Página 52
fifty-two
UNIT 4
I'LL BE THERE FOR YOU
Analise a seguir uma situação de uso da expressão I'll be there for you.
When I was a little boy, my father told me: "Son, I'll be there for you, whenever you need me."
1. Qual das opções, em português, mais se assemelha à expressão I'll be there for you? Comente com um colega.
a ) Pode contar comigo.
b ) Nos vemos lá!
Resposta: Alternativa a.
Exchanging ideas
Agora, você vai conversar sobre as questões a seguir com o colega mais próximo. Virem-se um para o outro, ouçam as orientações do professor e iniciem a conversa.
1. Qual é a sua definição de amizade?
2.
Track 8 Ouça
um trecho de um vídeo que fala de amizade. De acordo com o áudio, quais são as
características de uma amizade saudável? Qual delas chamou mais sua atenção?
Por quê?
3. Qual é a importância de uma amizade para você? Por quê?
4. Você acredita que um amigo deve sempre apoiar ou estar a seu lado, independentemente das situações que acontecem em sua vida? Por quê?
Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.
Nesta unidade, você terá como objetivos:
- falar das relações de amizade;
- ler e interpretar um conto sobre amizade;
- ouvir e compreender um trecho de audiolivro;
- compreender e utilizar os subject pronouns;
- compreender e utilizar os object pronouns;
- compreender e utilizar os demonstrative pronouns;
- conversar sobre seu melhor amigo;
- escrever um desfecho de conto.
Página 53
fifty-three

Página 54
fifty-four
Warming up
Friendship
1. Registre as frases a seguir completando-as com as definições mais adequadas.
A. A friend is...
B. Friendship is…
I. a relationship or a feeling full of affection and companionship in which people support one another.
II. someone who is usually not a member of your family, a person that you know well, that you like a lot, that you can trust and count on, and that will be there for you in bad and good moments.
Resposta: A – II; B – I. Caso os estudantes tenham dificuldade em compreender algum vocabulário, incentive-os a consultar um dicionário.
2. Converse com um colega sobre as questões a seguir.
a ) Em sua opinião, o que é possível acrescentar para complementar as definições apresentadas na atividade anterior? Explique.
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que as pessoas criam expectativas diferentes umas das outras com relação a suas amizades.
b ) Quais palavras em inglês você utilizaria para definir as qualidades de uma amizade verdadeira? Faça uma lista.
Resposta pessoal. Auxilie os estudantes a pensar em palavras-chave que definam o que é amizade, como respectful, good listener, friendly, amicable, caring, generous, reliable, entre outras opções. Se necessário, retome com eles o áudio da página 52.
3. Leia a tirinha a seguir. Depois, indique quais frases são verdadeiras e quais são falsas e corrija as falsas.

WATTERSON, Bill. The complete Calvin and Hobbes. Andrews Mcmeel Publishing, 2012.
Tip
Durante a leitura da tirinha, analise alguns elementos que vão auxiliá-lo na compreensão do texto, como a expressão facial dos personagens, a ausência ou a presença de um cenário e o formato dos balões de fala.
a ) Calvin quer que Hobbes assine um contrato de amizade.
Resposta: Verdadeira.
b ) O contrato proposto por Calvin tem regras e condições para a amizade deles.
Resposta: Verdadeira.
c ) Hobbes acredita que contratos são para amigos de verdade.
Resposta: Falsa. Hobbes acredita que amigos não devem ter contratos.
d ) De acordo com Hobbes, pessoas fazem amizades espontaneamente, não como uma imposição.
Resposta: Verdadeira.
4. Agora, converse sobre as questões a seguir com os colegas.
a ) Hobbes afirma que "people are friends because they want to be, not because they have to". Você concorda com ele? Por quê?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes compreendam que a frase destaca a amizade como algo que acontece naturalmente, pois as pessoas têm algo em comum e querem ser amigas, e não porque é algo imposto.
b ) Por que as amizades necessitam de regras para se manterem?
Possível resposta: As amizades precisam de regras para garantir o respeito mútuo e a comunicação clara, evitando que ocorram mal-entendidos e garantindo um equilíbrio saudável na relação.
c ) Quais regras ou termos para a amizade você tem com seus amigos?
Resposta pessoal. Peça aos estudantes que compartilhem suas experiências com os colegas e aproveite o momento para incentivar relações saudáveis e construtivas.
Página 55
fifty-five
Learning vocabulary
1. Relacione as palavras a seguir com as definições.
A. Teammate.
B. Classmate.
C. Neighbor.
D. Long-distance friend.
E. Best friend.
I. A close friend who you can always talk to.
II. A person who plays on your team.
III. Someone who lives next to your house.
IV. Someone who studies in your classroom.
V. A friend who lives far away and you don't see very often.
Resposta: A – II; B – IV; C – III; D – V; E – I.
2. Leia o depoimento a seguir.

Tip
Para se referir ao seu ou à sua best friend forever, você pode falar BFF.
Imagine a seguinte situação: você e um amigo estão andando na rua e encontram um conhecido. Como você apresentaria seu amigo para essa pessoa? Quais dessas expressões você utilizaria: best friend forever, close friend, real friend, bestie, true friend ou great friend? Por quê?
This is my...
Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.
Reading
Short story
Pre-reading
Professor, professora: Caso os estudantes não se lembrem das características do gênero, oriente-os a fazer uma breve pesquisa para responder à questão.
1. De acordo com seus conhecimentos do gênero conto, analise as frases a seguir, indicando quais são verdadeiras e quais são falsas e corrija as falsas.
a ) São textos literários mais curtos que romances.
Resposta: Verdadeira.
b ) Geralmente têm poucos personagens.
Resposta: Verdadeira.
c ) O enredo costuma ser muito complexo.
Resposta: Falsa. Os contos costumam apresentar enredos menos complexos em comparação, por exemplo, com os romances.
d ) Há pouca ação, centrada na história principal.
Resposta: Verdadeira.
e ) Há muitos temas como foco.
Resposta: Falsa. Em geral, os contos focam em apenas um tema.
f ) A história se passa em local e tempo delimitados.
Resposta: Verdadeira.
2. Você vai ler um conto chamado "Test of a Friendship". Para você, o que é um teste para uma amizade? Comente com os colegas.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a levantar hipóteses sobre o enredo do conto.
Página 56
fifty-six
While reading
1. Read the text and answer the following questions.
Test of a friendship
Long ago and far away there were two good friends named Olaleye and Omoteji. Each had a farm directly across the footpath✚ from the other, and day after day they would greet each other as they went about their work. Finally their great friendship raised a question in the heart of their wise neighbor and he determined to test their friendship for one another.
Secretly, he made a hat for himself which was red on one side and green on the other. Then one day after putting on his new hat, he strolled✚ along the footpath.
"Good morning!" he greeted Omoteji as the good fellow bent over the yams✚ in his field.
"Good morning", answered Omoteji, standing up to stretch himself a little from his bending. "I see you have a fine new red hat."
"Oh, yes", answered the other. "I am happy that you noticed it."
And he set his new hat more firmly upon his head. He walked on along the footpath, and Omoteji returned to his work.
A few moments later, he saw Olaleye pulling weeds✚ in his yam patch. "Good morning, Olaleye!", he called.
Olaleye looked up and returned the man's greeting. Then, "Oho", said he. "I see you have a fine new green hat."
"Yes, indeed✚", answered the neighbor. "I looked a long time before I found the one I wanted." After a moment's chatting with Olaleye, he went on his way down the footpath, well satisfied with himself.
When the sun stood at the zenith✚, Olaleye stopped his work and went to eat his lunch with his good friend Omoteji. As they ate, Omoteji said, "Did you notice the fine red hat our neighbor had?"
"Red hat!", exclaimed Olaleye. "My friend, you must have been a little dazzled✚ by the sun."
"What do you mean?" asked Omoteji.
"It wasn't a red hat our neighbor was wearing. It was a green hat", explained Olaleye. And he smiled at his friend's mistake.
"A green hat!", exclaimed Omoteji. "Oh, no, my friend. It was not green. It was red. I know, for I remarked✚ on it to our neighbor."
"And so did I," returned Olaleye, becoming a little impatient.
Omoteji, irritated by his friend's impatience, continued to argue that the hat was red, while Olaleye for his part maintained that the hat was green. From words, the quarrel✚ grew to blows, and Omoteji was still reeling from Olaleye's stout blow when their neighbor hurried toward them.
"What's this!," he exclaimed. "You two fighting! I thought you were the best friends. How can friends come to blows this way?"
Olaleye and Omoteji, their excitement somewhat cooled by this interruption, stared at their neighbor. This time, Omoteji saw the green side of the hat, and Olaleye saw the red side.
[…]
Their difference of opinion would shortly have led to blows again if their neighbor had not laughed. Taking off his hat, he showed them the red side and then the green one. "Look here, my friends", he said. "You were both right about the hat. But you were both wrong about your friendship. You are not the best of friends if you cannot examine both sides of a question without anger, whether it be a hat or whether it be something more important."
[...]
WALKER, Barbara K. (retold by). Test of a friendship. In: The dancing palm tree and other Nigerian folktales. Lubbock: Texas Tech University Press, 1990. p. 70-72. © 1968, 1990 by Barbara Walker. Reprinted with the permission of The Permissions Company, LLC on behalf of Texas Tech University Press, https://s.livro.pro/xys5ia.
Página 57
fifty-seven
Tip
Caso tenha dificuldade em se lembrar dos acontecimentos do texto para responder às questões, releia-o procurando palavras-chave que ajudem a encontrar as respostas corretas.
a ) Who narrates the story?
I ) The neighbor.
II ) Someone who is not part of the story.
Resposta: Alternativa II.
b ) When does the story happen?
I ) A long time ago.
II ) It is happening now.
Resposta: Alternativa I.
c ) Where does the story happen?
I ) In a small city near here.
II ) Somewhere far from here.
Resposta: Alternativa II.
d ) Who are the characters?
I ) Olaleye, Omoteji and the neighbor.
II ) Olaleye and Omoteji.
Resposta: Alternativa I.
2. Read the sentences and identify if they are true or false. Then, correct the false ones.
a ) Both Omoteji and Olaleye were farmers.
Resposta: True.
b ) There was a neighbor who decided to test their friendship.
Resposta: True.
c ) To put their friendship to the test, the neighbor made a red and green scarf✚.
Resposta: False. To put their friendship to the test, the neighbor made a red and green hat.
d ) Omoteji and Olaleye had different opinions, but they solved the problem by talking.
Resposta: Resposta: False. Omoteji and Olaleye had different opinions and they started to fight about it.
e ) The neighbor said that neither of them was right about the hat.
Resposta: False. The neighbor said that both were right about the hat.
3. Read the text again and organize the events from 1 to 8 in the order they happened.
a ) At lunchtime, Olaleye and Omoteji stopped work to have lunch together.
b ) Because of their disagreement, they started to fight.
c ) Then, he greeted Olaleye.
d ) A wise man had an idea to test Olaleye and Omoteji's friendship.
e ) The neighbor interrupted their fight and showed them the two sides of the hat.
f ) He made a hat for himself. One side of the hat was red. The other side was green.
g ) They talked about the neighbor's hat. Omoteji said it was red. Olaleye claimed it was green.
h ) He passed by Omoteji's farm and said "Good morning!".
Resposta: d; f; h; c; a; g; b; e. Após a execução da atividade, oriente os estudantes a confirmar as respostas com uma nova leitura do texto.
Post-reading
1. Leia o texto novamente e converse com os colegas sobre as questões a seguir.
a ) O que o vizinho quis ensinar para os jovens? Explique.
Resposta: Ele quis demonstrar para os dois amigos que, em uma amizade verdadeira, os conflitos devem ser resolvidos sem brigas nem raiva.
b ) Qual reação você teria se estivesse no lugar de Omoteji ou Olaleye? Por quê?
Resposta pessoal. Converse com os estudantes sobre formas pacíficas de resolver conflitos.
2. A literatura pode nos ensinar diferentes lições para a vida. Converse com os colegas sobre as questões a seguir.
a ) O que você aprendeu ao ler esse conto?
b ) Você já leu outras obras literárias que o fizeram refletir sobre outras temáticas?
Respostas pessoais. Dê oportunidade para que os estudantes comentem o que leram e o que aprenderam com a leitura de outras obras literárias.
3. Indique a alternativa que melhor representa sua compreensão do texto.
a ) Eu entendi a ideia principal do texto, mas tive dificuldade com algumas palavras.
b ) Eu não entendi a ideia principal do texto e tive dificuldade com a maioria das palavras.
c ) Eu entendi o texto completamente, incluindo todo o vocabulário.
Resposta pessoal. Ajude os estudantes a refletir como foi o desempenho deles nas atividades de leitura do texto. Se necessário, peça-lhes que releiam o texto para avaliar.
Página 58
fifty-eight
Listening
Audiobook
Pre-listening
1. Você vai ouvir um trecho do audiobook Anne of Green Gables. O que você sabe sobre esse livro? Pesquise e registre em seu caderno uma breve sinopse da obra.
Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.
2. Com base em sua pesquisa, escreva o nome da autora do livro, dos personagens principais e o lugar onde a história se passa.
Resposta: Autora: Lucy Maud Montgomery. Personagens principais: Os irmãos Matthew e Marilla Cuthbert e a órfã Anne Shirley. Onde a história se passa: Na fazenda Green Gables, localizada na cidade fictícia de Avonlea, na Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá.
3. Você vai escutar o início de um capítulo intitulado "The Glory and the Dream". O que você imagina que vai acontecer com base nesse título?
Resposta pessoal. Se necessário, ajude os estudantes a compreender o significado do título, orientando-os a buscar no dicionário as palavras que não conhecem.
While listening
1. Track 9 Listen to an extract
from the chapter "The Glory and the Dream", from
the book Anne of
Green Gables. What do the
words glory and dream
from the title refer to?
Resposta: The dream of winning the medal and the Avery; the glory of being awarded and having her friends celebrate with her.
2. Track 9 Listen to the audiobook
again and answer the following
questions.
a ) Who was walking with Anne while she was waiting for the results?
I ) Her classmate, Gilbert.
II ) Her old friend, Jane.
Resposta: Alternativa II.
b ) Jane was smiling and happy. Why did she feel like that?
I ) Because she was not a student.
II ) Because she did not have high ambitions regarding her studies.
Resposta: Alternativa II.
c ) Anne was pale and quiet. Why was that?
I ) Because Emily Clay had won the Avery.
II ) Because she was worried about the results.
Resposta: Alternativa II.
d ) How does Jane feel about Anne?
I ) She is supportive and proud of her.
II ) She is envious✚ of her success.
Resposta: Alternativa I.
3. Track 9 Listen to the audio
again, then read the following
sentences and identify if they
are true or false. Then, correct the
false ones.
a ) Jane did not believe Anne would be capable of winning the Avery or the medal.
Resposta: False. Jane believes Anne will win one of them.
b ) Gilbert is the winner of the medal and Anne is the winner of the Avery.
Resposta: True.
c ) Anne thinks Matthew and Marilla will be disappointed.
Resposta: False. Anne thinks Matthew and Marilla will be pleased.
d ) Anne calls Matthew and Marilla to tell them the news.
Resposta: False. Anne writes to Matthew and Marilla to tell them the news.
Post-listening
1. Leia as questões a seguir e converse com um colega.
a ) Como é a amizade entre Anne e Jane? Como você percebeu a relação entre elas?
Possível resposta: Anne confiava na amizade que tinha com Jane e que elas pareciam muito próximas. Isso se evidencia no fato de que Jane confia nas potencialidades de Anne e sente orgulho dela quando o resultado é apresentado e no fato de que Anne confidencia suas inseguranças a Jane e confia a ela a tarefa de lhe dizer se ela ganhou ou não.
b ) Você já ficou ansioso em alguma situação e recebeu o apoio de um amigo? Comente.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a compartilhar suas experiências. Comente que manter boas relações sociais nesses momentos é importante para encontrar apoio entre amigos.
2. Como você avalia sua escuta do áudio em inglês nesta seção? Você teve dificuldades para entender a história? Se sim, quais foram suas maiores dificuldades?
Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.
Página 59
fifty-nine
Comprehending and using
Subject pronouns
1. Releia um trecho do conto "Test of a friendship" e responda às questões.
"What's this!," he exclaimed. "You two fighting! I thought you were the best friends. How can friends come to blows this way?"
a ) Identifique de que parte da história esse trecho faz parte.
Resposta: Refere-se ao desfecho da história. Esse trecho traz à tona a constatação de que eles eram amigos e não deveriam brigar.
b ) As palavras he, you e I estão se referindo a quais personagens?
Resposta: As palavras he e I se referem ao personagem the neighbor, e a palavra you, aos personagens Olaleye e Omoteji. Instigue os estudantes a relembrar, além dos pronomes apresentados no trecho, o uso dos outros subject pronouns em inglês.
2. Leia mais uma vez o trecho apresentado na atividade anterior, indique quais frases são verdadeiras e quais são falsas e corrija as falsas.
a ) O pronome he está sendo usado no singular.
Resposta: Verdadeira.
b ) O pronome you está sendo usado, nas duas ocorrências, no singular.
Resposta: Falsa. A palavra you está sendo usada, nas duas ocorrências, no plural, fazendo referência aos dois personagens.
c ) O pronome I está sendo usado no singular.
Resposta: Verdadeira.
Tip
Os subject pronouns I, you, he, she, it, we, you e they podem ser usados para substituir os substantivos a que o verbo se refere ou uma frase substantiva em um texto. Confira os exemplos.
- This is my uncle Sandro. He is very charismatic and extroverted.
- This red car is fantastic. It is very comfortable.
Professor, professora: Ao ler o boxe Tip, se necessário, relembre com os estudantes que os pronomes representam seres, lugares ou coisas. Se julgar pertinente, lembre-os de que o pronome it deve ser utilizado para fazer referência a animais, objetos e seres inanimados.
Object pronouns
1. Leia o trecho do livro The prince and the pauper✚, do autor Mark Twain, e responda às questões a seguir.
[…]
"Oh, please," interrupted Edward, "don't tell me any more! If only I could dress in clothes like yours and swoosh✚ around in the mud✚ barefoot✚, with no one to scold✚ me! I think I'd give up the crown for that!"
"And I wish, just once, that I could be dressed like you and...."
"Do you really? All right, then. You take off your things and put on mine. We'll change clothes for a little while, then switch back before anyone bothers✚ us."
ln a few minutes, Edward, Prince of Wales, was in rags✚. And Tom Canty, the beggar✚ boy – the pauper – was in royal clothing. When the two boys stood side by side before a full-length✚ mirror, both were astonished. The change seemed not to have taken place at all!
[…]

TWAIN, Mark. The prince and the pauper. Original illustrations by Brendan Lynch. New York: Baronet Books, 1992. p. 26-27. (adapted).
a ) Nos trechos " don't tell me any more" e "with no one to scold me", a quem a palavra me se refere?
Resposta: A palavra me se refere ao próprio Edward.
b ) No trecho "switch back before anyone bothers us", a quem a palavra us se refere?
Resposta: A palavra us se refere a Edward e seu interlocutor, the pauper.
Tip
Os object pronouns me, you, him, her, it, us, you e them são usados para substituir os substantivos que complementam uma ação. Em alguns casos, evitam repetições na frase, deixando a mensagem mais coesa. Confira o exemplo.
Martina told me that she is going to live in another city.
Professor, professora: Ao ler o boxe Tip, auxilie os estudantes a perceber que os pronomes you e it não mudam de forma como object pronouns. Se necessário, escreva na lousa a seguinte ordem para ajudá-los a compreender melhor esse conteúdo gramatical: I – me; You – you; He – him; She – her; It – it; We – us; You – you; They – them.
Página 60
sixty
Demonstrative pronouns
1. Leia a tirinha e responda à questão a seguir.

PEIRCE, Lincoln. Big Nate. New York: Ipicturebook, 2001.
O que Francis quis dizer com "What's your excuse?" e qual é o efeito dessa pergunta na tirinha?
Resposta: Francis quis dizer a Angie que a amizade dele com Big Nate é algo inevitável. Ao passo que Angie poderia ter evitado a relação com Big Nate e optou por estar com ele. Assim, para Francis, ela deveria ter uma explicação para isso, e essa pergunta causa humor na tirinha.
2. Leia a tirinha novamente e complete as sentenças a seguir com a alternativa correta.
a ) Francis e Angie ■.
I ) não se conheciam
II ) já se conheciam há muito tempo
Resposta: Alternativa I.
b ) A palavra this pode ser usada para se referir a alguém que está ■.
I ) perto de quem fala
II ) longe de quem fala
Resposta: Alternativa I.
c ) A palavra this é usada ■.
I ) no plural
II ) no singular
Resposta: Alternativa II.
3. Leia as frases a seguir e identifique quais são verdadeiras e quais são falsas. Depois, corrija as falsas.
a ) The word that is used with singular nouns.
Resposta: True.
b ) The word these is used with singular nouns.
Resposta: False. The word these is used with plural nouns.
c ) The word these refers to people or things that are near the speaker.
Resposta: True.
d ) The word those refers to people or things that are far from the speaker.
Resposta: True.
Tip
Os demonstrative pronouns this, that, these e those são utilizados para indicar a posição, no espaço, de pessoas, lugares ou objetos em relação a quem fala. Como não variam em gênero, a mesma palavra é usada no feminino e no masculino. Por exemplo:
This is my sister Ana and this is my brother José.
Professor, professora: Ao ler o boxe Tip, diga aos estudantes que, além do que foi mencionado, os demonstrative pronouns this e these são usados para: falar de épocas ou eventos atuais, como this week, these days; e para se referir a uma ideia que acabou de ser mencionada, como this is really interesting. Os demonstrative pronouns that e those também podem ser utilizados para se referirem a um tempo remoto, como that month, those days.
Activities
1. Complete the sentences using the correct options.
a ) I/Me want to see you, and you want to see me/I.
Resposta: I; me.
b ) I/She love this song! In my opinion, it/she is one of the best songs about friendship.
Resposta: I; it.
c ) That is Natan. He/Him is very kind and easygoing.
Resposta: He.
d ) I/Me know who your father is, but he doesn't know I/me.
Resposta: I; me.
e ) My students have a difficult test this week and I/me am preparing they/them for it/he.
Resposta: I; them; it.
Página 61
sixty-one
2. Read the sentences and complete them using this, that, these, those.
A.

Look at ■ bright star, my sweetie!
Resposta: that.
B.

Listen to ■ song of my favorite Australian singer. It is perfect.
Resposta: this.
C.

■ girls play soccer very well. I want to be part of ■ soccer team.
Resposta: Those; that.
D.

■ is my favorite green t-shirt. But ■ is my favorite red t-shirt.
Resposta: That; this.
E.

Look at ■ kids, they are my students.
Resposta: those.
F.

I'll climb ■ mountain. Do you want to come with me?
Resposta: that.
Página 62
sixty-two
3. Read and complete the dialogs with the words from the box.
- it
- this
- you (2 vezes)
- us
- they (2 vezes)
- I
- me (2 vezes)
Tip
Leia primeiro os diálogos e identifique suas dúvidas de vocabulário. Caso não consiga compreender as palavras pelo contexto em que estão inseridas, consulte um dicionário.
Marcela: People say that a dog is a man's best friend.
Vet: ■ is a popular expression, and ■ agree with ■. What about ■?
Marcela: ■ too. ■ always wait for ■ happily.
Vet: ■ are right. ■ are also always ready to protect us. So, tell ■ Marcela, what's the matter with Rex?

Resposta: This; I; it; you; Me; They; us; You; They; me.
Professor, professora: Comente com os estudantes que o demonstrative pronoun that pode ser usado quando perguntamos, ao telefone, a identidade de alguém, como Who is that?, ou quando se pretende buscar a confirmação do número discado – Is that 889-6678, por exemplo. O demonstrative pronoun this é usado quando alguém deseja se identificar no telefone – Hi Patrick, this is Brian.
- us
- you (2 vezes)
- he (3 vezes)
- I (4 vezes)
- this
- me
- those
- him (2 vezes)
David: Hello grandma. ■ is David. How are ■ doing?
Grandmother: Hello David! ■ am fine, and ■?
David: Me too. Can ■ ask you for some help, please?
Grandmother: Of course, darling!
David: ■ want to buy a birthday present for grandpa, but I don't know what ■ would like for his birthday.
Grandmother: It is a good question. Well, you know ■ well. You know he doesn't like any of ■ traditional presents people give each other on their birthdays.
David: Yes, ■ know that. And ■ likes sports and fishing.
Grandmother: Yes, fishing is a good option. ■ likes fishing equipment. Why don't you buy ■ a new fishing rod✚?
David: That's a good idea! Thank you very much grandma. I miss you a lot.
Grandmother: ■ too honey! Come visit ■.

Resposta: This; you; I; you; I; I; he; him; those; I; He; He; him; Me; us.
Página 63
sixty-three
Speaking
Talking about a friend
1. Há muitas palavras para se referir aos amigos. Faça uma pesquisa sobre diferentes formas de falar amigo em inglês e responda às questões a seguir.
a ) Quais palavras você encontrou?
Resposta: Os estudantes podem responder buddy, BFF, best mate, childhood friend etc.
b ) Você já ouviu essas palavras em filmes, séries ou outro produto cultural? Comente com seus colegas.
Resposta pessoal. Comente com os estudantes que em alguns filmes é comum falarem buddy ou mate.
2. Agora é sua vez de falar, em inglês, com um colega sobre seu melhor amigo. Você pode falar também de alguém com quem se identifica ou alguém que admira. Siga estas instruções.
a ) Primeiro, pense em algumas características dessa pessoa e escreva-as, em inglês, em seu caderno. Se necessário, faça uma pesquisa das palavras que não conhece em um dicionário.
b ) Separe uma fotografia da pessoa sobre a qual você vai falar.
c ) Agora, sente-se com um colega e converse, em inglês, sobre essa pessoa.
Who's your best friend?
My best friend is...
What's your best friend like?
My best friend is...
Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.
Tip
Caso tenha alguém da sua família como melhor amigo, certifique-se de que está usando o vocabulário correto em inglês. Confira as sugestões a seguir.
Father, mother, sister, brother, cousin, aunt, uncle, grandmother, grandfather.
d ) Responda às questões a seguir sobre você.
How about you? Do you think you are a real friend? Why?
Yes, I am a real friend because I...
No, I am not a real friend because I...
e ) Por fim, compartilhe seu depoimento com a turma e avalie semelhanças e diferenças entre as suas opiniões e as dos colegas.
Respostas pessoais. Incentive os estudantes a pensar nas próprias características e no que os faz se considerarem bons amigos.
3. Com base no seu depoimento, converse com a turma sobre as questões a seguir.
a ) Como foi para você falar sobre seu melhor amigo ou alguém que admira? Foi fácil identificar quem era ou teve dificuldades?
Resposta pessoal. Permita aos estudantes falar livremente e compartilhar com a turma suas percepções.
b ) Você acredita que é possível ter mais de um best friend? Por quê?
Resposta pessoal. Comente com os estudantes que as relações pessoais mudam com o tempo e que é normal ter dificuldade de classificar uma amizade.
c ) Você conseguiu compreender os depoimentos dos seus colegas? Troque ideias com a turma sobre dicas de como melhorar a compreensão oral.
Resposta pessoal. Diga aos estudantes que refletir sobre aprendizagem desenvolve a autonomia para avaliar quais são as melhores estratégias de estudo e ampliar a compreensão deles.
Página 64
sixty-four
Writing
Short story
Pre-writing
1. Na seção Reading, você leu o conto "Test of a friendship". Releia o trecho a seguir.
Professor, professora: Se necessário, solicite aos estudantes que releiam o conto "Test of a friendship". Comentários nas Orientações para o professor.
Omoteji, irritated by his friend's impatience, continued to argue that the hat was red, while Olaleye for his part maintained that the hat was green. From words, the quarrel grew to blows, and Omoteji was still reeling from Olaleye's stout blow when their neighbor hurried toward them.
Agora, você vai planejar um final diferente para o conto. Escreva um desfecho criativo para acabar com a discussão de Omoteji e Olaleye. Para isso, pense nas questões a seguir.
a ) Quais características do gênero conto você precisa relembrar?
b ) Quem será o público-alvo do seu texto?
c ) O que o vizinho pensou ao fazer o teste de amizade?
d ) Como vai ser o discurso do vizinho para Omoteji e Olaleye?
While writing
Professor, professora: Auxilie os estudantes durante a produção escrita. Comentários nas Orientações para o professor.
1. After thinking about the short story you read and planning your text, follow these steps.
a ) Start with what the neighbor's speech is going to be. Use quotation marks when necessary.
b ) Describe what happens to Omoteji and Olaleye after their fight.
c ) Write the ending of the text. Don't forget to say what Omoteji and Olaleye's friendship will be like in the future.
2. With the first version of the text in hand, read the following recommendations and make the necessary improvements.
a ) Exchange texts with a classmate. Comment on each other's work and give suggestions for improvement.
b ) Make necessary corrections according to your classmate's comments.
c ) Show your revised version to your teacher for additional suggestions.
d ) With your classmates and teacher, organize the new endings written by the class in a book. Then, plan a reading session so that each student can read their ending to the class.
Post-writing
1. Depois de ler os desfechos de conto, converse com os colegas sobre as questões a seguir.
a ) O que mais lhe surpreendeu nas histórias lidas?
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a comentar os desfechos criados pelos colegas.
b ) Qual dos finais propostos é mais provável de acontecer na realidade?
Resposta pessoal. Comente com os estudantes que histórias literárias podem ser fantasiosas e que a realidade é menos idealizada.
2. Como foi escrever, em inglês, um novo final para uma história que já existia? Você acha que saber o final original pode ter atrapalhado ou ajudado em seu processo de escrita? Comente com seus colegas.
Resposta pessoal. Deixe os estudantes apresentarem suas opiniões sobre a atividade de maneira livre e ressalte que não há certo ou errado para essa questão.
Página 65
sixty-five
Summing up
Let´s think about the topics you have studied in this unit. List the main points studied in each topic below. Then, talk to a classmate and compare notes. Finally, share your notes with the whole class.
In this unit, I…
- talked about friendship;
- read a short story about friendship;
- listened to an audiobook;
- studied the subject pronouns;
- studied the object pronouns;
- studied the demonstrative pronouns;
- talked about my best friend;
- wrote the ending of a short story.
Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.
What can I do to improve my English?
- Go back to the topics that I need to improve and ask for help from my teacher or a classmate to understand them.
- Read more short stories.
- Write a message in English to a friend telling him/her how important he/she is to me.
- Listen to music or watch movies about friendship.
Going further
Yungae was a different teenage boy who was born with a brain condition. He did not have friends, but he had a great relationship with his mother and grandmother. They had a happy life. Until one Christmas Eve when everything changed and Yungae had to learn to live by himself, with the help of friends.

How much do humans learn from dogs about love and friendship? Bailey's story raises this question. Bailey is a special dog who helps Burke, a boy whose family has a lot of problems. Burke is lucky to have Bailey on his side.

The website Help Guide is full of information about mental health, wellness and relationship. Texts about how to build meaningful friendships and advice on family issues are available on this web page.
HELP Guide. Available at: https://s.livro.pro/39yekq. Accessed on: July 20th 2024.
Three young friends with Down syndrome decide to go on a road trip to fulfil their dreams: Aninha is looking for a husband, Stalone wants to see the sea and Marcio desires to fly. How does this story end?
