Página 447
Referências bibliográficas comentadas
Livros
ATKINS, Peter W.; JONES, Loretta; LAVERMAN, Leroy. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.
Esse livro apresenta os fundamentos da Química de forma clara e precisa, mostrando-a como um tema dinâmico e atual. Conta com diversas ferramentas pedagógicas e sua leitura contribui para a compreensão do componente curricular de Química de forma contextualizada ao relacionar as ideias químicas fundamentais às suas aplicações.
ATKINS, Peter W.; PAULA, Júlio de. Físico-química. Tradução: Edilson Clemente da Silva et al. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 2 v.
Coleção consagrada da área de Físico-química que aborda detalhadamente assuntos como termodinâmica, estrutura atômica e cinética química. Oferece explicações didáticas, exemplos, ilustrações e atividades integradas.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
O livro apresenta possibilidades de integração entre as tecnologias digitais e o currículo escolar, auxiliando para que haja mais engajamento dos estudantes no aprendizado por meio de intervenções efetivas.
BAIRD, Colin; CANN, Michael. Química ambiental. Tradução: Marco Tadeu Grassi et al. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
O livro aborda a Química voltada para a questão ambiental do ar, do solo e da água. Também aborda aspectos da Química Verde, ramo que visa reduzir a poluição ambiental.
BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. Tradução: Eloiza Lopes, Tiago Jonas e Sonia Midori Yamamoto. 13. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.
Livro que trabalha a Química geral, aproximando-a da realidade do dia a dia. Apresenta os conteúdos fundamentais com uma abordagem clara e objetiva.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. (org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2004.
Mostrando as relações entre Ciência, tecnologia e sociedade, esse livro traz sugestões de práticas e abordagens para o ensino que colaboram para a construção dos conhecimentos científicos junto a um currículo e programa atualizados.
CHANG, Raymond; GOLDSBY, Kenneth A. Química. 11. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
Livro de Química geral, com diversos exemplos e resolução de exercícios que instigam o leitor a resolver problemas do mundo real baseados em hipóteses adequadas.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2023.
Esse livro esclarece os principais aspectos das inovações em educação por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, apresentando casos práticos e estratégias.
GAUTO, Marcelo Antunes; ROSA, Gilber Ricardo. Processos e operações unitárias da indústria química. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011.
Livro que aborda os principais processos e operações unitárias que ocorrem nas indústrias químicas por meio de esquemas, figuras e fluxogramas explicativos, incluindo tópicos sobre separação de misturas.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: óptica e física moderna. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 4.
Livro que apresenta conceitos e fundamentos de Física moderna por meio de teoria e exercícios ligados a aplicações práticas do mundo real.
HAYNES, William M. (ed.). CRC Handbook of chemistry and physics. 97. ed. Londres: CRC Press, 2017.
Sendo uma referência científica utilizada pelas comunidades científica e técnica, esse livro contém uma reunião de propriedades e informações acerca de aspectos físicos e químicos de diversas substâncias e compostos.
HEWITT, Paul G. Física conceitual. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Esse livro proporciona o ensino do tema com textos atraentes e bem-humorados e muitas ilustrações, visando construir um sólido conhecimento em relação a diversos assuntos da Física, como radioatividade e comportamento de partículas e ondas.
KOTZ, John C. et al. Química geral e reações químicas. Tradução: Noveritis do Brasil. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 2 v.
Mostra a relação entre as observações químicas e físicas em laboratório e na natureza, denotando a dinamicidade da Química.
NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. Tradução: Ana Beatriz Gorini da Veiga et al. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Obra que apresenta uma visão clara e abrangente da Bioquímica, oferecendo explicações de como conceitos dessa área estão presentes na indústria, na medicina, na agricultura e em outros setores.
Página 448
SKOOG, Douglas A. et al. Fundamentos de química analítica. Tradução: Robson Mendes Matos. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2023.
É um livro introdutório que aborda tópicos como equilíbrio químico, métodos de análise, métodos eletroquímicos, cinética e aspectos práticos da Química analítica. Além disso, apresenta a construção de planilhas, exemplos e exercícios.
SOLOMONS, T. W. Graham; FRYHLE, Craig B. Química orgânica. Tradução: Edilson Clemente da Silva et al. 12. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018. 2 v.
Coleção que aborda aspectos gerais e específicos das principais funções orgânicas presentes na Química, como nomenclatura, estruturas, aplicações e reações.
WELLER, Mark et al. Química inorgânica. Tradução: Cristina Maria Pereira dos Santos e Roberto de Barros Faria. Porto Alegre: Bookman, 2017.
Esse livro apresenta situações do cotidiano relacionadas a conceitos e aplicações da área de Química inorgânica. Também trata de nomenclaturas e traduções de compostos inorgânicos seguindo as recomendações da IUPAC.
Sites
BRASIL. Ministério da Justiça. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: https://s.livro.pro/lrMyd6. Acesso em: 23 out. 2024.
O Estatuto da Criança e do Adolescente está disponível nesse site.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://s.livro.pro/wg7bsb. Acesso em: 23 out. 2024.
O site apresenta a Base Nacional Comum Curricular seguida pelo livro, definindo o conjunto de aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver durante a Educação Básica.
INMETRO. Sistema Internacional de Unidades – SI. Disponível em: https://s.livro.pro/qtuhnl. Acesso em: 29 out. 2024.
Tradução luso-brasileira das recomendações do Sistema Internacional de Unidades da 9ª edição, que define nomes, símbolos e unidades de medidas.
IUPAC. Disponível em: https://s.livro.pro/pukmny. Acesso em: 23 out. 2024.
Site da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), onde é possível ter acesso a diversos materiais de referência química, como nomenclaturas, livros, artigos e tabela periódica.
NASA. Disponível em: https://s.livro.pro/92tu9l. Acesso em: 23 out. 2024.
Site com diversas informações sobre espaço, planetas e tecnologias.
QUÍMICA Nova na Escola. Disponível em: https://s.livro.pro/qt80c9. Acesso em: 23 out. 2024.
Site da revista da Sociedade Brasileira de Química, que publica artigos de formação e atualização da comunidade de ensino de Química no Brasil.
EDUCATION: Inspiring your Teaching and Learning. Disponível em: https://s.livro.pro/t2546i. Acesso em: 22 out. 2024.
Site elaborado pela Royal Society of Chemistry, contém artigos e materiais de suporte, além de inspiração para profissionais do ensino de Química.
Siglas
Enem: Exame Nacional do Ensino Médio
Famerp: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Fuvest: Fundação Universitária para o Vestibular
FMJ: Faculdade de Medicina de Jundiaí
FMRP: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
ITA: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
UAM: Universidade Anhembi-Morumbi
Udesc: Universidade do Estado de Santa Catarina
UEA: Universidade do Estado do Amazonas
UECE: Universidade Estadual do Ceará
UEL: Universidade Estadual de Londrina
UEM: Universidade Estadual de Maringá
UEPG: Universidade Estadual de Ponta Grossa
UERJ: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
UFAM: Universidade Federal do Amazonas
UFPR: Universidade Federal do Paraná
UFRGS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFSC: Universidade Federal de Santa Catarina
Unesp: Universidade Estadual Paulista
Unicamp: Universidade Estadual de Campinas
Unifesp: Universidade Federal de São Paulo
Unip: Universidade Paulista