CAPÍTULO
4
FUNÇÃO LOGARÍTMICA

O som do despertador, nossa música favorita, a á gua corrente de um rio, os gritos de um torcedor, o canto dos passarinhos, o avião quê passa pelo céu… Todos os sôns quê ouvimos podem sêr medidos.

Fazer essa medição é importante, pois nossa orelha é composta de várias partes, algumas delas bastante sensíveis. Se estivermos expostos a ruídos altos por muito tempo, por exemplo, podemos sofrer com a perda auditiva. Por isso, aparelhos como aspiradores de pó, liquidificadores, secadores de cabelo, entre outros, devem passar por testes quê identifiquem a intensidade do ruído quê geram.

No caso dos fones de ouvido, o cuidado deve sêr maior. O recomendável é quê a intensidade sonora não ultrapasse o nível de 80 decibéis (uma unidade de medida da intensidade sonora), quê é equivalente a uma sala de aula muito barulhenta. Alguns aparelhos celulares até alertam o usuário, quando os fones de ouvido são conectados, para quê ele não ultrapasse cérto volume, a fim de evitar danos auditivos. Portanto, procure não ouvir sua música favorita sempre no último volume, porque a perda de audição por ruídos é uma realidade quê está atingindo cada vez mais jovens com maus hábitos auditivos.

Fotografia de multidão assistindo a um show.

Os shows musicais são eventos quê costumam ter um alto nível de ruído.

Página cento e dezessete

Ver as Orientações para o professor.

Atividade em dupla. Agora, reúna-se a um colega, e façam o quê se pede em cada questão.

1. No texto foi mencionada uma unidade de medida chamada decibel (dB). Façam uma pesquisa sobre essa unidade e sobre como ela se relaciona ao conteúdo quê será estudado neste Capítulo.

2. Muitos aparelhos domésticos devem passar por testes para determinar a intensidade sonora quê geram. No Brasil, eles recebem o sêlo Ruído. Vocês já notaram esse sêlo? Informem-se sobre ele pesquisando seus objetivos e as informações quê devem constar nele.

3. por quê fones de ouvido podem sêr mais prejudiciais à saúde sonora do quê alto-falantes como os da televisão? Pesquisem sobre isso e sobre a Perda Auditiva Induzida por Ruídos (Pair), suas principais causas e o grupo de pessoas mais atingido por esse problema.

4. Atualmente, estima-se quê os aparelhos eletrônicos desvalorizam 10% ao ano após o seu lançamento. Suponha quê um fone de ouvido recém-lançado custe R$ 300,00.

a) Considerando essa depreciação, escrêeva o preêço y dêêsse fone após x anos.

y = 300 ⋅ 0,9x

b) O fone custará R$ 196,83 depois de quantos anos após o seu lançamento?

4 anos depois

Fotografia de uma mulher com fones de ouvido, sorrindo.

Existem quatro tipos de fones de ouvido: auriculares, intra-auriculares, supra-auriculares (fotografia) e circum-aurais.

Página cento e dezoito

Introdução

No Volume anterior, aprendemos a solucionar um tipo de equação cuja incógnita se apresenta no expoente, as equações exponenciais. Por exemplo, 2x = 4.

Estudamos como solucionar esse tipo de equação quando ambos os membros da igualdade podem sêr representados como potências de mesma base. Por exemplo:

2x = 4 ⇒ 2x = 22 x = 2

Mas e quando os membros da igualdade não podem sêr representados como potências de mesma base? Como fazemos para resolver uma equação como 2x = 3?

Para solucionar uma equação como essa, utilizamos o conceito de logaritmo.

Esse conceito é amplamente utilizado no estudo de fenômenos físicos, químicos, biológicos e sociais, por exemplo, o cálculo da acidez de uma solução (conhecida como pH), o crescimento populacional, o nível de intensidade sonora (medido em decibel) etc.

Fotografia de mão segurando um dispositivo com um microfone acoplado. O visor mostra 73,6 decibéis.

O decibelímetro digital é um instrumento utilizado para medir o nível de intensidade sonora em um ambiente.

Logaritmo

Considerando uma potência cuja base seja um número positivo e diferente de 1, seu expoente é um logaritmo. Por exemplo, no caso da potência 25 = 32, chamamos o expoente 5 de logaritmo de 32 na base 2. Usando a linguagem matemática, representamos:

25 = 32 ⇔ log2 32 = 5 (lê-se: logaritmo de 32 na base 2 é igual a 5)

Acompanhe, a seguir, a definição de logaritmo.

Dados dois números reais positivos a e b, com a ≠ 1, o logaritmo de b na base a é o expoente x tal quê ax = b:

loga b = x ax = b

Na definição, b é o logaritmando, a é a base e x é o logaritmo de b na base a.

Exemplos:

a) log3 81 = 4 ⇔ 34 = 81

b) log2 14 = −2 ⇔ 2−2 = 14

c) log16136 = 2 ⇔ (16)2=136

Página cento e dezenove

Condições de existência do logaritmo

De acôr-do com a definição de logaritmo, a existência de loga b está associada às seguintes condições:

logaritmando positivo: b > 0;

base positiva e diferente de 1: a > 0 e a ≠ 1.

Se uma dessas condições não for atendida, a existência do logaritmo não estará garantida no universo dos números reais. Por exemplo, vamos tentar calcular log2 (−3). Caso existisse esse logaritmo em ℝ, aplicando a definição, teríamos:

log2 (−3) = x ⇔ 2x = −3

Note quê não existe valor real de x quê satisfaça à igualdade descrita, logo não existe log2 (−3) em ℝ.

Consequências da definição

A partir da definição de logaritmo, sêndo a, b, c e m números reais, em quê a, b e c são positivos e a é diferente de 1, temos:

1ª consequência:

loga 1 = 0

Pois: loga 1 = x ax = 1 ⇔ ax = a0 x = 0

2ª consequência:

loga a = 1

Pois: loga a = x ax = a ax = a1 x = 1

3ª consequência:

loga am = m

Pois: loga am = x ax = am x = m

4ª consequência:

alogab = b

Pois, fazendo loga b = x, temos: ax = b

Substituindo x por loga b em ax = b, obtemos: alogab = b

5ª consequência:

loga b = loga c b = c

Pois, considerando loga b = x e loga c = y, temos: ax = b e ay = c

Se b = c, temos:

ax = ay x = y ⇒ loga b = loga c

Se loga b = loga c, temos:

x = y ax = ay b = c

Observações:

O logaritmo de um número na base 10 é chamado de logaritmo decimal.

Costuma-se omitir a base dos logaritmos decimais. Assim:

log10 b póde sêr escrito como log b.

Página cento e vinte

A base decimal é muito usada pelo fato de sêr a mesma base do nosso sistema de numeração. Em muitos casos, utilizar o logaritmo decimal póde simplificar os cálculos.

O logaritmo de um número na base e (número irracional cujo valor é 2,718281...) é chamado de logaritmo natural ou logaritmo neperiano (em homenagem ao matemático Diôn Napier).

Os logaritmos naturais têm uma simbologia própria:

loge b póde sêr escrito como ln b.

A base natural é muito utilizada na modelagem de fenômenos das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas.

ATIVIDADES RESOLVIDAS

1. Calcule:

a) log10 0,01

b) log1422

Resolução

Em cada item, vamos aplicar a definição de logaritmo e resolver a equação exponencial ôbitída.

a) log10 0,01 = x ⇔ 10x = 0,01

10x = 0,01 ⇒ 10x = 10−2 x = −2

Então, log10 0,01 = −2.

b) log1422 = x(14)x=22

(14)x=22 (122)x = 21212 ⇒ (2−2)x = 21+12 ⇒ 2−2x = 232 ⇒ −2x = 32 x = -34

Então, log1422=-34

2. Calcule log10 1,4. Use 2 ≃ 100,301 e 7 ≃ 100,845.

Resolução

Usando a definição de logaritmo, temos: log10 1,4 = x ⇔ 10x = 1,4

O logaritmo de 1,4 é o expoente x ao qual devemos elevar 10 para obtêr 1,4.

Resolvendo a equação exponencial, temos:

10x = 1,4 ⇒ 10x = 1410= ⇒ 10x = 2710 ⇒ 10x100,301100,84510 ⇒ 10x ≃ 100,301 + 0,845 − 1 ⇒ 10x ≃ 100,146 x ≃ 0,146

Portanto, log10 1,4 ≃ 0,146.

3. Determine o valor da expressão: log7 73 + log9 16 + 2log25

Resolução

Calculando o valor de cada parcela, temos:

log7 73 = 3 (3ª consequência)

log9 16 = log9 1 = 0 (1ª consequência)

2log25 = 5 (4ª consequência)

Substituindo esses valores na expressão dada, obtemos:

3 + 0 + 5 = 8

Portanto, log7 73 + log9 16 + 2log25 = 8.

4. Para quais valores de x existe log3 (x − 5)?

Resolução

Para quê o logaritmo exista, as duas condições de existência apresentadas na definição precisam sêr obedecidas. Analisando log3 (x − 5), temos:

logaritmando: x − 5

base: 3

Como 3 é um número positivo e diferente de 1, para quê o logaritmo exista em ℝ, devemos ter:

x − 5 > 0 ⇒ x > 5

Logo, para quê as duas condições de existência sêjam obedecidas, precisamos ter x > 5.

Portanto, log3 (x − 5) existe para x real tal quê x > 5.

Página cento e vinte e um

5. Para quais valores reais de x existe logx + 1 (x2 + 3x − 18)?

Resolução

Para quê o logaritmo exista, as seguintes condições devem sêr, simultaneamente, satisfeitas:

{x2+3x-18>0Ix+1>0 e x+11II

Resolvendo I e II, temos:

I x2 + 3x − 18 > 0

Os zeros da função f dada por f(x) = x2 + 3x − 18 são:

x2 + 3x − 18 = 0 ⇒ x(minutos)" = 3 e x(segundos)" = −6

Estudo do sinal de f:

Imagem de uma curva em forma de u traçada sobre uma reta que representa os valores de x. Para valores de x menores que menos 6: a curva é decrescente e está acima do eixo x, representando valores positivos. Para valores de x entre menos 6 e 3, a curva decresce e depois cresce novamente. Ela está abaixo do eixo x e representa valores negativos. Para valores maiores que 3, a curva é crescente e está acima do eixo x, representando valores positivos.

Logo, a solução de I é:

x ∈ ℝ tal quê x < −6 ou x > 3

II x + 1 > 0 e x + 1 ≠ 1

{x+1>0x>-1x+11x0

Logo, a solução de II é:

x ∈ ℝ tal quê x > −1 e x ≠ 0

Fazendo a intersecção das soluções de I e II, temos:

Imagem com 3 retas para valores de x: Um: valores menores e diferentes de menos 6 e maiores e diferentes de 3. Dois: valores maiores e diferentes de menos um e maiores e diferentes de 0. Intersecção entre um e dois: valores maiores e diferentes de 3.

Portanto, logx + 1 (x2 + 3x − 18) existe para x ∈ ℝ tal quê x > 3.

ATIVIDADES

1. escrêeva no caderno o valor dos logaritmos:

a) log9 1

0

b) log8 8

1

c) log110(110)3

3

d) 5log57

7

e) log1010

1

f) log1335

−5

2. Aplicando a definição, calcule o valor dos logaritmos:

a) log84

43

b) log5 0,000064

−6

c) log4973

16

d) log2 116

−4

e) log12323

-53

f) log14 1.024

−5

3. Determine o valor das expressões a seguir.

a) log5 125 + log2394

−4

b) log13 27 + log10 0, 001 − log0,1 1010

-92

4. Determine o valor de m, sabendo quê:

m = 25+log23 + 25+log37+log32

m = 110

5. Calcule o valor de cada uma das expressões a seguir:

a) log4 4 − log5 5−7

8

b) 3log3274log412

54

c) (log0,2 1)(log0,21)log665

0

d) log31+log100,01log2164log48

49

6. Calcule as raízes da equação ax2 + bx + c = 0, em quê:

a = log10 0,001; b = log12164 e c = 3 ⋅ log2 8.

S = {−1, 3}

7. Um número é tal quê seu logaritmo é 4 na base p e 8 na base p3. Calcule esse número.

6.561

8. Determine os valores reais de x para quê exista:

a) log(1 − x)

{x ∈ ℝ | x < 1}

b) log5 (5x − 2) + log5 (x − 3)

{x ∈ ℝ | x > 3}

c) log5 (x2 + 4x − 5)

{x ∈ ℝ | x < −5 ou x > 1}

d) log(50 − 5x x2)

{x ∈ ℝ | −10 < x < 5}

Página cento e vinte e dois

Propriedades opêratórìas dos logaritmos

Vamos estudar agora as propriedades opêratórìas dos logaritmos, quê poderão sêr utilizadas em diferentes situações envolvendo cálculos com logaritmos. Dados os números reais a, b, c e n, em quê a, b e c são positivos e a ≠ 1, temos as propriedades apresentadas a seguir.

Logaritmo de um produto

Em uma mesma base, o logaritmo de um produto de dois números positivos é igual à soma dos logaritmos de cada um dos fatores.

loga (b c) = loga b + loga c

Demonstração

Considere os logaritmos:

loga b = x ax = b I

loga c = y ay = c II

loga (b c) = z az = b c III

Substituindo I e II em III, temos: az = b c az = ax ay az = ax + y z = x + y

Dessa última igualdade, obtemos: loga (b c) = loga b + loga c

Exemplos:

a) log2 (2 ⋅ 3) = log2 2 + log2 3

b) log3 500 = log3 (5 ⋅ 100) = log3 5 + log3 100

Logaritmo de um quociente

Em uma mesma base, o logaritmo de um quociente de dois números positivos é igual à diferença entre o logaritmo do dividendo e o logaritmo do divisor.

loga bc = loga b − loga c

Demonstração

Considere os logaritmos:

loga b = x ax = b I

loga c = y ay = c II

loga bc = z az = bc III

Substituindo I e II em III, temos: az = bc az = axay az = ax y z = x y

Dessa última igualdade, obtemos: loga bc = loga b − loga c

Exemplos:

a) log6 (2435) = log6 243 − log6 5

b) log4 (103) = log4 10 − log4 3

Página cento e vinte e três

Logaritmo de uma potência

Em uma mesma base, o logaritmo de uma potência de base positiva é igual ao produto do expoente pelo logaritmo da base dessa potência.

loga bn = n ⋅ loga b

Demonstração

Considere o logaritmo loga b = x. Pela definição, temos: ax = b

Elevando os dois membros ao expoente n, temos: ax = b ⇒ (ax)n = bn anx = bn

Portanto, nx é o logaritmo de bn na base a, isto é: loga bn = nx

Substituindo x por loga b, obtemos: loga bn = n ⋅ loga b

Exemplos:

a) log3 52 = 2 ⋅ log3 5

b) log5 (12)2 = −2 ⋅ log5 12

Mudança de base do logaritmo

Até aqui, aprendemos as propriedades opêratórìas dos logaritmos quê valem para os logaritmos de mesma base.

Vamos estudar agora uma propriedade quê permite a mudança de base do logaritmo, muito útil nas situações em quê é preciso realizar operações com logaritmos de bases diferentes.

Admitindo uma base c, tal quê c > 0 e c ≠ 1, temos:

loga b = logcblogca

Demonstração

Considere o logaritmo loga b = x.

Pela definição, temos ax = b.

Agora, considere os logaritmos:

logc b = y cy = b

logc a = z cz = a

Assim, da igualdade ax = b e sabendo quê z ≠ 0, temos:

ax = b ⇒ (cz)x = cy czx = cy zx = y x = yz ⇒ loga b = logcblogca

Exemplos:

a) log2 6 = log36log32

b) log16 64 = log264log216

Página cento e vinte e quatro

Calculadora e logaritmos

pôdêmos usar uma calculadora científica no cálculo de logaritmos. Nela, trabalharemos com o logaritmo decimal e com o logaritmo natural.

Fotografia de uma calculadora científica.

A ordem das teclas a serem pressionadas para executar os cálculos e a quantidade de casas decimais dos resultados podem diferir de acôr-do com o modelo da calculadora científica utilizada.

Saiba quê...

Caso tenhamos logaritmos em outras bases, é necessário fazer a mudança de base antes de efetuar os cálculos com a calculadora.

Professor, póde havêer diferença entre o funcionamento e as funções das diferentes calculadoras. Se julgar interessante, pedir aos estudantes quê consultem o manual da calculadora quê eles estão usando.

Geralmente, as calculadoras científicas apresentam duas teclas para o cálculo de logaritmos: tecla log e tecla in. Com elas, podemos calcular o logaritmo decimal e o natural de um número positivo. Por exemplo:

Para calcular log 16,4, pressionamos log, um, 6, multiplicação, 4 e igual a e obtemos 1,214843848.

Para calcular ln 6, pressionamos in, 6 e igual a e obtemos 1,791759469.

Também podemos determinar o logaritmando em uma operação aplicando a definição de logaritmo e utilizando a opção da calculadora científica quê permite calcular uma potência de 10. Por exemplo:

Para determinar o valor de k em log k ≃ 0,434, aplicamos a definição de logaritmo, de modo quê log k ≃ 0,434 ⇔ k ≃ 100,434.

Pressionamos shift, log (10 elevado a x), abre parêntese, 0, multiplicação, 4, 3, 4, fecha parêntese e igual a e obtemos 2,716439269.

Para determinar o valor de b em ln b ≃ 0,693, aplicamos a definição de logaritmo, de modo quê ln b ≃ 0,693 ⇔ b e0,693. Em seguida, pressionamos shift, in (e elevado a x, e), abre parêntese, 0, multiplicação, 6, 9, 3, fecha parêntese e igual a e obtemos 1,999705661.

Página cento e vinte e cinco

ATIVIDADES RESOLVIDAS

6. Calcule os logaritmos a seguir considerando as aproximações log 2 = 0,301, log 3 = 0,477 e log 5 = 0,699.

a) log 15

b) log 18

c) log 3

d) log 7,2

Resolução

a) log 15 = log (3 ⋅ 5)

Usando a propriedade do logaritmo de um produto, temos:

log (3 ⋅ 5) = log 3 + log 5 = 0,477 + 0,699 = 1,176

Portanto, log 15 = 1,176.

b) log 18 = log (2 ⋅ 3 ⋅ 3) = log (2 ⋅ 32)

Usando as propriedades do logaritmo de um produto e de uma potência, temos:

log (2 ⋅ 32) = log 2 + log 32 = log 2 + 2 ⋅ log 3 = 0,301 + 2 ⋅ 0,477 = 1,255

Portanto, log 18 = 1,255.

c) log 3 = log 312

Usando a propriedade do logaritmo de uma potência, temos:

log312=12 ⋅ log 3 = 12 ⋅ 0,477 = 0,2385

Portanto, log 3 _ = 0,2385.

d) log 7,2 = log 7210

Usando a propriedade do logaritmo de um quociente, temos:

log 7210 = log 72 − log 101 = log 72 − 1

Fatorando o número 72 e aplicando as propriedades estudadas, obtemos:

log 72 = log (23 ⋅ 32) = log 23 + log 32 = 3 ⋅ log 2 + 2 ⋅ log 3 = 3 0,3010,903 + 2 0,4770,954 = 1,857

Assim, log 7,2 = log 72 − 1 = 1,857 − 1 = 0,857.

Portanto, log 7,2 = 0,857.

7. Sendo log a = 4, log c = 6 e log d = −1, calcule o valor de log(acd).

Resolução

Utilizando a propriedade do logaritmo de um quociente, temos:

log (acd) = log (ac) − log d

Usando a propriedade do logaritmo de um produto, temos:

log(ac) − log d = log a + log c − log d

Substituindo os valores dados, obtemos:

log a + log c − log d = 4 + 6 − (−1) = 11

Portanto, log(acd) = 11.

Página cento e vinte e seis

8. Usando as aproximações log2 = 0,301, log3 = 0,477 e log7 = 0,845, determine o valor dos logaritmos a seguir.

a) log6 70

b) log5 20

Resolução

Como os dados do enunciado são logaritmos na base 10, em cada item, vamos primeiro efetuar a mudança de base para a base decimal. Em seguida, aplicamos as propriedades estudadas.

a) log6 70 = log70log6=log(710)log(23)=log7+log10log2+log3=0,845+10,301+0,477=1,8450,778 ≃ 2,371

b) log5 20 = log20log5=log(45)log5=log22+log102log102=(2log2)+log10-log2log10-log2 = 20,301+1-0,3011-0,301=1,3010,699 ≃ 1,861

9. Atividade com uso de calculadora. Com o auxílio de uma calculadora científica, escrêeva 783 como uma potência de base 10. Considere cinco casas decimais.

Resolução

Aplicando a definição de logaritmo, temos: log 783 = x ⇔ 783 = 10x

Para calcular log 783 na calculadora e obtêr o valor de x, pressionamos log, 7, 8, 3 e igual a e obtemos 2,893761762.

Considerando apenas cinco casas decimais depois da vírgula, temos: log783 ≃ 2,89376

Logo, 783 ≃ 102,89376.

10. Atividade com uso de calculadora. Com o auxílio de uma calculadora científica, calcule log3 5 com aproximação de cinco casas decimais.

Resolução

Para calcular um logaritmo quê não seja decimal utilizando a calculadora científica, é necessário primeiro utilizar a propriedade de mudança de base, obtendo um quociente entre dois logaritmos decimais. Assim:

log3 5 = log5log3

Para calcular log5log3 e obtêr o valor de log3 5, pressionamos abre parêntese, log, 5, fecha parêntese, divisão, abre parêntese, log, 3, fecha parêntese e igual a e obtemos 1,464973520.

Portanto, log3 5 ≃ 1,46497.

11. Atividade com uso de calculadora. Com o auxílio de uma calculadora científica, calcule um valor aproximado para x em ln x ≃ −2,36653.

Resolução

Aplicando a definição de logaritmo, temos: ln x ≃ −2,36653 ⇔ x e2,36653

Para calcular e2,36653 na calculadora e determinar o valor de x, pressionamos shift, in (e elevado a x, e), abre parêntese, menos, dois, multiplicação, 3, 6, 6, 5, 3, fecha parêntese e igual a e obtemos 0,093805668.

Logo, x ≃ 0,09381.

Página cento e vinte e sete

ATIVIDADES

9. Usando a aproximação log 11 = 1,041, calcule:

a) log 110

2,041

b) log 121

2,082

c) log 111

−1,041

d) log 1331

1,5615

e) log 1,21

0,082

f) log 0,121

−0,918

10. Calcule o valor das expressões aplicando as propriedades dos logaritmos.

a) log 5 + log 200

3

b) log 100 + log 50 + log 10 + log 2

5

c) log2 24 − log2 3

3

d) log5 8 + log5 12,5 − log5 4

2

11. Sendo logx a = 6, logx b = 4 e logx c = 2, calcule:

a) logc abc

3

b) logc (a3 b2)

13

12. Se log2 3 = k, qual é o valor do produto log2 3 ⋅ log3 2?

1

13. Calcule o produto log3 2 ⋅ log2 5 ⋅ log5 3.

1

14. Simplifique a expressão log3 5 ⋅ log4 27 ⋅ log25 23.

14

15. resôuva o sistema a seguir:

{a+b=20log a+logb=2

S = {(10, 10)}

16. (PUC-SP) Se log 2 = x e log 3 = y, determine log 375.

y + 3 − 3x

17. Um cérto componente eletrônico processa n bits em logn milisegundos. Adotando log 5 = 0,699, em quantos milisegundos serão processados 64 bits?

1,806 milisegundo

As atividades a seguir devem sêr resolvidas com o auxílio de uma calculadora científica.

18. Atividade com uso de calculadora. Calcule os valores a seguir com aproximação, quando necessário, de cinco casas decimais.

a) log 0,7

−0,15490

b) log 0,12

−0,92082

c) log 834

2,92117

d) log 0,00001

−5

e) ln 25

3,21888

f) ln 0,92

−0,08338

19. Atividade com uso de calculadora. Em cada caso, determine b, com aproximação de duas casas decimais, quando necessário.

a) log b = 1,88081

76

b) log b = 1,75587

57

c) ln b = 6,20051

493

d) ln b = 1,05082

2,86

20. Atividade com uso de calculadora. Determine o valor de x em cada caso, com aproximação de quatro casas decimais.

a) log x = −0,5

0,3162

b) log x = −0,15

0,7079

c) 10x = 0,5

−0,3010

d) 10x = 2

0,3010

e) ex = 10

2,3026

f) ex = 0,5

−0,6931

g) ex = 0,15

−1,8971

h) ex = 0,005

−5,2983

21. Atividade com uso de calculadora. Copie no caderno o qüadro a seguir e complete-o com os valores faltantes. Caso seja necessário, use aproximação com seis casas decimais.

Número (N)

Potência de 10

logN

75

101,875061

1,875061

643

102,808211

2,808211

1.320

103,120574

3,120574

1.000.000

106

6

0,00001

10−5

−5

0,7

10−0,154902

−0,154902

0,834

10−0,078834

−0,078834

22. Atividade com uso de calculadora. Determine b em cada caso.

a) ln b ≃ 1,098612289

b ≃ 3

b) ln b ≃ 1,945910149

b ≃ 7

c) ln b ≃ −0,69314718

b ≃ 0,5

d) ln b = −1

b ≃ 0,367879

e) ln b = 0

b = 1

23. Atividade com uso de calculadora. O valor aproximado do logaritmo natural de um número é 3,48124. Descubra qual é esse número, considerando aproximação de uma casa decimal.

32,5

24. Atividade com uso de calculadora. Calcule o valor de log4 e com aproximação de quatro casas decimais.

0,7213

Página cento e vinte e oito

Função logarítmica

Podcast: Ciclos naturais e Matemática.

Existem diversas situações em quê são usados logaritmos; uma delas, por exemplo, é a escala de pH (potencial hidrogeniônico). O pH indica a acidez de um meio aquoso e é calculado em função da concentração de íons de hidrogênio H+ quê esse meio apresenta. Na escala de pH, uma solução é considerada ácida quando 0 ≤ pH < 7, neutra quando pH = 7 e básica quando 7 < pH ≤ 14.

O cálculo do pH de um meio aquoso é feito usando-se logaritmo:

pH = log1[H+]

[H+] concentração de íons de hidrogênio (mol/L)

A igualdade anteriormente descrita é a representação de uma função logarítmica.

Por exemplo, podemos determinar o pH de uma xícara de café quê apresenta 105 mol/L de íons de hidrogênio. Sabendo díssu:

pH = log1[H+] = log110-5 = log1 − log 10−5 = 0 − (−5) ⇒ pH = 5

Portanto, o café tem pH igual a 5, o quê indica quê ele é considerado um meio ácido.

Fotografia de mão segurando um papel que indica faixas de cores para cada valor do p H, de um a 14. A outra mão segura uma tira de papel com a cor resultante que corresponde ao p H de valor 8.

O papel indicador em tira absorvente é um indicador universal de pH quê, ao sêr mergulhado em solução aquosa, adqüire coloração específica, indicando se o meio é ácido ou básico, dentro de uma escala de 1 a 14. Para descobrir o valor de pH da solução analisada, basta comparar a côr ôbitída na tira de papel com uma escala padrão de cores.

Agora, acompanhe a definição matemática de função logarítmica.

A função f: R+* → ℝ dada por f(x) = loga x, com a > 0 e a ≠ 1, é denominada função logarítmica.

Exemplos:

a) f(x) = log x

b) g(x) = log5 x

c) h(x) = log13x

Página cento e vinte e nove

Gráfico da função logarítmica

Vamos esboçar o gráfico de algumas funções logarítmicas. Observe os exemplos a seguir.

Esboço do gráfico de f(x) = log2 x.

x

f(x) = log2 x

18

−3

14

−2

12

−1

1

0

2

1

4

2

8

3

Imagem de plano cartesiano com curva f, progressivamente menos crescente, que vai de valores negativos para valores positivos de y. Os seguintes pontos estão indicados: x: um sobre 8. y: menos 3. x: um sobre 4. y: menos dois. x: um sobre dois. y: menos um. x: um. y: 0. x: dois. y: um. x: 4. y: dois. x: 8. y: 3.

Observe quê os valores de log2 x aumentam conforme os valores de x aumentam.

Esboço do gráfico de g(x) = log12x.

x

g(x) = log12 x

18

3

14

2

12

1

1

0

2

−1

4

−2

8

−3

Imagem de plano cartesiano com curva g, progressivamente menos decrescente, que vai de valores positivos para valores negativos de y. Os seguintes pontos estão indicados: x: um sobre 8. y: 3. x: um sobre 4. y: dois. x: um sobre dois. y: um. x: um. y: 0. x: dois. y: menos um. x: quatro. y: menos dois. x: oito. y: menos três.

Observe quê os valores de log12x diminuem conforme os valores de x aumentam.

De modo geral, dada a função f definida por f(x) = loga x (com a > 0 e a ≠ 1), temos:

O domínio da função é D(f) = R+*.

O contradomínio da função é CD(f) = ℝ.

O conjunto imagem da função é Im(f) = ℝ.

A função logarítmica dada por f(x) = loga x é bijetora, pois é sobrejetora e injetora.

Saiba quê...

Note quê as curvas dos gráficos se aproximam do eixo y, mas não o tocam. Em contrapartida, ambas intersectam o eixo x no ponto (1, 0).

Página cento e trinta

Crescimento e decrescimento da função logarítmica

Pense e responda

Vamos analisar a influência da base a na função logarítmica dada por f(x) = loga x traçando seu gráfico com o auxílio do GeoGebra.

Para isso, digite “f(x)=log(a,x)” no campo de entrada. Ao digitar a função dessa maneira, o software interpréta o primeiro número entre parênteses como base do logaritmo e o segundo como logaritmando.

Aperte a tecla Enter. O software criará um contrôle deslizante para a base a e exibirá, na janela de visualização, o gráfico da função dada por f(x) = loga x, de acôr-do com o valor indicado para a no contrôle deslizante.

Movimente o cursor do contrôle deslizante, obissérve as mudanças no gráfico e responda:

Nos casos em quê a > 1, as funções parecem sêr crescentes ou decrescentes? E nos casos em quê 0 < a < 1?

Espera-se quê os estudantes percêbam quê, nos casos em quê a > 1, as funções são crescentes e, nos casos em quê 0 < a < 1, são decrescentes.

O quê acontece na janela de visualização quando o contrôle deslizante está em um valor a < 0 ou a = 1?

Nesses casos, nenhum gráfico é exibido, pois a função não está definida para esses valores.

Na atividade anterior, você deve ter observado quê a base a influencía o comportamento da função logarítmica dada por f(x) = loga x.

De modo geral, considerando a função exponencial dada por f(x) = loga x, temos:

a > 1

0 < a < 1

Imagem de plano cartesiano com curva progressivamente menos crescente, que parte de valores positivos para valores negativos de y. Os seguintes pontos estão indicados: x: um. y: 0. x: x_1. y: log de x_1 na base a. x: x_2. y: log de xíndice 2 na base a.

Imagem de plano cartesiano com curva progressivamente menos crescente, que parte de valores positivos para valores negativos de y. Os seguintes pontos estão indicados: x: um. y: 0. x: x_1. y: log de x_1 na base a. x: x_2. y: log de xíndice 2 na base a.

Quando a > 1, a função é crescente.

x1, x2 D(f), x1 < x2f(x1) < f(x2)

Quando 0 < a < 1, a função é decrescente.

x1, x2 D(f), x1 < x2f(x1) > f(x2)

Relação entre função exponencial e função logarítmica

Aprendemos, no início dêste Capítulo, quê a potenciação e os logaritmos estão relacionados. Do mesmo modo, estudaremos a seguir quê a função logarítmica e a função exponencial também estão relacionadas.

Anteriormente, esboçamos o gráfico da função logarítmica dada por f(x) = log2 x. Vamos traçar, no mesmo plano cartesiano, o gráfico dessa função e o gráfico da função exponencial dada por h(x) = 2x. Observe.

Página cento e trinta e um

x

y = f(x) = log2 x

18

−3

14

−2

12

−1

1

0

2

1

4

2

8

3

x

y = h(x) = 2x

−3

18

−2

14

−1

12

0

1

1

2

2

4

3

8

Imagem de plano cartesiano com duas curvas, h e f, e a bissetriz y igual a x. h é progressivamente mais crescente, vindo de valores negativos e indo para valores positivos de x e y, e f é progressivamente menos crescente, vindo de valores negativos e indo para valores positivos para y. As duas curvas são simétricas em relação à bissetriz. Os seguintes pontos estão indicados: h: x: menos 3. x: menos dois. x: menos um. x: 0. y: um. x: um. y: dois. x: dois. y: 4. x: 3. y: 8. f: y: menos 3. y: menos dois. y: menos um. x: um. y: 0. x: dois. y: um. x: 4. y: dois. x: 8. y: 3.

D(f) = R+*

CD(f) = ℝ

Im(f) = ℝ

D(h) = ℝ

CD(h) = R+*

Im(h) = R+*

Observe quê, para todos os valores de x e y apresentados anteriormente, para f(x) = y, temos h(y) = x. Note, ainda, quê os gráficos das funções f e h são simétricos em relação à bissetriz dos quadrantes ímpares (y = x).

Nesse caso, as funções f(x) = log2 xe h(x) = 2x são inversas uma da outra.

De modo geral, a função logarítmica f: R+* → ℝ dada por f(x) = loga x e a função exponencial h: ℝ → R+* dada por h(x) = ax, ambas com a > 0 e a ≠ 1, são inversas uma da outra.

Considerando f(x) = y = loga x, para encontrar a invérsa de f, trocamos a variável x por y e a variável y por x e, em seguida, isolamos y:

x = loga yax = y

Assim, a lei da função invérsa de f é f1 (x) = ax, ou seja, a função h é invérsa da função f.

Do mesmo modo, considerando h(x) = y = ax, para encontrar a invérsa de h, trocamos a variável x por y e a variável y por x e, em seguida, isolamos y:

x = ay ⇒ loga x = y

Assim, a lei da função invérsa de h é h−1 (x) = loga x, ou seja, a função f é invérsa da função h.

Portanto, as funções dadas por f(x) = loga x e h(x) = ax são inversas uma da outra.

Página cento e trinta e dois

ATIVIDADES RESOLVIDAS

12. Esboce o gráfico da função f(x) = log13 x.

Resolução

Sendo a base do logaritmo igual a 13, é conveniente escolher potências de base 13 para x. Assim:

x = (13)-2 f((13)-2) = log13(13)-2 = −2

x = (13)-1f((13)-1) = log13(13)-1 = −1

x = (13)0f((13)0) = log13(13)0= = 0

x = (13)1f((13)1) = log13(13)1 = 1

x = (13)2f((13)2) = log13(13)2 = 2

Assim, temos:

x

9

3

1

13

19

Y

−2

−1

0

1

2

Marcando os pontos no plano cartesiano, esboçamos o gráfico:

Imagem de plano cartesiano com a curva f, progressivamente menos decrescente, vindo de valores positivos e indo para valores negativos para y. Os seguintes pontos estão indicados: f: x: um sobre 9. y: dois. x: um sobre 3. y: um. x: um. y: 0. x: 3. y: menos um. x: 9. y: menos dois.

13. Dada a função f(x) = log2 (4x − 1), faça o quê se pede.

a) Classifique a função em crescente ou decrescente.

b) Determine o domínio de f.

c) Determine f1 (x).

Resolução

a) Como a base do logaritmo de f(x) é maior do quê 1, pois a = 2, a função é crescente.

b) Pela condição de existência dos logaritmos, temos: loga b = x b = ax, b > 0, a > 0 e a ≠ 1

Precisamos analisar a base e o logaritmando da função:

Logaritmando (b > 0)∶ 4x − 1 > 0

4x − 1 > 0 ⇒ 4x > 1 ⇒ x > 14

Base (a > 0 e a ≠ 1)∶ a = 2

Logo, o domínio de f(x) = log2 (4x − 1) é D(f) = {x ∈ ℝ | x > 14}.

c) Para determinar a função invérsa, trocamos x por y e y por x na lei da função:

f(x) = log2 (4x − 1)

x = log2 (4y − 1) ⇒ 2x = 4y − 1 ⇒ 4y = 2x + 1 ⇒ y = 2x+14

Portanto, a função invérsa é f1 (x) = 2x+14

14. (Enem/MEC) A exposição a alguns níveis sonoros póde causar lesões auditivas. Por isso, em uma indústria, são adotadas medidas preventivas de acôr-do com a máquina quê o funcionário opera e o nível N de intensidade do som, medido em decibel (dB), a quê o operário é exposto, sêndo N = log10 I10 − log10 I010, I a intensidade do som e I0 = 1012 W/m2.

Disponível em: https://livro.pw/lxhir. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).

Quando o som é considerado baixo, ou seja, N = 48 dB ou menos, deve sêr utilizada a medida preventiva I. No caso de o som sêr moderado, quando N está no intervalo (48 dB, 55 dB), deve sêr utilizada a medida preventiva II. Quando o som é moderado alto, quê equivale a N no intervalo (55 dB, 80 dB), a medida preventiva a sêr usada é a III. Se N estiver no intervalo (80 dB, 115 dB), quando o som é considerado alto, deve sêr utilizada a medida preventiva IV. E se o som é considerado muito alto, com N maior quê 115 dB, deve-se utilizar a medida preventiva V. Uma nova máquina, com I = 8 × 108 W/m2, foi adquirida e será classificada de acôr-do com o nível de ruído quê produz.

Página cento e trinta e três

Considere 0,3 como aproximação para log10 2. O funcionário quê operará a nova máquina deverá adotar a medida preventiva

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

e) V.

Resolução

Para determinar a medida preventiva quê será usada para a nova máquina, precisamos determinar o valor N para I = 8 ⋅ 108 W/m2. Para isso, substituímos o valor de I em N = log10 I10 − log10 I010; como I0 = 1012 W/m2, temos:

N = log10 I10 − log10 I010N = log10 (8 ⋅ 108)10 − log10 (1012)10

Utilizando as propriedades opêratórìas dos logaritmos, temos:

N = log10 (810-8)10(10-12)10 N = log10 (810-810-12)10 N = 10 ⋅ (log10 8 ⋅ 10−8 + 12) ⇒ N = 10 ⋅ (log10 23 + log10 104) ⇒ N = 10 ⋅ (3 ⋅ log10 2 + 4 ⋅ log10 10) ⇒ N ≃ 10 ⋅ (3 ⋅ 0, 3 + 4 ⋅ 1) ⇒ N ≃ 49

Assim, o nível de intensidade do som da máquina é de aproximadamente 49 dB, e a medida preventiva para a nova máquina deverá sêr a II. Portanto, a alternativa b é a correta.

FÓRUM

Poluição sonora

Diferentemente dos outros tipos de poluição, a poluição sonora se caracteriza por não produzir resíduos ou acúmulos poluentes no meio ambiente. No entanto, ela afeta diretamente o organismo dos sêres vivos quê vivem próximo às fontes emissoras de som. Os impactos da poluição sonora nos sêres humanos incluem insônia, perda de atenção, dor de cabeça e perda de audição temporária ou permanente.

Fotografia de mulher utilizando óculos protetores, luvas e protetores auriculares enquanto manuseia uma serradeira.

Em algumas profissões em quê a intensidade dos ruídos é prejudicial, os protetores auriculares são parte dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

O crescimento das cidades deixa os sêres vivos cada dia mais vulneráveis a esses ruídos prejudiciais, de modo quê a poluição sonora passou a sêr uma constante na vida dêêsses indivíduos, sêndo vista como um dos problemas a serem combatidos nos grandes centros urbanos.

Atividade em dupla. Agora, reúna-se a um colega, e façam uma pesquisa sobre o tema poluição sonora para debater atitudes pessoais e governamentais quê ajudariam a mitigar esse problema.

Ver as Orientações para o professor.

Para ouvir

CIDADE em movimento #4: poluição sonora. Locução de: Alessandra Ueno; Guilherme Castro Sousa. São Paulo: Jornal da úspi, 12 set. 2024. Podcast. Disponível em: https://livro.pw/fykee. Acesso em: 23 set. 2024.

O podcast trata da poluição sonora e dos impactos dêêsse tipo de poluição.

Página cento e trinta e quatro

ATIVIDADES

25. Construa, em um mesmo plano cartesiano, os gráficos de:

Ver as Orientações para o professor.

a) f(x) = 3x e g(x) = log3 x

b) f(x) = (13)x e g(x) = log13x

26. Faça o esboço do gráfico da função dada por f(x) = log|x| e determine o domínio e a imagem dessa função.

Ver as Orientações para o professor.

27. (Ufop-MG) Seja f a função real de variável real definida por f(x) = x2-9 + log6 − x (x + 5). Encontre os valores de x para os quais f faz sentido.

{x ∈ ℝ | −5 < x ≤ −3 ou 3 ≤ x < 6 e x ≠ 5}

28. Copie o qüadro a seguir, referente às funções f(x) = log14 x e g(x) = 2 + log14x, e, depois, complete-o.

Ver as Orientações para o professor.

x

116

14

1

4

16

f(x) = log14 x

2

1

0

−1

−2

g(x) = 2 + log14 x

4

3

2

1

0

Agora, faça o quê se pede nos itens a seguir.

a) Utilizando o GeoGebra, construa, em um mesmo plano cartesiano, os gráficos de f e de g.

b) Ao analisar os gráficos construídos, podemos dizêr quê f e g são funções crescentes ou decrescentes?

c) Quais são o domínio e a imagem dessas funções?

d) O quê você observa ao comparar os valores no qüadro quê você completou e os dois gráficos construídos?

e) dêz-creva como seria o gráfico da função dada por p(x) = (log14x) − 2, em relação ao gráfico de f, sem construí-lo.

f) A partir do gráfico de f, dêz-creva como obtêr o gráfico da função dada por q(x) = log14 (x + 2). Para responder, imagine quê você esteja escrevendo um bilhete a um colega com essa instrução.

29. (UEPA) Por volta dos anos 80, durante a implantação do projeto Proálcool, uma montadora estimou quê sua produção de carros a áucôl teria um crescimento anual de acôr-do com a expressão: P(t) = 105 ⋅ log3 (t + 1), onde P é a quantidade produzida e t o número de anos. Dessa forma, daqui a 8 anos a produção estimada será de:

a) 200.000 carros.

b) 220.000 carros.

c) 232.000 carros.

d) 250.000 carros.

e) 300.000 carros.

alternativa a

30. (UFAM) Na figura a seguir a curva representa o gráfico da função f(x) = log3 x. A área do triângulo ABC é igual a:

alternativa b

Imagem de plano cartesiano com a curva log de x na base 3, progressivamente menos crescente. Há também uma reta que conecta dois pontos da curva, e um ponto A, que triangula com essa reta. Os seguintes pontos estão indicados: log de x na base 3: Ponto C: x: três. Ponto B: x: 27. A reta liga o ponto C ao ponto B, e o ponto A tem o mesmo valor de x para o ponto B e o mesmo valor de y para o ponto C. Os 3 pontos são os vértices do triângulo A B C.

a) 25 unidades de área.

b) 24 unidades de área.

c) 23 unidades de área.

d) 21 unidades de área.

e) 20 unidades de área.

31. Ao analisar uma amostra aquosa, um químico verificou quê a concentração de íons de hidrogênio na solução era de 6,4 ⋅ 107 mol/L.

a) Sabendo quê o pH de uma solução é dado pela expressão pH = −log[H+], em quê [H+] indica a concentração de íons de hidrogênio em mol/L, e considerando log2 ≃ 0,30, qual é o valor do pH dessa solução?

pH ≃ 6,2

b) Sabendo quê uma solução é considerada ácida quando 0 ≤ pH < 7, neutra quando pH = 7 e básica quando 7 < pH ≤ 14, a solução analisada pelo químico é neutra, básica ou ácida?

ácida

Página cento e trinta e cinco

Equações logarítmicas

As equações quê apresentam a incógnita no logaritmando ou na base de um logaritmo de base real, positiva e diferente de 1, são denominadas equações logarítmicas.

Exemplos:

a) log3 (x − 1) = 2

b) logx + 1 (19 − x) = 2

c) 1 − log2 x = log2 3 + 4 ⋅ log2 x

d) log2 (x2 + x + 2) = 5

Para resolver essas equações, aplicamos a definição de logaritmo e a 5ª consequência da definição:

loga b = loga c b = c

Além díssu, devemos considerar a condição de existência de todos os logaritmos envolvidos, ou seja, a > 0, a ≠ 1, b > 0 e c > 0.

Inequações logarítmicas

As desigualdades quê apresentam a incógnita no logaritmando ou na base de um logaritmo de base real, positiva e diferente de 1, são denominadas inequações logarítmicas.

Exemplos:

a) log2 x > 4

b) log (x − 1) + log (3x + 2) ≤ log x

c) log5 x + 1log5x<14

d) logx + 1 (x2 + 4x − 5) ≥ 2

Com base no gráfico da função f dada por f(x) = loga x, aplicamos as propriedades a seguir para resolver inequações logarítmicas. Além díssu, devemos considerar a condição de existência de todos os logaritmos envolvidos.

1º caso: a > 1 (função crescente)

Quando a base do logaritmo é maior do quê 1, a relação de desigualdade entre os logaritmos se mantém entre os logaritmandos.

Imagem de plano cartesiano com curva progressivamente menos crescente, que parte de valores negativos e vai para valores positivos para y.  Os seguintes pontos estão indicados: x: um. y: 0. x: x_1. y: log de x_1 na base a. x: x_2. y: log de xíndice 2 na base a. Texto: log de xíndice 1 na base a é menor que log de x_2 na base a se, e somente se xíndice 1 é menor que x_2. Há uma seta dupla apontando para os sinais que indicam 'menor que', com o texto: Conservamos o sentido da desigualdade.

2º caso: 0 < a < 1 (função decrescente)

Quando a base do logaritmo está entre 0 e 1, a relação de desigualdade entre os logaritmos se inverte entre os logaritmandos.

Imagem de plano cartesiano com curva progressivamente menos crescente, que parte de valores negativos e vai para valores positivos para y. Os seguintes pontos estão indicados: x: um. y: 0. x: x_1. y: log de x_1 na base a. x: x_2. y: log de xíndice 2 na base a. Texto: log de xíndice 1 na base a é menor que log de x_2 na base a se, e somente se xíndice 1 é maior que x_2. Há uma seta dupla apontando para os sinais que indicam 'menor que' e 'maior que', com o texto: Invertemos o sentido da desigualdade.

Página cento e trinta e seis

ATIVIDADES RESOLVIDAS

15. resôuva a equação log3 (2x − 7) = 4.

Resolução

Inicialmente, verificamos a condição de existência do logaritmo:

2x − 7 > 0 ⇒ 2x > 7 ⇒ x > 72

Para resolver a equação, vamos expressar o 2º membro como um logaritmo de base 3 (a mesma base do logaritmo no 1º membro da equação) do seguinte modo:

4 = log3 34 ⇒ 4 = log3 81

Assim: log3 (2x − 7) = log3 81

Como loga b = loga c b = c, obtemos:

2x − 7 = 81 ⇒ 2x = 88 ⇒ x = 44

Como x = 44 satisfaz à condição de existência, o conjunto solução da equação é S = {44}.

16. Estudos de demografia indicam quê a população de um cérto país no ano zero é P0 e quê, decorridos t anos, a população será aproximadamente P(t) = P0 e0,03t. Quantos anos devem decorrer para quê a população dêêsse país duplique? Considere ln 2 = 0,69.

Resolução

Para quê a população duplique, devemos ter P(t) igual ao dôbro da população inicial P0. Logo:

P(t) = 2P0 ⇒ 2P0 = P0 e0,03t ⇒ 2 = e0,03t ⇒ loge 2 = 0,03t ⇒ ln 2 = 0,03t ⇒ 0,69 = 0,03t t =

0,690,03=693 t = 23

Portanto, devem decorrer 23 anos para quê a população duplique.

17. Determine o valor real de x na equação log2 x + 13 ⋅ log2 x = 0.

Resolução

A condição de existência é x > 0.

Mudando os termos para a base 2, tem-se:

log2xlog22+13 ⋅ log2 x = 0 ⇒ log2x12+13 ⋅ log2 x = 0 ⇒ 6 ⋅ log2 x + log2 x = 0 ⇒ 7 ⋅ log2 x = 0 ⇒ log2 x = 0 ⇒ x = 1

18. resôuva a inequação log12 (x − 3) ≥ log12 4.

Resolução

A condição de existência é:

x − 3 > 0 ⇒ x > 3 I

Como a base é um número entre 0 e 1, a função logarítmica dada por f(x) = log12 x é decrescente, e o sentido da desigualdade se inverte ao compararmos os logaritmandos:

x − 3 ≤ 4 ⇒ x ≤ 3 + 4 ⇒ x ≤ 7 II

A solução da inequação deve satisfazer à condição de existência. Por isso, fazemos I II:

Imagem com 3 retas para valores de x: Um: valores maiores e diferentes de 3. Dois: valores menores que e iguais a 7. Intersecção entre um e dois: valores maiores e diferentes de 3 e menores e iguais a 7.

Portanto, S = {x ∈ ℝ | 3 < x ≤ 7}.

ATIVIDADES

32. (Fuvest-SP) Considere as funções f e g definidas por

Ver as Orientações para o professor.

f(x) = 2log2 (x − 1), se x ∈ ℝ, x > 1,

g(x) = log2 (1 − x4), se x ∈ ℝ, x < 4.

a) Calcule f(32), f(2), f(3), g(−4), g(0) e g(2).

b) Encontre x, com 1 < x < 4, tal quê f(x) = g(x).

c) Levando em conta os resultados dos itens a) e b), esboce os gráficos de f e de g.

33. (Unicamp-SP) Considere a função f(x) = 101+x +101x, definida para todo número real x.

Ver as Orientações para o professor.

a) Mostre quê f(log10 (2 + 3)) é um número inteiro.

b) Sabendo quê log10 2 ≃ 0,3, encontre os valores de x para os quais f(x) = 52.

34. Calcule, com aproximação de duas casas decimais, o valor de x na equação 7x = 4,2. Considere log 6 = 0,7781 e log 7 = 0,8451.

0,74

35. Determine o conjunto solução das equações:

a) (log2 x)2 − 9 log8 x = 4

S = {12, 16}

b) (log2 x)2 + 4 ⋅ log2 x − 32 = 0

S = {1256 16}

36. Calcule o valor de x quê satisfaz a equação 36x = 24. Adote log 2 = 0,30 e log 3 = 0,48.

2326

Página cento e trinta e sete

37. A velocidade mássima, em bits por segundo, com a qual os sinais pódem passar por canais de comunicação pode sêr ôbitída por meio da fórmula vmáx = 3.400 ⋅ log2 (x + 1), em quê 3.400 hertz é a freqüência limite da voz humana e x está relacionado à potência do sinal. Calcule o valor de x correspondente a uma velocidade mássima de 27.200 bits por segundo.

255

38. O número de bactérias N em uma cultura, depois de um tempo t, em minuto, é dada pela função N(t) = N0e0,05t, em quê N0 é o número inicial de bactérias da cultura. Em quanto tempo, aproximadamente, a população de bactérias passará a sêr o triplo da inicial? Use ln 3 ≃ 1,099.

aproximadamente 22 min

39. Quando compramos um bem de consumo durável, depois de cérto tempo, póde ocorrer uma depreciação do valor inicial dêêsse produto. A fórmula utilizada para calcular a desvalorização de determinados produtos é V = V0 ⋅ (1 − i)t, em quê:

V: valor atualizado em função do tempo t.

V0: valor do produto no momento da compra

i: taxa de depreciação

t: tempo após a compra

Ver as Orientações para o professor.

Atividade em dupla. Atividade com uso de calculadora. Elabore um problema quê envolva a depreciação de um produto em quê seja necessário calcular o tempo após a compra dêêsse bem.

Troque a atividade criada por você com um colega e responda ao problema elaborado por ele. Em seguida, verifiquem as resoluções e as estratégias utilizadas por cada um.

40. Para medir o potencial destrutivo de um terremoto, utiliza-se a escala rícher. A energia calculada em um terremoto póde sêr ôbitída pela fórmula a seguir:

Ver as Orientações para o professor.

I = 23 ⋅ log (EE0)

Sabendo quê I varia de 0 a 9, quê E é o valor da energia liberada em kW/h e quê E0 = 7 ⋅ 103 kW/h, faça o quê se pede.

Atividade em dupla. Atividade com uso de calculadora. Elabore um problema quê envolva a fórmula apresentada. Para tanto, pesquise acontecimentos reais e baseie-se nessa pesquisa.

Troque a atividade criada por você com um colega e responda ao problema elaborado por ele. Em seguida, verifiquem as resoluções e as estratégias utilizadas por cada um.

41. (Enem/MEC) Em setembro de 1987, Goiânea foi palco do maior acidente radioativo ocorrido no Brasil, quando uma amostra de césio-137, removida de um aparelho de radioterapia abandonado, foi manipulada inadvertidamente por parte da população. A meia-vida de um material radioativo é o tempo necessário para quê a massa dêêsse material se reduza à mêtáde. A meia-vida do césio-137 é 30 anos e a quantidade restante de massa de um material radioativo, após t anos, é calculada pela expressão M(t) = A(2, 7)kt, onde A é a massa inicial e k é uma constante negativa. Considere 0,3 como aproximação para log10 2. Qual o tempo necessário, em anos, para quê uma quantidade de massa do césio-137 se reduza a 10% da quantidade inicial?

a) 27

b) 36

c) 50

d) 54

e) 100

alternativa e

42. Determine o conjunto solução das inequações:

a) log10 (a2 − 2a + 1) < 2

S = {a ∈ ℝ | −9 < a < 11 e a ≠ 1}

b) log12 (x2 + 4x − 5) ≥ −4

S = {x ∈ ℝ | −7 ≤ x < −5 ou 1 < x ≤ 3}

43. Atividade com uso de calculadora. Uma pessoa recebeu a injeção de cérto medicamento. Uma vez na corrente sanguínea, esse medicamento é eliminado lentamente pela ação dos rins. Admita quê, partindo de uma quantidade inicial de Q0 miligramas, após t horas, a quantidade de medicamento na corrente sanguínea fique reduzida a Q(t) = Q0 ⋅ (0, 64)t miligramas. Determine o intervalo de tempo para quê a quantidade de medicamento Q(t) presente na corrente sanguínea da pessoa satisfaça a desigualdade Q04 < Q(t) < Q02. Use uma calculadora científica.

1,55 < t < 3,1

Página cento e trinta e oito

EXPLORANDO A TECNOLOGIA
Resolução de inequações logarítmicas com o GeoGebra

Com o GeoGebra, é possível resolver equações e inequações graficamente; porém, nem sempre esse método é exato, pois póde não fornecer precisão adequada quando a solução é composta de números racionais com infinitas casas decimais (como as dízimas periódicas) ou de números irracionais. Nesses casos, o método gráfico é recomendado como aproximação.

As inequações logarítmicas podem sêr entendidas como uma comparação entre duas funções. Essa ideia póde sêr estendida às inequações de maneira geral. Portanto, para resolver inequações logarítmicas graficamente, comparamos os gráficos das funções associadas aos membros da inequação.

Por exemplo, para resolver a inequação logarítmica log(x + 6) > 1, siga a sequência de passos a seguir.

I. Vamos escrever o primeiro membro da inequação como a função f(x) = log (x + 6) e o segundo como a função g(x) = 1.

II. Para escrever o logaritmo decimal de um número no GeoGebra, utilizamos a função lg(x) ou log(x) ou, ainda, log(10,x). Portanto, no campo de entrada, digite "f(x)=lg(x+6)" ou "f(x)=log(x+6)" ou "log(10,x+6)" para construir o gráfico da função f(x) = log (x + 6), em seguida, pressione a tecla Enter. Para construir o gráfico da função g(x) = 1, digite "g(x)=1" e pressione novamente Enter.

Assim, a janela de visualização do GeoGebra fornecerá a seguinte construção:

Imagem de tela do GeoGebra com as curvas para as funções f de x igual a log de x mais 6 na base 10 e g de x igual a um. A curva de f de x é progressivamente menos decrescente e g de x é uma reta horizontal que cruza y igual a um.

Página cento e trinta e nove

III. Para determinar as coordenadas do ponto de intersecção, devemos utilizar a ferramenta Intersecção de Dois Objetos, Imagem do botão Intersecção de Dois Objetos. e selecionar os dois gráficos. Nesse caso, o ponto de intersecção é A(4, 1), ele aparecerá na janela de visualização, e suas coordenadas serão mostradas na janela de Álgebra.

Imagem da tela do GeoGebra descrita anteriormente, agora com o ponto A posicionado na intersecção entre g de x e f de x, que se dá em x igual a 4 e y igual a um.

IV. Observando os gráficos e o ponto A, notamos quê, quando o valor de x for maior do quê 4 (abscissa do ponto de intersecção), teremos f(x) > g(x). Por outro lado, quando o valor de x for menor do quê 4, teremos g(x) > f(x) ou ainda f(x) < g(x).

Como a inequação inicial é log(x + 6) > 1, devemos encontrar os valores de x para os quais f(x) > g(x), ou seja, para isso ocorrer, devemos ter x > 4.

Logo, a solução da inequação será S = {x ∈ ℝ | x > 4}.

Esse método, quê usa a comparação de gráficos, póde sêr adotado para resolver outras inequações logarítmicas, inclusive quando ambos os membros da inequação têm logaritmos ou quando a base dos logaritmos é diferente de 10.

Saiba quê...

Note quê x não póde sêr 4, pois, nesse caso, teríamos f(x) = g(x), o quê não contempla a situação inicial.

Agora, faça o quê se pede nas atividades a seguir.

1. Utilizando o GeoGebra, determine o conjunto solução da inequação log (2x − 5) ≤ 1.

Ver as Orientações para o professor.

2. Crie um contrôle deslizante e determine o valor de m para quê o conjunto solução da inequação log (x + 4) < m seja S = {x ∈ ℝ | x < −3}.

3. Utilizando o mesmo procedimento da atividade anterior, determine o valor de m para quê a solução da inequação log2 (x + 4) > m tenha apenas valores positivos.

Página cento e quarenta

CONEXÕES com...
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Saúde

O uso de medicamentos requer cautela e não deve sêr banalizado. O fácil acesso a eles tem gerado o seu uso incorréto, sêndo o público jovem bastante afetado, uma vez quê a mídia também exerce influência nesse mercado. Para saber um pouco mais sobre o assunto, leia o texto a seguir, quê trata de medicamentos.

[...]

Medicamentos e os jovens

Usar medicamentos por conta própria […] faz parte dos hábitos de diversos adolescentes em todo o mundo. Com o intuito de curar alguma doença, alcançar o bem-estar pessoal ou uma aparência física desejável, os jovens se tornaram adeptos dos mais diversos tipos de medicamentos, desde um comprimido para dor de cabeça, até calmantes, estimulantes ou antidepressivos. Tudo isso sem nenhum acompanhamento médico.

Quais os medicamentos mais consumidos?

Entre os medicamentos mais consumidos pêlos jovens estão os analgésicos e antibióticos, inalantes e tranquilizantes, medicamentos para emagrecimento e ansiedade, xaropes, anabolizantes e medicamentos para disfunção erétil.

Quais os riscos do uso indiscriminado de medicamentos pêlos jovens?

Além dos riscos inerêntes à automedicação, tal hábito quando praticado por jovens é ainda mais preocupante em função das misturas perigosas quê eles costumam fazer, por exemplo:

Alguns medicamentos tranquilizantes com áucôl podem levar ao estado de coma e causar até mesmo a morte do usuário.

Medicamentos para emagrecer (anorexígenos) com áucôl e tabaco podem aumentar o risco de doenças cardíacas e respiratórias.

[…]

Fotografia de pés sobre uma balança, que indica 60 quilos.

A aparência “física” é uma preocupação freqüente entre as pessoas, principalmente entre os jovens. Essa preocupação exagerada póde causar distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia. (As imagens da dupla de páginas estão fora de proporção.)

Página cento e quarenta e um

Medicamentos para emagrecer

Atualmente, tem sido muito comum a busca de uma solução rápida para combater o excésso de peso, como o uso de medicamentos para emagrecer, chamados anorexígenos. Esses medicamentos agem diminuindo o apetite, facilitando a perda de peso por determinado tempo.

Os anorexígenos apresentam algum tipo de risco?

Os anorexígenos são produtos de alto risco porque podem causar dependência e inúmeras reações indesejadas, como humor instável, depressão nervosa, irritabilidade, agitação, confusão mental, alucinações, dentre outras. A retirada brusca dêêsse tipo de medicamento póde sêr acompanhada de fadiga (cansaço), sonolência ou depressão. Por apresentarem riscos elevados, esses produtos são controlados por lei e somente os médicos podem prescrevê-los.

[…]

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. O quê devemos saber sobre medicamentos. Brasília, DF: Anvisa, 2010. p. 66-67, 74. Disponível em: https://livro.pw/jprxa. Acesso em: 23 set. 2024.

Agora, faça o quê se pede nas atividades a seguir.

Ver as Orientações para o professor.

1. Segundo o texto, qual é o problema relacionado ao consumo de medicamentos entre os jovens?

2. Entre os problemas decorrentes da automedicação está a ingestão excessiva de medicamentos. Ao entrar na corrente sanguínea, um medicamento é metabolizado, e sua concentração diminui a uma taxa proporcional à quantidade ingerida e ao tempo decorrido. Suponha quê a quantidade de determinado medicamento no organismo possa sêr modelada pela função M(t) = M0 (0,5)t, em quê M0 é a quantidade ingerida (em mg) e M(t) é a quantidade do medicamento no organismo (em mg) decorridas t horas da ingestão. Se forem ingeridos 500 mg dêêsse medicamento, após quanto tempo no organismo a quantidade da droga será igual a 90 mg? Considere log 2 ≃ 0,3 e log 0,18 ≃ −0,74.

3. Atividade em grupo. Conforme apresentado no texto, “atualmente, tem sido muito comum a busca de uma solução rápida para combater o excésso de peso”.

A anorexia e a bulimia são dois transtôrnos alimentares muito comuns na ssossiedade atual, principalmente entre jovens. Em grupo, pesquisem cada um dêêsses transtôrnos, listando as diferenças e o tratamento correto quê deve sêr realizado para cada um deles. Em seguida, produzam um vídeo de conscientização sobre os riscos da automedicação, abordando também os motivos do uso dos medicamentos e os impactos dos transtôrnos alimentares na vida das pessoas.

Página cento e quarenta e dois

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
A ideia de Diôn Napier e o logaritmo

O texto a seguir apresenta um resumo do progresso científico ocorrido entre os séculos XVI e XVII. Nesse contexto, a participação do matemático escocês Diôn Napier no intuito de simplificar cálculos matemáticos foi fundamental para o surgimento do conceito de logaritmo.

Imagem de quadro com pintura de John Napier sentado, com uma das mãos sobre um livro. Ele está vestido com uma túnica e tem uma barba longa.

JOHN Napier ÓF Merchiston. 1616. Óleo sobre tela, 110,7 cm × 99,5 cm. Universidade de Edimburgo. Retrato do matemático escocês Diôn Napier (1550-1617).

[…]

O século XVI e o início do século XVII testemunharam uma enorme expansão do conhecimento científico em todos os campos. A Geografia, a Física e a Astronomia, livres de antigos dogmas, mudaram rapidamente a percepção quê o homem tinha do universo. O sistema heliocêntrico de Copérnico, depois de lutar durante quase um século contra as resoluções da Igreja, encontrara finalmente a aceitação. A circum-navegação do glôbo por Magalhães, em 1521, anunciou uma nova era de exploração marítima quê não deixaria um canto do mundo sem sêr visitado. Em 1569 Gerhard Mercator publicou o seu aclamado novo mapa do mundo, acontecimento quê teve um impacto decisivo na ár-te da navegação. Na Itália, Galileu Galilei estabelecia as fundações da ciência da mecânica, enquanto na Alemanha Johannes Képler formulava suas três leis do movimento planetário, livrando a astronomia, de uma vez por todas, do universo geocêntrico dos gregos.

Esses desenvolvimentos envolviam uma quantidade crescente de dados numéricos, forçando os eruditos a passarem boa parte de seu tempo fazendo cálculos tediosos. A época pedia uma invenção quê livrasse os cientistas, de uma vez por todas, dêêsse fardo. Napier aceitou o desafio.

[…]

Sua linha de pensamento era a seguinte: se pudermos escrever qualquer número positivo como uma potência de algum dado número fixo (o qual depois seria chamado de base), então a multiplicação e a divisão de números seria o equivalente à adição ou à subtração de seus expoentes. Além díssu, elevar um número à enésima potência (isto é, multiplicá-lo por si mesmo n vezes) seria equivalente a somar o expoente n vezes a ele próprio, isto é, multiplicá-lo por n […]. Resumindo, cada operação aritmética seria reduzida à quê está abaixo dela na hierarquia das operações, o quê reduziria muito a dificuldade das computações numéricas.

Vamos ilustrar como esta ideia funciona escolhendo como nossa base o número 2. A tabéla 1.1 mostra as potências sucessivas de 2, começando com n = −3 e terminando com n = 12. Suponha quê queremos multiplicar 128 por 32. Nós procuramos na tabéla os expoentes correspondentes a 32 e a 128 e descobrimos quê eles são, respectivamente, 5 e 7. Somando esses expoentes, obtemos 12.

Agora revertemos o processo, procurando o número cujo expoente correspondente é 12; êste número é 4.096, a resposta desejada. […]

tabéla 1.1 – Potências de 2

n

−3

−2

−1

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

2n

18

14

12

1

2

4

8

16

32

64

128

256

512

1.024

2.048

4.096

MAOR, E. e: a história de um número. Tradução: Jorge Calife. Rio de Janeiro: recór, 2003. p. 17-20.

Página cento e quarenta e três

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1. (hú- hê- érre jota) Admita quê, em um determinado lago, a cada 40 cm de profundidade, a intensidade de luz é reduzida em 20%, de acôr-do com a equação I = I00,8h40 na qual I é a intensidade da luz em uma profundidade h, em centimetros, e I0 é a intensidade na superfícíe. Um nadador verificou, ao mergulhar nesse lago, quê a intensidade da luz, em um ponto P, é de 32% daquela observada na superfícíe. A profundidade de P, em metros, considerando log2 = 0,3, equivale a:

a) 0,64

b) 1,8

c) 2,0

d) 3,2

alternativa c

2. (í éfi cê ê) Sejam x, y ∈ ℝ com x > 1 e y > 1. A expressão 2 log9 x + log3 6 − 6 log9 y póde sêr simplificada para:

a) log9 36x2y3

b) log3 (2x6y + 6)

c) log9 (2x + 6(1 − y))

d) log3 (x² + 36 + y3)

e) log3 (1 + 6xy)

alternativa a

3. (IME-RJ) Se log10 2 = x e log10 3 = y, então log5 18 vale:

a) x+2y1-x

b) x+y1-x

c) 2x+y1+x

d) x+2y1+x

e) 3x+2y1-x

alternativa a

4. (hú éfe ême gê) O pH de uma solução aquosa é definido pela expressão pH = −log[H+], em quê [H+] indica concentração, em mol/l, de íons de hidrogênio na solução e log, o logaritmo na base 10.

Ao analisar uma determinada solução, um pesquisador verificou quê, nela, a concentração de íons de hidrogênio era [H+] = 5,4 ⋅ 108 mol/l. Para calcular o pH dessa solução, ele usou os valores aproximados de 0,30 para log2, e de 0,48 para log3. Então, o valor quê o pesquisador obteve para o pH dessa solução foi:

a) 7,26

b) 7,32

c) 7,58

d) 7,74

alternativa a

5. (UEG-GO) Sendo f(x) = logx − 1 (x² + 1), então

a) x < −1 e x ≠ −2

b) x < 1

c) −1 ≤ x < 1

d) x > 1

e) x > 1 e x ≠ 2

alternativa e

6. (UFG-GO) O eucalipto é muito usado para a produção de papéis e celulose por causa da qualidade da matéria-prima e seu curto ciclo de vida. Um produtor de eucalipto possui uma plantação de determinada espécie adequada ao clima e ao tipo de solo de sua região. Essa espécie tem seu crescimento modelado pela função h(t) = 50 ⋅ (1 − 10kt), onde h é a altura (em metro) em função do tempo t (em ano) e k é uma constante. Sabe-se quê esse eucalipto alcança a altura de 10 m em 2 anos e quê o produtor realizará o kórti quando as árvores tiverem 8 anos.

Com base nessas informações, calcule o valor da constante k e a altura quê os eucaliptos terão, em métro, quando o produtor for realizar o kórti.

k = -12 log (45); as árvores terão 29,52 metros de altura.

7. (Fuvest-SP) Sobre a equação

(x + 3)2x2-9 log|x2+x-1| = 0, é correto afirmar quê

a) ela não possui raízes reais.

b) sua única raiz real é −3.

c) duas de suas raízes reais são 3 e −3.

d) suas únicas raízes reais são −3, 0 e 1.

e) ela possui cinco raízes reais distintas.

alternativa e

8. (Uneb-BA) Segundo uma pesquisa, após t meses da constatação da existência de uma epidemia, o número de pessoas, por ela atingidas, é obtído por N(t) = 100001+84-2t.

Considerando-se quê o mês tenha 30 dias, log 2 = 0,30 e log 3 = 0,48, pode-se estimar quê 2.500 pessoas serão atingidas por essa epidemia em, aproximadamente,

a) dez dias.

b) vinte e seis dias.

c) três meses.

d) dez meses.

e) um ano.

alternativa a

Página cento e quarenta e quatro

9. (Udesc) O conjunto solução da inequação |log3(3x)| ≤ 1 é:

a) S = [13, 3]

b) S = [1, 3]

c) S = [19, 1]

d) S = ]0, 19]

e) S =]0, 1]

alternativa c

Saiba quê...

Se |f(x)| a ⇒ −a f(x) ≤ a.

10. (Unicamp-SP) A solução da equação na variável real x, logx (x + 6) = 2, é um número

a) primo.

b) par.

c) negativo.

d) irracional.

alternativa a

11. (Fuvest-SP) Seja f uma função a valores reais, com domínio D ⊂ ℝ, tal quê f(x) = log10 (log13 (x2 x + 1)), para todo x D.

Imagem com dois planos cartesianos. No primeiro há uma curva para a maior que um. Ela é progressivamente menos crescente e parte de valores negativos e vai para valores positivos para y, passando pelo ponto x igual a um e y igual a 0. No segundo há uma curva para 0 menor que a, que é menor que um. Ela é progressivamente menos decrescente e parte de valores positivos e vai para valores negativos para y, passando pelo ponto x igual a um e y igual a 0.

Gráficos da função logarítmica de base a.

O conjunto quê póde sêr o domínio D é:

a) {x ∈ ℝ; 0 < x < 1}

b) {x ∈ ℝ; x ≤ 0 ou x ≥ 1}

c) {x ∈ ℝ; 13 < x < 10}

d) {x ∈ ℝ; x 13 ou x ≥ 10}

e) {x ∈ ℝ; 19 < x < 103}

alternativa a

12. (Enem/MEC) Um contrato de empréstimo prevê quê quando uma parcela é paga d fórma antecipada, conceder-se-á uma redução de juros de acôr-do com o período de antecipação. Nesse caso, paga-se o valor presente, quê é o valor, naquele momento, de uma quantia quê deveria sêr paga em uma data futura. Um valor presente P submetido a juros compostos com taxa i, por um período de tempo n, produz um valor futuro V determinado pela fórmula:

V = P ⋅ (1 + i)n

Em um contrato de empréstimo com sessenta parcelas fixas mensais, de R$ 820,00, a uma taxa de juros de 1,32% ao mês, junto com a trigésima parcela será paga antecipadamente uma outra parcela, desde quê o desconto seja superior a 25% do valor da parcela.

Utilize 0,2877 como aproximação para ln (43) e 0,0131 como aproximação para ln (1,0132).

A primeira das parcelas quê poderá sêr antecipada junto com a 30ª é a

a) 56ª

b) 55ª

c) 52ª

d) 51ª

e) 45ª

alternativa c

13. (Enem/MEC) Para realizar a viagem dos sonhos, uma pessoa precisava fazer um empréstimo no valor de R$ 5.000,00. Para pagar as prestações, dispõe de, no mássimo, R$ 400,00 mensais. Para esse valor de empréstimo, o valor da prestação (P) é calculado em função do número de prestações (n) segundo fórmula

P = 5000×1,013n×0,013(1,013n-1)

Se necessário, utilize 0,005 como aproximação para log 1,013; 2,602 como aproximação para log 400; 2,525 como aproximação para log 335. De acôr-do com a fórmula dada, o menor número de parcelas cujos valores não comprometem o limite definido pela pessoa é

a) 12

b) 14

c) 15

d) 16

e) 17

alternativa d

Página cento e quarenta e cinco

14. (FCMSCSP) O Nível de Pressão Sonora (NPS) é uma medida quê determina o grau de potência de uma onda sonora, sêndo o decibel (dB) sua unidade de medida mais usual. O infográfico traz dados do NPS de alguns sôns:

Infográfico 'Termômetro do ronco (em decibéis)'. Nele a ilustração de um termômetro representando níveis de decibéis para diferentes intensidades de roncos em paralelos a outras fontes de som. Os dados são os seguintes: 30 decibéis: biblioteca. 50 dB: Ronco moderado (Já causa incômodo). 60 decibéis: Conversa normal. 80 decibéis: Ronco alto (Causa incômodo em outros ambientes). 85 decibéis: Trânsito em avenidas. 90 decibéis: Festa (pode superar 115 decibéis). 93 decibéis: Ronco mais alto já registrado (Suécia, 1993). 100 decibéis: Britadeira e serra elétrica. 140 decibéis: Motor de avião. Observação: É recomendado usar proteção para níveis superiores a 85 decibéis. (http://noticias.r7.com. Adaptado.)

O NPS, em dB, de um som emitido está relacionado à sua Intensidade Sonora (I), em W/m2, pela seguinte lei:

NPS = 120 + 10 ⋅ logI

Desse modo, a razão entre a intensidade sonora do ronco mais alto já registrado e a do ronco moderado, nessa ordem, é um valor entre

a) 10 e 100.

b) 1 e 10.

c) 100 e 1.000.

d) 10.000 e 100.000.

e) 1.000 e 10.000.

alternativa d

PARA REFLETIR

Neste Capítulo, estudamos o logaritmo, sua definição e suas propriedades. Além díssu, conhecemos algumas de suas aplicações, como no cálculo do pH e do nível de intensidade sonora. Estudamos, também, a função logarítmica, seu gráfico e sua relação com a função exponencial.

No Capítulo, também foi feito o estudo da equação e da inequação logarítmica.

Nas páginas de abertura, foi apresentada a unidade de medida da intensidade sonora e uma reflekção sobre a importânssia de saber medi-la, com o intuito de mostrar a presença da Matemática na preservação da saúde. Você conseguiu reconhecer essa relação? Se sim, qual é a importânssia dela? Se não, retome o texto de abertura de Capítulo e as perguntas iniciais. Se possível, pesquise também em livros e sáites sobre o assunto.

Vamos refletir a respeito das aprendizagens do Capítulo 4:

Você já conhecia algum dos conteúdos apresentados ao longo dêste Capítulo? Qual(is)?

Resposta pessoal.

Qual é a condição para quê uma função logarítmica seja crescente? E decrescente?

base a maior do quê 1; base a entre 0 e 1

Pesquise uma aplicação de logaritmo quê não tenha sido apresentada neste Capítulo e explique, com suas palavras, essa aplicação e a relação dela com o logaritmo.

Resposta pessoal.

Página cento e quarenta e seis