Página XC
Resoluções seção Mais questões
Confira a seguir as resoluções das atividades da seção Mais questões que envolvem cálculos.
Páginas 102 a 105
3. 'm' início subscrito, água deslocada, fim subscrito é igual a
é igual a abre parênteses 'm' início subscrito, água mais recipiente, fim subscrito mais 'm' subscrito amostra fecha parênteses menos 'm' início subscrito, recipiente mais água mais amostra, fim subscrito
'm' início subscrito, água deslocada, fim subscrito é igual a
é igual a abre parênteses 350 gramas mais 44 gramas fecha parênteses menos 389 gramas portanto 'm' início subscrito, água deslocada, fim subscrito é igual a 5 gramas
Como a densidade da água é 1 grama por mililitro, o volume de água deslocada é 5 mililitros, que é também o volume da amostra.
d subscrito amostra é igual a início de fração, numerador: 'm' subscrito amostra, denominador: V subscrito amostra, fim de fração é igual a início de fração, numerador: 44 gramas, denominador: 5 mililitros , fim de fração portanto d subscrito amostra é igual a 8 vírgula 8 gramas por mililitro
O valor corresponde à densidade do bronze.
7. Como o subnível 's' contém o número máximo de elétrons, ele tem 2 elétrons. No subnível p há 6 elétrons, pois 3 vezes 2 é igual a 6. No subnível d há 10 elétrons, pois x é igual a 6 e 6 mais 4 é igual a 10. No subnível f há 7 elétrons, pois 7 mais 3 é igual a 10. Assim, o número total de elétrons é 25.
8. De acordo com o enunciado, a quantidades de elétrons por nível é: 2, 8, 18, 18 e 6. Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, e este último é 2 mais 8 mais 18 mais 18 mais 6 é igual a 52, o elemento químico que tem 52 prótons é o telúrio.
Páginas 172 a 175
2. Com os dados do gráfico, temos as seguintes diferenças de eletronegatividade: N menos C: 3 vírgula 0 menos 2 vírgula 5 é igual a 0 vírgula 5; F menos C: 4 vírgula 0 menos 2 vírgula 5 é igual a 1 vírgula 5; O menos S: 3 vírgula 5 menos 2 vírgula 5 é igual a 1 vírgula 0; P traço H: 2 vírgula 0 menos 2 vírgula 0 é igual a 0; e C l menos P: 3 vírgula 0 menos 2 vírgula 0 é igual a 1 vírgula 0. Quanto menor a diferença de eletronegatividade, menor será a reatividade da ligação, portanto a ligação menos reativa é a P traço H.
Páginas 262 a 265
6. O iodo sofre oxidação, pois o N O X vai de menos 1 para 0, e o oxigênio sofre redução, pois o N O X passa de 0 a menos 2. Como a molécula de iodo tem 2 átomos, o número de elétrons na oxidação é 1 vezes 2 é igual a 2. Como a molécula de ozônio contém 3 átomos, o número de elétrons na redução é 2 vezes 3 é igual a 6. Simplificando os valores para 1 e 3 e utilizando esses índices para igualar o número de elétrons ganhos e perdidos, obtemos:
K I mais 1 O subscrito 3 mais H subscrito 2 S O subscrito 4 seta para a direita 3 I subscrito 2 mais H subscrito 2 O mais K subscrito 2 S O subscrito 4
Ajustando os coeficientes em relação a I e K:
6 K I mais 1 O subscrito 3 mais H subscrito 2 S O subscrito 4 seta para a direita 3 I subscrito 2 mais H subscrito 2 O mais 3 K subscrito 2 S O subscrito 4
Ajustando os coeficientes em relação a S:
6 K I mais 1 O subscrito 3 mais 3 H subscrito 2 S O subscrito 4 seta para a direita 3 I subscrito 2 mais H subscrito 2 O mais 3 K subscrito 2 S O subscrito 4
Ajustando os coeficientes em relação a O e H:
6 K I mais 1 O subscrito 3 mais 3 H subscrito 2 S O subscrito 4 seta para a direita 3 I subscrito 2 mais 3 H subscrito 2 O mais 3 K subscrito 2 S O subscrito 4
Assim, x é igual a 6 e y é igual a 3.
8. Para comparar os produtos, devemos considerar o mesmo volume para eles, que será 1 litro. Considerando as concentrações constantes e os custos, as relações custo/benefício serão: A é igual a valor em reais 11 vírgula 90 barra 0 vírgula 45 é igual a 26 vírgula 4; B é igual a valor em reais 4 vírgula 98 barra 0 vírgula 17 é igual a 29 vírgula 3 e C é igual a valor em reais 2 vírgula 60 barra 0 vírgula 33 é igual a 7 vírgula 9. Assim, tem-se a sequência: C é menor do que A é menor do que B.
9. 50 mililitros vezes início de fração, numerador: 10 miligramas , denominador: mililitro, fim de fração vezes início de fração, numerador: 1 grama, denominador: 1.000 miligramas , fim de fração vezes início de fração, numerador: mol, denominador: 5 vezes 10 elevado ao quadrado grama, fim de fração vezes início de fração, numerador: 6 vezes 10 elevado a 23 moléculas, denominador: mol, fim de fração
portanto quantidade de moléculas é igual a 6 vezes 10 elevado a 20
10. 100 mililitros vezes início de fração, numerador: 1 litro, denominador: 1.000 mililitros, fim de fração vezes início de fração, numerador: 0 vírgula 2 mol, denominador: litro, fim de fração vezes início de fração, numerador: 249 vírgula 62 gramas, denominador: mol, fim de fração portanto 'm' é igual a 4 vírgula 99 gramas
11. 1.000 gramas F e subscrito 2 O subscrito 3 vezes início de fração, numerador: 1 mol F e subscrito 2 O subscrito 3, denominador: 160 gramas F e subscrito 2 O subscrito 3, fim de fração vezes início de fração, numerador: 1 mol H subscrito 2 S, denominador: 1 mol F e subscrito 2 O subscrito 3, fim de fração vezes início de fração, numerador: 34 gramas H subscrito 2 S, denominador: 1 mol H subscrito 2 S, fim de fração
portanto 'm' é igual a 637 vírgula 5 gramas F e subscrito 2 O subscrito 3 é aproximadamente igual a 0 vírgula 637 quilograma de F e subscrito 2 O subscrito 3
O valor máximo de 0 vírgula 716 quilograma é maior do que o previsto pela estequiometria abre parênteses 0 vírgula 637 quilograma fecha parênteses.
12. M início subscrito, C a B r subscrito 2, fim subscrito é aproximadamente igual a 200 gramas por mol
C a B r subscrito 2 abre parênteses s fecha parênteses seta para a direita C a elevado a início expoente, 2 mais, fim expoente abre parênteses a q fecha parênteses mais 2 B r elevado a início expoente, menos, fim expoente abre parênteses a q fecha parênteses
c é igual a início de fração, numerador: 3.000 gramas C a B r subscrito 2, denominador: litro, fim de fração vezes início de fração, numerador: 1 mol C a B r subscrito 2, denominador: 200 gramas C a B r subscrito 2, fim de fração vezes início de fração, numerador: 2 mol B r elevado a início expoente, menos, fim expoente, denominador: 1 mol C a B r subscrito 2, fim de fração é igual a
é igual a início de fração, numerador: 30 mol B r elevado a início expoente, menos, fim expoente, denominador: litro, fim de fração
13. M início subscrito, N a C l O, fim subscrito é aproximadamente igual a 74 vírgula 5 gramas por mol
início de fração, numerador: 20 gramas N a C l O, denominador: 1 litro, fim de fração vezes início de fração, numerador: 1 mol N a C l O, denominador: 74 vírgula 5 gramas N a C l O, fim de fração
portanto c é aproximadamente igual a 2 vírgula 7 vezes 10 elevado a menos 1 mol barra L de N a C l O.
14. Para calcular a energia, deve-se obter a equação global invertendo e multiplicando a equação química da formação do ácido lático por 2 e somando-a à equação de oxidação da glicose.
C subscrito 6 H subscrito 12 O subscrito 6 abre parênteses s fecha parênteses mais início de expressão riscada; 6 O subscrito 2 abre parênteses g fecha parênteses; fim de expressão riscada seta para a direita início de expressão riscada; 6 C O subscrito 2 abre parênteses g fecha parênteses; fim de expressão riscada mais início de expressão riscada; 6 H subscrito 2 O abre parênteses l fecha parênteses; fim de expressão riscada
delta subscrito c H é igual a menos 2.800 quilojoules
início de expressão riscada; 6 C O subscrito 2 abre parênteses g fecha parênteses; fim de expressão riscada mais início de expressão riscada; 6 H subscrito 2 O abre parênteses l fecha parênteses; fim de expressão riscada seta para a direita 2 C subscrito 3 H subscrito 6 O subscrito 3 abre parênteses s fecha parênteses mais início de expressão riscada; 6 O subscrito 2 abre parênteses g fecha parênteses; fim de expressão riscada
delta subscrito c H é igual a mais 2 vezes 1.344 quilojoules é igual a 2.688 quilojoules
C subscrito 6 H subscrito 12 O subscrito 6 abre parênteses s fecha parênteses seta para a direita 2 C subscrito 3 H subscrito 6 O subscrito 3 abre parênteses s fecha parênteses delta subscrito c H é igual a menos 112 quilojoules
16. Para determinar a energia envolvida na reação, deve-se obter a equação global, o que é feito invertendo as equações químicas I e II e somando-as.

Como a entalpia da equação global é negativa, a reação libera energia, ou seja, é um processo exotérmico.
A reação é considerada carbono neutro, pois não há liberação de CO subscrito 2 no processo.
Página XCI
Páginas 330 a 333
1. expressão com detalhe acima, início da expressão, M g, fim da expressão, início do detalhe acima, mais 2, fim do detalhe acima subscrito 3 expressão com detalhe acima, início da expressão, S i, fim da expressão, início do detalhe acima, x, fim do detalhe acima subscrito 2 expressão com detalhe acima, início da expressão, O, fim da expressão, início do detalhe acima, menos 2, fim do detalhe acima subscrito 5 abre parênteses expressão com detalhe acima, início da expressão, O, fim da expressão, início do detalhe acima, menos 2, fim do detalhe acima expressão com detalhe acima, início da expressão, H, fim da expressão, início do detalhe acima, mais 1, fim do detalhe acima fecha parênteses subscrito 4
3 vezes abre parênteses mais 2 fecha parênteses mais 2 vezes x mais 5 vezes abre parênteses menos 2 fecha parênteses mais 4 vezes abre parênteses menos 2 fecha parênteses mais 4 vezes abre parênteses mais 1 fecha parênteses é igual a 0
portanto x é igual a mais 4
7. a )

b ) O lítio metálico é um redutor mais forte, pois, ao considerar o potencial de oxidação, que tem o sinal oposto, temos: mais 3 vírgula 0 4 V é maior do que mais 2 vírgula 84 V.
c ) M início subscrito, X A l S i subscrito 4 O subscrito 10, fim subscrito é igual a M subscrito X mais 27 mais 4 vezes 28 mais 10 vezes 16 é igual a M subscrito X mais 299
abre parênteses M subscrito X mais 299 fecha parênteses grama é igual a 27 gramas vezes início de fração, numerador: 100 por cento, denominador: 8 vírgula 8 por cento, fim de fração portanto M subscrito X é igual a 7 vírgula 8 gramas é aproximadamente igual a 7 gramas
10. Q é igual a
é igual a 13 vírgula 5 gramas A l vezes início de fração, numerador: 1 mol A l, denominador: 27 gramas, fim de fração vezes início de fração, numerador: 3 mol e elevado a início expoente, menos, fim expoente, denominador: 1 mol A l, fim de fração vezes início de fração, numerador: 96.500 C, denominador: 1 mol e elevado a início expoente, menos, fim expoente, fim de fração é aproximadamente igual a 1 vírgula 4 vezes 10 elevado a 5 C
Q é igual a i vezes 't' implica em 't' é igual a início de fração, numerador: 1 vírgula 4 vezes 10 elevado a 5 C, denominador: 10 A, fim de fração é igual a 1 vírgula 4 vezes 10 elevado a 4 segundo é aproximadamente igual a 240 minutos
11. Considera-se que a carga é a mesma para as células ligadas em série. Dados: M subscrito A g é igual a 108 vírgula 0 gramas por mol; M subscrito C u é igual a 63 vírgula 6 gramas por mol.
A g elevado a início expoente, mais, fim expoente abre parênteses a q fecha parênteses mais e elevado a início expoente, menos, fim expoente seta para a direita A g abre parênteses s fecha parênteses
Q é igual a 0 vírgula 60 grama A g vezes início de fração, numerador: 96.500 C, denominador: 108 gramas A g, fim de fração é aproximadamente igual a 536 vírgula 16 C
C u elevado a início expoente, 2 mais, fim expoente abre parênteses a q fecha parênteses mais 2 e elevado a início expoente, menos, fim expoente seta para a direita C u abre parênteses s fecha parênteses
'm' subscrito C u é igual a 536 vírgula 16 C vezes início de fração, numerador: 63 vírgula 6 gramas C u, denominador: 1 mol C u, fim de fração vezes início de fração, numerador: 1 mol C u, denominador: 2 mol e elevado a início expoente, menos, fim expoente, fim de fração vezes início de fração, numerador: 1 mol e elevado a início expoente, menos, fim expoente, denominador: 96.500 C, fim de fração
portanto 'm' subscrito C u é aproximadamente igual a 0 vírgula 18 grama
12. Reação global da eletrólise ígnea.

Q é igual a 0 vírgula 10 mol C l subscrito 2 vezes início de fração, numerador: 2 mol e elevado a início expoente, menos, fim expoente, denominador: 1 mol C l subscrito 2, fim de fração vezes início de fração, numerador: 96.500 C, denominador: 1 mol e elevado a início expoente, menos, fim expoente, fim de fração é igual a 19.300 C
Q é igual a i vezes 't' implica em 't' é igual a início de fração, numerador: 19.300 C, denominador: 4 A, fim de fração é igual a 4.825 segundos é aproximadamente igual a 80 minutos
13. M subscrito C u é igual a 63 vírgula 55 gramas por mol
C u elevado a início expoente, 2 mais, fim expoente abre parênteses l fecha parênteses mais 2 e elevado a início expoente, menos, fim expoente seta para a direita 1 C u abre parênteses s fecha parênteses
Q é igual a 14 vírgula 8 gramas C u vezes início de fração, numerador: 1 mol C u, denominador: 63 vírgula 55 gramas, fim de fração vezes início de fração, numerador: 2 mol e elevado a início expoente, menos, fim expoente, denominador: 1 mol C u, fim de fração vezes início de fração, numerador: 96.500 C, denominador: 1 mol e elevado a início expoente, menos, fim expoente, fim de fração é aproximadamente igual a 44.947 C
Q é igual a i vezes 't' implica em 't' é igual a início de fração, numerador: 44.947 C, denominador: 5 A, fim de fração é igual a 8.989 segundos é aproximadamente igual a 2 vírgula 5 horas
15. 100 miligramas expressão com detalhe acima, início da expressão, seta para a direita, fim da expressão, início do detalhe acima, 8 dias, fim do detalhe acima 50 miligramas expressão com detalhe acima, início da expressão, seta para a direita, fim da expressão, início do detalhe acima, 8 dias, fim do detalhe acima 25 miligramas. São dois decaimentos até a massa de 25 miligramas, portanto são 16 dias.
16. I) Correta. 128 gramas expressão com detalhe acima, início da expressão, seta para a direita, fim da expressão, início do detalhe acima, 138 dias, fim do detalhe acima 64 gramas expressão com detalhe acima, início da expressão, seta para a direita, fim da expressão, início do detalhe acima, 138 dias, fim do detalhe acima 32 gramas. II) Correta. III) Incorreta. sobrescrito 210 P o seta para a direita sobrescrito 206 P b 206 mais sobfrescrito 4 alfa. Sabendo que restaram apenas 32 gramas de sobrescrito 210 P o depois de 276 dias, a massa que decaiu é: 128 gramas menos 32 gramas é igual a 96 gramas, que corresponde ao sobrescrito 210 P o e às partículas alfa. Então, a massa do chumbo-206 será 'm' início subscrito, P b menos 206, fim subscrito é igual a 96 gramas vezes início de fração, numerador: 206 gramas, denominador: 210 gramas, fim de fração portanto 'm' início subscrito, P b menos 206, fim subscrito é igual a 94 gramas. IV) Incorreta. 128 gramas expressão com detalhe acima, início da expressão, seta para a direita, fim da expressão, início do detalhe acima, 138 dias, fim do detalhe acima 64 gramas expressão com detalhe acima, início da expressão, seta para a direita, fim da expressão, início do detalhe acima, 138 dias, fim do detalhe acima 32 gramas expressão com detalhe acima, início da expressão, seta para a direita, fim da expressão, início do detalhe acima, 138 dias, fim do detalhe acima 16 gramas expressão com detalhe acima, início da expressão, seta para a direita, fim da expressão, início do detalhe acima, 138 dias, fim do detalhe acima 8 gramas expressão com detalhe acima, início da expressão, seta para a direita, fim da expressão, início do detalhe acima, 138 dias, fim do detalhe acima 4 gramas expressão com detalhe acima, início da expressão, seta para a direita, fim da expressão, início do detalhe acima, 138 dias, fim do detalhe acima 2 gramas expressão com detalhe acima, início da expressão, seta para a direita, fim da expressão, início do detalhe acima, 138 dias, fim do detalhe acima 1 grama. São 7 decaimentos, assim 7 vezes 138 dias é igual a 966 dias.
Páginas 378 a 381
2. 01) Verdadeiro. C a subscrito 3 abre parênteses P O subscrito 4 fecha parênteses subscrito 2 duas meias setas que apontam em direções opostas 3 C a elevado a início expoente, 3 mais, fim expoente mais 2 P O subscrito 4 elevado a início expoente, 2 menos, fim expoente. 02) Falso. O 'K' subscrito p s do C a C subscrito 2 O subscrito 4 é 20 quintilhões de vezes maior abre parênteses 1 quintilhão é igual a 10 elevado a 18 fecha parênteses, pois 2 vírgula 0 vezes 10 elevado a menos 9 barra 1 vírgula 0 vezes 10 elevado a menos 28 é igual a 20 vezes 10 elevado a 18, e não a solubilidade. 04) Verdadeiro. 'K' subscrito p s é igual aabre colchetes C a elevado a início expoente, 2 mais, fim expoente fecha colchetes vezes abre colchetes C subscrito 2 O subscrito 4 elevado a início expoente, 2 menos, fim expoente fecha colchetes implica em 2 vírgula 0 vezes 10 elevado a menos 9 é igual a 's' elevado ao quadrado implica em 's' é igual a início de raiz quadrada; 2 vírgula 0 vezes 10 elevado a menos 9 fim de raiz quadrada. 08) Verdadeiro. 16) Falso. As velocidades são iguais.
3. 'K' subscrito c é igual a início de fração, numerador: abre colchetes N O subscrito 2 fecha colchetes elevado ao quadrado, denominador: abre colchetes N subscrito 2 O subscrito 4 fecha colchetes, fim de fração implica em 'K' subscrito c é igual a início de fração, numerador: 0 vírgula 0 12 elevado ao quadrado, denominador: 0 vírgula 0 30, fim de fração portanto 'K' subscrito c é igual a 4 vírgula 8 vezes 10 elevado a menos 3
5. I) Falsa. Formam-se as espécies da equação iii. II) Verdadeira. III) Falsa. Apesar dos íons H sobrescrito mais, o p H pode ser neutro, como mencionado no enunciado, em razão da quantidade de base conjugada. IV) Falsa. O sistema vai se deslocar no sentido da formação de H C O subscrito 3 elevado a início expoente, menos, fim expoente. V) Verdadeira. VI) Verdadeira.
6. a ) 'K' subscrito c é igual a início de fração, numerador: abre colchetes S O subscrito 3 fecha colchetes, denominador: abre colchetes S O subscrito 2 fecha colchetes vezes abre colchetes O subscrito 2 fecha colchetes elevado a início expoente, 1 meio, fim expoente, fim de fração; S O subscrito 3 abre parênteses g fecha parênteses mais H subscrito 2 O abre parênteses l fecha parênteses duas meias setas que apontam em direções opostas H subscrito 2 S O subscrito 4 abre parênteses l fecha parênteses.
b ) A reação é exotérmica, pois o rendimento é maior em menores temperaturas. O aumento da pressão desloca o equilíbrio no sentido em que há menor número de mols de substâncias gasosas, portanto, para a direita, formação de S O subscrito 3.
7. I) Incorreta. O ácido nitroso deixa o p H ácido. II) Incorreta. Por ser um sal de ácido fraco, o nitrito vai hidrolisar e aumentar o p H. III) Correta. 'K' subscrito a é igual a início de fração, numerador: abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes vezes abre colchetes N O subscrito 2 elevado a início expoente, menos, fim expoente fecha colchetes, denominador: abre colchetes H N O subscrito 2 fecha colchetes, fim de fração, considera-se que abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes é igual a abre colchetes N O subscrito 2 elevado a início expoente, menos, fim expoente fecha colchetes; como o ácido é fraco, abre colchetes H N O subscrito 2 fecha colchetes é aproximadamente igual a 1 mol vezes L elevado a menos 1 assim: 'K' subscrito a é igual a início de fração, numerador: abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes elevado ao quadrado, denominador: abre colchetes H N O subscrito 2 fecha colchetes, fim de fração implica em abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes é igual a início de raiz quadrada; 'K' subscrito a vezes abre colchetes H N O subscrito 2 fecha colchetes fim de raiz quadrada é igual a início de raiz quadrada; 4 vírgula 7 vezes 10 elevado a menos 4 vezes 1 vírgula 0 fim de raiz quadrada portanto abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes é aproximadamente igual a 0 vírgula 0 217 mol barra L.
8. p H é igual a menos log abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes, para abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes é menor do que 1 o p H será negativo.
10. p H do estômago: 2 é igual a menos log abre colchetes 10 elevado a menos 2 fecha colchetes; p H da laranja: 4 é igual a menos log abre colchetes 10 elevado a menos 4 fecha colchetes; então, início de fração, numerador: 10 elevado a menos 2, denominador: 10 elevado a menos 4, fim de fração é igual a 100.
12. M início subscrito, C a abre parênteses O H fecha parênteses subscrito 2, fim subscrito é igual a 74 gramas barra mol
c é igual a início de fração, numerador: 1 vírgula 7 grama, denominador: litro, fim de fração vezes início de fração, numerador: mol, denominador: 74 gramas, fim de fração portanto c é aproximadamente igual a 0 vírgula 0 23 mol vezes litro elevado a menos 1
C a abre parênteses O H fecha parênteses subscrito 2 abre parênteses s fecha parênteses seta para a direita C a elevado a início expoente, 2 mais, fim expoente abre parênteses a q fecha parênteses mais 2 O H elevado a início expoente, menos, fim expoente abre parênteses a q fecha parênteses
'K' subscrito p s é igual a abre colchetes C a elevado a início expoente, 2 mais, fim expoente fecha colchetes vezes abre colchetes O H elevado a início expoente, menos, fim expoente fecha colchetes elevado ao quadrado
Considerando que abre colchetes C a elevado a início expoente, 2 mais, fim expoente fecha colchetes é igual a 2 abre colchetes O H elevado a início expoente, menos, fim expoente fecha colchetes é igual a abre colchetes C a abre parênteses O H fecha parênteses subscrito 2 fecha colchetes, então:
'K' subscrito p s é igual a 0 vírgula 0 23 vezes abre parênteses 2 vezes 0 vírgula 0 23 fecha parênteses elevado ao quadrado é igual a 4 vírgula 87 vezes 10 elevado a menos 5 é aproximadamente igual a 5 vezes 10 elevado a menos 5
13. C a C subscrito 2 O subscrito 4 abre parênteses s fecha parênteses seta para a direita C a elevado a início expoente, 2 mais, fim expoente abre parênteses a q fecha parênteses mais C subscrito 2 O subscrito 4 elevado a início expoente, menos, fim expoente abre parênteses a q fecha parênteses
'K' subscrito p s é igual a abre colchetes C a elevado a início expoente, 2 mais, fim expoente fecha colchetes vezes abre colchetes C subscrito 2 O subscrito 4 elevado a início expoente, menos, fim expoente fecha colchetes implica em
implica em 2 vezes 10 elevado a menos 9 é igual a 5 vezes 10 elevado a menos 3 vezes abre colchetes C subscrito 2 O subscrito 4 elevado a início expoente, menos, fim expoente fecha colchetes portanto abre colchetes C subscrito 2 O subscrito 4 elevado a início expoente, menos, fim expoente fecha colchetes é igual a 4 vezes 10 elevado a menos 7
Para que ocorra a precipitação, abre colchetes C subscrito 2 O subscrito 4 elevado a início expoente, menos, fim expoente fecha colchetes é maior do que 4 vezes 10 elevado a menos 7.
Página XCII
15.
Reação | c subscrito i abre parênteses mol barra L fecha parênteses | c subscrito f abre parênteses mol barra L fecha parênteses |
---|---|---|
1 H A |
1 |
1 menos 0 vírgula 82 |
mais |
mais |
mais |
O H elevado a início expoente, menos, fim expoente |
0 vírgula 82 |
0 |
seta dupla |
seta dupla |
seta dupla |
H subscrito 2 O |
menos |
menos |
mais |
mais |
mais |
A elevado a início expoente, menos, fim expoente |
1 |
1 mais 0 vírgula 82 |
'K' subscrito a é igual a início de fração, numerador: abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes vezes abre colchetes A elevado a início expoente, menos, fim expoente fecha colchetes, denominador: abre colchetes H A fecha colchetes, fim de fração implica em abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes é igual a início de fração, numerador: 'K' subscrito a vezes abre colchetes H A fecha colchetes, denominador: abre colchetes A elevado a início expoente, menos, fim expoente fecha colchetes, fim de fração implica em
implica em abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes é igual a início de fração, numerador: 10 elevado a menos 4 vezes 0 vírgula 18, denominador: 1 vírgula 82, fim de fração portanto abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes é aproximadamente igual a 10 vezes 10 elevado a menos 6
p H é igual a menos log abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes é igual a menos log abre colchetes 1 vírgula 0 vezes 10 elevado a menos 5 fecha colchetes é igual a 5
16. p H é igual a menos log abre colchetes H elevado a início expoente, mais, fim expoente fecha colchetes
5 é igual a menos log 10 elevado a menos 5 e 4 é igual a menos log 10 elevado a menos 4, então: início de fração, numerador: 10 elevado a menos 4, denominador: 10 elevado a menos 5, fim de fração é igual a 10
Páginas 435 a 438
4. I) Correta. II) Correta. III) Incorreta. O N O X é menos 1: expressão com detalhe acima, início da expressão, B a, fim da expressão, início do detalhe acima, mais 2, fim do detalhe acima expressão com detalhe acima, início da expressão, O subscrito 2, fim da expressão, início do detalhe acima, menos 1, fim do detalhe acima.
7. M início subscrito, C subscrito 12 H subscrito 22 O subscrito 11, fim subscrito é igual a 270 gramas por mol
c início subscrito, C subscrito 12 H subscrito 22 O subscrito 11, fim subscrito é igual a início de fração, numerador: 171 gramas, denominador: 0 vírgula 5 litro, fim de fração vezes início de fração, numerador: mol, denominador: 342 gramas, fim de fração portanto c início subscrito, C subscrito 12 H subscrito 22 O subscrito 11, fim subscrito é igual a 1 mol por litro
início de fração, numerador: 1 mol por litro, denominador: 2 elevado a 4, fim de fração é igual a 0 vírgula 0 65 mol por litro é igual a 6 vírgula 25 vezes 10 elevado a menos 2 mol por litro
Para complementar o conteúdo
Para ler
História da química: uma história da ciência da matéria: volume 1: dos primórdios a Lavoisier, de Juergen Heinrich Maar. São Paulo: Livraria da Física, 2024.
Deixando de lado a linguagem técnica da Química, essa obra destaca a história da Química como parte integrante da história da Ciência, abordando diversos assuntos, como alquimia, flogístico e revolução química.
Professores reflexivos em uma escola reflexiva, de Isabel Alarcão. São Paulo: Cortez, 2018.
Esse livro aborda a teoria crítica da educação e seus princípios, ressaltando a importância do pensamento crítico, da formação continuada e do trabalho coletivo na prática docente com base em exemplos concretos.
Desenvolvimento sustentável: das origens à Agenda 2030, de José Carlos Barbieri. São Paulo: Vozes, 2020.
Nessa obra, são apresentados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e suas 169 metas, que envolvem desafios globais em áreas sociais e ambientais. A análise do autor aborda formas de contemplar esses objetivos no panorama brasileiro.
O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos, de António Francisco Cachapuz, Anna Maria Pessoa de Carvalho e Daniel Gil-Pérez (org.). São Paulo: Cortez, 2012.
Escrito em primeira pessoa, esse livro compartilha experiências de professores e pesquisadores relacionadas ao ensino e à aprendizagem em Ciências. Ele pode ser uma boa ferramenta para conhecer e reconhecer práticas pedagógicas que contribuem para a educação científica.
Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula, de Anna Maria Pessoa de Carvalho (org.). São Paulo: Cengage Learning, 2014.
Nesse livro, há discussões atuais sobre o ensino de Ciências com base na prática investigativa. Ao longo da obra, são apresentadas estratégias com dados relacionados a situações de ensino e aprendizagem, auxiliando o professor não somente a ampliar seu repertório de práticas pedagógicas, mas também a compreender contextos favoráveis para desenvolvê-las.
Elementar: como a tabela periódica pode explicar (quase) tudo, de Tim James. Zahar, 2023.
Livro em que o professor e químico inglês Tim James, utilizando uma linguagem clara e acessível, trabalha cada um dos 118 elementos químicos e aborda a busca dos cientistas por esses elementos e a sua organização na tabela periódica.
Dinâmicas e instrumentação para educação ambiental, de Genebaldo Freire Dias. 2. ed. São Paulo: Gaia, 2024.
Esse livro debate a importância da participação da sociedade para transformar o mundo a fim de salvá-lo da completa degradação ambiental. Sem apelar para alarmismos, a obra propõe dinâmicas coletivas e a construção de instrumentos para conscientizar os leitores sobre a importância de uma mudança pautada no consumo consciente, na gestão ecológica e na cooperação entre indivíduos.
Educação ambiental: princípios e práticas, de Genebaldo Freire Dias. São Paulo: Gaia, 2022.
Essa obra se propõe a ser uma referência na educação ambiental, abordando os principais conceitos relacionados ao tema, trabalhando histórico e ações individuais e coletivas que contribuem para uma relação sustentável entre ser humano e ambiente. Nele, são apresentadas mais de 100 atividades que buscam levar o leitor a refletir sobre práticas ambientalmente saudáveis.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire. 74. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
Último livro de Paulo Freire publicado em vida, essa obra ressalta a importância de um olhar humano e transformador para a educação. O livro enfatiza valores como a liberdade, a convivência e a ética como parte das práticas pedagógicas e destaca que a abertura ao conhecimento e às trocas entre diferentes realidades e seres tem um papel transformador na vida de educadores e educandos.
Interações ecológicas e biodiversidade, de Mara Lisiane Tissot-Squalli (org.). 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2015.
Nesse livro, a autora trata de assuntos relacionados aos estudos de interações e biodiversidade da biota de sistemas tropicais e subtropicais.
50 ideias de química que você precisa conhecer, de Hayley Birch. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
Obra que aborda os conhecimentos fundamentais da Química, introduzindo desde os seus conceitos mais antigos até as pesquisas mais recentes, com assuntos como estrutura dos átomos, reações químicas, DNA, processo Haber, enzimas na indústria, espectros, cristalografia, astroquímica, entre outros.
Educação em ciências e matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores, de Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Francisco Cristiano da Silva Macêdo e Fábio Lustosa Souza (org.). Porto Alegre: Penso, 2015.
Nessa obra, são apresentados resultados de pesquisas sobre práticas docentes, em especial a formação de professores de Ciências e Matemática, com o propósito de discutir os desafios da formação desses profissionais e a maneira de trabalhar com o ensino nos tempos atuais.
GORE, Al. Nossa escolha: um plano para solucionar a crise climática. Barueri: Manole, 2010.
O material busca instigar os leitores acerca do tema, para colocá-los em ação na luta por soluções de combate à crise climática.
Esclarecendo deficiências: aspectos teóricos e práticos para contribuição com uma sociedade inclusiva, de Márcia Honora e Mary L. Frizanco. São Paulo: Ciranda, 2019.
Esse livro traz informações a respeito das deficiências, bem como sugestões pedagógicas para profissionais de ensino e demais pessoas engajadas em busca de uma sociedade mais inclusiva.
Página XCIII
Cibercultura, de Pierre Lévy. São Paulo: Editora 34, 2010.
O livro explica de forma clara para os especialistas do assunto e aos não especialistas o que é a cibercultura e quais são as implicações em diferentes campos, como no trabalho, na política, nos direitos e, sobretudo, na educação.
Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens, de Dagmar Elisabeth Estermann Meyer e outros. Porto Alegre: Mediação, 2012.
A obra contextualiza saúde, sexualidade e gênero, em articulação com considerações teóricas e dados de pesquisas realizadas pelos autores. Com isso, pretende-se contribuir com os educadores e incorporar o tema nos projetos pedagógicos.
Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química, de Márlon Herbert Flora Barbosa Soares. São Paulo: Livraria da Física, 2023.
Livro que busca debater aspectos metodológicos da utilização do lúdico no contexto do ensino de Química, apresentando também alguns jogos e atividades que possibilitam a discussão dos principais conceitos químicos.
Educação, mídia e meio ambiente, de Regis de Morais. Campinas: Alínea, 2004.
Esse livro apresenta a ecologia como pauta central para reflexões educacionais que incluem as mídias como veículos de informação e que se comportam de maneira positiva e negativa.
Teorias de aprendizagem, de Marco Antonio Moreira. São Paulo: LTC, 2022.
Essa obra é uma ferramenta versátil voltada a estudantes e docentes de cursos de licenciatura, apresentando um importante referencial sobre ensino e aprendizagem.
Pedagogia diferenciada: das intenções à ação, de Philippe Perrenoud. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Obra que retrata os principais domínios da pedagogia diferenciada, considerando a diversidade de perfis de uma sala de aula e a singularidade, a origem e a cultura de cada estudante.
Experimentos de química para turmas de ensino médio, de Marcelo Monteiro Marques e Gabriel Carvalho de Lima. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019.
Livro de Ensino em Química que apresenta meios para que os professores desse componente curricular auxiliem os estudantes a desenvolver conhecimentos que relacionem observações práticas, representações matemáticas e gráficas, fundamentos e construções de modelos teóricos.
Saberes pedagógicos e atividade docente, de Selma Garrido Pimenta (org.). São Paulo: Cortez, 2018.
Os temas reunidos nesse livro são fruto de pesquisas na área da pedagogia, fundamentando os professores na compreensão de contextos históricos, sociais e organizacionais que dão base à sua prática docente.
Humanizando o ensino de ciências: com jogos e oficinas psicopedagógicas sobre seres microscópicos, de Ivete Pellegrino Rosa e outros. São Paulo: Vetor, 2006.
A proposta desse livro é tornar intrigante o estudo sobre seres microscópicos para os estudantes. Para tanto, traz jogos e oficinas psicopedagógicas que despertam o interesse no tema, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula, de Antoni Zabala (org.). 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Esse livro orienta o professor a trabalhar conteúdos procedimentais em diferentes áreas do Ensino Fundamental.
Humanidade sem raças?, de Sérgio D. J. Pena. São Paulo: Publifolha, 2008.
Nesse livro, o autor aborda questões raciais por meio de uma perspectiva biológica. A evolução de conceito de raças ao longo do tempo e a diversidade humana também são temas contemplados.
Para acessar
Tabela periódica.org. Disponível em: https://s.livro.pro/op3h8g. Acesso em: 31 out. 2024.
Site organizado e mantido pelo professor Luís Roberto Brudna Holzle, da Universidade Federal do Pampa, que apresenta uma tabela periódica interativa com diversas informações sobre cada elemento químico.
PhET Interactive Simulations. Disponível em: https://s.livro.pro/tinwjc. Acesso em: 31 out. 2024.
Página da Universidade do Colorado, Estados Unidos, com diversos simuladores relacionados às áreas de Matemática e Ciências. No campo da Química, há simuladores envolvendo diversos assuntos, como estrutura atômica, radioatividade, soluções e p H.
Química Nova na Escola. Disponível em: https://s.livro.pro/3ikm3x. Acesso em: 31 out. 2024.
Site da revista da Sociedade Brasileira de Química, publica artigos com debates e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Química, contribuindo para a formação e a atualização da comunidade de ensino de Química no Brasil.
Química Nova. Disponível em: https://s.livro.pro/76jy2n. Acesso em: 31 out. 2024.
Também gerido pela Sociedade Brasileira de Química, é um periódico de acesso aberto completo, com artigos de pesquisa, trabalhos de revisão, divulgação de novos métodos ou técnicas, educação e assuntos gerais.
Agência Fapesp. Disponível em: https://s.livro.pro/q7hmwl. Acesso em: 31 out. 2024.
Da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), esse site configura-se como uma agência de notícias gratuita voltada para um amplo público, com entrevistas, reportagens e informações sobre política científica e tecnológica e resultados de pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior.
Conselho Federal de Química. Disponível em: https://s.livro.pro/nyu1wo. Acesso em: 31 out. 2024.
Na página do Conselho Federal de Química (CFQ), há diversas informações relevantes aos profissionais da área, principalmente relacionadas a padrões e boas práticas de atuação.
REDEQUIM. Disponível em: https://s.livro.pro/dszh3g. Acesso em: 31 out. 2024.
A Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM) é um periódico que publica trabalhos inéditos relacionados ao ensino de Química e áreas afins.
Para assistir
Vídeos Educacionais de Química. Disponível em: https://s.livro.pro/d9msrm. Acesso em: 31 out. 2024.
Produção audiovisual elaborada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Consiste em uma série de 6 programas, com 120 episódios, acompanhados de guias para o professor, dedicados ao apoio do ensino de Química no Ensino Médio.
Uma questão de química. Direção de Bertie Ellwood e outros. Estados Unidos: Apple Studios, 2023.
Minissérie com oito episódios, conta a história ficcional de uma sociedade patriarcal, em que uma jovem cientista tem a vida acadêmica interrompida por causa de preconceitos que enfrenta no laboratório em que faz pesquisas.
Chernobyl: o filme. Direção de Danila Kozlovskiy. Rússia: SM Distribuidora de Filmes Ltda, 2021 (136 minutos).
Filme sobre as consequências do acidente nuclear ocorrido em Chernobyl, em 1986, e a história de centenas de pessoas que sacrificaram suas vidas para limpar o local da catástrofe, prevenindo um desastre ainda maior, que poderia ter tornado grande parte do continente europeu uma zona inabitável.
Oppenheimer. Direção de Christopher Nolan. Estados Unidos: Warner Bros, 2023 (180 minutos).
Filme sobre Julius Robert Oppenheimer, físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan, que tinha o objetivo de projetar e construir as primeiras bombas atômicas dos Estados Unidos.