Página 150

one hundred fifty

UNIT 11

A PICTURE IS WORTH A THOUSAND WORDS

A expressão a picture is worth a thousand words significa que uma imagem carrega mensagens mais fortes do que palavras.

The local news showed many photos of the protest, since a picture is worth a thousand words.

1. Encontre uma imagem (na internet, em jornais ou em revistas) que exemplifique a expressão a picture is worth a thousand words. Apresente-a a seus colegas explicando sua opinião, em inglês. Você pode começar sua frase com o exemplo a seguir.

In my opinion, this picture is worth a thousand words because…

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a argumentar sobre suas escolhas, deixando claro qual é a relação entre a imagem e a expressão em destaque.

Exchanging ideas

Agora, você vai interagir com o colega mais próximo. Virem-se um para o outro, ouçam as orientações do professor e iniciem a conversa.

1. Quando você se depara com uma imagem, como uma fotografia, uma pintura ou um grafite, o que você geralmente analisa: cores, planos, ângulos, formas, tons, movimentos, o que está retratado ou outro aspecto? Comente com os colegas e o professor.

2. Qual é a relação entre a imagem apresentada nestas páginas e o título da unidade? Explique.

Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.

Nesta unidade, você terá como objetivos:

  • refletir e conversar sobre programas de televisão;
  • ler e compreender uma resenha de um programa de TV;
  • ouvir e compreender um trecho de entrevista;
  • apresentar oralmente informações sobre seu programa de TV preferido;
  • compreender e utilizar o past continuous.

Página 151

one hundred fifty-one

Fotografia do planeta terra visto no espaço a partir da Lua. No primeiro plano, está a superfície cinzenta e irregular da Lua. E ao fundo, que é todo preto, está a Terra, parcialmente iluminada, em uma esfera azul e branca.
Fotografia do nascer da Terra, tirada pela missão espacial Apollo 8, em 1968.

Página 152

one hundred fifty-two

Warming up

TV programs

1. Converse com os colegas e o professor sobre as questões a seguir.

a ) Você gosta de assistir à TV em seu tempo livre? Por quê?

Resposta pessoal. Leve os estudantes a pensar sobre os próprios hábitos com relação a assistir à televisão, quais programas veem e com que frequência, entre outros aspectos.

b ) Em sua opinião, o tempo que as pessoas passam assistindo à TV é algo positivo ou negativo? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a pensar tanto nos aspectos positivos quantos negativos antes da leitura dos textos, a fim de comparar suas respostas com as informações apresentadas.

Tip

Em inglês, você poderá encontrar sinônimos para a palavra TV, como telly e the tube.

2. Leia trechos de dois textos que apresentam aspectos considerados positivos e outros negativos sobre assistir à televisão.

TEXTO A

Why TV and radio are good for your mental health
[...]
Today's world is busy and stressful and can often leave you feeling overwhelmed or anxious. Both TV and radio are great at providing distractions from real life. Engaging in a fictitious show or listening to a story being played can allow your brain to relax and engage in another reality. There are so many different genres out there that you may not have discovered, and some of them even give you the chance to create a different identity.
[…]

WHY TV and radio are good for your mental health. Birmingham City. Available at: https://s.livro.pro/rci1au. Accessed on: Aug. 23rd, 2024.

TEXTO B

Quest: 'Television has negative impact too'
Quest asked students of Mumbai schools: Is TV a cause of violence in today's society?
There has been overwhelming evidence that suggest viewing violent and aggressive behaviour on television does indeed directly affect children. Children are great imitator's of imaginary plays and their favorite characters. This is commonplace among the young minds. It is often seen these days that children imitate stunts, actions shown on TV screens. Although we see TV as the means of mass communication, it sometimes creates a sense of violence in the younger minds as they are unable to distinguish what is good and bad.
[...]

QUEST: 'Television has negative impact too'. The Indian Express, Mar. 30th, 2015. Available at: https://s.livro.pro/yy38xp. Accessed on: Sept. 18th, 2024.

a ) Com quais ideias expressas nos textos você concorda? Por quê? Comente com os colegas.

Resposta pessoal. Caso os estudantes tenham curiosidade, peça que acessem os links e leiam os artigos na íntegra. É importante promover uma discussão com toda a turma, levantando os principais pontos de cada texto e pedindo que comentem quais aspectos, considerados positivos ou negativos, são apresentados em cada um.

b ) Considerando que o texto A foi escrito no contexto da pandemia de covid-19, qual foi a importância da TV nesse momento?

Resposta: Além de divulgar informações e notícias a respeito da pandemia, a TV foi uma boa alternativa de entretenimento.

c ) Ficar muito tempo exposto a telas, como a TV, pode ser muito prejudicial à saúde. Pesquise e explique por quê.

Possível resposta: A exposição em excesso a telas pode causar problemas físicos, como problemas de visão, sedentarismo, problemas de postura, impacto no sono devido à exposição à luz azul; e mentais, como aumento da ansiedade e do estresse e risco de vício.

d ) Que atividades você pratica para evitar o uso excessivo de telas, como TV, celular e computador?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a compartilhar as atividades que praticam, como leitura, esportes, passeio com os amigos etc.

Página 153

one hundred fifty-three

Learning vocabulary

1. Confira a lista de programas a seguir. Pesquise informações sobre eles e cite um exemplo de cada tipo de programa.

  • sports programs
  • movies
  • series
  • cartoons
  • talk show
  • game show
  • sitcom
  • newscast
  • cooking show
  • music show
  • documentary
  • soap opera
  • reality show

Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.

2. Pense nos diferentes tipos de programas de TV a que você já assistiu, como noticiários, documentários e séries. Por que você assiste a esses programas? Como eles fazem você se sentir?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a considerar como cada tipo de programa. Por exemplo, programas de notícias podem deixá-los informados, mas também ansiosos; enquanto comédias podem ser uma fonte de alívio e diversão.

3. Escolha um tipo de programa citado na atividade anterior e imagine que você é um crítico de TV. Mencione os pontos fortes e fracos desse programa e como ele pode ser melhorado para atender às necessidades do público.

Resposta pessoal. Motive os estudantes a desenvolver suas habilidades críticas para destacar pontos positivos e negativos dos programas e para sugerir melhorias.

4. Imagine que você tenha que criar um programa de TV. Que tipo de programa seria? Descreva o formato, o público-alvo e o que o torna único em comparação com outros programas.

Resposta pessoal. Instigue os estudantes a explorar sua criatividade e pensamento crítico ao criar um conceito original para um programa de TV.

Reading

Review

Pre-reading

1. Responda às questões e depois converse sobre elas com o colega mais próximo.

a ) O que você sabe sobre resenhas? Explique com suas palavras.

Resposta pessoal. Ajude os estudantes a retomar o que aprenderam sobre o gênero no componente curricular de Língua Portuguesa.

b ) Onde as resenhas costumam ser publicadas?

Resposta: Em revistas e jornais, impressos ou on-line, blogs e sites sobre entretenimento ou arte.

c ) Em sua opinião, quais aspectos de um programa de TV uma resenha deve abordar para despertar o interesse do leitor em relação ao programa?

Resposta pessoal. Se necessário, mostre outras resenhas aos estudantes para que analisem como o gênero costuma fazer a avaliação dos programas.

2. Complete as frases sobre o gênero resenha com base em seus conhecimentos. Use a palavra entre parênteses mais adequada. Depois, discuta as respostas com a turma.

a ) O objetivo de uma resenha é filmes, livros, séries, programas etc. (descrever e avaliar/listar e orientar)

Resposta: descrever e avaliar.

b ) Resenhas destacam aspectos de produtos culturais. (apenas positivos/positivos e negativos)

Resposta: positivos e negativos.

c ) Para caracterizar o objeto resenhado são utilizados . (artigos/adjetivos)

Resposta: adjetivos.

d ) Resenhas costumam ser escritas no tempo . (passado/presente/futuro)

Resposta: presente.

3. Você vai ler uma resenha de um programa chamado The Dog House UK. Com base nesse título, qual das imagens a seguir você imagina que melhor reflete o conteúdo do programa?

A.

Fotografia de um homem em uma cozinha. Ele usa óculos, roupas brancas e luvas e está segurando hashis em uma mão e um prato de sushi na outra. À frente dele há uma bancada com vários potes com outros alimentos.

B.

Fotografia de uma menina acariciando um pequeno cachorro marrom. Ela está agachada e entre um homem e uma mulher que estão agachados ao lado dela, olhando para o cachorro. Eles estão em um local com chão arenoso e com vegetação ao fundo cercado por telas.

C.

Fotografia de dois homens vistos costas, ambos frente a uma casa inacabada. Os dois usam capacetes amarelos e coletes. A casa tem as paredes de concreto expostas e há alguns entulhos na frente.

Resposta: Alternativa B. As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.

Página 154

one hundred fifty-four

While reading

1. Read the review and answer the questions.

'The Dog House UK' is for everyone, not just dog lovers
[…] The show follows animal shelter Woodgreen Pets Charity and its staff as they work to match dogs to families. In the first episode, viewers meet three different families, all looking for dogs to fill different roles in their home. The episodes are filmed with interview segments of the families as well as showing what happens in the shelter. They're on their fifth season and have done two Christmas specials.
First, a family of four, including a single dad and his three daughters, hope to find a dog that will match the chaos of the children, but also be a companion to dad when the girls aren't there. The staff at Woodgreen Pets Charity asked the family some basic questions, and met as a team to go through their available dogs to decide which will be the perfect match. The chosen dog is named Papaya, who is a terrier cross. The girls immediately loved her, but dad isn't able to get as much attention from her. Once the girls leave and it's just the two of them, they have their time to bond.
[…]
The episode then does a "sometime later" jump and we get to see each family with their dog (or dogs) and learn how their lives are now. The family of five changed Papaya's name to Rosie and she has been a great addition for the girls and their dad. […]
This first episode was so wholesome and adorable. As a dog lover, seeing these pups find their families and homes is always so tender to see. The episode also ends with a look at the next episode, showing clips of the dogs and the families. I will definitely be continuing to watch this series over spring break.

BAKER, Sarah. 'The Dog House UK' is for everyone, not just dog lovers. The Daily Campus, Mar. 8th, 2024. Available at: https://s.livro.pro/ko36d8. Accessed on: Aug. 28th, 2024.

a ) Who is the author of the review?

I ) The Daily Campus.

II ) Sarah Baker.

Resposta: Alternativa II.

b ) Where was the review published?

I ) On the website The Daily Campus.

II ) On a TV program.

Resposta: Alternativa I.

c ) What is The Dog House UK?

I ) A shelter.

II ) A TV show.

Resposta: Alternativa II.

d ) What does The Dog House UK portray?

I ) The daily life of the staff at an animal shelter.

II ) The process of matching pets for adoption to families.

Resposta: Alternativa II.

2. Find characteristics of the genre review in the text, giving an example selected from the text.

Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.

3. Read the extracts from the text. Then, complete the following sentences.

The family of five changed Papaya's name to Rosie and she has been a great addition for the girls and their dad.
This first episode was so wholesome and adorable.

a ) The describing words great, wholesome and adorable are (adjectives/verbs).

Resposta: adjectives .

b ) These words are giving a (characteristic/name) of something or someone.

Resposta: characteristic .

Página 155

one hundred fifty-five

4. Read the following sentences and organize the events in the correct order.

A.

Ilustração de duas crianças brincando com um cachorro marrom próximo de alguns adultos. No centro, está o cachorro próximo de uma criança, agachada no chão segurando uma bolinha. Do outro lado está outra criança agachado no chão. Próximo a eles, vista de costas está uma mulher de jaleco. E ao fundo, estão um homem e uma mulher observando, e a mulher está acenando com a mão.
The staff go to the family's house to check how the adoption is going.

B.

Ilustração de uma mulher de jaleco de frente para um homem ao lado de uma mulher e duas crianças. Todos estão sorrindo e próximo a mulher de jaleco há uma mesa com papéis.
The family go the shelter to adopt a dog.

C.

Ilustração de uma mulher de cabelos presos em um coque, usando jaleco azul e próxima de um cercado branco com três cães de tamanhos e cores diferentes. Um dos cachorros é cinza outro é marrom e outro é preto. No cercado há potes com água e comida e na parede ao fundo está escrito em inglês: ADOPT A DOG.
With the information about the family, the staff look for the perfect match.

D.

Ilustração de uma mulher de jaleco sentada diante de uma mesa com um laptop aberto, o qual possui um adesivo de pata na frente. Ao redor da mesa também estão um homem e uma mulher, e duas crianças.
The family is interviewed by the staff at Woodgreen Pets Charity.

Resposta: B, D, C, A.

5. According to the text, identify if the sentences are true or false. Then, correct the false ones.

a ) When the terrier cross Papaya was adopted by a single father and his three daughters, they kept the dog's name.

Resposta: False. They changed Papaya's name to Rosie.

b ) The show portrays the process of adoption at Woodgreen Pets Charity and the family's life after adopting the dog.

Resposta: True.

c ) The show has four seasons and three Christmas specials.

Resposta: False. The show has five seasons and two Christmas specials.

d ) According to the author of the review, seeing the adopted pups leave the shelter and move into the new family's home is always sad because we never know how the future is going to be.

Resposta: False. The author of the review says that seeing the pups find their families and homes is always so tender to see.

e ) As a dog lover, the author of the review will feel bad when the show comes to an end next spring.

Resposta: False. The author of the review does not mention the show is going to finish next spring. She says she will be continuing to watch the show over the spring break.

Post-reading

1. Ícone de fone de ouvido. Track 24 Listen to the audio about rescue dogs. What is the relation between what you listened to and the The Dog House show?

Resposta: As pessoas que resgatam cachorros e aquelas que estão presentes no programa de televisão são engajadas na saúde e bem-estar dos animais. Apesar de ser um trabalho que enfrenta muitas barreiras, as pessoas gostam do que fazem e têm carinho pelos animais e pelas famílias.

2. How was your understanding of the review? Talk about it with your classmates.

Resposta pessoal. Oriente os estudantes a responder como foi a compreensão deles da resenha lida, comentando se tiveram alguma dificuldade e, em caso afirmativo, qual foi e como a superaram.

Página 156

one hundred fifty-six

Listening

Talk show interview

Pre-listening

1. Você já assistiu a alguma entrevista que o fez refletir sobre um tema social ou uma temática específica? Caso a resposta seja afirmativa, o que abordava a entrevista e sobre o que você refletiu?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a pensar em entrevistas que causaram impacto neles.

2. Leia as palavras a seguir e, se necessário, procure o significado delas no dicionário.

  • pollution
  • politicians
  • government
  • planet
  • carbon dioxide
  • greenhouse gases
  • extinction
  • newspapers
  • climate change
  • global temperature
  • crisis
  • weather events

Você vai ouvir parte de uma entrevista com a ativista ambiental Greta Thunberg, feita por Trevor Noah. Quais dessas palavras você espera que sejam mencionadas na entrevista?

Resposta pessoal. Auxilie os estudantes explicando que devem considerar a causa que Greta defende: o meio ambiente.

While listening

1. Ícone de fone de ouvido. Track 25 Listen to the interview. Which words from the previous activity did you hear?

Resposta: Planet, carbon dioxide, greenhouse gases, climate change, global temperature, crisis, weather events, extinction.

2. Ícone de fone de ouvido.Track 25 Listen to the interview again and complete the sentences.

a ) The planet is because of increased .

Resposta: warming ; greenhouse gas emissions.

b ) will melt, the will rise, and there will be more extreme .

Resposta: Ice caps; global temperature; weather events.

c ) For Greta, people know what is happening to the planet, but they don't understand how this crisis is because they have not been .

Resposta: severe ; informed.

d ) According to Greta, species go extinct every single day.

Resposta: up to 200.

e ) Greta explains that we have a chance of limiting the global temperature rise to .

Resposta: 67%; 1.5 degrees.

Post-listening

1. Read the extract from the interview and discuss the following questions with a classmate.

Why do you think people need to learn about climate change? Many people have heard of climate warming up. Some people have a small understanding of what it means. But what do you think is lacking in this understanding in this issue?

GRETA Thunberg - inspiring others to take a stand against climate change | The Daily Show. The Daily Show, Sept. 14th, 2019. Available at: https://s.livro.pro/at8lhq. Acessed on: Aug. 20th, 2024.

a ) Do you agree that people need to learn more about climate change? Why?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a responder a essa questão em inglês para que possam colocar em prática o conteúdo que aprenderam até o momento: "I agree with Noah that people need to..."; "I disagree with him. In my opinion...".

b ) What does Trevor Noah mean when he says "Many people have heard of the climate warming up. Some people have a small understanding of what it means."? Explain.

Resposta: He meant to say that although many people have heard about this issue, they do not understand the complexity and scope of the problem of global warming.

2. Answer the following questions. Then, discuss them with a classmate.

a ) For you, why is it important that young people, like Greta, speak in defense of the environment?

b ) What was the most valuable lesson you learned from Greta's interview?

c ) Do you know other climate activists? If so, who are they and how do they fight climate change?

Respostas pessoais. Oriente os estudantes a refletir sobre a importância de pensar nos aspectos relacionados ao meio ambiente e no impacto que algumas vozes podem ter em nível global.

3. How was your understanding of the interview? Talk about it with your teacher and classmates.

Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.

Página 157

one hundred fifty-seven

Speaking

Presentation about a favorite TV show

1. Leia o texto sobre a personagem Ntombi, protagonista da produção televisiva sul-africana Jiva! e responda às questões.

Ntombi lives in Umlaz, South Africa. She dreams about being a dancer. But where she lives, dance doesn't pay bills and it doesn't have a future. Meanwhile, she works and learns to deal with her family problems. To fulfill her dream, she registered for a hip-hop contest and joined a group of four dancers. If she wins the competition, it will bring her fame and money.

Produzido para esta obra.

a ) O que você sabe sobre esse programa? Pesquise sobre ele e comente com os colegas.

Resposta pessoal. Caso algum estudante já tenha assistido ao programa, peça-lhe que compartilhe com os colegas suas impressões.

b ) De acordo com sua pesquisa, em qual das categorias a seguir o programa se encaixa?

cartoon

newscast

TV series

talk show

cooking show

Resposta: TV series.

2. Agora você vai fazer uma apresentação sobre seu programa de TV favorito. Planeje o que vai falar para a turma e anote as seguintes informações sobre o programa.

  • What is the name of your favorite TV show?
  • What kind of TV show is it (sports program, game show, reality show, soap opera etc.)?
  • Why do you like this show?

Professor, professora: Auxilie os estudantes durante a produção oral. Comentários nas Orientações para o professor.

3. Escreva um roteiro da apresentação com base nas informações apontadas no planejamento. Para isso, faça um resumo sobre o programa, como o exemplo da atividade 1.

Professor, professora: Oriente os estudantes a pensar em como organizar as informações de forma clara e lógica para a apresentação. Sugira a eles que utilizem frases simples e objetivas para manter a apresentação coesa e envolvente.

4. Com um colega, ensaie sua apresentação. Confira as dicas a seguir.

  • Use the right tone of voice to make an energetic and enthusiastic presentation.
  • Remember to make the necessary pauses. They help you draw the listeners' attention to key points.
  • Pay attention to the pronunciation of the words. Speak clearly and articulate words well.
  • Make appropriate gestures and facial expressions to support your message.

Depois, invertam os papéis e ajude o colega com os ajustes necessários para apresentação dele.

Professor, professora: Oriente os estudantes a formar duplas para ensaiar a apresentação. Diga que eles devem ouvir a fala um do outro e dar um feedback, comentando, por exemplo, se as ideias estão claras, se eles poderiam incluir alguma informação ou se é necessário fazer algum ajuste no texto.

5. Faça sua apresentação para a turma. Siga algumas dicas de como iniciar sua fala.

  • I fell in love with this TV show called…
  • I follow many sports competitions, so my favorite TV show is…

6. Após as apresentações, junte-se a um colega e responda às questões a seguir.

a ) Como foi para você fazer uma apresentação sobre seu programa de TV favorito? Você já tinha feito uma apresentação semelhante antes ou essa foi a sua primeira vez?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a refletir sobre como se sentiram durante a apresentação e se essa experiência foi nova para eles.

b ) Como você se preparou para sua apresentação? O planejamento e o ensaio ajudaram você a se sentir mais confiante?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a refletir sobre o processo de preparação, do planejamento ao ensaio, e a considerar o impacto desse processo na confiança durante a apresentação.

c ) Como foi a experiência de assistir à apresentação dos colegas? O que você achou mais interessante ou surpreendente no que eles compartilharam?

Resposta pessoal. Oriente os estudantes a discutir os pontos mais marcantes das apresentações dos colegas e a oferecer um feedback construtivo.

Página 158

one hundred fifty-eight

Comprehending and using

Past continuous

1. Leia as afirmações a seguir. Você concorda com alguma delas? Por quê?

a ) Pela televisão, acompanhamos os principais eventos em nosso país e no mundo.

b ) A televisão é um meio de comunicação ultrapassado.

Resposta pessoal. Leve os estudantes a pensar sobre outros meios de assistir à transmissão de notícias e de acompanhar eventos históricos ao vivo, como as redes sociais e os sites de notícias na internet.

2. Leia o texto e complete as frases com a alternativa correta.

History seen on TV
Ever since the mid-20th century, when television became available to viewers all over the world, we started following the most important historical events through this powerful communication device. Television and mass media coverage allowed us not only to see the news, but also to experience and feel it. We can say that live television enabled us to participate in history, so much so that many of us can remember exactly where we were or what we were doing at the time some specific historical events happened. These two people, for example, talked to us about it:
"When man landed on the Moon for the very first time, I was just a boy. It happened in July, 1969. I remember I was playing marbles with my big brother. We were not paying attention to what was going on, but we could sense our parents were really excited about something. Then, my father asked us to come to the living room and said: "See boys, this is a very important moment that will change the world. You are going to remember this for the rest of your lives". And he was right. I never forgot that day."
Francisco Rocha Roberto, 58 years old.
"I am a big fan of soccer, so the event that marked me the most was the Brazil versus Germany match in the semi-final of the 2014 World Cup. I was a teen at the time and I was watching the match with my friends. We were having a great time when Germany scored the first goal. We were a little disappointed, but we continued cheering. By the time Germany scored the fifth goal, we couldn't believe what was happening. And at the end of the game, after seven goals, everybody was crying. That was a really sad day for all of us."
Maria Vitória Dias, 19 years old.

HISTORY seen on TV. Fábrica de Palavras, May 4th, 2020. Available at: https://s.livro.pro/87xuje. Accessed on: Aug. 21st, 2024.

Tip

Se necessário, relembre o uso do verbo to be no passado: I was, you were, he/she/it was, you were, we were e they were.

a ) De acordo com o texto:

I ) a televisão permite aos telespectadores esquecer os fatos importantes da história.

II ) a televisão permite aos telespectadores participar da história, acompanhando acontecimentos importantes.

Resposta: Alternativa II.

b ) Os relatos das pessoas citadas no texto são sobre:

I ) a opinião delas sobre os avanços tecnológicos na comunicação.

II ) o que elas estavam fazendo quando determinados eventos históricos aconteceram.

Resposta: Alternativa II.

Página 159

one hundred fifty-nine

3. Com base nos relatos lidos, como você acha que Francisco e Maria Vitória se sentiram ao acompanhar esses momentos históricos? Use as palavras a seguir e converse, em inglês, com um colega.

I think he/she was...

  • amazed
  • depressed
  • impressed
  • upset
  • confused
  • mad
  • worried
  • delighted

Possíveis respostas: I think he was impressed; I think she was upset.

4. Releia os seguintes trechos retirados do texto e responda às questões.

Many of us can remember exactly where we were or what we were doing at the time some specific historical events happened.
I remember I was playing marbles with my little brother.
We were not paying attention to what was going on.

Tip

Lembre-se de que o past continuous é um tempo verbal utilizado para exprimir uma ação que estava em andamento durante um período de tempo no passado. É formado pelo sujeito seguido do verbo to be no passado e um verbo terminado em -ing. Por exemplo:

  • I was watching TV when my father arrived.
  • We were eating when the reality show started.

Em orações negativas é necessário adicionar not após o verbo to be no passado.

  • I was not/ wasn't enjoying the movie, so I changed the channel.
  • They were not/ weren't paying attention to the news.

Em orações interrogativas, o verbo to be no passado é posicionado antes do sujeito.

  • Was he watching the game show yesterday at 7 p.m.?
  • What were you doing when the soap opera started?

a ) As expressões we were doing, I was playing and we were not paying se referem a:

I ) uma ação que aconteceu antes de outro evento no passado.

II ) uma ação que estava em progresso em determinado momento do passado.

Resposta: Alternativa II.

b ) Essas expressões são formadas por:

I ) um sujeito e um verbo no passado.

II ) um sujeito, uma forma do verbo to be no passado e um verbo com -ing.

Resposta: Alternativa II.

5. Encontre outros exemplos desse tempo verbal no relato da mulher e escreva-os no caderno.

Resposta: "I was watching the match with my friends. We were having a great time when Germany scored the first goal."; "we couldn't believe what was happening. And at the end of the game, after seven goals, everybody was crying."

Past continuous × simple past

1. Releia o trecho a seguir.

We were having a great time when Germany scored the first goal.

a ) Com base no trecho, relacione os itens a seguir completando as explicações.

A. O trecho we were having

B. O trecho scored

I. é um exemplo do tempo verbal simple past, uma ação pontual no passado, já finalizada.

II. é um exemplo do tempo verbal past continuous, uma ação que estava acontecendo em determinando momento do passado.

Resposta: AII; BI.

b ) Identifique a alternativa correta sobre o uso da palavra when.

I ) When é a palavra que complementa o sentido do verbo scored.

II ) When é a palavra utilizada para fazer a conexão entre as duas orações.

III ) When é a palavra utilizada para complementar o sentido do verbo to be.

Resposta: Alternativa II. Se necessário, ajude os estudantes a identificar as duas orações do trecho.

Página 160

one hundred sixty

Activities

1. Think about what you were doing at these specific past moments. Follow the example and write sentences. Then, talk about it with a classmate.

Yesterday at 8 a.m., I wasn't sleeping, I was studying.

And you? What were you doing yesterday at 8 a.m.?

a ) Last Sunday at noon.

b ) Last night at 10 p.m.

c ) Yesterday at 5 p.m.

d ) Last Wednesday at 9 a.m.

e ) Last Saturday at 9 p.m.

f ) Yesterday at 5 a.m.

Respostas pessoais. Oriente os estudantes a escrever frases afirmativas e negativas seguindo o exemplo apresentado no quadro.

2. Complete the following sentences. Use the past continuous or the simple past form of the verbs in parentheses.

a ) Last night, I TV when the lights . I was really surprised! (watch/go out)

Resposta: was watching; went out.

b ) Two days ago, my friends and I on the couch when we a loud noise outside. (sit/hear)

Resposta: were sitting; heard.

c ) The talk show host an important question when the guest the chair. (ask/fall off)

Resposta: was asking; fell off.

d ) When the reporter live, the anchors the news. (come/present)

Resposta: came; were presenting.

e ) When my parents , we a show to watch. (arrive/choose)

Resposta: arrived; were choosing.

f ) When you me last night, I a documentary series about wildlife. (call/watch)

Resposta: called; was watching.

Tip

Lembre-se de que os verbos regulares em inglês apresentam -d, -ed ou -ied na formação do passado ( arrive/ arrived; dance/ danced; cry/ cried; die/ died; want/ wanted; stop/ stopped; try/ tried).

3. Write sentences that complete the following ideas.

a ) Last night, I was watching a horror movie when .

Possível resposta: the door closed.

b ) when the dogs started to bark.

Possível resposta: I was studying.

c ) My best friend and I were walking home when .

Possível resposta: my mother called.

d ) when the doorbell rang.

Possível resposta: We were having dinner.

4. Now, think about an event that you saw on TV and write a sentence about what you were doing and how you felt at the time. Follow the example.

I was studying in the living room when I heard the news about the gold medal of Brazilian judoka Bia Souza in the Olympic Games in Paris. I felt happy and proud.

Resposta pessoal. Dê um tempo para que os estudantes escrevam suas frases, depois peça a voluntários que compartilhem suas produções com os colegas.

Learning more

Adverbs and adverb phrases

Words and phrases like first, then, after that and finally can be used to order segments of events. They describe the order of a sequence of events.

Professor, professora: Explique aos estudantes que esses advérbios quase sempre aparecem no início de uma frase e são seguidos por uma vírgula.

  • First, we sat on the couch.
  • Then, we turned on the TV.
  • After that, we surfed channels to choose what we wanted to see.
  • Finally we decided to watch a cooking show.

1. Complete the sentences with first, then, after that or finally. Then, put the sentences in order.

a ) , he shared some data about it.

Resposta: Then/After that.

b ) , they had a very detailed discussion about how violence on TV shows influences people's lives.

Resposta: Finally.

c ) , he invited an expert to talk about it. She is a psychologist who specializes on this subject.

Resposta: Then/After that.

d ) Last night, I watched a very interesting talk show on TV. , the host introduced the topic: violence on TV shows.

Resposta: First.

Resposta: A ordem dos eventos é: d, a, c, b.

Página 161

one hundred sixty-one

Summing up

Now, it is time to think about everything you studied in this unit. List the main points studied in each topic below. Then, talk to a classmate and compare notes. Finally, share your notes with the whole class.

In this unit I…

  • talked about watching TV and some of its benefits;
  • learned vocabulary about kinds of TV programs;
  • read a review of a TV show;
  • listened to part of a talk show;
  • made an oral presentation about my favorite TV show;
  • studied the past continuous tense.

Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.

What can I do to improve my English?

  • Go back to the topics that I need to improve and ask for help from my teacher or classmates to understand them.
  • Find other reviews of TV programs to read online.
  • Watch TV commercials.
  • Watch TV shows from other countries.

Going further

This book explores resistance to the attention market, which includes passive mass consumption of television and other media contents. Odell discusses how television and other technologies compete for our time and attention and proposes ways to regain control over these aspects of our lives.

ODELL, Jenny. How to do nothing: resisting the attention economy. USA: Melville House, 2019.

Capa do livro intitulado em inglês: How to Do Nothing: Resisting the Attention Economy de Jenny Odell. O fundo é composto por uma densa colagem de flores em tons de vermelho, rosa, amarelo e branco, com folhas verdes ao redor.

The Truman Show is a movie about Truman Burbank, a man who is unaware that his life is the center of a reality show broadcast all around the world. Since the day he was born, he has been watched by cameras around him. His wife and friends are actors, and, after a while, he starts to notice that something is wrong with his routine. The movie explores the manipulation of mass medias, privacy problems and offers a criticism to the cultures of entertainment.

THE TRUMAN Show, by Peter Weir. United States: Paramount Pictures, 1998 (103 minutos103 min).

Cartaz do filme intitulado em inglês: The Truman Show, estrelado por Jim Carrey, com o texto: Special Edition, no topo. Há um retrato composto por um mosaico de várias imagens menores retratando o rosto de um homem sorrindo olhando para cima.

Inaugurated in 1970, the Museum of Image and Sound (MIS) has a collection of over 200,000 items, including photographs, cameras, films, videos, posters and testimonies. The museum is known for hosting immersive exhibitions featuring icons like Stanley Kubrick, David Bowie, Truffaut, Renato Russo and Rita Lee, as well as the successful "Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição". Additionally, it offers in-person and online courses and cultural programs in music, cinema and video.

MUSEUM of Image and Sound (MIS). Available at: https://s.livro.pro/kdjckp. Accessed on: Sept. 18th, 2024.

Fotografia de uma parede cinza com o logotipo e o nome do: MIS Museu da Imagem e do Som.