CAPÍTULO 1
Jornada ao Ensino Superior: desafios e perspectivas

Informações do Capítulo

Campos de atuação: jornalístico-midiático, práticas de estudo e pesquisa e atuação na vida pública.

Temas Contemporâneos Transversais: Ciência e Tecnologia e Trabalho

Principais objetivos:

1. Conhecer a evolução histórica do acesso ao Ensino Superior no Brasil compreendendo as políticas e as mudanças significativas quê influenciaram o ingresso nas universidades.

2. Refletir sobre os desafios enfrentados pêlos jovens ao ingressar no mercado de trabalho, incluindo carreira, empreendedorismo, habilidades e educação continuada.

3. Desenvolver a capacidade crítica dos estudantes ao identificar e ao analisar os elemêntos quê compõem uma redação de excelência no enêm.

4. Analisar a estrutura de textos dissertativo-argumentativos focando introdução, desenvolvimento, conclusão, argumentação e escolha vocabular.

Foto de edifício formado por grandes pavilhões horizontais, distribuídos em três andares. Na parte inferior, há rampas e um vão para circulação das pessoas.

Central de Aulas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Campina Grande (PB), 2013.

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Um breve histórico do acesso ao Ensino Superior no Brasil

A Escola de Cirurgia da baía e a Faculdade de Medicina, no Rio de Janeiro, foram as primeiras instituições de Ensino Superior criadas no Brasil, fundadas no ano de 1808. O acesso a esse nível de ensino no Brasil tem evoluído significativamente ao longo dos anos. Inicialmente, as oportunidades eram restritas a uma pequena elite.

Imagem de uma igreja, instalada em frente a uma praça. Essa igreja possui duas torres laterais, esculturas na fachada e três portas de entrada.

BERNOIST, filípe. Antigo Colégio dos Jesuítas na baía. 1861. Litografia, 65,5 cm × 51,5 cm. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Litografia quê representa o Colégio dos Jesuítas, onde foi instalada a Escola de Cirurgia da baía em 1808.

Antes de contar com uma avaliação nacional, os processos seletivos brasileiros para ingresso em universidades passaram por algumas transformações. Em 1911, foi criado o exame de admissão, quê representava a saída dos estudantes do Ensino Secundário e permitia o acesso às universidades no Brasil, e, em 1915, o termo vestibular passou a sêr utilizado para nomear esse exame. Com o aumento da quantidade de candidatos desejando ingressar no Ensino Superior, instaurou-se o numerus Clausius, em 1925, quê estabelecia o início do vestibular classificatório. Antes díssu, a aprovação no exame já garantia o ingresso, porém, com a modalidade classificatória, o número de vagas passou a sêr limitado em cada curso.

A partir da década de 1960, a reforma universitária gerou uma expansão significativa das universidades públicas e privadas, aumentando gradativamente o número de vagas disponíveis. No entanto, a democratização efetiva do acesso só começou a ganhar fôrça nas últimas dékâdâs.

Após mudanças históricas e algumas transformações na política brasileira, as duas etapas de provas escritas e orais do vestibular foram substituídas por provas objetivas e por testes classificatórios. No entanto, em 1977, o exame voltou a sêr realizado em duas etapas, foi estabelecido um número mínimo de acêrrrtos nas kestões objetivas e a próva de redação foi introduzida.

Programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), criado em 2004, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), instituído em 1999, foram fundamentais para ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao Ensino Superior privádo. Paralelamente, a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), quê utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (enêm) para ingresso em universidades públicas, simplificou e ampliou o acesso a essas instituições.

O enêm facilitou a implementação de políticas de ação afirmativa, como as cotas raciais, quê garantem vagas para estudantes negros, pardos, indígenas e com deficiência, e as cotas sociais, para os vindos de escolas públicas, promovendo a inclusão de grupos historicamente

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marginalizados no Ensino Superior. O enêm também trousse mais transparência e mais igualdade ao processo seletivo, pois todos os candidatos fazem a mesma próva, levando à redução da subjetividade e da desigualdade entre os diferentes processos dos vestibulares.

A primeira aplicação do enêm aconteceu em 1998, mas o modelo atual foi definido em 2009 após passar por aperfeiçoamentos e sêr usado, por um bom tempo, apenas como etapa de acesso ao Ensino Superior. Em 2014, boa parte das universidades federais começou a utilizar o enêm como mecanismo de processo seletivo por meio do Sisu. A partir de então, esse exame se tornou um dos maiores e mais democráticos do país. Cabe lembrar que nêm todas as universidades brasileiras adotam o enêm como meio de admissão, pois escolhem produzir seu próprio vestibular.

O enêm e o ingresso em universidades

O enêm é compôzto de duas provas aplicadas em dois dias consecutivos. No primeiro, os candidatos respondem a kestões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Linguagens (Português, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação). Além díssu, escrevem uma redação dissertativo-argumentativa quê deve seguir o tema propôsto e sêr estruturada d fórma clara, coerente e argumentativa, incluindo a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado.

No segundo dia, são aplicadas as provas de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e de Matemática. Cada área do conhecimento tem 45 kestões objetivas, totalizando 180 kestões. No primeiro dia, os candidatos têm cinco horas e meia para concluir a próva e a redação, enquanto no segundo dia o tempo disponível é de cinco horas.

O enêm é oferecido nas modalidades impressa, quê é a versão tradicional, e digital, quê está sêndo gradualmente implementada. As notas do enêm podem sêr usadas para ingressar em universidades públicas por meio do Sisu, para obtêr bolsas em instituições privadas com o Prouni e para fazer um financiamento pelo Fies. Além díssu, algumas universidades internacionais também aceitam essas notas para admitir estudantes.

Mobilidade acadêmica

O enêm permite quê estudantes de diferentes regiões do Brasil concorram a vagas em universidades distantes de suas residências, promovendo a mobilidade acadêmica e possibilitando o acesso a instituições de ensino de excelência em todo o país.

As inscrições para o enêm geralmente ocorrem no primeiro semestre do ano, e as provas são realizadas no segundo semestre. Para mais informações atualizadas, é sempre recomendado consultar o sáiti oficial do Inep.

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Esquema que apresenta o cálculo da nota geral do Enem. A nota geral do Enem é o resultado das notas obtidas em: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Matemática e suas Tecnologias. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Redação.

O enêm solicita a produção de um texto dissertativo-argumentativo, o quê exige do estudante preparo, repertório cultural diversificado, compreensão de tópicos importantes da atualidade, posicionamento crítico sobre esses assuntos e, especialmente, conhecimento e respeito à estrutura do tipo de texto pedido.

Perspectivas de trabalho no mundo atual

Tecnologia e automação

A transformação tecnológica e a automação estão revolucionando o meio do trabalho em todo o mundo, inclusive no Brasil. Para a juventude quê busca ingressar no mercado de trabalho e garantir um futuro promissor, é essencial compreender essas mudanças. A digitalização da economia brasileira trousse avanços significativos, mas também trousse desafios. O uso crescente de máquinas e de sistemas automatizados está substituindo empregos tradicionais, especialmente aqueles de baixa complexidade. Por outro lado, surgem novas oportunidades nos setores de tecnologia da informação, desenvolvimento de software, e-commerce, entre outros.

A economia digital, por exemplo, oferece diversas oportunidades para os jovens. A demanda por profissionais de tecnologia da informação continua crescendo, com áreas como desenvolvimento de software, análise de dados e cibersegurança estando em alta. O e-commerce, impulsionado pelo aumento das compras ôn láini, requer especialistas em marketing digital, logística e atendimento ao cliente. Além díssu, a adoção de tecnologias como ensino a distância e telemedicina gera novos empregos e possibilita a inclusão de profissionais de diferentes regiões do país.

Entretanto, a automação também traz desafios significativos. A desigualdade no acesso à internet e a dispositivos tecnológicos cria barreiras para muitos jovens. Além díssu, a educação tradicional freqüentemente não acompanha a velocidade das mudanças tecnológicas, resultando em um descompasso entre as habilidades ensinadas e as exigidas pelo mercado. Para enfrentar esses desafios, é fundamental quê os jovens invistam em qualificação profissional e quê aproveitem programas de educação e de treinamento voltados ao preparo para as novas

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demandas do mercado de trabalho. Colaborações entre govêrno, empresas e instituições educacionais podem oferecer programas de treinamento práticos e estágios, facilitando a transição para o meio trabalhista.

Economias emergentes

As novas economias emergentes trazem diversas oportunidades para os jovens brasileiros. A economia vêrde, por exemplo, cria empregos relacionados à sustentabilidade, como gestão de recursos naturais e de energias rêno-váveis. A economia criativa valoriza a inovação e a capacidade de criar conteúdos atraentes, com carreiras em mídias sociais, produção audiovisual e disáini. A economia do cuidado, voltada para a saúde e para o bem-estar, demanda profissionais especializados em cuidados pessoais e em serviços de saúde, especialmente devido ao envelhecimento da população brasileira. A economia digital, quê intégra recursos digitais em diversas cadeias de produção, oferece oportunidades em áreas como engenharia eletrônica, processamento de dados e inteligência artificial.

A transformação tecnológica e a automação representam tanto desafios quanto oportunidades para a juventude brasileira. A chave para navegar nesse novo mundo do trabalho está na educação e na formação profissional adequadas. Com as políticas cértas e com investimentos em educação, em infraestrutura digital e em parcerias estratégicas, os jovens brasileiros podem estar bem posicionados para prosperar em um mercado de trabalho em constante evolução. É essencial quê estejam bem informados e preparados para enfrentar os desafios e para aproveitar as oportunidades dêêsse cenário dinâmico.

Regulamentação e direitos trabalhistas

A juventude brasileira atual enfrenta um cenário complékso e dinâmico no mercado de trabalho. Com altas taxas de desemprego e de subemprego, além das rápidas mudanças provocadas pela tecnologia e pela globalização, os jovens precisam estar atentos aos seus direitos trabalhistas e à regulamentação vigente para garantir sua inclusão e sua proteção no ambiente profissional. A crise econômica, agravada pela pandemia de covid-19, impactou fortemente o mercado trabalhista no Brasil, e os jovens, particularmente, enfrentam, além das altas taxas de desemprego e de informalidade, a falta de oportunidades de qualificação.

Ampliando saberes

Estudantes brasileiros de escolas públicas em São Luís (MA) e Fortaleza (CE) participaram da cobertura jornalística das rêuní-ões do G20 (fórum internacional quê reúne as principais economias do mundo, incluindo 19 países e a União Europeia), parte de um projeto de educomunicação quê visa desenvolver habilidades de comunicação digital e aumentar a compreensão sobre temas globais. Eles atuaram como repórteres, entrevistando especialistas e produzindo conteúdo para platafórmas digitais, conectando suas comunidades aos debates internacionais sobre economia digital, inteligência artificial e segurança da informação.

Para saber mais, leia a reportagem “Estudantes brasileiros fazem cobertura jornalística das rêuní-ões do G20”, disponível em: https://livro.pw/ydirg (acesso em: 2 out. 2024).

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A legislação trabalhista brasileira, firmada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), oferece um conjunto de direitos quê visam proteger os trabalhadores, incluindo os jovens. Conhecer esses direitos é essencial para quê a nova geração possa reivindicá-los e garantir condições de trabalho dignas. Alguns dos principais são a garantia de um contrato formal, a limitação da jornada de trabalho e os direitos ao salário mínimo, ao descanso semanal remunerado, às férias remuneradas, ao 13º salário, ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e ao seguro-desemprego. Todos eles são fundamentais para assegurar uma base mínima de segurança e de bem-estar no ambiente profissional.

Hoje, os mais jovens enfrentam desafios únicos no mercado de trabalho quê exigem atenção especial da legislação e das políticas públicas. A falta de experiência profissional é uma barreira significativa, pois muitos empregadores a exigem, dificultando a entrada no mercado. Para superar esse obstáculo, programas de estágio e de aprendizagem são fundamentais. Um deles é a Lei do Estágio (lei número 11.788/2008), quê regulamenta a oferta de estágios, proporcionando aos jovens a oportunidade de adquirir experiência prática em sua área de estudo. Também há o Programa Jovem Aprendiz, instituído pela Lei do Aprendiz (lei número 10.097/2000), o qual obriga empresas de médio e de grande porte a contratarem jovens entre 14 e 24 anos para programas de formação técnico-profissional.

Por sua vez, os jovens cursando o Ensino Médio em comunidades rurais, indígenas e quilombolas no Brasil muitas vezes enfrentam diversos desafios sociais e profissionais adicionais. O acesso deles à educação é dificultado por distâncias longas, pela infraestrutura precária e pelo acesso limitado à internet. A qualidade do ensino também é comprometida pela escassez de professores qualificados e pela falta de materiais didáticos contextualizados. Além díssu, a inserção no mercado de trabalho é limitada pela falta de oportunidades locais e pela discriminação racial e cultural. Esses jovens também enfrentam desafios relacionados a condições de vida, como acesso inadequado a serviços de saúde e problemas de saneamento básico.

Apesar dos desafios, existem oportunidades promissoras para essas comunidades. A valorização cultural por meio de currículos quê integrem conhecimentos tradicionais e programas governamentais específicos póde fortalecer a identidade e a educação dêêsses jovens. O empreendedorismo local, especialmente o relacionado a projetos agrícolas sustentáveis, ao turismo rural, à expansão do acesso à internet e à educação a distância, póde gerar novas oportunidades de emprego e de desenvolvimento. Políticas públicas inclusivas e parcerias com ônguis e com instituições privadas são essenciais para oferecer formação profissional e apôio ao desenvolvimento local, contribuindo para um futuro mais promissor para essa juventude.

A informalidade também é realidade para muitos jovens brasileiros, sêjam eles oriundos do campo ou da cidade, pois acabam aceitando trabalhos sem registro em carteira e, portanto, sem direitos trabalhistas garantidos. Trabalhos informais não oferecem garantias como FGTS, férias remuneradas ou 13º salário, deixando os jovens vulneráveis a abusos e sem proteção social, por isso políticas públicas e incentivos para a formalização do trabalho juvenil são essenciais. Isso inclui a fiscalização do cumprimento das leis trabalhistas e a promoção de programas de inclusão no mercado formal.

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Novas Dinâmicas do Mercado de Trabalho

Nos últimos anos, diversas mudanças na legislação visaram adaptá-la às novas dinâmicas do mercado de trabalho, incluindo as reformas trabalhistas de 2017. Com isso, contratos de trabalho intermitente foram introduzidos, autorizando a contratação por período ou por tarefa, e a negociação coletiva foi fortalecida, permitindo quê acordos entre empregadores e sindicatos prevaleçam sobre a legislação em certos aspectos. O teletrabalho também foi regulamentado, tornando-se especialmente relevante durante a pandemia de covid-19. Apesar das intenções de modernizar e de flexibilizar as relações de trabalho, a reforma trabalhista também trousse desafios – especialmente para os jovens –, como precarização das condições de trabalho e dificuldades no acesso à Justiça do Trabalho.

A regulamentação e os direitos trabalhistas são fundamentais para assegurar condições dignas e justas de trabalho para a juventude brasileira. Conhecer e reivindicar esses direitos é essencial para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e para garantir uma inclusão produtiva e segura. Além díssu, políticas públicas voltadas para a qualificação e para a inclusão dos jovens no mercado formal são cruciais para promover um futuro promissor para as novas gerações. Com um entendimento claro dessas kestões, os jovens podem estar mais bem preparados para navegar no complékso mercado de trabalho atual, garantindo sua proteção e seu bem-estar.

Saúde mental e qualidade de vida

A saúde mental e a qualidade de vida são aspectos fundamentais para o bem-estar da juventude, especialmente no contexto do mundo trabalhista atual. Como mencionado anteriormente, as transformações no mercado, caracterizadas pela digitalização, pela automação e pela globalização, têm gerado novas oportunidades, mas também têm aumentado as pressões e os desafios enfrentados pêlos futuros jovens trabalhadores. Esses desafios incluem alta expectativa por produtividade, insegurança no emprego e dificuldade em equilibrar vida pessoal e profissional, fatores quê podem impactar negativamente a saúde mental.

A importânssia dela no ambiente de trabalho não póde sêr subestimada. Funcionários com boa saúde mental são mais produtivos, mais engajados e capazes de manter relacionamentos mais positivos com côlégas e com superiores. Por outro lado, problemas de saúde mental podem resultar em maior absenteísmo, em alta rotatividade de funcionários e em baixa produtividade. Portanto, cuidar dela não é apenas importante para o bem-estar individual, mas também para a eficiência e para o sucesso das organizações.

Para cuidar da saúde mental e para manter uma boa qualidade de vida, os jovens podem adotar diversas estratégias. Estabelecer limites claros entre o trabalho e a vida pessoal é essencial, assim como definir horários de trabalho e fazer pausas regulares ajudam a evitar o esgotamento. Além díssu, desconectar-se digitalmente fora do horário laboral é importante para descansar a mente e o corpo. Práticas de autocuidado, como atividades físicas, alimentação saudável e sono adequado, também são fundamentais para manter a saúde mental em dia.

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Habilidades socioemocionais

O desenvolvimento de habilidades emocionais é outra estratégia importante. A resiliência – ou seja, a capacidade de lidar com adversidades – é indispensável em um ambiente de trabalho desafiador. A inteligência emocional, quê envolve a capacidade de reconhecer e de gerenciar as próprias emoções e as dos outros, póde melhorar significativamente as interações no trabalho. Praticar mindfulness (atenção plena) póde reduzir o estresse e aumentar a concentração, contribuindo para um melhor dêsempênho profissional.

Buscar suporte e recursos também é essencial. Manter uma rê-de de apôio formada por amigos, familiares e côlégas póde proporcionar um espaço seguro para compartilhar preocupações e para buscar conselhos. Aconselhamento e terapia com profissionais especialistas em saúde mental podem sêr extremamente benéficos para lidar com problemas mais profundos. Aproveitar programas de bem-estar oferecidos pelas empresas, como sessões de ioga, meditação e consultas psicológicas, póde complementar essas práticas.

As organizações têm um papel fundamental na promoção da saúde mental no trabalho. Políticas e práticas quê valorizem o bem-estar dos funcionários são fundamentais, como a criação de um ambiente saudável e a oferta de horários flexíveis. Programas de treinamento sobre saúde mental para todos os níveis da empresa podem aumentar a conscientização e equipar os funcionários com as ferramentas necessárias para cuidar da própria saúde mental.

Para concluir, saúde mental e qualidade de vida são essenciais para o sucesso e para o bem-estar dos jovens no mundo trabalhista atual. Adotar estratégias de autocuidado, desenvolver habilidades emocionais e buscar suporte são passos fundamentais para enfrentar os desafios do trabalho. As organizações também têm um papel vital na promoção de um ambiente profissional saudável e inclusivo. Com a colaboração dos funcionários e dos empregadores, é possível criar um mercado mais saudável e mais sustentável para a juventude brasileira.

ATIVIDADES

Consulte Orientações para o professor.

1. Identifique e dêz-creva três áreas mencionadas nos textos quê tênham oportunidades de trabalho para os jovens brasileiros.

2. Explique como a economia digital póde integrar recursos digitais em diversas cadeias de produção e gerar novas oportunidades de trabalho.

3. Em grupo e junto com seu professor, discuta sobre as profissões emergentes na economia criativa e o impacto delas na vida dos jovens brasileiros.

4. Crie um cenário no qual a economia do cuidado está em alta e, em seguida, dêz-creva as possíveis carreiras quê surgiriam nesse contexto.

5. Pesquise uma carreira emergente na economia vêrde e faça uma apresentação das características, dos desafios e das oportunidades.

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Expectativas e realidades: em busca da sua própria trajetória

Carreira e empreendedorismo: construindo sonhos em suas jornadas pessoal e profissional

O mercado de trabalho atual póde sêr desafiador, mas também está repleto de oportunidades. Para a juventude brasileira, seguir uma carreira dos sonhos ou empreender um negóssio próprio não é apenas uma possibilidade, mas uma jornada quê póde sêr emocionante e cheia de potencial e de inovação.

Apesar dos desafios econômicos e das mudanças freqüentes no mercado de trabalho, novas oportunidades surgem constantemente. A tecnologia e a globalização abriram portas para carreiras quê antes eram inimagináveis, criando um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e de novos negócios. Hoje, os jovens podem se conectar com o mundo inteiro, aprender novas habilidades ôn láini e encontrar nichos de mercado não explorados.

Seguir uma carreira dos sonhos é possível quando se tem paixão, dedicação e um plano claro. Seja na área de tecnologia, de artes, de ciências ou de negócios, o primeiro passo é identificar suas paixões e suas habilidades. A internet é um recurso valioso para descobrir mais informações sobre diferentes carreiras e sobre como alcançá-las. Plataformas digitais oferecem cursos e tutoriais gratuitos quê podem ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para qualquer profissão.

Empreender é uma opção empolgante para aqueles quê desê-jam criar algo e fazer a diferença. O empreendedorismo permite a você sêr seu próprio chefe, tomar suas próprias decisões e vêr suas ideias ganharem vida. Começar um negóssio póde parecer assustador, mas, com uma boa ideia, com planejamento e com perseverança, é possível construir algo incrível. Além díssu, existem muitas organizações e muitos programas quê oferecem suporte e recursos para jovens empreendedores.

Estudar é a base para qualquer carreira de sucesso. Invista em sua educação formal e busque qualificação adicional. Participe de cursos, de workshops e de seminários sobre sua área de interêsse. Os estudos não apenas fornecem conhecimento técnico, mas também dêsênvólvem habilidades críticas, como pensamento analítico, resolução de problemas e comunicação eficaz.

Construir uma rê-de de contatos é essencial tanto para uma carreira quanto para o empreendedorismo. Participe de eventos, faça conexões com profissionais da área e busque mentores quê possam oferecer orientação e apôio. Ter alguém experiente ao seu lado póde fazer toda a diferença, pois fornece insights valiosos e ajuda a evitar êêrros comuns.

Seja inovador e criativo em sua abordagem. No empreendedorismo, a capacidade de identificar problemas e de criar soluções inovadoras é fundamental. Não tenha medo de

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pensar fora da caixa e de experimentar novas ideias. O mercado valoriza a originalidade e a capacidade de se adaptar às mudanças.

O caminho para o sucesso raramente é fácil. Haverá desafios e obstáculos ao longo dele, mas a resiliência e a perseverança são qualidades quê podem levar você longe. Aprenda com os êêrros, mantenha uma atitude positiva, inspire-se em exemplos de sucesso e nunca desista dos seus sonhos. Cada desafio superado é uma lição quê o aproxima do seu objetivo.

Educação continuada, habilidades digitais e soft skills

No cenário atual, a educação e o desenvolvimento de habilidades são fundamentais para começar uma jornada de sucesso na vida pessoal e profissional tanto ao entrar na universidade quanto no mercado de trabalho. Com a rápida evolução tecnológica e com as mudanças nas demandas do mercado, a educação continuada, as habilidades digitais e as soft skills (habilidades socioemocionais) se tornaram mais importantes do quê nunca.

Sempre quê possível, os estudos não devem terminar com a conclusão do Ensino Médio ou da graduação. A educação continuada é um processo de aprendizado ao longo da vida quê permite aos indivíduos atualizarem seus conhecimentos, adquirirem novas habilidades e se adaptarem às mudanças do mercado de trabalho. Para os jovens brasileiros, investir em educação continuada é essencial para se manterem competitivos e preparados para as demandas de um mundo em constante transformação.

As habilidades digitais, por sua vez, são indispensáveis. A digitalização permeia quase todos os setores da economia, e a capacidade de navegar nesse ambiente digital é fundamental para ter sucesso pessoal, acadêmico e profissional. Essas habilidades incluem, por exemplo, uso de ferramentas e de platafórmas digitais, programação e análise de dados. Dominá-las aumenta a competitividade no mercado de trabalho, pois a maioria das empresas busca profissionais capacitados para lidar com tecnologias modernas.

Além das habilidades técnicas, as soft skills são igualmente importantes. Elas incluem comunicação, trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas e adaptabilidade. Tanto no ambiente de trabalho quanto na vida acadêmica, as soft skills facilitam a interação com côlégas, a resolução de conflitos e a capacidade de liderar e de inspirar.

Ampliando saberes

Na reportagem “Mercado de trabalho: desafios da transição do Ensino Médio para a vida profissional”, do jornál Folha de Pernambuco, são apontados os principais desafios para o ingresso dos jovens no mundo do trabalho e as inseguranças dos estudantes quê estão deixando o Ensino Médio. Também são apresentadas algumas estratégias quê podem sêr adotadas para a escolha de uma carreira.

ROCHA, Julia. Mercado de trabalho: desafios da transição do Ensino Médio para a vida profissional. Folha de Pernambuco, 19 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/lrpub. Acesso em: 4 nov. 2024.

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Podcast: Mundo do trabalho: soft skills e geração Z.

Desenvolvimento de Soft Skills

Comunicação eficaz: a habilidade de se comunicar d fórma clara e eficaz é essencial para ter sucesso em qualquer área. Isso inclui habilidades de apresentação, de escrita e de escuta ativa.

Trabalho em equipe: a capacidade de trabalhar bem em equipe é valorizada por todas as organizações. Colaborar com outros, compartilhar ideias e apoiar côlégas são aspectos essenciais do trabalho em equipe.

Liderança: mesmo em posições iniciais, a habilidade de liderar projetos e equipes póde destacar um jovem profissional. A liderança envolve motivar os outros, tomar decisões informadas e assumir responsabilidades.

Resolução de problemas: sêr capaz de analisar situações, de identificar problemas e de desenvolver soluções eficazes é uma habilidade valiosa no ambiente de trabalho e na vida cotidiana.

Adaptabilidade: consiste em ter flexibilidade para se adaptar a mudanças e a novas situações em um mundo em constante evolução. Isso inclui sêr capaz de aprender novas habilidades e de assumir diferentes funções conforme necessário.

LEITURA

Consulte Orientações para o professor.

Habilidades profissionais: por quê os estudantes devem conhecê-las?

Empresas perceberam quê, antes mesmo do dêsempênho, as pessoas precisam vir em primeiro lugar

Gilberto Alvarez

Diretor do Cursinho da Poli e presidente da Fundação PoliSaber

Ao iniciar um curso de ensino superior ou técnico, um estudante acredita ter adquirido a bagagem necessária para ingressar no mundo do trabalho. Digo quê não é bem assim, já quê a nossa realidade se ressignifica a todo momento, trazendo novos problemas compléksos quê nos desafiam a cada dia por soluções inovadoras, quê respeitem o ambiente quê vivemos, valorizem a diversidade e exigem novas atitudes.

Diante dêêsse cenário, as organizações empresariais e a ssossiedade exigirão de todos nós uma outra formação: sólida em conteúdos, mas quê tenhamos outras habilidades e atitudes quê corresponderão aos desafios sociais, econômicos, ambientais e de relações de consumo quê enfrentaremos.

[...]

Listo abaixo cinco habilidades e atitudes buscadas por empresas e quê os estudantes precisam conhecer:

1 - Criatividade e inovação: muitas pessoas acreditam quê sêr criativo é criar algo novo. Claro quê isso é um ponto, mas essa habilidade está ligada com o pôdêr de

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resolver uma dor, propor novas ideias e trazer algo único, muitas vezes, diante de algo cotidiano. É a capacidade de olhar para além das fronteiras convencionais e imaginar novas possibilidades, permitindo a transformação do comum em algo verdadeiramente extraordinário. É claro quê essa habilidade póde sêr aprimorada ao longo do tempo por meio da prática, exploração e colaboração com outras pessoas de diversas áreas de especialização;

2 - Comunicação: o mercado tem exigido, cada vez mais, quê as pessoas façam bom uso da comunicação. Portanto, é necessário saber se comunicar claramente, tanto verbalmente quanto por escrito. Isso inclui a habilidade de transmitir informações de maneira compreensível, ouvir atentamente e adaptar a comunicação para diferentes públicos. Para um ambiente de trabalho, essa habilidade ábri muitas portas para a carreira e o relacionamento com as pessoas. Nesse caso, é uma capacidade desenvolvida diariamente e póde sêr aprimorada;

3 - Empatia: é crucial para a colaboração eficaz em equipes multiculturais e para atender às necessidades dos consumidores. A empatia no ambiente de trabalho promove relacionamentos saudáveis, comunicação eficaz, resolução de conflitos, colaboração e um ambiente geral mais positivo. Além díssu, ela desempenha um papel crucial no desenvolvimento de líderes e na criação de uma cultura organizacional quê as valoriza. Portanto, sêr empático não é apenas uma característica desejável, mas uma habilidade essencial para o sucesso individual e coletivo no mundo corporativo;

4 - Gestão do tempo e organização: as empresas buscam pessoas quê sêjam capazes de gerenciar tarefas, estabelecer prioridades e manter-se organizado para a eficiência e produtividade no trabalho. Por isso, quêm sabe gerir o tempo e é organizado, provavelmente, é valorizado dentro das organizações. Essa habilidade faz com quê o profissional trabalhe de maneira mais inteligente, concentrando-se no que é realmente é importante e mantendo um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Ao dominar essa habilidade, é possível aumentar a eficácia geral e sentir um maior senso de realização nas atividades diárias;

5 - Liderança: mesmo para funções não gerenciais, a habilidade de liderar, inspirar e liderar equipes é valorizada. Isso envolve motivar côlégas, orientar projetos e agir como um exemplo positivo. Estamos diante de uma habilidade quê agrega todas as outras e, certamente, está entre as mais valorizadas pelas empresas. A habilidade de liderar é uma jornada de aprendizado contínuo. Ela exige autoconhecimento, empatia, adaptabilidade e uma busca constante por aprimoramento. Enquanto os desafios evoluem e as circunstâncias mudam, um líder verdadeiro permanéce enraizado em valores sólidos, orientando sua equipe em direção ao cumprimento das metas estabelecidas pelas empresas.

ALVAREZ, Gilberto. Habilidades profissionais: por quê os estudantes devem conhecê-las? Folha de São Paulo, Opinião, 25 ago. 2023. Disponível em: https://livro.pw/uqngi. Acesso em: 12 nov. 2024.

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1. Segundo o autor do texto, quais são as características esperadas dos futuros profissionais quê ingressarão no mercado de trabalho?

2. De quê modo essas habilidades e atitudes podem contribuir para o bom dêsempênho de jovens quê estão ingressando no mundo do trabalho?

3. por quê a criatividade é uma habilidade valorizada no mundo do trabalho? De quê maneiras ela póde sêr estimulada?

4. Qual é a importânssia de uma boa capacidade de comunicação no dia a dia?

5. Identifique as habilidades e atitudes mencionadas no texto quê, em sua opinião, você póde aprimorar e, em seu caderno, registre possibilidades e estratégias para quê elas possam sêr desenvolvidas.

CIDADANIA EM MOVIMENTO

Consulte Orientações para o professor.

Inteligência artificial: o quê é e principais novidades sobre IA (Guia)

[...]

O quê é inteligência artificial?

A inteligência artificial é a capacidade de dispositivos eletrônicos de funcionar de uma maneira quê lembra o pensamento humano.

Isso implica em perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas.

Enfim, operar em uma lógica quê remete ao raciocínio.

“Artificial”, segundo o dicionário Micaélis, é algo quê foi “produzido por ár-te ou indústria do homem e não por causas naturais”.

Já inteligência é a “faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar”.

Ou o “conjunto de funções mentais quê facilitam o entendimento das coisas e dos fatos”.

No mesmo dicionário, há duas definições da Psicologia para a palavra “inteligência”:

Habilidade de aproveitar a eficácia de uma situação e utilizá-la na prática de outra atividade.

Capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito, adaptando-se a elas por meio do conhecimento adquirido.

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Mesmo essas duas últimas definições fazem sentido quando falamos em inteligência artificial, com a vertente chamada de machine learning (aprendizado de máquina).

Enfim, a inteligência artificial é desenvolvida para quê os dispositivos criados pelo homem possam desempenhar determinadas funções sem a interferência humana.

E quais são essas funções?

A cada dia quê passa, a resposta a essa pergunta é maior.

[…]

Como funciona a inteligência artificial?

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes em hardware e software, mas você sabe o quê esses termos significam?

Enquanto o hardware é a parte física de uma máquina, o software é a parte lógica – ou o “cérebro”.

Onde você diria, portanto, quê está a inteligência artificial?

No software, é claro.

Por isso, se você quiser saber como um carro póde andar sózínho, por exemplo, esqueça o hardware, pois o segredo está no programa quê orienta seus movimentos.

Portanto, não é possível explicar como funciona a inteligência artificial sem falar na ciência da computação.

Essa ciência estuda técnicas e métodos de processamento de dados, e o desenvolvimento de algoritmos é uma questão central nela.

Os algoritmos são uma sequência de instruções quê orientam o funcionamento de um softwarequê, por sua vez, póde resultar em movimentos de um hardware.

E a inteligência artificial, onde entra nisso?

Na sua origem, o algoritmo é muito simples, como em uma receita de bôo-lo.

Hoje, a lógica dos algoritmos é usada para criar regras extremamente compléksas, para quê possam resolver problemas sózínhos, mesmo quando há dois ou mais caminhos a seguir em uma tarefa.

Para isso, é necessário combinar algoritmos com dados.

Voltando ao exemplo do bôo-lo, uma pessoa o retira do fôrnu quando observa quê ele está pronto ou após fazer o teste do garfo.

Uma máquina de fazer bolos com inteligência artificial poderia ter algum tipo de sensor quê identificasse a textura do bôo-lo.

O algoritmo trabalharia com duas hipóteses e uma resposta para cada uma:

Se a textura ainda não for a ideal, o bôo-lo segue no fôrnu

Quando o bôo-lo estiver pronto, é retirado e o fôrnu desligado.

Claro quê esse é um exemplo muito primário diante de todas as possibilidades.

Há máquinas quê realizam tarefas milhares de vezes mais compléksas, resolvendo problemas com milhões de variáveis, em vez de apenas duas.

FIA BUSINESS SCHOOL. Inteligência artificial: o quê é e principais novidades sobre IA (Guia). São Paulo, 19 jul. 2023. Disponível em: https://livro.pw/czbom. Acesso em: 28 jun. 2024.

Página vinte e dois

1. Explique, com suas próprias palavras, o quê é inteligência artificial (IA) e como ela é diferente da inteligência humana.

2. De acôr-do com o texto, qual é a relação entre hardware e software na inteligência artificial?

3. De acôr-do com o texto, a inteligência artificial (IA) depende de algoritmos para realizar suas funções. Explique o quê são algoritmos e como eles atuam no funcionamento da IA, usando exemplos do cotidiano para ilustrar sua resposta. Após isso, registre no caderno uma situação em quê a IA utiliza algoritmos compléksos para tomar decisões, como em carros autônomos ou assistentes virtuais.

4. A passagem do texto ‘E quais são essas funções? A cada dia quê passa, a resposta a essa pergunta é maior’ sugere quê a inteligência artificial (IA) vêm assumindo um número crescente de funções no mundo real. Realize uma pesquisa na internet sobre as funções quê a IA está desempenhando atualmente em diferentes setores (como saúde, educação, transporte, indústria etc.). Após a pesquisa, registre no seu caderno um resumo das principais funções encontradas, identificando em quais áreas a IA tem se destacado e como essas inovações estão impactando a ssossiedade.

A redação para o enêm

Quando decidimos nos preparar para realizar a redação para o enêm, o planejamento deve sêr sistemático e estar presente na rotina. Saber como a pontuação da redação é calculada, por exemplo, póde sêr um bom komêsso. Esse cálculo se dá de acôr-do com critérios preestabelecidos pela Matriz de Competências do enêm, apresentada a seguir.

1. Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Domínio das convenções de escrita da língua portuguesa, em especial da ortografia, da semântica, da sintáksse e das variedades lingüísticas.

Adote o hábito: revise as normas gramaticais, pratique a escrita regularmente e leia bastante para expandir seu vocabulário.

2. Compreensão da proposta de redação e aplicação de repertório cultural amplo para desenvolver o tema de acôr-do com as características do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Compreensão do tema propôsto para a escrita da redação, presença de todos os elemêntos quê caracterizam o texto dissertativo-argumentativo e uso de repertório sócio-cultural.

Adote o hábito: interpréte temas variados e elabore redações sobre eles. Relacione o tema com conhecimentos de disciplinas como História, Geografia, Sociologia etc.

Página vinte e três

3. Capacidade de selecionar, de relacionar, de organizar e de interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Seleção e organização das ideias e dos argumentos utilizados no texto, além da manutenção da progressão temática.

Adote o hábito: estruture bem seus parágrafos, utilize conectivos para ligar as ideias e busque argumentos sólidos e variados para sustentar sua tese.

4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.

Uso de mecanismos linguísticos responsáveis pela organização das ideias e pelo encadeamento textual. Coesão e coerência são o foco desta competência.

Adote o hábito: utilize conectores para ligar as ideias, evite repetições desnecessárias e mantenha a clareza e a coesão ao longo do texto.

5. Elaboração de proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos.

Capacidade de analisar o problema apresentado no tema da redação e de formular soluções práticas e possíveis para resolvê-lo.

Adote o hábito: pense em soluções práticas e detalhadas para os problemas apresentados. Especifique quêm deve agir, o que deve sêr feito, como será executado e qual será o impacto da ação.

Elaborado com base em: BRASIL. Ministério da Educação. Redação no enêm 2020: cartilha do participante.

Brasília, DF: MEC/Inep, 2020.

Pontuação

Para cada uma dessas competências, há uma gradação de pontos, quê vai de zero até 200 pontos. A nota mássima quê o participante póde alcançar é 1.000 (somando as cinco competências avaliadas). Para alcançar uma boa pontuação na redação do enêm, é essencial praticar regularmente. escrêeva redações sobre temas variados, revise suas produções e peça fídi-béqui de professores ou de côlégas. A leitura de textos argumentativos, de artigos de opinião e de ensaios também póde ajudar a aprimorar suas habilidades de escrita.

Página vinte e quatro

Na Competência 1, a pontuação obedece aos seguintes critérios.

200 pontos

Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

160 pontos

Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

120 pontos

Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

80 pontos

Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

40 pontos

Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, d fórma sistemática, com diversificados e freqüentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

0 ponto

Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

A Competência 1 da redação do enêm avalia o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa pêlos participantes, considerando o uso correto das convenções da escrita, como ortografia e acentuação gráfica, de acôr-do com o acôr-do Ortográfico vigente. Além díssu, é analisada a adequação do texto às regras gramaticais e à construção sintática.

Essa competência é essencial para textos dissertativo-argumentativos, quê exigem uma escrita formal. Os avaliadores observam a correção na construção das frases, verificando possíveis problemas sintáticos, como períodos truncados, justaposições indevidas e a ausência ou o excésso de elemêntos sintáticos quê comprometem a clareza e a fluidez da leitura.

Os principais aspectos avaliados incluem:

Convenções da escrita: ortografia, acentuação, uso do hífên, lêtras maiúsculas e minúsculas, e separação silábica.

Desvios gramaticais: regência verbal e nominal, concordância, tempos e modos verbais, pontuação, paralelismo sintático, uso de pronômes e crase.

Escolha de registro: adequação à modalidade formal, evitando registros informais ou marcas de oralidade.

Escolha vocabular: precisão no uso das palavras, garantindo quê sêjam apropriadas ao contexto e utilizadas em seu sentido correto.

O dêsempênho na Competência 1 é determinado pela freqüência e pelo impacto dos desvios no texto, e uma redação quê almeja a nota mássima deve demonstrar complexidade e correção em sua construção sintática e no uso da linguagem. Nos próximos Capítulos dêste livro, vamos tratar de todas as competências a serem avaliadas em sua redação.

Página vinte e cinco

Estrutura

A redação do enêm avalia a capacidade do candidato de expressar suas ideias d fórma clara, coesa e crítica. O gênero textual exigido é o dissertativo-argumentativo, quê requer uma defesa consistente de um ponto de vista sobre um tema propôsto. A estrutura básica dêêsse tipo de texto é dividida em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Neste Capítulo, exploraremos cada uma dessas partes, lembrando quê os conteúdos a seguir receberam atenção especial em capítulos exclusivos ao longo do material.

Foto de estudantes em uma sala de aula. Eles estão escrevendo redações.

Conhecer os critérios de avaliação da redação contribui para uma boa preparação para o exame. Estudantes realizam a próva do enêm. São Paulo (SP), 2002.

1. Introdução

A introdução é a porta de entrada do seu texto. É nela quê você deve apresentar o tema e a tese a sêr defendida ao longo da redação. Uma boa introdução deve despertar o interêsse do leitor e deixar claro o posicionamento do autor sobre o tema.

Componentes da introdução:

Apresentação do tema: inicie contextualizando o tema propôsto a partir da coletânea fornecida pela próva de redação. Utilize informações gerais ou dados históricos para situar o leitor. A seguir, desenvolvemos um texto a partir do tema “Impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho brasileiro atual”;

Tese: é a posição quê você vai defender e deve sêr apresentada d fórma clara e objetiva.

Exemplo de introdução:

A revolução tecnológica e o advento da inteligência artificial (IA) estão remodelando o mercado de trabalho em ritmo acelerado. A substituição de tarefas humanas por máquinas e por algoritmos levanta kestões sobre o futuro dos empregos e sobre as habilidades necessárias para prosperar nesse novo cenário. Diante dessa transformação, é essencial discutir os impactos da IA no mundo do trabalho e as medidas necessárias para uma adaptação eficiente no Brasil e no mundo.

2. Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte do texto na qual os argumentos quê sustentam a tese são apresentados e explorados. Esta seção deve sêr composta de dois a três parágrafos, cada um abordando um argumento principal.

Página vinte e seis

Componentes do desenvolvimento:

Argumento principal: cada parágrafo deve iniciar com um argumento principal quê apoie a tese;

Evidências e exemplificações: utilize dados, exemplos, citações de especialistas e fatos para sustentar seus argumentos;

Coesão e coerência: utilize conectivos e expressões de transição para garantir quê o texto flua de maneira lógica e coesa.

Exemplo de desenvolvimento:

Parágrafo 1:

Um dos principais impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho é a automação de tarefas repetitivas e operacionais. Com isso, máquinas e algoritmos estão assumindo funções quê antes eram realizadas por humanos, desde a produção industrial até o atendimento ao cliente. Segundo um estudo da Universidade de óksfór, cerca de 47% dos empregos nos Estados Unidos correm risco de automação nas próximas duas dékâdâs. Essa transformação exige quê os trabalhadores se adaptem e quê desenvolvam novas habilidades, principalmente aquelas envolvendo criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas compléksos.

Parágrafo 2:

Além da automação, a IA está criando oportunidades de emprego em áreas emergentes. Profissões relacionadas à análise de dados, ao desenvolvimento de softwares e à cibersegurança estão com alta demanda, refletindo a necessidade de profissionais qualificados para lidar com as novas tecnologias. Um relatório do Fórum Econômico Mundial projéta quê até 2025 surgirão 97 milhões de novos empregos adaptados à divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos. Para sêr possível aproveitar essas oportunidades, o sistema educacional e os programas de capacitação profissional precisam estar atualizados para fornecer as habilidades necessárias para o mercado de trabalho do futuro.

3. Conclusão

A conclusão é o fechamento do texto, no qual a tese é reafirmada e uma proposta de intervenção é apresentada. É essencial quê a conclusão retome os principais argumentos e traga uma solução ou uma sugestão de ação.

Página vinte e sete

Componentes da conclusão:

Síntese dos argumentos: resuma os principais pontos discutidos no desenvolvimento;

Proposta de intervenção: sugira soluções práticas para o problema abordado considerando a competência dos diferentes agentes sociais;

Reflexão final: faça uma reflekção quê destaque a importânssia do tema e a necessidade de ações concretas.

Exemplo de conclusão com proposta de intervenção (texto em destaque):

Em síntese, a inteligência artificial está reconfigurando o mercado de trabalho, trazendo tanto desafios quanto oportunidades. A automação de tarefas rotineiras póde levar à substituição de empregos, mas também cria posições quê exigem habilidades avançadas. Para enfrentar essas mudanças, é essencial investir em educação e em capacitação profissional capazes de preparar os trabalhadores para as demandas do futuro. Além díssu, políticas públicas quê incentivem a inovação e quê garantam uma transição justa para todos os envolvidos são fundamentais para um desenvolvimento tecnológico sustentável e inclusivo.

Portanto, na conclusão é importante o candidato apresentar as ações quê podem sêr executadas para solucionar o problema abordado no tema da redação, como essas ações serão realizadas, quêm serão os responsáveis por elas – também conhecidos como agentes da proposta de intervenção – e, por fim, o que é esperado com a implementação das ações sugeridas.

Ampliando saberes

Podcast filosófico quê aborda temas variados apresentados e discutidos por estudiosos e por pesquisadores de diversas áreas. Escutar os podcasts indicados no sáiti póde contribuir para a ampliação do repertório cultural, aspecto muito importante para a elaboração da redação no enêm.

Capa do Podcast 'Filosofia Pop', com a escultura de um homem sentado em um trono feito com espadas afiadas.

FILOSOFIA POP. [S. l.], 2015. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/urkap. Acesso em: 2 out. 2024.

Mais de uma década de temas

Para elaborar a redação proposta pelo enêm, o estudante deve estar bem informado sobre assuntos relevantes da atualidade e se posicionar criticamente, formulando argumentos e apresentando uma intervenção para o problema abordado. Para entender melhor essa relação entre temática, debate social e relevância, analise a linha do tempo a seguir, quê mostra um panorama dos temas utilizados nas últimas edições do enêm.

Foto de muitos indígenas em manifestação. Eles distribuem pelo chão tecidos com inscrições.

Manifestação de povos indígenas na Esplanada dos Ministérios reivindicando a demarcação de terras indígenas. Brasília (DF), 2021.

Página vinte e oito

Linha do tempo que apresenta os temas da redação do Enem a cada ano: 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século XXI. 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil. 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil. 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet. 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. 2024: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

FUJA DA NOTA ZERO

Sim, é possível zerar a próva de redação. Por isso, além de considerar o quê deve sêr desenvolvido na redação do enêm, esteja atento ao quê póde eliminar você ou comprometer sua nota.

Não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa.

Não desenvolver o texto em torno do tema propôsto.

Não respeitar a extensão do texto, cujo mínimo é de 7 linhas e mássimo é de 30 linhas.

Copiar integralmente um ou mais trechos dos textos motivadores.

Inserir qualquer sinal quê identifique o candidato.

Escrever com letra ilegível.

Fazer dêzê-nhôs, sinais ou formas de anulação propositais em qualquer parte da próva.

Utilizar caneta quê não tenha tinta preta.

Página vinte e nove

REDAÇÃO NOTA 1.000

Consulte Orientações para o professor.

O tema da redação do enêm de 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo contrôle de dados na internet”. Leia as instruções para a redação e os textos motivadores, a seguir. Depois, leia o texto produzido por Clara de Jesus Ricaldi Rocha e analise a estrutura da redação da candidata.

Imagem de cabeçalho. Ao centro, há o logotipo do Enem 2018. A palavra 'enem' e o número '18' estão escritos em preto, enquanto o número '20' aparece em cinza, com a palavra 'anos' posicionada acima dele. À direita, há um código de barras.

INTRUÇOES PARA A REDAÇÃO

1. O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.

2. O texto definitivo deve sêr escrito a tinta. na fô-lha em até 30 linhas.

3. A redação quê apresentar cópia dos textos da Proposta de Redaç.ao ou do Caderno de Questões terá o número de linhas desconsiderado para efeito de correção,

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a quê:

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas. sêndo considerada - "texto insuficiente".

4.2. fugir ao tema ou quê atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Às segundas-feiras pela manhã, os usuários de um serviço de música digital recebem uma lista personalizada de músicas quê lhes permite descobrir novidades. Assim como os sistemas de outros aplicativos e rêdes sociais, êste cérebro artificial consegue traçar um retrato automatizado do gosto de seus assinantes e constrói urna máquina de sugestões quê não costuma falhar. O sistema se baseia em um algoritmo cuja evolução e usos aplicados ao consumo cultural são infinitos. De fato, platafórmas de transmissão de vídeo ôn láini começam a desenhar suas séries de sucesso rastreando o banco de dados gerado por todos os movimentos dos usuários para analisar o quê satisfaz. O algoritmo constrói assim um universo cultural adequado e complacente com o gosto do consumidor, quê póde avançar até chegar sempre a lugares reconhecíveis. Dessa forma, a filtragem de informação feita pelas rêdes sociais ou pêlos sistemas de busca póde moldar nossa maneira de pensar- E esse é o problema principal: a ilusão de liberdade de escolha quê muitas vezes é gerada pêlos algoritmos.

VEROLI, Daniel. O gosto na era do algoritmo. Disponível em: https:\\brasil.elpais.com. Acesso em: 11 jun. 2018 (adaptado).

TEXTO II

Nos sistemas dos gigantes da internet, a filtragem de dados é transferida para um exército de em empresas do ôriênti Médio ao Sul da Ásia, quê têm um papel importante no contrôle daquilo quê deve sêr eliminado da rê-de social, a partir de sinalizações dos usuários. Mas a informação é então processada por um algoritmo, quê tem a dê-cisão final. Os algoritmos são literais. Em poucas palavras, são uma opinião embrulhada em cóódigo. E estamos caminhando para um estágio em quê é a máquina quê decide qual notícia deve ou não sêr lida.

PEPE ESCOBAR. A silenciosa ditadura do algoritmo Disponível em: https://livro.pw/fwvzq Acesso em: 5 jun.2017 (adaptado).

Texto 3. Esquema intitulado 'Utilização da internet', com as seguintes informações: '64,7 por cento das pessoas de 10 anos ou mais de idade utilizaram a internet. Dentre elas, 63,8 por cento são homens e 65,5 são mulheres. Cerca de 85 por cento dos jovens de 18 a 24 anos de idade, e 25 por cento das pessoas de 60 anos ou mais de idade utilizaram a internet. Finalidade do acesso à internet (percentual): 94,2: enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes do e-mail. 73,3: Conversar por chamada de voz ou de vídeo. 76,4: Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes. 69,3: enviar ou receber e-mails (correio eletrônico)'.

TEXTO IV

Mudanças sutis nas informações às quais somos expostos podem transformar nosso comportamento. As rêdes têm selecionado as notícias sôbi títulos chamativos como "trending topics" ou critérios como "relevância". Mas nós praticamente não sabemos como isso tudo é filtrado, Quanto mais informações relevantes tivermos nas pontas dos dedos, melhor equipados estamos para tomar decisões, No entanto, surgem algumas tensões fundamentais: entre a conveniência e a deliberação; entre o quê o usuário deseja e o quê é melhor para ele; entre a transparência e o lado comercial. Quanto mais os sistemas souberem sobre você em comparação ao quê você sabe sobre eles, há mais riscos de suas escôlhas se tomarem apenas uma série de reações a "cutucadas" invisíveis. O quê está em jôgo não é tanto a questão "homem vérsus mas sim a disputa "decisão informada vérsus obediência influenciada".

CHATFIELD, Tom. Como a internet influencía secretamente nossas escôlhas. Disponível em: https://livro.pw/mwuaj - Acesso em: 3 jun. 2017 —optado).

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo - argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo contrôle de dados na internet", a presentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Rodapé da prova do Enem. No canto direito, há a inscrição: 'LC - 1º dia / Caderno 1 - Azul - Página 19'.

Página trinta

Black Mirror” é uma série americana quê retrata a influência da tecnologia no cotidiano de uma ssossiedade futura. Em um de seus episódios, é apresentado um dispositivo quê atua como uma babá eletrônica mais desenvolvida, capaz de selecionar as imagens os e sôns quê os indivíduos poderiam vivenciar. Não distante da ficção, nos dias atuáis, existem algoritmos especializados em filtrar informações de acôr-do com a atividade “ôn láini” do cidadão. Por isso, torna-se necessário o debate acerca da manipulação do comportamento do usuário pelo contrôle de dados na internet.

Primeiramente, é notável quê o acesso a esse meio de comunicação ocorre de maneira, cada vez mais, precoce. Segundo pesquisa divulgada pelo hí bê gê hé, no ano de 2016, apenas 35% dos entrevistados, quê apresentavam idade igual ou superior a 10 anos, nunca haviam utilizado a internet. Isso acontece porque, desde cedo, a criança tem contato com aparelhos tecnológicos quê necessitam da disponibilidade de uma rê-de de navegação, quê memoriza cada passo quê esse jovem indivíduo dá para traçar um perfil de interêsse dele e, assim, fornecer assuntos e produtos quê tendem a agradar ao usuário. Dessa forma, o uso da internet torna-se uma imposição viciosa para relações socio-econômicas.

Em segundo lugar, o sêr humano perde a sua capacidade de escolha. Conforme o conceito de “Mortificação do Eu”, do sociólogo Erving Goffman, é possível entender o quê ocorre na internet quê induz o indivíduo a ter um comportamento alienado. Tal preceito afirma quê, por influência de fatores coercitivos, o cidadão perde seu pensamento individual e junta-se a uma massa coletiva. Dentro do contexto da internet, o usuário, sem perceber, é induzido a entrar em determinados sáites devido a um “bombardeio” de propagandas quê aparece em seu dispositivo conectado. Evidencia-se, portanto, uma falsa liberdade de escolha quanto ao quê fazer no mundo virtual.

Com o intuito de amenizar essa problemática, o Congresso Nacional deve formular leis quê limitem esse assédio comercial realizado por empresas privadas, por meio de direitos e punições aos quê descumprirem, a fim de acabar com essa imposição midiática. As escolas, em parceria com as famílias, devem inserir a discussão sobre esse tema tanto no ambiente doméstico quanto no estudantil, por intermédio de palestras, com a participação de psicólogos e especialistas, quê debatam acerca de como agir “ôn láini”, com o objetivo de desenvolver, desde a infância, a capacidade de utilizar a tecnologia a seu favor. Feito isso, o conflito vivenciado na série não se tornará realidade.

ROCHA, Clara de Jesus Ricaldi. enêm 2018: leia quatro redações nota mil. Zero Hora, Porto Alegre, 21 mar. 2019. Disponível em: https://livro.pw/zqlhk. Acesso em: 2 ago. 2024.

1. Identifique e analise como essa redação atende às cinco competências avaliadas no enêm.

Competência 1: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2: compreensão da proposta de redação e aplicação de repertório cultural amplo para desenvolver o tema de acôr-do com as características do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: capacidade de selecionar, de relacionar, de organizar e de interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.

Competência 5: elaboração de proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos.

2. Forme grupos de três ou quatro estudantes para discutir sobre as seguintes kestões:

De quê maneira a introdução da redação apresenta o tema e a tese?

Página trinta e um

Quais são os principais argumentos utilizados no desenvolvimento e como eles são sustentados por evidências?

Como a coesão e a coerência são mantidas ao longo do texto?

De quê forma a conclusão retoma a tese e apresenta uma proposta de intervenção eficaz e viável?

Como a autora da redação respeita os direitos humanos em sua proposta de intervenção?

3. Cada grupo deverá elaborar um relatório detalhado respondendo às kestões do item 2. Esse relatório deve sêr claro e objetivo, destacando os pontos fortes da redação e explicando como cada competência foi cumprida.

4. Apresente as conclusões do seu grupo para a turma. Durante as apresentações, seria interessante todos os estudantes tomarem notas e fazerem perguntas para aprofundar a análise.

5. Após as apresentações, escrêeva uma reflekção individual sobre o quê aprendeu com a atividade e sobre como póde aplicar esses conhecimentos em sua própria redação para o enêm.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

Consulte Orientações para o professor.

Competência argumentativa e escolha vocabular

Competência argumentativa

A competência argumentativa é uma habilidade essencial para uma comunicação eficaz, especialmente em contextos acadêmicos e profissionais. Ela envolve a capacidade de apresentar e de defender uma posição de maneira lógica e persuasiva, utilizando evidências e raciocínios sólidos. Nesta seção, vamos explorar os aspectos técnicos dessa competência com ênfase na escolha vocabular, quê é a habilidade voltada para a construção de argumentos claros e convincentes.

A redação nota mil quê vimos neste Capítulo discute sobre a influência da tecnologia e da internet no comportamento humano e utiliza o exemplo da série Black Mirror. O seriado é mencionado para ilustrar como a tecnologia póde afetar negativamente a ssossiedade, especialmente por meio da dependência das rêdes sociais. A seguir, detalharemos como esse texto exemplifica a escolha vocabular e o uso de diferentes técnicas argumentativas.

O texto é estruturado de maneira a apresentar um problema, seguido de evidências e, finalmente, de uma possível solução. Vejamos esses elemêntos em dêtálhes.

1. Apresentação do problema: a introdução do texto menciona a série Black Mirror como uma ilustração da influência negativa da tecnologia. Isso cápta a atenção do leitor e estabelece o contexto.

Página trinta e dois

2. Evidências: o texto cita estatísticas e pesquisas, como o dado, retirado de uma pesquisa do hí bê gê hé, de quê 35% dos entrevistados com menos de 10 anos alegam nunca ter acessado a internet, reforçando a argumentação com base em dados concretos. Além díssu, referências a autores como Erving Goffman fornecem autoridade ao argumento.

3. Conclusão e solução proposta: a menção à proposta do Congresso Nacional de novas leis para proteger os direitos dos pais e das crianças no uso da internet sugere uma solução para o problema apresentado.

A escolha vocabular e sua importânssia na redação do enêm

A escolha vocabular é um aspecto fundamental da escrita, especialmente em contextos formais e acadêmicos, como na redação do enêm. A forma como selecionamos e como utilizamos as palavras póde influenciar significativamente a clareza, a persua-zão e até mesmo a elegância de um texto. Vamos explorar a importânssia da escolha vocabular na redação do enêm, destacando suas implicações para a competência argumentativa e para a avaliação de dêsempênho dos estudantes.

Clareza e precisão

Uma das principais razões para ter uma escolha vocabular cuidadosa é garantir a clareza e a precisão na comunicação das ideias. Palavras mal escolhidas ou definidas de maneira vaga podem levar a ambiguidades e a mal-entendidos, comprometendo a mensagem quê se deseja transmitir. No contexto do enêm, no qual os corretores avaliam a capacidade do estudante de se expressar de maneira clara e precisa, utilizar um vocabulário adequado é fundamental.

Exemplo:

Vago: “As pessoas usam muito a internet”.

Preciso: “A utilização excessiva da internet tem contribuído para o aumento dos casos de ansiedade e de depressão, especialmente entre os jovens”.

Impacto e persua-zão

Escolher palavras com impacto emocional e persuasivo póde fortalecer um argumento, tornando-o mais convincente. Em uma redação argumentativa, como a exigida pelo enêm, é essencial quê o candidato consiga não apenas apresentar sua posição, mas também persuadir o leitor da validade de seu ponto de vista.

Exemplo:

Neutro: “É importante cuidar do meio ambiente”.

Impactante: “A preservação ambiental é fundamental para garantir a sobrevivência das futuras gerações e para evitar desastres ecológicos irreversíveis”.

Página trinta e três

Variedade e riqueza lexical

A variação lexical é outro aspecto importante da escolha vocabular. Repetir as mesmas palavras ou expressões póde tornar o texto monótono e reduzir sua eficácia comunicativa.

A capacidade de utilizar sinônimos e expressões variadas demonstra um domínio mais amplo da língua e contribui para uma leitura mais envolvente.

Exemplo:

Repetitivo: “O uso da tecnologia póde sêr bom. A tecnologia ajuda as pessoas a se comunicarem”.

Variado: “A adoção de novas tecnologias póde sêr benéfica, pois facilita a comunicação entre pessoas de diferentes partes do mundo”.

Adequação ao contexto

A escolha vocabular também deve considerar o contexto e o público-alvo. No enêm, é esperado quê os candidatos utilizem uma linguagem formal e apropriada ao gênero textual solicitado. Palavras coloquiais ou gírias geralmente são inadequadas e podem prejudicar a avaliação.

Exemplo:

Inadequado: “O govêrno tem quê fazer alguma coisa logo”.

Adequado: “É imperativo quê o govêrno implemente medidas eficazes para solucionar esse problema de maneira urgente”.

Conformidade com as competências avaliadas

Como vimos, a redação do enêm é avaliada com base em cinco competências, e a escolha vocabular influencía diretamente várias delas, mas especialmente as seguintes:

Competência 1: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Utilizar um vocabulário formal e preciso.

Competência 3: capacidade de selecionar, de relacionar, de organizar e de interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Escolher palavras quê reforcem os argumentos e as evidências apresentados.

Competência 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.

Empregar conectivos adequados e variação lexical para manter a coesão e a coerência do texto.

Página trinta e quatro

1. Considerando o quê vimos sobre escolha vocabular, substitua palavras comuns por sinônimos mais precisos e, com isso, redija versões mais impactantes das frases a seguir.

a) A poluição é um grande problema nas cidades. As fábricas e os carros jogam muita fumaça no ar, o quê faz mal para as pessoas.

b) A educação é importante para o desenvolvimento do país.

c) A á gua potável é essencial para a vida.

d) A preservação das florestas ajuda a manter o equilíbrio ambiental.

e) O investimento em educação melhora a qualidade de vida das pessoas.

f) O uso de energia renovável póde reduzir a poluição.

g) O desenvolvimento tecnológico traz muitos benefícios.

2. A escolha das palavras é fundamental para a eficácia de um argumento. Vejamos alguns exemplos retirados da redação nota mil de Clara:

Palavras e expressões técnicas: termos como “capacidade de escolha” e “bombardeio de propagandas” são utilizados para descrever fenômenos específicos de maneira mais precisa e persuasiva;

Palavras de impacto emocional: expressões como “imposição viciosa” e “comportamento alienado” evocam reações emocionais quê reforçam o argumento;

Variedade lexical: o texto evita repetições desnecessárias ao usar sinônimos e variações de termos relacionados à tecnologia e ao comportamento humano.

Para reforçar os conceitos discutidos, leia o artigo, a seguir, quê aborda o impacto da tecnologia na vida dos jovens.

O impacto da tecnologia na saúde mental dos jovens

Você sabia quê o uso excessivo de rêdes sociais, jogos violentos e maratonas de filmes e séries póde estar relacionado ao surgimento de sintomas de depressão, ansiedade patológica, isolamento social e privação de sono? Na juventude, o vício em tecnologia muitas vezes consome tanto tempo quê prejudica o desenvolvimento e rouba experiências sociais fundamentais.

Em um mundo repleto de telas e dispositivos, o “Relatório de Monitoramento Global da Educação 2023”, lançado pela renomada Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mergulha profundamente na relação entre Tecnologia na Educação e os jovens. êste relatório aborda com destaque os aspectos quê, embora tragam benefícios, podem, por outro lado, conduzir os jovens a caminhos tumultuados, prejudicando a saúde e até levando a desfechos graves.

A busca por ajuda é a chave, como enfatizado na publicação do Hospital Santa Mônica, baseado em São Paulo/SP. Quanto mais cedo se procura ajuda, maiores são as chances de evitar situações de alto risco. Essa instituição dedicada, com serviços especializados no apôio e tratamento de problemas psicológicos, lista sinais cruciais quê indicam a necessidade de assistência:

Alterações freqüentes de humor

Expressões de tristeza ou sofrimento intenso

Obsessão por problemas

Ausência de expectativas quanto ao futuro

Página trinta e cinco

Consumo abusivo de áucôl ou drogas ilícitas

Isolamento social

Embora as tecnologias tragam inegáveis benefícios, é essencial fornecer atenção e cuidados especiais aos jovens e adolescentes, ajudando-os a superar os impactos negativos quê pódem afetar sua saúde mental e física. A recuperação pode assumir várias formas, desde acompanhamento psicológico até, em casos mais graves, internação hospitalar com tratamento especializado.

Nunca subestime o esfôrço de mostrar aos jovens quê há uma vida incrível para sêr vivida além das telas. Uma vida real, autêntica e quê meréce sêr valorizada. (fonte: Hospital Santa Mônica).

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA (CIEE). O impacto da tecnologia na saúde mental dos jovens, [s. l.] 17 out. 2023. Disponível em: https://livro.pw/acewa. Acesso em: 8 ago. 2024.

a) Identifique a apresentação do problema e as evidências apontadas no texto destacado.

b) Liste pelo menos três palavras ou expressões quê contribuem para a fôrça argumentativa no texto.

c) O texto menciona algum aspecto positivo da tecnologia para os jovens ou foca apenas os aspectos negativos? Justifique.

d) Você concórda com a visão apresentada no texto sobre o impacto da tecnologia? Como você percebe o uso da tecnologia em sua vida diária e seus efeitos em sua saúde mental?

3. Escolha um dos temas a seguir e escrêeva um parágrafo argumentativo a partir dele. Certifique-se de incluir evidências para apoiar seu argumento. Utilize um vocabulário variado e impactante.

a) O impacto do uso de smartphones na qualidade do sono dos adolescentes.

b) A importânssia da educação ambiental nas escolas.

c) Os benefícios e os desafios do trabalho remoto.

4. Em grupo, escolha um dos temas discutidos na questão anterior e prepare argumentos a favor e contra. Cada grupo deve apresentar seus argumentos utilizando vocabulário adequado e evidências. Após as apresentações, discuta sobre quais foram os pontos mais convincentes e por quê.

PARA REFLETIR

Consulte Orientações para o professor.

Discurso: a exposição do argumento

Há um importante gênero oral quê aciona estratégias comuns ao texto dissertativo-argumentativo: trata-se do discurso. Leia a transcrição do discurso do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a seguir para realizar os exercícios propostos.

Página trinta e seis

[...] fatos, evidências, razão, lógica, uma compreensão da ciência – essas são coisas boas. [...] Essas são qualidades quê vocês quêrem nas pessoas quê fazem política. Essas são qualidades que vocês desê-jam continuar cultivando em si próprios, como cidadãos. [...] Isso póde parecer óbvio. [...] É por isso quê honramos Bill Moyers ou o Dr. Burnell.

Tradicionalmente, nós temos valorizado essas coisas. Mas se vocês têm escutado os debates políticos de hoje, podem se perguntar de onde veio essa tendência anti-intelectualista. […] Então, turma de 2016, deixe-me sêr o mais claro possível. Na política e na vida, ignorância não é uma virtude. [...] Não é legal não saber do quê você está falando. […]

Vejam, os fundadores da nossa nação – Franklin, Madison, Hamilton, Jéfersom. Eles nasceram do Iluminismo. Eles buscavam escapar da superstição, do sectarismo […] e da ignorância. [...] Eles acreditavam no pensamento racional, em experimentação e na capacidade de cidadãos informados de controlarem seus próprios destinos. Isso está incorporado no nosso projeto constitucional. Esse espírito inspirou nóssos inventores e exploradores – os Edisons, os irmãos Wright, os Giórgi Uóchinton Carvers, os Grace Hoppers, os Norman Borlaugs os Stíve Jobs. Foi isso quê construiu êste país.

ESTADOS UNIDOS. Office ÓF the Préss Secretary. Remarks bai the President at Commencement Address at Rutgers, the Steite iUnivêrsity ÓF niu Jérsey. Brunswick: The White House, 15 maio 2016. Disponível em: https://livro.pw/qnhlq. Acesso em: 5 set. 2024. Tradução nossa.

Foto de Barack Obama discursando. Ele é um homem negro, de cabelos grisalhos e uma beca.

Barack Obama (1961-) durante discurso proferido em cerimônia na Universidade Rutgers, em niu Brunswick. Nova Jérsey (Estados Unidos), 2016.

1. Qual é o ponto de vista (tese) assumido e defendido por Barack Obama?

2. Quais estratégias argumentativas Barack Obama usa para defender seu posicionamento?

3. por quê Barack Obama menciona os nomes no plural ao se referir a personalidades importantes para os Estados Unidos?

4. Baseando-se na estrutura do texto dissertativo-argumentativo, registre a seguir como cada uma das características se apresenta no discurso lido.

a) Tese

b) Argumentos

c) Conclusão

Página trinta e sete

EM PRÁTICA

Consulte Orientações para o professor.

A redação para o enêm

Neste Capítulo, você teve contato com discussões sobre acesso à universidade e sobre desafios e oportunidades do mercado de trabalho atual, além de ter conhecido as informações iniciais acerca da estrutura do texto dissertativo-argumentativo e das características da redação para o enêm. Agora, chegou a hora de aplicar todo esse conhecimento adquirido até aqui. Você deve elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre como o mercado de trabalho póde acolher os refugiados e, consequentemente, contribuir para melhorias na qualidade de vida e na autonomia dessas pessoas. Como texto motivador para a sua produção, considere o gráfico a seguir.

Infográfico 'Perfil socioeconômico dos refugiados no Brasil'. Os dados são os seguintes: Está trabalhando: 57,5 por cento. Procurando trabalho: 19,5 por cento. Desocupados: 5,7 por cento. Estudando: 8,62 por cento. Ocupados com afazeres domésticos: 5,3 por cento. Aposentados ou pensionistas: 0,6 por cento. Outros: 2,78 por cento. Dentre aqueles que estão trabalhando, 22 por cento correspondem à amostra total de envolvidos em atividades empresariais. Sendo 20 empregadores, 4,1 por cento da amostra total e 87 trabalhando por conta própria, o que corresponde a 17,9 por cento. Aqueles que estão procurando trabalho e os que estão desocupados correspondem a 25 por cento da amostra total fora do mercado de trabalho.

Fonte: ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS. Perfil socioeconômico dos refugiados no Brasil: subsídios para elaboração de políticas. 2019. p. 8. Disponível em: https://livro.pw/swxud. Acesso em: 26 set. 2024.

Organizar

Nesta etapa, você fará o planejamento e a organização do seu texto.

Retome as características e a estrutura composicional do texto dissertativo-argumentativo apresentadas neste Capítulo.

Página trinta e oito

Realize uma pesquisa e uma curadoria de informações sobre o tema da redação a sêr produzida. Para isso, assista a filmes e a documentários e leia artigos e outros textos quê possam contribuir para a construção e para a ampliação do seu repertório. Você póde usar as fontes indicadas a seguir ou outras de sua preferência.

ACNUR. Refugiados. [Brasília, DF]: Acnur, c2001-2024. Disponível em: https://livro.pw/wrlku. Acesso em: 26 set. 2024.

ACNUR. Descubra como e por quê contratar uma pessoa refugiada. [Brasília, DF]: Acnur, 11 fev. 2022. Disponível em: https://livro.pw/ayazi. Acesso em: 26 set. 2024.

OLIVEIRA, Bruno; SOUZA, Renata. Conseguir emprego é a maior dificuldade de refugiados no Brasil, diz pesquisa. CNN Brasil, São Paulo, 24 fev. 2022. Disponível em: https://livro.pw/dnwfy. Acesso em: 26 set. 2024.

Produzir

Agora, você vai produzir a primeira versão do seu texto.

Retome o planejamento da redação, feito na etapa anterior, e organize os parágrafos do texto indicando a ideia central de cada um deles.

Consulte a pesquisa feita sobre o tema e defina as ideias principais quê serão aproveitadas dêêsses textos e inseridas em cada parágrafo.

Selecione estratégias argumentativas diferentes para compor cada parte (introdução, desenvolvimento e conclusão). Atente às estratégias a serem mobilizadas a fim de quê sêjam fortes o suficiente para reforçar e para defender a sua tese.

Proponha uma solução para o problema com base nos princípios éticos e humanitários.

Use linguagem formal de acôr-do com a norma-padrão e atente para a escolha vocabular para conferir impacto a seus argumentos.

Ampliando saberes

O livro Oficina de escritores: dissertação tem como objetivo auxiliar o estudante no desenvolvimento da escrita formal em língua portuguesa ao explorar elemêntos como linguagem, coesão e argumentação.

O volume apresenta leituras variadas, quê ampliam o repertório do leitor para redigir textos de acôr-do com os móldes solicitados nas provas dos vestibulares e do enêm.

Capa do livro 'Oficina de escritores: dissertação'.

SARGENTIM, Hermínio. Oficina de escritores: dissertação. São Paulo: Ibep, 2018.

Página trinta e nove

Avaliar

Levando em consideração as kestões a seguir, revise a primeira versão do seu texto.

1. O primeiro parágrafo do texto cumpre a função de introduzir o tema? Além díssu, é possível identificar a tese defendida por você? Explique.

2. Ao desenvolver seu texto, quais foram as estratégias argumentativas utilizadas? Explique.

3. A conclusão está diretamente relacionada ao tema propôsto e ao restante do texto? Qual estratégia foi utilizada para compor essa parte?

Após seguir todas as etapas indicadas nesta seção, passe a sua redação a limpo em uma fô-lha separada, quê deverá sêr entregue ao professor para avaliação.

ESTUDO EM RETROSPECTIVA

Sintetizar

Neste Capítulo, abordamos um panorama histórico sobre o acesso ao Ensino Superior no Brasil com destaque para o papel do enêm. Iniciamos com a história do acesso às universidades, seguida pela análise das implicações e dos desafios do enêm. Também exploramos as transformações no mercado de trabalho, destacando a tecnologia, os direitos trabalhistas e a saúde mental.

Discutimos sobre os desafios enfrentados pêlos jovens ao ingressar no mercado de trabalho, enfatizando a importânssia das habilidades digitais e das soft skills. A leitura do texto “Habilidades profissionais: por quê os estudantes devem conhecê-las?” nos levou a refletir sobre habilidades valorizadas no mercado de trabalho.

Na seção dedicada à redação para o enêm, focamos a estrutura do texto dissertativo-argumentativo ao analisar exemplos de sucesso, como uma redação nota mil produzida a partir da proposta de 2018 do exame. Em seguida, enfatizamos a importânssia da escolha vocabular e das práticas de linguagem para desenvolver a competência argumentativa.

Agora, chegou o momento de sintetizar essas aprendizagens. Para tanto, procure responder, com suas palavras, às kestões a seguir. Se necessário, releia alguns dos conceitos para quê seja possível elaborar sua resposta.

Página quarenta

1. Como a evolução histórica do acesso ao Ensino Superior no Brasil influenciou as políticas educacionais atuáis?

2. De quê maneira o enêm democratizou o acesso às universidades no Brasil? Quais são os principais desafios enfrentados pêlos estudantes ao prestar o exame?

3. Como a tecnologia e a automação estão impactando o mercado de trabalho atual? Quais são os principais benefícios e desafios associados a essas mudanças?

4. por quê é importante regulamentar e proteger os direitos trabalhistas no contexto das novas formas de trabalho surgidas com a tecnologia?

5. De quê forma as condições de trabalho influenciam a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores? Quais medidas podem sêr adotadas para melhorar esse cenário?

6. Quais são os principais desafios enfrentados pêlos jovens ao ingressar no mercado de trabalho? Como a educação continuada e as habilidades digitais podem ajudar a superar esses desafios?

7. Você compreende a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão? Quais são os principais aspectos a serem considerados na escolha do vocabulário e na construção de argumentos sólidos?

Refletir e avaliar

Além de compreender o conteúdo, é importante refletir sobre seu dêsempênho e sobre sua aprendizagem ao longo do Capítulo. Para isso, reproduza o qüadro a seguir em seu caderno e responda às kestões a seguir. Depois, converse com os côlégas e com o professor sobre formas de aprimorar sua aprendizagem e anote nas observações.

Questão

Fui proficiente

Preciso aprimorar

Observações

Realizei as tarefas quê estavam sôbi minha responsabilidade?

Compreendi e consegui sintetizar os conhecimentos sobre ingresso no ensino superior, habilidades profissionais, estrutura da redação do enêm e escolha vocabular?

Produzi com empenho todas as propostas de atividade e de pesquisa?

Considerei as necessidades dos côlégas compondo os grupos dos quais participei e agi com colaboração e com ética em relação às minhas responsabilidades e aos grupos?

Página quarenta e um