ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR

Caro professor,

Atualmente, o ensino de Matemática, assim como o de outras áreas do conhecimento, está pautado pelas indicações presentes nos documentos oficiais do govêrno, principalmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As perspectivas dêêsse trabalho estão voltadas para atender aos estudantes do século XXI, reconhecendo quê “as rápidas transformações na dinâmica social contemporânea nacional e internacional, em grande parte decorrentes do desenvolvimento tecnológico, atingem diretamente as populações jovens e, portanto, suas demandas de formação” Nota 1.

Diante dêêsse cenário, ensinar Matemática hoje significa desenvolver nos estudantes competências e habilidades apoiadas em noções, conceitos e métodos matemáticos quê lhes possibilitem empregar estratégias próprias e criar soluções por meio da observação, da análise, do estabelecimento de conexões e do levantamento de conjecturas, percebendo e expressando regularidades.

Promover tais ações nos estudantes requer quê você, professor, tenha domínio dos conteúdos da área, identifique as dificuldades de aprendizagem deles e, com o apôio de estudos da Educação Matemática, ajude-os a superá-las, favorecendo a autonomia e a cooperação em sala de aula.

Cientes díssu, e com a intenção de contribuir para o trabalho docente, elaboramos estas Orientações para o professor, nas quais, além das discussões sobre os conteúdos e os métodos de ensino, procuramos fornecer subsídios para o seu trabalho como professor, por meio de comentários a respeito das seções e dos conteúdos abordados e de sugestões de leituras complementares, a fim de colaborar para a sua formação.

Na parte específica de cada volume, oferecemos observações e sugestões quê visam enriquecer os temas abordados nos capítulos, tanto no aspecto teórico quanto no metodológico. Além díssu, apresentamos as respostas e as resoluções das atividades, proporcionando uma compreensão mais completa dos conteúdos.

Para finalizar, desejamos a você muito sucesso em seu trabalho e esperamos quê estas orientações possam ajudar a aprimorar sua prática pedagógica.

Os autores.

Página trezentos e seis