Notas de Rodapé
Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.
Nota 2 BRASIL, ref. 1, p. 8.
Nota 3 BRASIL, ref. 1, p. 29.
Nota 4 BRASIL, ref. 1, p. 13.
Nota 5 BRASIL, ref. 1, p. 9-10.
Nota 6 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MÉC: SEB, 2019. p. 7. Disponível em: https://livro.pw/cpeww. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 7 BRASIL, ref. 6, p. 13.
Nota 8 BRASIL, ref. 1, p. 266.
Nota 9 BRASIL, ref. 1, p. 532-541.
Nota 10 PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 23.
Nota 11 PONTE; BROCARDO; OLIVEIRA, ref. 10.
Nota 12 MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa T. (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: Proex: UEPG, 2015. (Coleção Mídias Contemporâneas, v. 2, p. 15-33). Disponível em: https://livro.pw/mswuy. Acesso em: 30 set. 2024.
Nota 13 MORÁN, ref. 12.
Nota 14 MELO, Marcela Camila P. de; JUSTULIN, Andresa Maria. A resolução de problemas: uma metodologia ativa na construção do conceito de semelhança de triângulos. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2019, Londrina. Anais […]. Londrina: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Paraná, 2019. p. 1-14. Disponível em: https://livro.pw/yfehe. Acesso em: 29 set. 2024.
Nota 15 HUANCA; ONUCHIC, 2011, apúd MELO; JUSTULIN, ref. 14, p. 5.
Nota 16 ALLEVATO; ONUCHIC, 2014, apúd MELO; JUSTULIN, ref. 14, p. 5.
Nota 17 VALENTE, 2014, apúd HONÓRIO, ref. 18, p. 2.
Nota 18 HONÓRIO, Hugo Luiz G. Sala de aula invertida: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de matemática: estudos iniciais. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20., 2016, Curitiba. Anais […]. Curitiba: hú éfe pê érre, 2016. p. 1-12. Disponível em: https://livro.pw/sartl. Acesso em: 29 set. 2024.
Nota 19 BRASIL, ref. 1, p. 474.
Nota 20 BRASIL, ref. 1, p. 474.
Nota 21 perrenô, Phillipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artméd, 1999.