RESPOSTAS DAS ATIVIDADES
Capítulo 1 – Conjuntos
Atividades
1. a) A = {0, 3, 6, 9, 12, 15, 18}
b) B = {2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23}
c) C = {0, 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49}
d) D = {Lua}
e) E = {p, d, r}
2. a) V b) F c) V d) V e) F f) F
• Respostas possíveis:
b) 1 ∈ B;
e) 4 ∉ B;
f) 3 ∉ B
3. a) {6, 7, 8, 9}
b) {4, 6, 8, 10}
c) {7, 9, 11}
4. a) {2, 4, 6}; {2, 4, 8}; {2, 6, 8}; {4, 6, 8}
b) {2, 4, 6, 8}
5. 1
6. a) {a, b}; {a, c}; {a, d}; {b, c}; {b, d}; {c, d}
b) 6 pares
7. a) V
b) V
c) F
d) F
e) V
f) V
g) V
h) V
8. a) A ⊂ B
b) A ⊂ C
c) A ⊂ D
d) B ⊄ C
e) B ⊂ D
f) C ⊄ D
9. a) A ⊂ B
b) A ⊂ C
c) B ⊄ C
10. a) V
b) F
c) V
d) V
e) F
f) V
g) F
h) F
11. Alternativas a, b, d, e, f, g e h.
12. Alternativa d.
13. 4 conjuntos
14. A = B = C
15. a) A ⋂B = {11, 12}
b) A ⋂ C = {12, 14}
c) B ⋃ C = {11, 12, 14, 16, 18}
d) C ⋃ D = {11, 12, 13, 14, 15, 16, 18}
e) (A ⋃ B) ⋃ C = {0, 11, 12, 13, 14, 16, 18}
f) (A ⋂ C) ⋂D = ∅
16. a) A − B = {m}
b) A − C = {m, n}
c) B − C = {n}
d) (A ⋂ B) − C = {n}
e) (A − C) ⋂ (B − C) = {n}
f) A − ∅ = {m, n, p, q}
17. a) A ⋃ B = {1, 2, 3, 4, 6, 7, 9}
b) A ⋃ C = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9}
c) A ⋃ B ⋃ C = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9}
d) B ⋂ C = {2, 6}
e) A ⋂ B ⋂ C = {2}
f) A − C = {1, 3, 9}
g) (A ⋂ C) − B = {4}
18. a) {10, 11} b) {0} c) ∅
19. = A − E = {3, 4, 5}
20. a) = U − A = {1, 3, 4, 6, 7}
b) = U − B = {0, 2, 4, 6}
c) = U − E = {0, 1, 3, 5, 7}
21. a) {3, 6, 15, 30}
b) {0, 4, 8,...}
c) {1, 2, 5, 10, 25, 50}
d) {0, 35, 70,...}
22. 99 elemêntos
23. 340 pessoas
24. a) 260 estudantes
b) 120 estudantes
c) 470 estudantes
d) 160 estudantes
25. a) 36 esportistas
b) 59 esportistas
c) 20 esportistas
26. a) A = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7}
b) C = {−2, −1, 1, 2, 3}
27. Respostas possíveis:
a) M = {x ∈ ℕ | 6 ≤ x ≤ 8}
b) T = {x ∈ ℤ | x ≤ −1}
28. a) ∈ b) ∉ c) ∈ d) ∉ e) ∈ f) ∉
29. a) A = {0, 2, 4,...} b) B = {0, 1, 4, 9,...}
30. n(A ⋃ B) = 5
31. Sim, são iguais.
32. a) ∉ b) ∈ c) ∉ d) ∈
33. a)
b)
34. a) A = {1, 2, 3, 6, 9, 18}
b) B = {1, 2, 3, 5, 6, 10, 15, 30}
c) C = {1, 2, 3, 6}
d) 6
35. 3, 9, 21, 27, 33, 39, 51, 57, 63 e 69
36. 15 e 16
37. a) M =
b) N =
c) P = {−2, 1, 3}
d) S = {5}
38. Alternativa d.
39. Alternativa d.
40. Alternativa c.
41. Alternativa a.
42. a) A = ∅
b) B = _
c) C = {1}
d) D = {−1, 1}
e) E =
f) F = {−2, 2}
43. a) Aproximadamente 1,866.
b) Aproximadamente 0,616.
44. Respostas possíveis:
a) a = e b =
b) a = e b =
45. Alternativa b.
46. a) {x ∈ ℝ | 6 ≤ x ≤ 10}
b) {x ∈ ℝ | −1 < x ≤ 5}
c) {x ∈ ℝ | −6 < x < 0}
d) {x ∈ ℝ | x ≥ 0}
e) {x ∈ ℝ | x < 3}
48. a) {x ∈ ℝ | 2 ≤ x ≤ 4}
b) {x ∈ ℝ | x > 1}
c)
d)
49. a) {x ∈ ℝ | 0 < x < 5}
b) {x ∈ ℝ | −4 < x ≤ 1 ou 2 ≤ x ≤ 3}
c) {x ∈ ℝ | 1 < x < 5}
d) {x ∈ ℝ | x ≥ −2}
50. a) ]−4, −1[
b) ]−2, −1[⋃]2, 4[
51. Alternativa b.
Atividades complementares
1. Alternativa c.
2. Alternativa e.
3. Alternativa c.
4. Alternativa e.
5. Alternativa a.
6. Alternativa d.
7. Alternativa c.
8. Alternativa a.
9. Alternativa a.
10. Alternativa d.
11. Alternativa d.
Capítulo 2 – Noções de Estatística
Atividades
1. Alternativa c.
2. a) Quantitativos.
b) 120; 131; 137; 144; 149; 151; 160; 163; 170; 172; 179; 181; 181; 187; 188; 189; 192; 193; 193; 199; 202; 205; 205; 210; 211; 217; 220; 226; 234; 239
c) 119 km
e) Afirmação III.
3. Alternativa d.
4. a) 4%
b) 60%
c) O percentual foi próximo de 50%.
5. Alternativa c.
6. Alternativa c.
7. Gráfico de linha.
8. a) Gráfico de barras.
9. a) O êrro é quê a soma dos percentuais resulta em 106% ao invés de 100%.
10. Resposta pessoal.
11. Resposta pessoal.
12. Alternativa b.
13. Alternativa c.
14. Alternativa d.
15. Alternativa c.
16. Alternativa d.
17. I) Verdadeira. II) Falsa.
18. Aproximadamente 167,08.
19. 4,5
20. Alternativa e.
21. a) Aproximadamente 151,3 minutos.
b) 152,5 minutos
22. a) Resposta pessoal.
b) Resposta pessoal.
23. a) A idade mediana aumentou em todas as Unidades da Federação.
b) Não.
c) Aumentou 6 anos.
d) Resposta pessoal.
e) Resposta pessoal.
24. a) dm1 = 4, 4; dm2 = 2,4
b) Va1 =34,8; Dp1 ≃ 5,9; Va2 = 9,2;
Dp2 ≃ 3,03
c) O atleta 2 teve uma perfórmance mais regular.
25. a) A1 =20; dm1 = 6; Dp1 ≃ 6,99; A2 = 23;
dm2 = 8; Dp2 ≃ 8,65
b) Marca 1.
26. Resposta pessoal.
Página duzentos e noventa e nove
27. Alternativa c.
28. a) Resposta pessoal.
b) Resposta pessoal.
c) Resposta pessoal.
d) Resposta pessoal.
29. Resposta pessoal.
30. b) Mediana: 56 kestões; (Moda): 50 kestões.
c) Aproximadamente 30,23%.
e) Resposta pessoal.
31. a) Mais novo: 21 anos; mais velho: 55 anos.
b) Sim.
c) Há mais estudantes entre 46 e 55 anos.
d) O número 37 indica quê mêtáde dos estudantes tem idade abaixo de 37 anos; a outra mêtáde, acima de 37 anos.
32. Resposta pessoal.
33. Resposta pessoal.
Atividades complementares
1. Alternativa d.
2. Alternativa e.
3. Alternativa a.
4. Alternativa b.
5. Alternativa b.
6. 25 mortes
7. Alternativa b.
8. a) 13%; 121 alunos
b) M ≃ 8,02; Me ≃ 7,94
9. Alternativa c.
10. Alternativa a.
11. Alternativa b.
Capítulo 3 – Introdução às funções e função afim
Atividades
1. a) Variável independente: número de barras de chocolate; variável dependente: preêço a sêr pago.
b) Variável independente: andar do apartamento em quê uma pessoa mora; variável dependente: tempo necessário para o elevador chegar ao apartamento.
2. Alternativa c.
3. P = 6x; A = 2x2; d =
4. a = 2; b = 3; y = 2x + 3
5. a) p = 300t
b) 1.050 pães
6. a) Im(f) = {−8, −1, 0, 1}
b) Im(f) = {2, 3, 4, 5}
c) Im(f) = {−3, 0, 1}
7. Respostas possíveis:
a) f(x) = x + 2 ou y = x + 2
b) h(x) = x2 ou y = x2
8. Alternativa c.
9. a) D(h) = ℝ
b) D(j) = ℝ − {−1}
c) D(z) = {x ∈ ℝ | x ≥ 0}
10. b) f(x) = 3x ou y = 3x
c) D(f) = {1, 2, 3, 4, 5, 6,...};
Im(f) = {3, 6, 9, 12, 15, 18,...}
d) 15 palítos
11. Resposta pessoal.
12. 80 vezes
13. A(2, 2); B(0, 0); C(5, 0); D(0, 6); E(−3, 0);
F(0, −2); G(−2, 4); H(−5, −5); I(5, −3); J(−5, 1)
14. a = ;b = 5
15. b) 1 flecha c) 500 pontos
16. a) D(f) = {x ∈ ℝ | −2 ≤ x < 3};
Im(f) = {y ∈ ℝ | −2 ≤ y < 2}
b) D(f) = {x ∈ ℝ | −3 < x < 3};
Im(f) = {y ∈ ℝ | −1 ≤ y ≤ 3}
c) D(f) = {x ∈ ℝ | −3 ≤ x ≤ 4 e x ≠ 1};
Im(f) = {y ∈ ℝ | −2 < y ≤ 3}
d) D(f) = ℝ; Im(f) = ℝ
e) D(f) = ℝ; Im(f) = {y ∈ ℝ | y ≥ 0}
f) D(f) = {x ∈ ℝ | x < 0};
Im(f) = {y ∈ ℝ | y > 0}
17. a) Às 2 h e às 8 h.
b) A tempera-túra varia de −5°C a 13°C
c) De 0 h às 2 h e de 8 h às 24 h.
18. a) 41 b) Resposta pessoal.
19. a) As funções II, III e IV.
b) II: função polinomial do 1º grau;
III: função polinomial do 1º grau e função linear; IV: função constante
c) II) a = −2 e b = _ ; III) a = e b =
= 0; IV) a = 0 e b = 0,01
20. a) 8 b) x =
21. Alternativa d.
22. h(x) = −2x + 6; h = 7
23.
24. a) yA = 0,30x e yB = 0,25x
b) Sim; sim.
c) R$ 250,00
25. −8
26. a) p = 4x + 10
c) Não.
d) 17 m e 22 m
27. Alternativa e.
28. a) d = 80t
b) Sim.
c) 8 m; 32 m
d) 125 s
29. 6
30. Alternativa e.
32. p = 6
33. m =
34. a)
b) 0
c) −4
d) −24
35. a) f(x) = 45x + 2.000
b) R$ 2.450,00
c) 40 unidades
36. f(x) = −x + 4 e g(x) = x
37. a) y = 10x + 10
b) R$ 80.000,00
c) Sim.
38. a) Crescente.
b) Decrescente.
c) Constante.
d) Decrescente.
e) Decrescente.
f) Constante.
39. a) A função é decrescente.
b) f(x) = + 3
c) f(x) = 0 para x = 6; f(x) > 0 para x < 6; f(x) < 0 para x > 6
40. b) x = −1 c) x > −1
41. a) f(x) = 0 para x = −5; f(x) > 0 para x > −5; f(x) < 0 para x < −5
b) y = 0 para x = 3; y > 0 para x < 3;
y < 0 para x > 3
c) y = 0 para x = 3; y > 0 para x > 3;
y < 0 para x < 3
d) f(x) = 0 para x = 4; f(x) > 0 para x < 4; f(x) < 0 para x > 4
42. b) f(x) =
c) f(x) = 0 para x = −3; f(x) > 0 para x > −3; f(x) < 0 para x < −3
43. a) 1min15s
b) positiva: 1,25 < t ≤ 5; negativa:
0 ≤ t < 1,25
44. a) P = 156 − 2,5n b) 15 semanas
45. a) S = {x ∈ ℝ | x ≤ −2}
b) S = {x ∈ ℝ | x ≤ −1}
46. S = {0, 1, 2}
47. a) x > 5 b) x ≥ 6
48. a) 6 b) Sim.
49. a) LA(x) = 10x − 500, para x ≥ 0
b) x > 75
Atividades complementares
1. Alternativa a.
2. Alternativa d.
3. Alternativa c.
4. Alternativa d.
5. Alternativa c.
6. Alternativa d.
7. Alternativa b.
8. Alternativa a.
9. Alternativa d.
10. Alternativa d.
Capítulo 4 – Função quadrática
Atividades
1. a) 4 b) 40 c) d) 6 −
2. 45 metros
3. 1.275
4. a) L(x) = −x2 + 400x − 10.000
b) R$ 20.000,00
5.
7. m = 4
8. Alternativa d.
9. a) x(minutos)" = 1; x(segundos)" = 5
b) x(minutos)" = 0; x(segundos)" =
c) A função não tem zeros.
d) x(minutos)" = −3; x(segundos)" = 3
e) x(minutos)" = x(segundos)" = 0
f) A função não tem zeros.
10. k =
11. a = −1; b = 3
12. a) m = ±4 b) m = −6
13. a) k < 1 b) k = 1 c) k > 1
14. Alternativa b.
15. a) (−1, 0) e (3, 0)
b) (0, −3)
c) (0, 3)
d)
16. a) 16 m b) 76 km/h
17. a) 30 metros b) 3,75 metros
18. a) Quando x = 0, y = 6; vértice:
V; zeros: x(minutos)" = 2 e x(segundos)" = 3.
Página trezentos
b) Quando x = 0, y = 4; vértice: V(0, 4);
zeros: x(minutos)" = −2 e x(segundos)" = 2.
c) Quando x = 0, y = 4; vértice: V(2, 0);
zero: x(minutos)" = x(segundos)"= 2.
d) Quando x = 0, y = 5; vértice:
V(−1, 4); A função não possui zeros.
19. a) Im(f) =
b) Im(g) = {y ∈ ℝ | y ≤ 1}
20. 200 m2
21. 20 cm
22. t = 2
23. Alternativa c.
24. b) 2.500
25. Alternativa e.
26. a) f(x) = 0 para x = −2 ou x = 5;
f(x) > 0 para x < −2 ou x > 5;
f(x) < 0 para −2 < x < 5
b) f(x) = 0 para x = 0 ou x = 2; f(x) > 0
para 0 < x < 2; f(x) < 0 para x < 0
ou x > 2
c) f(x) = 0 para x = ; f(x) < 0 para todo x real diferente de
d) f(x) > 0 para todo x real
27.
28. {k ∈ ℝ | k < 0}
29. a) S = {x ∈ ℝ | −2 < x < 4}
b) S =
c) S = ∅
d) S = {x ∈ ℝ | x ≠ 2}
30. S = {x ∈ ℝ | x ≤ 1 ou x ≥ 7}
31. S = {x ∈ ℝ | x ≤ −1 ou x ≥ 4}
32. a) S =
b) Im(h) =]−∞, 8,45]
33. a) R$ 220,00
b) S = {x ∈ ℝ | 10 ≤ x ≤ 20}
34. a) 5 < n < 13 b) n = 9; R$ 80,00
35. Alternativa a.
36. Alternativa e.
Atividades complementares
1. Alternativa e.
2. Alternativa b.
3. Alternativa e.
4. Alternativa a.
5. Alternativa b.
6. Alternativa d.
7. Alternativa a.
8. Alternativa e.
9. Alternativa d.
10. Alternativa c.
11. Alternativa c.
12. Alternativa d.
13. Alternativa d.
14. Alternativa 02.
15. Alternativa d.
Capítulo 5 – Função exponencial
Atividades
1. a) ; 3,344
b) ; 3,162
c) ; 1,260
d) ; 1,316
e) ; 1,331
f) ; 0,577
2. a)39
b) x12
c) 713
d) 107
e) 106
f) a2n−1
3. a) 3−2
b) 10−4
c) 2−5
d) 6−2
e) 2−1
f) a−2
4. a) 11,180
b) 1,861
c) 2,300
d) 140,296
e) 6,063
f) 1,894
g) 11,665
h) 53,957
5. a) 2,998 ⋅ 108
b) 1,274 ⋅ 104
c) 1,1 ⋅ 10−4
6. a) 8 ⋅ 10−2
b) 4 ⋅ 109
c) 1,2 ⋅ 10−9
7. a) a = 27; b = −8; c = ; d =
b) −8; ;;27
8. 22011
9. 64
10. 1
11. n = 152
12. a) b) 243 c) d) 49 e)
13. 25
14. 30
15.
16. 223
17. 10−10
18.
19. a) Crescente.
b) Decrescente.
c) Decrescente.
d) Crescente.
*
20. a) D(f) = ℝ; Im(f) =
b) D(f) = ℝ; Im(f) =
c) D(f) = ℝ; Im(f) =
d) D(f) = ℝ; Im(f) = {y ∈ ℝ | y > 1}
21. b) Sim; t = 1 e t = 2.
c) Ambas as funções são crescentes.
d) 2.000 bactérias
22. a) Aumentou no intervalo entre 20°C e 60°C; diminuiu no intervalo entre 80°C e 120°C; manteve-se estável nos intervalos entre 0°C e 20°C e entre 60°C e 80°C.
b) 400.000 bactérias; 1.600.000 bactérias; 800.000 bactérias; 50.000 bactérias
23. 3 < k < 4
24. b) Todas as funções são crescentes.
c) D(f) = ℝ e Im(f) = ; D(g) = ℝ e
Im(g) = {y ∈ ℝ | y > 2}; D(h) = ℝ e
Im(h) =
d) O gráfico de m equivale ao gráfico de f com um deslocamento de todos os pontos dêêsse gráfico em duas unidades na vertical para baixo.
e) O gráfico de q equivale ao gráfico de f com um deslocamento de todos os pontos dêêsse gráfico em duas unidades na horizontal para a esquerda.
25. a) R$ 3,52
b) f(x) = 1.000 ⋅ (1,0035)x
c) R$ 1.042,82
26. a) S = {6}
b) S = {3}
c) S =
d) S = {5}
e) S =
f) S = {−3}
g) S =
h) S =
27. a) x = 2
b) x =
c) ∄ x ∈ ℝ | 52x−1 = 0
d) x = 0
28. a) S = {4}
b) S =
c) S = {−1, 4}
d) S =
29. 1
30. 16.200 bactérias
31. S = {4}
32. x =
33. S =
34. S = {0}
35. S =
36. 10.800 anos
37. S = {−1, 1}
38. S = {0, 1}
39. x = 1
40. x = 2 ou x = 1
41. Resposta pessoal.
42. a) S = {x ∈ ℝ | x ≤ 1 ou x ≥ 2}
b) S =
c) S = {x ∈ ℝ | x < 2}
d) S =
e) S =
f) S = {x ∈ ℝ | −1 ≤ x ≤ 3}
43. S = {x ∈ ℝ | x > 2}
44. S = {x ∈ ℝ | x ≥ 2}
45. a) D(f) =
b) D(g) = {x ∈ ℝ | 2 ≤ x ≤ 3}
46. S = {x ∈ ℝ | 1 < x < 3}
47. S =
48. S = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12}
49. S = {x ∈ ℝ | −3 ≤ x ≤ 1}
50. Resposta pessoal.
51. Alternativa d.
52. Alternativa b.
53. Alternativa b.
Atividades complementares
1. Alternativa b.
2. Alternativa e.
3. Alternativa 04.
4. Alternativa a.
5. Alternativa a.
6. Alternativa a.
7. Alternativa d.
8. Alternativa c.
9. Alternativa b.
10. Alternativa d.
11. Alternativa b.
12. Alternativa d.
13. Alternativa b.
14. Alternativa a.
15. I, II, IV e V
16. Alternativa c.
17. a) (beta)" = ; (alfa)" =54
b) 360 minutos
18. Alternativa a.
19. Alternativa b.
20. Alternativa b.
Capítulo 6 – Grandezas e medidas
Atividades
1. Alternativa b.
2. Alternativa c.
3. Alternativa c.
4. a) Grama (g) e kilograma (kg) – unidades de medida de massa; litro (L) – unidade de medida de volume.
b) Exemplos de resposta: 0,0015 m3; 1,5 dm3.
c) Quantidade de ouro: 0,06 kg. A quantidade de minerais (1,5 kg) já está expressa usando uma unidade de base do SI (kg).
5. Alternativa a.
6. Alternativa c.
7. Alternativa b.
8. a) 1,5 m2
b) 5.000 L
c) 3 ⋅ 107 cm2
d) 2,5 ⋅ 10−3m3
Página trezentos e um
9. Alternativa c.
10. O comprimento 11,6 cm da caneta tem três algarismos significativos, dois deles são certos, e o outro é duvidoso.
11. Alternativa a.
12. Alternativa c.
13. Alternativa b.
14. 500 m3
15. Alternativa c.
16. Alternativa e.
17. Alternativa e.
18. Alternativa a.
19. Alternativa a.
20. Resposta pessoal.
21. Alternativa a.
22. Alternativa b.
23. Alternativa e.
24. 2.400 km2
25. Alternativa b.
26. Alternativa a.
27. Alternativa c.
28. Alternativa b.
29. 40,96 Mbps
Atividades complementares
1. Alternativa c.
2. Alternativa d.
3. Alternativa c.
4. Alternativa c.
5. Alternativa d.
6. Alternativa d.
7. Alternativa c.
8. Alternativa a.
9. Alternativa e.
10. Alternativa d.
11. Alternativa d.
12. Alternativa c.
13. Alternativa c.
14. Alternativa b.
Capítulo 7 –
Proporcionalidade e semelhança
Atividades
1.
2. a) Sim. b) x = 4,5; y = 6,75
3. BC = 128 m e AM = 37,5 m
4. AB = 20 cm e cê dê = 15 cm
5. a) Não.
b) É preciso saber a medida de , ou .
6. 15
7. a) Sim. b) Sim.
c) Sim. Resposta possível: .
8. Aproximadamente 38,28°C.
9. São semelhantes.
10. 10
11. Alternativa d.
12. 4,32 cm
13. 18 m
14. Resposta pessoal.
15. Alternativa a.
16. 7 km
17. Alternativa c.
18. Alternativa c.
19. Alternativa a.
20. Alternativa b.
21. b) 20,5 m
22. Alternativa c.
23. Alternativa c.
24. 15 cm, 18 cm e 27 cm
25. Alternativa d.
26. m = 4; n = 12; h = ; c =
27. 20 m
28. Não, pois faltam dados.
29. Aproximadamente 16 cm.
30. Alternativa b.
31. Alternativa d.
32. Alternativa d.
33. Resposta pessoal.
Atividades complementares
1. Alternativa d.
2. Alternativa b.
3. Alternativa b.
4. Alternativa a.
5. Alternativa b.
6. Alternativa d.
7. Alternativa a.
8. Alternativa a.
9. Alternativa e.
10. Alternativa a.
11. Alternativa a.
Capítulo 8 – Trigonometria no triângulo retângulo
Atividades
1. a) sen (gama)" = ; cos (gama)" =; tg (gama)" =
b) sen (beta)" = ; cos (beta)" =; tg (beta)" =
2. a) Tangente.
b) Significa quê a razão entre a altura do desnível e o comprimento da projeção da rampa é de .
3. 29 m
4. sen (alfa)" = ;cos (alfa)" = ; tg (alfa)" =
5. Aproximadamente 66,31 m.
6. Aproximadamente 2,17 km ou 2.170 m.
7. Alternativa a.
8. a) (alfa)" ≃ 51° b) (alfa)" ≃ 19° c) (alfa)" ≃ 63°
9. a) 0,90 b) 0,17 c) 0,64
10. Alternativa a.
11. m
12. Alternativa b.
13. O prédio tem 16 metros de altura, e a pessoa se afastou 30 metros.
14. 1.080 m
15. Resposta pessoal.
16. m 17. 1,903 m
18. Aproximadamente 20,7 m.
19. (6 + )m
20. a) cm b) 45°
21. Alternativa e
22. AD =
23. Alternativa e.
24. m
25. Alternativa c.
26. AC = 120 m
27. Alternativa b.
28. Resposta pessoal.
Atividades complementares
1. Alternativa d.
2. Alternativa e.
3. Alternativa c.
4. Alternativa d.
5. Alternativa b.
6. Alternativa c.
7. Alternativa c.
8. Alternativa b.
9. Alternativa c.
10. Alternativa c.
11. Alternativa d.
12. Alternativa e.