Página 439
Conheça mais
Para ler
Química geral em quadrinhos, de Larry Gonick e Craig Criddle. São Paulo: Blucher, 2014.
Esse livro apresenta conceitos de Química de maneira leve. Elaborado pelo cartunista Larry Gonick e pelo químico e professor universitário Craig Criddle, contribui para uma aprendizagem divertida, explorando os conteúdos didaticamente e com humor, sem renunciar ao rigor científico.

A origem dos elementos químicos: uma abordagem inicial, de Antonio Manuel Alves Morais. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2010.
Esse livro retrata a origem dos elementos químicos desde a apresentação do conceito de átomo até o momento em que eles deram forma às primeiras substâncias químicas na Terra.
De que são feitas as coisas, de Mark Miodownik. São Paulo: Blucher, 2015.
A obra responde a perguntas comuns com relação à composição química de materiais, objetos e alimentos, além das principais diferenças entre produtos compostos pelas mesmas substâncias, como o fato de o diamante e o grafite serem diferentes, apesar de feitos de carbono.
O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da Química, de Paul Strathern. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
Esse livro faz uma retrospectiva da história da Ciência e da Química, dando ênfase à forma como Mendeleiev passou a visualizar um novo modo de organizar os elementos químicos na tabela periódica. O autor aborda também a maneira como Mendeleiev previu quais elementos preencheriam as lacunas até então observadas na tabela periódica.

O livro da química. São Paulo: Globo Livros, 2022.
Nesse livro, conteúdos relacionados à química são apresentados em uma linguagem acessível, composta de infográficos, fluxogramas e ilustrações que auxiliam no processo de aprendizagem de teorias complexas.
Meio ambiente & química, de Pérola de Castro Vasconcellos. São Paulo: Senac, 2013.
Nesse livro, a autora explora a relação entre a Química e o meio ambiente com uma abordagem que relaciona as substâncias químicas e os impactos ambientais que elas podem causar.
O último suspiro de César: a história épica do ar à nossa volta, de San Kean. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.
Livro que traz histórias, curiosidades e tecnologias que envolvem substâncias e compostos gasosos. Com isso, o autor leva o leitor a refletir sobre como o conhecimento a respeito desses materiais que geralmente não vemos influencia o cotidiano e a história.

Corrosão, de Vicente Gentil. 7. ed. São Paulo: LTC, 2022.
Os princípios de corrosão são abordados nesse livro, que é uma referência para estudantes e profissionais da área. A obra aborda o fenômeno de oxidação de materiais, técnicas eletroquímicas de proteção de superfícies, entre outros conteúdos.
Para assistir
Química: uma história volátil. Direção de Ros Homan. Reino Unido: BBC, 2010 abre parênteses 60 minutos fecha parênteses.
Esse documentário, dividido em três partes e apresentado pelo professor de Física Jim Al-Khalili, mostra a história de como os elementos químicos foram descobertos e classificados ao seguir os passos dos primeiros cientistas envolvidos nessa tarefa. Também apresenta como o êxito em controlar e combinar os elementos químicos impacta a sociedade moderna.
Paraíso sujo. Direção de Daniel Schweizer. Suíça/França: Dschoint Ventschr Film Produktion AG/Maha Productions, 2009 abre parênteses 76 minutos fecha parênteses.
Documentário que conta a história do garimpo de ouro na fronteira da Guiana Francesa com o Suriname. Os garimpeiros instalados em meio à floresta despejam nos rios todo o mercúrio utilizado para separar o ouro da areia. Além dos impactos ambientais, como a contaminação da água e a mortalidade de peixes, o uso indiscriminado do mercúrio e seu descarte inadequado causam muitos problemas à população indígena, que sofre, por exemplo, com deformações físicas e doenças neurológicas em razão da absorção desse elemento.
Página 440
Radioativo. Direção de Marjane Satrapi. Reino Unido: Shoebox Films/Working Title Films, 2019 abre parênteses 103 minutos fecha parênteses.
Biografia da física e química polonesa Marie Curie, esse filme mostra a trajetória dessa importante cientista, abordando sua dedicação, a parceria com o marido Pierre Curie e as descobertas que os levaram a ser pioneiros nos estudos de radioatividade.

Césio 137: o brilho da morte. Direção de Luiz Eduardo Jorge. Brasil, 2003 abre parênteses 25 minutos fecha parênteses.
Nesse documentário, é retratado o mais grave acidente radioativo do Brasil, ocorrido em 1987. Funcionários de um ferro-velho encontraram um material azul brilhante no interior de uma máquina de radiografia descartada. Sem ter conhecimento de que se tratava de uma substância radioativa, o césio-137 foi distribuído para uma população curiosa. Várias pessoas que entraram em contato com o radioisótopo sofreram com os sintomas da contaminação e algumas foram a óbito.

Para acessar
Sociedade Brasileira de Química. Disponível em: https://s.livro.pro/m82bzt. Acesso em: 18 out. 2024.
Principal sociedade de Química do país, tem como objetivo desenvolver, consolidar e divulgar essa área do conhecimento, bem como suas aplicações, além de denotar sua importância para o desenvolvimento do país. Nesse site, há notícias sobre o meio científico, artigos, entre outros conteúdos.
Química Nova Interativa. Disponível em: https://s.livro.pro/8sllgy. Acesso em: 18 out. 2024.
Site mantido pela Sociedade Brasileira de Química. Apresenta conceitos de Química do Ensino Médio, vídeos de experimentos, artigos científicos, informações e propriedades de substâncias, entre outros conteúdos.
Unesp para Jovens. Disponível em: https://s.livro.pro/84l52k. Acesso em: 18 out. 2024.
Site idealizado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com o objetivo de divulgar conhecimentos de ciências, artes e humanidades de uma forma acessível, aproximando a comunidade universitária do público geral. Nele, há diversos artigos relacionados à Química e produzidos por professores universitários ou pesquisadores da área. Também estão disponíveis vídeos curtos respondendo a dúvidas científicas cotidianas apresentadas por crianças.
Papo de Química. Disponível em: https://s.livro.pro/yedsuu. Acesso em: 18 out. 2024.
Podcast apresentado por José Edson Gomes de Souza, doutor em Ciências de Materiais e professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Voltado para o ensino, traz assuntos do cotidiano relacionados à Química básica e aplicada.
Para visitar
Museu do Instituto de Química, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43.111, Porto Alegre (RS).
Museu que reúne o acervo científico, museológico, bibliográfico e arquivístico do Instituto de Química da UFRGS.
Museu da Química Profª Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni. Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco A do Centro de Tecnologia, 7º andar, Rio de Janeiro (RJ).
Ligado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), esse museu busca despertar o interesse de estudantes pela Química e pela pesquisa.
Sala Mendeleev – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Av. P.H. Rolfs, s/n, Viçosa (MG). Mais informações em: https://s.livro.pro/k70zmd. Acesso em: 18 out. 2024.
Apresenta uma exposição interativa sobre a tabela periódica. Na visita, é possível visualizar amostras reais de substâncias elementares e compostos representativos dos elementos químicos. O site disponibiliza uma visita virtual ao local.
Museu de Ciências Nucleares de Recife. Av. Prof. Luiz Freire, 1000, Curado, Recife (PE). Mais informações em: https://s.livro.pro/t4pjx5. Acesso em: 18 out. 2024.
Inaugurado em 2010, o museu é vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem como propósito ser um espaço educativo-cultural para difundir conhecimentos sobre energia nuclear. Por meio do site, é possível acessar atividades interativas, vídeos educativos, arquivos para download e outros materiais relacionados ao assunto.