Página 124

one hundred twenty-four

UNIT 9

NECESSITY IS THE MOTHER OF INVENTION

A expressão necessity is the mother of invention é utilizada para explicar que a maioria das invenções surge com base na necessidade de alguém de resolver algo.

Willian Kamkwamba, from Malawi, used a bicycle wheel, plastic pipe and other odds and ends to create a windmill to generate energy. You know, necessity is the mother of invention.

1. Em quais frases a seguir a expressão necessity is the mother of invention melhor se encaixa? Por quê?

a ) As he was out of paint, Mark used coffee to finish his artwork.

b ) I decided to make a dress to go to the party, since I can't afford to buy one.

c ) My cell phone is not working properly.

Resposta: Alternativas a e b. Elas demonstram que, para resolver uma situação ou um problema, as pessoas inventaram ou criaram uma alternativa.

Exchanging ideas

Agora, você vai conversar sobre as questões a seguir com o colega mais próximo. Virem-se um para o outro, ouçam as orientações do professor e iniciem a conversa.

1. Para você, o que leva as pessoas a inventarem novas tecnologias?

2. Pense nas invenções apresentadas nos últimos anos. Qual delas você considera a mais criativa ou relevante para a humanidade? Por quê?

3. Quais invenções você imagina que se tornarão obsoletas nos próximos anos? Por quê?

Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.

Nesta unidade, você terá como objetivos:

  • refletir e conversar sobre a importância do uso da tecnologia;
  • ler uma linha do tempo;
  • ouvir um trecho de um podcast sobre o uso de câmeras de segurança nas cidades;
  • compreender e utilizar os superlative adjectives;
  • praticar a pronúncia dos sons /i:/ e /ɪ/ em inglês;
  • conversar sobre gadgets.

Página 125

one hundred twenty-five

Fotografia em preto e branco de um homem e uma mulher, trabalhando em uma asa de aeronave sobre uma mesa. O homem, à esquerda, está manipulando fios na lateral da estrutura. Ele tem cabelos pretos, usa uma camisa de mangas compridas e calça. A mulher, do outro lado da estrutura está posicionada mais acima, manuseado o topo da asa. Ela tem cabelos ondulados e usa uma camisa clara.
Técnicos da Nasa trabalhando, em 1946.

Página 126

one hundred twenty-six

Warming up

Technology

1. Leia o diálogo a seguir e responda às questões com um colega.

Fotografia de duas mulheres caminhando ao ar livre. A mulher à esquerda tem cabelos lisos e compridos, usa óculos, uma blusa branca com listras e calça jeans. Há um balão de fala escrito em inglês: Do you think that technology helps us in our daily life? A mulher à direita tem cabelos cacheados, carrega uma bolsa lateral e usa um vestido jeans. Há um balão de fala escrito em inglês: Of course, I use technology every day. For example, I use my smartphone alarm to wake me up in the morning. I also like the remote control, because I can change the channel without getting up off the sofa.

a ) Para você, como a tecnologia nos ajuda no dia a dia?

Resposta pessoal. Auxilie os estudantes a listar tarefas do dia a dia que podem ser potencializadas pela tecnologia, como conhecer os melhores caminhos para chegar a um lugar, conversar com amigos ou familiares que estão distantes, participar de eventos à distância, fazer cálculos com mais agilidade, executar tarefas domésticas de modo mais prático, entre outras.

b ) Há alguma tecnologia que você tenha dificuldade em utilizar? Comente.

Resposta pessoal. Comente com os estudantes que não são todas as pessoas que se acostumam com determinadas ferramentas tecnológicas, e algumas até são muito complexas para usar.

c ) Em sua opinião, quais impactos positivos e negativos a tecnologia pode trazer para a sociedade?

Resposta pessoal. O objetivo da atividade é permitir aos estudantes refletir criticamente sobre a funcionalidade da tecnologia na vida das pessoas.

Learning vocabulary

1. As tecnologias se multiplicaram ao longo do tempo. Confira algumas delas a seguir e comente com os colegas qual delas você costuma utilizar com mais frequência e por quê.

Fotografia de uma pessoa segurando um tablet. Sobre a foto há uma barra de pesquisa na internet com o começo de um endereço de um site.
internet
Fotografia de uma pessoa segurando e manuseando um smartphone com itens de notificação sendo exibidos na tela.
smartphone
Fotografia de uma pessoa segurando um tablet com um vídeo sendo exibido.
tablet
Fotografia de duas pessoas segurando controles de vídeo game de frente para uma televisão que exibe uma partida de futebol.
video game
Fotografia de uma mão segurando uma câmera fotográfica e capturando a foto de uma igreja no pôr do sol.
camera
Fotografia de uma apontando um controle para uma televisão.
remote control
Fotografia de uma pessoa segurando um smartphone com um mapa com uma rota sendo exibida na tela.
GPS
Fotografia de uma sala com uma televisão em cima de uma aparador. Na Tv está sendo exibido a imagem de uma paisagem. Na sala, há cortinas, abajures, pufss e objetos de decoração.
TV
Fotografia de uma pessoa com a mão sobreposta no teclado de um laptop que está sobre uma mesa.
laptop

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a comentar outras tecnologias que conhecem e não foram mencionadas na página.

Página 127

one hundred twenty-seven

2. Retome as tecnologias apresentadas na atividade anterior e responda às questões a seguir.

a ) Quais tecnologias você costuma utilizar nos momentos de lazer?

Resposta pessoal. Comente com os estudantes que, se as tecnologias que utilizam nos momentos de lazer não foram representadas na atividade anterior, eles podem falar quais são e por quê.

b ) Qual delas você considera mais importante para a atualidade? Por quê?

Resposta pessoal. Permita aos estudantes refletir sobre qual tecnologia poderia ser a mais importante e incentive-os a pensar na funcionalidade de cada ferramenta apresentada.

c ) Você controla o tempo de exposição às telas, como smartphones, tablets, televisão e videogames? Na sua opinião, como é possível fazer esse controle?

Resposta pessoal. Alerte os estudantes quanto ao uso excessivo de telas, comentando que é prejudicial à nossa saúde física e mental.

3. Você já imaginou viver sem as tecnologias digitais de atualmente? Junte-se a um colega e pensem como seria a vida nessas condições. Depois, compartilhem suas ideias com a turma.

Resposta pessoal. Oriente os estudantes a pensar em como viveriam sem as ferramentas mais próximas a eles, como celular e tablet. Lembre-os de que, há alguns anos, essas tecnologias não eram tão desenvolvidas e seu uso era mais comedido.

Professor, professora: Comentários nas Orientações para o professor.

Reading

Timeline

Pre-reading

1. Como você imagina que o tempo era calculado antes da invenção do relógio? Quais dificuldades as pessoas enfrentavam em relação a isso?

Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.

2. Ícone de fone de ouvido. Track 19 Ouça um trecho do vídeo chamado "A Brief History of Timekeeping", que narra as primeiras formas de marcar o tempo inventadas pela humanidade.

Fotografia de um relógio de sol em uma superfície de pedra, posicionado em um local elevado com vista para o mar. O relógio de sol é circular, feito de metal, e possui números romanos gravados ao longo da borda. No centro, há uma haste triangular projetando uma sombra sobre a superfície do relógio.
Ancient sundial, in Cornwall, England, in 2022.
Fotografia de um obelisco alto e estreito, cercado por paredes de pedras esculpidas com hieróglifos. Ao fundo há algumas palmeiras.
Ancient obelisk, in Luxor, Egypt, in 2020.
Fotografia de um círculo de pedras em um campo aberto. As pedras variam em tamanho, algumas mais altas e outras mais baixas, dispostas em um formato circular sobre um gramado verde. Ao fundo há campos cultivados, cercas, árvores e colinas.
Recumbent stone circle, near Aboyne, Scotland, in 2023.
Ilustração com a representação das sete fases da Lua alinhadas horizontalmente sobre um céu noturno. A sequência começa com a Lua iluminada do lado esquerdo, em formato de letra C, e vai seguindo, ficando cada vez mais iluminada, até chegar na lua cheia ao centro, onde está totalmente iluminada em formato circular. Nas fases seguintes, a iluminação vai diminuindo à esquerda da lua, até chegar na última fase, a qual a lua tem somente a parte direita iluminada, com o formato de uma letra C invertida.
Representation of the moon phases.

Escreva o nome das técnicas mencionadas de acordo com as descrições a seguir.

a ) In prehistoric Europe, humans built stone rings disposed in circles that would frame and track the moon in each of its phases.

Resposta: Recumbent stone circle.

b ) A device that shows the time using the sun's shadow depending on its position in the sky.

Resposta: Sundial.

c ) A larger version of the sundial, this technology was used to mark the summer and winter solstices.

Resposta: Obelisk.

d ) Early civilizations used this Earth satellite to determine the length of a month.

Resposta: Moon phases.

3. Junte-se a um colega e pesquisem o surgimento do primeiro relógio. Depois, respondam às perguntas a seguir.

Professor, professora: Comentários nas Orientações para o professor.

a ) Onde surgiu o primeiro relógio?

Resposta: China.

b ) Quando surgiu o primeiro relógio?

Resposta: 1090.

c ) Antes do smartwatch, qual tinha sido o último relógio a surgir?

Resposta: Relógio digital.

d ) Onde e quando o smartwatch foi criado?

Resposta: Estados Unidos, em 2013.

Página 128

one hundred twenty-eight

While reading

1. Read the timeline and compare it with the information you discovered in the previous activity. Are they similar or not? Why?

Ilustração de uma linha do tempo horizontal indicando a evolução dos relógios ao longo do tempo. Há as seguintes informações escritas em inglês: Around 1090, water clock. Early 1500, pocket watch. 1657, pendulum clock. 1870, lanterna clock. 1957, electrical watch; em 1972, digital watch; e em 2013, smartwatch.

Around 1090 - water clock

What? A clock driven by a waterwheel and with figures that came out according to the hour.

Who? Su Song.

Where? China.

Ilustração de uma estrutura de três andares evidenciando o mecanismo de um relógio de água antigo. A construção é retangular e cada andar abriga componentes distintos que trabalham em conjunto. No andar superior, um mecanismo circular, semelhante a um sistema de eixo e engrenagens. No andar intermediário, há uma estrutura esférica e no andar inferior há várias engrenagens interligadas e alguns tanques.

Early 1500s - pocket watch

What? A clock with small components usually worn around the neck or attached to clothing.

Who? Peter Henlein.

Where? Germany.

Fotografia de um relógio com números romanos em volta de sua borda e números arábicos, localizados em uma borda inferior. No centro há um desenho de raios de sol.

1657 - pendulum clock

What? A clock with a pendulum that swings back and forth allowed more accurate timekeeping.

Who? Christiaan Huygens.

Where? The Netherlands.

Ilustração de um relógio de pêndulo. Ele tem o formato retangular e na sua parte inferior há um pêndulo dourado, composto por uma haste longa e uma esfera na ponta. Na parte superior há um sistema de alavancas e ganchos que estão conectado a uma engrenagem central localizada no lado esquerdo.

Before about 1870 -lantern clock

What? A clock with two mechanisms: one for day and the other for night.

Who? Unknown.

Where? Japan.

Ilustração de um relógio de lanterna. Ele tem uma base retangular e um com um círculo na parte frontal, onde há números romanos e dois ponteiros indicando a hora. Na parte superior há uma cúpula metálica sustentada por hastes, como um sino.

1957 - electrical watch

What? First wristwatch with electric battery.

Who? Hamilton Watch Company.

Where? The USA.

Fotografia de um relógio elétrico de pulso. Ele tem formato triangular com as laterais arredondadas e os marcadores das horas são pequenos pontos dourados, assim como os ponteiros que também têm acabamento dourado, e a pulseira é preta.

1972 - digital watch

What? First wristwatch with a digital display.

Who? Hamilton Watch Company.

Where? The USA.

Ilustração de um relógio de pulso digital. Ele tem o visor com formato retangular e está marcando 15 horas e 30 minutos.

2013 - smartwatch

What? First wristwatch with similar functions to a smartphone.

Who? Omate.

Where? The USA.

Fotografia de um relógio de pulso inteligente. Ele tem o visor maior comparado aos demais, com formato retangular e está exibindo o horário 10 e 35.

Source: DK Inventions: a visual encyclopedia. Telling the Time. New York: DK, 2018. p. 140-141.

Tip

Mesmo que uma linha do tempo não tenha um formato de texto regular, com um parágrafo após o outro, há uma estrutura a ser seguida durante a leitura, que é orientada pelos anos escritos ao longo dela.

Resposta pessoal. Após a leitura do texto, convide alguns estudantes para comentar o que mais os surpreendeu sobre os tipos de relógio inventados ao longo do tempo.

Orientação para acessibilidade

Professor, professora: Avalie as diferentes habilidades dos estudantes e proponha esta atividade formando duplas ou grupos com integrantes de diferentes perfis.

Página 129

one hundred twenty-nine

2. Match the creators with their inventions.

A. Electrical and digital watch.

B. Pocket watch

C. Pendulum clock

D. Water clock

E. Smartwatch

F. Lantern clock

I. Unknown creator

II. Omate company

III. Hamilton Watch Company

IV. Peter Henlein

V. Su Song

VI. Christiaan Huygens

Resposta: AIII; BIV; CV; DVI; EII; FI.

3. Read the text again and answer the following questions.

a ) Which was the only clock/watch created in the 21st century?

I ) Pendulum clock.

II ) Smartwatch.

III ) Water clock.

Resposta: Alternativa II.

b ) Which clocks/watches were developed in Europe?

I ) Pocket watch and pendulum clock.

II ) Digital watch and lantern clock.

III ) Water clock and smartwatch.

Resposta: Alternativa I.

c ) Which clocks/watches were invented before the 19th century?

I ) Water clock, pocket watch and pendulum clock.

II ) Electrical watch and digital watch.

III ) Smartwatch and water clock.

Resposta: Alternativa I.

d ) Which clocks/watches can be considered portable?

I ) Water clock and pendulum clock.

II ) Pocket watch, electrical watch, digital watch and smartwatch.

III ) Lantern clock and water clock.

Resposta: Alternativa II.

e ) Which is the oldest clock/watch?

I ) Water clock.

II ) Lantern clock.

III ) Smartwatch.

Resposta: Alternativa I.

Tip

Em inglês, a palavra clock é usada para nomear relógios de parede ou os que podem ser colocados em superfícies, como mesas. Já palavra watch é usada para nomear relógios de pulso.

4. Why is it important to know how to organize your time to have a harmonious life? Talk to a classmate about it.

Resposta pessoal. Peça aos estudantes que reflitam sobre a importância de conhecer e administrar o tempo.

Post-reading

1. Discuss the following questions with your classmates.

a ) For you, what was the most interesting clock or watch shown in the timeline? Why?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a justificar suas escolhas com base nas características ou na história do relógio que mais chamou a atenção deles.

b ) How do you usually check the time? What about the people around you?

Resposta pessoal. Os estudantes podem não ter o hábito de usar um relógio de pulso para verificar as horas, preferindo o celular para essa finalidade. No entanto, eles podem conviver com pessoas que ainda utilizam relógios de pulso regularmente.

2. Science fiction books and movies have always played with the idea of creating a time travel machine so that people can travel in time, change the past or learn about the future. Think about this and talk to your classmates about the following questions.

a ) Do you think time travel will ever be possible? Why?

b ) Do some research about movies in which the characters create time travel machines or travel in time. Choose one movie and talk about it with a classmate. Describe how the movie proposes the idea of time traveling, tell your classmate if you think it is viable or not and explain why.

Resposta pessoal. Peça aos estudantes que justifiquem suas respostas com base no conhecimento científico que eles têm. Caso considere oportuno, sugira que seja feita uma pesquisa sobre o assunto.

3. How would you rate your reading of the text? Did you have any difficulty understanding it? If so, what were your biggest difficulties?

Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.

Página 130

one hundred thirty

Listening

Podcast

Pre-listening

1. O uso da tecnologia está em todos os lugares. Algumas cidades já são chamadas de smart cities e utilizam câmeras para monitorar espaços públicos urbanos em tempo real.

a ) Você gostaria de morar em uma cidade ou bairro totalmente monitorado por câmeras? Por quê?

Resposta pessoal. Caso os estudantes nunca tenham verificado isso, peça a eles que analisem e pesquisem se isso ocorre no município onde vivem.

b ) Faça uma lista de locais públicos e privados que você costuma frequentar e que são equipados com câmeras.

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a se manifestarem livremente, abrindo espaço ao pluralismo de ideias. Caso a escola ou o bairro dos estudantes sejam monitorados por câmeras, peça a eles que digam como se sentem.

While listening

1. Ícone de fone de ouvido. Track 20 You are going to listen to part of a podcast about the new closed-circuit television (CCTV) in Perth, an Australian city. Listen and choose the right option about the main topic of the conversation.

a ) The use of surveillance cameras to solve crimes in a city in Australia.

b ) The value of a person's facial image and who is or is not allowed to record, track and access it.

c ) The problems that CCTV is causing to the city.

Resposta: Alternativa b.

2. Ícone de fone de ouvido. Track 20 Listen to the podcast again. In your notebook, complete the sentences with the following words.

  • CCTV cameras
  • discussion paper
  • privacy
  • facial recognition technology
  • responsible
  • public inquiry
  • government's
  • data sharing

a ) Three with were switched on for a twelve-month trial in an Australian city.

Resposta: CCTV cameras; facial recognition technology.

b ) This trial has become a matter of .

Resposta: public inquiry.

c ) Western Australia is the only state without legislation on and in the public sector.

Resposta: privacy; data sharing.

d ) To fix this, there's currently a on privacy and information sharing online.

Resposta: discussion paper; responsible.

e ) But, according to a spokesperson, facial recognition technology is not part of the proposed changes.

Resposta: government's.

Post-listening

1. Read the following opinions about the use of surveillance cameras.

Professor, professora: Oriente os estudantes a discutir as questões em duplas.

The advantage is that people feel more protected.

The disadvantage is that people's privacy is violated.

a ) Do you agree with these sentences? Why?

Resposta pessoal. Se necessário, instrua os estudantes a primeiro elaborar suas justificativas em inglês por escrito e depois compartilhá-las com os colegas.

b ) For you, what are some other advantages and disadvantages of having cameras monitoring cities? Try to use English as much as you can. Then, share your ideas with your classmates.

Possíveis respostas: Advantages: the increased sense of security, the possibility of finding missing people and more easily identifying possible urban incidents, such as flooding; disadvantages: the occurrence of possible unfair judgments based on stereotypes and the control of city data and information by companies responsible for monitoring.

2. Answer the following questions. Then, discuss them with your teacher and classmates.

a ) Why is it important for a country to have legislation about people's privacy and data sharing?

Possível resposta: To protect people from misuse of their personal information, helps prevent identity theft and unauthorized access to confidential information.

b ) Do you know if there are laws in Brazil to protect people's privacy and data sharing? Do some research about this and share what you find with your classmates.

Resposta pessoal. Após os estudantes compartilharem suas pesquisas, incentive-os a discutir suas impressões sobre elas, se acham que elas são eficazes, o que precisa melhorar nessa área, entre outros questionamentos pertinentes no momento.

3. How would you rate your listening to the audio in this section? Did you have any difficulty understanding it? If so, what were your biggest difficulties?

Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.

Página 131

one hundred thirty-one

Comprehending and using

Superlative adjectives

1. Leia o texto a seguir e responda às questões.

[…]
Thomas Edison's record 1,093 patented inventions have greatly improved the world we know today. In fact, Edison is recognized as one of the greatest inventors of all time. His key inventions include the light bulb and electric utility system, recorded sound, motion pictures, R&D labs, and the alkaline family of storage batteries. His 4,000 invention notebooks chronicle the invention challenges of the late 19th and early 20th centuries, telling a vivid story of man's progress to a technological society.
[…]

THOMAS Edison Inventions. Thomas Alva Edison Foundations. Available at: https://s.livro.pro/mriwl5. Accessed on: Aug. 15th, 2024.

a ) O que você sabe sobre Thomas Edison? Comente com a turma.

Resposta pessoal. Depois que os estudantes expuserem seus conhecimentos, comente que Thomas Edison foi um dos maiores inventores do século XX e que uma de suas invenções mais famosas é a lâmpada.

b ) Você conhece outros inventores que viveram na mesma época que Thomas Edison? Faça uma breve pesquisa e cite pelo menos um deles.

Possíveis respostas: Santos Dumont (avião) e os irmãos Auguste e Louis Lumière (cinema).

2. Leia o texto novamente e identifique a alternativa correta sobre algumas invenções de Thomas Edison.

a ) According to the text, Thomas Edison invented the electric car and the audio recorder.

b ) After Thomas Edison invented the light bulb, he retired.

c ) Thomas Edison invented the light bulb and electric utility system, recorded sound, motion pictures, R&D labs, and the alkaline family of storage batteries.

d ) Thomas Edison invented the light bulb and electric utility system with the help of his wife.

Resposta: Alternativa c.

3. Leia um trecho extraído do texto e complete a frase com a alternativa correta.

In fact, Edison is recognized as one of the greatest inventors of all time.

Tip

Superlative adjectives são utilizados para destacar as qualidades superiores ou inferiores extremas de algo ou alguém. Ou seja, expressam ideias como o maior, o menor, o mais alto etc. Lembre-se de que é necessário inserir the antes dos adjetivos e que alguns adjetivos têm formas irregulares de superlativos. Confira os exemplos a seguir.

goodthe best

badthe worst

farthe furthest/the farthest

A expressão the greatest é formada por e essa composição é chamada de superlative adjective.

a ) the seguido de adjetivo ( great) + est

b ) adjetivo ( greates) + t

Resposta: Alternativa a.

4. Leia as frases a seguir. Você concorda com elas? Por quê? Compartilhe sua opinião com um colega.

  • EVS (electric vehicles) are the best means of transportation to reduce air pollution.
  • I think the smartphone is the most important gadget for daily activities.
  • In my opinion, the smartwatch is the prettiest invention of recent years.
  • For me, the computer is the biggest invention ever made. I can´t live without my PC.

Resposta pessoal. Peça aos estudantes que formem duplas para realizar esta atividade, dizendo se concordam com as afirmações ou não e por quê. Depois, incentive-os a prestar atenção nos adjetivos e na relação que estabelecem no contexto em que são usados.

Página 132

one hundred thirty-two

5. Releia as frases da atividade anterior e responda às questões.

a ) Quais adjetivos no grau superlativo foram empregados para caracterizar as invenções?

Resposta: The best, the most important, the prettiest e the biggest. Se necessário, auxilie os estudantes a identificar os adjetivos, lembrando-os de que se trata de uma classe de palavras usada para qualificar ou caracterizar um substantivo.

b ) Com base nesses adjetivos, complete as afirmações a seguir com a opção correta.

I ) These adjectives express the (superior/equal) qualities of the things mentioned.

Resposta: superior.

II ) Superlative adjectives are formed by adding (-t/-est) to the adjective. For example: great - the greatest.

Resposta: -est.

III ) If the adjective ends in -y, we drop -y and add (-iest/-est). Like pretty - the prettiest.

Resposta: -iest.

IV ) If the adjective has one syllable formed by consonant + vowel + consonant, we (omit/double) the last letter and add -est. For example: big - the biggest.

Resposta: double.

V ) When the adjective is long, we use (the most + adjective/more + adjective). For example: important - the most important.

Resposta: the most + adjective.

6. Leia as opiniões dos profissionais a seguir e complete-as com os superlativos adequados.

My name is Barbara and I'm a scientist. In my opinion, (good) invention of all time was the vaccine. Can you imagine a world with lots of diseases and no way to prevent them? It would be (bad) thing to happen. So, I'm very happy that vaccines exist and that I work at one of (big) labs in the world.

Resposta: the best; the worst; the biggest.

My name is Rodrigo and I'm a teacher. My favorite invention is the laptop. I like technology, but think the laptop is (expensive) gadget. I shouldn't forget to talk about books. Books are (important) invention of all time, because they are responsible for the spread of knowledge to people around the world.

Resposta: the most expensive; the most important.

Learning more

Acronyms

Professor, professora: Peça aos estudantes que leiam as explicações e os exemplos para compreender que acrônimos são abreviações de algumas expressões bastante utilizadas em conversas informais por e-mails, redes sociais ou aplicativos de mensagens.

1. Read and understand.

  • While reading and talking about technologies, you can use some acronyms, which are abbreviations consisting of letters that form a word.

EV • electric vehicle

PC • personal computer

SM • social media

  • Some acronyms are very common, especially in informal situations.

OMG • oh my Gosh

BFF • best friend forever

DIY • do it yourself

  • Some acronyms are very common in text messaging and online chats:

CYA • see ya

LOL • laughing out loud

B4 • before

2. Match the acronyms and their meanings in your notebook.

A. OIC

B. B/C

C. L8R

D. THX

E. B4N

I. later

II. oh, I see

III. bye for now

IV. thanks

V. because

Resposta: AII; BV; CI; DIV; EIII.

Activities

1. Read the following sentences and identify the correct option to complete them.

a ) I don't have much money this month, so I bought smartphone on the market.

I ) the most useless

II ) the cheapest

III ) the most boring

Resposta: Alternativa II.

b ) I like to wear a smartwatch while I'm running. For me, it is gadget for sports.

I ) the silliest

II ) the most awful

III ) the most useful

Resposta: Alternativa III.

c ) In my opinion, headphones are invention because I love listening to music.

I ) the ugliest

II ) the best

III ) the most old-fashioned

Resposta: Alternativa II.

Página 133

one hundred thirty-three

2. Complete the sentences using the superlative form of the adjectives.

Professor, professora: Ao fazer a correção da atividade, convide diferentes estudantes a ler as frases com suas respectivas respostas. Caso perceba que ainda têm dúvida ao utilizar os superlative adjectives, faça com eles uma breve revisão para fixar o conteúdo.

new

This is innovation of a wall charger. It can rapidly charge any smartphone or tablet via an impressive maximum power output of 120 watts.

Fotografia de um carregador de celular.

Resposta: the newest.

good • interesting

The robot vacuum is one of appliances. It can mop floors by itself while people are away from home. characteristic of the product is that the owner can select the rooms for the vacuum to clean via a mobile app.

Fotografia de um robô aspirador.

Possíveis respostas: the best/the most interesting; the most interesting/the best.

late • cool

It is one of and innovations of smart lighting. It can glow in millions of colors and people can control it by a smartphone app or tablet.

Fotografia de uma lâmpada.

Possíveis respostas: the latest/ the coolest; the coolest/ the latest.

modern

E-bikes are options of bikes if you want some pedaling assistance in your life.

Fotografia de uma bicicleta elétrica.

Resposta: the most modern.

easy

E-readers are way of reading without carrying too much weight in your bag.

Fotografia de um aparelho semelhante a um tablet, com textos na tela.

Resposta: the easiest

Speaking up

/i:/ and /I/

Ícone de fone de ouvido. Track 21

1. Listen and repeat.

I have lost my computer chip that was not cheap.

Professor, professora: Comentários nas Orientações para o professor.

2. Listen, repeat and observe the pronunciation of the words.

  • chip
  • cheap

The sound of the words is different. One is short and the other one is longer. In your opinion, which sound is shorter and which one is longer?

Possível resposta: A palavra chip tem um som mais curto; já a palavra cheap, mais longo.

3. Now, listen to the sentences and write down the words you hear in your notebook.

a ) I bought the nicest and most modern running shoes for my dad, but they don't (feet/fit) on his (feet/fit).

Resposta: fit; feet.

b ) This modern car has great (seats/sits) for the driver and passengers to (seat/sit) comfortably during the drive.

Resposta: seats; sit.

Página 134

one hundred thirty-four

Speaking

Talking about gadgets

1. Confira as imagens a seguir.

Fotografia de um óculos de realidade virtual. Ele tem formato retângulas com a parte frontal preta.
virtual reality headset
Fotografia de um fone de ouvido sem fio e azul.
bluetooth headphones
Fotografia de um assistente virtual com o formato de uma esfera.
virtual assistant
Fotografia de um smartphone com a tela exibindo o horário 12 e 26.
smartphone
Fotografia de um tablet com a tela desligada.
tablet
Fotografia de um relógio digital com a tela exibindo batimentos cardíacos.
smartwatch

a ) Qual é a função de cada gadget acima? Converse a respeito disso com um colega.

Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.

b ) Quais outros gadgets você conhece?

Possíveis respostas: Drone, câmera de segurança inteligente; projetor portátil, lâmpada inteligente, smart TV, robô aspirador, leitor de e-books, geladeira inteligente etc.

2. Reflita sobre a sua relação com a tecnologia e discuta a questão a seguir com um colega.

Do you think technology is important? Why?

No, I don't think technology is very important because...

Yes, I think technology is important because...

Respostas pessoais. Incentive os estudantes a pensar sobre como a tecnologia afeta a vida deles e o que mais valorizam nesses produtos.

3. Agora é sua vez de, em inglês, conversar com um colega sobre um gadget que considere interessante.

Professor, professora: Auxilie os estudantes durante a produção oral. Comentários nas Orientações para o professor.

a ) Pense em um gadget e nas características dele. Anote essas informações no caderno, em inglês.

b ) Se possível, providencie uma imagem do gadget sobre o qual vai falar.

c ) Junte-se a um colega e conversem sobre os gadgets que escolheram. Confira as sugestões a seguir.

  • Which gadget do you find interesting? Why?
  • What is the use of this gadget?
  • Do you use it? How often?
  • When did you use it for the first time?
  • How has your life changed after you started using it?

Respostas pessoais. Esta atividade possibilita aos estudantes trabalhar em conjunto, ajudando uns aos outros na formulação das respostas e construindo, assim, o conhecimento da língua inglesa de forma colaborativa.

4. Com base nas conversas das atividades anteriores, discuta as questões a seguir com os colegas.

a ) Como foi para você falar sobre gadgets? Foi fácil compartilhar as características e a utilidade deles ou você teve dificuldades? Em caso de dificuldades, quais foram e como elas foram superadas?

b ) Você conseguiu compreender as respostas dos seus colegas? Troque ideias com a turma sobre dicas de como melhorar a compreensão oral.

Respostas pessoais. Permita aos estudantes compartilhar suas percepções e falar livremente sobre suas experiências. Explique a eles que a reflexão sobre o uso da tecnologia pode ajudar a entender sua importância e seu impacto na vida deles.

Página 135

one hundred thirty-five

Summing up

Let's think about the topics you studied in this unit. List the main points studied in each topic below. Then, talk to a classmate and compare notes. Finally, share your notes with the whole class.

In this unit, I…

  • talked to my classmates about technology;
  • read a timeline;
  • listened to a podcast about the use of CCTV in an Australian city;
  • studied superlative adjectives;
  • practiced the pronunciation of the sounds /i:/ and /ɪ/;
  • talked to my classmates about gadgets.

    Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.

What can I do to improve my English?

  • Go back to the topics that I need to improve and ask for help from my teacher or classmates to understand them.
  • Change the language of my phone and computer to English.
  • Watch movies with subtitles in English.
  • Use smartphones to record myself speaking in English. Then, listen to my pronunciation to check the points I need to improve.
  • Play online games to learn English vocabulary and review grammar points.
  • Practice my vocabulary by sending text messages in English to my classmates.

Going further

The book I, robot is about a society in which humans and robots live together, and robots have their own set of laws. They can't break these laws, but they can go mad, have sense of humor, be politicians, and run the world.

ASIMOV, Isaac. I, robot. New York: HarperCollins, 2013.

Capa do livro intitulado em inglês: I Robot, de Isaac Asimov. Há uma ilustração de uma silhueta de um rosto humano formado por um padrão de circuitos eletrônicos em verde, sobre um fundo escuro.

The book The boy who harnessed the wind is about William Kamkwamba, a young boy who had to overcome many adversities. He decided to create a windmill by himself to provide energy for his family.

KAMKWAMBA, William; MEALER, Bryan. The boy who harnessed the wind: Picture book edition. London: Rocky Pond Books, 2019.

Capa do livro intitulado: The Boy Who Harnessed the Wind. Nela há uma ilustração de um menino negro olhando para cima, na direção de um moinho de vento. Ele tem cabelos curtos e usa uma camisa azul com listras brancas nos ombros. Ao fundo, há um céu azul claro com faixas onduladas.

The movie Ex Machina tells the story of a young programmer who is selected to participate in an innovative experiment in synthetic intelligence by evaluating the human qualities of a highly advanced humanoid robot.

EX MACHINA, by Alex Garland. United Kingdom: DNA Films, 2015 (108 minutos108 min).

Cartaz do filme intitulado Ex Machina. Ele tem um fundo predominantemente escuro e apresenta uma figura feminina robótica, com uma aparência futurista, destacando partes do corpo que combinam elementos humanos e mecânicos. Ela está de perfil, olhando para trás, enquanto sua estrutura metálica e tecnológica é visível, especialmente nas costas e no crânio.

Catavento Museu de Ciências is an interactive space for culture, science and technology. It has 219 installations, divided into four large sections: Universe, Life, Ingenuity and Society.

CATAVENTO Museu de Ciências. Available at: https://s.livro.pro/w4jdqt. Accessed on: Aug. 15th, 2024.