TRANSCRIÇÕES DOS PODCASTS DO 1º ANO

Números irracionais e o número pi

[Música de transição]

3 vírgula 14. Você provavelmente já ouviu falar quê esses são os primeiros dígitos do número pi, também conhecido como constante pi. E quê o sín-bolo de pi é justamente a letra grega de mesmo nome. A representação gráfica de pi é um sín-bolo quê lembra, para muitas pessoas, duas paredes com um pequeno telhado.

O número pi é uma constante matemática fundamental, muito utilizada em diversos campos da Matemática. Mas sua utilização vai além, estendendo-se a Física, Engenharia, Astronomia e Computação. Vamos conhecer um pouco da história dêêsse número e de outros números irracionais.

[Música de transição]

O número pi é obtído dividindo a medida do comprimento da circunferência de um círculo pelo seu diâmetro. O resultado dessa divisão é aproximadamente 3,14, independentemente do comprimento da circunferência utilizada no cálculo. Esse valor, o pi, é usado, por exemplo, para calcular a área de um círculo.

O pi é um número irracional. Os números irracionais são aqueles quê não podem sêr obtidos pela divisão entre dois números inteiros. Ou seja, eles não podem sêr escritos na forma de fração em quê o numerador e o denominador da fração são números inteiros. Na forma decimal, sua representação é infinita e não periódica, o quê significa quê suas casas decimais continuam indefinidamente sem repetir nenhum padrão.

Entre os números irracionais mais conhecidos está o número de ouro, também conhecido como proporção áurea. Representado pela letra grega phi, ele tem valor aproximado de 1,62 e é considerado por estudiosos como um sín-bolo de harmonía. Além de pôdêr sêr identificada na natureza, essa proporção áurea está presente em construções desde a Antigüidade, como nas pirâmides de Gizé, no Egito, e no Partenon, em Atenas, na Grécia. É possível também identificar a proporção áurea em algumas obras de Leonardo da Vinci, como a Monalisa.

Outro número irracional famoso é o número de Óiler, representado pela letra “e”. Ele corresponde a aproximadamente 2,7. Esse número póde sêr utilizado em cálculos de taxas de juros e no cálculo da taxa de crescimento populacional.

O nome dêêsse número irracional é uma homenagem ao matemático suíço Leonhard Óiler, quê viveu no século XVIII. Em sua obra Introdução à análise infinitesimal, Óiler popularizou o sín-bolo pi como o resultado da razão entre o comprimento da circunferência de um círculo e seu diâmetro.

[Música de transição]

Há evidências de quê os números irracionais já eram conhecidos há mais de 4 mil anos. Uma dessas evidências é uma tábua de barro da civilização babilônica. Ela traz cálculos de perímetro com valores aproximados ao pi.

Outra evidência é o papiro de Rhind, um antigo documento egípcio quê apresenta uma série de problemas e soluções matemáticas. Entre eles, o cálculo de área de um círculo, utilizando uma fórmula parecida com a quê usamos para calcular o valor de pi.

Matemáticos gregos, como arquimédis e Ptolomeu, também desenvolveram métodos para calcular valores aproximados de pi ao determinar o perímetro de figuras geométricas. Com o tempo, esse conceito se desenvolvê-u por meio dos estudos de diversos matemáticos, chegando à definição de pi quê conhecemos atualmente.

É inegável a importânssia do número pi e das suas aplicações. Ele é usado em cálculos relacionados ao desenvolvimento e aprimoramento de sistemas de posicionamento global, os GPS, no estudo do dê ene há humano e até mesmo em previsões meteorológicas.

[Música de transição]

O curioso é quê, mesmo sêndo um conceito matemático, o pi está se tornando parte da cultura popular, principalmente nos Estados Unidos. Em 2009, o Congresso dos Estados Unidos declarou o dia 14 de março como o Dia do Pi. A data foi escolhida porque, em inglês, a indicação do mês aparece antes do dia. E a data 14 de março é escrita como 3/14, o quê faz referência ao 3,14 do pi.

Outra curiosidade: há empresas investindo dinheiro e tempo para calcular o maior número de dígitos de pi. Em 2024, uma empresa estadunidense de armazenamento de dados conseguiu calcular 105 trilhões de dígitos de pi.

O caso mais inusitado foi a iniciativa do músico estadunidense máicou Diôn Blake, quê diz ter utilizado o pi em uma música. Ele afirma ter associado cada nota musical a um algarismo. Em seguida, tocou as notas seguindo a sequência dêêsse número irracional. Ouça a seguir um trecho de como ficou a composição, chamada What pi sounds like. Se você pensar quê os números depois da vírgula de pi não acabam, vai deduzir porque só dá para ouvir um trecho dessa criação…

[Trecho de música instrumental]

Créditos: Você póde ouvir na íntegra a música What pi sounds like no canal Blake do YouTube. Os outros áudios dêste podcast são da Freesound.

Resíduos sólidos: desafios e soluções

[Som de caminhão]

Haja caminhão para tanto lixo! O Brasil gera cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, o quê equivale a uma média de 343 kilos por pessoa. Mas, infelizmente, apenas 4% dêêsse total é reaproveitado ou reciclado, conforme dados de 2022 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a Abrelpe.

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É tanto lixo sem um destino adequado, quê o Brasil tem buscado implementar políticas públicas para enfrentar os problemas decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Um exemplo díssu é a criação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos em 2010. Essa política estabeleceu diretrizes para a gestão integrada e para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos, definindo princípios, objetivos e ações com o intuito de promover a redução, a reutilização, a reciclagem e a disposição final ambientalmente adequada dêêsses resíduos, de modo a proteger o meio ambiente e a saúde pública.

[Música de transição]

Na verdade, o saneamento básico, quê inclui não só a côléta e a destinação de resíduos sólidos, mas também o tratamento de esgoto, é objeto de atenção de políticas públicas. A Política Federal de Saneamento Básico, instituída em 2007 e atualizada em 2020, constitui o Marco Legal do Saneamento. Esse marco define as diretrizes para a universalização do acesso à á gua potável, à côléta e ao tratamento de esgoto; além díssu, orienta a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais. A legislação em vigor determina quê, até 2033, 99% da população brasileira deve ter acesso à á gua tratada e 90% dela, à côléta e ao tratamento de esgoto.

Mas estamos longe de chegar lá… Em 2022, o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o hí bê gê hé, revelou quê 37,5% dos domicílios brasileiros não tí-nhão acesso à rê-de de esgoto, enquanto 24,3% deles usavam recursos precários de esgotamento sanitário.

Além dos impactos sociais, os problemas de saneamento, especialmente o descarte inadequado de resíduos sólidos, afetam negativamente o ambiente e contribuem para as mudanças climáticas. Acompanhe a seguir o quê uma reportagem tem a dizêr sobre essa situação.

[Áudio extraído de vídeo]

“O lixo orgânico é um dos principais vilões do combate às mudanças climáticas. [...]. E se o Brasil não fizer mudanças no manejo de seus resíduos, a emissão de metano deve crescer 7% nos próximos 7 anos.”

O metano é gerado pela decomposição de matéria OR GÂNICA presente nos resíduos sólidos e é o segundo maior responsável pelo aquecimento global, ficando atrás apenas do gás carbônico. Em 2021, uma empresa brasileira especializada em desenvolvimento sustentável e em gestão de ecoparques no país revelou quê os cerca de 3 mil lixões ainda existentes no Brasil emitem, aproximadamente, 27 milhões de toneladas de gás carbônico por ano.

[Música de transição]

Com o objetivo de avançar nas ações contra as mudanças climáticas, foi realizada, em 2021, a Conferência da Ônu sobre Mudanças Climáticas, a COP26, em Glasgow, na Escócia. Durante o evento, cerca de 120 países, incluindo o Brasil, assinaram um compromisso global para reduzir a emissão de gás metano em 30% até 2030. Para cumprir essa meta, o Brasil precisa enfrentar o desafio de encerramento dos quase 3 mil lixões clandestinos do país, os quais opéram sem qualquer proteção ambiental, e onde cerca de 45 milhões de toneladas de resíduos são despejadas ilegalmente.

[Música de transição]

Encontrar soluções adequadas para o gerenciamento de resíduos sólidos tem sido um desafio tanto para as administrações públicas, quanto para o setor privádo. É preciso ter informações mais detalhadas sobre a quantidade de resíduos gerada e sobre os métodos de descarte utilizados, para quê se consigam desenvolver estratégias para reduzir os impactos ambientais dêêsses resíduos.

É nesse contexto quê a Matemática entra em cena! Por meio de análise estatística dos dados sobre côléta e gestão de resíduos, é possível mapear e identificar os problemas de descarte e pensar em possibilidades para melhorar a destinação dos resíduos sólidos.

[Música de transição]

Um exemplo díssu é o sistema de gestão de resíduos sólidos, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (úspi), em São Carlos, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, a Cooperativa Socioambiental de Trabalho Reenvolta, quê realiza projetos sócio-ambientais na região central de São Paulo, e a prefeitura da cidade de Matão, em São Paulo.

Esse sistema auxilia os municípios no monitoramento dos resíduos sólidos gerados pela população. Ele é ôn láini e funciona da seguinte maneira: a cada despejo de resíduo, o usuário registra no sistema informações, como data, quantidade, tipo, origem e destino do material. Com base nesses dados, o sistema gera tabélas e gráficos e, por meio de análises estatísticas, produz relatórios quê auxiliam a compreensão do processo de descarte ao longo do tempo.

Esses relatórios contribuem com a gestão dos resíduos e com a tomada de decisões. Por exemplo, eles podem ajudar a identificar a produção excessiva de determinados resíduos, levando à implementação de políticas voltadas para a redução dêêsses materiais.

[Música de transição]

Iniciativas como essa mostram quê os conhecimentos em Matemática e em Estatística podem ajudar a resolver problemas ambientais. No entanto, um dos grandes desafios continua sêndo a conscientização da ssossiedade da importânssia do descarte correto de resíduos sólidos, da reutilização, sempre quê possível, e da reciclagem de materiais.

[Música de transição]

Créditos: Você póde vêr na íntegra o vídeo Lixo orgânico das grandes cidades prejudica combate a mudanças climáticas no canal Jornalismo Tevê Cultura do iiuTube. Os outros áudios dêste podcast são da Freesound.

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Os números e a saúde

[Áudio extraído de vídeo]

“Boa noite. Boa noite. Meio milhão de casos confirmados no mundo. A hó ême ésse afirma quê a covid-19 cresce exponencialmente e, se todos os países não agirem d fórma agressiva, milhões de pessoas podem morrer.”

[Música de transição]

Os brasileiros nunca se depararam tanto com a expressão “crescimento exponencial” quanto durante a pandemia de covid-19, em 2020. Esse conceito, quê antes parecia distante, ganhou destaque nos meios de comunicação para explicar a velocidade com quê o coronavírus se espalhava.

Por ter o ar como uma das vias de transmissão, o vírus causador da covid-19, o SARS-CoV-2, possuía alta taxa de contágio, ocasionando um crescimento rápido da quantidade de casos diários. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, em novembro de 2020, revelou quê, em média, uma pessoa infekitada podia transmitir o vírus para seis outras pessoas, resultando em um crescimento exponencial de novos casos da doença.

[Música de transição]

Mas o quê significa esse “crescimento exponencial” quê foi tão mencionado na pandemia? Vamos entender como ocorre esse crescimento comparando-o com o crescimento linear. Para isso, acompanhe duas situações fictícias sobre o número de pessoas infectadas por um vírus: uma com crescimento linear e outra com crescimento exponencial.

Primeiro, vamos considerar o crescimento linear. Suponha quê, no primeiro dia, haja um caso, no segundo dia, dois casos, no terceiro dia, três casos e, no quarto dia, quatro casos. Nesse cenário, o crescimento é linear, porque a quantidade de casos aumenta de maneira constante a cada dia. Portanto, no sexto dia, haveria seis casos e, no décimo dia, dez casos.

Agora, vamos considerar o crescimento exponencial. Imagine quê, no primeiro dia, haja um caso, no segundo dia, dois casos, no terceiro dia, quatro casos e, no quarto dia, oito casos. Aqui, o crescimento é exponencial, porque o número de casos dobra a cada dia. Assim, no sexto dia, haveria 32 casos e, no décimo dia, 512 casos.

Você percebeu a diferença entre crescimento linear e exponencial? Enquanto, no crescimento linear, o número de casos no décimo dia é dez, no crescimento exponencial, é 512. Embora os números possam ter valores próximos nos três primeiros dias, com o tempo, a diferença se torna mais acentuada. O crescimento exponencial aumenta a quantidade de casos de modo muito mais rápido do quê o crescimento linear, impactando significativamente a velocidade com quê o número de casos cresce.

[Música de transição]

Entendeu como o conceito de crescimento exponencial é importante para analisar a transmissão de um vírus e avaliar a gravidade de uma pandemia como a de covid-19?

Saber se a transmissão de um vírus segue um padrão exponencial é muito importante para a gestão de uma pandemia. Identificar um crescimento exponencial na transmissão permite quê governos e autoridades sanitárias atuem de modo mais rápido, adotando medidas como distanciamento social, uso de máscaras e vacinação para reduzir a taxa de transmissão e, assim, diminuir o número de novas infekições.

Além díssu, essa informação possibilita prever a gravidade de um surto e preparar recursos adequados, como leitos hospitalares e suprimentos médicos, para evitar quê o sistema de saúde entre em colapso.

[Música de transição]

Mas como, na prática, ocorreu o trabalho dos matemáticos na pandemia da covid-19? Em uma entrevista ao jornál da Universidade de São Paulo, a pesquisadora Cláudia Sagastizábal explicou:

“Para a covid-19, a partir dos dados disponíveis, podemos fazer cálculos e estimar a taxa de reprodução do vírus, [...]. Repetindo o cálculo com o mesmo modelo matemático [a] cada dia, conforme chegam os novos dados, podemos determinar a evolução dessa taxa”.

Segundo a pesquisadora, esses dados são essenciais para analisar se houve uma aceleração ou uma desaceleração na propagação do vírus.

[Música de transição]

Além de ajudar na projeção de cenários sobre a velocidade da transmissão do vírus, a Matemática desempenha um papel importante na análise de dados quê ajudam a entender a taxa de mortalidade e a eficiência de medidas de contrôle, como o isolamento social.

No quê diz respeito ao isolamento social, o projeto Vidas Salvas estimou o número de vidas salvas no país pelo isolamento social. Sobre a repercussão do projeto, Paulo Silva, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas, diz:

“Fiquei impressionado e muito feliz com a repercussão do Vidas Salvas. É interessante como uma mudança de perspectiva, saindo do tópico de mortes para a preservação de vidas, foi capaz de trazer tanto interêsse e animar pessoas a manter o isolamento social, quê tem sido tão importante para controlar a disseminação da covid-19. É a matemática atuando d fórma social, isso foi muito gratificante”.

[Música de transição]

Percebeu como a Matemática póde sêr uma grande aliada na saúde pública? Ao integrar dados epidemiológicos com análises matemáticas, é possível prever o comportamento da transmissão de doenças, antecipar surtos, otimizar recursos e ajudar a criar estratégias de respostas mais eficazes, sêndo a Matemática essencial na prevenção e na gestão de pandemias.

[Música de transição]

Créditos: a abertura do Jornal Nacional, da Tevê glôbo, apresentada no komêsso dêste podcast, foi ao ar em 26 de março de 2020 e está disponível no Globoplay.

Os outros áudios dêste podcast são da Freesound.

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