CONHEÇA SEU LIVRO

Abertura de capítulo

Nas páginas de abertura, você é convidado a observar textos e/ou imagens relacionados ao conteúdo do capítulo e a responder a kestões cujo objetivo é proporcionar um momento de reflekção sobre o contexto apresentado e os conteúdos já estudados.

Reprodução de páginas do livro contendo a abertura do capítulo.

Atividades resolvidas e Atividades

As atividades resolvidas apresentam uma forma organizada de resolução e devem sêr um momento de reflekção e de busca por outras formas de resolução. Já as atividades são variadas e visam à prática do conteúdo em estudo. Há também oportunidades de elaboração, análise de atividades e compartilhamento com seus côlégas e o professor.

Reprodução de páginas do livro contendo as atividades resolvidas e as atividades.

Fórum

É uma oportunidade para trocar e compartilhar ideias com seus côlégas e o professor, a partir de temas contemporâneos.

Reprodução de página do livro contendo a seção fórum.

História da Matemática

Nesta seção, você vai ter a oportunidade de ler textos sobre a história da Matemática relacionados aos conteúdos quê estão sêndo estudados no capítulo.

Reprodução de página do livro contendo a seção história da matemática.

Explorando a tecnologia

Nesta seção, você vai ter a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos matemáticos e desenvolver o pensamento computacional, com ou sem o auxílio de tecnologias digitais.

Reprodução de página do livro contendo a seção explorando a tecnologia.

Página cinco

Conexão com...

Nesta seção, você vai explorar temas diversos e interdisciplinares relacionados ao conteúdo em estudo, com o objetivo de desenvolver a competência leitora, a cidadania e o senso crítico, por meio de atividades investigativas, pesquisas e discussão com os côlégas.

Reprodução de páginas do livro contendo a seção conexão com...

Atividades complementares

Nesta seção, você vai encontrar kestões de exames oficiais relacionadas aos conteúdos estudados. É uma oportunidade para verificar seu conhecimento em relação ao quê foi abordado no capítulo.

Para refletir

Neste momento, você vai ter a oportunidade de refletir sobre o quê estudou em cada um dos capítulos e fazer uma autoavaliação de seu dêsempênho.

Reprodução de páginas do livro contendo a seção atividades complementares e para refletir.

Boxes

Glossário

Explicação de termos matemáticos ou da língua portuguesa.

Pense e responda

Momentos quê valorizam, por meio de kestões, sua participação na construção do conhecimento, incentivando você a interagir, investigar e refletir sobre o conteúdo em estudo.

Para assistir

Para ler

Para acessar

Para ouvir

Sugestões de livros, línkis, filmes, podcasts etc. a fim de complementar o conteúdo do livro.

Saiba quê...

Apresentação de uma dica interessante ou informação relevante a respeito do conteúdo.

OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Os ícones a seguir identificam os diferentes tipos de objetos educacionais digitais presentes neste volume. Esses materiais digitais apresentam assuntos complementares ao conteúdo trabalhado na obra, ampliando a aprendizagem.

Ícone do objeto digital vídeo, representado por uma filmadora e o nome vídeo escrito embaixo.

Ícone do objeto digital podcast, representado por um microfone e o nome podcast escrito embaixo.

Ícone do objeto digital carrossel de imagens, representado por imagens e o nome carrossel de imagens escrito embaixo.

Ícone do objeto digital infográfico clicável, representado por um retângulo com elementos e o nome infográfico clicável escrito embaixo.

Ícone do objeto digital mapa clicável, representado por uma mão com o dedo tocando uma superfície e o nome mapa clicável escrito embaixo.

ÍCONES

Ícone representado por uma calculadora. Atividades a serem realizadas com o auxílio de uma calculadora.

Ícone representado por duas silhuetas. Atividades em duplas.

Ícone representado por três silhuetas. Atividades em grupos.

Os sáites indicados nesta obra podem apresentar imagens e eventuais textos publicitários junto ao conteúdo de referência, os quais não condizem com o objetivo didático da coleção. Não há contrôle sobre esses conteúdos, pois eles estão estritamente relacionados ao histórico de pesquisa de cada usuário e à dinâmica dos meios digitais.

Página seis