CAPÍTULO
6
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

Desde a Antigüidade, o sêr humano tem encanto pela Lua. Ao longo da História, muitas pessoas fizeram observações e estudos para entender o comportamento dela.

O movimento da Lua influencía muitos fenômenos naturais e até mesmo as culturas de certos povos. Alguns povos indígenas, por exemplo, baseiam-se nas fases da Lua para compor seus calendários. Os indígenas observaram quê essas fases são periódicas, repetindo-se aproximadamente a cada 30 dias. Assim, o intervalo entre a aparição de uma mesma fase da Lua define, para esses povos, a duração de um mês. Normalmente, o mês indígena começa após a lua nova.

Eles perceberam também quê a Lua influencía a caça e a pesca. Pois, na lua cheia, devido ao excésso de luz, os animais ficam mais agitados e expostos, tornando esse período ideal para a caça.

Note, então, quê há diversas observações, científicas e empíricas quê relacionam as fases da Lua e sua influência na Terra. Além díssu, existem também diversas superstições sobre como as fases da Lua influenciam nossas vidas.

No entanto, independentemente da cultura e da crença, sabe-se quê o movimento da Lua em torno da Terra é periódico. Dessa maneira, podemos estudar o movimento da Lua visto da Terra e os fenômenos ligados a ele por meio de funções periódicas, como as trigonométricas, quê são o assunto dêste Capítulo.

Imagem de paisagem noturna com a lua cheia em céu estrelado. Sobre o solo, a silhueta de uma luneta.

Os telescópios são instrumentos utilizados para observar os corpos celéstes. Eles podem sêr desde objetos caseiros bem simples, com alcance reduzido, até grandes e potentes aparelhos utilizados por cientistas e astroônomos profissionais.

Página cento e noventa e três

Imagem da lua em 8 fases diferentes: cheia, começo da minguante, meio da minguante, final da minguante, nova, começo da crescente, meio da crescente e final da crescente.

Esquema ilustrativo com as fases da Lua. O ciclo completo leva aproximadamente 30 dias para ocorrer. (Imagem sem escala; cores fantasia).

Atividade em dupla. Agora, reúna-se a um colega, e façam o quê se pede em cada questão.

1. O estudo da Lua e de suas características é feito pela Astronomia. Vocês sabem o quê é Astronomia? Quais são seus objetos de estudo?

2. Foi dito quê o movimento da Lua em torno da Terra é um fenômeno periódico. O quê vocês entendem por isso? Se necessário, pesquisem os significados da palavra período.

3. As fases da Lua influenciam desde fenômenos naturais até os hábitos de alguns povos. Pesquisem a respeito da influência da Lua em diversas culturas e discutam com seus côlégas: existem relações entre as crenças populares e o conhecimento científico?

Ver as Orientações para o professor.

Página cento e noventa e quatro

Funções periódicas

Um pêndulo, como o do relógio da figura, realiza um movimento de vai e vêm, alternando os sentidos regularmente.

Fotografia de um relógio com um pêndulo.

O pêndulo do relógio realiza um movimento periódico.

Assim como no caso do pêndulo, existem diversos outros fenômenos com a mesma característica: a de se repetirem sempre em um mesmo intervalo de tempo, denominado período. Por conta díssu, eles são chamados de fenômenos periódicos e podem sêr modelados por funções periódicas.

Outro exemplo de fenômeno periódico é o movimento das marés. Observe a seguir um esquema com os horários e níveis de maré baixa, intermediária e alta em determinado dia, em certa praia do Nordeste do Brasil.

Esquema representando 3 níveis de maré. Maré baixa: até 0,5 metro. Horários: 0 horas, 12 horas e 24 horas. Nível intermediário: de 0,5 até 1,5 metro. Horários: 3 horas, 9 horas, 15 horas e 21 horas. Maré alta: de 1,5 a 2,5 metros. Horários: 6 horas e 18 horas.

Imagem sem escala, cores fantasía.

Nesse caso, o nível da maré, em métro, em função do tempo, em hora, póde sêr modelado por uma função periódica, representada no gráfico a seguir.

Imagem de plano cartesiano com o nível da maré, em metros, no eixo vertical, e o tempo, em horas, no eixo horizontal. Há uma curva com oscilação constante atingindo o máximo duas e o mínimo 3 vezes. Ela passa pelos seguintes pontos: Tempo: 0 hora: Nível da maré: 0.5 metro. Tempo: 3 horas: Nível da maré: 2.5 metros (Maré Alta). Tempo: 6 horas: Nível da maré: 1.5 metro. Tempo: 9 horas: Nível da maré: 0.5 metro (Maré Baixa). Tempo: 12 horas: Nível da maré: 1.5 metro. Tempo: 15 horas: Nível da maré: 2.5 metros (Maré Alta). Tempo: 18 horas: Nível da maré: 1.5 metro. Tempo: 21 horas: Nível da maré: 0.5 metro (Maré Baixa). Tempo: 24 horas: Nível da maré: 1.5 metro.

Observe quê, a partir das 12 horas, o gráfico se repete até as 24 horas. Dizemos quê o movimento dessa maré tem um período de 12 horas.

Uma função real de variável real é periódica se existe um número real positivo p tal quê:

f(x + p) = f(x) para todo x do domínio de f

O menor valor de p é chamado de período da função.

Um dos principais tipos de funções periódicas são as funções trigonométricas, quê serão apresentadas neste Capítulo.

Para acessar

CIENTISTAS descobrem planêtas com órbitas sincronizadas ao redor de estrela. Jornal Joca, São Paulo, 14 dez. 2023. Ciência e Tecnologia. Disponível em: https://livro.pw/rkrtb. Acesso em: 6 out. 2024.

Esse sáiti apresenta uma reportagem sobre a descoberta de um sistema de planêtas com órbitas sincronizadas em um ritmo cíclico e um vídeo mostrando essa sincronia.

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Função seno

A primeira função trigonométrica quê estudaremos é a função seno. Ela é a função f: ℝ → ℝ quê associa, a cada número real x, o número real sen x, ou seja, y = sen x ou f(x) = sen x.

O domínio e o contradomínio da função seno são iguais a ℝ, ou seja, D(f) = ℝ e CD(f) = ℝ.

Gráfico da função seno

Para estudar a função seno, vamos tomar alguns valores de x no intervalo [0, 2(pi)"] e obtêr alguns pontos (x, y) no plano para construir seu gráfico.

No Capítulo anterior, estudamos os valores de sen x para qualquer valor real de x na circunferência trigonométrica. Assim, para obtêr alguns pontos (x, y) pertencentes ao gráfico da função dada por f(x) = sen x, vamos utilizar esses valores já calculados na circunferência trigonométrica para x ∈ [0, 2(pi)"].

Imagem de circunferência trigonométrica com os seguintes pontos, no sentido anti-horário: Primeiro quadrante: 0, pi sobre 6, pi sobre 4, pi sobre 3 e pi sobre dois. Segundo quadrante: dois pi sobre 3, 3 pi sobre 4, 5 pi sobre 6 e pi. Terceiro quadrante: 7 pi sobre 6, 5 pi sobre 4, 4 pi sobre 3 e 3 pi sobre dois. Quarto quadrante: 5 pi sobre 3, 7 pi sobre 4, 11 pi sobre 6 e dois pi.

Imagem de plano cartesiano com a curva oscilante de uma função. Ela passa pelos seguintes pontos: x: 0. y: 0. x: pi sobre 6. y: um sobre dois. x: pi sobre 4. y: raiz de dois sobre dois. x: pi sobre 3. y: raiz de três sobre dois. x: pi sobre 2. y: um. x: dois pi sobre 3. y: raiz de três sobre dois. x: três pi sobre quatro. y: raiz de dois sobre dois. x: cinco pi sobre seis. y: um sobre dois. x: pi. y: zero. x: sete pi sobre seis. y: menos um sobre dois. x: cinco pi sobre quatro. y: menos raiz de dois sobre dois. x: quatro pi sobre três. y: menos raiz de três sobre dois. x: três pi sobre dois. y: menos um. x: cinco pi sobre três. y: menos raiz de três sobre dois. x: sete pi sobre quatro. y: menos raiz de dois sobre dois. x: onze pi sobre seis. y: menos um sobre dois. x: dois pi. y: zero.

Como o domínio da função seno é o conjunto dos números reais, a curva se estende para valores de x menóres do quê zero e maiores do quê 2(pi)". Assim, obtemos a curva a seguir, quê é o gráfico de y = sen x.

Imagem de plano cartesiano com a curva oscilante de uma função. Ela passa pelos seguintes pontos: Ela inicia em y igual a menos um. x: menos dois pi. y: zero. x: menos três pi sobre dois. y: um. x: menos pi. y: zero. x: menos pi sobre dois. y: menos um. x: zero. y: zero. x: pi sobre dois. y: um. x: pi. y: zero. x: três pi sobre dois. y: menos um. x: dois pi. y: zero. x: cinco pi sobre dois. y: um. x: três pi. y: zero. x: sete pi sobre dois. y: menos um. x: quatro pi. y: zero. Ela termina em y igual a um.

Chamamos a curva descrita pela função seno de senoide.

Observe o quê ocorre com a função dada por y = sen x no intervalo [0, 2(pi)"]:

de 0 a π2, a função cresce, variando de 0 a 1;

de π2 a (pi)", a função decresce de 1 a 0;

de (pi)" a 3π2, a função decresce de 0 a −1;

de 3π2 a 2(pi)", a função cresce de −1 a 0.

Saiba quê...

Note quê o gráfico da função seno é simétrico em relação à origem, ou seja, para qualquer número real x, temos: sen (−x) = −sen x

Página cento e noventa e seis

O conjunto imagem da função seno é o intervalo [−1, 1], isto é: −1 ≤ sen x ≤ 1

Ao observar o gráfico da função seno, percebemos quê ela se repete periodicamente, como é característico das funções periódicas. Nesse caso, a função se repete a cada intervalo de 2(pi)", ou seja, nos intervalos …, [−4(pi)", −2(pi)"], [−2(pi)", 0], [0, 2(pi)"], [2(pi)", 4(pi)"], … Além díssu, temos quê:

… = sen (x − 4(pi)") = sen (x − 2(pi)") = sen x = sen (x + 2(pi)") = sen (x + 4(pi)") = …, ou seja, sen (x + k ⋅ 2(pi)") = sen x, k ∈ ℤ

Assim, para a função dada por f(x) = sen x, o período é p = 2(pi)".

Observe, agora, os gráficos das funções dadas por f(x) = sen x e g(x) = sen (2x + π2).

Imagem de plano cartesiano com duas curvas de funções trigonométricas e indicações de seus períodos. Uma das curvas representa f de x igual a seno de x. O período dela (p) é entre 0 e dois pi. A curva passa pelos seguintes pontos: x: 0. y: 0. x: pi sobre dois. y: um. x: pi. y: 0. x: três pi sobre dois. y: menos um. x: dois pi. y: 0. A outra curva representa a função g de x igual a seno de dois x mais pi sobre dois. O período dela (p) é entre 0 e pi. A curva passa pelos seguintes pontos: x: 0. y: um. x: pi sobre dois. y: menos um. x: pi. y: um. x: três pi sobre quatro. y: menos um. x: dois pi. y: um.

Note quê o período da função g é igual à mêtáde do período da função f e quê o período da função f é a parte do gráfico relativa ao intervalo de 0 a 2(pi)". Isto é, a distância entre 0 e 2(pi)", quê é igual a 2(pi)", é o período de f.

O período da função g, quê é igual a (pi)", póde sêr obtído pela distância entre 0 e (pi)".

pôdêmos determinar o período de uma função g ôbitída a partir da função seno, com lei de formação g(x) = sen (cx + d), com c e d reais e c ≠ 0, usando a seguinte fórmula:

p = 2π|C|

Para chegar a essa fórmula, utilizamos a informação de quê um período para a função seno é dado de 0 a 2(pi)". Assim, determinamos, inicialmente, os valores de x1 e x2 tais quê o arco (cx + d) da função g assuma valores iguais a 0 e a 2(pi)". O período de g será dado pela distância entre x1 e x2, ou seja, por |x2-x1|.

cx1 + d = 0 ⇒ cx1 = −dx1 = −dc

cx2 + d = 2(pi)" cx2 = 2(pi)" dx2 2π-dc

Portanto: p = |x2-x1|=|2π-dc-(-dc)|=|2πc|=2π|c|

Calculando, no caso do exemplo, o período da função dada por g(x) = sen(2x + π2) pela fórmula, temos:

p = 2π|C|=2π|2| = (pi)"

Página cento e noventa e sete

ATIVIDADES RESOLVIDAS

1. Construa os gráficos das funções dadas por f(x) = sen 2x e g(x) = sen x2, comparando-os com o gráfico da função dada por h(x) = sen x.

Resolução

Como conhecemos o gráfico de y = sen x, podemos construir as tabélas e esboçar os três gráficos em um só sistema de eixos coordenados para compará-los.

y = sen 2x

2x

x

y

0

0

0

π2

π4

1

(pi)"

π2

0

3π2

3π4

−1

2(pi)"

(pi)"

0

y = sen x

x

y

0

0

π2

1

(pi)"

0

3π2

−1

2(pi)"

0

y = sen x2

x2

x

y

0

0

0

π2

(pi)"

1

(pi)"

2(pi)"

0

3π2

(pi)"

−1

2(pi)"

4(pi)"

0

Para facilitar a comparação, os gráficos serão apresentados com apenas um período completo de cada uma das funções.

Imagem de plano cartesiano com três curvas de funções trigonométricas. Uma curva representa f de x igual a seno de dois x. Ela passa pelos seguintes pontos: x: 0. y: 0. x: pi sobre quatro. y: um. x: pi sobre dois. y: 0. x: três pi sobre quatro. y: menos um. x: pi. y: 0. Outra curva representa h de x igual a seno de x. Ela passa pelos seguintes pontos: x: 0. y: 0. x: pi sobre dois. y: um. x: pi. y: 0. x: três pi sobre dois. y: menos um. x: dois pi. y: 0. A outra curva representa g de x igual a seno de x sobre dois. Ela passa pelos seguintes pontos: x: 0. y: 0. x: pi. y: um. x: dois pi. y: 0. x: três pi. y: menos um. x: quatro pi. y: 0.

Observando os gráficos, verificamos quê as funções f(x) = sen 2x e g(x) = sen x2 têm o mesmo conjunto imagem, [−1, 1], e quê o período de f é (pi)", e o de g é 4(pi)".

2. Determine o período p da função f dada por f(x) = sen(3x4 + (pi)").

Resolução

O período p da função é dado por:

p = 2π|34| = 2(pi)" 43=8π3

3. Determine k para quê exista x tal quê sen x = 2k − 5.

Resolução

Sabemos quê −1 ≤ sen x ≤ 1. Substituindo sen x por 2k − 5, temos:

Imagem da seguinte notação: Menos um é menor ou igual a dois k menos 5 que é menor ou igual a um. Alguns trechos dela estão enumerados da seguinte forma: Um: dois k menos 5 menor ou igual a um. Dois: menos um é menor ou igual a dois k menos 5.

I 2k − 5 ≤ 1 ⇒ 2k ≤ 6 ⇒ k ≤ 3

II 2k − 5 ≥ −1 ⇒ 2k ≥ 4 ⇒ k ≥ 2

Fazendo I ∩ II:

Imagem com 3 retas para valores de x: Um: valores menores que ou iguais a 3. Dois: valores maiores que ou iguais a dois. Intersecção entre um e dois: valores maiores ou iguais a dois e menores ou iguais a 3.

Logo, S = {k ∈ ℝ | 2 ≤ k ≤ 3}.

4. Quais são os valores mássimo e mínimo quê a função dada por y = 3 + sen 5x póde assumir?

Resolução

A função seno tem valor mássimo 1 e valor mínimo −1, e o fator 5 não influencía nesses valores. Então, os valores mássimo e mínimo da função y = 3 + sen 5x são:

valor mássimo: y = 3 + 1 = 4;

valor mínimo: y = 3 − 1 = 2.

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ATIVIDADES

Ver as Orientações para o professor.

1. Esboce o gráfico e determine o domínio, a imagem e o período das seguintes funções:

a) y = 3 sen x

b) y = 2 − sen x

c) y = sen (xπ2)

d) y = 2 sen x4

2. Determine o período das funções:

a) y = sen 8x

p = π4

b) y = 5 ⋅ sen 10x

p = π5

3. Qual é o conjunto imagem da função dada por f(x) = 7 ⋅ sen (3x)?

Im = [−7, 7]

4. (hú éfe pê érre) O período da função f: ℝ → ℝ definida por f(x) = sen (2x + π4) é:

a) π2

b) (pi)"

c) π4

d) 2(pi)"

e) π8

alternativa b

5. escrêeva os valores mássimo e mínimo quê cada uma das expressões a seguir póde assumir.

a) 4 ⋅ sen (alfa)"

valor mássimo: 4; valor mínimo: −4

b) 5 − 2 ⋅ sen x

valor mássimo: 7; valor mínimo: 3

c) 13+sen y

valor mássimo: 12; valor mínimo: 14

6. Calcule os valores reais de m, de modo quê sen x = 2m − 1.

S = {m ∈ ℝ | 0 ≤ m ≤ 1}

7. (Cefet-PR) Sejam as funções f(x) = 2 ⋅ sen (x) e g(x) = sen (2x). A respeito delas, pode-se afirmar quê:

a) O período de f(x) é o dôbro do período de g(x).

b) As funções f(x) e g(x) possuem os mesmos zeros.

c) O mássimo de f(x) é igual ao mássimo de g(x).

d) O mássimo de g(x) é o dôbro do mássimo de f(x).

e) O período de g(x) é o dôbro do período de f(x).

alternativa a

8. Determine o valor de k para quê existam valores quê satisfaçam à igualdade
sen x = 5k-2k-3

S= {k ∈ ℝ | -14 k56}

9. (UFV-MG) Para a existência da expressão sen θ = 2x-13, os valores de x estão compreendidos no intervalo:

alternativa d

a) −1 ≤ x < 1

b) −1 < x ≤ 0

c) −1 ≤ x < 13

d) −1 ≤ x ≤ 2

10. (FGV-SP) Um supermercado, quê fica aberto 24 horas por dia, faz a contagem do número de clientes na loja a cada 3 horas. Com base nos dados observados, estima-se quê o número de clientes possa sêr calculado pela função trigonométrica f(x) = 900 − 800 ⋅ sen (xπ12), em quê f(x) é o número de clientes e x, a hora da observação (x é um inteiro, tal quê 0 ≤ x ≤ 24).

Utilizando essa função, a estimativa da diferença entre o número mássimo e o número mínimo de clientes dentro do supermercado, em um dia completo, é igual a:

a) 600

b) 800

c) 900

d) 1.500

e) 1.600

alternativa e

11. (UFES) Considere quê V(t), volume de ar nos pulmões de um sêr humano adulto, em litro, varia de no mínimo 2 litros a no mássimo 4 litros, sêndo t a variável tempo, em segundo.

Dentre as funções abaixo, a quê melhor descreve V(t) é:

a) 2 + 2sen (π3t)

b) 4 + 2sen (π3t)

c) 5 + 3sen (π3t)

d) 1 + 3sen (π3t)

e) 3 + sen (π3t)

alternativa e

12. Atividade em dupla. Usando a função f dada por f(x) = 3sen(12x) ou a representação gráfica dessa função, elabore uma atividade quê envolva os conceitos estudados até o momento.

Imagem de plano cartesiano com a curva de uma função que se repete. Ela passa pelos seguintes pontos: Inicia em y igual a 3. x: menos dois pi. y: zero. x: menos pi. y: menos 3. x: 0. y: 0. x: pi. y: 3. x: dois pi. y: 0. x: 3 pi. y: menos 3. x: 4 pi. y: zero. Ela termina em y igual a 3.

Após a elaboração, troque a atividade com um colega para quê um resôuva a atividade do outro.

Resposta pessoal.

Página cento e noventa e nove

Função cosseno

Denomina-se função cosseno a função f: ℝ → ℝ quê associa, a cada número real x, o número real cos x, ou seja, y = cos x ou f(x) = cos x.

O domínio e o contradomínio da função cosseno são iguais a ℝ, ou seja, D(f) = ℝ e CD(f) = ℝ.

Imagem de circunferência trigonométrica com os seguintes pontos, no sentido anti-horário: Primeiro quadrante: 0, pi sobre 6, pi sobre 4, pi sobre 3 e pi sobre dois. Segundo quadrante: dois pi sobre 3, 3 pi sobre 4, 5 pi sobre 6 e pi. Terceiro quadrante: 7 pi sobre 6, 5 pi sobre 4, 4 pi sobre 3 e 3 pi sobre dois. Quarto quadrante: 5 pi sobre 3, 7 pi sobre 4, 11 pi sobre 6 e dois pi.

Gráfico da função cosseno

Assim como fizemos para traçar o gráfico da função seno, vamos utilizar os valores de cos x para x ∈ [0, 2(pi)"], já conhecidos da circunferência trigonométrica, para obtêr alguns pontos (x, y) pertencentes ao gráfico da função dada por f(x) = cos x. Assim:

Imagem de plano cartesiano com a curva de uma função. Ela passa pelos seguintes pontos: x: 0. y: um. x: pi sobre 6. y: raiz de três sobre dois. x: pi sobre 4. y: raiz de dois sobre dois. x: pi sobre 3. y: um sobre dois. x: pi sobre dois. y: zero. x: dois pi sobre 3. y: menos um sobre dois. x: três pi sobre quatro. y: menos raiz de dois sobre dois. x: cinco pi sobre seis. y: menos raiz de três sobre dois. x: pi. y: menos um. x: sete pi sobre seis. y: menos raiz de três sobre dois. x: cinco pi sobre quatro. y: menos raiz de dois sobre dois. x: quatro pi sobre três. y: menos um sobre dois. x: três pi sobre dois. y: zero. x: cinco pi sobre três. y: um sobre dois. x: sete pi sobre quatro. y: raiz de dois sobre dois. x: onze pi sobre seis. y: raiz de três sobre dois. x: dois pi. y: um.

Como o domínio da função cosseno é o conjunto dos números reais, a curva é estendida para valores de x menóres do quê zero e maiores do quê 2(pi)". Assim, obtemos a curva a seguir, quê é o gráfico da função dada por y = cos x.

Imagem de plano cartesiano com a curva de uma função que se repete. Ela passa pelos seguintes pontos: Inicia em y igual a 0. x: menos dois pi. y: um. x: menos três pi sobre dois. y: 0. x: menos pi. y: menos um. x: menos pi sobre dois. y: 0. x: zero. y: um. x: pi sobre dois. y: 0. x: pi. y: menos um. x: três pi sobre dois. y: 0. x: dois pi. y: um. x: cinco pi sobre dois. y: 0. x: três pi. y: menos um. x: sete pi sobre dois. y: 0. x: quatro pi. y: um. Ela termina em y igual a 0.

Observe o quê ocorre com a função dada por y = cos x no intervalo [0, 2(pi)"]:

de 0 a π2, a função decresce, variando de 1 a 0;

de π2 a (pi)", a função decresce de 0 a −1;

de (pi)" a 3π2, a função cresce de −1 a 0;

de 3π2 a 2(pi)", a função cresce de 0 a 1

Saiba quê...

Note quê o gráfico da função cosseno é simétrico em relação ao eixo das ordenadas, ou seja, para qualquer número real x, temos: cos (−x) = cos x

Página duzentos

O conjunto imagem da função cosseno x é o intervalo [−1, 1], isto é: −1 ≤ cos x ≤ 1

A função cosseno também é periódica e se repete a cada intervalo de 2(pi)", como nos intervalos [−2(pi)", 0], [0, 2(pi)"] e [2(pi)", 4(pi)"]. Além díssu, temos quê:

… = cos (x − 4(pi)") = cos (x − 2(pi)") = cos x = cos (x + 2(pi)") = cos (x + 4(pi)") = …, ou seja,

cos (x + k ⋅ 2(pi)") = cos x, k ∈ ℤ

Note quê o gráfico da função cosseno é congruente ao gráfico da função seno transladado π2 unidades para a esquerda, como mostra a imagem a seguir.

Imagem de plano cartesiano com duas curvas de funções trigonométricas que se repetem. Uma das curvas representa h de x igual a seno de x. Ela passa pelos seguintes pontos: x: menos dois pi. y: 0. x: menos três pi sobre dois. y: um. x: menos pi. y: 0. x: menos pi sobre dois. y: menos um. x: 0. y: 0. x: pi sobre dois. y: um. x: pi. y: 0. x: 3 pi sobre dois. y: menos um. x: dois pi. y: 0. x: 5 pi sobre dois. y: um. x: 3 pi. y: 0. x: 7 pi sobre dois. y: menos um. x: 4 pi. y: 0. Ela termina em y igual a um. A outra curva representa f de x igual a cosseno de x. Ela passa pelos seguintes pontos: x: menos dois pi. y: um. x: menos 3 pi sobre dois. y: 0. x: menos pi. y: menos um. x: menos pi sobre dois. y: 0. x: 0. y: um. x: pi sobre dois. y: 0. x: pi. y: menos um. x: 3 pi sobre dois. y: 0. x: dois pi. y: um. x: 5 pi sobre dois. y: 0. x: 3 pi. y: menos um. x: 7 pi sobre dois. y: 0. x: 4 pi. y: um.

Utilizando raciocínio análogo ao usado para determinar o período de uma função ôbitída a partir da função seno, podemos concluir quê o período p de uma função dada por g(x) = cos (cx + d), com c e d reais e c ≠ 0, é p = 2π|C|.

Por exemplo, para a função g(x) = cos(x4-π3), o período é:

p = 2π|14| = 2(pi)" ⋅ 4 = 8(pi)"

Para ouvir

TEMPESTADES solares. Campinas: Matemática Multimídia, [201-]. (Série Rádio Cangália). Disponível em: https://livro.pw/tzctk. Acesso em: 5 out. 2024.

Esse sáiti apresenta dois áudios quê relacionam as tempestades solares com as funções periódicas.

ATIVIDADES RESOLVIDAS

5. Em cértas espécies em perfeito equilíbrio ecológico, a variação no tamãnho de sua população é periódica. Esse período depende de condições ambientais, como a quantidade de predadores, a quantidade de alimento disponível, entre outros fatores. Em uma ilha, a população P de certa espécie animal é dada pela função: P(t) = 500 + 100 ⋅ cos(πt3), em quê t corresponde aos meses do ano (P(0) corresponde à população de animais no komêsso do ano; P(1) corresponde à população no último dia de janeiro; P(2), à população no último dia de fevereiro; e assim sucessivamente).

a) Esboce o gráfico da função y = 100 ⋅ cos(πt3), determinando o período dessa função.

b) Esboce o gráfico de P em função de t quê representa a população dessa espécie animal e determine o intervalo de variação dessa população no ano.

Página duzentos e um

Resolução

a) Construindo uma tabéla para alguns valores de t na função y = 100 ⋅ cos (πt3), temos:

t

πt3

cos (πt3)

y = 100 ⋅ cos (πt3)

0

0

1

100

1

π3

12

50

2

2π3

12

−50

3

(pi)"

−1

−100

4

4π3

12

−50

5

5π3

12

50

6

2(pi)"

1

100

Paramos em t = 6, pois, a partir dêêsse número, os valores de y vão se repetir, por causa da periodicidade da função.

Esboçando o gráfico, temos:

Imagem de plano cartesiano com a curva de uma função que se repete. Os seguintes pontos estão indicados: x: 0. y: 100. x: um. y: 50. x: dois. y: menos cinquenta. x: 3. y: menos 100. x: 4. y: menos 50. x: 5. y: cinquenta. x: 6. y: 100. A curva continua, terminando em y igual a 100.

p = 2ππ3 = 2(pi)"3π = 6

O período dessa função é p = 6.

b) Usando os valores obtidos para a função y = 100 ⋅ cos (πt3) na tabéla do item a, vamos obtêr P(t) para alguns valores de t.

t

y = 100 ⋅ cos (πt3)

P(t) = 500 + 100 ⋅ cos (πt3)

0

100

P(0) = 500 + 100 = 600

1

50

P(1) = 500 + 50 = 550

2

−50

P(2) = 500 + (−50) = 450

3

−100

P(3) = 500 + (−100) = 400

4

−50

P(4) = 500 + (−50) = 450

5

50

P(5) = 500 + 50 = 550

6

100

P(6) = 500 + 100 = 600

Com os valores obtidos, podemos esboçar o gráfico da função P.

Imagem de plano cartesiano com a curva de uma função que se repete. Ela passa pelos seguintes pontos: x: 0. y: 600. x: um. y: 550. x: dois. y: 450. x: 3. y: 400. x: 4. y: 450. x: 5. y: 550. x: 6. y: 600. A curva continua até y igual a 600.

Note quê o gráfico da função P tem o mesmo formato do gráfico quê representa a função dada por y = 100 ⋅ cos (πt3), porém deslocado 500 unidades para cima. Como a imagem de y = 100 ⋅ cos(πt3) é tal quê −100 ≤ y ≤ 100, a imagem da função P é dada por:

500 − 100 ≤ P(t) ≤ 500 + 100 ⇒ 400 ≤ P(t) ≤ 600

Assim, a população dessa espécie varia entre 400 e 600 indivíduos.

Saiba quê...

O sín-bolo Linha em zigue-zague. foi usado no gráfico anterior para indicar quê parte do eixo quê não contém dados foi suprimida.

6. (PUC-PR) A variação da pressão sanguínea (em mmHG) de uma pessoa em função do tempo (em segundos) é uma função trigonométrica cuja lei é dada por:

P(t) = 100 − 20 ⋅ cos (8π3t)

De acôr-do com os dados acima, assinale a alternativa quê corresponde à CORRETA variação da pressão.

a) [−20, 20].

b) [0, 20].

c) [80, 100].

d) [80, 120].

e) [100, 120].

Resolução

A função P assume valor mínimo para cos(8π3t) = 1, pois, dessa maneira, o produto 20 ⋅ cos (8π3t) será mássimo e 100 − 20 ⋅ cos (8π3t) será mínimo.

Página duzentos e dois

Assim, temos quê o valor mínimo da função é dado por:

100 − 20 ⋅ cos (8π3t) = 100 − 20 ⋅ 1 = 80

A função P assume valor mássimo para cos(8π3t) = −1. Assim:

100 − 20 ⋅ cos (8π3t) = 100 − 20 ⋅ (−1) = 100 + 20 = 120

Portanto, a variação da pressão é [80, 120], intervalo quê corresponde à alternativa d.

7. (Enem/MEC) Uma mola é solta da posição distendida conforme a figura. A figura do lado direito da página representa o gráfico da posição P (em cm) da massa m em função do tempo t (em segundo) em um sistema de coordenadas cartesianas. Esse movimento periódico é descrito por uma expressão do tipo P(t) = ±A cos (ωt) ou P(t) = ±A sen (ωt), em quê A > 0 é a amplitude de deslocamento mássimo e ω é a freqüência, quê se relaciona com o período T pela fórmula ω = 2πT.

Considere a ausência de quaisquer forças dissipativas.

Imagem representando uma mola de massa m, em dois momentos. No primeiro, ela está em posição de equilíbrio. No segundo, a mola está distendida.

'Gráfico'. Há um plano cartesiano com uma curva que se repete. No eixo horizontal, t. No eixo vertical, p.A curva passa pelos seguintes pontos: x: 0. y: menos 3. x: pi sobre dois. y: três. x: pi. y: menos três. x: 3 pi sobre dois. y: 3. x: dois pi. y: menos três. x: 5 pi sobre dois. y: 3. x: 3 pi. y: menos três. Ela continua.

A expressão algébrica quê representa as posições P(t) da massa m, ao longo do tempo, no gráfico, é

a) −3cos (2t)

b) −3sen (2t)

c) 3cos (2t)

d) −6cos (2t)

e) 6cos (2t)

Resolução

Pelo gráfico, é possível constatar quê o período T da função é T = (pi)"; então: ω = 2πT ⇒ ω = 2ππ = 2

Assim, P(t) = ±Acos (2t)ou P(t) = ±Asen (2t).

pôdêmos observar pelo gráfico quê a imagem da função é dada por [−3, 3]. Então, temos quê A = 3, pois, para qualquer t, temos −1 ≤ cos 2t ≤ 1 e −1 ≤ sen 2t ≤ 1.

Então, P(t) = ±3cos (2t) ou P(t) = ±3sen (2t), ou seja, as expressões das alternativas a, b e c atenderiam a essas condições.

Vamos analisar um ponto do gráfico de P. A imagem da função para t = π2 é 3. Testando esse valor de t nas três alternativas possíveis, temos:

alternativa a: −3 ⋅ cos (2 ⋅ t) = −3 ⋅ cos (2 ⋅ π2) = −3 ⋅ cos (pi)" = (−3)(−1) = 3

Ou seja, para a lei P(t) = −3cos (2t), P(π2) = 3.

Página duzentos e três

alternativa b: −3 ⋅ sen (2t) = −3 ⋅ sen (2 ⋅ π2) = −3 ⋅ sen (pi)" = (−3) ⋅ 0 = 0

Ou seja, para a lei P(t) = −3sen (2t), P(π2) ≠ 3.

alternativa c: 3 ⋅ cos (2t) = 3 ⋅ cos (2 ⋅ π2) = 3 ⋅ cos (pi)" = 3 ⋅ (−1) = −3

Ou seja, para a lei P(t) = 3cos (2t), P(π2) ≠ 3.

Portanto, a única das expressões algébricas apresentadas quê póde representar as posições P(t) da massa m ao longo do tempo é da alternativa a.

ATIVIDADES

13. Esboce o gráfico das funções dadas por:

Ver as Orientações para o professor.

a) y = −cos x

b) y = 3cos x2

c) y = 5 + cos x

d) y = cos (xπ3)

14. Determine o período das funções a seguir:

a) y = cos 8x

p = π4

b) y = 5 cos 10x

p = π5

c) y = cos 4x7

p = 7π2

d) y = 6 cos (x4+π2)

p = 8(pi)"

15. Calcule o valor de m para quê o período da função f(x) = 1 + cos (4mx) seja igual a π8.

m =4

16. Qual é o maior valor quê a expressão 103+cosx póde assumir?

5

17. (UECE) As funções trigonométricas são, muitas vezes, utilizadas no estudo de tópicos básicos de Física. Alguns fenômenos físicos podem assumir valores mássimos e/ou mínimos. Se um fenômeno físico é representado pela função f(x) = 110(sen x + cos x), ele atingirá valor mássimo e mínimo para os valores de x = x0 tais quê sen x0 = cos x0. Nesse caso, o valor mássimo atingido pelo fenômeno é

a) 110 ⋅ 2.

b) 110 ⋅ 3.

c) 220 ⋅ 2.

d) 220 ⋅ 3.

alternativa a

18. (UEA-AM) O ponto (0, 2) pertence à função trigonométrica f(x) = a + cos x, em quê a é um número real. O valor de f(2(pi)") é igual a

a) −2.

b) −1.

c) 2.

d) 1.

e) 0.

alternativa c

19. (UEA-AM) Considere o gráfico da função real f(x) = a b cos x, com a e b não nulos.

Imagem de plano cartesiano com a curva de uma função. A curva passa pelos seguintes pontos: x: 0. y: menos um. x: pi sobre dois. y: um. x: pi. y: um ponto acima de um, indicado com um ponto de interrogação. A curva continua.

Sabendo quê os pontos (π2, 1)e (0, −1) pertencem ao gráfico, o valor de f((pi)") é

a) 3,0.

b) 2,5.

c) 3,5.

d) 1,5.

e) 2,0.

alternativa a

20. Determine o conjunto imagem da função f dada por f(x) = 3 ⋅ cos x + 2.

[−1, 5]

21. Observe o gráfico da função f.

Imagem de plano cartesiano com a curva de uma função que se repete. Ela passa pelos seguintes pontos: x: menos pi sobre quatro. y: menos dois. x: 0. y: dois. x: pi sobre quatro. y: menos dois. x: pi sobre dois. y: dois. x: três pi sobre quatro. y: menos dois. A curva continua.

Assinale a alternativa cuja lei poderia sêr a lei da função f.

a) f(x) = cos (2x)

b) f(x) = cos (4x)

c) f(x) = 2cos (2x)

d) f(x) = 2cos (4x)

e) f(x) = −4cos (4x)

alternativa d

22. Sejam as funções f e g dadas por f(x) = 2cos x e g(x) = 2sen x.

a) Calcule f((pi)") ⋅ g((pi)").

12

b) Compare os valores f(π6) e g(π4).

f(π6)>g(π4)

Página duzentos e quatro

23. Um oceanógrafo registrou a altura das marés de uma praia, dia após dia, nos mesmos horários, e percebeu quê há um padrão em quê a maré alta atinge, no mássimo, 3 m e a maré baixa sempre atinge 1 m em relação ao nível da superfícíe. A seguir estão as alturas e os horários marcados no primeiro dia de observação.

Horário

Altura da maré (em metro)

4:00

3

5:34

2

7:08

1

10:17

3

11:51

2

13:25

1

16:34

3

Com base nas informações fornecidas, faça o quê se pede.

a) Sabendo quê a função quê se ajusta ao comportamento da maré é dada por A(t) = cos (t a) + b, em quê A(t) é a altura da maré no tempo t, determine a e b, com a e b ∈ ℤ, de modo quê, às 4:00, o valor da função se ajuste exatamente ao valor registrado pelo oceanógrafo.

a = 4; b = 2

b) Atividade em dupla. Preocupado com a segurança dos banhistas, o oceanógrafo fixou avisos nos quiosques da praia, alertando sobre os horários das marés altas (quando estas atingem de 2 m a 3 m). Utilizando esse contexto e as informações anteriores, elabore uma atividade com dois itens e troque-a com um colega para quê ele a resôuva. Em seguida, faça a correção da atividade elaborada por você.

Resposta pessoal.

Equações trigonométricas

É denominada equação trigonométrica toda equação cuja incógnita ou expressões contendo a incógnita aparécem como se fossem variáveis de funções trigonométricas. Por exemplo:

a) sen x = -12

b) cos (x + 34) = -34

c) cos2 x + cos x = 0

Os valores da incógnita quê satisfazem à equação dada, caso existam, constituem as soluções da equação trigonométrica.

Observe, como exemplo, a resolução da equação sen x = 12. Primeiro, vamos resolver a equação no intervalo 0 ≤ x < 2(pi)".

Na circunferência trigonométrica, marcamos com um ponto, no eixo dos senos (eixo vertical), o valor 12

Imagem de círculo trigonométrico com o seno no eixo vertical e o cosseno no eixo horizontal. Há um ponto no primeiro quadrante da circunferência e outro no segundo, simétricos em relação ao eixo y. Para eles, o seno é um sobre dois e o cosseno, 0.

Em seguida, traçamos, pelo ponto marcado, uma reta paralela ao eixo horizontal.

Imagem como a anterior, agora com a indicação de que o ponto no primeiro quadrante é pi sobre 6 e o do segundo quadrante é pi menos pi sobre 6, que é igual a 5 pi sobre 6.

Os valores de x, soluções da equação, são as medidas dos arcos cujas extremidades são os pontos de intersecção da reta paralela ao eixo horizontal com a circunferência trigonométrica.

No primeiro quadrante, o arco cujo seno é 12 é π6.

No segundo quadrante, o arco cujo seno é 12 é 5π6.

Portanto, a solução da equação sen x = 12 no intervalo 0 ≤ x < 2(pi)" é S = {π6,5π6}.

Página duzentos e cinco

Agora, acompanhe a solução dessa equação para o conjunto dos números reais. Essa solução é composta de todos os arcos kôn-gru-us aos arcos π6 e 5π6.

Como a função seno tem período igual a 2(pi)", temos a seguinte solução no conjunto ℝ:

S = {x ∈ ℝ | x = π6 +2k(pi)" ou x = 5π6 + 2k(pi)", k ∈ ℤ}

ATIVIDADES RESOLVIDAS

8. resôuva a equação cos (3x(pi)") = -12, sêndo U = ℝ.

Resolução

Na circunferência trigonométrica, marcamos com um ponto o valor -12 no eixo dos cossenos e traçamos um segmento paralelo ao eixo vertical quê passe por esse ponto.

Imagem da circunferência descrita anteriormente, agora com os seguintes pontos: No primeiro quadrante, pi sobre 3. Seu cosseno é um sobre dois. No segundo quadrante, pi menos pi sobre 3, que é igual a dois pi sobre 3. Seu cosseno é menos um sobre dois. No terceiro quadrante, pi mais pi sobre 3 igual a 4 pi sobre 3. Seu cosseno é menos um sobre dois.

Na circunferência, podemos observar quê, no intervalo [0, 2(pi)"[, temos cos 2π3=-12 e cos 4π3=-12.

Como a solução deve sêr no conjunto dos números reais, o arco (3x(pi)") deve sêr côngruo a 2π3 ou côngruo a 4π3:

3x(pi)" = 2π3 + 2k(pi)" ⇒ 3x = 5π3 + 2k(pi)"x = 5π9+23

3x(pi)" = 4π3 + 2k(pi)" ⇒ 3x = 7π3 + 2k(pi)"x = 7π9+23

Portanto:

S = {x ∈ ℝ | x = 5π9+23 ou x = 7π9+23, k ∈ ℤ}

9. Determine o conjunto solução da equação 2 sen2 x + sen x − 1 = 0, para x ∈ [0, 2(pi)"[.

Resolução

Fazendo y = sen x, temos:

2 sen2 x + sen x − 1 = 0 ⇒ 2y2 + y − 1 = 0

Calculando as raízes, temos:

2y2 + y − 1 = 0 ⇒ y = -1±34

Então, y(minutos)" = 12 ou y(segundos)" = −1.

Como y = sen x, temos:

sen x = −1 ou sen x = 12

sen x = −1 ⇒ x = 3π2

Imagem de círculo trigonométrico com o seno no eixo vertical e o cosseno no eixo horizontal. Há um ponto em x igual a 0 e y igual a um, e ele equivale 3 pi sobre dois.

sen x = 12 x =π6 ou x = 5π6

Imagem do círculo trigonométrico descrito anteriormente. Agora há um ponto no primeiro quadrante da circunferência, que equivale pi sobre 6, e outro no segundo, que equivale 5 pi sobre 6, e eles são simétricos. Para eles, o seno é um sobre dois e o cosseno, 0.

Portanto, o conjunto solução da equação no intervalo [0, 2(pi)"[ é S = {π6,5π6,3π2}.

Página duzentos e seis

ATIVIDADES

24. resôuva as seguintes equações, sêndo 0 ≤ x < 2(pi)".

a) sen x = 22

S = {π4,3π4}

b) cos x = -32

b) S = {5π6,7π6}

c) sen x = −1

S = {3π2}

d) cos x = −1

S = {(pi)"}

25. Determine o conjunto solução das seguintes equações:

a) 2sen x + 1 = 0

25. a) S = {x ∈ ℝ | x = 7π6 + 2k(pi)" ou x = 11π6 + 2k(pi)", k ∈ ℤ}

b) 2sen 2x = 1

25. b) S = {x ∈ ℝ | x = π12 + k(pi)" ou x = 5π12 + k(pi)", k ∈ ℤ}

26. Determine o conjunto solução da seguinte equação: sen (2x - π2) = 32.

26. S = {x ∈ ℝ | x = 5π12 + k(pi)" ou x = 7π12 +k(pi)", k ∈ ℤ}

27. (Univiçosa-MG) Ao resolver a equação sen 4x = 1, obtém-se como resultado

a) S = {x ∈ ℝ | x = (pi)" + k(pi)"}

b) S = {x ∈ ℝ | x = π2 + k(pi)"}

c) S = {x ∈ ℝ | x = π4+k3 (pi)"}

d) S = {x ∈ ℝ | x = π8+k2 (pi)"}

alternativa d

28. Um gerador de corrente elétrica produz uma corrente dada pela equação I(t) = 40sen (120(pi)"t), em quê t é o tempo em segundo, e I é a corrente em ampere. Determine o mínimo valor positivo de t para quê I = 20 amperes. Dê a resposta com quatro casas decimais.

28. aproximadamente 0,0014 s

29. Determine o conjunto solução das equações:

a) 2sen2 x − 6sen x − 8 = 0

29. a) S = {x ∈ ℝ | x = 3π2 + 2k(pi)", k ∈ ℤ}

b) cos2 x + cos x = 0

S = {x ∈ ℝ | x = π2 + k(pi)" ou x = (pi)" + 2k(pi)", k ∈ ℤ}

30. Calcule o conjunto solução da equação 2sen4 x − 3 sen2 x + 1 = 0.

30. S = {x ∈ ℝ | x = π2 + k(pi)" ou x = π4 + k(pi)" ou x = 3π4 +k(pi)", k ∈ ℤ}

31. resôuva a equação 4–sen x = 12.

31. S = {x ∈ ℝ | x = π6 + 2k(pi)" ou x = 5π6 + 2k(pi)", k ∈ ℤ}

32. Determine o conjunto solução da equação |cos (π-x)| = 12.

S = {x ∈ ℝ | x = π3 + k(pi)" ou x = 2π3 + k(pi)", k ∈ ℤ}

33. (UECE) O número de soluções, no intervalo [0, 2(pi)"], da equação 2cos2 x + 3sen x − 3 = 0 é igual a

a) 2.

b) 0.

c) 1.

d) 3.

alternativa d

34. (FGV-SP) Observe a figura com a representação gráfica de uma função constante e de uma função trigonométrica, ambas definidas para todos os números reais.

Imagem de plano cartesiano com a curva de uma função trigonométrica e uma reta horizontal. A curva da função trigonométrica representa y igual a seno de x mais um. A reta horizontal representa y igual a menos um sobre dois. Elas se cruzam nos pontos P, no terceiro quadrante, e Q, no quarto quadrante. O segmento P Q está traçado.

Sendo P e Q os pontos de intersecção dos gráficos das funções indicadas na figura, a medida de PQ¯, em unidades de comprimento do plano cartesiano, é igual a

a) 2

b) 2π3

c) 23

d) 4

e) 4π3

alternativa b

35. (Enem/MEC) Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (hí bê gê hé), produtos sazonais são aqueles quê apresentam ciclos bem definidos de produção, consumo e preêço.

Resumidamente, existem épocas do ano em quê a sua disponibilidade nos mercados varejistas ora é escassa, com preços elevados, ora é abundante, com preços mais baixos, o quê ocorre no mês de produção mássima da safra.

A partir de uma série histórica, observou-se quê o preêço P, em reais, do kilograma de um cérto produto sazonal póde sêr descrito pela função P(x) = 8 + 5 cos (πx-π6), onde x representa o mês do ano, sêndo x = 1 associado ao mês de janeiro, x = 2 ao mês de fevereiro, e assim sucessivamente, até x = 12 associado ao mês de dezembro.

Disponível em: https://livro.pw/vfrgz. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).

Na safra, o mês de produção mássima dêêsse produto é

a) janeiro.

b) abril.

c) junho.

d) julho.

e) outubro.

alternativa d

Página duzentos e sete

36. (Enem/MEC) Um grupo de engenheiros está projetando um motor cujo esquema de deslocamento vertical do pistão dentro da câmara de combustão está representado na figura.

Esquema representando o motor, em dois momentos. No instante t igual a 0, o pistão, que sela a câmera de combustão e está fixado em uma roda, está em repouso, com a função da variação da altura h de 0 igual a 0. No instante t diferente de 0, a roda gira no sentido anti-horário, e o pistão se eleva na câmera, com a variação da altura representada pela função h de t.

A função h(t) = 4 + 4 sen (βt2-π2) definida para t ≥ 0 descreve como varia a altura h, medida em centimetro, da parte superior do pistão dentro da câmara de combustão, em função do tempo t, medido em segundo. Nas figuras estão indicadas as alturas do pistão em dois instantes distintos.

O valor do parâmetro (beta)", quê é dado por um número inteiro positivo, está relacionado com a velocidade de deslocamento do pistão. Para quê o motor tenha uma boa potência, é necessário e suficiente quê, em menos de 4 segundos após o início do funcionamento (instante t = 0), a altura da base do pistão alcance por três vezes o valor de 6 cm.

Para os cálculos, utilize 3 como aproximação para (pi)".

O menor valor inteiro a sêr atribuído ao parâmetro (beta)", d fórma quê o motor a sêr construído tenha boa potência, é

a) 1.

b) 2.

c) 4.

d) 5.

e) 8.

alternativa d

FÓRUM

Modelos matemáticos

Ao longo de sua vida estudantil, você explorou figuras geométricas, expressões matemáticas, gráficos e vários outros conhecimentos matemáticos construídos e desenvolvidos pelo sêr humano ao longo da história. Todos esses conhecimentos nos sérvem (direta ou indiretamente) para compreendermos o sêr humano, a natureza e a ssossiedade.

Quando utilizamos esses conhecimentos para representar uma situação real, dizemos quê estamos trabalhando com modelos matemáticos. Essas situações podem sêr tanto do nosso cotidiano como podem sêr objetos de estudo de pesquisadores de diversas áreas, como as Ciências da Natureza e as Ciências Humanas e Sociais.

Fotografia de uma mulher em um laboratório. Ela está vestindo um jaleco e óculos protetores enquanto utiliza um microscópio.

Os pesquisadores científicos são profissionais quê dedicam suas vidas à pesquisa. Essa profissão póde sêr exercida em empresas ou universidades.

Atividade em grupo. Agora, faça o quê se pede a seguir.

Ver as Orientações para o professor.

promôva com seus côlégas um fórum para debater a importânssia de compreender o mundo onde vivemos, as pesquisas acadêmicas e a maneira como utilizamos os modelos matemáticos em nosso cotidiano.

Página duzentos e oito

CONEXÕES com...
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Movimento das marés

Podcast: Ciclos naturais e Matemática.

O movimento dos mares e sua relação com os ciclos lunares sempre despertou a curiosidade das pessoas. O movimento cíclico das marés se relaciona com o comportamento de funções trigonométricas. Leia o texto a seguir sobre esse assunto.

Marés

Há milhares de anos os homens sabem quê a Lua tem alguma relação com as marés. Antes do ano 100 a.C., o naturalista romano Plínio escreveu sobre a influência da Lua nas marés. Mas as leis físicas dêêsse fenômeno não foram estudadas até quê o cientista inglês Isaac níltom descobriu a lei da gravitação no século XVII.

As marés são movimentos de fluxo e refluxo das águas dos mares provocados pela atração quê a Lua e, secundariamente, o Sol exercem sobre os oceanos. Qualquer massa de á gua, grande ou pequena, está sujeita às forças causadoras de maré provindas do Sol e da Lua. Porém é somente no ponto em quê se encontram os oceanos e os continentes quê as marés têm grandeza suficiente para serem percebidas. As águas dos rios e lagos apresentam subida e descida tão insignificante quê a diferença é inteiramente disfarçada por mudanças de nível devidas ao vento e ao estado do tempo.

[…]

Uma maré é bem semelhante a outra. Do seu nível mais baixo, a á gua sobe gradualmente por cerca de 6 horas até atingir a maré alta ou preamar. Daí então principia a baixar, continuando por cerca de 6 horas até alcançar a maré baixa ou baixa-mar. O ciclo então começa novamente. A diferença entre a maré alta e a baixa é chamada amplitude da maré. Enquanto a á gua sobe e desce, move-se em direção da costa e se afasta dela, alternadamente. Esse movimento da á gua é chamado fluxo da maré. Quando a á gua se móve em direção à costa, é o fluxo enchente. Quando se desloca para alto-mar, é o fluxo vazante.

Fotografia com vista de cima de um forte em uma praia urbana. Ao redor dele há areia com algumas poções de água.

vista de drone do Forte dos Reis Magos na maré baixa na foz do rio Potengi, Natal (RN). Fotografia de 2024.

Página duzentos e nove

A amplitude da maré difére dia após dia conforme a posição do Sol e da Lua. Quando ambos se colocam numa mesma linha em relação à Terra, como acontece na Lua Cheia e Nova, a maré fica mais alta do quê o normal e é chamada de maré de Sizígia, ou maré de águas-vivas. Quando o Sol e a Lua formam com a Terra um ângulo reto, como quando a Lua está em quarto crescente ou quarto minguante, a maré é mais baixa quê o normal, sêndo chamada maré de Quadratura, ou maré de Águas-Mortas.

A própria formação da costa marítima produz também uma grande diferença na amplitude da maré. Nos estuários e baías com o formato de funil, a amplitude póde sêr muito alta. A forma, tamãnho e profundidade dos mares e oceanos provocam diferenças no modo de agir da maré.

DANDOLINI, Marlene. Marés. Florianópolis: Planetário da hú éfi éssi cê, maio 2000. Disponível em: https://livro.pw/xfhsk. Acesso em: 6 out. 2024.

Agora, faça o quê se pede nas atividades a seguir.

Ver as Orientações para o professor.

1. Os movimentos das marés têm relação com quais astros celéstes?

2. Nos portos, há um serviço de auxílio aos capitães de embarcações realizado pelo prático. Esse profissional possui habilidades de condução marítima e conhecimento profundo das condições marítimas da região. Pesquise e explique como o conhecimento do movimento das marés auxilia esse profissional a atracar navios no cais do porto.

3. Atividade em grupo. Em pequenos grupos, façam uma pesquisa sobre a influência das marés para o turismo brasileiro. Em seguida, façam uma apresentação de slides sobre o tema e apresentem-na para a turma.

4. Suponha quê, em certa região, a maré baixa corresponda a apenas 1 m e a maré alta chegue a 3 m. Para efeito de comparação, considere (pi)" radianos como o período de 12 horas, em quê o valor 0 do domínio corresponde às 6h da manhã, sêndo esse um momento de maré alta. Represente graficamente o comportamento da maré, segundo os dados informados, e escrêeva a expressão matemática representada por esse gráfico.

Para acessar

MARTEN, máicou. Sea change: south-west. Reino Unido: máicou Marten, 2003-2012. Disponível em: https://livro.pw/dhbxk. Acesso em: 6 out. 2024.

Esse sáiti apresenta a comparação, por meio de fotografias, de locais em maré baixa e maré alta.

Fotografia do forte descrito anteriormente, agora com água ao redor.

vista de drone do Forte dos Reis Magos na maré alta na foz do rio Potengi, Natal (RN). Fotografia de 2024.

Página duzentos e dez

EXPLORANDO A TECNOLOGIA
Análise dos gráficos das funções seno e cosseno

Os gráficos quê representam as funções trigonométricas do tipo f(x) = a + b ⋅ sen (cx + d) ou g(x) = a + b ⋅ cos (cx + d) podem sêr modificados de acôr-do com a alteração dos valores dos parâmetros a, b, c e d. Com o uso do GeoGebra, vamos analisar essas variações no gráfico de f(x) = a + b ⋅ sen (cx + d).

Siga os passos indicados.

I. Primeiro, vamos mudar a unidade do eixo horizontal para (pi)".

No canto superior direito da janela de visualização, clique no botão Imagem de botão com 3 linhas horizontais, um círculo e um triângulo. e, em seguida, clique em Configurações, Imagem de botão de configurações.. Depois, clique na aba Eixo X. Em Unidade, selecione (pi)".

Depois, marque a caixa Distância e clique em π2.

Imagem de duas telas do GeoGebra. Na primeira, a tela de seleção das unidades. Na segunda, a de seleção da distância.

II. No campo de entrada, digite “f(x)=a+b*sen(cx+d)”. Ao fazer isso, um gráfico surgirá na janela de visualização e o programa criará automaticamente controles deslizantes para a, b, c e d. Ao ajustar os controles deslizantes para a = 0, b = 1, c = 1 e d = 0, teremos o gráfico da função seno na janela de visualização. Observe a figura.

Imagem de tela do GeoGebra com os parâmetros e a função à esquerda e a curva da função, f, no plano cartesiano. Ela vai de menos um a um no eixo y e de menos dois pi a 4 pi no eixo x.

Página duzentos e onze

Observe, agora, o quê acontece com o gráfico da função seno ao deslizarmos o contrôle a para outros valores.

Imagem da tela descrita anteriormente, agora com a curva deslocada para cima, de modo que ela agora vai de um a 3 no eixo y.

Imagem da tela descrita anteriormente, agora com a curva deslocada para baixo, de modo que ela agora vai de menos 3 a menos um no eixo y.

Agora, manipule os controles deslizantes para observar o quê acontece com o gráfico e faça o quê se pede nas atividades a seguir.

1. dêz-creva o quê acontece com o gráfico da função dada por f(x) = a + b ⋅ sen (cx + d) ao:

a) se manterem os parâmetros b, c e d fixos em b = 1, c = 1 e d = 0 e deslizar o contrôle do parâmetro a para valores positivos e negativos.

Para valores positivos, o gráfico se desloca verticalmente a unidades para cima e, para valores negativos, o gráfico se desloca verticalmente a unidades para baixo.

b) se manterem os parâmetros a, c e d fixos em a = 0, c = 1 e d = 0 e deslizar o contrôle do parâmetro b para valores positivos.

Os valores de mássimo e mínimo da função se alteram. Porém, o período permanéce o mesmo.

c) se manterem os parâmetros a, b e d fixos em a = 0, b = 1 e d = 0 e deslizar o contrôle do parâmetro c para valores positivos.

Ocorrem alterações no período da função.

d) se manterem os parâmetros a, b e c fixos em a = 0, b = 1 e c = 1 e deslizar o contrôle do parâmetro d para valores positivos e negativos.

Para valores positivos, o gráfico se desloca horizontalmente para a esquerda e, para valores negativos, o gráfico se desloca horizontalmente para a direita.

2. Em uma nova janela do GeoGebra, construa o gráfico da função dada por g(x) = a + b ⋅ cos (cx + d) e repita os itens da atividade 1 para essa função. Verifique se as alterações nos parâmetros a, b, c e d interferem da mesma maneira no gráfico da função cosseno.

Espera-se quê os estudantes concluam quê os parâmetros interferem da mesma maneira no gráfico da função.

Página duzentos e doze

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1. (UEA-AM) Considere a função f(x) = 4 ⋅ sen (2x). O valor de f(π3) é

a) 22

b) 32

c) 23

d) 22

e) 3

alternativa c

2. (UECE) Considere as funções reais de variável real definidas por f(x) = sen (1 + x2)(pi)" e g(x) = sen(1 − x2)(pi)". Se K = f(9) ⋅ g(9), então, pode-se afirmar corretamente quê o valor de K é igual a

a) 1.

b) −1.

c) 0.

d) −2.

alternativa b

3. (Uneb-BA) Admitindo-se quê o peso de determinada pessoa, ao longo de um ano, possa sêr modelado pela função P(t) = 65 − 5cos ((t+36)(pi)"), em quê t = 1, …, 12 corresponde aos meses de janeiro a dezembro e, considerando 3 = 1,7, pode-se estimar quê, de maio até agosto, o peso dessa pessoa

01) diminuiu 4,50 kg.

02) aumentou 4,50 kg.

03) diminuiu 6,75 kg.

04) aumentou 6,75 kg.

05) diminuiu 7,56 kg.

alternativa 03

4. (UEPA) A altura das ondas em determinado trecho de um oceano varia de acôr-do com a expressão H(t) = 5 + 3 ⋅ sen (2t), onde t (em segundo) é o tempo e H (em metro), a altura dessas ondas. A altura mássima (crista da onda) atingida por essas ondas é de:

a) 9 m

b) 3 m

c) 5 m

d) 6 m

e) 8 m

alternativa e

5. (UEG-GO) Seja f(x) uma função definida para todos os números reais. Dada a expressão f(x) cos(x2 + (pi)") + 3 = f(x π2)(x(pi)"sen(x)), o valor de f(π2) é

a) (pi)"2 − 1

b) 0

c) (pi)" 22

d) 2(pi)" + 3

e) 32(π+2)2

alternativa e

6. (UEG-GO) Duas ondas sonóras são descritas pelas funções y = 1 + sen x e y = 1 − cos x. Considerando 0 ≤ x ≤ 2(pi)", os gráficos dessas funções se interceptam em:

a) x=π4 e x=3π4

b) x=3π4 e x=5π4

c) x=5π4 e x=7π4

d) x=π4 e x=5π4

e) x=3π4 e x=7π4

alternativa e

7. (UECE) No plano, com o sistema de coordenadas cartesianas usual, a interseção dos gráficos das funções reais de variável real f(x) = sen (x) e g(x) = cos (x) são, para cada número inteiro k, os pontos P(xk, yk). Então, os possíveis valores para yk são

a) 22 e -22.

b) 23 e -23.

c) 32 e -32.

d) 33 e -33.

alternativa a

8. (UFRGS-RS) Um ponto A, quê se movimenta sobre uma circunferência, tem sua posição p(t), considerada na vertical, no instante t, descrita pela relação p(t) = 100 − 20sen (t), para t ≥ 0. Nesse caso, a medida do diâmetro dessa circunferência é:

a) 30

b) 40

c) 50

d) 80

e) 120

alternativa b

9. (UFRGS-RS) Considere a função real de variável real f(x) = 3 − 5sen (2x + 4). Os valores de mássimo, mínimo e o período de f(x) são, respectivamente,

a) −2, 8, (pi)"

b) 8, −2, (pi)"

c) (pi)", −2, 8

d) (pi)", 8, −2

e) 8, (pi)", −2

alternativa b

10. (UECE) Se M e m são respectivamente os valores mássimo e mínimo quê a função f: ℝ → ℝ definida por f(x) = 3 sen2 x + 7 cos2 x póde assumir, então o produto M m é igual a

a) 24.

b) 15.

c) 21.

d) 18.

alternativa c

11. (PUC-SP) A imagem da função f: ℝ → ℝ definida por f(x) = 2 − 3 cos x é o intervalo:

a) [−1; 2]

b) [−1; 0]

c) [3; 5]

d) [2; 3]

e) [−1; 5]

alternativa e

Página duzentos e treze

12. (UFES) O período e a imagem da função f(x) = 5 − 3 cos(x-2π) são, respectivamente:

a) 2(pi)" e [−1, 1]

b) 2(pi)" e [2, 8]

c) 2(pi)"2 e [2, 8]

d) 2(pi)" e [−3, 3]

e) 2(pi)"2 e [−3, 3]

alternativa c

13. (UFRGS-RS) Se f(x) = a + b ⋅ sen x tem como gráfico

Imagem de plano cartesiano com a curva de uma função. Ela passa pelos seguintes: x: 0. y: 1. x: pi sobre dois. y: menos um. x: pi. y: um. x: três pi sobre dois. y: três. x: dois pi. y: um.

Então:

a) a = −2 e b = 1

b) a = −1 e b = 2

c) a = 1 e b = −1

d) a = 1 e b = −2

alternativa d

14. (Enem/MEC) Um cientista, em seus estudos para modelar a pressão arterial de uma pessoa, utiliza uma função P(t) = A + B cos (kt), em quê A, B e k são constantes reais positivas e t representa a variável tempo, medida em segundo. Considere quê um batimento cardíaco representa o intervalo de tempo entre duas sucessivas pressões mássimas.

Ao analisar um caso específico, o cientista obteve os dados:

Pressão mínima

78

Pressão mássima

120

Número de batimentos por minuto

90

A função P(t) ôbitída, por êste cientista, ao analisar o caso específico foi:

a) P(t) = 99 + 21cos (3(pi)"t)

b) P(t) = 78 + 42cos (3(pi)"t)

c) P(t) = 99 + 21cos (2(pi)"t)

d) P(t) = 99 + 21cos (t)

e) P(t) = 78 + 42cos (t)

alternativa a

15. (Fuvest-SP)

Imagem de plano cartesiano com uma curva pontilhada e uma contínua, ambas iniciando com valores negativos para x. Elas partem de um mesmo ponto, mas a pontilhada atinge seu valor máximo, que é maior que o da contínua, e valor mínimo, que é menor que o da contínua, antes de cruzar o ponto de origem. A contínua atinge somente o valor mínimo antes de cruzar o mesmo ponto. Quando x é positivo, a pontilhada atinge o ponto máximo e o mínimo 3 vezes, e a contínua atinge o ponto máximo duas vezes e o mínimo, uma vez.

Admitindo quê a linha pontilhada represente o gráfico da função f(x) = sen (x) e quê a linha contínua represente o gráfico da função g(x) = (alfa)" sen ((beta)"x), segue quê:

a) 0 < (alfa)" < 1 e 0 < (beta)" < 1.

b) (alfa)" > 1 e 0 < (beta)" < 1.

c) (alfa)" = 1 e (beta)" > 1.

d) 0 < (alfa)" < 1 e (beta)" > 1.

e) 0 < (alfa)" < 1 e (beta)" = 1.

alternativa a

16. (Enem/MEC) Em 2014 foi inaugurada a maior roda-gigante do mundo, a High Roller, situada em Lás Végas. A figura representa um esboço dessa roda-gigante, no qual o ponto A representa uma de suas cadeiras:

Imagem de um círculo de centro O representando a roda gigante. O ponto A, localizado ao extremo direito do círculo, está indicado. O círculo está dividido em 12 setores iguais, e uma seta indica que ele gira no sentido anti-horário. Uma haste liga o círculo ao solo em 90 graus.

Disponível em: https://livro.pw/hjmki. Acesso em: 22 abr. 2014 (adaptado)

A partir da posição indicada, em quê o segmento OA se encontra paralelo ao plano do solo, rotaciona-se a High Roller no sentido anti-horário, em torno do ponto O. Sejam t o ângulo determinado pelo segmento OA em relação à sua posição inicial, e f a função quê descreve a altura do ponto A, em relação ao solo, em função de t.

Página duzentos e quatorze

Após duas voltas completas, f tem o seguinte gráfico:

Imagem de plano cartesiano com a curva de uma função que se repete. No eixo horizontal, o tempo, t, em radianos. No eixo vertical, f, em metros. Os valores mínimos para a curva não estão demonstrados. Ela passa pelos seguintes pontos: t: 0. f: 88. Ponto máximo: t: pi sobre dois. f: 168. Ponto mínimo. t: dois pi. f: 88. Ponto máximo: f: 168. Ponto médio. Ponto mínimo. t: quatro pi. f: 88.

A expressão da função altura é dada por:

a) f(t) = 80sen (t) + 88

b) f(t) = 80cos (t) + 88

c) f(t) = 88cos (t) + 168

d) f(t) = 168sen (t) + 88cos (t)

e) f(t) = 88sen (t) + 168cos (t)

alternativa a

Saiba quê...

Em 2021, foi inaugurada a roda-gigante Ain Dubai, em Dubai, nos Emirados Árabes, com 250 m de altura, tirando o posto da High Roller de maior roda-gigante do mundo.

17. (UFPE) Admita quê a pressão arterial P(t) de uma pessoa no instante t, medido em segundo, seja dada por: P(t) = 96 + 18 cos (2(pi)"t), t ≥ 0.

Considerando esses dados, analise a veracidade das seguintes afirmações:

I. O valor mássimo da pressão arterial da pessoa é 114.

II. O valor mínimo da pressão arterial da pessoa é 78.

III. A pressão arterial da pessoa se repete a cada segundo, ou seja, P(t + 1) = P(t), para todo t ≥ 0.

IV. Quando t = 13 de segundo, temos P(13) = 105.

V. O gráfico de P(t) para 0 ≤ t ≤ 4 é:

Imagem de plano cartesiano com a curva de uma função que se repete. No eixo horizontal, t. No eixo vertical, P. Ela inicia em t igual a 0 e P igual a 95. O valor máximo para P é um pouco mais que 110, e o valor mínimo, um pouco menos que 80. Ela atinge o máximo e o mínimo 4 vezes.

I: V; II: V; III: V; IV: F; V: F

18. (UEFS-BA) Em um parque de diversões, uma roda-gigante de raio r = 10 m, tendo 12 cadeiras igualmente espaçadas ao longo de seu perímetro, faz uma volta completa em 30 segundos. Além díssu, o ponto mais baixo atingido ao longo do percurso circular está a 0,5 m do solo. cérto dia, depois de todos os assentos estarem ocupados, o assento 1 se encontrava na posição indicada na figura, quando a roda começa a girar no sentido anti-horário.

Esquema representando a roda gigante. Há um círculo com pontos localizados na circunferência, equidistantes entre si. Eles estão enumerados de um a 12 e o ponto um está na extremidade direita da circunferência. Um suporte triangular separa o círculo da base.

Sendo a distância dêêsse assento ao solo, t segundos após a roda ter começado a girar, dada pela expressão D(t) = M + N sen ((alfa)"t), (alfa)" > 0, é correto afirmar quê M N é igual a

a) cos (5(alfa)")

b) sen (5(alfa)")

c) cos (10(alfa)")

d) sen (10(alfa)")

e) cos (15(alfa)")

alternativa a

Página duzentos e quinze

19. (UECE) O valor da soma sen(x) + sen(x + (pi)") + sen(x + 2(pi)") + sen(x + 3(pi)") + … + sen(x + n(pi)"), onde n é um número natural par e menor do quê 100 é:

a) sen (x)

b) cos (x)

c) 0

d) 1

alternativa a

20. (UEG-GO) Resolvendo-se a equação sen 2x = 1, encontramos a 1ª determinação positiva de x igual a

a) π2

b) π3

c) π4

d) π6

e) π12

alternativa c

21. (IFPR) Em uma determinada região litorânea, a maré oscila segundo a função h(t) = 3 − 2 sen(πt12), sêndo h a altura em metros, quê a maré atinge no tempo t em horas, medido a partir de 6 h da manhã. Uma embarcação, quê se encontra encalhada às 11 h da manhã, precisa de uma profundidade mínima de 2 metros para navegar. Assinale a alternativa quê apresenta quantas horas os tripulantes dessa embarcação ainda terão quê esperar para prosseguirem viagem.

a) 4 h.

b) 5 h.

c) 6 h.

d) 7 h.

alternativa b

22. (Enem/MEC) Um satélite de telecomunicações, t minutos após ter atingido sua órbita, está a r kilometros de distância do centro da Terra. Quando r assume seus valores mássimo e mínimo, diz-se quê o satélite atingiu o apogeu e o perigeu, respectivamente. Suponha quê, para esse satélite, o valor de r em função de t seja dado por r(t) = 58651+0,15×cos(0,06t)

Um cientista monitora o movimento dêêsse satélite para controlar o seu afastamento do centro da Terra. Para isso, ele precisa calcular a soma dos valores de r, no apogeu e no perigeu, representada por S.

O cientista deveria concluir quê, periodicamente, S atinge o valor de

a) 12.765 km.

b) 12.000 km.

c) 11.730 km.

d) 10.965 km

e) 5.865 km.

alternativa b

PARA REFLETIR

Nas páginas de abertura, foram apresentadas algumas informações sobre a Lua e sobre como o seu ciclo é um exemplo de fenômeno periódico. Ao longo do Capítulo, estudamos quê fenômenos como esse podem sêr modelados por funções periódicas, como a função seno e a função cosseno. Você conseguiu reconhecer essa relação? Se sim, qual é a importânssia dela? Se não, retome o texto de abertura do Capítulo e as perguntas iniciais. Se possível, pesquise também em livros e sáites a modelagem de fenômenos periódicos.

Estudamos também o quê são funções periódicas (mais especificamente as funções trigonométricas seno e cosseno) e estudamos seus gráficos e suas aplicações na modelagem de fenômenos oscilatórios.

Além díssu, estudamos as equações trigonométricas.

Vamos refletir a respeito das aprendizagens do Capítulo 6:

Você já conhecia algum dos conteúdos apresentados ao longo dêste Capítulo? Qual(is)?

Respostas pessoais.

Explique o quê significa dizêr quê uma função é periódica.

Resposta esperada: É uma função cujo valor se repete após determinado intervalo.

Quais exemplos de situações ou fenômenos podem sêr modelados utilizando a função seno e a função cosseno?

Algumas respostas possíveis: O movimento pendular, o movimento lunar e outros fenômenos oscilatórios.

Qual é o valor mássimo e o mínimo da função f(x) = sen x? E da função g(x) = cos x?

1 e −1, tanto para f(x) quanto para g(x)

Página duzentos e dezesseis