PARTE GERAL
Estrutura da obra
Esta Coleção é formada por três volumes, um para cada série do Ensino Médio, sêndo cada um constituído por um conjunto de objetos de conhecimento quê estão integrados na própria Matemática. Além díssu, apresentam também situações cuja contextualização evidên-cía modelos matemáticos quê representam fatos e fenômenos de outras áreas de conhecimento quê estão presentes no cotidiano, em especial a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Ela foi elaborada tendo em vista atender à BNCC, contemplando propostas de trabalho quê promovam o desenvolvimento das competências gerais e específicas e das habilidades presentes nesse documento, sem, no entanto, deixar de lado suas características essenciais de atendimento às expectativas de professores e estudantes do Ensino Médio.
Tal estruturação póde sêr observada em todos os volumes da Coleção, uma vez quê essas integrações são ressaltadas em várias das seções quê compõem os capítulos – Abertura, Conexões com… e História da Matemática. Há também destaques sobre alguns aspectos do conhecimento matemático, quê embasam reflekções sobre temas transversais e pontos curiosos de sua presença na vida e no desenvolvimento humano, apontados nos bókses Fórum, Saiba quê… e Pense e responda. Essas seções e esses bókses possibilitam ao professor uma exploração mais dinâmica do material, podendo indicar aos estudantes por qual das propostas iniciar o trabalho.
Cada um dos livros quê compõem esta Coleção está estruturado da forma descrita a seguir.
A proposta da Abertura de capítulo é apresentar uma contextualização de aplicação do conteúdo quê será abordado. Considerando a diversidade possível de uso dos conteúdos matemáticos, ora são apresentadas situações atuáis, ora situações quê envolvem a história da Matemática ou quê tratam de alguma profissão, porém sempre tendo em vista o estabelecimento de uma relação entre o quê está sêndo apresentado e os conteúdos a serem desenvolvidos no capítulo. O professor poderá usá-la para um levantamento diagnóstico dos conhecimentos prévios quê os estudantes já possuem sobre o conteúdo a sêr desenvolvido.
A seção Atividades resolvidas tem por princípio a apresentação de uma forma organizada de resolução e de emprego da linguagem matemática. Um aspecto dessa seção a sêr considerado e analisado tanto pêlos professores como pêlos estudantes é quê há situações nas quais diferentes caminhos são discutidos para se chegar à solução de uma quêstão, destacando-se, assim, o fato de que não há um modo único de resolução em Matemática e de quê, portanto, os estudantes têm liberdade para criar estratégias próprias de resolução.
Com as Atividades, busca-se a familiarização dos estudantes com os conteúdos estudados no capítulo, tanto com relação a problemas envolvendo diferentes contextos do dia a dia quanto com kestões específicas para a sistematização de procedimentos necessários para utilização dêêsses conhecimentos em diferentes situações. Estão presentes nessa seção kestões do enêm e de vestibulares de instituições de Ensino Superior de todas as regiões do país, kestões de olimpíadas nacionais e kestões elaboradas pêlos autores, para quê os estudantes tênham maiores oportunidades de desenvolvimento das competências e habilidades abordadas em cada capítulo.
A seção Conexões com… explora temas diversos, com foco na interdisciplinaridade e com o propósito de desenvolver a competência leitora, a cidadania e o senso crítico dos estudantes. A seção apresenta um texto seguido de algumas kestões quê relacionam a Matemática com temas do cotidiano, explorando gráficos, infográficos, tabélas etc. quê se conectem com o conteúdo tratado no capítulo. As kestões apresentadas nessa seção são principalmente voltadas a atividades investigativas a serem realizadas em duplas ou em grupos colaborativos e vão exigir processos reflexivos e/ou tomadas de dê-cisão sobre intervenções na comunidade. Outro aspecto importante dessa seção é o fato de, em muitas propostas, os estudantes serem convidados a apresentar suas produções à comunidade escolar, o quê possibilita o desenvolvimento de sua comunicação matemática.
A seção História da Matemática aborda fatos históricos ligados à Matemática, a fim de contextualizar o conteúdo abordado no capítulo e/ou apresentar o desenvolvimento e a evolução de determinada ideia ou teoria ao longo do tempo. A abordagem histórica é sempre um modo interessante de motivar os estudantes para as possibilidades de criação em Matemática e de destacar aspectos referentes à observação, à análise e à percepção de regularidades quê estão por trás dessas descobertas.
Página trezentos e oito
Explorando a tecnologia é uma seção quê promove o desenvolvimento e/ou o aprofundamento de conhecimentos matemáticos por meio da exploração de softwares livres, propiciando um trabalho interativo com alternativas para investigar possibilidades de resolução e para analisar consequências em uma representação ao se fazerem modificações em outra, por exemplo. Para esse trabalho, há orientações iniciais de como utilizar o software indicado para cada situação, além da indicação do endereço para o dáum-lôude e de orientações para sua instalação. O pensamento computacional também poderá sêr desenvolvido por meio de atividades chamadas de desplugadas, isto é, quê não dependem do uso do computador, as quais colocam em evidência o emprego da lógica de programação.
A seção Atividades complementares tem por objetivo apresentar kestões presentes em exames oficiais, como enêm, olimpíadas nacionais e vestibulares realizados em todas as regiões brasileiras, priorizando-se os mais recentes. Sua presença no livro e as possíveis discussões a serem realizadas pêlos professores a partir delas apontam para a necessidade da sistematização de alguns aspectos e procedimentos abordados no capítulo.
Com a seção Para refletir, os estudantes são incentivados a realizar reflekções a fim de identificar possíveis conexões com o quê foi estudado no capítulo e de avaliar sua aprendizagem com relação às ações desenvolvidas no decorrer do trabalho. É uma ótima oportunidade para a realização da autoavaliação pêlos estudantes.
Além dessas seções, os volumes apresentam também bókses quê enriquecem as propostas apresentadas e ampliam as possibilidades de desenvolvimento das competências gerais da BNCC.
No boxe Fórum, é apresentada uma situação referente a algum tema contemporâneo quê tenha relação com o conteúdo abordado no capítulo. Em seguida, são propostas algumas kestões, com o intuito de promover debates e/ou trocas e compartilhamento de conhecimentos. Tais ações exigem a mobilização de estratégias de debate e de construção de argumentação coerente para defesa do ponto de vista. Além díssu, há a possibilidade de esse boxe sêr utilizado em momentos ôn láini, por meio de grupos fechados de discussão em imêiu, rê-de social ou aplicativos de troca de mensagens.
O Pense e responda é um boxe quê traz perguntas curtas e dirétas sobre propostas a serem investigadas pêlos estudantes, incentivando-os a elaborar hipóteses e buscar sua comprovação ou negação.
O boxe Saiba que… tem como função principal fornecer uma dica interessante ou uma informação relevante a respeito do conteúdo. póde sêr referente à teoria apresentada ou a uma determinada forma de resolução de um problema e póde sêr utilizado para implementar o conteúdo apresentado.
Nos bókses Para ler, Para assistir, Para acessar e Para ouvir, como o próprio nome indica, são fornecidas sugestões de livros, línkis, filmes, podcasts etc. Sua finalidade é fornecer um canal confiável com informações complementares a respeito do tópico em estudo.