Página 288
two hundred eighty-eight
Referências bibliográficas comentadas
Referências bibliográficas
CARVALHO, Anna Maria P. (coord.). Ensino de língua inglesa. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
O livro tem o intuito de levar aos docentes observações sobre temas relevantes ao ensino da língua inglesa e ao cotidiano em sala de aula, abordadas em três etapas: reflexão inicial; conceitos e análise crítica; reflexão final.
COSTA, Marisa V. (org.). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
Os artigos apresentados no livro abordam diferentes questões relacionadas ao lugar e ao papel da educação dentro da cultura atual, caracterizada por elementos, como a presença constante de diversas mídias e altos níveis de consumo.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia L. Gêneros textuais: no ensino-aprendizagem e na formação do professor de línguas na perspectiva interacionista sociodiscursiva. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
Estabelecendo a linguagem como prática social, a obra apresenta análises acerca do papel dos gêneros textuais tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto na formação do professor de línguas estrangeiras.
HEWINGS, Martin. Advanced Grammar in Use. 4. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2023.
Essa edição avançada de um dos guias de gramática de língua inglesa mais prestigiados do mundo conta com reflexões voltadas a aspectos teóricos da gramática da língua inglesa com atividades suplementares para a sala de aula.
GODOY, Sonia M. Baccari; GONTOW, Cris; MARCELINO, Marcello. English pronunciation for Brazilians: the sounds of American English. São Paulo: Disal, 2019.
Elaborado por professores brasileiros, o livro mostra algumas das principais dificuldades que falantes de português do Brasil enfrentam quando tentam melhorar a pronúncia, tendo o inglês estadunidense padrão como referência.
MOROSOV, Ivete. A didática do ensino e a avaliação da aprendizagem em língua estrangeira. Curitiba: Intersaberes, 2012. (Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira).
A obra explora diferentes métodos de ensino e formas de avaliação da aprendizagem de língua estrangeira, além de discutir as mudanças e os desafios que têm permeado a prática dos profissionais da educação em sala de aula.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Composto de artigos escritos por dois dos maiores nomes internacionais em estudos de gêneros textuais, o objetivo da obra é responder às perguntas fundamentais ao trabalho com gêneros na sala de aula e no currículo.
VYAS, Manish A.; PATEL, Yogesh L. Teaching English as a Second Language: a new pedagogy for a new century. 2. ed. Delhi: PHI Learning Private Limited, 2015.
A obra aborda diversos tópicos, pertinentes ao ensino de inglês, discutidos por educadores de diversas partes do mundo nas quais o inglês é ensinado como segunda língua.
Referências bibliográficas complementares
FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas: Papirus, 2012. (Coleção Práxis).
A obra apresenta uma coletânea de textos com questões relacionadas à didática e, ao mesmo tempo, explora as propostas de interdisciplinaridade com temas atuais para a área da educação, como ética, estética, memória e temporalidade.
FREIRE, Nádia Maria Bádue (org.). Educação para a paz e a tolerância: fundamentos teóricos e prática educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2011. (Coleção Educação e Psicologia em Debate).
Esse livro é composto de pesquisas e ensaios feitos pelo grupo de estudos Educação para a Paz e Tolerância, os quais objetivam construir uma proposta educacional que instigue os alunos a preservar e manter atitudes que cultivem a tolerância, a paz, a solidariedade, o perdão, entre outras virtudes importantes na formação de um cidadão.
PEREIRA, Regina Celi; ROCA, Pilar (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.
O livro retrata a história e o desenvolvimento da Linguística Aplicada no Brasil, além de explorar os diversos usos da língua e as tendências teórico-metodológicas que surgiram desse processo.
TEIXEIRA, Adla Betsaida M. (org.). Temas atuais em didática. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Os capítulos do livro propõem um aprofundamento dos mais variados subtemas da didática importantes na formação dos professores, como questões de gênero, raça, juventude e educação de jovens e adultos, por meio da discussão de temas intrínsecos ao campo da educação.