 43, proponha aos estudantes a elaboração de cartazes com dicas sobre como as pessoas podem ter uma rotina mais ativa. Com antecedência, peça a eles que organizem os materiais necessários para a produção, como cartolina e canetas coloridas. Avalie a capacidade deles de organizar os materiais necessários e planejar as etapas da criação do cartaz. No dia da aula, separe a turma em grupos, oriente-os a pensar nas dicas que vão inserir no cartaz, a rascunhar o texto em inglês e a escolher as imagens que serão utilizadas. Avalie a correção gramatical e a adequação do vocabulário utilizado no rascunho do texto em inglês, bem como a colaboração e comunicação entre os membros do grupo durante a elaboração do cartaz. Avalie também a originalidade das dicas propostas e a criatividade na escolha e disposição das imagens e do texto. Depois de prontos, oriente-os a apresentá-los para as outras turmas, avaliando a clareza e eficácia da comunicação oral. Ao finalizar a atividade, incentive-os a fixar os cartazes em murais ou fotografá-los para serem publicados nas mídias da escola, assim um número maior de pessoas terá acesso às informações. Avalie a participação dos estudantes nesse processo de disseminação das informações.

Reading - páginas 43 a 45

Nessa seção, caso queira apresentar o conteúdo por outra abordagem, pode começar o trabalho de pré-leitura pela atividade 2, do Pre-reading. A atividade 1 do Pre-reading pode ser a segunda a ser abordada, sem prejuízo no encadeamento lógico das atividades.

No item d da atividade 1 do Pre-reading, se julgar pertinente, convide algum familiar ou integrante da comunidade para compartilhar a experiência com os estudantes. Além disso, incentive-os a acessar fontes diversificadas de informação, como televisão, podcasts e outros meios digitais. Por exemplo, assistam a documentários sobre esportes ou ouçam entrevistas com atletas profissionais. Isso enriquece o aprendizado e promove uma compreensão mais ampla e contextualizada dos temas discutidos.

A atividade 3 do While-reading da página 45 propõe aos estudantes que leiam o texto novamente e relacionem os subtítulos específicos aos parágrafos correspondentes. É importante esclarecer para eles que as alternativas da atividade são os subtítulos do texto, propositalmente ocultados. Além disso, explique-lhes que os itens referentes às lições 4, 5 e 6 foram suprimidos do texto original.

Página L

Para o desenvolvimento da atividade 2 do Post-reading, proponha aos estudantes que debatam as expressões em grupos e produzam cartazes com as principais opiniões sobre essas expressões. Para isso, organize a turma em cinco grupos e distribua alguns materiais, como papéis, fitas autoadesivas e cartolinas. Sorteie entre os grupos as expressões apresentadas na atividade. Enquanto argumentam sobre a expressão sorteada, oriente-os a anotar as principais opiniões do grupo e a colá-las na cartolina. Ao final, peça aos grupos que falem sobre qual expressão conversaram e apresentem o que pensaram. Após cada apresentação, dê um tempo para que estudantes de outros grupos possam opinar. Depois de todas as apresentações, convide-os a colocar os cartazes no mural da sala de aula, a fim de conferirem as diversas opiniões suscitadas pelos debates. Outra opção para trabalhar essa atividade é pedir aos estudantes que debatam as expressões e registrem a discussão no caderno, de forma que fiquem restritas aos integrantes do grupo. O trabalho de interação dessa atividade desenvolve parcialmente a Competência geral 9, uma vez que promove o diálogo entre os estudantes e possibilita que eles respeitem a opinião uns dos outros.

Be active!

Para realizar essa atividade, pode-se empregar também a estratégia Card cluster (agrupamento de cartões), em que, com base em uma expressão, as ideias dos participantes dos grupos são registradas em cartões ou em pequenos papéis e posteriormente agrupadas com base nas semelhanças que apresentam entre si.

Verifique quais foram as principais dificuldades dos estudantes durante a realização da atividade 3 do Post-reading, sugerindo possíveis remediações para as defasagens apresentadas. Caso a dificuldade tenha sido em compreender os significados das palavras, oriente-os a consultar um dicionário para compreender o contexto empregado. Se tiveram dificuldades na pronúncia, além de verificar no dicionário, podem consultar meios tecnológicos para ouvir as palavras que desejarem. As leituras podem ser feitas em dupla ou coletivamente, de forma que eles colaborem entre si.

Listening - páginas 46 e 47

Na atividade 1 do Pre-listening, incentive os estudantes a levantar hipóteses por meio das seguintes perguntas: "Quem você acha que são os principais ouvintes deste podcast? Por quê?"; "Que questões de saúde mental ou bem-estar você acha que serão discutidas?"; "Que benefícios práticos você entende que os ouvintes podem obter ao seguir as dicas da dra. Carchedi?"; "Você acha que eles vão usar exemplos da vida real para ilustrar os pontos discutidos? Quais poderiam ser?" e "Que tipo de evidências ou estudos você imagina que possam ser mencionados para apoiar as dicas da dra. Carchedi?". Se julgar pertinente, organize a turma em pequenos grupos e peça que discutam as hipóteses prévias. Dê alguns minutos para que compartilhem as ideias e depois reúna-os para uma discussão geral. Ainda nessa atividade, ressalte que o podcast Live Greater é oferecido pelo Sistema Médico da Universidade de Maryland, uma universidade localizada nos EUA, e tem o objetivo de informar e conscientizar os ouvintes sobre saúde e bem-estar.

Na atividade 1 do While listening, peça aos estudantes que tomem nota no decorrer da escuta, especialmente sobre as palavras do vocabulário e as dicas mencionadas pela dra. Lisa Carchedi.

Indicações suplementares

Em conformidade com o tema desta unidade, que explora os esportes e os benefícios da atividade física para a saúde e o bem-estar da população, o site The Live Greater Podcast, assim como o trecho do podcast trabalhado, oferece uma variedade de informações sobre como a prática regular de esportes pode elevar a qualidade de vida, além de dicas práticas e entrevistas com especialistas que contribuem para a conscientização e motivação dos ouvintes.

THE LIVE Greater Podcast. Disponível em: https://s.livro.pro/5wyozj. Acesso em: 23 jul. 2024.

Na atividade 1 do Post-listening, avalie a participação dos estudantes durante as discussões e sua compreensão do vocabulário no contexto do áudio. Considere a clareza das previsões e a capacidade de conectar as palavras estudadas ao conteúdo ouvido.

Na atividade 2 do Post-listening, caso você identifique dificuldades da turma na habilidade de escuta, proponha aos estudantes que se agrupem com outros colegas para que possam se auxiliar mutuamente. Outra forma de remediar essa defasagem é sugerindo que consultem dicionários bilíngues durante a escuta do áudio. Eles podem pausá-lo e consultar as palavras que desconhecem para compreender melhor o contexto apresentado.

Ao trabalhar com o boxe Speaking up da página 47, explique a eles que é preciso prestar atenção ao som das palavras hair e rare. Após ouvir a frase da atividade 1, peça-lhes que a repitam em voz alta e chame a atenção deles novamente para a diferença entre os sons /h/ e /r/.

Comprehending and using - páginas 47 a 49

Explique aos estudantes que o objetivo da atividade 1 da página 47 é praticar o uso do present continuous ao explorarem o tema da sustentabilidade nas Olimpíadas de 2024, em Paris. Destaque a importância de entender o contexto de uso dos verbos e como o present continuous é aplicado em manchetes e descrições de ações contínuas. Explique-lhes que a manchete "Less, better and for longer: Five ways Paris 2024 is delivering more sustainable Games" destaca a preocupação com a sustentabilidade.

Página LI

Na atividade 3 da página 49, organize os estudantes em grupos e atribua a cada um a tarefa de fazer uma pesquisa sobre um dos atletas retratados. Incentive-os a usar vídeos, entrevistas e biografias disponíveis online para enriquecer o trabalho. Após a pesquisa, peça aos grupos que compartilhem suas descobertas com a turma. Incentive-os a apresentar informações adicionais interessantes que tenham encontrado, além das respostas às perguntas fornecidas.

Ainda nessa atividade, esclareça aos estudantes que o nome oficial do esporte é wheelchair tennis (tênis em cadeira de rodas). Explique que se trata de uma modalidade do tênis adaptada para atletas com deficiência física. Nesse esporte, os jogadores utilizam cadeiras de rodas especialmente projetadas para permitir movimentação rápida e eficiente na quadra. As regras são quase idênticas às do tênis tradicional, com a diferença de que a bola pode quicar duas vezes antes de ser rebatida, permitindo uma adaptação justa e competitiva para os atletas. Caso haja algum estudante com deficiência na turma, dê espaço para que ele compartilhe com os colegas suas experiências e vivências na prática de esportes.

Speaking - página 50

O trabalho proposto de interação oral na atividade 1 contempla as Competências específicas 4 e 5 da área de Linguagens e suas Tecnologias, desenvolvendo as habilidades EM13LGG501 e EM13LGG403, ao propiciar aos estudantes utilizar a linguagem verbal, bem como movimentos corporais de forma intencional para se comunicar a respeito da capacidade e habilidade que as pessoas têm para praticar algumas atividades físicas, o que ajuda no combate a qualquer tipo de preconceito.

Aproveite o momento para perguntar aos estudantes se ao fazer a pesquisa encontraram algum estilo de vida que tenha inspirado a incluir a prática regular de atividades físicas na rotina. Caso julgue adequado, organize-os em grupos, unindo estudantes com mais dificuldade na prática da língua inglesa com quem tem mais facilidade, para que façam um trabalho colaborativo.

Summing up - página 51

Oriente os estudantes a se juntarem a um colega para ler os itens e conversar sobre os aprendizados da unidade. Incentive-os a trocar ideias, compartilhando quais conteúdos eles tiveram mais dificuldade de compreender. Ao final dessa etapa, peça aos estudantes que leiam o boxe What can I do to improve my English? e verifiquem quais das sugestões podem ser interessantes para a aprendizagem deles e se gostariam de acrescentar na lista outras possibilidades de estratégias de estudo. Depois desse momento de interação, escolha algumas duplas para que socializem as anotações com a turma.

Connections with - página 51

A depender do nível de conhecimento da turma, de maneira a proporcionar a prática da língua, proponha o debate das questões apresentadas em inglês.

A seção permite a integração entre os componentes curriculares de Língua Inglesa, Matemática e Educação Física, abordando dados estatísticos, porcentagens, prevenção de doenças e bem-estar geral. Incentive a reflexão pessoal e a troca de experiências sobre os benefícios físicos e mentais da atividade física regular, discutindo como ela melhora a qualidade de vida e previne doenças.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa média de vida no Brasil em 2023 era de 76,5, sendo cerca de 80 anos para mulheres e de 73 para homens. Especialistas indicam que esse aumento é resultado de uma combinação de fatores biológicos, sociais e comportamentais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também observa que essa diferença na longevidade entre homens e mulheres ocorre no mundo todo, independentemente de condições econômicas, sociais ou culturais.

Coordene com o professor de Matemática atividades que analisem dados estatísticos e porcentagens sobre a participação de diferentes gêneros em atividades físicas, considerando fatores como longevidade e frequência de consultas médicas.

Com o professor de Educação Física, discuta a influência da pressão social e estética na motivação para a prática de atividade física, analisando os dados que mostram mais preocupação das mulheres com a saúde e prevenção de doenças. Debata como políticas públicas e campanhas de conscientização têm contribuído para o aumento desses percentuais e a importância dessas iniciativas na promoção da saúde.

O professor de Educação Física também pode explicar a diferença entre atividades físicas de intensidade moderada e de intensidade vigorosa: caminhada ao ar livre e em esteira, musculação, hidroginástica, ginástica, natação, ciclismo, voleibol, futevôlei e dança são exemplos de intensidade moderada; já os de intensidade vigorosa contemplam corrida ao ar livre e em esteira, ginástica aeróbica, futebol, futsal, basquetebol e tênis.

Respostas

1. Incentive a turma a trocar ideias a fim de que os estudantes compartilhem vivências e experiências sobre a prática de atividade física. Conduza a conversa de maneira que haja respeito entre eles.

2. Verifique a opinião da turma sobre o aumento de pessoas que começaram a praticar atividades físicas de 2009 a 2023, incentivando os estudantes a discutir os motivos pelos quais esse número não é maior.

3. Encoraje-os a refletir sobre a diferença que existe entre a quantidade de mulheres e de homens que buscam praticar atividades físicas e o motivo de isso acontecer. Se necessário, aponte que 10,3% de mulheres começaram a praticar atividade entre 2009 e 2023 em comparação a 6% dos homens, que fizeram o mesmo.

Página LII

Unit 4 I'll be there for you

Abertura - páginas 52 e 53

As discussões propostas nesta unidade sobre as relações afetivas, especialmente entre amigos, levando os estudantes a refletir sobre os próprios sentimentos e as maneiras de lidar com as próprias emoções e as de seus colegas possibilitam desenvolver o tema contemporâneo transversal Vida familiar e social e a Competência geral 8. Além disso, a proposta da abertura também contempla as Competências gerais 4, 7 e 9, ao incentivá-los a empregar a linguagem verbal para se expressar, argumentar, formular ideias e defender seus pontos de vista, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as do outro.

Peça aos estudantes que confiram a abertura da unidade e conversem sobre o que a imagem representa e de que forma ela se relaciona ao título. Verifique se eles conseguem indicar o significado do título, antes de dar continuidade na proposta. Na sequência, leia as orientações e proponha a atividade, analisando a habilidade deles em relacionar a frase em inglês com a que mais se aproxima dela em português. Durante essa proposta, aproveite para trabalhar as culturas juvenis, permitindo-lhes que se manifestem acerca de suas vivências, suas experiências com amigos e colegas, do que mais gostam de fazer juntos etc.

Após esse momento de reflexão inicial, convide os estudantes a ler os objetivos a serem alcançados ao longo da unidade, avaliando os conhecimentos prévios deles sobre o gênero e os conteúdos explorados na unidade. Incentive a participação de toda a turma, permitindo aos estudantes que se expressem, levantem hipóteses e exponham ideias e reflexões sobre cada item. Nesse primeiro momento, pode ser feito um mapeamento dos conhecimentos prévios da turma para ser retomado ao final da unidade, a fim de verificar e remediar as principais defasagens.

Respostas

1. Resposta pessoal. Aceite diferentes definições de amizade apresentadas pelos estudantes, prezando pela pluralidade de opiniões.

2. Resposta: Para ele, uma pessoa é sua amiga quando sabe como ela é na maioria das situações. Resposta pessoal.

3. Resposta pessoal. Se necessário, complemente a resposta dos estudantes mencionando que a amizade pode, por exemplo, facilitar a superação de momentos difíceis, promover humor e companhia, entre outras questões. Valorize o que eles entendem por amizade e sua respectiva relevância em suas vidas.

4. Resposta pessoal. Se possível, peça-lhes que digam em quais situações esperam que os amigos estejam próximos.

Warming up - páginas 54 e 55

No item b da atividade 2 da página 54, incentive a argumentação, solicitando-lhes que defendam seu ponto de vista sobre o motivo de considerarem tais palavras para definir uma amizade verdadeira. Se julgar oportuno, liste as palavras na lousa para identificar as mais indicadas.

A leitura e a interpretação da tirinha da atividade 3 da página 54 contemplam a habilidade EM13LGG103 e a Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias, pois os estudantes analisam o funcionamento dos recursos multissemióticos para a construção do sentido. Além disso, eles compreendem as diferentes linguagens em situação de uso para ampliar a participação nos variados campos de atuação. Nessa atividade, os estudantes devem fazer uma leitura multimodal, considerando os recursos verbais e não verbais da tirinha. Instigue-os a inferir os significados das palavras desconhecidas antes de consultá-las no dicionário.

Be active!

Para promover a discussão na atividade 4 da página 54, é válido utilizar a estratégia Fishbowl, em que um grupo de até cinco integrantes participa de um debate proposto por você, enquanto o restante da turma assiste a ele e faz anotações. Organize um grupo com quatro integrantes formando um círculo e solicite ao restante da turma que se posicione ao redor dele. Para isso, disponha cinco cadeiras no centro do círculo e diga-lhes que, para iniciar a interação, quatro delas devem estar ocupadas e uma vazia. Faça então a primeira pergunta e permita àqueles que estão sentados nas cadeiras que deem suas opiniões. Caso um estudante de fora desse círculo queira participar da discussão, deverá se dirigir à cadeira vazia, sentar-se nela e compartilhar sua opinião. No entanto, se isso ocorrer, um dos participantes que estava sentado deverá se levantar e se retirar da discussão. Assim, sempre haverá uma cadeira disponível para que outros a ocupem e opinem. O objetivo desta atividade é conduzi-los a desenvolver o pensamento crítico e o autocontrole ao expressar sua opinião, respeitando os turnos de fala, mesmo quando houver opiniões divergentes sobre o mesmo tema.

Sugestão de avaliação

Para a atividade 1 do Learning vocabulary, organize a turma em duplas para a correção das atividades. Verifique a possibilidade de unir estudantes com diferentes graus de dificuldade e incentive-os a trocar suas respostas e a verificar se relacionaram as palavras de forma adequada. Esse tipo de avaliação, que envolve a partilha de conhecimentos, tem como finalidade promover um trabalho colaborativo de forma respeitosa.

Página LIII

Na atividade 2 do Learning vocabulary, oriente os estudantes a encenar a situação, utilizando frases como "This is my great friend, Jessica.". Depois, peça que justifiquem por que usariam a expressão escolhida para falar desse colega. Leve-os a refletir, por meio do vocabulário que acabaram de aprender, qual soa mais adequada para se referir a alguém que estimam muito. Essa atividade também os prepara para a produção oral, em que deverão falar sobre o melhor amigo deles. Caso demonstrem dificuldade em compreender as expressões best friend forever, close friend, real friend, bestie, true friend e great friend, incentive-os a buscar seus significados em dicionários impressos ou online e, em seguida, sugira que exponham o que compreenderam. Esse momento de interação é importante para a elaboração do conhecimento da língua em conjunto. Se necessário, ressalte que a palavra bestie é mais usada em contextos informais.

Se julgar viável, sugira também que utilizem a língua inglesa durante essas discussões e explicações. Isso proporcionará uma prática adicional e os ajudará a se familiarizarem com o uso do inglês em contextos reais e interativos, fortalecendo ainda mais seu aprendizado.

Reading - páginas 55 a 57

Ao desenvolver a atividade 1 do Pre-reading, se julgar pertinente, sugira uma visita à biblioteca ou leve os estudantes à sala de informática, caso a escola tenha uma, para pesquisarem as características do conto. Essa pesquisa também pode ser feita em casa, com recursos próprios, como livros e internet.

A atividade 1 do Pre-reading ainda pode ser usada para trabalhar a autonomia deles na busca por respostas, mas auxilie-os nos momentos oportunos, verificando se os sites pesquisados são adequados. Esse trabalho de investigação contempla a Competência geral 5 ao levá-los a compreender e a utilizar diferentes tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

Essa atividade também possibilita o trabalho coletivo com professores da área de Linguagens e suas Tecnologias, principalmente com o professor do componente curricular de Língua Portuguesa. Se possível, planeje um trabalho com o professor desse componente para que os estudantes possam ler um conto na língua materna e fazer uma breve análise dele como uma atividade preparatória para a que farão com o conto nigeriano em inglês. Para isso, oriente-os a anotar no caderno as características, tomando como base, por exemplo, o que já sabem a respeito desse gênero. Se necessário, comente que o conto é uma história de ficção, geralmente mais curta do que um romance, e que deve conter todos os elementos de uma narrativa (narrador, personagem, tempo, espaço, conflito, clímax e desfecho). A história se passa, normalmente, em um curto espaço de tempo, em um só local e conta com poucos personagens.

No item b da atividade 2 do Post-reading, caso os estudantes mencionem que já tiveram a oportunidade de conhecer outros contos ou obras literárias da Nigéria ou de outras culturas, solicite que compartilhem com os colegas como foi sua leitura e do que mais gostaram. Permita-lhes que comentem textos de diferentes culturas e, caso se recordem dos títulos, peça-lhes que os compartilhem e anote-os na lousa.

Agende um dia com a turma para que levem os livros em que os textos estão publicados e tenham a oportunidade de comentar alguns contos. Essa atividade possibilita despertar na turma o gosto por outras literaturas, além de proporcionar o contato com novas culturas. Essa atividade contempla a amplitude da Competência específica 6 da área de Linguagens e suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG602 ao propor aos estudantes que analisem e apreciem diferentes textos em diferentes contextos de produção, desenvolvendo a sensibilidade, a criatividade e a imaginação.

Indicações suplementares

Para complementar a reflexão desenvolvida na atividade 2 do Post-reading a respeito dos textos de diferentes culturas e do gosto por outras literaturas, eles poderão conhecer novos autores e autoras oriundos de diferentes países africanos ao ler a coletânea de contos do livro The Granta book of the African short story.

HABILA, Helon (ed.). The Granta book of the African short story. London: Granta Books, 2011.

A leitura do texto e as atividades 2 e 3 do Post-reading proporcionam o trabalho com a amplitude da Competência específica 2 da área de Linguagens e suas Tecnologias ao propor a interação entre os estudantes de maneira que eles respeitem os diferentes posicionamentos, o pluralismo de ideias e a diversidade. Além disso, desenvolve-se a habilidade EM13LGG204 ao conduzi-los a ponderar a importância de se colocar no lugar do outro quando há um conflito, respeitando as ideias e opiniões do próximo, levando-os a assimilar que o diálogo e o entendimento mútuo para resolver um problema são sempre necessários. Tais atividades possibilitam também o desenvolvimento da análise crítica no processo de interpretação e compreensão do texto.

A atividade 3 do Post-reading permite avaliar a compreensão textual dos estudantes. Verifique qual das alternativas eles indicarão e, para remediar possíveis defasagens, retome a leitura do texto com a turma, fazendo pausas a cada parágrafo. Comente cada um dos parágrafos com eles, incentivando-os a sinalizar o que entenderam e solicitando que indiquem as palavras que tiveram mais dificuldade de entender. Sugira a inferência delas pelo contexto empregado ou a pesquisa em um dicionário.

Página LIV

Listening - página 58

As atividades propostas no Listening possibilitam o trabalho com toda a amplitude da Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias. Isso porque, ao praticarem a escuta por meio da leitura gravada de um capítulo do livro Anne of Green Gables, eles passam a compreender a língua como fenômeno cultural, social e variável, sobretudo quando descobrem que a personagem principal da história é uma amante da linguagem e a utiliza, com clareza, para descrever suas ambições e personalidade. Nas atividades 1 e 2 do Pre-listening, assim como na atividade 1 do While listening e na atividade 1 do Post-listening, são desenvolvidas as habilidades EM13LGG401 e EM13LGG403 ao usar o inglês como língua de comunicação global para conhecer a obra que será trabalhada na seção, entender e interpretar o título do capítulo a ser escutado, além de analisar criticamente o texto ouvido, respondendo às questões interpretativas.

Na atividade 1 do Pre-listening, se necessário, providencie um exemplar do livro Anne of Green Gables e permita aos estudantes que o folheiem e leiam alguns trechos para realizar a atividade. Se julgar pertinente, apresente-lhes a sinopse da obra: os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, de Green Gables, na Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá, decidem adotar um órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda. No entanto, não estão preparados para a mudança que ocorrerá em suas vidas: a chegada da menina ruiva de 11 anos, Anne Shirley, enviada sem aviso. Apesar da surpresa inicial, os relutantes pais adotivos são rapidamente conquistados por sua natureza expansiva, curiosidade, imaginação peculiar e tagarelice. O espírito desafiador e questionador de Anne logo atrai a atenção da comunidade local, levando também a vários problemas. Ainda assim, Anne, com seu amor pela vida, pela natureza e pelos livros, encanta todos, e acaba sendo "adotada" pela comunidade.

Na atividade 3 do Pre-listening, é válido trabalhar o título do capítulo a ser escutado, de maneira segmentada, ou seja, explora-se, no primeiro momento, o significado de the glory (a glória) e, depois, o significado de the dream (o sonho). Com base nisso, espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que o capítulo abordará um momento de glória em que um sonho foi realizado por um dos personagens do enredo.

Na atividade 1 do While listening, permita-lhes escutarem o áudio mais de uma vez, visto que podem não conhecer a obra ou mesmo não estar acostumados a escutar leituras em outra língua que não seja o português. Caso a turma tenha dificuldade de compreender o áudio, é possível segmentar o processo, possibilitando que escutem de dois em dois minutos, por exemplo, em vez de o áudio inteiro de uma só vez.

Antes de começar as atividades 2 e 3 do While listening, certifique-se de que os estudantes entenderam bem o trecho que acabaram de escutar, uma vez que essas atividades envolvem interpretação de texto e identificação de elementos mencionados no áudio, por meio de questões abertas e de verdadeiro ou falso. Se achar relevante, a cada momento em que tocar o áudio, questione o que eles compreenderam, sanando possíveis dúvidas. Na atividade 2 do While listening, a habilidade EM13LGG401 é desenvolvida, uma vez que os estudantes precisam analisar criticamente o áudio, respondendo às questões de interpretação desenvolvidas para essa atividade.

Na atividade 1 do Post-listening, os estudantes poderão relacionar acontecimentos da própria vida com a situação vivenciada pela personagem Anne e terão a oportunidade de se autoavaliarem quanto à compreensão do áudio trabalhado nessa seção. É necessário, nesse momento, atentar às dificuldades mais citadas pela turma para que possam ser trabalhadas posteriormente.

Na atividade 2 do Post-listening, proponha uma avaliação em duplas para compartilharem as dificuldades que tiveram, conduzindo-os a trabalhar colaborativamente. Oriente-os a avaliar o que pode ser feito para remediar as defasagens de escuta de áudios em língua inglesa. Depois, proponha-lhes que compartilhem suas estratégias com o restante da turma.

Comprehending and using - páginas 59 a 62

Os tópicos gramaticais estudados ao longo dessa seção desafiam os estudantes a refletir sobre a língua inglesa em seu uso real. Eles são levados a compreender e diferenciar os subject pronouns dos object pronouns e demonstrative pronouns por meio das atividades propostas.

Na atividade 1 do tópico object pronouns, há o trecho do livro The prince and the pauper, do autor Mark Twain,no qual precisam identificar esse conteúdo gramatical. A obra da qual o fragmento foi retirado foi publicada pela primeira vez em 1881. Esse clássico da literatura apresenta uma narrativa sobre dois meninos de origens diferentes que trocam de lugar e experimentam a vida um do outro. Mark Twain, pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens, é conhecido por suas obras que capturam a essência da sociedade americana do século XIX com humor, crítica social e um profundo senso de humanidade. The prince and the pauper não é exceção e oferece aos leitores uma reflexão acerca da desigualdade social e das aparências enganosas.

Proponha uma situação-problema aos estudantes, solicitando a eles que resolvam as atividades do Activities das páginas 60, 61 e 62 de forma individual e sem consultar um dicionário ou o conteúdo explorado, por exemplo. Faça com eles as correções, verificando as principais dificuldades. Durante a correção, peça-lhes que justifiquem suas respostas com base no que aprenderam. Se necessário, retome a leitura dos boxes Tip para que revejam os usos de subject pronouns, object pronouns e demonstrative pronouns.

Página LV

Speaking - página 63

O trabalho de interação oral contempla a habilidade EM13LGG403 e a amplitude da Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias, pois permite-lhes tanto utilizar os conteúdos gramaticais trabalhados até este momento, como verbo to be, pronomes e verbos no presente, quanto escolher o vocabulário mais adequado ao assunto e ao interlocutor, a fim de se expressarem com mais clareza sobre o melhor amigo deles. Essas atividades podem servir como avaliação durante o progresso do conteúdo da unidade e do desenvolvimento dos estudantes no uso da língua inglesa.

Na atividade 2, explique-lhes que ela é uma oportunidade para praticar suas habilidades de fala em inglês. Oriente-os a descrever seus melhores amigos, de maneira respeitosa, incentivando-os a combater qualquer tipo de preconceito. Sugira aos estudantes que pensem em várias características, por exemplo: kind, funny, tall, curly hair. Lembre-os de que a prática de escrita ajuda na memorização do vocabulário e que as fotografias facilitam a descrição. Isso também tornará a atividade mais interativa e visualmente interessante. Certifique-se de que todos tenham uma fotografia antes de começar a atividade de conversação. Durante a conversação em duplas, caminhe pela sala de aula, ouvindo as interações e oferecendo correções ou sugestões de vocabulário conforme necessário. Incentive-os a fazer perguntas de acompanhamento para aprofundar a conversação, como: "What do you like to do together?" ou "How did you meet?". Reforce a pronúncia correta dos termos de parentesco e forneça exemplos de frases. Pode ser útil escrever o vocabulário de parentesco na lousa para que os estudantes o consultem durante a atividade. Refletir sobre as próprias qualidades não os leva apenas a praticar o inglês, mas também promove a autorreflexão. Depois de cada depoimento, incentive os demais a fazer comentários ou perguntas, de modo a proporcionar interação e auxiliá-los a desenvolver habilidades de escuta.

Writing - página 64

As atividades propostas no Writing possibilitam o desenvolvimento de parte da Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias, ao solicitar a cada estudante que crie um final para um conto, colocando em prática a interpretação crítica da realidade e o funcionamento das diferentes linguagens. A habilidade EM13LGG101 também é contemplada, especificamente, uma vez que eles têm a possibilidade de compreender e analisar um processo de produção de texto escrito ao propor um novo desfecho para um conto trabalhado em uma seção anterior. Ainda nessa seção, é desenvolvida a habilidade EM13LGG104 quando eles mobilizam seus conhecimentos a respeito das etapas de produção de texto, articulando recursos verbais e não verbais e considerando o contexto de produção e circulação, a fim de ampliar o repertório e as vivências discursivas.

Na atividade 1 do Pre-writing, oriente-os a criar o final sem alterar os nomes dos personagens ou a história inicial. O novo desfecho deve ser coerente com o restante da narrativa. Caso tenham dúvidas sobre o que pode ser modificado, ressalte que eles podem adicionar novos personagens, criar cenários diferentes e incluir mais diálogos para os personagens existentes.

Na atividade 2 do While writing, durante a leitura dos finais propostos pelos colegas, solicite aos demais que atentem à escrita das palavras, verificando, por exemplo, se há erros de ortografia. Reforce que prestem atenção aos finais apresentados, pois precisarão considerar esses desfechos para responder às questões da atividade 1 do Post-writing.

Após a realização dessa atividade, sugira aos estudantes que façam uma votação dos finais propostos para o conto, esclarecendo os seguintes critérios para cada categoria.

  • História com o final mais surpreendente: A história mais criativa e inesperada para o restante da turma.
  • História com o final mais provável de acontecer na realidade: A história com um final semelhante ao original.
  • História com o final menos provável de acontecer na realidade: A história com personagens ou eventos fantásticos, como animais que falam, fadas e duendes.
  • História com o final mais divertido: A história que mais divertiu a turma durante a leitura.

Caso não haja novos finais que se encaixem nas categorias estabelecidas, é possível ajustá-las de acordo com os propostos pela turma.

Na atividade 2 do Post-writing, explore as dificuldades que eles tiveram ao escrever um novo final para o conto. Tente identificar se as dificuldades mencionadas por eles estão relacionadas à escrita em inglês ou à criação de um novo final, já que tiveram acesso ao final original. Para remediar as defasagens de escrita, incentive-os a ler outros contos em língua inglesa, ampliando o vocabulário.

Summing up - página 65

Para finalizar o trabalho com esta unidade, oriente-os a ler os tópicos sobre os conteúdos estudados na unidade e a anotar no caderno o que se lembram de cada um deles. Depois, peça que formem duplas e compartilhem o que anotaram. Caso ainda demonstrem dificuldades em compreender algum tópico, oriente-os a retomar o conteúdo na unidade ou, se necessário, a solicitar ajuda para saná-las.

Na sequência, solicite que leiam as dicas do boxe What can I do improve my English? e verifiquem quais dessas dicas eles poderiam colocar em prática para ampliar o conhecimento da língua inglesa. Além das sugestões propostas, aceite outras que os estudantes considerarem pertinentes.

Página LVI

Unit 5 An apple a day keeps the doctor away

Abertura - páginas 66 e 67

As atividades propostas na abertura permitem desenvolver as Competências gerais 4, 7 e 8 ao promover a interação entre a turma, levando os estudantes a empregar a linguagem verbal para se expressar, argumentar, formular ideias e defender seus pontos de vista, bem como refletir sobre seus hábitos alimentares a fim de apreciar-se e cuidar da saúde física.

Incentive os estudantes a analisar a imagem das páginas de abertura e a compartilhar suas impressões. Espera-se que eles reconheçam a imagem como representação de uma alimentação saudável e balanceada. Chame-lhes a atenção para o cuidado que devem ter ao manusear determinados acessórios de cozinha. Leia o título da unidade, incentivando-os a inferir o significado da expressão an apple a day keeps the doctor away. Em seguida, leia a atividade proposta, incentivando-os a refletir sobre os contextos apresentados e em qual deles a frase faz referência. Aproveite para instigá-los a relacionar a imagem ao título da unidade.

Leia os objetivos da unidade e aproveite o momento de interação para que todos possam compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o tema e os conteúdos a serem trabalhados. Leve-os a refletir sobre os benefícios de uma alimentação saudável e a importância de saber ler os rótulos das embalagens.

Pergunte se sabem quais consequências negativas o consumo excessivo de sódio pode causar ao organismo. Essa etapa possibilita a você que verifique o conhecimento dos estudantes com relação aos conteúdos propostos na unidade. Como forma de mapear esse conhecimento e aprimorar as estratégias didáticas, a fim de provocar a construção de novos saberes, você pode propor aos estudantes que registrem uma pequena produção textual em língua materna sobre os pontos que vão estudar na unidade. Ao final dela, retome os textos, a fim de verificar se eles ampliaram seus conhecimentos.

Ao trabalhar o boxe Exchanging ideas, relembre-os de que, nesse tipo de atividade, é importante respeitar a fala do colega, além da opinião dele sobre o tema proposto. Aproveite as perguntas para que possam refletir sobre seus hábitos alimentares e os benefícios de manter uma dieta alimentar saudável.

Respostas

1. Resposta: Porque fornecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

2. Resposta pessoal. Incentive os estudantes a compartilhar em quais outros componentes curriculares esses temas são trabalhados.

3. Possível resposta: Mais qualidade de vida; diminuição do risco de desenvolver doenças, como diabetes e problemas cardíacos; obesidade; entre outras opções.

Warming up - páginas 68 e 69

As atividades dessa seção buscam instigar os estudantes a refletir sobre a importância de ingerir alimentos saudáveis, o que contribui para o trabalho com os temas contemporâneos transversais Saúde e Educação alimentar e nutricional. É necessário chamar a atenção deles para a importância de manter hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, manter-se hidratado e ter uma boa noite de sono. Caso os estudantes tenham dificuldades com algum vocabulário, peça-lhes que o pesquisem em dicionários para que consigam realizar as atividades.

A atividade 3 da página 68, que envolve a identificação de nutrientes e outras informações em produtos alimentícios por meio da consulta à tabela nutricional, é uma excelente oportunidade para promover uma abordagem interdisciplinar em sala de aula. Para isso, convide o professor do componente curricular de Química para enriquecer a experiência dos estudantes, explicando os principais componentes da tabela nutricional e como interpretá-los. Utilize exemplos em inglês para reforçar o vocabulário técnico. Esse professor pode explicar aos estudantes a importância dos diferentes nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) e como eles agem no corpo humano. Esse contexto pode ajudar os estudantes a compreender melhor a relevância das informações da tabela nutricional. Se julgar adequado, comente que há aplicativos que auxiliam o consumidor a verificar e interpretar as informações nutricionais de embalagens de diversos produtos alimentícios. O uso de ferramentas como essa se alinha diretamente ao tema da unidade porque permite aos usuários fazer escolhas mais conscientes sobre os alimentos que consomem, evitando produtos com altos níveis de açúcares, gorduras saturadas e outros ingredientes que possam comprometer uma dieta balanceada, promovendo assim um estilo de vida mais saudável e nutritivo, essa reflexão desenvolve o tema contemporâneo transversal Educação para o consumo.

Sugestão de avaliação

Para ampliar o trabalho com a atividade 3 da página 68 e avaliar o entendimento dos estudantes sobre a importância da alimentação saudável e a interpretação de tabelas nutricionais, leve para a sala de aula diversas embalagens com tabelas nutricionais, permitindo a eles que visualizem o produto e suas informações. Se possível, faça uma seleção de embalagens em português e em inglês. Além disso, peça que verifiquem nas mochilas se há embalagens de alimentos ou de bebidas. Instrua-os a analisar as informações das tabelas nutricionais, focando a quantidade de açúcar, gorduras e sódio, entre outros elementos. Ajude-os a refletir sobre a importância de consumir os produtos dos quais gostam e ter um equilíbrio consciente na dosagem dos elementos que podem ser prejudiciais à saúde.

Página LVII

Ao fim das atividades dessa seção, proponha uma reflexão sobre o consumo de determinados nutrientes e verifique se os estudantes perceberam que a forma como os consumimos influencia nossa saúde. Por exemplo, o consumo de sódio em excesso pode aumentar a pressão arterial e causar outras doenças. Destaque que ter hábitos alimentares saudáveis é necessário para todas as pessoas, independentemente da idade.

Reading - páginas 69 a 71

As atividades dessa seção possibilitam o trabalho com professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, principalmente com o professor do componente curricular de Biologia. Se possível, convide-o para participar da aula e conversar com os estudantes sobre o consumo do sódio, os benefícios desse mineral para o corpo e os malefícios que seu excesso pode causar.

Na atividade 1 do Pre-reading, comente com os estudantes que o sódio é importante para o funcionamento do corpo, pois é por meio dele que as células de nosso organismo controlam a entrada e a saída de substâncias. Além disso, em quantidades adequadas, ele auxilia na produção de energia para o corpo, entre muitas outras funções. Incentive-os a pesquisar informações sobre o sódio em livros, revistas de saúde ou na internet para responder a essa atividade. Se possível, oriente-os nas escolhas das melhores pesquisas (considerando os dados científicos publicados até o momento sobre esse assunto), além de utilizar o que já estudaram na unidade.

Na atividade 1 do While-reading, proponha aos estudantes uma situação-problema, sugerindo-lhes que leiam o texto individualmente, instigando-os a inferir o significado de palavras que desconhecem com base no contexto, sem consultá-las no dicionário. Se julgar adequado, oriente-os a anotar no caderno tais palavras para, posteriormente, trocar ideias com os colegas após a leitura. Essa primeira leitura também pode servir como forma de avaliar a compreensão da turma com relação a textos multimodais. Ao final, incentive-os a indicar a relação entre o texto verbal e o não verbal.

As atividades 1 e 2 do Post-reading contemplam a Competência geral 7 ao propor aos estudantes que reflitam sobre o consumo de sódio. Durante a conversa, incentive-os a argumentar e defender ideias e pontos de vista com base nas informações lidas na seção.

Indicações suplementares

Para fortalecer a compreensão dos estudantes sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e como eles influenciam a qualidade de vida, após a realização das atividades 1 e 2 do Post-reading, você pode indicar o site das organizações World Health Organization e U.S. Food & Drug, que são renomadas internacionalmente e oferecem informações confiáveis.

WORLD Health Organization. Disponível em: https://s.livro.pro/af2a37. Acesso em: 30 jul. 2024.

U.S. Food & Drug. Disponível em: https://s.livro.pro/upluz5. Acesso em: 30 jul. 2024.

Avalie com toda a turma os itens indicados na atividade 3 do Post-reading de forma a verificar as principais defasagens apresentadas pelos estudantes. Incentive-os a desenvolver a autonomia, percebendo em quais pontos da leitura eles tiveram mais dificuldade e sugerindo estratégias que possam auxiliá-los a ler e compreender textos em língua inglesa. Confira se eles conseguem citar outras ferramentas ou estratégias, além do dicionário, que possam contribuir com esse momento de aprendizagem. Reforce que a prática da leitura de textos em língua inglesa colabora para a ampliação do vocabulário. Além disso, lembre-os de que, sempre que necessário, podem rever as dicas apresentadas na seção Learning strategies relacionadas às práticas de leitura e de escrita.

Listening - página 72

A atividade 1 do Pre-listening, que envolve a leitura e a análise de um texto sobre os astecas, oferece uma oportunidade para a colaboração do professor do componente curricular de História. Essa abordagem interdisciplinar pode enriquecer a experiência de aprendizagem dos estudantes, proporcionando uma compreensão mais profunda do contexto histórico e cultural dos astecas. Solicite ao professor desse componente uma revisão sobre os astecas, fornecendo informações adicionais, como sua organização social, práticas religiosas, conquistas e contribuições culturais. Isso ajudará a retomar o conhecimento prévio dos estudantes e a facilitar a conexão entre os conteúdos das duas disciplinas. Por fim, se o nível da turma permitir, organize um debate em inglês em que os estudantes discutam a importância dos estudos históricos para a compreensão do presente.

Para a realização da atividade 3 do While listening, toque novamente o final do trecho, em que são mencionados os diversos tipos de tortilhas, e permita aos estudantes que anotem as palavras que conseguirem identificar. Dependendo do nível da turma, pode ser que eles consigam responder à questão apenas com a audição do trecho com pausas. Nesse caso, depois de ouvirem e registrarem as respostas, deixe que compartilhem o que anotaram com um colega e, por fim, peça que compartilhem com o restante da turma. Porém, caso seja necessário, registre algumas palavras na lousa e deixe que os estudantes identifiquem quais delas são mencionadas no trecho para descrever os tipos de tortilhas. Por exemplo: folded, thick, flat, sweet, savory, dried, moist, love-shaped, diamond-shaped etc.

Página LVIII

A atividade 3 do Post-listening contempla a Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias, pois permite aos estudantes interagir entre eles e com o professor, utilizar o espaço da sala de aula para tomar decisões em conjunto e verificar as possibilidades e estratégias de aprendizagem que podem ser utilizadas para ampliar seu conhecimento linguístico e melhorar a compreensão auditiva para as próximas atividades. Após os estudantes refletirem sobre essa atividade, sugira a eles que, com um colega, escutem o áudio, de maneira que um auxilie o outro em trechos que não compreenderam. Além disso, oriente-os a consultar o dicionário sempre que tiverem dificuldades com o significado das palavras.

Comprehending and using - páginas 73 a 75

Inicie a atividade 1 da página 73 explicando aos estudantes que os hábitos alimentares são influenciados por fatores culturais, econômicos e educacionais. Então, oriente-os a ler o título do texto e a mencionar informações e palavras que esperam encontrar nele. Anote na lousa as ideias que levantarem. Em seguida, instrua-os a fazer uma leitura do texto a fim de verificar se suas hipóteses se concretizaram ou não. Para avaliar a compreensão dos estudantes, peça-lhes que façam duas colunas no caderno, uma com o título healthy eaters e outra intitulada unhealthy eaters. Oriente-os a ler o texto mais uma vez e registrar nas respectivas colunas as informações apresentadas nele. Por fim, incentive-os a compartilhar com um colega o que anotaram. Uma sugestão de atividade é pedir aos estudantes que pesquisem as recomendações de consumo diário de frutas e vegetais fornecidas por órgãos de saúde brasileiros, como o Ministério da Saúde ou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e, depois, que comparem essas recomendações com os próprios hábitos alimentares. Por fim, organize um debate sobre a importância de uma dieta equilibrada, organizando a turma em grupos e orientando-os a discutir os benefícios de consumir frutas e vegetais regularmente.

Nas atividades 2 e 3 do simple present, verifique o que os estudantes conhecem desse tempo verbal e complemente com as informações necessárias. Diga-lhes que, em frases afirmativas na terceira pessoa do singular, quando os verbos terminam em -o, -ch, -sh, -s, -x ou -z, adiciona-se -es; e, quando terminam com uma consoante seguida de -y, troca-se essa letra final por -ies. Reforce que, nas frases negativas e interrogativas, o verbo é usado na forma base, sem alteração, acompanhado do verbo auxiliar (does/ doesn't).

Speaking - página 76

As atividades dessa seção buscam instigar o desenvolvimento linguístico quanto à fala dos estudantes, de maneira que coloquem em prática os conhecimentos estudados. O conteúdo sobre alimentação está relacionado ao tema contemporâneo transversal Saúde, instigando-os a refletir criticamente sobre os próprios hábitos alimentares e os dos colegas. Durante essa troca, reforce que eles devem respeitar a realidade de cada um da turma, agindo sem preconceitos de qualquer natureza.

Na atividade 1, peça aos estudantes que ouçam o áudio pela primeira vez sem fazer anotações, apenas para captar a ideia geral. Depois, pergunte o que eles entenderam para verificar a compreensão geral. Na segunda vez, peça-lhes que façam anotações específicas sobre os pontos principais do áudio, como exemplos de hábitos alimentares saudáveis mencionados. No item a da atividade 1, promova uma interação da turma em sala de aula, a fim de que os estudantes reflitam sobre o fato de que se alimentar bem é uma questão de hábito e depende de outros fatores, como acesso a alimentos saudáveis, educação, cultura e preferências individuais. Isso os ajudará a pensar criticamente sobre o tema.

Após a atividade 3, leve-os até o pátio da escola e incentive a prática de uma atividade corporal, como um jogo de vôlei, futebol ou uma corrida na quadra, de maneira a propiciar uma reflexão de que uma alimentação balanceada somada a uma prática corporal pode ser benéfico para a saúde física e mental. Essa proposta contempla a habilidade EM13LGG503.

Indicações suplementares

O documentário Muito além do peso discute o problema da obesidade infantil e analisa o papel que diferentes fatores sociais desempenham para contribuir com essa epidemia, tanto no Brasil quanto em outros países. Se possível, assista com os estudantes ao documentário ou peça a eles que o vejam em casa e registrem alguns destaques para compartilhar com os colegas em sala de aula. Oriente-os a refletir sobre o consumo de alimentos ultraprocessados em nossa sociedade e ressalte que as crianças, embora sejam o enfoque do documentário, não são as únicas afetadas por esse problema.

MUITO além do peso, de Estela Renner. Brasil: Maria Farinha Filmes, 2012 (84 minutos84 min).

Summing up - página 77

Ao final da unidade, convide os estudantes a refletir sobre os tópicos, destacando os mais complexos e averiguando se precisam melhorar ou revisar algum deles. Se necessário, peça-lhes que retomem conteúdo e verifiquem os conceitos estudados. Caso as dúvidas permaneçam, ajude-os a saná-las fazendo mais uma breve revisão do tópico. Você pode ainda organizá-los em grupos para que juntos conversem sobre suas principais dificuldades e troquem conhecimentos, de maneira a colaborarem uns com os outros.

Página LIX

Unit 6 This is music to my ears

Abertura - páginas 78 e 79

O trabalho com o tema dessa unidade desenvolve o pensamento crítico dos estudantes sobre produções musicais nacionais e internacionais e a fruição por meio da música, o que permite desenvolver as Competências gerais 3 e 4, a Competência específica 6 da área de Linguagens e suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG602.

Oriente os estudantes a analisar a imagem de abertura, que retrata a cena de um filme que narra a história do músico francês De Saint-Georges, filho de uma escravizada com um fazendeiro francês, que se destacou na alta sociedade francesa como violinista, compositor e esgrimista. Em seguida, leia o título da unidade, verifique se eles já conhecem a expressão this is music to my ears e se conseguem relacioná-la ao tema da unidade. Proponha uma reflexão sobre a questão racial, promovendo o respeito entre as pessoas e o combate a qualquer tipo de preconceito.

Convide os estudantes a ler os objetivos do capítulo e a compartilhar com os colegas conhecimentos prévios sobre eles. Aproveite essa interação para mapear o que os estudantes já sabem sobre o tema, pois armazenar essas informações pode ser útil para elaborar uma avaliação após a seção Summing up.

A proposta da abertura permite desenvolver o trabalho coletivo com os professores dos componentes curriculares de Arte e Filosofia. Para isso, proponha uma roda de conversa para que a turma compartilhe suas vivências e experiências em relação a essa temática, expondo o que sabe sobre música, as preferências musicais etc. Aproveite para explorar as diferentes manifestações culturais juvenis, valorizando os diferentes perfis. O professor de Arte pode colaborar apresentando o que é música, os diversos estilos, técnicas e instrumentos, enquanto o de Filosofia pode participar auxiliando os estudantes a entender o papel dessa arte na vida das pessoas.

Respostas

1. Resposta pessoal. Promova a participação de todos, assim você terá uma visão individualizada em relação à influência da música na vida dos estudantes.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam como a música pode provocar uma emoção muito forte em quem a ouve. Contudo, esse efeito é individual e leva em consideração a história de vida da pessoa. Se necessário, envolva a turma em uma discussão sobre a relação da música com as emoções.

3. Resposta: Violin e cello.

4. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes reflitam sobre a época em que o músico viveu e compreendam que ele provavelmente enfrentou discriminação e racismo por ser negro e filho de uma mulher negra escravizada.

Warming up - páginas 80 e 81

Na atividade 1 do Learning vocabulary, oriente os estudantes a analisar a obra incentivando-os a pensar em como a escolha e a disposição dos instrumentos na imagem contribuem para a atmosfera da cena.

Peça aos estudantes que reflitam sobre como as formas de ouvir música se transformaram ao longo do tempo e como isso impacta suas próprias experiências musicais. Pergunte-lhes sobre a relevância histórica de aparelhos musicais, como o fonógrafo e o gramofone, e incentive-os a pensar em como a tecnologia molda nossos hábitos musicais. Depois, explore os gêneros musicais que eles preferem e como essas escolhas refletem suas identidades culturais e pessoais. Encoraje-os a argumentar não apenas sobre suas preferências, mas também a respeito da razão emocional ou cultural por trás das escolhas musicais. Finalize incentivando uma discussão sobre como a música continua a influenciar diferentes aspectos da vida cotidiana ao longo do tempo. Para enriquecer ainda mais as atividades da página 81, desenvolva uma parceria com o professor do componente curricular de Arte. Juntos, vocês podem explorar a representação visual dos instrumentos em diferentes formas de arte, como pinturas, esculturas ou design gráfico. Outra ideia é promover uma aula prática em que os estudantes possam desenhar ou criar representações visuais dos instrumentos e seus respectivos grupos, conectando as disciplinas e reforçando a compreensão dos estudantes sobre a estética e o papel dos instrumentos musicais na cultura. Essa colaboração pode culminar em uma exposição na escola, em que os estudantes mostrem suas criações e compartilhem suas descobertas sobre os instrumentos musicais.

Reading - páginas 82 a 84

Na atividade 3 do Pre-reading, se julgar pertinente, elabore um material com algumas informações sobre cada um desses artistas, apresente-as aos estudantes e na sequência oriente-os a responder à atividade.

Faça a leitura da atividade 1 do While reading com a turma, incentivando os estudantes a anotar no caderno as palavras que tiverem mais dificuldade. Ao final, oriente-os a consultar tais palavras no dicionário e a reler a frase em que foram empregadas para compreender o seu sentido. As atividades de leitura e interpretação da biografia contemplam a Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG403, pois permitem aos estudantes utilizar o texto e as discussões promovidas ao longo da seção para ampliar o conhecimento da língua inglesa.

Página LX

Indicações suplementares

Para complementar o trabalho com o trecho do texto da atividade 1 do While reading, apresente aos estudantes o filme Respect: a história de Aretha Franklin, em que é narrada a carreira de Aretha Louise Franklin desde o início, quando cantava em corais de igreja, até a sua ascensão. Franklin venceu dezoito vezes o Grammy Awards e é um exemplo de luta pelos direitos civis e das mulheres.

RESPECT: a história de Aretha Franklin, de Liesl Tommy. Estados Unidos: Warner Bros, 2020 (138 minutos138 min).

No item a da atividade 5 do While reading, caso seja viável, planeje uma aula interdisciplinar com o professor do componente curricular de História, para que ele possa explicar o que foi o movimento Black Power e a luta pelos direitos civis dos negros, e quais foram suas implicações para a sociedade estadunidense, em particular, e para a população mundial, em geral.

Na atividade 2 do Post-reading, caso perceba defasagem dos estudantes tanto na leitura e compreensão do texto quanto em relação aos aspectos gramaticais, separe-os em duplas e peça-lhes que troquem ideias sobre as principais dificuldades. Oriente-os a fazer uma lista das dúvidas e, depois, organize a turma em um círculo para que as duplas as apresentem e os colegas ajudem a saná-las.

Comprehending and using - páginas 85 a 89

Ao desenvolver a atividade 2 da página 85, convide os estudantes a fazer uma revisão dos usos e sentidos do verbo to be no tempo passado. Você pode propor uma situação-problema, solicitando a eles que registrem em um parágrafo o que se recordam desse conteúdo, indicando as formas desse verbo, as conjugações etc. Incentive-os a compartilhar o que registraram com o restante da turma, de modo que possam trocar conhecimentos. Durante essa interação, solucione as dúvidas que surgirem.

Sugestão de avaliação

Após fazer a leitura do trecho da biografia da Nina Simone na página 86, proponha a escuta de uma das músicas citadas, a fim de explorar o vocabulário e possíveis conteúdos gramaticais. Verifique o entendimento dos estudantes em relação à língua, orientando-os a destacar as palavras com as quais tiverem mais dificuldades. Reforce que o estudo de letras de músicas é uma boa maneira de aprender a língua inglesa.

Ao trabalhar o Speaking up na página 87, é importante verificar se eles identificam as diferentes pronúncias dos verbos regulares no passado: /d/, como em listened; /t/, como em liked; e /id/, como em needed. Basicamente, os verbos terminados em sons vozeados, como call, clean, enjoy e arrive, quando usados no passado, têm o som /d/ (call/d/, clean/d/, enjoy/d/, arrive/d/); os verbos terminados em sons desvozeados, como ask, pass, stop e wash, têm, no passado, o som /t/ (ask/t/, pass/t/, stop/t/ wash/t/); e os verbos terminados com os sons /t/ e /d/, como divide, paint, end ou want, têm o som /id/ ( divid/id/, paint/id/, end/id/, want/id/).

Para a atividade 3 da página 88, oriente os estudantes a trabalhar em duplas, em que um deles será o entrevistado e o outro, o entrevistador. Depois, oriente-os a trocar de função, assim o entrevistado passa a ser o entrevistador. Dependendo do nível da turma, incentive-os a variar as respostas, usando tanto formas curtas quanto completas, como "Yes, I did" ou "Yes, I played the guitar last week".

Na atividade 4 da página 89, faça uma breve explicação sobre a importância de refletir sobre momentos significativos da vida e como isso pode ajudá-los a entender melhor sua própria trajetória. Incentive-os a pensar em eventos que foram marcantes para eles, além dos exemplos fornecidos, como uma viagem especial, um hobby que começaram a praticar ou um evento familiar.

Listening - página 90

Na atividade 1 do Pre-listening, se julgar oportuno, incentive os estudantes a fazer uma pesquisa sobre audiobooks. Proponha a eles que investiguem como é feita a gravação em estúdio, desde a escolha do espaço até a tecnologia utilizada para garantir a melhor qualidade de som. Discuta também as motivações por trás da criação dos audiobooks, destacando a importância da acessibilidade para pessoas cegas ou com deficiência visual, que foi um dos principais motores para o desenvolvimento desse formato. Caso haja em sala de aula estudantes cegos, permita-lhes compartilhar suas experiências em relação a esse tipo de acessibilidade. Esse será um momento enriquecedor para que reflitam sobre as diversas facetas desse gênero e suas implicações culturais e sociais.

Na atividade 1 do Post-listening, incentive-os a pensar em diferentes gêneros musicais, destacando como as habilidades de composição e interpretação influenciam a autenticidade e o impacto das músicas. Sugira a eles que considerem tanto artistas contemporâneos quanto clássicos, promovendo uma diversidade de referências. Durante a troca de ideias, incentive os estudantes a se expressar de forma crítica e pessoal, encorajando-os a compartilhar suas impressões e opiniões sobre os artistas que eles escolheram abordar.

Avalie o conhecimento dos estudantes durante a realização da atividade 2 do Post-listening. Essa atividade pode servir de acompanhamento de aprendizagem no decorrer das unidades, em que se avalia a proficiência da língua. Aproveite a unidade temática para sugerir a eles que utilizem as músicas para ampliar o vocabulário de maneira a diminuir suas defasagens.

Página LXI

Speaking - página 91

A atividade 2 tem como objetivo instigar os estudantes a refletir sobre pessoas que gostariam de entrevistar. Ao trazer essa proposta, eles são convidados a pensar sobre a história dessa pessoa e sua relevância profissional e/ou social, justificando por que uma entrevista com ela seria pertinente. Por fim, mostre a eles que a entrevista pode ser uma conversa guiada com o objetivo de elaborar outro texto. Relembre que há entrevistas com diferentes propósitos e formatos específicos; por exemplo, para revista e jornal com uma personalidade, para conseguir vaga em escola, fazer intercâmbios etc.

Na atividade 3, converse com os estudantes sobre como devem se preparar para uma entrevista, por exemplo, pesquisando o entrevistado, rascunhando as perguntas que serão feitas e definindo de que forma as respostas serão registradas. Destaque que, para obter sucesso em uma entrevista, além de fazer as perguntas mais pertinentes, o entrevistador deve tratar o entrevistado com educação e gentileza, deixando-o confortável. Ao empregar gestos e movimentos corporais, de forma consciente e intencional à situação comunicativa da entrevista, essa produção desenvolve as Competências específicas 4 e 5 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG402 e EM13LGG501.

Writing - página 92

Convide os estudantes a revisar as principais características do gênero biografia. Dependendo do propósito de publicação e do público-alvo, a biografia pode assumir diferentes formatos, alguns mais detalhados, outros mais sintetizados, de maneira mais didática. Após escolherem sobre qual artista, nacional ou internacional, vão registrar, incentive-os a pesquisar, selecionar e anotar o que acharem mais relevante.

Na atividade 1 do Pre-writing, ressalte que, durante a pesquisa, os estudantes devem atentar à autoria dos textos, ao veículo de comunicação em que foram publicados, à data de produção do texto e às fontes de pesquisa, observando a veracidade das informações mencionadas. Aproveite o momento para ressaltar a importância de coletar informações em fontes confiáveis e verificadas.

A divulgação dos textos pode ser feita online em uma mídia da escola ou da turma. Caso isso não seja possível, sugira aos estudantes que exponham as biografias em cartazes em um local de grande circulação, para que outros colegas possam conhecer suas produções.

Be active!

Para essa produção, pode ser desenvolvida a estratégia Gallery walk, na qual os estudantes exibem suas produções de maneira semelhante a uma galeria de arte. Os cartazes produzidos por eles devem ser afixados em paredes ou organizados em fileiras. Eles devem circular e visitar todos os cartazes, lendo as informações dispostas neles. Assim, cada um terá a oportunidade de apresentar seu trabalho e de conhecer a produção dos colegas.

Summing up - página 93

Para revisar os conteúdos estudados e avaliar se os estudantes os entenderam bem, oriente-os a listar, no caderno, os principais pontos estudados. Em seguida, sugira-lhes que comparem as anotações com as dos colegas, verificando quais são semelhantes e diferentes, voltando ao conteúdo cuja informação está divergente para verificar qual está mais adequada. Ao final dessa etapa, proponha-lhes que criem anotações conjuntas.

Connections with - página 93

Esse boxe faz interdisciplinaridade com os componentes curriculares de Arte e História e contempla os temas contemporâneos transversais Educação em direitos humanos e Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras ao abordar outros tipos de manifestações artísticas e apresentar personalidades negras em espaços representativos. Explore com os estudantes todos os tipos de manifestações artísticas, solicitando a ajuda de um professor de Arte caso seja necessário. Com a colaboração do professor de História, aborde o movimento negro, apresentando a luta dessa população pela igualdade social e por seus direitos.

Se necessário, antes de explorar esse boxe com os estudantes, releia a biografia de Aretha Franklin apresentada no Reading. Na sequência, faça a leitura dos textos sobre a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie e a bailarina brasileira Ingrid Silva com a turma, evidenciando o protagonismo de pessoas negras em diferentes ambientes. Leia as questões e incentive os estudantes a compartilhar seus conhecimentos a respeito do assunto tratado. Norteie a conversa de modo a promover o pluralismo de ideias, prezando pelo respeito e pelo combate a qualquer tipo de preconceito.

Se possível, leve exemplares de algum livro da Chimamanda e incentive os estudantes a ler a biografia de Ingrid Silva, A sapatilha que mudou meu mundo, a fim de explorar mais a temática em sala de aula.

Respostas

1. Resposta pessoal. Durante a pesquisa sobre mais informações a respeito de Chimamanda Ngozi Adichie e Ingrid Silva, oriente os estudantes a procurar informações em livros e na internet para que a pesquisa seja completa.

2. Resposta pessoal. Conforme os estudantes falam sobre as artes que consomem, incentive-os a pensar no que acham mais interessante nelas e se percebem a influência das artes em suas vidas.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes citem pessoas como Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Iza, Viola Davis e Taís Araujo.

Página LXII

Going out there – páginas 94 a 97

Esse projeto, que poderá ser trabalhado ao longo do semestre, viabiliza o trabalho com as Competências gerais 1, 3 e 4 com a plenitude das Competências específicas 2, 3 e 6 da área de Linguagens e suas Tecnologias e com as habilidades EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG303, EM13LGG305, EM13LGG603 e EM13LGG604, visto que objetiva valorizar e evidenciar a arte como ferramenta para reflexão e mudança social, além de oportunizar aos estudantes o uso de diferentes linguagens durante as diferentes etapas de uma produção artística.

Antes de iniciar o projeto, mostre à turma manifestações artísticas dos mais diferentes tipos: dança, pintura, escultura, cinema etc. Se possível, com a autorização dos responsáveis, organize uma visita a um museu ou galeria da cidade para que os estudantes possam conhecer e contemplar as obras expostas; outra opção é levá-los para a sala de multimídia da escola e acessar museus virtuais, contemplando dessa forma a habilidade EM13LGG601.

Na sequência, peça a eles que observem os detalhes das imagens da página 94 e tentem imaginar do que se tratam. Por fim, forneça as informações necessárias para que confirmem ou refutem suas hipóteses e oriente-os a responder às questões propostas.

Respostas

a) The intervention shows a medicine box whose name refers to hypocrisy as an evil to be repaired.

b) Put hypocrisy, which is the act or effect of pretending, of hiding true feelings, as a problem that affects society.

c) This intervention shows a group of dancers in colorful clothing coming together to transform the urban landscape.

d) Resposta pessoal. Incentive os estudantes a levantar hipóteses e, se possível, fazer uma pesquisa para confirmá-las ou refutá-las.

e) This type of manifestation is are usually found in public spaces in order to reach a large number of people.

f) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes considerem as intervenções artísticas como uma importante ferramenta de questionamento e mudança social. Paralelamente, essas manifestações estão sujeitas a diferentes tipos de reação por parte do público, que pode agir de modo inesperado.

g) Resposta pessoal. Incentive o respeito às diferentes opiniões.

Para a etapa Researching, é interessante convidar o professor do componente curricular de Filosofia para responder aos questionamentos e esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema. Além disso, os estudantes podem fazer uma pesquisa e, depois, apresentar o resultado para a turma.

Os fatos mais interessantes listados pelos estudantes podem ser redigidos em inglês para servir como parte da avaliação do projeto. Você também pode sugerir a eles que selecionem um dos artistas mencionados no boxe Tip para fazer uma postagem nas redes sociais, discorrendo sobre o que mais chamou a atenção a respeito do artista e de suas obras. Essa atividade possibilita o trabalho com as Competências específicas 1, 3, 4 e 6 da área de Linguagens e suas Tecnologias e com as habilidades EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG302, EM13LGG403 e EM13LGG603.

A etapa Discussing and reflecting mobiliza a reflexão crítica sobre como as intervenções artísticas podem ser utilizadas para expressar assuntos relevantes para a sociedade, como a necessidade de refletir sobre o individualismo e os aspectos negativos que ele pode trazer. O professor do componente curricular de Sociologia pode ser convidado para participar do debate, evidenciando a importância das boas ações em nosso dia a dia.

Ao preparar o mural de boas ações, descrito na etapa Organizing an art intervention, os estudantes podem dividir as tarefas a serem feitas: alguns podem escrever os cartões destacáveis contendo as pequenas ações que podem disseminar a gentileza, enquanto outros vão definir, organizar e preparar a confecção do mural e a disposição das mensagens.

As etapas descritas anteriormente possibilitam, parcialmente, o trabalho com as Competências gerais 9 e 10, uma vez que, para a confecção da intervenção, são esperados dos estudantes o diálogo, a empatia, a resolução de conflitos e a cooperação, além do desenvolvimento do trabalho coletivo e autônomo. As rodas de conversa, quando necessárias, visam reforçar tais princípios. Além disso, a intervenção, quando finalizada e apreciada pelo público, possibilitará desenvolver a Competência geral 8, pois intenciona impactar, de algum modo, a vida emocional dos participantes. Espera-se que eles passem a refletir sobre suas emoções e necessidades e as emoções e necessidades do outro. Monitore a turma atentamente, reforçando que o intuito da intervenção é utilizar a arte como um instrumento pacífico de desenvolvimento emocional e social. Nos momentos em que houver alguma tensão entre eles, pause as atividades e faça uma roda de conversa para lembrar a todos os objetivos da tarefa, orientando-os a buscar soluções pacíficas para resolver o conflito. É fundamental propiciar um ambiente seguro e justo para que os estudantes possam se expressar e falar de seus sentimentos. Com essas reflexões sobre a produção da intervenção, contemplam-se as habilidades EM13LGG103, EM13LGG104, EM13LGG105, EM13LGG201, EM13LGG204 e EM13LGG301 e a plenitude da Competência específica 2, além de complementar o trabalho com as Competências específicas 1 e 3 da área de Linguagens e suas Tecnologias.

Na etapa Evaluating the process, ao eleger o principal aprendizado decorrente do projeto, incentive os estudantes a pensar em como inseri-lo no cotidiano.

Página LXIII

Unit 7 With time on your hands

Abertura - páginas 98 e 99

A interação entre os estudantes durante as atividades propostas na abertura, incentivando-os a se expressarem, argumentar, formular ideias e defender seus pontos de vista, além de compreender-se na diversidade humana, reconhecendo suas emoções, permite desenvolver as Competências gerais 4, 7 e 8.

Peça aos estudantes que confiram a imagem apresentada nas páginas de abertura e expressem suas impressões e opiniões. Aproveite para instigá-los a compartilhar suas vivências, expondo o que mais gostam de fazer no tempo livre. Durante essa interação, incentive o respeito entre eles, a fim de que se sintam à vontade para manifestar suas singularidades e pluralidades, de forma a combater toda forma de violência e preconceito.

Em seguida, dê um tempo para que eles analisem o título da unidade e proponha uma situação-problema antes de realizar a atividade proposta, incentivando-os a explicar em que contextos essa frase costuma ser utilizada. Permita a troca de ideias entre eles, instigando-os a avaliar as diferentes opiniões e refletir sobre elas. Por fim, apresente os itens da atividade e verifique se eles compreenderam o sentido da expressão, convidando-os a elaborar outras frases do cotidiano nas quais podem empregá-la.

Leia com a turma os objetivos a serem alcançados com o estudo dessa unidade e aproveite para fazer uma avaliação diagnóstica dos conteúdos apresentados. Aproveite também para verificar o conhecimento deles a respeito dos gêneros que serão explorados.

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes digam que é importante ter tempo livre para que todos possam realizar as atividades que apreciam, relaxar, aproveitar a companhia de pessoas das quais gostam, entre outros motivos.

2. Resposta pessoal. Destaque para os estudantes que esse equilíbrio é importante tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes mencionem atividades como ouvir música, desenhar, escrever sobre algo de que gostam, sair com amigos etc.

Warming up - páginas 100 e 101

O trabalho com a leitura e a interpretação da tirinha na atividade 1, da página 100, desenvolve a habilidade EM13LGG103 e a amplitude da Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias ao propor aos estudantes o contato com uma tirinha, gênero conhecido deles por ser bastante explorado em diferentes níveis da educação, que contempla tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. Instigue-os a perceber as diferentes semioses. Além disso, essa tirinha permite a reflexão sobre o tema contemporâneo transversal Trabalho, visto que podem conversar e conhecer um pouco mais a rotina da profissão de docente.

O emprego da língua inglesa, compreendendo-a em diferentes contextos de uso, proporciona o trabalho com a habilidade EM13LGG403 e parte da Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias nas atividades 3 e 5 da página 101. Além disso, ao utilizar a autonomia para buscar em dicionários as palavras que não conhecem, eles podem ampliar seu conhecimento linguístico em inglês.

Reading - páginas 101 a 103

As atividades propostas contemplando o gênero meme incentivam os estudantes a analisar de forma crítica a composição do texto, analisando a linguagem verbal e não verbal, entendendo como expressam ironia. Essa proposta contempla a Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias, ao explorar práticas culturais e artísticas, ampliando a capacidade dos estudantes de recepção e produção de discursos em diversas mídias. As habilidades EM13LGG103 e EM13LGG104 também são desenvolvidas ao solicitar aos estudantes que analisem os efeitos de sentido dos memes em diferentes contextos e discutam seu público-alvo e suas mensagens implícitas, desenvolvendo a comunicação para a participação social em mídias digitais.

Chame a atenção dos estudantes para o caráter passageiro do teor apresentado no meme devido ao fato de que, geralmente, são abordados nele assuntos recém-acontecidos ou com grande notoriedade naquele momento. No caso de haver estudantes cegos, promova um momento para que, após utilizar o leitor de tela ou outra tecnologia assistiva, ele compartilhe suas interpretações e impressões do gênero.

A atividade 5 do While reading é uma oportunidade de integração com o componente curricular de Arte. Para isso, convide o professor desse componente para examinar os aspectos visuais das imagens com mais profundidade. Incentive os estudantes a analisar os elementos que compõem a imagem, como eles são organizados e como isso é refletido na percepção visual do leitor. Se julgar relevante, discuta a origem das imagens utilizadas e o contexto artístico que há por trás delas.

A partir dessa unidade, as atividades do Post-reading serão apresentadas em língua inglesa. Aproveite a atividade 3 para identificar as possíveis dificuldades que os estudantes tiveram durante a leitura do texto e a criação de um meme em inglês.

Página LXIV

Nos itens a e b da atividade 3 do Post-reading promova o compartilhamento de opiniões sobre o que acharam mais fácil ou mais difícil na leitura do texto e nas atividades; além disso, leve-os a perceber que o conhecimento prévio deles, uma vez que já tiveram contato com outros memes nas redes sociais, por exemplo, ajuda na compreensão da mensagem do texto, facilitando seu entendimento. No item c, incentive-os a mencionar as dificuldades, os desafios e do que mais gostaram. Se necessário, incentive-os a elaborar um glossário pessoal, registrando no caderno as palavras com as quais têm mais dificuldade, a fim de consultá-las sempre que necessário.

Indicações suplementares

Ao discutir o gênero meme com os estudantes, complemente as atividades sugerindo a leitura da obra De memes e memórias: crônicas para curtir e compartilhar, que explora o fenômeno dos memes em profundidade e fornecerá aos estudantes uma compreensão mais ampla e crítica sobre a origem, o impacto e a função desse gênero na sociedade atual.

CUNHA, Leo. De memes e memórias: crônicas para curtir e compartilhar. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

Listening - página 104

O trecho do áudio que os estudantes vão ouvir nesta seção aborda dicas para manter o hábito da leitura, além de apresentar alguns de seus benefícios, como melhora da habilidade de escrita, desenvolvimento de visão crítica, aumento de foco e atenção e aprimoramento de habilidades de comunicação.

A discussão proposta na atividade 2 do Pre-listening contempla a amplitude das Competências específicas 3 e 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG302 e EM13LGG403, uma vez que os estudantes empregam a língua inglesa para refletir e expressar opinião sobre suas preferências, posicionando-se de forma crítica e respeitosa em relação à opinião dos colegas.

Sugestão de avaliação

Após a atividade 2 do Pre-listening, proponha aos estudantes que se organizem em grupos para a elaboração de cartazes em inglês com dicas de hábitos saudáveis. Oriente-os a ouvir o áudio, anotar as dicas apresentadas e a listar outras. Avalie a capacidade deles ao exercitarem o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação ao trabalharem em grupos, desenvolvendo dessa forma a Competência geral 9. Peça a eles que organizem, com antecedência, os materiais necessários para a produção ou rascunhem as ideias para a elaboração dos cartazes com o uso de tecnologias digitais. Ao final das produções, avalie a composição dos cartazes e o emprego da língua, propondo correções, se for o caso. Incentive-os a fixar os cartazes em locais de grande circulação ou a postar nas mídias da escola. Avalie a participação dos estudantes em todo o processo de elaboração, do planejamento à produção e socialização.

Avalie o nível da turma e proponha a discussão das atividades do Post-listening em língua inglesa. Além da compreensão de leitura das questões, a interação entre eles desenvolve o trabalho com a escuta. Se tiverem dificuldade em relação ao que foi apresentado pelos colegas, oriente-os a dialogar a fim de sanar a dúvida.

Aproveite a atividade 2 do Post-listening para remediar as dificuldades que alguns estudantes possam ter tido para compreender o áudio. Toque o áudio novamente, fazendo diversas pausas, e registre na lousa as frases aos poucos. Por fim, peça aos estudantes que pesquisem em um dicionário online a pronúncia das palavras que não conhecem. Ressalte que embora o estudante fale muito rápido, o que pode dificultar a compreensão, essa velocidade de fala representa a maneira como falantes nativos costumam se expressar normalmente, por isso é importante que os estudantes procurem se familiarizar com áudios desse tipo.

Comprehending and using - páginas 105 a 107

No item b da atividade 1 da página 105, comente a importância do tempo livre, de atividades de lazer, principalmente em ambientes abertos e verdes, pois atualmente as pessoas têm uma grande preocupação de se manterem ativas e produtivas, a fim de desenvolver habilidades para se destacarem no mundo corporativo. Abordar o tema Atividades de tempo livre contempla o tema contemporâneo transversal Direitos da criança e do adolescente.

Na atividade 3 da página 106, explique a eles que alguns verbos aceitam tanto o gerúndio quanto o infinitivo nos verbos que os seguem. Em alguns casos, admitem as duas formas, com pouca ou nenhuma diferença de significado. É o caso, por exemplo, de like (like playing/like to play), love (love dancing/love to dance) e start (start working/start to work). Outros verbos admitem as duas formas, mas com diferentes sentidos. Vemos isso em try, que seguido de um verbo no infinitivo tem o sentido de que a ação é difícil ou impossível de alcançar: "I tried to open the window, but I couldn't". Quando seguido por um verbo no gerúndio, tem o sentido de um experimento, por exemplo, para testar se o resultado será satisfatório: "I'm going to try using less salt in my food. The doctor says it is healthier".

No boxe Learning more, os verbos look e feel são apresentados como verbos de ligação, ou seja, não denotam uma ação e são utilizados para conectar o sujeito da frase a um adjetivo que o caracteriza. Essa predicação pode expressar uma qualidade ou um estado, como: "You look tired" e "He feels confident about speaking in public".

Durante a correção da atividade 1 do Activities, se julgar pertinente, comente com os estudantes o uso dos verbos de cada sentença, se são regulares ou irregulares, se estão na primeira, segunda ou terceira pessoa do singular ou plural, se estão sendo utilizados na forma afirmativa ou negativa.

Página LXV

Speaking - página 108

Para a proposta da atividade 2, disponibilize alguns livros para os estudantes ou leve-os à biblioteca ou laboratório de informática da escola e, acessando sites de domínio público, selecionem um livro. Sugira que escolham um trecho não muito grande, que possa ser lido em no máximo cinco minutos. Destaque a importância de focar na pronúncia correta das palavras, na entonação que reflete as emoções e no uso de pausas para dar ênfase e clareza ao texto. Explique que as imagens do livro vão ajudar a contextualizar a apresentação para os colegas. Recomende o uso de um dicionário para verificar a pronúncia correta de palavras que possam ser difíceis. Se possível, ofereça apoio na sala de aula para esclarecer dúvidas sobre pronúncia e significado.

Summing up - página 109

Para avaliar a compreensão dos estudantes quanto ao que foi estudado na unidade, além de proporcionar o trabalho com o pensamento computacional, solicite a eles que, com uma ferramenta digital, elaborem um mapa mental dos conteúdos. Isso pode ser feito em duplas ou em grupos e, depois, podem compartilhar a produção com os colegas. Essa atividade, além de revisar os conhecimentos adquiridos, oportuniza aos estudantes integrar recursos, desenvolver o senso estético e valorizar a inclusão, ao utilizar tais ferramentas para produzir vídeos e apresentações multimídias.

Unit 8 Think outside the box

Abertura - páginas 110 e 111

Convide os estudantes a ler os objetivos a serem alcançados nessa unidade. Aproveite o momento para fazer uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos deles em relação aos gêneros orais e escritos e aos conteúdos linguísticos. Você pode solicitar, por exemplo, que registrem em um parágrafo as principais características do gênero infográfico e conceituem os conteúdos linguísticos, elaborando frases para exemplificar seu uso. Esse registro pode ser retomado ao final dos estudos, para que analisem o que aprenderam no decorrer da unidade, relacionando esse aprendizado aos conhecimentos prévios.

Na sequência, peça à turma que confira as páginas de abertura e compartilhe seu entendimento da intervenção. Incentive todos os estudantes a compartilhar suas impressões sobre o que está sendo retratado na imagem e verifique se eles conseguem interpretá-la. Chame a atenção para o fato de o artista ter aproveitado o espaço urbano para elaborar sua arte e transmitir a mensagem. Depois, leia com eles o título da unidade e, antes de fazer a atividade proposta, relacionem a expressão à imagem. Ao relatarem uma experiência pessoal ou escolar em que tiveram de pensar outside the box, incentive-os a utilizar a expressão que acabaram de aprender. Durante essa interação, diga aos estudantes que é preciso escutar os colegas com atenção, de maneira a fomentar o respeito às particularidades.

O trabalho com a leitura e a interpretação do título da unidade e da intervenção permite desenvolver as Competências gerais 1, 3 e 4, parte da Competência específica 6 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG601, EM13LGG602 e EM13LGG604, uma vez que os estudantes utilizam e compartilham diferentes conhecimentos para apreciar, analisar e interpretar a proposta dessa seção, valorizando os conhecimentos sobre o mundo cultural e as diferentes manifestações artísticas.

A troca de ideias entre os estudantes durante as atividades propostas na abertura, levando-os a argumentar com base em fatos e informações confiáveis, formular ideias e defender seus pontos de vista, permite desenvolver a Competência geral 7.

Respostas

1. Resposta pessoal. Promova a interação entre os estudantes, incentivando-os a argumentar de forma ética e respeitosa.

2. Resposta pessoal. Se necessário, comente que Banksy é o pseudônimo de um artista britânico cuja identidade é desconhecida. Ele é famoso por fazer críticas sociais por meio de intervenções em locais públicos. Caso os estudantes não conheçam o artista, oriente-os a fazer uma breve pesquisa sobre ele e suas obras.

3. Resposta pessoal. Instigue os estudantes a refletir sobre o fato de o artista ter usado um elemento da paisagem, ou seja, o tronco da árvore sem folhas, em conjunto com a pintura que fez na parede para compor sua obra. Aceite diferentes respostas e interpretações, desde que façam sentido e estejam relacionadas à situação representada na imagem.

Warming up - páginas 112 e 113

Ao fim da atividade 2 da página 112, pergunte aos estudantes se eles já conheciam a pesquisa do professor Howard Gardner, o que acharam da definição de inteligências múltiplas, se ficaram curiosos a respeito dessa temática e se compreendem que identificar o tipo de inteligência de cada um pode ajudar a melhorar o desempenho nos estudos. Ao fazer os estudantes refletirem sobre si mesmos, reconhecendo suas particularidades e características, essa atividade permite desenvolver a Competência geral 8.

Durante a correção da atividade 2 do Learning vocabulary, reflita com os estudantes sobre a importância de cada profissional para a sociedade e sobre como todas as profissões são importantes. Com essa reflexão, é possível desmistificar ideias estereotipadas que possam surgir ao se expressarem sobre determinada profissão.

Página LXVI

Reading - páginas 113 a 115

O trabalho com a leitura e a interpretação do infográfico da página 114 contempla a habilidade EM13LGG103 e parte da Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias ao propor aos estudantes que analisem o efeito de sentido dos recursos multissemióticos do texto explorado.

Na atividade 1 do While reading, submeta os estudantes a uma situação-problema antes da leitura do infográfico. Proponha a eles que, no caderno, indiquem o objetivo de um infográfico, suas principais características e o possível público-alvo. Depois, peça-lhes que se juntem a um colega e compartilhem suas anotações, de maneira que discutam sobre o que foi apontado e avaliem juntos os conhecimentos do gênero. Ao final, solicite às duplas que apresentem suas considerações para a turma. Se necessário, comente que o infográfico é um gênero expositivo composto de texto escrito e recursos visuais, que tem como objetivo apresentar determinada informação de forma mais atrativa. Nesse gênero, há o predomínio de elementos visuais e o público-alvo geralmente são pessoas interessadas em divulgação de pesquisas e dados. Após a leitura, aproveite para refletir com a turma sobre a função social desse gênero, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação, o portador do texto, a linguagem, a organização e a forma.

Na atividade 2 do Post-reading, os estudantes são incentivados a refletir sobre as estratégias de leitura e a identificar quais métodos foram mais eficazes para eles ao lerem o infográfico. Nesse momento, fique atento às dificuldades que podem surgir e esteja preparado para propor remediações que ajudem a superar os obstáculos. Se mencionarem dificuldades para identificar as ideias principais do texto, oriente-os a considerar os cognatos, a identificação de palavras-chave ou a análise de elementos visuais. Estudantes que recorrem excessivamente ao dicionário podem estar enfrentando dificuldades em inferir o significado de palavras por meio do contexto. Isso pode indicar a necessidade de práticas adicionais para fortalecer essa habilidade. Nesse caso, incentive-os a primeiro tentar inferir os significados pelas palavras que já conhecem e de cognatos. Eles podem criar uma lista de palavras cognatas antes de ler o texto, facilitando a compreensão global. Além disso, oriente-os a prestar atenção às imagens ou aos recursos visuais dos textos, ressaltando que exercícios de associação entre imagens e palavras-chave podem ser úteis para a ampliação do vocabulário.

Sugestão de avaliação

Avalie a capacidade de os estudantes identificarem e analisarem infográficos por meio de uma pesquisa prévia realizada em revistas, jornais e na internet. Combine uma data para que apresentem os resultados dessa pesquisa em sala de aula. No dia marcado, organize-os em duplas e peça-lhes que avaliem criticamente o layout, as cores, as fontes utilizadas, a clareza e a organização das informações no infográfico, além da facilidade de compreensão e a fonte de pesquisa utilizada na produção do material. Utilize essa análise para avaliar a compreensão dos estudantes sobre as características essenciais de um infográfico, o que servirá como preparação para a produção do próprio infográfico na seção Writing.

Listening - página 116

Na atividade 1 do Pre-listening, os estudantes vão levantar hipóteses sobre o conteúdo do podcast com base no título do episódio e nas discussões feitas nas seções anteriores. É importante que eles anotem o que esperam ouvir para que possam comparar essas ideias com o que for realmente mencionado no áudio. Essa atividade prepara os estudantes para a compreensão oral, uma vez que, ao ouvir o áudio pela primeira vez, eles estarão atentos a essa comparação, procurando identificar palavras-chave e informações específicas que têm em mente.

A atividade 2 do Pre-listening visa retomar a reflexão sobre a existência de múltiplas inteligências, explorando o fato de uma pessoa ter diferentes habilidades em diferentes áreas. Incentive-os a compartilhar com os colegas quais áreas se identificam mais e a discutir como essas percepções podem variar de acordo com o ponto de vista de cada um. Oriente-os a pensar em estratégias que auxiliam o autodesenvolvimento, discutindo a sua importância e da autoavaliação para o crescimento pessoal. Caso haja estudantes com deficiências na turma, promova um momento para que eles compartilhem suas vivências e habilidades com os colegas, promovendo o respeito e o combate a qualquer tipo de preconceito em sala de aula.

No While listening, é interessante deixar os estudantes escutarem o áudio inteiro na primeira vez, sem interrupções, e, uma segunda vez, com algumas pausas. Uma sugestão é que as pausas sejam feitas seguindo a mudança de tópico que ocorre ao longo do podcast.

A atividade 1 do While listening desenvolve a compreensão de escuta dos estudantes, de maneira que consigam responder cada item da atividade com base no trecho escutado. Com isso, são desenvolvidas as habilidades EM13LGG402 e EM13LGG403 e a amplitude da Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias, uma vez que no podcast há necessidade de compreender a língua como fenômeno cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. Dessa forma, além de empregar a língua, os estudantes refletem sobre a pluralidade e a capacidade que o ser humano tem de realizar e ser bom em diversas atividades, contrapondo a ideia de habilidade única.

Na atividade 2 do Post-listening, comente com eles que Gardner defende que nossa mente funciona como uma série de computadores independentes, em vez de apenas um computador. Essa frase ilustra bem a teoria das múltiplas inteligências.

Página LXVII

Na atividade 3 do Post-listening, os estudantes são desafiados a resumir o que compreenderam sobre a teoria das múltiplas inteligências após ouvirem o áudio. Esse exercício exige habilidades de compreensão auditiva e síntese, que podem representar desafios significativos para alguns. A seguir, são sugeridas estratégias de remediação para ajudar os estudantes nessa tarefa. Se eles tiverem dificuldade para resumir o conteúdo do áudio, isso pode indicar problemas de compreensão e identificação das ideias principais ou lacunas no entendimento do conceito de múltiplas inteligências. Nesse caso, incentive-os a escutar o áudio mais de uma vez, focando em diferentes aspectos em cada audição (por exemplo, primeiro na compreensão geral, depois em detalhes específicos). Incentive-os a tomar notas durante a escuta, o que pode ajudá-los a organizar suas ideias posteriormente. Sugira também que escolham frases ou trechos do áudio e tentem repetir a pronúncia e a entonação em voz alta, pois isso pode ajudá-los a se familiarizar com a linguagem e melhorar a fluidez verbal. Outra dificuldade pode ser a de organizar e sintetizar a informação, o que pode ser um sinal de que os estudantes precisam de mais prática em habilidades de escrita ou de que não compreenderam completamente a teoria apresentada. Nesse caso, oriente-os a praticar a escrita de resumos curtos e diretos de outros conteúdos ou áudios que escutem. Isso pode ser feito em revisões em casa ou em pequenos grupos na sala de aula, em que eles podem discutir e comparar seus resumos com os dos colegas.

Speaking - página 117

As atividades desta seção contemplam a Competência geral 4, a amplitude da Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG403, uma vez que os estudantes dialogam empregando a língua, considerando a situação comunicativa e os interlocutores. Avalie o nível de proficiência deles, incentivando-os para que esse diálogo ocorra sem preconceitos linguísticos.

Na atividade 1 do Speaking ressalte que devem escolher sites confiáveis para fazer as pesquisas. Comente com a turma que Ailton Krenak também é poeta e líder indígena brasileiro e que em 2024 se tornou o primeiro indígena a integrar a Academia Brasileira de Letras; Flávia Saraiva é uma ginasta brasileira nascida em 1999, tendo participado de sua primeira competição internacional aos 13 anos, e com a seleção brasileira de ginástica conquistou medalhas em campeonatos mundiais, Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos; e Greta Thunberg é uma ativista ambiental que começou a se destacar ainda jovem, aos 15 anos, ao ausentar-se das aulas para protestar contra as ações climáticas. Por fim, em casos de dúvidas com palavras ou expressões, instigue os estudantes a identificar os significados considerando o contexto.

Comprehending and using - páginas 118 a 120

Para que o trabalho proposto ao longo dessa seção seja mais assertivo, sugere-se realizá-lo em duplas ou em pequenos grupos. Dessa forma, os estudantes compartilham informações e conhecimentos entre si, colocando em prática o processo de aprendizagem cooperativo. Com as atividades propostas, eles vão fortalecer o exercício da argumentação, tanto oral quanto escrito, de maneira a desenvolver a Competência geral 7.

É relevante para o desenvolvimento das atividades dessa seção que os estudantes tenham como apoio um dicionário, online ou impresso. É possível que alguns termos, especialmente do texto, sejam novos para eles, por isso essa ferramenta de pesquisa pode auxiliá-los.

O trabalho com o texto da atividade 1 da página 118 dialoga com o tema contemporâneo transversal Saúde, visto que a ideia central é o desenvolvimento de uma tecnologia que auxilie no diagnóstico e, consequentemente, no tratamento da doença de Alzheimer. Ao ler o segundo parágrafo desse texto, explique aos estudantes que a sigla MRI faz referência à técnica magnetic resonance imaging (ressonância magnética), que cria imagens detalhadas do corpo, especialmente do cérebro, por meio de campos magnéticos ou ondas de rádio. Complemente dizendo que, no estudo do Alzheimer, essa tecnologia é crucial para detectar alterações cerebrais sutis, ajudando médicos e pesquisadores a prever o progresso da doença de forma mais precisa.

Na atividade 2 do Activities, caso os estudantes ainda tiverem dificuldade em compreender o uso das estruturas, faça uma breve revisão registrando alguns adjetivos na lousa e ajude-os a elaborar frases comparando pessoas, ideias, lugares e ações.

Writing - páginas 121 e 122

A proposta dessa seção solicita aos estudantes que produzam um infográfico e os incentiva a utilizar diferentes linguagens e ferramentas que mobilizam as práticas no universo digital, para exercer a autonomia e refletir criticamente sobre o que foi proposto. Assim, contempla a Competência geral 5 e a amplitude das Competências específicas 3 e 7 da área de Linguagens e suas Tecnologias. Além disso, a produção desse gênero, fazendo refletir sobre as etapas de planejamento, revisão, edição e socialização, e sobre o uso de recursos linguísticos e multissemióticos de acordo com o efeito desejado, trabalha as habilidades EM13LGG301, EM13LGG701, EM13LGG703 e EM13LGG704.

Indicações suplementares

Para colaborar com a produção dos estudantes, apresente-lhes outros exemplares, para que tenham contato com mais infográficos, conhecendo e analisando os diferentes estilos e recursos utilizados. Confira a sugestão que pode contribuir com esse conhecimento.

WIEDEMANN, Julius. National Geographic Infographics. Los Angeles: Taschen America Llc, 2016.

Página LXVIII

Para a produção do infográfico, oriente os estudantes a utilizar ferramentas disponíveis na internet. Incentive-os a aplicar os princípios do pensamento computacional em cada etapa da produção. Para isso, oriente-os a fazer um planejamento, pensando no tópico selecionado, separando informações sobre ele e decompondo essas informações; filtrar e classificar os elementos essenciais para a composição do infográfico, levando em conta as principais características do gênero; por fim, escolher a maneira como vão socializar essa produção textual.

Ao final da atividade 2 do Post-writing, provoque uma reflexão sobre os processos de produção do infográfico, as estratégias que os estudantes utilizaram em sua produção e se acharam fácil ou difícil elaborar esse gênero. Caso tenham trabalhado com uma ferramenta digital, peça-lhes que relatem como foi a experiência de utilizar essa tecnologia para produzir uma atividade escolar. Aproveite e pergunte se algum estudante descobriu habilidades que até então não imaginava ter ou se alguém se sentiu interessado em aprofundar certos conhecimentos, como usar ferramentas da internet para produzir infográficos e outros tipos de imagens. Caso perceba defasagens da turma em relação à produção do gênero, retome as características, explorando diferentes exemplares.

Summing up - página 123

Para essa avaliação, proponha aos estudantes que listem, individualmente, no caderno os principais pontos estudados em cada tópico. Em seguida, eles devem se reunir em duplas para comparar suas anotações e posteriormente compartilhá-las com o restante da turma. Caso ainda tenham dúvidas em relação ao conteúdo estudado, ajude-os a saná-las, com exemplos em inglês, e leve-os a pensar em como usar o vocabulário ou ponto gramatical. Incentive-os a ajudar uns aos outros, compartilhando o que sabem para que possam construir, em conjunto, a aprendizagem da língua inglesa.

Connections with - página 123

Essa seção propõe um trabalho interdisciplinar com Matemática e Física, além de contemplar o tema contemporâneo transversal Ciência e Tecnologia ao levar os estudantes a refletir sobre as inteligências múltiplas de Leonardo da Vinci e sua contribuição para a humanidade por meio dos projetos que colaboraram com algumas tarefas humanas, como nadadeiras e boias salva-vidas, guindastes, helicóptero, bem como seus estudos anatômicos. Convide os professores desses componentes para conversar com a turma sobre esses instrumentos e de que forma a inteligência lógico-matemática de Da Vinci foi essencial para a elaboração dos projetos. Aproveite e proponha uma pesquisa sobre esses projetos, de maneira que consigam compreender melhor suas contribuições para a humanidade.

Faça a leitura do texto introdutório com os estudantes, incentivando-os a compartilhar o que sabem sobre essa personalidade. Aproveite essa interação para verificar se conhecem as obras citadas de Da Vinci. Na sequência, proponha a leitura do texto e das questões.

Respostas

1. Resposta pessoal. Instigue os estudantes a refletirem sobre suas tarefas diárias, de pegar um transporte para se deslocar a fazer uma pesquisa escolar em meio digital.

2. Resposta pessoal. Incentive os estudantes a participarem dessa discussão, a fim de compartilhar suas impressões, incitando-os a partilhar opiniões de maneira que não fira os direitos humanos. Norteie a conversa instigando a pluralidade de ideias, enfatizando o respeito às opiniões alheias.

3. Resposta pessoal. Os estudantes podem trazer exemplos tanto do campo das artes quanto de esboços de máquinas, que posteriormente contribuíram em grandes inventos para a humanidade. Algumas opções entre as obras de arte são Mona Lisa, A última ceia e O Homem Vitruviano. Da Vinci também desenhava esboços de máquinas ou mecanismos que posteriormente foram úteis para diversos inventos modernos. Entre esses esboços, havia máquinas voadoras, mecanismos de funcionamento de bicicletas, entre outros.

Unit 9 Necessity is the mother of invention

Abertura - páginas 124 e 125

Inicie a unidade registrando na lousa a palavra invention e relembre os estudantes das informações lidas na unidade anterior sobre Da Vinci, instigando-os a compartilhar seus conhecimentos acerca das criações e invenções desse artista. Em seguida, leia com eles o título da unidade e convide-os a fazer a atividade proposta. Após ler a frase com o exemplo do uso da expressão, pergunte se já ouviram a história de William Kamkwamba. Caso digam que não, explique-lhes que ele é um engenheiro nascido em uma região muito pobre da república de Malawi, na África Oriental, e que aos 14 anos criou uma turbina eólica para gerar energia para alguns eletrodomésticos de sua casa.

Convide os estudantes a ler os objetivos a serem alcançados ao longo da unidade, instigando-os a compartilhar suas hipóteses quanto ao que será apresentado em relação à tecnologia e ao que será representado na linha do tempo. Além disso, aproveite para fazer uma avaliação diagnóstica voltada ao conteúdo linguístico que será trabalhado na unidade, solicitando a eles que elaborem frases empregando o superlatives adjectives. Se julgar adequado, registre as frases na lousa e corrija-as com a turma.

Página LXIX

Avalie o nível de conhecimento da turma em relação ao uso da língua e, se possível, proponha a discussão do Exchanging ideas em inglês. Após debaterem as questões, proponha às duplas que compartilhem suas conclusões com os demais. Essa troca entre os estudantes os leva a argumentar, formular ideias e defender seus pontos de vista, permitindo desenvolver a Competência geral 7. Além disso, a reflexão sobre como as tecnologias auxiliam e aprimoram as atividades humanas em diferentes contextos proporciona desenvolver o tema contemporâneo transversal Ciência e Tecnologia.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive os estudantes a considerar o título da unidade em suas reflexões, avaliando como a necessidade costuma ser o ponto de partida para uma invenção ou uma descoberta.

2. Resposta pessoal. Instigue-os a tomar por base as próprias experiências com as invenções para que percebam a importância desses instrumentos no cotidiano da população.

3. Resposta pessoal. Peça aos estudantes que exponham seus pontos de vista utilizando argumentos válidos para justificar terem citado determinada invenção.

Warming up - páginas 126 e 127

As questões dessa seção possibilitam o trabalho com parte da Competência geral 5 e da Competência específica 7 da área de Linguagens e suas Tecnologias, além de desenvolver a habilidade EM13LGG702 ao propor aos estudantes que avaliem de modo crítico o impacto das tecnologias digitais em suas práticas sociais.

No item c da atividade 1, é possível que eles mencionem como pontos positivos do desenvolvimento tecnológico o acesso a trabalhos e eventos de qualquer parte do mundo; os avanços fundamentais em diferentes áreas, como medicina, astronomia e sistemas bancários; a praticidade de acesso a diversas informações por meio de um aparelho como o smartphone ou via internet; entre outras questões. Acerca dos impactos negativos, os estudantes podem mencionar o uso da tecnologia para a indústria da guerra e do armamento; o excesso de lixo eletrônico; a substituição de postos de trabalho por máquinas sem realocação adequada de funcionários; o vício ou uso inadequado das ferramentas digitais, que podem gerar prejuízos à saúde mental, causando ansiedade e depressão, e ao desenvolvimento de habilidades fundamentais à formação humana, como pesquisa, argumentação, raciocínio lógico e associação de conceitos e ideias; entre outros pontos.

No item b da atividade 2 do Learning vocabulary, os estudantes são convidados a refletir criticamente a respeito da importância da tecnologia na atualidade. Uma sugestão é pedir a eles que respondam às questões por escrito no caderno, justificando suas opiniões e propondo argumentos que as embasem. Depois, peça-lhes que compartilhem suas ideias com a turma. Dessa forma, são colocadas em prática a argumentação oral e a escrita.

Aproveite o item c da atividade 2 do Learning vocabulary para reforçar os impactos negativos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos. O uso demasiado desses dispositivos pode acarretar alguns problemas, como sedentarismo, distúrbios do sono, fadiga ocular, ansiedade e isolamento social. Incentive-os a refletir sobre o tempo que passam diante das telas e como poderiam equilibrá-lo com atividades alternativas. Atividades ao ar livre, que envolvem exercícios físicos e promovem a interação social, são cruciais para um desenvolvimento saudável.

Na atividade 3 do Learning vocabulary, proponha aos estudantes que troquem experiências com pessoas de diferentes idades para compreender como era a vida delas sem as tecnologias atuais e como se adaptaram a essas ferramentas. Para perceberem as semelhanças e diferenças, eles podem, por exemplo, perguntar a alguns familiares se tinham acesso e, caso tivessem, como eram a internet e os celulares do início dos anos 2000.

Indicações suplementares

Para aprofundar-se nesse tema e compartilhar conhecimento durante o trabalho com essa seção, leia o livro Glow Kids: How Screen Addiction Is Hijacking Our Kids–and How to Break the Trance, de Nicholas Kardaras. A obra explora os efeitos da exposição excessiva às telas e oferece estratégias práticas para ajudar jovens a estabelecer uma relação mais saudável com a tecnologia.

KARDARAS, Nicholas. Glow Kids: How Screen Addiction Is Hijacking Our Kids–and How to Break the Trance. Nova York: St. Martin's Press, 2016.

Reading - páginas 127 a 129

Na atividade 1 do Pre-reading, sugira aos estudantes que façam uma pesquisa sobre como as pessoas acompanhavam o tempo antes da invenção do relógio e as dificuldades resultantes da inexistência desse marcador de tempo. Se a escola não dispuser de sala de informática com acesso à internet e/ou caso eles não acessem a rede em casa, essa pesquisa poderá ser feita na biblioteca da escola. Comente que, antes dos relógios, as pessoas mediam a passagem do tempo com base na observação dos fenômenos naturais. O movimento aparente do Sol era uma das formas mais comuns de marcar o passar das horas durante o dia, utilizando sombras projetadas por estacas ou estruturas, como os relógios de sol. Os ciclos lunares também foram fundamentais, com muitas culturas observando as fases da Lua para definir os meses. As estações do ano eram percebidas por meio das mudanças na natureza, como o desabrochar de flores na primavera ou a queda das folhas no outono, e ajudavam a marcar períodos maiores. Discuta como essa observação foi fundamental para a compreensão do funcionamento dos fenômenos naturais pelos seres humanos e, consequentemente, para a invenção dos instrumentos de medição de tempo.

Página LXX

A atividade 3 do Pre-reading tem como objetivo instigar a curiosidade dos estudantes e prepará-los para o texto que será lido. Nesse momento, eles são incentivados a pesquisar a história dos relógios, desde o surgimento do primeiro até o advento do smartwatch. Oriente-os a começar a atividade individualmente, pesquisando em livros ou na internet, para depois formar duplas e discutir suas descobertas. Durante a discussão, eles devem comparar suas respostas e ponderar como essas informações podem estar conectadas ao conteúdo do texto que vão ler. Essa troca de ideias enriquece o processo de pré-leitura, ajudando-os a formular hipóteses sobre o texto. A atividade proporciona o trabalho com o pensamento computacional, à medida que eles organizam e gerenciam as etapas para fazer a pesquisa; selecionam, de forma crítica, dados relevantes com base em uma curadoria cuidadosa; por fim, executam a atividade proposta.

Na atividade 1 do While reading, separe alguns minutos da aula para que os estudantes façam uma leitura multimodal da linha do tempo, inferindo a relação entre o texto escrito e as imagens. Em seguida, a turma pode comparar as respostas dadas na atividade 3 do Pre-reading com o apresentado na linha do tempo, verificando se as hipóteses levantadas foram confirmadas. Depois, faça uma leitura coletiva, convidando alguns estudantes a ler as informações da linha do tempo em voz alta. Aproveite para verificar se há dúvidas quanto à pronúncia e ao vocabulário e ajude-os a saná-las.

Nas atividades 2 e 3 do While reading, incentive os estudantes a responder com base na compreensão e interpretação do texto, antes de voltar e consultar as informações evidenciadas. Se tiverem dúvidas, oriente-os a reler a linha do tempo, buscando informações explícitas. Se necessário, leia as questões da atividade 3 com a turma para que não haja dúvidas acerca do que se pede em cada uma delas.

A atividade 1 do Post-reading pode ser aprofundada ao explorar os motivos pelos quais os estudantes selecionaram determinado tipo de relógio como o mais interessante e as diferentes formas, atualmente, de conferir as horas.

No item b da atividade 2 do Post-reading, se julgar necessário, cite estes três filmes que tratam da viagem no tempo que poderiam ser compartilhados: Interestelar, filme de 2014 que aborda a viagem no tempo e é reconhecido por tratar de maneira cuidadosa conhecimentos científicos consolidados, como a teoria da relatividade e o buraco negro; Tenet, de 2020, que explora um conceito único de "inversão do tempo", em que objetos e pessoas podem ter sua entropia invertida, levando-os a experimentar o tempo de trás para a frente; e O Projeto Adam, filme de 2022 que mistura aventura, ficção científica e comédia ao contar a história de um piloto que viaja no tempo e acaba encontrando sua versão mais jovem.

Faça a leitura da atividade 3 do Post-reading e, com base nas respostas dos estudantes, verifique as principais dificuldades em relação à leitura e compreensão do texto. Analise se tiveram mais facilidade em compreender o texto por ser uma linha do tempo, que relaciona o texto verbal ao não verbal. De maneira a sanar possíveis defasagens quanto à identificação e à tradução das palavras, oriente-os a elaborar um glossário ilustrado, listando no caderno as palavras com as quais tiverem mais dificuldades, inserindo suas traduções acompanhadas de uma imagem, promovendo uma relação visual entre palavra e imagem. Reforce que o dicionário é uma ferramenta importante no aprendizado de uma língua, pois é possível consultar a escrita da palavra, além de sua pronúncia e o significado.

Sugestão de avaliação

Ao final dessa seção, proponha uma situação-problema à turma. Solicite que formem duplas e elaborem uma linha do tempo sobre outra ferramenta tecnológica, como o telefone e o computador, considerando as características desse texto. Peça aos estudantes que pesquisem informações relacionadas à primeira versão da ferramenta escolhida. Proporcione um momento para que as compartilhem com os colegas em sala de aula. Aproveite para avaliar a criticidade das duplas ao pesquisar e selecionar informações pertinentes e confiáveis, a criatividade na elaboração da linha do tempo e o emprego da língua inglesa nessa produção.

Listening - página 130

Na atividade 1 do Pre-listening, explique-lhes que o monitoramento por câmeras em grandes centros urbanos ajuda no controle do fluxo do trânsito, nas aglomerações de público em grandes eventos, entre outras situações.

A atividade 2 do Post-listening promove o desenvolvimento da Competência geral 7 ao possibilitar aos estudantes desenvolver a leitura e o pensamento crítico em um meio digital, argumentando e defendendo suas ideias com base em fatos e dados confiáveis. No item b dessa atividade, oriente-os a buscar as informações em fontes confiáveis para fazer a pesquisa, por exemplo, lendo reportagens e notícias voltadas ao assunto em jornais de grande circulação nacional. É ideal que diversas fontes sejam contrastadas, de forma que analisem a veracidade das informações. Caso não consigam fazer essa pesquisa em casa, leve para a sala de aula reportagens, notícias e informações das mais variadas fontes, possibilitando a leitura em conjunto e conduzindo-os a apreender como essas leis são implementadas no Brasil.

Aproveite a atividade 3 do Post-listening para avaliar o desenvolvimento dos estudantes em relação à escuta da língua inglesa. Caso perceba defasagem quanto a esse aspecto, proponha a escuta de diferentes áudios ou mostre vídeos com falantes dessa língua, sem tradução, para que eles pratiquem essa habilidade. Sempre que possível, proponha momentos de interação, incentivando a prática da fala e da escuta, colaborando para a ampliação do vocabulário.

Página LXXI

As discussões propostas no Post-listening contemplam as Competências específicas 3 e 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG302 e EM13LGG403, uma vez que os estudantes utilizam a língua inglesa para refletir e expressar a opinião deles a respeito de como as câmeras de monitoramento podem gerar consequências positivas e negativas para o dia a dia dos cidadãos e para a sociedade de modo geral.

Comprehending and using - páginas 131 a 133

Para consolidar o trabalho com o conteúdo superlatives adjectives e identificar as principais defasagens da turma a esse respeito, elabore um esquema com os estudantes. Liste na lousa diferentes adjetivos, como tall, large, heavy e beautiful, e oriente-os a registrar no caderno a forma superlativa de cada um. Na próxima etapa, registre de forma centralizada a expressão superlatives adjectives, puxando uma seta desse título e inserindo ao redor dele as regras desse conteúdo gramatical: long adjectives, adjectives ending in -y, short adjectives, short adjectives ending in consonant + vowel + consonant e irregular adjectives. Convide um deles a ir até a lousa e registrar abaixo de uma dessas regras um exemplo de uso, como "The most beautiful". Dê um tempo para que a turma finalize o esquema pensando nas melhores estratégias e regras que aprenderam até o momento. Explique a eles que fazer esquemas como esse os ajudará a compreender e a estudar os tópicos gramaticais propostos. Ao final, peça-lhes que registrem o esquema no caderno.

Sugestão de avaliação

Para complementar o estudo e aprendizado do uso de alguns acronyms, a fim de avaliar a compreensão dos estudantes em relação a esse conteúdo, solicite-lhes que pesquisem e listem, com antecedência, outros exemplos que costumam ser empregados em mensagens instantâneas. Incentive-os a apresentar aos colegas suas descobertas, enquanto você registra os exemplos na lousa para que todos possam visualizá-los. Em seguida, instigue-os a sugerir livros e músicas em inglês e a compartilhar dicas de estudo, utilizando os acrônimos selecionados. Se possível, explore ferramentas digitais, para que eles avaliem esse uso na prática. Avalie a turma levando em consideração a participação, a adequação do uso dos acrônimos e a criatividade na comunicação. Durante a avaliação, considere o emprego do conteúdo linguístico, a diversidade de acrônimos utilizados, a relevância das sugestões de livros e músicas e dicas de estudo. Essa proposta possibilita o trabalho com a Competência geral 5 e a Competência específica 7 da área de Linguagens e suas Tecnologias e com a habilidade EM13LGG703 ao propor aos estudantes a prática da língua inglesa por meio do universo digital, utilizando os acrônimos que aprenderam nessa unidade.

Ao explorar o Speaking up, na página 133, explique a diferença entre os sons /i:/ e /ɪ/. Diga aos estudantes que a pronúncia do /i:/ ocorre quando há o encontro de duas letras na grafia, como -ee, - ea, -e, -ei, -eo, -i, -ey, -ie e -o, enquanto /ɪ/ ocorre quando a grafia é composta de consoante + letra -i + consoante.

Speaking - página 134

As atividades propostas nessa seção favorecem o trabalho com a Competência geral 4, parte da Competência específica 4 e com a habilidade EM13LGG403 ao possibilitar aos estudantes que coloquem em prática o que aprenderam para conversar, em inglês, sobre os gadgets favoritos deles. Enquanto trabalham em duplas, caminhe pela sala de aula ajudando-os a sanar as principais dúvidas de pronúncia e vocabulário.

No item a da atividade 1, se necessário, comente que o virtual reality headset é utilizado para simulações 3D, podendo servir a diversos propósitos, como entretenimento, treinamento, educação e reabilitação; o virtual assistant é um dispositivo que ajuda a controlar e automatizar itens de uma casa, iluminação, clima, entretenimento e segurança; o tablet é um eletrônico semelhante a computadores, com uma tela sensível ao toque; o bluetooth headphone é um dispositivo utilizado para ouvir áudios; já o smartphone é um telefone móvel com mais funções do que os telefones simples. Sua tela é sensível ao toque e com ele é possível fazer chamadas de vídeo, acessar a internet e o GPS, entre outras funções; por fim, o smartwatch é um relógio que pode ser conectado a um smartphone, apresentando funcionalidades como notificações, monitoramento de atividades físicas e de saúde e pagamento por aproximação. Durante essa atividade, trabalhe as manifestações culturais juvenis, solicitando aos estudantes que relatem suas experiências com o uso dessas tecnologias, quais delas têm o hábito de usar, de que forma e em que momentos as utilizam etc. Caso haja na turma estudantes com deficiência, proporcione um momento para que compartilhem suas vivências em relação a tais tecnologias e de que maneira elas auxiliam em sua autonomia. Aproveite para propor o debate voltado às tecnologias assistivas e a inclusão que proporcionam às pessoas com deficiência, de maneira a combater qualquer forma de preconceito.

Summing up - página 135

Leia as informações dessa seção com os estudantes, propondo a eles que debatam a respeito dos itens listados. Incentive a participação de todos, a fim de que compartilhem seus conhecimentos e avaliem as principais dificuldades em relação ao que foi trabalhado na unidade. Caso ainda tenham dúvidas quanto a algum desses tópicos, retome as páginas em que foram abordados, propondo que refaçam as atividades em duplas, trabalhando colaborativamente. Durante essa avaliação, considere os diferentes perfis da turma.

Página LXXII

Unit 10 The world is your oyster

Abertura - páginas 136 e 137

O trabalho com essa seção contempla as Competências gerais 4 e 6, ao proporcionar aos estudantes partilhar informações e experiências, valorizando a diversidade de saberes e vivências culturais.

Peça aos estudantes que analisem a imagem dessas páginas, instigando-os a conferir o cumprimento registrado em diferentes línguas faladas ao redor do mundo. Leia o título da unidade e solicite-lhes que analisem novamente a imagem, incentivando-os a inferir o significado da expressão the world is your oyster e a relacioná-la à imagem. Em seguida, oriente-os a fazer a atividade proposta, avaliando a compreensão que têm sobre o contexto em que essa expressão costuma ser empregada.

Por fim, convide os estudantes a ler os objetivos a serem alcançados ao longo da unidade e pergunte, por exemplo, se eles lembram quais são os verbos modais e como são utilizados em inglês. Se necessário, ajude-os a produzir uma tabela com os verbos mencionados e a elaborar frases utilizando-os. Essa análise inicial pode auxiliar a verificar o conhecimento prévio deles e quais noções precisam ser ampliadas ao longo da unidade.

Respostas

1. Resposta pessoal. Avalie se os estudantes chegam à conclusão de que aprender uma língua é importante para ampliar o conhecimento deles e fazê-los se comunicar com pessoas de outros lugares do mundo.

2. Resposta pessoal. Se necessário, comente que aprender uma língua estrangeira também possibilita a valorização de nossa própria cultura, por meio do conhecimento das diferenças, proporcionando a compreensão mais aprofundada de nossa identidade.

3. Resposta pessoal. A questão possibilita aos estudantes compreender melhor o sentido da expressão, que significa ter a habilidade e/ou a liberdade de ir a qualquer lugar ou fazer diferentes atividades.

Warming up - páginas 138 e 139

Na atividade 1 do Learning vocabulary, explique à turma que o hindi e o inglês são as línguas oficiais da Índia, sendo o hindi considerado a primeira língua por ser utilizado pela maior parte dos falantes do país. Além dessas, muitas outras línguas regionais são faladas na Índia, como bengali, tamil e assamês. O árabe é a língua oficial de muitos países, como Egito e Arábia Saudita, além de ser a língua materna de falantes de várias nações do mundo árabe, região que se estende do sudoeste da Ásia ao noroeste da África. O alemão é também a língua oficial de Liechtenstein, um pequeno país situado entre a Áustria e a Suíça e uma das línguas oficiais da própria Suíça e de Luxemburgo. Além de Espanha, México e Argentina, o espanhol é a língua oficial de diversos países da América Central, como Cuba, República Dominicana e Nicarágua, e da América do Sul, como Bolívia e Peru. O inglês é a língua oficial de vários países ao redor do mundo, como Canadá, Irlanda, Jamaica e África do Sul. Também é falado por milhões de pessoas como segunda língua, sendo considerada uma língua franca, ou seja, de comunicação entre falantes de diferentes idiomas. Já o português é também a língua oficial de certos países africanos, como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, bem como de Macau, na China. Essa atividade possibilita o trabalho interdisciplinar com os professores dos componentes curriculares de Geografia e de História. Para isso, convide-os a participar de um debate em que a turma faça perguntas voltadas a curiosidades históricas e sociais desses países.

Respostas - Learning vocabulary

1. a ) Possíveis respostas: Hindi – India; Mandarin Chinese – China and Singapore; Arabic – Egypt, Israel and Saudi Arabia; Russian – Russia; German – Germany and Austria; Spanish – Spain, Mexico, Argentina, Uruguay, Colombia, Paraguay and Chile; Italian – Italy; Japanese – Japan; English – Australia, The United Kingdom, The United States, Canada and Jamaica; Portuguese – Brazil, Portugal and Mozambique; French – France, Ivory Coast and Belgium; Dutch – Netherlands, Belgium and Suriname.

No item b da atividade 1 do Learning vocabulary, eles poderão descobrir novas informações acerca das línguas citadas e aprender outros aspectos culturais que permeiam cada uma delas. Ao utilizar ferramentas digitais para a pesquisa, incentive-os a fazê-lo de forma responsável, sempre buscando informações em fontes confiáveis para elaborar um conhecimento coletivo sobre o assunto proposto. Essa atividade contempla a Competência específica 7 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG703 e EM13LGG704, possibilitando também o trabalho com o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural, uma vez que os estudantes podem apresentar aspectos culturais relacionados às línguas citadas na atividade. Além disso, favorece a abordagem da importância de eliminar preconceitos, violências e intimidações sistemáticas, ressaltando a diversidade presente na humanidade e chamando a atenção deles para a diversidade cultural como fator que caracteriza a identidade e exige respeito.

Reading - páginas 139 a 141

As discussões propostas no Post-reading favorecem reflexões críticas sobre a língua inglesa como língua franca e incentiva seu uso sob essa perspectiva, contemplando as Competências específicas 2 e 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias, bem como a habilidade EM13LGG403.

No item b da atividade 1 do Post-reading, incentive os estudantes a trocar ideias sobre o fato de uma língua se tornar franca ou universal. Explique-lhes que isso envolve questões políticas, sociais e econômicas e comente que a perspectiva do inglês como língua franca implica considerá-la uma língua que não pertence a apenas um povo.

Página LXXIII

Na atividade 4 do Post-reading, caso identifique defasagens em relação à compreensão dos estudantes, sugira que releiam o texto com atenção, focando especialmente nas palavras ou frases que não entenderam na primeira leitura. Além disso, oriente-os a identificar as ideias principais e secundárias do texto para fortalecer a compreensão global antes de escolherem a alternativa que melhor representa o seu entendimento.

Comprehending and using - páginas 142 a 145

Para iniciar essa seção, proponha uma situação-problema em que os estudantes precisem aconselhar um turista estrangeiro que está visitando o Brasil pela primeira vez, empregando o conteúdo gramatical abordado. Para isso, forme pequenos grupos e peça-lhes que imaginem que o turista precisa de orientação a respeito de como se comportar em situações culturais específicas, como visitar uma casa de família brasileira ou participar de uma festa local.

Na atividade 2 da página 145, comente que os verbos podem aparecer nas formas afirmativa ou negativa e que, em alguns casos, haverá mais de uma possibilidade de resposta. No item a, must e should podem ser utilizados com sentidos diferentes. O primeiro suscita a ideia de obrigação, abrangendo a necessidade de respeitar a cultura do país estrangeiro; o segundo está sendo usado com o sentido de dar um conselho para que a cultura seja respeitada.

Sugestão de avaliação

Solicite aos estudantes que, em grupos, produzam jogos de tabuleiro trabalhando os modal verbs. Avalie a capacidade dos grupos de imaginar e estruturar o jogo, considerando o número de casas, as regras e a inclusão de elementos para aumentar o nível de desafio. Verifique como cada grupo vai empregar os modal verbs: se utilizam cartões com frases a serem completadas; problemas para que os participantes deem conselhos; ou outras estratégias criativas. Ao concluir essa produção, marque uma data para que a turma jogue e aplique o que aprendeu, garantindo uma avaliação prática do uso dos modal verbs. Após o jogo, conduza os estudantes a uma reflexão individual voltada às etapas mais fáceis e mais desafiadoras do processo, solicitando-lhes que ponderem também o que fariam de diferente em uma atividade semelhante.

Listening - página 146

As atividades propostas nessa seção possibilitam desenvolver a Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias, uma vez que os estudantes precisam compreender a aprendizagem de uma língua estrangeira como um fenômeno cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, e que tal aprendizagem pode ser diferente para cada um. A habilidade EM13LGG401 também é contemplada, visto que eles devem ponderar a viabilidade e sensibilidade da aprendizagem de um idioma estrangeiro de acordo com a pessoa envolvida no processo de aprendizagem. Já a habilidade EM13LGG402 é desenvolvida quando atentam à troca de turnos ao ouvir o podcast, visando identificar quem emitiu determinada opinião, bem como entender o diálogo entre as duas pessoas.

Na atividade 4 do Post-listening, incentive aqueles que tiveram mais dificuldade em compreender o áudio a retomar as dicas da seção Learning strategies relacionadas à compreensão auditiva. Caso ainda demonstrem dificuldades, peça-lhes que escutem o áudio novamente, dessa vez pausando e repetindo as partes mais desafiadoras, e que tentem identificar palavras-chave e contextos para ajudar na compreensão.

Speaking - página 147

No item b da atividade 1, sugira aos estudantes que façam a entrevista com uma pessoa que teve experiência no exterior ou algum familiar ou amigo que fale outro idioma. Eles também podem entrevistar um estrangeiro que aprendeu a língua portuguesa e está morando no Brasil.

No item c da atividade 2, oriente-os a deixar o entrevistado confortável: isso pode ser feito com um sorriso, um cumprimento com um aperto de mão, entre outros gestos cordiais relevantes para esse tipo de interação.

Writing - página 148

As atividades propostas nessa seção possibilitam o trabalho com a Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias e com as habilidades EM13LGG101, EM13LGG104 e EM13LGG105, pois os estudantes têm a oportunidade de analisar e de produzir o gênero entrevista utilizando diferentes ferramentas tecnológicas. A produção da entrevista proporciona o trabalho com a Competência específica 7 da área de Linguagens e suas Tecnologias e com as habilidades EM13LGG701 e EM13LGG703, uma vez que eles podem utilizar as diferentes ferramentas tecnológicas na produção, edição e divulgação da entrevista, analisando os pontos positivos e os negativos dessas ferramentas no desenvolvimento da atividade.

No item a da atividade 1 do Pre-writing, leve os estudantes a refletir sobre a fala para que identifiquem as marcas de oralidade e, pensando no público-alvo e na intenção do texto, façam as devidas adaptações. No item b, explore as diferenças das entrevistas orais e escritas, citando, por exemplo, que em uma entrevista oral transmitida por TV ou rádio o entrevistador precisa ser desinibido, atentar à entonação e falar de forma clara e pausada para que o espectador consiga compreendê-lo, entre outras características. Em uma entrevista escrita, por outro lado, outras habilidades são necessárias.

Na atividade 1 do While writing, caso os estudantes tenham dificuldade para realizar a entrevista sozinhos, sugira que formem duplas ou pequenos grupos. Caso não seja possível cada um entrevistar uma pessoa, proponha à turma que escolha alguém para ser entrevistado por todos. Nesse caso, agende um dia para que essa pessoa possa ir à escola.

Página LXXIV

Na atividade 1 do Post-writing, incentive-os a compartilhar o que aprenderam com essa experiência, como vocabulário, a lidar com a timidez (caso esse seja um desafio para eles) e a registrar a entrevista em inglês.

Para finalizar, incentive-os a ponderar os pontos mais fáceis e os mais difíceis, bem como o que poderiam fazer para melhorar em uma próxima atividade.

As atividades dessa seção podem servir para avaliar o desenvolvimento dos estudantes. Para isso, retome o que foi destacado por eles no início da unidade a fim de verificar o que apontaram como conhecimento prévio e compare com o que desenvolveram nas atividades até o final da seção Writing, tanto na prática oral quanto na escrita.

Summing up - página 149

Para finalizar a unidade, peça aos estudantes que reflitam acerca dos principais pontos estudados em cada tópico e os listem no caderno. Em seguida, oriente-os a comparar suas anotações com as de um colega. Oriente-os também a conversar a respeito do que acharam mais fácil e mais difícil ao longo da unidade, em qual conteúdo ainda precisam se aprofundar e quais estratégias podem utilizar para tornar isso possível. Ajude-os a sanar as dúvidas mencionadas. É relevante que compreendam a importância de passar para a unidade seguinte com o mínimo de dúvidas possível.

Indicações suplementares

Para desenvolver a compreensão textual dos estudantes, bem como ampliar seu vocabulário, proponha-lhes acessar o site Lit2Go, no qual poderão conhecer diferentes audiobooks e novas obras literárias em língua inglesa. Esse exercício permitirá a eles ampliar o contato com a literatura de forma acessível e diversa. Auxilie-os a navegar no site e a escolher obras adequadas ao nível de compreensão deles. Se julgar mais adequado, solicite-lhes que façam a atividade em casa, com o auxílio de seus responsáveis, e ao final da escuta elaborem um parágrafo registrando suas impressões sobre a obra.

LIT2GO. Disponível em: https://s.livro.pro/mmdapi. Acesso em: 22 out. 2024.

Connections with - página 149

Essa seção propõe um trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e História ao levar os estudantes a ponderar a língua inglesa como fenômeno histórico, cultural, social e político, relacionando-a à história do Brasil. Incentive a turma a pesquisar como se deu a formação da língua portuguesa e qual influência o inglês exerce sobre ela. Para isso, convide o professor de História para compartilhar com a turma as informações acerca da chegada dos ingleses ao Brasil e as relações consolidadas entre os países de língua inglesa e o nosso. O professor de Língua Portuguesa pode colaborar com esse trabalho, explorando os estrangeirismos que costumamos empregar no nosso cotidiano.

Faça a leitura do texto introdutório com a turma, verificando se todos reconhecem os termos apresentados e incentivando-os a compartilhar em que momentos tais palavras são empregadas. Na sequência, leia o texto citado, aproveitando a oportunidade para discorrer com a turma sobre a extração do pau-brasil.

Organize a turma em círculo para que leiam e debatam as questões propostas. Na atividade 1, oriente os estudantes a pesquisar as relações comerciais entre Brasil e Inglaterra ao longo dos séculos e como isso influenciou o aprendizado da língua inglesa no país. Ajude-os a explorar fontes históricas e econômicas para entender o impacto dessas relações no desenvolvimento de programas de ensino de inglês no Brasil.

Além disso, sugira aos estudantes que investiguem como a presença britânica em setores como o industrial e de investimentos contribuiu para a valorização do inglês. Após a pesquisa, promova uma discussão para que compartilhem suas descobertas, destacando a importância da língua inglesa nas trocas comerciais e na comunicação internacional. Se considerar relevante, relacione o tema à importância do inglês em outros setores globais, como ciência, tecnologia e cultura, ampliando a compreensão deles a respeito do papel da língua no mundo contemporâneo.

Respostas

1. Resposta: O comércio entre Brasil e Inglaterra, impulsionado pelo interesse britânico em recursos como o pau-brasil, intensificou o intercâmbio entre os dois países, gerando a necessidade de comunicação em inglês. Isso levou ao desenvolvimento de programas de ensino da língua no Brasil, especialmente graças à crescente presença inglesa em setores econômicos. A influência cultural e econômica da Inglaterra, e mais tarde estadunidense, consolidou o inglês como uma língua essencial, resultando em sua inclusão nos currículos escolares e programas de formação.

2. Resposta pessoal. Incentive a participação de todos, levando-os a compartilhar suas vivências em relação à língua.

3. Resposta pessoal. Instigue os estudantes a pensar em situações do cotidiano e, se necessário, liste as palavras citadas por eles na lousa para verificar as mais utilizadas.

Unit 11 A picture is worth a thousand words

Abertura - páginas 150 e 151

As páginas de abertura proporcionam o trabalho com as Competências gerais 1, 4, 6 e 7, visto que os estudantes devem utilizar o conhecimento cultural e social que detêm para fazer a análise da imagem e do título, argumentar e partilhar informações, além de aprender novas informações uns com os outros.

Página LXXV

Leia o título da unidade com a turma e pergunte aos estudantes se já ouviram a expressão a picture is worth a thousand words, incentivando-os a compartilhar o que entendem dela. Caso não saibam do que se trata, peça-lhes que leiam a explicação da expressão e, em seguida, façam a atividade proposta. Ao final de cada apresentação, oriente-os a colocar a imagem na lousa ou em um mural da sala de aula para que, ao final, avaliem juntos todas elas.

Convide-os a ler os objetivos da unidade e a refletir em duplas sobre os conteúdos que serão abordados. Eles podem trocar ideias sobre a temática, o assunto que será abordado na resenha, de qual país é a entrevistada, entre outros aspectos. Ao final dessa interação, oriente-os a registrar no caderno suas percepções para, ao final da unidade, contrastar com os conhecimentos adquiridos. Por fim, explore as questões do Exchanging ideas com a turma, solicitando às duplas que compartilhem as respostas com os colegas.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive a participação de todos e verifique se eles compreendem que há diferentes maneiras de interpretar uma imagem.

2. Resposta pessoal. Instigue os estudantes a compartilhar suas impressões e seu entendimento sobre essa questão com os colegas, avaliando os diferentes pontos de vista em relação ao que for apresentado.

Warming up - páginas 152 e 153

As atividades propostas nessa seção desenvolvem as Competências gerais 8 e 10, visto que fomentam a reflexão sobre o bem-estar e o autocuidado e a responsabilidade crítica e autônoma para o bem-estar coletivo.

A atividade 2 da página 152 desenvolve a Competência geral 7 ao incentivar os estudantes a debater e argumentar sobre o tempo em frente às telas. Aproveite para incentivá-los a pesquisar as recomendações de uso de tela para cada faixa etária. Após a leitura e o debate sobre o artigo, encoraje-os a refletir sobre a importância de buscar ajuda profissional e apoio adequado quando enfrentam dificuldades emocionais, visando cuidar mais da saúde mental. Amplie a discussão e fale sobre a importância das práticas corporais visando a saúde física. Se julgar adequado, proponha um momento em que a turma possa praticar alguma atividade fora da sala de aula, desenvolvendo, assim, a habilidade EM13LGG503.

Após realizarem a atividade 1 do Learning vocabulary, incentive-os a compartilhar com os colegas as informações que coletaram sobre os programas citados.

Respostas – Learning vocabulary

1. Possível resposta: sports programs são centrados em esportes, para fãs de esportes; movies são filmes de diferentes gêneros cujo público pode variar; series são programas que contam uma história ao longo de vários episódios, e o público varia dependendo do gênero; cartoons são programas animados geralmente voltados para crianças, mas também podem atrair adultos, especialmente no caso de animações com humor ou temas mais maduros; talk shows são programas em que apresentadores entrevistam convidados, discutem temas variados e interagem com o público, que pode ser formado por adultos e adolescentes interessados em entretenimento, cultura pop, atualidades e celebridades; game show: programa de entretenimento em que os participantes competem em jogos ou desafios para ganhar prêmios; sitcom: referente a séries de comédia que seguem a vida cotidiana de um grupo de personagens, geralmente com episódios independentes e situações engraçadas, cujo público envolve pessoas que gostam de humor leve e histórias divertidas; newscast: transmite notícias e informações sobre eventos locais, nacionais e internacionais, e seu público deseja se manter informado sobre o que acontece no mundo; cooking show: programas em que chefs ou cozinheiros ensinam receitas e técnicas de cozinha, além de compartilhar dicas culinárias; music show: dedicado à música que pode incluir apresentações ao vivo, videoclipes, entrevistas com músicos e notícias do mundo da música, cujo público tem interesses variados; documentary: aborda fatos relacionados a temas como ciência, história e cultura e é voltado para quem busca conhecimento; soap opera: séries dramáticas focadas em relações complexas e conflitos emocionais, populares entre adultos que apreciam tramas longas e envolventes; por fim, os reality shows são programas que retratam situações reais, competições ou desafios, atraindo adolescentes e adultos interessados em entretenimento e interações espontâneas.

Reading - páginas 153 a 155

As atividades propostas nessa seção desenvolvem a Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG403 ao possibilitarem aos estudantes trabalhar o gênero resenha, reconhecendo a variedade da língua inglesa no que diz respeito aos diferentes gêneros textuais, que podem ser sensíveis aos contextos de uso, modificando-se conforme a multiplicidade e a variedade de usos no mundo contemporâneo em que resenhas não são apenas escritas, mas também faladas em vídeos nas plataformas online. Ainda nessa seção, a habilidade EM13LGG401 é praticada quando os estudantes precisam analisar criticamente uma resenha, usando a língua inglesa para discutir temas relacionados à adoção de animais e para identificar a persuasão, típica do gênero textual trabalhado.

No item b da atividade 1 do Pre-reading, explique aos estudantes que, atualmente, é possível encontrar resenhas (de diferentes assuntos, como jogos, filmes, músicas etc.) em blogs e em outras plataformas de texto e de vídeo. Por essa razão, as resenhas podem ser escritas não somente por profissionais da área de jornalismo, mas também por pessoas que desejem compartilhar a opinião delas sobre determinado assunto.

Página LXXVI

Sugestão de avaliação

Para avaliar a compreensão da turma em relação ao gênero explorado na leitura do texto da atividade 1 do While reading, proponha uma situação-problema. Peça aos estudantes que compartilhem, antes de fazer a leitura do texto, seus conhecimentos sobre as características da resenha. Liste as informações compartilhadas na lousa e explore cada apontamento com a turma. Depois dessa interação, escreva ao lado dos apontamentos da turma as seguintes informações: esse gênero apresenta, avalia e critica um produto (um livro, um filme, um show), com o objetivo de influenciar a opinião do leitor; costuma ser estruturado em introdução, em que são apresentadas informações básicas do produto e um breve resumo sobre ele; nos parágrafos seguintes, o crítico avalia a obra emitindo opinião, além de apresentar e justificar seus aspectos positivos e negativos; por fim, a conclusão traz uma breve retomada de forma global da opinião do crítico; a linguagem pode ser mais ou menos formal, de acordo com o público-alvo e com o veículo em que será divulgada. Ao final, compare essas informações com as trazidas pelos estudantes, avaliando as principais dificuldades deles em relação ao gênero. Depois do trabalho com o texto da atividade, dê outros exemplares aos estudantes para que possam identificar as principais características.

Para a atividade 2 do While reading, oriente-os a retomar a leitura do texto.

Respostas - While reading

2. Possível resposta: São destacados aspectos positivos da série na frase "This first episode was so wholesome and adorable."; o autor usa adjetivos para destacar aspectos positivos, como wholesome, adorable, tender; a opinião do autor é apresentada na frase "The Dog House UK' is for everyone, not just dog lovers."; a resenha é descritiva, analítica e persuasiva, e isso fica claro no trecho "The show follows animal shelter Woodgreen Pets Charity and its staff as they work to match dogs to families. In the first episode, viewers meet three different families, all looking for dogs to fill different roles in their home."; o texto é escrito no presente, como explicitado na frase "The episode also ends with a look at the next episode.".

Na atividade 2 do Post-reading, é importante reconhecer que os estudantes, cada um a seu modo, podem enfrentar desafios ao ler uma resenha em inglês. Para aqueles com dificuldade em se lembrar do que leram, sugira que deduzam o significado de palavras desconhecidas pelo contexto. Além disso, incentive-os a anotar as palavras novas no caderno, organizando-as por temas ou em ordem alfabética, o que facilita o acesso e a revisão do vocabulário. Para os que têm dificuldade em entender o vocabulário, oriente-os a associar as novas palavras aprendidas com sinônimos e antônimos, o que ajuda a ampliar o vocabulário e a reforçar a compreensão dos significados.

Listening - página 156

A entrevista que a turma vai ouvir no While listening faz parte do programa The Daily Show with Trevor Noah. Antes da escuta do áudio, explique aos estudantes que Noah é um dos comediantes mais famosos da África do Sul. Sua carreira ganhou visibilidade com seu stand-up comedy, que alcançou sucesso internacional. Comente que Greta Thunberg é uma adolescente da Suécia que ganhou reconhecimento em todo o mundo por conscientizar as pessoas sobre as mudanças climáticas. Se julgar pertinente, oriente os estudantes a fazer uma pesquisa na internet buscando mais informações sobre essas pessoas.

Depois de ouvirem pela segunda vez a entrevista, explique aos estudantes que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é uma entidade criada em 1988 com a missão de avaliar as pesquisas, interpretá-las e organizar as informações importantes, tanto técnicas quanto socioeconômicas, em relatórios abrangentes.

Indicações suplementares

Na entrevista de Greta, o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aborda os impactos do aquecimento global e a meta de limitar o aumento da temperatura a 1 vírgula 5 graus Celsius 1 , 5 ° C . No entanto, relatórios mais recentes oferecem dados e recomendações atualizadas. Para obter informações mais recentes sobre as mudanças climáticas, consulte também o Relatório de Avaliação do IPCC disponível no link a seguir.

IPCC. Disponível em: https://s.livro.pro/953iet. Acesso em: 16 set. 2024.

Na atividade 3 do Post-listening, é importante oferecer estratégias de remediação que atendam às diferentes necessidades dos estudantes de compreeder uma entrevista em inglês. Para os que têm dificuldade em entender o vocabulário, incentive o uso de dicionários (inclusive os ilustrados) ou aplicativos de tradução para pesquisar palavras desconhecidas. Para os que estiverem com dificuldade em compreender a entrevista no todo, sugira que façam a releitura quantas vezes forem necessárias e resumam o que entenderam da entrevista em frases curtas. Além disso, incentive a leitura de livros, artigos e a escuta de outros áudios em inglês, enfatizando que a prática contínua ajuda a melhorar a compreensão auditiva e global.

Speaking - página 157

As atividades dessa seção possibilitam aos estudantes que coloquem em prática o inglês para se expressarem oralmente e falar dos programas de TV de que gostam, contemplando assim a habilidade EM13LGG403 e a Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias.

Página LXXVII

Para organizar as ideias, planejar a apresentação de forma mais eficiente e melhorar a qualidade do trabalho com essa seção, auxilie os estudantes a aplicar os princípios do pensamento computacional em cada etapa da produção oral. Incentive-os a abordar, separadamente, o nome e o tipo do programa e as razões pelas quais gostam dele, decompondo essas informações. Ao registrar o roteiro, eles podem reconhecer padrões em outros exemplos de apresentações ou resumos que viram anteriormente, como a estrutura de introdução, corpo principal e conclusão. No momento do ensaio, podem focar nas informações mais relevantes que desejam destacar em suas apresentações, abstraindo detalhes, tornando o conteúdo mais direto e envolvente para o público. O conceito de algoritmos pode ser usado na criação de uma sequência para a apresentação. Além disso, os estudantes podem seguir uma ordem estruturada, garantindo cada parte da apresentação de maneira mais fluida, começando com uma introdução, seguindo com o desenvolvimento dos pontos principais e finalizando com a conclusão. Nesse contexto, o feedback colaborativo pode ser visto como um processo de melhoria. Ao ensaiar e receber feedback, os estudantes revisam suas apresentações, ajustando a fala, a estrutura ou a maneira como apresentam as ideias com base nos comentários dos colegas. Por fim, eles podem revisar o que funcionou bem e o que precisam melhorar, refletindo sobre o processo e aplicando o aprendizado em atividades futuras.

Comprehending and using - páginas 158 a 160

Se necessário, para iniciar o trabalho com essa seção, explique aos estudantes que o past continuous também pode ser utilizado para introduzir uma história, indicar que algo aconteceu repetidas vezes ou mostrar que mudanças acontecem.

Na atividade 2 da página 160, explique a eles que alguns verbos em inglês, que se referem à posse, aos sentidos, às emoções e aos estados mentais, como need, know, hear, smell, see e look, não são usados com continuous tenses. Se necessário, apresente-lhes algumas frases de exemplos, como: "Did you hear that sound?".

Ao ler com os estudantes o boxe Tip da página 160, convide-os a fazer uma breve revisão sobre o uso dos verbos no passado e suas respectivas formações. Para mais exemplos de verbos irregulares nas formas do passado, oriente os estudantes a consultar a seção List of irregular verbs.

Summing up - página 161

Para consolidar o que os estudantes aprenderam ao longo da unidade, relembre-os de que haviam anotado no caderno as hipóteses sobre o que estudariam. Oriente-os a rever essas anotações a fim de verificar se essas hipóteses se confirmaram ou não. Ao final dessa etapa, peça-lhes que confiram o boxe What can I do to improve my English? e verifiquem quais das sugestões podem ser interessantes para a aprendizagem deles e se gostariam de acrescentar na lista outras possibilidades de estudo.

Unit 12 Come rain or shine

Abertura - páginas 162 e 163

A proposta dessa abertura contempla a Competência geral 4 ao propor aos estudantes que utilizem a linguagem verbal para, além de se expressarem, analisar a imagem e relacioná-la ao título do capítulo, bem como para trocar ideias com um colega por meio das questões abordadas.

Peça à turma que confira a imagem das páginas de abertura, incentivando os estudantes a compartilhar suas impressões sobre o que está sendo retratado. Espera-se que eles reflitam sobre a imensidão da floresta e sua importância para o planeta. Em seguida, leia para eles a expressão come rain or shine e oriente-os a fazer a atividade referente a ela. Após a correção, convide-os a elaborar outras frases empregando essa expressão idiomática.

Em seguida, convide-os a ler os tópicos com os conteúdos a serem trabalhados no decorrer da unidade e aproveite esse momento para propor uma situação-problema, solicitando-lhes que registrem no caderno o que recordam da estrutura do verbo will e em que situação empregamos esse tempo verbal. Oportunize uma reflexão e a interação de todos, de maneira que os estudantes compartilhem seus conhecimentos sobre o conteúdo gramatical abordado. Oriente-os a retomar tais anotações no decorrer dos estudos e a avaliar o que registraram com base nos conhecimentos adquiridos.

Proponha a discussão das questões do Exchanging ideas e, após a interação entre as duplas, solicite-lhes que compartilhem suas respostas com o restante da turma.

Respostas

1. Resposta pessoal. Caso algum estudante já tenha visitado o local, peça-lhe que compartilhe suas impressões com os colegas.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes reconheçam que é importante a participação de todos, seja de forma direta no local, seja em ações de conscientização e na luta por uma legislação mais severa em relação aos crimes ambientais.

3. Resposta: Porque a maioria da população brasileira vive em áreas urbanas, principalmente na região Sudeste, o que torna a Floresta Amazônica um destino distante e de difícil acesso para muitas pessoas. Essa realidade pode influenciar as escolhas de viagem, já que o deslocamento até a Floresta requer planejamento e recursos específicos. Resposta pessoal. Incentive os estudantes a pensar em formas de promover o turismo na região.

Página LXXVIII

Warming up - páginas 164 e 165

A atividade 1 da página 164 proporciona uma integração com o componente curricular de Biologia. Para isso, convide o professor desse componente para colaborar com a discussão e trazer mais informações sobre o tema. Durante a discussão, ele pode dar exemplos de teias alimentares típicas da Amazônia, ressaltando como a destruição de um hábitat pode afetar toda a cadeia e as interações entre as espécies. É indispensável que os estudantes compreendam melhor a importância da biodiversidade e do equilíbrio dos ambientes naturais, como a Floresta Amazônica.

Para a atividade 2 do Learning vocabulary, oriente-os a pesquisar as informações em fontes confiáveis. Se necessário, leve-os à biblioteca da escola para selecionarem os materiais e depois, em sala de aula, separarem as informações mais relevantes para elaborarem a resposta.

Respostas – Learning vocabulary

2. Possíveis respostas: A população dos tatus de três bandas está em declínio principalmente devido à perda de hábitat e à caça. Com relação ao cervo-do-pantanal, a expansão agrícola, a urbanização e a construção de hidrelétricas representam as principais ameaça a essa espécie. Além disso, doenças transmitidas por bovinos, caça, incêndios, enchentes, atropelamentos, ataques de cães em áreas dominadas pelo ser humano e a vulnerabilidade a parasitas e picadas de abelhas exóticas intensificam esse declínio. A respeito da baleia-azul, embora a caça comercial tenha sido a maior ameaça no passado, atualmente as colisões com embarcações, a captura acidental em redes de pesca e a poluição química continuam a afetar a espécie. Ocorre também a poluição sonora nos oceanos, que pode impactar sua capacidade de comunicação, e a exploração comercial do krill na Antártida, importante alimento para baleias, e as mudanças climáticas que reduzem a disponibilidade desse alimento. Já a diminuição da população dos gorilas está relacionada à falta de proteção adequada e à pressão humana sobre seus hábitats. Embora haja leis para protegê-los, sua aplicação é muitas vezes insuficiente. Já a arara-azul-de-lear enfrenta a destruição de seu hábitat devido à agricultura e à escassez de alimentos. Embora essas atividades tenham diminuído nos últimos anos graças a esforços de fiscalização mais eficazes, a caça e o tráfico de animais continuam a representar uma ameaça a essa espécie. O panda-gigante sofre com a fragmentação de seu hábitat, resultante da urbanização e da construção de infraestrutura, como hidrelétricas e estradas. Embora o panda tenha uma variabilidade genética considerável, a separação das populações aumenta sua vulnerabilidade. Outro fator de risco é a dependência do bambu, sua principal fonte de alimento, que pode ser afetada por eventos de floração em massa e pelas mudanças climáticas.

Reading - páginas 166 a 168

Na atividade 2 do Pre-reading, incentive os estudantes a comentar o que sabem do assunto e por quais meios tomaram conhecimento sobre as urgências climáticas. Espera-se que respondam que é importante todas as pessoas se informarem para que possam cobrar as autoridades responsáveis e frear essas alterações climáticas.

Na atividade 1 do While reading, verifique se os estudantes conseguem fazer uma leitura multimodal, relacionando a linguagem verbal à não verbal, bem como identificando o slogan e a organização responsável pela campanha. Se julgar necessário, explique-lhes que, no contexto do anúncio, algumas espécies de esquilos são mais vulneráveis à extinção, enquanto outras correm menos risco. Essa atividade possibilita um trabalho coletivo com o professor do componente curricular de Língua Portuguesa. Convide-o para apresentar aos estudantes as principais características do gênero anúncio de propaganda. Solicite a eles que pesquisem outros exemplares desse gênero para identificar as características apontadas pelo professor.

Indicações suplementares

Para ampliar o trabalho com a atividade 1 do While reading, acesse com os estudantes o site da IUCN Red List of Threatened Species, que fornece informações detalhadas sobre a conservação de diferentes espécies ao redor do mundo, incluindo os esquilos. Além disso, o site da Greenpeace pode ser acessado para complementar a análise do anúncio, pois é possível encontrar dicas práticas sobre como cuidar do meio ambiente, além de informações detalhadas sobre os projetos e as campanhas que essa organização desenvolve globalmente para proteger diversas espécies e ecossistemas.

  • THE IUCN Red List of Threatened Species. Disponível em: https://s.livro.pro/fxbxvr. Acesso em: 18 set. 2024.
  • GREENPEACE. Disponível em: https://s.livro.pro/awmi2r. Acesso em: 18 set. 2024.

Na atividade 2 do Post-reading, para apoiar os estudantes que tiveram dificuldade em entender a mensagem ou que encontraram barreiras com o vocabulário, incentive-os a revisar as palavras novas, associando-as a sinônimos e antônimos. Essa estratégia facilita tanto a compreensão quanto a retenção de novos termos, além de enriquecer o repertório lexical. Para desenvolver estratégias de leitura mais autônomas, incentive-os a ler livros de gêneros variados, como clássicos ou adaptações de seus autores favoritos. Oriente-os a não focar em cada palavra desconhecida, e sim a inferir seu significado pelo contexto. Também sugira a leitura de jornais ou revistas sobre temas de interesse pessoal, como esportes, moda, cultura ou viagens.

Página LXXIX

Listening - página 169

Na atividade 2 do Pre-listening, registre marine life na lousa e peça aos estudantes que digam palavras relacionadas à vida marinha, como protection, animals, fish, ocean, sea, endangered species etc. Caso tenham dificuldade em citar essas palavras, faça perguntas como "Which animals live in the ocean?" e "How important are these animals to the biodiversity?".

Na atividade 2 do Post-listening, ofereça aos estudantes oportunidades para aprimorar suas habilidades auditivas e ampliar o vocabulário. Para aqueles que tiveram dificuldade na escuta da palestra, sugira-lhes que assistam a filmes, documentários ou séries em inglês, começando com legendas em português e, gradualmente, passando para legendas em inglês ou sem legendas. Esse processo não apenas melhora a compreensão auditiva, mas também expande o vocabulário de forma contextual. Além disso, incentive-os a reproduzir as falas dos personagens, reforçando a pronúncia e o uso de expressões comuns. Oriente-os a prestar atenção na pronúncia e na entonação, observando as nuances do inglês falado. Por fim, incentive-os a navegar por sites em inglês, o que não só aprimora a habilidade de escuta, mas também amplia o conhecimento cultural e linguístico de maneira geral.

Comprehending and using - páginas 170 a 172

Sugestão de avaliação

Aproveite o Activities como forma de avaliar o conhecimento da turma com relação ao conteúdo gramatical apresentado. Para isso, peça aos estudantes que façam as atividades individualmente e, ao final, faça a correção com a turma. Leia cada uma das questões, solicitando a eles que compartilhem as respostas que elaboraram. Identifique as principais dificuldades da turma e proponha mais atividades para saná-las, além disso refaça a leitura do boxe Tip para reforçar as regras do emprego will.

Ao explorar o Speaking up na página 172, explique aos estudantes que é importante aprimorar aspectos da pronúncia ao estudar uma língua estrangeira, pois inadequações podem causar desentendimentos e prejudicar a comunicação entre os falantes. Ressalte que, em alguns casos, por interferência do sotaque próprio da região onde moram, brasileiros tendem a pronunciar o som /t/ em final de palavras (como forest, environmentalist, coast) como /t∫/. Para que eles compreendam melhor, incentive-os a praticar a pronúncia dos sons /t/ e /t∫/, observando a posição da língua.

Speaking - página 173

O trabalho de interação oral contempla a Competência geral 7, pois os estudantes devem apresentar a palestra e defender o ponto de vista deles com base em pesquisas, dados e argumentos confiáveis. Além disso, a Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG403 são desenvolvidas, pois levam os estudantes a aplicar o conteúdo que aprenderam ao longo da unidade para falar sobre a temática escolhida. Se a turma for numerosa, divida-a em quatro grupos e deixe cada um deles responsável por uma das ideias apresentadas.

Na atividade 2, oriente os estudantes a investigar em fontes confiáveis o que vem sendo feito pela população para minimizar problemas ambientais. Por meio dessa prática, eles têm a oportunidade de aprender mais sobre como proteger e preservar o meio ambiente. Especifique um tempo para as palestras, assim eles limitarão as informações selecionadas. A ideia é que eles organizem e apresentem uma fala simples e objetiva. Incentive-os a consultar dicionários monolíngues e bilíngues para fazer as anotações e preparar o que vão apresentar aos colegas.

Writing - página 174

O trabalho com as atividades dessa seção contempla a Competência específica 3 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG301 e EM13LGG302, pois permite que os estudantes empreguem a língua em estudo para se posicionar e participar da produção de um anúncio de campanha sobre um tema importante, alertando o público sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. Com essa atividade, eles têm a oportunidade de colaborar para o meio social em que vivem, ajudando o leitor a refletir e a se posicionar em relação às próprias ações.

Na atividade 1 do While writing, converse com os estudantes sobre os possíveis temas a serem abordados. Se julgar oportuno, sugira que explorem diferentes estilos visuais, como colagem ou ilustrações manuais, incentivando a criatividade. Eles também podem incluir slogans ou frases de impacto que complementem o texto principal. Se essa produção for desenvolvida simultaneamente por mais de uma turma da escola, oriente todos os grupos a escolher assuntos diferentes dentro do tema meio ambiente.

Summing up - página 175

Be active!

Para revisar os conteúdos estudados e avaliar seu entendimento por parte dos estudantes, proponha-lhes que utilizem a estratégia Think-pair-share e listem, individualmente e no caderno, os principais pontos estudados em cada tópico. Em seguida, organize-os em duplas a fim de compararem suas anotações. Instrua-os a verificar quais anotações estão semelhantes e quais estão diferentes. Em seguida, eles devem retomar o conteúdo cuja informação esteja divergente para conferirem qual delas está mais adequada. Ao final dessa etapa, oriente-os a criar anotações conjuntas. Por fim, convide algumas duplas para socializarem as anotações com toda a turma. Aproveite esse momento de reflexão e pergunte do que mais gostaram de aprender nessa unidade e no que enfrentaram mais dificuldade. Com base nas respostas, promova, se necessário, uma revisão do que ainda precisam melhorar.

Página LXXX

Going out there - páginas 176 a 179

Esse projeto viabiliza o trabalho com as Competências gerais 2, 4, 5 e 10, com a Competência específica 3 da área de Linguagens e suas Tecnologias e com as habilidades EM13LGG301, EM13LGG302 e EM13LGG304, ao proporcionar aos estudantes empregar diferentes linguagens, por meio da elaboração de fôlderes e cartazes com objetivo de promover a consciência ambiental e o consumo responsável. Desenvolvem-se também a Competência específica 7 e as habilidades EM13LGG701 e EM13LGG704 ao possibilitar aos estudantes o uso de tecnologias para pesquisar, selecionar, editar e veicular os fôlderes e cartazes.

Antes de iniciar a proposta desse projeto, pergunte aos estudantes o que eles entendem por riscos globais. Incentive-os a compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o tema. Peça a alguns voluntários que leiam o texto, instigando-os a compreender o significado de palavras desconhecidas pelo contexto de uso. Incentive-os a compartilhar as dúvidas entre si para que se ajudem mutuamente. Outra maneira de realizar a leitura do texto é formar grupos, solicitando que façam uma leitura conjunta para, posteriormente, debater as informações apresentadas.

Leia as questões apresentadas encorajando a participação de toda a turma. Caso tenham dificuldade em responder a determinadas questões, sugira que releiam o texto a fim de identificar algumas das informações que compõem as respostas.

Respostas

a) Resposta: The warning about the global risk scenario in which progress in human development is slowly being undermined, leaving states and individuals vulnerable to new and resurgent risks. Also, the report exposes that in a context of systemic changes in global power dynamics, climate, technology and demographics, global risks are pushing the world's adaptive capacity to its limits.

b) Resposta: Over 1.400 global risk experts, policymakers and industry leaders.

c) Resposta: An unstable global order characterized by polarized narratives and insecurity, worsening impacts of extreme climate events, and economic uncertainty.

d) Resposta: It suggests that international leaders come together to address crises in the short term, as well as to lay the groundwork for a more resilient, sustainable, and inclusive future.

e) Resposta: Misinformation and false information; extreme weather events, social polarization; cybersecurity, involuntary migration, and pollution.

f) Resposta pessoal. Os estudantes podem concluir que o volume de desinformações e notícias falsas pode impactar ainda mais o cenário de negacionismo climático, uso desenfreado de recursos naturais e ações prejudiciais ao meio ambiente, levando os problemas ambientais a alcançar níveis ainda mais preocupantes ao longo do tempo. Embora certamente esse não seja o único fator envolvido, a desinformação a respeito de questões ambientais prejudica a promoção de um debate científico e comprometido sobre o tema.

g) Resposta pessoal. Incentive-os a comentar o que têm percebido no cenário brasileiro e internacional sobre desinformação. Aproveite para perguntar como eles fazem para escapar do impacto desses riscos. Verifique se costumam buscar informações em veículos confiáveis, se duvidam de conteúdos que veem nas mídias sociais, se consultam agências de checagem, se compartilham informações somente após verificá-las, entre outras boas práticas de tratamento da informação e, consequentemente, da educação midiática.

h) Resposta pessoal. Se julgar adequado, oriente-os a anotar as ações que podem ser feitas para reduzir o impacto dos riscos globais tanto em relação às desinformações e fake news quanto em relação aos outros impactos. É possível que eles citem ações relacionadas à categoria meio ambiente, nesse caso, faça uma pesquisa rápida acerca dos outros riscos, conduzindo-os a compreender melhor do que se trata cada um deles.

A etapa Researching consiste na pesquisa e coleta de informações para compor os fôlderes e cartazes. Oriente-os a pesquisar e selecionar outros textos desses gêneros para que possam avaliar a estrutura e a linguagem.

A etapa Analyzing and organizing the results fundamenta-se na análise das informações e dos dados coletados. Oriente-os a solicitar a ajuda do professor do componente curricular de Matemática, caso optem por utilizar gráficos. Para essa etapa, organize-os em grupos solicitando-lhes que elaborem fôlderes destinados a cada um dos riscos apresentados no relatório. Explique a eles que podem elaborar materiais com ferramentas digitais e imprimi-los ou produzir cartazes usando cartolinas. Comente que o material deve ser atrativo, incentivando-os a aplicar fontes e cores variadas às letras para destacar determinadas informações, além de separar imagens representativas.

As atividades dessas duas etapas possibilitam o trabalho com o pensamento computacional ao solicitar aos estudantes a pesquisa, coleta e avaliação dos dados para a elaboração dos materiais de conscientização.

Durante a etapa Spreading awareness campaign, oriente-os a afixar os cartazes em locais de grande circulação de pessoas, porém, caso optem pelo entorno da escola, comente que devem pedir autorização aos responsáveis pelos locais.

A etapa Evaluating the process pode ser feita de forma individual ou coletiva. Verifique a maneira mais pertinente de realizá-la, analisando a autonomia e participação de cada estudante.

Página LXXXI

Unit 13 Roll up your sleeves

Abertura - páginas 180 e 181

As discussões dessas páginas de abertura permitem desenvolver as Competências gerais 1, 4 e 6, a Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG101 e EM13LGG102, ao proporcionar aos estudantes se expressar e partilhar opiniões e conhecimentos, compreendendo e valorizando a diversidade de conhecimentos e vivências, além de refletir sobre suas escolhas, a fim de agir com autonomia e consciência crítica.

Leia o título da unidade com a turma e oriente os estudantes a explicar o significado da expressão roll up your sleeves, dando exemplos de como utilizá-la. Na sequência, leia a explicação e verifique se corresponde ao que eles apontaram, antes de fazer a atividade proposta. Durante a correção, instigue-os a explicar por que uma das frases está incorreta. Tentar compreender o uso inadequado da expressão é uma dinâmica importante no processo de aprendizagem, visto que a reflexão e a análise devem estar sempre presentes nos mais variados exercícios propostos. Após a atividade, fale um pouco sobre a professora Débora Garofalo, que teve reconhecimento internacional após desenvolver em suas aulas um projeto em que os estudantes puderam aprender robótica e fazer robôs utilizando material reciclado.

Indicações suplementares

Acessando o site Global Teacher Prize, é possível conhecer o trabalho da professora Débora Garofalo. Esse trabalho exemplifica bem a dedicação e o esforço exigidos em projetos em que a inovação e o comprometimento são fundamentais para gerar impacto positivo na educação.

GLOBAL Teacher Prize. Disponível em: https://s.livro.pro/n69f2g -Garofalo. Acesso em: 19 set. 2024.

Convide os estudantes a ler os objetivos a serem alcançados durante a unidade e a refletir, com seu auxílio, sobre os conteúdos que serão abordados ao longo dos estudos. Permita a eles que deem suas opiniões e anote-as na lousa para que todos possam, após a interação, verificar o que argumentaram a respeito dos tópicos.

Na atividade 3 do Exchanging ideas, ao explorar como as pessoas cuidam das áreas verdes, é essencial considerar a experiência dos estudantes que vivem em áreas urbanas e rurais. Enquanto os que vivem em áreas urbanas podem citar algumas iniciativas, como hortas comunitárias e campanhas de limpeza, os que vivem em áreas rurais podem mencionar a preservação de vegetação nativa e técnicas agrícolas que conservem o solo.

Respostas

1. Resposta: As pessoas da imagem estão tomando uma atitude em relação aos problemas ambientais do planeta por meio de um protesto; o título da unidade faz referência ao ato de ter uma atitude em relação a algo.

2. Resposta: Essa frase faz um trocadilho com a expressão plano B, que costuma ser a saída quando um primeiro plano não dá certo. Ao dizer que não há um planeta B, o cartaz expressa a ideia de que não há outro planeta para vivermos caso o nosso fique inabitável.

3. Resposta pessoal. Instigue os estudantes a analisar o que vem sendo feito na cidade e na comunidade onde vivem, como a coleta e separação de resíduos, entre outras ações.

Warming up - páginas 182 e 183

Na atividade 1 do Plans to change the world, após conversarem sobre as imagens, peça aos estudantes que citem outros trabalhos voluntários. Se julgar adequado, converse com eles para que verifiquem se algum familiar faz esse tipo de trabalho e combine um dia ou faça um vídeo com um depoimento para mostrar aos colegas.

Sugestão de avaliação

Para complementar o trabalho com a atividade 1 do Plans to change the world, oriente os estudantes a, com a direção da escola, desenvolver uma campanha de arrecadação de material reciclável, como tampinhas de plástico ou lacres de latinhas, a fim de colocarem em prática uma ação que possa contribuir com as questões ambientais. Esses materiais serão vendidos para uma empresa de reciclagem, com o auxílio de um adulto responsável, e o dinheiro arrecadado será utilizado para ajudar uma instituição filantrópica, comprando alimentos ou outros itens de necessidades básicas. Outra opção é repassar esses materiais arrecadados diretamente para uma instituição voltada a causas sociais que faça a venda e utilize o valor arrecadado para benefícios dessas causas.

Essa proposta pode ser avaliada em diferentes etapas, desde o planejamento até a execução. Incentive-os a criar cartazes em inglês para divulgar a campanha na escola e aproveite para avaliar a qualidade do material produzido, considerando a clareza, a criatividade e o uso correto da língua. A divulgação em redes sociais e nas mídias da escola também pode ser avaliada ao levar em conta a capacidade de os estudantes mobilizarem a comunidade. Ao final da campanha, combinem um dia para fazer a entrega das doações; isso pode ser feito na instituição escolhida ou na própria escola. Registre esse momento e depois oriente os estudantes a elaborar uma postagem para compartilhar o resultado da campanha nas mídias da escola.

Página LXXXII

Na atividade 1 do Learning vocabulary, explique aos estudantes que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram desenvolvidos com base nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), traçados e assumidos por países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo os quais pretendia-se, até 2015, reduzir a pobreza extrema no mundo. Em setembro de 2015, a ONU, considerando o que havia sido alcançado até aquele momento e o que ainda precisava ser feito para atingir o esperado desenvolvimento sustentável, definiu os 17 ODS apresentados. O trabalho com a leitura e a interpretação dos ODS desenvolve a Competência geral 6, pois permite aos estudantes que compreendam que podem, como cidadãos, utilizar o conhecimento e a vivência que têm para contribuir direta ou indiretamente com esses objetivos. Contempla também a Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG103, visto que eles fazem a leitura relacionando os elementos verbal e não verbal do texto e suas diferentes semioses.

Respostas - Learning vocabulary

1. Resposta: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são: 1. Erradicação da pobreza; 2. Fome zero; 3. Saúde e bem-estar; 4. Educação de qualidade; 5. Igualdade de gênero; 6. Água potável e saneamento; 7. Energia limpa e acessível; 8. Trabalho decente e crescimento econômico; 9. Indústria, inovação e infraestrutura; 10. Redução das desigualdades; 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 12. Consumo e produção responsáveis; 13. Ação climática; 14. Vida na água; 15. Vida terrestre; 16. Paz, justiça e instituições eficazes e 17. Parcerias e meios de implementação.

Reading - páginas 183 a 185

A discussão proposta nessa seção e as interações promovidas contemplam as Competências gerais 1 e 7, a Competência específica 2 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG202 e EM13LGG204, pois proporciona aos estudantes refletir sobre os direitos das populações indígenas e a importância desses povos para a preservação do meio ambiente.

Para a atividade 2 do Pre-reading, leve a turma para a sala de multimídia da escola a fim de que possam fazer uma pesquisa para responder à questão proposta. Comente que o modo como esses povos tradicionais vivem e o vínculo que eles mantêm com o meio ambiente, cuidando da biodiversidade, são fatores importantes para as questões climáticas.

Após a leitura do texto da atividade 1 do While reading, peça aos estudantes que confiram a fonte da qual ele foi retirado, um jornal de amplitude mundial. Diga-lhes que fazer leituras, em inglês, de diferentes jornais, é uma ótima maneira de ampliar o conhecimento linguístico.

Na atividade 4 do Post-reading, é importante trabalhar com os estudantes estratégias que desenvolvam tanto a compreensão textual quanto a ampliação de vocabulário. Para isso, oriente-os a criar listas de collocations (combinações comuns de palavras em inglês), o que contribui para o aumento do vocabulário e melhora da fluência. Além disso, destaque a importância da leitura de livros em inglês, recomendando que, em vez de focar na tradução de cada palavra, tentem inferir o significado de termos desconhecidos com base no contexto. Por fim, incentive a leitura de publicações variadas, como jornais e revistas de temas, como esporte, moda, cultura e viagens. Ao acessar conteúdos de diferentes nacionalidades, os estudantes ampliam não apenas seu repertório linguístico, mas também cultural. Relembre-os de, sempre que necessário, consultar as estratégias apresentadas na seção Learning strategies.

Listening - página 186

A atividade 2 do Pre-listening pode ser mais bem aproveitada se os estudantes trabalharem em duplas ou pequenos grupos para ler as descrições dessas organizações não governamentais (ONGs) e fazer anotações sobre os pontos que mais chamam a atenção. Depois, abra a discussão para a turma e incentive os estudantes a responder à questão proposta. Caso eles não conheçam, se possível, leve-os à sala de multimídia da escola para que possam pesquisar sobre organizações não governamentais brasileiras que trabalham para solucionar diferentes problemas ambientais: desmatamento na Amazônia, consumo sustentável, tráfico de animais, entre outros. Eles podem anotar as informações e depois apresentá-las aos colegas. Caso não seja possível fazer esta atividade na escola, oriente-os a desenvolvê-la como tarefa de casa.

Respostas - Pre-listening

2. Possíveis respostas: Instituto Socioambiental (ISA): tem como objetivo a proteção dos povos indígenas e o desenvolvimento sustentável da Amazônia; Fundação SOS Mata Atlântica: trabalha na conservação da Mata Atlântica; Instituto Terra: criado pelo fotógrafo Sebastião Salgado, é voltado para a restauração de áreas degradadas e para a conservação ambiental; Fundação VIVA CERRADO: tem como objetivo a conservação do Cerrado e o incentivo de práticas sustentáveis na região; Projeto Tamar: foca na proteção da vida marinha.

Na atividade 3 do Post-listening, adote estratégias de remediação focadas no desenvolvimento da compreensão auditiva. Para isso, incentive-os a escutar audiolivros, prestando atenção na pronúncia e na entonação das palavras. Além disso, escutar e cantar músicas em inglês em voz alta são maneiras divertidas de se familiarizarem com a pronúncia das palavras. Podcasts e rádios de países de língua inglesa também são ótimas ferramentas.

Página LXXXIII

Speaking - página 187

Na atividade 3, oriente os estudantes a escolher uma organização não governamental e fazer uma pesquisa sobre sua história, formas de atuação e detalhes que considerem interessantes. Depois, eles devem apresentar essa pesquisa em inglês para a turma. Tanto a pesquisa quanto a apresentação podem ser feitas em grupos para obter melhor proveito delas. Incentive-os a ensaiar suas falas antes das apresentações, avaliando com eles o que pode ser aprimorado. Além disso, eles poderão selecionar recursos visuais que ilustrem o trabalho da organização escolhida. Durante as falas, reforce a importância de os estudantes ouvirem os colegas com respeito e atenção, evitando qualquer atitude preconceituosa e vexatória.

Comprehending and using - páginas 188 a 190

As discussões e reflexões propostas ao longo dessa seção permitem aos estudantes que compreendam não apenas a importância de cuidar do meio ambiente, mas também a relevância do trabalho voluntário em diversas áreas sociais, explorando, dessa forma, o tema contemporâneo transversal Educação ambiental.

O texto da atividade 1 da página 188 expõe que o voluntariado vai além de ações simples e pontuais, apresentando uma complexidade que muitas vezes não é percebida à primeira vista. Ao explorar essa complexidade, os estudantes podem refletir sobre o impacto dessas atividades na vida deles e nas comunidades em que vivem. Isso os ajuda a perceber que o voluntariado, quando bem compreendido e valorizado, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento pessoal e social.

Aproveite a atividade 1 do Activities para revisar com os estudantes as contrações do verbo to be ('m, 's e 're) e mostrar a eles a contração de going to em contextos informais e na linguagem oral: gonna. Depois da explicação, escreva na lousa a frase "I'm gonna use less paper." para que eles saibam que podem utilizar a estrutura dessa maneira.

Summing up - página 191

Para a revisão dos conteúdos, proponha aos estudantes uma situação-problema. Peça-lhes que se juntem a um colega e façam questionamentos em inglês sobre o que foi estudado na unidade. Oriente-os a consultar os tópicos para propor essas questões. Avalie a interação entre eles e as diferenças nos aprendizados. Além dessa proposta, os estudantes também podem escrever se as discussões promovidas ao longo da unidade mudaram sua forma de pensar em relação à importância do trabalho voluntário. Caso algum estudante ainda tenha dúvida a respeito de algum conteúdo, oriente-o a voltar às páginas em que ele é explorado e auxilie-o na resolução dessas dúvidas. Ao conferirem o boxe What can I do to improve my English?, pergunte a eles se acrescentariam outras sugestões, além das já propostas. Se a resposta for afirmativa, faça uma nova lista na lousa com as sugestões para que todos possam anotá-las no caderno.

Connections with - páginas 191

Essa seção promove um trabalho interdisciplinar com os componentes de Biologia e Geografia. O objetivo é que os estudantes compreendam a importância da preservação ambiental e cultural, explorando a conexão entre biodiversidade e as tradições dos povos indígenas, bem como as questões territoriais e de conservação ambiental no Brasil e no mundo.

A atividade de pesquisa oferece uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades em leitura e compreensão de textos em inglês. Incentive-os a buscar materiais em inglês que tratem de conservação ambiental e proteção de territórios indígenas, ajudando-os a ampliar seu vocabulário técnico e a explorar diferentes contextos internacionais. Ao fazer a comparação, promova discussões sobre os desafios enfrentados no Brasil, como desmatamento, urbanização e exploração, e como esses fatores impactam as áreas de preservação.

A relação entre biodiversidade e os modos de vida tradicionais indígenas é central nessa seção. Oriente os estudantes a explorar como as práticas sustentáveis dos povos originários ajudam na conservação da biodiversidade. Discuta alguns temas, como a preservação de ecossistemas e o papel das áreas indígenas e dos parques nacionais na proteção da fauna e flora. Esse diálogo entre o respeito às tradições culturais e a Ciência ecológica pode levar a uma compreensão mais global dos desafios e da importância da preservação.

Respostas

1. Possível resposta: Os modos de vida tradicionais indígenas estão intimamente ligados à preservação da biodiversidade, uma vez que suas práticas sustentáveis contribuem para a manutenção dos ecossistemas. Incentive os estudantes a explorar como as práticas indígenas de caça, pesca, agricultura e Medicina tradicional ajudam a preservar a biodiversidade local. Peça que apresentem exemplos específicos de comunidades indígenas brasileiras.

2. Possível resposta: A luta dos povos indígenas pela proteção de seus territórios é fundamental para a demarcação das terras, garantindo a preservação de suas culturas e tradições. Oriente os estudantes a pesquisar casos de demarcação de terras indígenas no Brasil e como a mobilização desses povos influenciou as políticas públicas de preservação.

3. Resposta pessoal. Oriente os estudantes a buscar artigos ou relatórios em inglês sobre a situação de terras indígenas em países como Canadá, Estados Unidos ou Austrália. Peça que comparem esses dados com a realidade brasileira e compartilhem suas análises com a turma.

Página LXXXIV

Unit 14 All things are difficult before they are easy

Abertura - páginas 192 e 193

As atividades dessa seção desenvolvem as Competências gerais 4, 6 e 9 ao promover a troca de ideias entre os estudantes sobre as comunidades tradicionais indígenas, levando-os a refletir sobre a importância da valorização de saberes desses povos, de maneira a combater preconceitos de qualquer natureza.

Leia o título da unidade e verifique o que os estudantes entendem pela expressão all things are difficult before they are easy. Depois desse momento, faça a atividade referente a essa expressão, solicitando a eles que compartilhem suas respostas. Após essa interação, oriente-os a ler as questões do Exchanging ideas e, ao responder à atividade 2, incentive-os a conferir a obra retratada na abertura e a refletir sobre como a artista retratou suas experiências de vida nessa pintura.

Convide-os a ler os objetivos a serem alcançados com o estudo da unidade e aproveite o momento para avaliar o que sabem sobre os conteúdos gramaticais e os gêneros orais e escritos que serão explorados. Se necessário, peça-lhes que folheiem rapidamente as páginas da unidade para fazer essa análise inicial.

Respostas

1. Resposta pessoal. Se necessário, comente com eles que pode ser uma situação do dia a dia, como uma prova que estejam preocupados em não ter estudado o suficiente, alguma viagem para um local muito diferente, um evento esportivo etc.

2. Resposta pessoal. Oriente-os a analisar a imagem a fim de perceber que se trata da representação de duas crianças indígenas, dessa forma, é possível dizer que a obra da artista tem influência do ambiente em que ela cresceu.

Warming up - páginas 194 e 195

Promova um momento de interação para que os estudantes possam compartilhar suas respostas da atividade 1 do tópico Life experiences. Incentive a participação de todos da turma, norteando essa conversa de modo que eles se respeitem.

Indicações suplementares

Para enriquecer as reflexões sobre experiências de vida, sugira a leitura do livro The art of living: the classical manual on virtue, happiness and effectiveness, de Epicteto, traduzido e editado por Sharon Lebell. Essa obra apresenta ensinamentos práticos sobre como lidar com desafios, cultivar a resiliência e encontrar propósito nas experiências cotidianas. A leitura complementa as discussões sobre life experiences, fornecendo uma base filosófica para entender como as adversidades e conquistas moldam nossa jornada.

EPICTETUS. The art of living: the classical manual on virtue, happiness and effectiveness. San Francisco: HarperOne, 2007.

Durante as atividades 1 e 2 da subseção Learning vocabulary, revise o uso dos verbos em inglês, a fim de que os estudantes relembrem quais são regulares e quais são irregulares. Nesse momento, trabalhe a diferença de uso no simple past e no past participle. Se necessário, dê exemplos de algumas frases, positivas e negativas, utilizando os verbos no present perfect, para que a turma possa assimilar ainda mais o uso desse tempo verbal. Informe que eles aprenderão a utilizá-lo ainda nessa unidade, mas na atividade proposta você já pode introduzi-lo.

Reading - páginas 195 a 197

Após realizarem a leitura do texto da atividade 1 do While reading, comente com os estudantes que as experiências da infância e juventude são formativas para todos. Para os povos indígenas, há ainda as marcas das vivências entre o mundo urbano e o tradicional e o enfrentamento dos desafios e preconceitos, como os descritos por Adelina Sampaio Desana e Valdeson Miranda Delgado Baré. Em seguida, converse com eles sobre as vivências descritas no relato e como essas experiências se relacionam com a preservação da identidade indígena. O relato faz referência ao inglês como língua franca, por isso é importante destacar que esse conceito ultrapassa a ideia de associar a língua inglesa exclusivamente a países tradicionalmente anglófonos e busca valorizar a apropriação da língua pelos falantes, independentemente de sua origem, rejeitando a exigência de conformidade com padrões nativos. Isso se alinha ao contexto de São Gabriel da Cachoeira, onde diferentes culturas coexistem, e os falantes, como Valdeson Baré, reivindicam sua identidade indígena enquanto utilizam a língua portuguesa, Nheengatu e outras línguas locais.

Na atividade 2 do Post-reading, explore estratégias de leitura que possam ajudá-los a aprimorar a compreensão de textos em inglês. Para isso, oriente os estudantes a ler livros em inglês, sejam clássicos, best-sellers ou adaptações de seus autores favoritos. Além disso, a leitura de textos extensos pode melhorar a compreensão global e o vocabulário de forma mais natural e prazerosa. Incentive a busca por publicações de diferentes nacionalidades na internet, isso permitirá a eles conhecer variações linguísticas e contextuais do inglês, enriquecendo sua prática de leitura com vocabulário e estruturas variadas.

Listening - página 198

No item a da atividade 1 do Pre-listening, se necessário, oriente os estudantes a pesquisar informações sobre o modo de vida, a cultura, os costumes e a língua desses povos.

Página LXXXV

Nas atividades de Post-listening, os estudantes são convidados a refletir sobre a importância de viver em comunidade e a discutir em pares ou pequenos grupos como o trabalho comunitário pode ser benéfico. Incentive-os a compartilhar exemplos práticos e discutir as implicações do trabalho em comunidade no contexto atual.

Na atividade 2 do Post-listening, caso os estudantes relatem dificuldades na compreensão auditiva, incentive-os a cantar músicas em inglês em voz alta. Essa prática contribui para a memorização de frases inteiras, facilitando o reconhecimento de palavras e expressões durante outras atividades de escuta. Você ainda pode colocar algumas músicas para a turma ouvir e pedir aos estudantes que façam a tradução de maneira coletiva, avaliando o vocabulário e o trabalho colaborativo.

Comprehending and using - páginas 199 a 202

Ao analisar os trechos da atividade 4 da página 200, reforce com os estudantes a ideia de que o present perfect está relacionado a um fato do passado, mas que pode ter uma conexão com o presente. Registre na lousa outras frases, como "Sarah has lost her car key, so she has to go to work by bus."; ou seja, Sara perdeu a chave do carro em determinado momento do passado e esse fato está refletindo em seu presente, visto que agora precisa ir de ônibus para o trabalho. À medida que elabora as frases na lousa, peça aos estudantes que expliquem cada uma delas, assim eles podem compreender o sentido do uso desse tempo verbal.

Na atividade 2 da página 201, diga aos estudantes que a palavra just pode ser usada em inglês para falar de algo que aconteceu há pouco tempo, como em "I've just arrived at home"; já a palavra yet é utilizada com o sentido de until now e mostra a expectativa do falante sobre algo que está para acontecer, como em "I've chosen your present, but I haven't bought it yet" e "Has the game finished yet?". Explique a eles que yet é usado em frases interrogativas e negativas.

Sugestão de avaliação

Para avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o uso do present perfect e dos advérbios yet, just, never e before, proponha uma situação-problema. Para isso, convide-os a criar sentenças sobre suas próprias experiências de vida, utilizando essas estruturas. Avalie a habilidade de aplicar corretamente o present perfect e os advérbios de tempo nas sentenças, observando a precisão gramatical e o contexto adequado. Incentive os estudantes a compartilhar suas frases com a turma, promovendo a troca de experiências. Nesse momento, avalie também a capacidade de colaboração e o uso da língua em interações reais. Forneça feedback imediato e ajude-os a realizar as correções necessárias. Além disso, confira o progresso individual em termos de precisão no uso do present perfect, criatividade na expressão pessoal e confiança ao comunicar suas ideias durante a interação com os colegas.

Speaking - página 203

Essa seção contempla a Competência específica 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG403, pois permite aos estudantes se expressar, em inglês, sobre as experiências de vida deles, empregando o conteúdo que aprenderam ao longo da unidade.

Leia as instruções da atividade 4 com os estudantes e certifique-se de que todos compreenderam como responder às follow-up questions. Reforce que, mesmo que as perguntas e respostas iniciais sejam elaboradas com present perfect, como em "Have you ever...?"; "Yes, I have."; "No, I haven't.", quando fazemos perguntas adicionais, passamos a nos referir a um momento específico do passado e, por isso, as follow-up questions and answers, no caso das respostas afirmativas, serão elaboradas com o simple past. Depois que todos tiverem praticado os dois papéis (fazer as perguntas e respondê-las), convide algumas duplas para ir à frente da sala de aula e encenar os diálogos, utilizando movimentos corporais de forma intencional e consciente, desenvolvendo, assim, a habilidade EM13LGG501.

Writing - página 204

As atividades dessa seção contemplam as Competências específicas 1 e 7 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG103, EM13LGG403 e EM13LGG701, pois permitem aos estudantes explorar a tecnologia de forma ética, responsável e criativa para participar socialmente de uma interação em uma mídia virtual por meio de um texto verbal.

Na atividade 1 do Pre-writing, oriente os estudantes a reler o texto da página 196 do While reading e observar as características desse gênero textual, registrando-as no caderno.

Na atividade 1 do While writing, leia as instruções da atividade com os estudantes e certifique-se de que eles compreenderam o passo a passo. Explique a eles que podem escolher um familiar ou uma pessoa famosa, por exemplo. Relembre-os de que, ao registrar as experiências de vida, podem usar os tempos verbais estudados nesta unidade, como o present perfect e o simple past.

Summing up - página 205

Para finalizar, proponha aos estudantes que reflitam sobre os tópicos estudados ao longo da unidade, fazendo anotações no caderno. Em seguida, peça-lhes que se reúnam em duplas e comparem suas anotações. Caso algum estudante ainda tenha dúvidas de conteúdo e não consiga saná-las com o auxílio do colega, ajude-o fazendo uma breve revisão do tópico. Outra sugestão é solicitar a ele que retome as atividades da unidade, refazendo-as e analisando suas dificuldades de forma autônoma.

Página LXXXVI

Unit 15 Actions speak louder than words

Abertura - páginas 206 e 207

O trabalho com as páginas de abertura propicia aos estudantes trocar ideias e partilhar conhecimentos, refletindo e valorizando os diferentes saberes e vivências, além das manifetações artísticas, contemplando, assim, as Competências gerais 3, 4 e 6.

Convide os estudantes a ler, individualmente, cada objetivo de aprendizagem e a refletir sobre os conteúdos que serão abordados no decorrer da unidade. Para dar mais subsídios a essa reflexão, uma opção é pedir a eles que leiam o título da unidade e depois folheiem as páginas, conferindo não só o texto e o tema abordados nas seções Reading e Listening, mas também o conteúdo gramatical estudado. Em seguida, oriente-os a fazer anotações no caderno para contrastá-las ao final dos estudos.

Depois, incentive os estudantes a ler o título da unidade e a explicar o que entendem dele, apresentando exemplos de frases, em inglês, com a expressão actions speak louder than words em uso. Se não souberem, peça-lhes que leiam a explicação e, em seguida, façam a atividade proposta.

Depois, solicite a eles que confiram a imagem da escultura formada por colunas de aço que, quando vistas de determinado ângulo, revelam a imagem do líder sul-africano Nelson Mandela. Espera-se que os estudantes percebam que a obra, além de homenagear a luta pela liberdade e igualdade, sugere uma ideia de fragmentação e união, conectando o passado e o presente.

Respostas

1. Resposta pessoal. Chame a atenção da turma para a representatividade de Mandela pela luta contra a desigualdade racial. Se julgar adequado, oriente-os a pesquisar mais informações sobre essa personalidade.

2. Resposta pessoal. Comente que Mandela mostrou com suas ações, como resistir ao apartheid e promover a paz, que suas atitudes falavam mais alto do que suas palavras.

3. Resposta pessoal. É possível que os estudantes citem personalidades que também promoveram mudanças com base em suas ações, como Martin Luther King Jr., Gandhi e Zilda Arns.

Warming up - páginas 208 e 209

O trabalho com a leitura e a interpretação da tirinha na atividade 2 da página 208 contempla a habilidade EM13LGG103 e a Competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias, pois leva os estudantes a construir significados por meio da associação de elementos verbais e não verbais do texto e suas diferentes semioses.

Sugestão de avaliação

Após a atividade 1 do Learning vocabulary, proponha a seguinte atividade. Inicie com um brainstorming de expressões relacionadas às experiências pessoais, como "live in the same house"; "travel to the beach every vacation" e "sing in public", e elabore frases com tais expressões, registrando-as na lousa. Em seguida, prepare tiras de papel com frases incompletas, como "I have lived in the same house for..." e coloque-as em um saco. Peça a um estudante por vez que pegue uma tira e complete a frase, em voz alta, com uma expressão verdadeira. Avalie a compreensão e a desenvoltura deles para elaborar o complemento da frase em inglês.

Reading - páginas 209 a 211

Durante as atividades do Pre-reading, reforce a importância de combater o etarismo. Essa reflexão colabora com o desenvolvimento do tema contemporâneo transversal Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.

Ao ler o texto da atividade 1 do While reading, comente com os estudantes que, na época em que Virgínia Hislop estava concluindo seu mestrado, muitas mulheres enfrentavam desafios consideráveis para obter uma educação formal. Embora as mulheres já tivessem garantido o direito de frequentar escolas e universidades, pressões sociais, como a expectativa de se casar e formar uma família, frequentemente representavam obstáculos significativos na trajetória acadêmica delas. Essa realidade reflete o contexto social da época em que as normas tradicionais muitas vezes determinavam os papéis que eram esperados que as mulheres desempenhassem. Comente que Virginia demonstrou um forte compromisso com a educação de sua filha, buscando garantir-lhe acesso a oportunidades acadêmicas que a conduzissem a uma carreira promissora. Verifique se os estudantes reconhecem que Virginia acreditava que, embora habilidades práticas como culinária fossem importantes, era ainda mais essencial que sua filha desenvolvesse habilidades acadêmicas, refletindo o seu desejo de proporcionar a ela uma trajetória educacional com mais possibilidades, contrastando com sua própria experiência.

Indicações suplementares

Para ampliar a discussão sobre o assunto explorado no texto apresentado na atividade 1 do While reading, proponha aos estudantes que assistam à série documental Live to 100 secrets of the blue zone, no qual o pesquisador Dan Buettner viaja para as zonas azuis, regiões onde há um índice alto de pessoas que vivem mais do que a média, para mostrar na prática o estilo de vida dessas pessoas. Nesse trabalho, o pesquisador mostra que, além da prática regular de exercícios e de uma alimentação balanceada, há diversos aspectos que contribuem para a longevidade, como a integração com a comunidade, o meio em que vive, a proximidade com a família e políticas públicas. LIVE to 100 secrets of the blue zone, de Clay Jeter. Netflix, 2023. 4 episódios.

Página LXXXVII

Para os estudantes que apresentarem dificuldades de leitura, conforme indicado nas respostas da atividade 3 do Post-reading, planeje atividades de remediação para desenvolver suas habilidades de compreensão textual. Sugira a eles que leiam livros em inglês, instruindo-os a não se preocupar em compreender cada palavra isoladamente, mas a concentrar-se na compreensão geral do texto e a inferir o significado de palavras desconhecidas pelo contexto em que aparecem.

Listening - página 212

Na atividade 1 do Pre-listening, proponha uma situação-problema, orientando os estudantes a argumentar com um colega de que forma entendem a relação entre essas palavras e o tema experiências de vida. Por exemplo: as experiências podem nos proporcionar aprendizados importantes para a vida; para viver certas experiências, precisamos ter motivação para encarar desafios e superar obstáculos; algumas pessoas se privam de determinadas experiências porque sentem medo de vivê-las; as malsucedidas podem causar frustração; as bem-sucedidas provocam sensação de realização e felicidade.

Na atividade 3 do Pre-listening, relembre com os estudantes o que eles aprenderam a respeito do uso do tempo verbal present perfect para falar sobre experiências de vida. Depois de registrarem as frases no caderno, organize-os em duplas para que compartilhem suas frases com um colega. Eles podem falar de coisas simples, por exemplo, nadar.

Na atividade 2 do While listening, oriente-os a ler todas as alternativas antes de ouvir o áudio novamente. Durante as atividades de compreensão auditiva, é importante ressaltar a eles que não precisam compreender todas as informações. Algumas palavras poderão ser novas para eles, sendo possível que não entendam alguns detalhes. Instrua-os a se concentrar no que o enunciado está pedindo, dessa forma, eles vão compreender a mensagem central do áudio no decorrer das atividades.

Na atividade 2 do Post-listening, para os estudantes que apresentarem dificuldades de escuta, sugira atividades de remediação que envolvam o uso de diferentes mídias em inglês. Incentive-os a ouvir audiobooks, prestando atenção na pronúncia e entonação das falas dos personagens e do narrador. Além disso, recomende que assistam a filmes, documentários e séries em inglês. Isso os ajudará a desenvolver a compreensão auditiva de maneira mais natural e prazerosa.

Comprehending and using - páginas 213 a 215

Na atividade 1 da página 213, para aprofundar o estudo dos fóruns de discussão online, proponha um trabalho com o professor do componente curricular de Língua Portuguesa. Ele poderá auxiliar os estudantes sobre as características desse gênero, explicando que diferente de um chat, em que a comunicação é instantânea, as mensagens em fóruns são arquivadas e podem ser lidas e respondidas em momentos diferentes, possibilitando discussões mais organizadas. Acrescente que os fóruns têm características próprias, como necessidade de cadastro para participação, tópicos organizados por assunto e mediação de um moderador para garantir o bom andamento das discussões. Ao comparar com outros gêneros textuais, como bate-papo e e-mails, ressalte que o fórum mantém certa informalidade, mas está voltado ao desenvolvimento de discursos argumentativos, permitindo maior liberdade de expressão.

Na atividade 6 da página 214, se julgar pertinente, incentive os estudantes a trabalhar em duplas para analisar cada expressão da atividade e escolher as respostas mais apropriadas. Depois, convide-os a participar da correção pedindo que expliquem suas escolhas.

Na atividade 3 da página 215, oriente-os a ler as frases nos balões de fala e a imaginar situações nas quais elas poderiam ser utilizadas. Depois, peça-lhes que associem as frases que aparecem nos balões às situações apresentadas nas frases de I a VI. Ressalte que, nessa unidade, o foco está no uso do tempo verbal present perfect com for em frases negativas, mas que essa estrutura também é usada em frases afirmativas, como "I have studied English for three years.".

Speaking - página 216

Nas atividades 3 e 4, incentive os estudantes a organizar as informações sobre a pessoa idosa de forma clara e objetiva.

Na atividade 4, ajude-os a estruturar o texto em parágrafos, destacando aspectos importantes, como a rotina, o envolvimento com o trabalho remunerado ou voluntariado e as qualidades que os fazem considerar essa pessoa especial. Sugira que usem conectivos e vocabulário apropriado para indicar as ações e características de forma coesa. Se necessário, forneça modelos ou exemplos para orientá-los na escrita em inglês, garantindo que o texto tenha fluidez e clareza.

Summing up - página 217

Ao finalizar essa unidade, convide os estudantes a refletir sobre o que aprenderam ao longo dela. Essa é uma oportunidade de verificar o quanto evoluíram na aprendizagem e na forma de pensar em relação aos assuntos debatidos – como a importância da valorização da pessoa idosa e da atividade física para as pessoas mais idosas –, quais dificuldades ainda sentem e o que podem e precisam fazer para saná-las. Oriente-os a contrastar essas reflexões com o que anotaram no início da unidade. Depois, peça-lhes que formem duplas e comparem as anotações entre si. Esse é um momento em que podem utilizar a autonomia para ajudar uns aos outros com relação às dúvidas que restaram sobre o que foi tratado na unidade. Ao final da interação, peça às duplas que apresentem as dificuldades que persistem e faça uma breve revisão com todos.

Página LXXXVIII

Unit 16 A drop of ink may make a million think

Abertura - páginas 218 e 219

A proposta dessa abertura contempla a Competência geral 4 ao propor aos estudantes se expressarem, analisar a imagem e relacioná-la ao título do capítulo, bem como trocar ideias com um colega por meio das questões abordadas.

Peça aos estudantes que confiram a cena do filme A crônica francesa, de Wes Anderson (2021), que narra a história de uma redação de jornal. Espera-se que os estudantes compreendam que essa imagem reflete o processo de criação e aperfeiçoamento de ideias escritas. O objetivo é destacar como as palavras têm o poder de influenciar e transmitir pensamentos, impactando muitas pessoas. Se adequado, comente com os estudantes que a história narrada no filme se passa em uma sucursal de um jornal americano localizado na fictícia cidade francesa de Ennui-sur-Blasé, durante o século XX. Após a morte repentina de Arthur Howitzer Jr., editor da revista The French Dispatch, por causa de um ataque cardíaco, a revista é encerrada conforme estipulado em seu testamento, sendo publicado um último número com quatro artigos e um obituário. O primeiro artigo é escrito por Herbsaint Sazerac, que faz um tour pela cidade de Ennui-sur-Blasé, comparando seu passado e presente para mostrar o que mudou e o que permaneceu igual. No segundo artigo, J.K.L. Berensen dá uma palestra em uma galeria de arte. O terceiro artigo, escrito por Lucinda Krementz, aborda um protesto estudantil que evolui para a revolução do tabuleiro de xadrez, inicialmente motivada por questões menores, mas que se intensifica após o recrutamento militar de um estudante chamado Mitch-Mitch. O quarto e último artigo é de Roebuck Wright, que relata um jantar privado com o comissário da polícia local, preparado pelo famoso chef e tenente Nescaffier.

Leia a expressão a drop of ink may make a million think e incentive-os a relacioná-la à cena apresentada. Caso todos tenham compreendido, solicite que formem frases, em inglês, utilizando tal expressão. Por fim, convide-os a fazer a atividade proposta.

Em seguida, leia os objetivos da unidade com eles e dê um tempo para que reflitam sobre os tópicos apresentados. Você pode propor uma interação para que conversem sobre o que entendem das mídias de massa, de que forma costumam utilizar as mídias sociais e se eles se recordam das características do gênero notícia e entrevista. Você pode organizá-los em grupos, assim cada grupo pode debater sobre um item. Retome com eles essa discussão ao final da unidade, para que avaliem o que aprenderam no decorrer dos estudos.

Respostas

1. Resposta pessoal. Oriente os estudantes a fazer uma pesquisa rápida sobre as redações de jornal e a compartilhar as informações com os colegas.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes reflitam sobre quais aspectos da vida das pessoas os meios de comunicação podem influenciar.

3. Resposta pessoal. Se necessário, explique a eles que mídias de massa, como TV e jornais, tiveram de se reinventar nos últimos tempos em razão do avanço de outras, como a internet. Comente que as redes sociais ajudam a propagar notícias com mais velocidade.

Warming up - páginas 220 e 221

Na atividade 3 da página 221, comente com os estudantes que a mídia de massa pode exercer alguns papéis na sociedade: entretenimento, educação, tomada de decisão e formulação de opinião. Enfatize como essas funções estão interligadas no cotidiano, influenciando as escolhas e ações das pessoas. Reforce que, em uma era de globalização e conectividade, a dependência de informações é natural, mas o uso e a interpretação dessas informações precisa ser equilibrado, consciente e crítico. Aproveite para explicar a responsabilidade individual em verificar a veracidade das informações, evitando a disseminação de fake news.

Reading - páginas 221 a 223

Aproveite a atividade 2 do While Reading para verificar a compreensão leitora dos estudantes. Faça a correção das atividades de forma coletiva, incentivando-os a compartilhar suas respostas e argumentando, com trechos do texto, sobre suas escolhas.

Na atividade 3 do Post-reading, espera-se que os estudantes mencionem, em sua pesquisa, a importância de checar a veracidade das informações e a responsabilidade ao compartilhar conteúdos variados, além de atentar a cuidados com privacidade e segurança, reforçando ações que combatam as fake news. Essa atividade visa não apenas desenvolver habilidades de pesquisa, mas também promover uma reflexão crítica sobre o impacto das redes sociais na sociedade, incentivando práticas responsáveis e éticas entre os estudantes, desenvolvendo a Competência geral 2.

Indicações suplementares

Para reforçar a discussão da atividade 3 do do Post-reading, apresente à turma o Projeto Comprova, iniciativa criada para detectar se uma notícia é verdadeira ou falsa, auxiliando na verificação de informações em meio ao grande volume de notícias compartilhadas diariamente. Esse recurso é especialmente relevante no contexto das atividades propostas, que discutem o impacto da mídia na vida das pessoas e a necessidade de checar a veracidade de informações. Ao usar plataformas como essa, os estudantes podem desenvolver senso crítico sobre as notícias que consomem e compartilham, reforçando a importância de combater a desinformação.

PROJETO Comprova. Disponível em: https://s.livro.pro/SFTbor. Acesso em: 24 set. 2024.

Página LXXXIX

Sugestão de avaliação

Aproveite a discussão para propor aos estudantes a seguinte situação-problema: o que é preciso fazer para evitar a disseminação de fake news? Para essa proposta, divida a turma em grupos e oriente os estudantes a pesquisar mais informações com o objetivo de elaborar dicas sobre como as pessoas podem analisar as informações que recebem e evitar que notícias falsas se espalhem. Após a pesquisa, incentive-os a veicular as informações de diferentes maneiras; por exemplo, um grupo pode criar cartazes em inglês para serem expostos nos murais da escola; outro grupo pode organizar as informações por escrito para publicação no blog da turma; outro pode ainda gravar um vídeo em inglês e compartilhar em plataformas digitais. Avalie a qualidade do conteúdo produzido, o uso adequado da língua inglesa e a criatividade na apresentação. Durante todas as etapas, avalie a interação, considerando a participação ativa e o respeito a outras opiniões.

Na atividade 4 do Post-reading, caso os estudantes encontrem dificuldades na compreensão da notícia, incentive-os a associar as novas palavras a sinônimos e antônimos, recomendando que façam desenhos que representem essas novas palavras. Essa estratégia visual pode ser eficaz, especialmente para aqueles que aprendem melhor por meio de imagens, auxiliando na memorização e na compreensão dos significados.

Listening - página 224

Para desenvolver o item a da atividade 1 do While listening, se possível, combine um dia para que os estudantes possam ir até a biblioteca e encontrem algumas obras dos autores mencionados no áudio para que possam conhecê-las, a fim de despertar o interesse pela leitura de algumas delas.

Após os estudantes refletirem sobre a atividade 4 do Post-listening, sugira a eles que escutem o áudio com um colega, pois, dessa maneira, um pode auxiliar o outro em trechos que não compreenderam. Além disso, oriente-os a consultar o dicionário sempre que tiverem dificuldade com o significado de alguma palavra.

Comprehending and using - páginas 225 a 228

Na atividade 3 da página 226, comente com os estudantes que where também pode ser utilizado como relative pronoun e que, ao introduzir uma relative clause, esse termo refere-se a um lugar. Se possível, apresente outros exemplos para os estudantes, como "The city where we visited last vacation was dirty and dangerous.".

Na atividade 2 da página 227, oriente os estudantes a ler novamente as sentenças sobre relative clauses e a identificar as afirmativas corretas sobre elas. Você pode pedir a eles que exemplifiquem ou expliquem cada uma das sentenças da atividade com suas palavras ou citando exemplos de frases da atividade anterior, por exemplo, "Commas can be used when we need to present more information in a sentence, but they are not necessary to the meaning of the sentence.".

Speaking - página 229

As atividades dessa seção contemplam o trabalho com as Competências específicas 1 e 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias, além das habilidades EM13LGG102, EM13LGG401 e EM13LGG403, visto que os estudantes devem ler e analisar criticamente as notícias pesquisadas para que possam conversar sobre elas utilizando o inglês e os conteúdos aprendidos.

No item c da atividade 5, ressalte que fake news são informações falsas que parecem ser notícias verdadeiras, mas que são deliberadamente criadas para enganar, influenciar opiniões políticas ou deslegitimar o alvo dessas informações falsas; já misinformation refere-se a informações falsas que se espalham sem a intenção de enganar, ou seja, alguém pode compartilhar algo errado sem saber que é incorreto. Portanto, reforce a necessidade de sempre conferir as informações antes de compartilhá-las.

Writing - página 230

As atividades propostas nessa seção contemplam o trabalho com as Competências específicas 1 e 2 da área de Linguagens e suas Tecnologias, bem como as habilidades EM13LGG102, EM13LGG203 e EM13LGG204, pois possibilitam aos estudantes ler, analisar e refletir criticamente sobre os textos produzidos por eles e por seus colegas considerando para qual público eles foram direcionados, qual veículo de divulgação e linguagem foi utilizado, entre outros aspectos.

Para a atividade 1 do While writing, oriente os estudantes a revisitar a seção Reading e analisar o exemplo de notícia apresentado, conferindo a estrutura do texto e os elementos que compõem o gênero para elaborar a produção.

Na atividade 1 do Post-writing, avalie as maiores dificuldades da turma, verificando algum ponto de atenção em relação às produções. Se necessário, proponha algumas estratégias, como a leitura de diferentes gêneros textuais, a revisão e reescrita do texto, de maneira que eles consigam melhorar o desempenho nessa prática.

Summing up - página 231

Para finalizar, peça aos estudantes que reflitam, inicialmente sozinhos, sobre o que aprenderam na unidade. Incentive-os a anotar em inglês, no caderno, suas percepções acerca de cada conteúdo. Aproveite para relembrá-los da discussão no início da unidade, revisitando os pontos apresentados de maneira que possam confrontá-los. Em seguida, oriente-os a comparar as anotações e a conversar com um colega mais próximo, revendo possíveis dúvidas que ainda possam ter. Ao final dessa interação, peça às duplas que compartilhem as difculdades que não conseguiram resolver sozinhos com os colegas, auxiliando-os a saná-las com uma revisão dos conteúdos.

Página XC

Unit 17 Beauty is in the eye of the beholder

Abertura - páginas 232 e 233

As discussões propostas na abertura desenvolvem as Competências gerais 3, 4, 8, 9 e 10, além dos temas contemporâneos transversais Saúde e Vida familiar e social, ao oportunizar aos estudantes dialogar sobre saúde física e emocional com base na análise de uma obra de arte, reconhecendo suas emoções e as dos outros com autocrítica para saber lidar com elas, bem como exercitando a empatia e o respeito ao próximo.

Oriente-os a analisar a escultura e a ler o título da unidade, incentivando-os a relacioná-los. Caso conheçam a expressão beauty is in the eye of the beholder, peça-lhes que a expliquem, se possível, em inglês, colocando em prática o vocabulário que já aprenderam até o momento. Se disserem que não conhecem seu significado, convide-os a fazer a atividade sugerida, a fim de compreendê-la. Na sequência, leia as questões do Exchanging ideas e peça às duplas que anotem no caderno as respostas, para posteriormente compartilhar com o restante da turma.

Para finalizar essa etapa inicial, leia cada objetivo a ser desenvolvido na unidade e anote na lousa informações relativas às reflexões dos estudantes sobre o assunto. Esse momento inicial pode ser usado como avaliação tanto da expectativa deles sobre o que vão aprender quanto dos conhecimentos que eles têm sobre a temática e os tópicos da unidade.

Respostas

1. Resposta pessoal. Peça aos estudantes que justifiquem e exemplifiquem as respostas deles baseados em experiências próprias.

2. Resposta pessoal. Aceite diferentes respostas para a atividade. Comente com os estudantes que a arte não se define pela beleza, mas reflete conceitos de uma cultura, de um período histórico e de figuras que fazem parte de uma narrativa.

3. Resposta pessoal. É necessário que os estudantes percebam que respeitar a diversidade é importante para o bom convívio e para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

Warming up - páginas 234 e 235

As conversas e reflexões sobre as diferentes manifestações artísticas em diferentes épocas contemplam a Competência geral 3, as Competências específicas 2, 3 e 6 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204, EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG601, EM13LGG602 e EM13LGG604, pois os estudantes têm a oportunidade de conhecer e apreciar, de forma crítica, o patrimônio artístico de outros países considerando as mudanças sociais de cada período histórico.

Após a atividade 2 da página 234, proponha aos estudantes um trabalho coletivo com o professor do componente curricular de Arte, para que possam conversar sobre como as diferentes manifestações artísticas vêm retratando, ao longo do tempo, os diferentes padrões de beleza impostos em determinadas épocas. Para isso, converse com o professor desse componente e escolham períodos históricos em que tais manifestações representando pessoas tenham destaque, como o Renascimento, e providencie imagens dessas representações. Em sala de aula, exponha-as em um lugar visível, para que todos possam conferi-las, analisá-las e verificar como o padrão de beleza é subjetivo e se molda à época. Essa proposta permite desenvolver o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural.

Indicações suplementares

Para aprofundar as discussões sobre os diferentes padrões de beleza e a subjetividade do conceito, sugira a leitura do livro Beauty: a very short introduction, de Roger Scruton. Nessa obra, o autor explora como as ideias de beleza variam ao longo da história e entre diferentes culturas, destacando a importância da beleza na arte, na natureza e na vida cotidiana. A leitura oferece uma reflexão filosófica sobre como enxergamos a beleza e sua relação com valores estéticos e sociais, complementando as discussões sobre como o conceito de beleza pode ser entendido e apreciado de diferentes maneiras.

SCRUTON, Roger. Beauty: a very short introduction. New York: Oxford University Press, 2011.

Reading - páginas 235 a 237

Na atividade 1 do Post-reading, considere que os estudantes podem se identificar com o tema retratado no poema de diversas maneiras, permitindo a eles compartilhar suas impressões de forma respeitosa.

Na atividade 2 do Post-reading, se necessário, para auxiliar os estudantes, liste alguns nomes na lousa e oriente-os a pesquisar informações sobre o poeta escolhido.

Na atividade 4 do Post-reading, caso os estudantes relatem dificuldades na compreensão do poema, oriente-os a fazer uma pausa após a leitura de cada estrofe e discuti-la com a turma, verificando seu significado. Peça-lhes que identifiquem palavras-chave, figuras de linguagem e emoções expressas no texto. Essa estratégia, além de desacelerar o ritmo da leitura, permite aos estudantes interpretarem o poema de maneira mais detalhada, compreendendo melhor a construção das ideias. Outra estratégia é pedir a eles que façam um resumo das principais ideias do poema, relacionando-as aos temas, sentimentos ou experiências pessoais. Essa abordagem visual ajuda os estudantes a organizar as informações e a fazer conexões entre os elementos do poema, facilitando a compreensão global.

Página XCI

Comprehending and using - páginas 238 a 240

Aproveite a leitura dos textos apresentados na página 238 e proponha uma reflexão sobre padrões sociais estabelecidos, especialmente no que diz respeito à aparência física, desenvolvendo a Competência geral 9 e a Competência específica 3 da área de Linguagens e suas Tecnologias, além das habilidades EM13LGG302 e EM13LGG303. Para isso, leve os estudantes a debater sobre padrão de beleza, utilizando argumentos que sustentem suas colocações, posicionando-se criticamente diante dos discursos difundidos na sociedade, principalmente pela mídia, sobre padrão de beleza. Leve-os a constatar a importância do respeito mútuo e da valorização do próximo, independentemente de suas características.

Sugestão de avaliação

Sugira aos estudantes uma reflexão sobre o que mais apreciam em si mesmos. Em seguida, peça que desenvolvam uma campanha valorizando a diversidade, a identidade e a beleza individual, a qual poderá ser avaliada pela criatividade e execução. A campanha pode ser compartilhada no blog da turma ou entre os colegas da escola. Instrua-os a escolher um nome em inglês para a campanha e a separar imagens com grande diversidade de pessoas. Avalie a capacidade dos estudantes em planejar, organizar e executar a campanha, incluindo a edição e finalização das imagens. Ao final, peça que registrem uma breve reflexão sobre o que aprenderam acerca da sua própria beleza e autoimagem. Essa avaliação tem como foco principal a autoaceitação, a valorização da imagem corporal e o reconhecimento das culturas juvenis e suas expressões.

Listening - página 241

No item b da atividade 1 do Pre-listening, espera-se que eles reconheçam que, embora os concursos de beleza tenham passado por mudanças recentes em sua busca por maior inclusão, ao analisar o histórico das vencedoras, fica evidente que muitas ainda se "encaixam" em um padrão específico do que é considerado beleza feminina. Aproveite esse momento e proponha aos estudantes uma situação-problema. Para isso, peça-lhes que registrem no caderno de que forma é possível conciliar a promoção da autoestima nos concursos de beleza com diversidade e inclusão, rompendo com os padrões tradicionais de beleza. Depois, promova um momento para que compartilhem suas sugestões com os colegas.

Respostas - Post-listening

1. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes reconheçam que Zozibini Tunzi desafiou os padrões de beleza ao vencer o Miss Universo, uma vez que, como mulher negra sul-africana, ela representa uma beleza frequentemente sub-representada em concursos desse tipo. Leve os estudantes a refletir sobre a associação do conceito de beleza a características eurocêntricas, sobre diversidade e quebra de estereótipos.

Na atividade 2 do Post-listening, espera-se que os estudantes reflitam sobre o fato de que Zozibini enfrentou pressões para se conformar a esses padrões estabelecidos, como a sugestão de usar uma peruca. Essa dualidade problematiza a própria existência de competições que avaliam majoritariamente a beleza física, questionando a relevância e os impactos que esses eventos têm na percepção da beleza e da autoestima das mulheres.

Na atividade 3 do Post-listening, leve-os a refletir sobre como esses eventos podem incentivar a rivalidade e a competição entre mulheres, reforçando padrões de beleza que excluem muitas delas. Chame a atenção para o fato de que essa dinâmica perpetua a ideia de que a beleza está associada a características específicas, o que impacta não apenas as participantes desses concursos, mas todas as mulheres, especialmente as mais jovens, que podem desenvolver a noção de que uma aparência bonita é sinônimo de traços específicos. Comente ainda que a presença de mulheres cujas características físicas fogem dos padrões tradicionais deve ser incentivada em todas as áreas: na mídia, nas artes, na política e na educação. Essa representatividade é fundamental não apenas para que outras mulheres se identifiquem com essas figuras, mas também para que a sociedade avance em direção à valorização das mulheres por suas realizações, e não por sua aparência.

Na atividade 4 do Post-listening, se os estudantes apresentarem dificuldades na compreensão, divida o áudio em pequenos trechos, reproduzindo-os várias vezes. Após cada trecho, faça perguntas simples para verificar o entendimento da turma. Além disso, você pode fornecer uma transcrição do áudio com algumas palavras ou frases omitidas e solicitar aos estudantes que as completem enquanto escutam novamente o áudio. Isso os incentiva a focar na identificação de sons e palavras, promovendo uma escuta mais ativa e precisa. Concluída a atividade, revise a transcrição em conjunto, esclarecendo eventuais dúvidas de vocabulário ou estruturas linguísticas que tenham causado dificuldade.

Speaking - página 242

A atividade proposta nessa seção leva os estudantes a fazer uso do inglês para opinar a respeito das definições de padrões de beleza fazendo um breve discurso e se expressando de forma verbal e corporal, uma vez que aprendem a se portar diante de uma plateia, contemplando as Competências específicas 4 e 5 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG403, EM13LGG501 e EM13LGG502.

Summing up - página 243

Para o trabalho com essa seção, incentive os estudantes a retomar cada um dos conteúdos da unidade para verificar possíveis defasagens. Na sequência, solicite que leiam as dicas do boxe What can I do improve my English? e verifiquem quais dessas dicas eles poderiam colocar em prática para ampliar o conhecimento da língua inglesa e sanar as dificuldades que tiveram no decorrer dos estudos.

Página XCII

Unit 18 What lies ahead

Abertura - páginas 244 e 245

A interação entre os estudantes durante essa seção leva-os a se expressarem, a argumentar, formular ideias e defender seus pontos de vista, o que desenvolve as Competências gerais 4 e 7.

Oriente os estudantes a analisar a imagem e o título da unidade e a se expressarem sobre eles. Espera-se que eles percebam que o adolescente está refletindo sobre as opções para seu futuro. Em seguida, peça-lhes que elaborem outros exemplos de frases a fim de colocar em prática o uso da expressão what lies ahead.

Leia com a turma os objetivos a serem trabalhados ao longo da unidade, incentivando os estudantes a comentar cada tópico. Por meio dessa interação, eles podem compartilhar o conhecimento que já têm sobre a temática a ser trabalhada, o que se torna um incentivo para construírem um conhecimento em conjunto.

Respostas

1. Possível resposta: A fase de decidir que caminho seguir na vida adulta. É possível fazer essa dedução por meio dos ícones que remetem a diversas escolhas.

2. Possível resposta: A imagem mostra um jovem pensando em várias possibilidades para seu futuro, ou seja, pensando no que está por vir.

3. Resposta pessoal. Proporcione aos estudantes a oportunidade de conversarem sobre seus projetos de vida e o que esperam do futuro.

4. Resposta pessoal. Reproduza o vídeo completo para que eles conheçam em detalhes cada um dos passos citados.

Warming up - páginas 246 e 247

Durante as discussões dessa seção, incentive os estudantes a refletir a respeito dos profissionais que fazem parte do quadro de funcionários da escola. Aproveite para conversar com eles sobre a importância de valorizarmos os profissionais de todas as áreas, visto que todos desempenham um relevante papel na sociedade. Proponha uma situação-problema com base em um cenário hipotético: como o funcionamento da escola seria afetado se não houvesse determinados profissionais? Se possível, acompanhe a turma em uma visita guiada por alguns ambientes, como o refeitório e a biblioteca, com o intuito de conversarem com os profissionais para entender como suas funções são essenciais para o bom funcionamento da escola.

Reading - páginas 248 a 250

Na atividade 2 do Pre-reading, comente que o verbete de enciclopédia é útil para sanar curiosidades ou dúvidas que exigem respostas rápidas e eficazes. Para aprofundar um tema específico, sugere-se pesquisar em artigos científicos ou materiais acadêmicos. É fundamental orientar os estudantes sobre o uso de enciclopédias colaborativas, por exemplo, sites construídos de forma colaborativa na internet. Embora esses sites promovam uma construção democrática de conhecimento, com a contribuição de diversos usuários, sua natureza frequentemente anônima exige um uso mais cauteloso.

Na atividade 5 do Pre-reading, oriente-os a contextualizar as contribuições de cada uma dessas personalidades, incentivando reflexões sobre a diversidade e relevância de suas descobertas.

Respostas – Pre-reading

5. Possível resposta: Isaac Newton, físico, matemático, astrônomo e professor, nasceu na Inglaterra em 1642. Formulou as leis da gravitação universal e do movimento, fundamentais para a Física clássica, e contribuiu com o desenvolvimento do cálculo e descobertas sobre a luz. Katherine Johnson, nascida nos Estados Unidos em 1918, foi matemática e física, trabalhando para a Nasa. Seus cálculos precisos foram cruciais para o sucesso de missões espaciais, incluindo o voo de John Glenn, tornando-a uma pioneira e reconhecida por seu papel vital. Marie Curie nasceu na Polônia, em 1867, e consolidou sua carreira na França. Físico-química, ela fez descobertas pioneiras sobre a radioatividade, identificando os elementos polônio e rádio. Curie foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a única a vencer em duas áreas científicas: Física e Química.

Na atividade 3 do While reading, espera-se que os estudantes tenham percebido que, no desenvolvimento do conhecimento científico, um estudo serve de base para estudos futuros.

Respostas - While reading

3. Possível resposta: 1824 - French physicist Sadi Carnot - published the first study of the thermodynamics of combustion reactions in steam engines. 1850s - German physicist Rudolf Clausius - began to apply the principles developed by Carnot to chemicals systems at the atomic to molecular scale. 1873 to 1876 - American mathematical physicist Josiah Willard Gibbs - developed a mathematical-based, graphical methodology, for the study of chemical systems using the thermodynamics of Clausius. 1882 - German physicist Hermann von Helmholtz - published a founding thermodynamics paper, similar to Gibbs, but with more of an electro-chemical basis, in which he showed that measure of chemical affinity, such as the "force" of chemical reactions is determined by the measure of the free energy of the reaction process.

Na atividade 2 do Post-reading, caso os estudantes tenham dificuldades de leitura e de reflexão sobre o texto e as atividades relacionadas à Engenharia química e sua evolução histórica, ajude-os a organizar suas ideias para entenderem melhor o conteúdo. Para isso, solicite que elaborem um resumo guiado, fazendo perguntas que orientem quais partes da leitura precisam ser destacadas. Outra estratégia é selecionar algumas palavras ou termos desafiadores do texto para que os estudantes os definam e indiquem os respectivos sinônimos.

Listening - página 251

Na atividade 1 do While listening, a turma deve ouvir o trecho da entrevista sem pausas. Depois, pergunte aos estudantes o que compreenderam a respeito do que ouviram. Em seguida, toque o áudio novamente, fazendo algumas pausas e sanando possíveis dúvidas.

Página XCIII

Na atividade 2 do Post-listening, é importante usar estratégias de remediação para melhorar as habilidades de escuta. Para isso, divida a entrevista em partes e, a cada trecho, faça uma pausa e peça aos estudantes que resumam o que ouviram. Reproduza o áudio quantas vezes forem necessárias para compreenderem o que está sendo tratado.

Comprehending and using - páginas 252 a 254

Na atividade 1 da página 254, comente com os estudantes que, em contextos informais, o termo that pode ser omitido. Além disso, explique que a mudança do tempo verbal pode ocorrer ou não, pois depende do contexto de comunicação. Quando a situação é a mesma, o tempo verbal do discurso direto pode se manter no discurso indireto.

Ao trabalhar com o boxe Speaking up, ressalte que um erro comum é trocar a pronúncia de -th por -f, -s, -d ou -t, podendo resultar na pronúncia de outra palavra.

Sugestão de avaliação

Após revisarem o emprego de direct e reported speech, convide os estudantes a registrar um breve relato sobre uma experiência pessoal ou situação que presenciaram na escola relacionada à escolha da carreira ou à tomada de decisão acadêmica. Oriente-os a empregar direct speech e reported speech em suas narrativas. Avalie a capacidade deles em distinguir e empregar corretamente os dois tipos de discurso, observando a precisão gramatical, especialmente na mudança de tempos verbais e de pronomes, ao usarem o reported speech. Ajude-os nas correções necessárias e, em seguida, convide-os a compartilhar suas histórias com a turma. Avalie a habilidade de incorporar as sugestões dadas, a clareza das ideias e a fluência na leitura, verificando também a capacidade de cada estudante em expressar suas ideias de maneira eficaz para os colegas.

Speaking - página 255

O trabalho proposto nessa seção contempla as Competências gerais 6 e 7, as Competências específicas 3 e 4 da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades EM13LGG305 e EM13LGG403, pois permitem aos estudantes pesquisar as profissões de interesse próprio por meio do conteúdo que aprenderam ao longo da unidade, tanto para se expressarem quanto para argumentarem de forma autônoma e crítica ao falarem acerca da profissão da qual gostam e que desejam exercer no futuro profissional deles.

Indicações suplementares

A leitura do livro Profissões do futuro: você está no jogo? traz algumas reflexões sobre a escolha de determinadas profissões, como Medicina e Administração, além de abordar áreas mais relacionadas a demandas atuais como gestão de resíduos, aquicultura, entre outras. Portanto, esse material poderá te ajudar a orientar os estudantes na escolha de uma carreira.

OLIVEIRA, Sidnei. Profissões do futuro: você está no jogo? São Paulo: Integrare, 2013.

Writing - página 256

Na atividade 2 do While writing, discuta com a turma as hipóteses estabelecidas previamente a fim de verificar se elas se confirmaram ou não de acordo com o que foi apresentado.

Para a atividade 3 do While writing, promova uma votação para que os estudantes escolham entre produzir um mural informativo ou publicar nas mídias da escola.

Summing up - página 257

Para revisar o entendimento dos conteúdos, oriente os estudantes a resumir, no caderno, os principais pontos estudados, referentes a cada tópico. Em seguida, encoraje-os a compartilhar suas anotações com os colegas a fim de verificar os diferentes entendimentos em relação aos conteúdos da unidade. Nesse momento de interação, incentive-os a considerar as ideias dos colegas e a compartilhar o que sabem, favorecendo o trabalho colaborativo para a aprendizagem da língua inglesa.

Connections with - página 257

Esta seção propõe um trabalho interdisciplinar com Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com os temas contemporâneos transversais Educação em direitos humanos e Trabalho, com as Competências gerais 6 e 7, a Competência específica 2 da área de Linguagens e suas Tecnologias e com a habilidade EM13LGG204, ao levar os estudantes a refletir sobre o acesso da população brasileira com deficiência ao mercado de trabalho. Trata-se de uma proposta que os leva a compreender os fenômenos sociais e políticos de maneira crítica, exercitando o respeito às diferenças e promovendo os direitos humanos.

Proponha a leitura compartilhada do texto e esclareça eventuais dúvidas que possam surgir. Organize os estudantes em roda para que leiam e debatam a primeira questão proposta. Se necessário, acesse o endereço e leia o texto completo com a turma.

Respostas

1. Possível resposta: Espera-se que os estudantes concluam que, além da falta de acessibilidade, o preconceito e a discriminação diminuem o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

2. Resposta: A falta de políticas públicas é determinante no acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Além disso, educação qualificada e acessibilidade aumentam esse percentual em determinadas regiões.

3. Possível resposta: É necessária a atenção da sociedade e dos poderes públicos para as minorias alcançarem o mercado de trabalho e, com isso, diminuir a desigualdade social no país.

Going out there - páginas 258 a 261

Antes de iniciar esse projeto, proponha um jogo para ativar o conhecimento prévio dos estudantes. Para isso, organize-os em pequenos grupos e entregue a cada equipe uma folha de papel para listarem as letras do alfabeto, de A a Z. Na frente de cada uma delas, é necessário manter um espaço suficiente para registrarem o nome de uma profissão, em inglês. Depois, estipule um tempo para que eles completem as listas: na letra A, por exemplo, podem indicar actor. A fim de propiciar a colaboração e a interação entre os estudantes, os grupos podem conversar entre si para completarem suas listas. Para incentivar o pensamento crítico, a reflexão e a negociação entre eles, peça a cada grupo que indique três profissões da respectiva lista que mais despertam o interesse deles. Com base nisso, eles devem conversar com os colegas, sempre justificando as escolhas que fizeram.

Página XCIV

Inicie a seção ambientando os estudantes em relação ao assunto que será trabalhado no projeto. Em seguida, prossiga com a leitura do texto da página 258 e instigue-os a refletir sobre o que devemos levar em consideração ao pensarmos na carreira que desejamos seguir.

Na página 259, após a leitura do texto, verifique se as hipóteses levantadas antes da leitura se confirmaram em relação às ideias apresentadas no texto. Nesta mesma página, proponha uma reflexão sobre o conteúdo do texto com base nas atividades, realizando-as com eles e intervindo conforme as colocações que surgirem.

Respostas

a) Resposta: We should hear what our "feelings are talking", because they can help us understand if what we want it is allied to our values.

b) Resposta pessoal. Incentive a participação de todos, instigando-os a indicar aspectos relevantes.

c) Resposta: Because none of us exist in the vacuum, and our decision will impact people lives as well.

d) Resposta: It is important to consider different scenarios to not create false expectations and get frustrated.

e) Resposta: They allow to make a rational choice, because give us different perspectives to follow a job career.

f) Resposta pessoal. Incentive os estudantes a responder considerando a própria realidade, crença e expectativa com relação às escolhas profissionais.

Na etapa Researching para organizar a feira de profissões, conduza uma pesquisa a fim de definir as áreas pelas quais os estudantes mais se interessam. Nessa pesquisa, que deverá ser feita em grupos, eles podem fazer as perguntas sugeridas na página 259, mas é importante que elaborem outras questões, como "Do you like doing activities with technology?", "Do you enjoy doing research?", e assim por diante.

A etapa Analyzing and organizing the results consiste em avaliar os resultados da pesquisa para, então, determinar quais profissões devem ser incluídas na feira. Como sugestão de atividade complementar, os estudantes podem registrar em inglês um relatório com os resultados.

As atividades propostas na primeira e na segunda etapa possibilitam o trabalho com o pensamento computacional, uma vez que os estudantes terão de fazer uma pesquisa a fim de coletar os dados, avaliar os resultados e, depois, registrar um relatório com base no que descobriram.

Em seguida, eles deverão escolher os profissionais ou estudantes de graduação que serão convidados para uma entrevista na feira. Para essa seleção e para obter os contatos necessários, instrua-os a pesquisar em sites confiáveis, a conversar com amigos e familiares etc. Ao convidar alguém, os estudantes devem explicar o objetivo da feira e informar o local, a data e o horário do evento, certificando-se da disponibilidade do convidado e de seu interesse em participar. Por fim, após o aceite do convite, eles devem perguntar quais materiais e equipamentos os entrevistados vão utilizar.

Na etapa Organizing a career fair, os estudantes devem trabalhar em grupos, cada um sendo responsável por uma das seguintes funções: elaborar convites para os profissionais; confeccionar pôsteres em inglês para divulgar a feira; definir e organizar o espaço do evento; providenciar os materiais e os equipamentos necessários; sistematizar as atrações da feira, incluindo o tempo de fala para cada participante e o tempo destinado às questões dos ouvintes; antecipar soluções para possíveis imprevistos que possam acontecer no dia do evento.

A etapa During the presentation possibilita o desenvolvimento do tema contemporâneo transversal Trabalho, uma vez que os estudantes têm contato com diversos profissionais e suas respectivas profissões, de forma que podem refletir sobre as relações de trabalho e remuneração e sobre as relações de trabalho e suas condições, como duração média da carreira.

Essa proposta é uma oportunidade para os estudantes adquirirem conhecimentos sobre diferentes profissões e tirarem possíveis dúvidas a respeito das carreiras que estão considerando para seu futuro. Também é significativo ressaltar que, mesmo que eles já tenham decidido qual profissão exercer, a feira pode ser uma oportunidade para considerarem uma segunda opção ou mesmo uma futura especialização. A proposta de refletir sobre a profissão que gostariam de seguir na vida adulta, planejando essa importante etapa do projeto de vida que traçaram, desenvolve a Competência geral 6.

Ao final da atividade, na etapa Evaluating the process, é importante que a turma reflita sobre todo o processo de preparação e realização da feira a fim de se autoavaliar. Cada estudante deve analisar sua participação nas diferentes etapas da atividade, suas dificuldades e facilidades ao realizar as tarefas, sua participação no evento e o quanto contribuiu para que os demais tirassem dúvidas e obtivessem as informações necessárias para ajudá-los a escolher uma futura carreira.