Página 439

Conheça mais

Para ler

Química geral em quadrinhos, de Larry Gonick e Craig Criddle. São Paulo: Blucher, 2014.

Esse livro apresenta conceitos de Química de maneira leve. Elaborado pelo cartunista Larry Gonick e pelo químico e professor universitário Craig Criddle, contribui para uma aprendizagem divertida, explorando os conteúdos didaticamente e com humor, sem renunciar ao rigor científico.

Capa do livro intitulado química geral em quadrinhos. Há quatro quadrinhos em preto e branco espalhados pela capa e um balão de fala.
Capa do livro Química geral em quadrinhos.

A origem dos elementos químicos: uma abordagem inicial, de Antonio Manuel Alves Morais. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

Esse livro retrata a origem dos elementos químicos desde a apresentação do conceito de átomo até o momento em que eles deram forma às primeiras substâncias químicas na Terra.

De que são feitas as coisas, de Mark Miodownik. São Paulo: Blucher, 2015.

A obra responde a perguntas comuns com relação à composição química de materiais, objetos e alimentos, além das principais diferenças entre produtos compostos pelas mesmas substâncias, como o fato de o diamante e o grafite serem diferentes, apesar de feitos de carbono.

O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da Química, de Paul Strathern. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

Esse livro faz uma retrospectiva da história da Ciência e da Química, dando ênfase à forma como Mendeleiev passou a visualizar um novo modo de organizar os elementos químicos na tabela periódica. O autor aborda também a maneira como Mendeleiev previu quais elementos preencheriam as lacunas até então observadas na tabela periódica.

Capa do livro intitulado: O sonho de Mendeleiev a verdadeira história da Química. Há desenhos da tabela periódica e uma ilustração de um homem com barba e cabelos longos trabalhando com vidrarias e escrevendo a fórmula H 2 O.
Capa do livro O sonho de Mendeleiev.

O livro da química. São Paulo: Globo Livros, 2022.

Nesse livro, conteúdos relacionados à química são apresentados em uma linguagem acessível, composta de infográficos, fluxogramas e ilustrações que auxiliam no processo de aprendizagem de teorias complexas.

Meio ambiente & química, de Pérola de Castro Vasconcellos. São Paulo: Senac, 2013.

Nesse livro, a autora explora a relação entre a Química e o meio ambiente com uma abordagem que relaciona as substâncias químicas e os impactos ambientais que elas podem causar.

O último suspiro de César: a história épica do ar à nossa volta, de San Kean. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.

Livro que traz histórias, curiosidades e tecnologias que envolvem substâncias e compostos gasosos. Com isso, o autor leva o leitor a refletir sobre como o conhecimento a respeito desses materiais que geralmente não vemos influencia o cotidiano e a história.

Capa do livro intitulado: O último suspiro de César, a história épica do ar a nossa volta. Há ilustrações de vidrarias de laboratório, de uma estátua e de uma nuvem de fumaça.
Capa do livro O último suspiro de César.

Corrosão, de Vicente Gentil. 7. ed. São Paulo: LTC, 2022.

Os princípios de corrosão são abordados nesse livro, que é uma referência para estudantes e profissionais da área. A obra aborda o fenômeno de oxidação de materiais, técnicas eletroquímicas de proteção de superfícies, entre outros conteúdos.

Para assistir

Química: uma história volátil. Direção de Ros Homan. Reino Unido: BBC, 2010 abre parênteses 60 minutos fecha parênteses (60 min).

Esse documentário, dividido em três partes e apresentado pelo professor de Física Jim Al-Khalili, mostra a história de como os elementos químicos foram descobertos e classificados ao seguir os passos dos primeiros cientistas envolvidos nessa tarefa. Também apresenta como o êxito em controlar e combinar os elementos químicos impacta a sociedade moderna.

Paraíso sujo. Direção de Daniel Schweizer. Suíça/França: Dschoint Ventschr Film Produktion AG/Maha Productions, 2009 abre parênteses 76 minutos fecha parênteses (76 min).

Documentário que conta a história do garimpo de ouro na fronteira da Guiana Francesa com o Suriname. Os garimpeiros instalados em meio à floresta despejam nos rios todo o mercúrio utilizado para separar o ouro da areia. Além dos impactos ambientais, como a contaminação da água e a mortalidade de peixes, o uso indiscriminado do mercúrio e seu descarte inadequado causam muitos problemas à população indígena, que sofre, por exemplo, com deformações físicas e doenças neurológicas em razão da absorção desse elemento.

Página 440

Radioativo. Direção de Marjane Satrapi. Reino Unido: Shoebox Films/Working Title Films, 2019 abre parênteses 103 minutos fecha parênteses (103 min).

Biografia da física e química polonesa Marie Curie, esse filme mostra a trajetória dessa importante cientista, abordando sua dedicação, a parceria com o marido Pierre Curie e as descobertas que os levaram a ser pioneiros nos estudos de radioatividade.

Cartaz do filme intitulado Radioativo. Há uma fotografia de uma mulher de cabelos loiros segurando um frasco contendo um material brilhante em tons de azul.
Cartaz do filme Radioativo.

Césio 137: o brilho da morte. Direção de Luiz Eduardo Jorge. Brasil, 2003 abre parênteses 25 minutos fecha parênteses (25 min).

Nesse documentário, é retratado o mais grave acidente radioativo do Brasil, ocorrido em 1987. Funcionários de um ferro-velho encontraram um material azul brilhante no interior de uma máquina de radiografia descartada. Sem ter conhecimento de que se tratava de uma substância radioativa, o césio-137 foi distribuído para uma população curiosa. Várias pessoas que entraram em contato com o radioisótopo sofreram com os sintomas da contaminação e algumas foram a óbito.

Cartaz do filme intitulado: Césio 137 o brilho da morte. Em um fundo preto, centralizado à esquerda, há uma fotografia em preto e branco de uma menina sorridente segurando alguns brinquedo.
Cartaz do filme Césio 137.

Para acessar

Sociedade Brasileira de Química. Disponível em: https://s.livro.pro/m82bzt. Acesso em: 18 out. 2024.

Principal sociedade de Química do país, tem como objetivo desenvolver, consolidar e divulgar essa área do conhecimento, bem como suas aplicações, além de denotar sua importância para o desenvolvimento do país. Nesse site, há notícias sobre o meio científico, artigos, entre outros conteúdos.

Química Nova Interativa. Disponível em: https://s.livro.pro/8sllgy. Acesso em: 18 out. 2024.

Site mantido pela Sociedade Brasileira de Química. Apresenta conceitos de Química do Ensino Médio, vídeos de experimentos, artigos científicos, informações e propriedades de substâncias, entre outros conteúdos.

Unesp para Jovens. Disponível em: https://s.livro.pro/84l52k. Acesso em: 18 out. 2024.

Site idealizado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com o objetivo de divulgar conhecimentos de ciências, artes e humanidades de uma forma acessível, aproximando a comunidade universitária do público geral. Nele, há diversos artigos relacionados à Química e produzidos por professores universitários ou pesquisadores da área. Também estão disponíveis vídeos curtos respondendo a dúvidas científicas cotidianas apresentadas por crianças.

Papo de Química. Disponível em: https://s.livro.pro/yedsuu. Acesso em: 18 out. 2024.

Podcast apresentado por José Edson Gomes de Souza, doutor em Ciências de Materiais e professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Voltado para o ensino, traz assuntos do cotidiano relacionados à Química básica e aplicada.

Para visitar

Museu do Instituto de Química, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43.111, Porto Alegre (RS).

Museu que reúne o acervo científico, museológico, bibliográfico e arquivístico do Instituto de Química da UFRGS.

Museu da Química Profª Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni. Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco A do Centro de Tecnologia, 7º andar, Rio de Janeiro (RJ).

Ligado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), esse museu busca despertar o interesse de estudantes pela Química e pela pesquisa.

Sala Mendeleev – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Av. P.H. Rolfs, s/n, Viçosa (MG). Mais informações em: https://s.livro.pro/k70zmd. Acesso em: 18 out. 2024.

Apresenta uma exposição interativa sobre a tabela periódica. Na visita, é possível visualizar amostras reais de substâncias elementares e compostos representativos dos elementos químicos. O site disponibiliza uma visita virtual ao local.

Museu de Ciências Nucleares de Recife. Av. Prof. Luiz Freire, 1000, Curado, Recife (PE). Mais informações em: https://s.livro.pro/t4pjx5. Acesso em: 18 out. 2024.

Inaugurado em 2010, o museu é vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem como propósito ser um espaço educativo-cultural para difundir conhecimentos sobre energia nuclear. Por meio do site, é possível acessar atividades interativas, vídeos educativos, arquivos para download e outros materiais relacionados ao assunto.