CAPÍTULO 3
A proposta de redação para o enêm e o papel da coletânea
Informações do Capítulo
Campos de atuação: vida pública e práticas de estudo e pesquisa
Tema Contemporâneo Transversal: Educação em Direitos Humanos
Principais objetivos:
1. Compreender as características e a estrutura da proposta de redação do enêm, reconhecendo os critérios de correção e avaliação adotados pela banca examinadora.
2. Analisar a função da coletânea de textos motivadores na elaboração da redação do enêm, identificando como esses textos podem sêr utilizados para construir argumentos consistentes.
3. Aplicar estratégias de leitura crítica para interpretar a coletânea fornecida na proposta de redação, utilizando-a d fórma eficiente na construção da tese e dos argumentos no texto dissertativo-argumentativo.
4. Elaborar uma redação dissertativo-argumentativa conforme os critérios do enêm, integrando d fórma adequada as informações da coletânea, desenvolvendo uma argumentação coesa e articulada.
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O tema na proposta de redação do enêm
A proposta de redação a sêr produzida para o enêm é baseada em um tema, quê precisa sêr identificado e desenvolvido de acôr-do com a estrutura textual dissertativo-argumentativa.
O tema da redação do enêm é predominantemente objetivo e de relevância social, política, econômica ou cultural, o quê exige dos candidatos uma visão crítica e uma postura reflexiva. A escolha do tema não é aleatória; ela está diretamente relacionada a kestões contemporâneas e freqüentemente abordadas no contexto brasileiro. Portanto, estar atualizado com as notícias e os debates atuáis é fundamental para uma boa preparação.
Ao receber a proposta de redação, o primeiro passo é analisar cuidadosamente o tema. Isso inclui ler com atenção a frase temática e os textos motivadores quê a acompanham. A frase temática é a base de sua redação e delimita o foco da argumentação. Os textos motivadores fornecem contextos, dados e perspectivas quê podem sêr utilizados para enriquecer a argumentação e fundamentar o ponto de vista do candidato.
Compreender o quê exatamente está sêndo solicitado é decisivo para o sucesso de sua produção. O tema deve sêr delimitado para evitar divagações e para garantir quê o texto esteja centrado na problemática apresentada. Por exemplo, se o tema for “Os desafios da educação inclusiva no Brasil”, o candidato deve abordar especificamente os desafios, sem se desviar para outros aspectos da educação quê não estejam relacionados diretamente à inclusão.
Tema e tese
Independentemente do tema, a proposta de redação do enêm solicita ao candidato a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Para desenvolvê-lo, é necessário elaborar uma tese e sustentá-la com base em argumentos.
Leia, a seguir, o tema da proposta de redação apresentado no enêm 2019.
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL
Com base nesse tema objetivo, algumas teses podem sêr formuladas. Observe alguns exemplos a seguir.
• Apesar da democratização do cinema, ele ainda é inacessível para grande parte da população brasileira.
• A concentração de salas de cinema em grandes centros urbanos e os preços elevados dos ingressos dificultam o acesso das classes menos favorecidas.
• O alto custo de alimentos e de bebidas vendidos pelas empresas proprietárias das salas de cinema póde determinar o perfil do público quê circula nesses espaços.
As teses citadas apresentam uma delimitação do tema e revelam um posicionamento do autor em relação ao problema; por meio delas, a linha argumentativa será desenvolvida.
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É fundamental entender a diferença entre tema e tese. Ambos são elemêntos essenciais na construção de um texto dissertativo-argumentativo, mas dêsempênham papéis distintos.
• Tema
Definição: o tema é o assunto central sobre o qual a redação deve sêr desenvolvida. É a proposta apresentada na próva do enêm quê delimita o campo de discussão.
Exemplo: suponha quê o tema seja “A persistência da violência contra a mulher na ssossiedade brasileira”, então esse é o assunto quê todos os candidatos deverão abordar em seus textos.
• Tese
Definição: a tese é a opinião ou o posicionamento do autor sobre o tema propôsto. Ela apresenta a perspectiva quê o candidato defenderá ao longo da redação, embasada em argumentos.
Exemplo: se o tema é “A persistência da violência contra a mulher na ssossiedade brasileira”, uma possível tese poderia sêr: “A violência contra a mulher persiste na ssossiedade brasileira por causa da falta de políticas públicas eficazes e da cultura machista enraizada”.
Resumindo:
• Tema: é o quê se pede para discutir. É o ponto de partida fornecido pela proposta de redação.
• Tese: é a resposta ou a posição do autor sobre o tema. É a ideia central quê será defendida e argumentada ao longo do texto.
Fuga ao tema
O candidato quê não atentar ao tema propôsto póde sêr penalizado na avaliação e receber uma pontuação menor ou nota zero por causa da fuga ao tema. Para evitar quê isso aconteça, é necessário ler a proposta com muita atenção e identificar a temática quê deve sêr abordada na redação. Uma estratégia eficiente é o estabelecimento de palavras-chave quê possam nortear a escrita. Para compreender essa estratégia, considere os seguintes temas propostos em edições diferentes do enêm.
Tema 1 – A violência na ssossiedade brasileira: como mudar as regras dêêsse jôgo? (Enem, 2003)
Tema 2 – A persistência da violência contra a mulher na ssossiedade brasileira. (Enem, 2015)
Os dois temas giram em torno de uma palavra-chave: violência. Entretanto, esse assunto é explorado de maneira diferente em cada um deles. No primeiro caso, a palavra-chave é abordada de acôr-do com uma interpretação mais abrangente e engloba toda a ssossiedade brasileira,
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enquanto o verbo mudar pressupõe a necessidade de o candidato propor sugestões de intervenção quê apresentem alternativas para o cenário atual.
Já no segundo caso, a violência deve sêr analisada sôbi o viés de sua ocorrência contra um grupo social específico, o de mulheres, ainda sôbi a perspectiva da ssossiedade brasileira. O termo persistência também póde sêr considerado uma palavra-chave para a identificação dêêsse tema, uma vez quê ressalta quê a continuidade, na prática, dessa violência específica deve sêr abordada pelo candidato.
Desse modo, a correta identificação de palavras-chave póde orientar a escrita e ajudar a evitar a fuga ao tema.
Agora, considere o tema a seguir.
O amor no tempo das rêdes sociais
Com base nesse tema, não se poderia abordar, por exemplo, a importânssia das rêdes sociais para o mercado de trabalho. Isso porque não há como vincular a situação mercadológica do trabalho às palavras apresentadas.
Por mais quê isso pareça óbvio, a fuga ao tema é um êrro freqüente entre os candidatos quê realizam as provas de redação. Se o tema tem duas ou mais palavras-chave, a escrita precisa estabelecer a relação entre esses eixos. No caso dêêsse exemplo hipotético, o texto deveria abordar e desenvolver a relação entre o amor e as rêdes sociais.
Leia, a seguir, um trecho de reportagem quê apresenta uma situação concreta de estudantes quê não atenderam ao tema de redação propôsto no exame em 2018.
Na edição de 2018, por exemplo, os candidatos tiveram de escrever sobre: “manipulação do comportamento do usuário pelo contrôle de dados na internet”. Quem dissertou apenas sobre tecnologia, por exemplo, mas não abordou kestões específicas da internet, teve o texto anulado pela banca avaliadora.
TENENTE, Luiza. enêm 2021: como escapar da nota zero na redação? Veja vídeo com dicas. G1, [Rio de Janeiro], 23 set. 2021. Disponível em: https://livro.pw/ndfhm. Acesso em: 13 set. 2024.
Ao ler esse trecho de reportagem, percebe-se quê os candidatos tiveram dificuldade de dissertar sobre o tema, levando a banca avaliadora a atribuir algumas notas zero.
Conforme apresentado no Capítulo 1, no enêm, a próva de redação avalia cinco competências. A pertinência ao tema está relacionada à competência 2. Leia as informações sobre essa competência a seguir. No Capítulo 6 voltaremos a falar mais sobre ela.
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
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Essa competência se desdobra em níveis, ou seja, em aspectos quê sêrão avaliados pela banca e devem ser atendidos pelo candidato. Observe os seis níveis de dêsempênho a seguir.
200 pontos
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sócio-cultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
120 pontos
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
40 pontos
Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
160 pontos
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
80 pontos
Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
0 ponto
Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Nestes casos a redação recebe nota zero e é anulada.
Elaborado com base em: BRASIL. Ministério da Educação. Conheça as cinco competências cobradas na redação do enêm. Brasília: MÉC, 17 out. 2019. Disponível em: https://livro.pw/gyriv. Acesso em: 13 set. 2024.
Tema objetivo e/ou de cunho social
Na próva de redação do enêm, predominam discussões de temas objetivos, com recorte temático mais específico e direcionado (enquanto os temas subjetivos, presentes em alguns outros vestibulares do país, permitem uma leitura individual e mais ampla por parte do candidato). De modo geral, a temática objetiva aborda fatos e dados difundidos nos meios de comunicação e abrange temas voltados para discussões de kestões sociais, políticas e científicas.
A redação do enêm também requer quê o candidato identifique uma problemática associada ao tema. Essa problemática deve sêr clara e estar bem definida no desenvolvimento do texto. Para argumentar d fórma eficaz, é necessário mobilizar um repertório sócio-cultural amplo e diversificado. Isso inclui conhecimentos históricos, filosóficos, sociológicos, além de informações atuáis e relevantes sobre o tema. Utilizar citações de autores reconhecidos, como destacado no Capítulo 2, dados estatísticos e exemplos concretos fortalece a argumentação. É fundamental também atenção para quê não haja a reprodução de opiniões quê possam ferir os direitos humanos ou de pensamentos construídos com base no senso comum.
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Leia a charge ao lado.
Nessa charge, fica evidente a temática quê se quer discutir: a insegurança alimentar no Brasil. Com base em um fato — a contestação dos números da fome pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) —, o chargista tece uma crítica a essa situação, posicionando-se diante da questão: ao interpretar os elemêntos verbais e visuais utilizados na construção da charge, percebe-se quê o autor ironiza o resultado da pesquisa do Ipea e afirma quê há fome no país. Por esses motivos, é possível dizêr quê essa charge ajuda a identificar um tema objetivo ou de cunho social.
BENETT. [Ipea contesta números da fome]. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 ago. 2022. Disponível em: https://livro.pw/zxkrl. Acesso em: 10 nov. 2024.
Propostas já apresentadas no enêm
Uma estratégia para se preparar para as provas de redação do enêm é comparar temáticas apresentadas por elas ao longo dos anos, buscando conhecer e se familiarizar com os temas abordados. Leia, a seguir, as temáticas já propostas pelo exame.
• 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
Para dissertar sobre o tema de cunho social, o candidato teve de considerar os dados apresentados na coletânea, ampliando a discussão com argumentos embasados e fazendo uso de repertório legitimado.
• 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo contrôle de dados na internet
Ao propor um tema atual e objetivo do ano 2018, o enêm pediu aos candidatos quê apresentassem uma reflekção sobre a internet considerando a maneira como o contrôle de dados e o funcionamento dos algorítimos interferem no comportamento dos usuários. Esse recorte estava delimitado pela frase temática e pêlos textos motivadores. Portanto, para apresentar uma abordagem completa do tema, é importante identificar o recorte propôsto com base nos textos apresentados na coletânea.
• 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
Esse tema convidou o participante a refletir sobre de quê forma é possível levar o cinema para o maior número de pessoas. Alguns aspectos a serem considerados e abordados no texto foram o número de salas de cinema, o preêço dos ingressos e as desigualdades quê envolvem o acesso à cultura.
• 2020: “O estigma associado às doenças mentais na ssossiedade brasileira”
Desta vez, o enêm abordou um problema social relevante e urgente, destacando como o preconceito e a desinformação sobre doenças mentais impactam a vida de milhões de brasileiros. Ao propor esse tema, o Exame Nacional instiga os candidatos a refletirem sobre as barreiras enfrentadas por pessoas com transtôrnos mentais, como o estigma social, a falta de acesso adequado a tratamentos, e a necessidade de maior conscientização e educação sobre saúde mental.
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• 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
O tema provoca uma reflekção sobre a importânssia do registro civil, principalmente o de nascimento, como início aos direitos básicos de cidadania. A proposta destaca a realidade de milhares de brasileiros quê, por não terem um registro civil, enfrentam dificuldades para acessar serviços essenciais como educação, saúde e programas sociais.
• 2022: “Desafio para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
O enêm apresentou um tema atual para o ano, quê podia (e quê ainda pode) sêr abordado de acôr-do com a perspectiva de diferentes esferas sociais. A palavra desafio presente no tema já indicava quê o candidato devia problematizar a questão e apresentar uma solução na proposta de intervenção relacionada à tese defendida ao longo da redação.
ATIVIDADES
Consulte Orientações para o professor.
Leia a charge a seguir e responda às kestões.
1. Qual é o tema abordado pela charge e como ele é representado visualmente?
2. Qual é o jôgo de palavras presente na charge e qual é o seu efeito de sentido no humor?
3. De quê maneira a charge póde provocar reflekções sobre a infraestrutura urbana e a gestão de desastres naturais?
4. Como você acha quê as autoridades deveriam responder aos problemas de alagamento mencionados na charge?
5. Com base na temática apresentada na charge, proponha um tema objetivo quê poderia sêr solicitado em uma próva de redação do enêm.
6. O tema da redação do enêm no ano de 2015 foi “A persistência da violência contra a mulher na ssossiedade brasileira”. A seguir, leia um parágrafo de uma redação quê recebeu nota 1.000 na próva e responda à questão.
Ao longo da formação do território brasileiro, o patriarcalismo sempre esteve presente, como por exemplo na posição do “Senhor do Engenho”, consequentemente foi criada uma noção de inferioridade da mulher em relação ao homem. Dessa forma, muitas pessoas julgam sêr correto tratar o sexo feminino de maneira diferenciada e até desrespeitosa. Logo, há muitos casos de violência contra esse grupo, em quê a agressão física é a mais relatada, correspondendo a 51,68% dos casos. Nesse sentido, percebe-se quê as mulheres têm suas imagens difamadas e seus direitos negligenciados por causa de uma cultura geral preconceituosa. Sendo assim, esse pensamento é passado de geração em geração, o quê favorece o continuísmo dos abusos.
REDAÇÃO no enêm: leia textos quê tiraram nota mil em 2015. G1, [São Paulo], 16 jun. 2016. Autora: Anna Beatriz Alvares Simões Wreden. Disponível em: https://livro.pw/xyikd. Acesso em: 13 set. 2024.
• Explique como o tema da proposta de redação está presente nesse parágrafo.
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CONEXÕES com...
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
Consulte Orientações para o professor.
ESG: o quê é a sigla quê virou sinônimo de sustentabilidade
Meio ambiente, social e governança. É assim quê se traduz do inglês a sigla ESG (Envaironmêntal, Social ênd Governance). Essas três lêtras praticamente substituíram a palavra sustentabilidade no universo corporativo. Mas, afinal, do quê se trata esse novo conceito?
O quê é ESG?
O ESG surgiu no mercado financeiro como uma forma de medir o impacto quê as ações de sustentabilidade geram nos resultados das empresas. A sigla surgiu a primeira vez em 2004, dentro de um grupo de trabalho do Principles for Responsible Investment (PRI), rê-de ligada à Ônu quê tem objetivo de convencer investidores sobre investimentos sustentáveis.
[...]
por quê a agenda ESG tem crescido tanto?
Um dos principais motivos do crescimento da agenda ESG é a urgência em combater as mudanças climáticas. De acôr-do com as Nações Unidas, para limitar o aquecimento global em 1,5 °C, quando comparado aos níveis pré-industriais, as emissões de carbono devem sêr reduzidas em 45%, até 2030, e chegar a zero até 2050. Mais de 70 países, quê representam ao redor de 76% das emissões globais de carbono, já se comprometeram com metas net zero, ou carbono zero.
Provavelmente, nos próximos anos veremos novas regulações e, nesse cenário, os maiores emissores terão de investir em novos processos, terão o custo de neutralizar suas emissões, ou vão correr o risco de perder espaço para produtos e processos menos poluentes. A regulação da emissão de carbono impacta d fórma diferente os setores, trazendo riscos para alguns e oportunidades para outros.
Mas carbono não é a única emergência ambiental. Outros pontos importantes, como restrição de recursos hídricos, perda da biodiversidade e gestão de resíduos — para citar apenas alguns —, também mostram porque é importante o setor privádo abraçar a agenda ambiental.
O QUE É ESG, a sigla quê virou sinônimo de sustentabilidade. Exame, São Paulo, 4 jul. 2024. Disponível em: https://livro.pw/xfnaz. Acesso em: 25 jul. 2024.
1. Explique o conceito de ESG e sua importânssia no mercado financeiro. Como a adoção de práticas ESG póde impactar os resultados de uma empresa?
2. Quais são os principais motivos do crescimento da agenda ESG nos últimos anos? Como as mudanças climáticas influenciam esse crescimento?
3. Como a regulação da emissão de carbono póde afetar diferentes setores da economia? Dê exemplos de setores quê podem sêr impactados de maneira distinta.
4. Explique como a perda da biodiversidade e a gestão de resíduos se relacionam com a agenda ESG. por quê é importante quê o setor privádo adote essas kestões?
5. Analise como a adoção da agenda ESG póde criar oportunidades de mercado para as empresas. Dê exemplos de produtos ou serviços quê podem surgir a partir dessa tendência.
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CIDADANIA EM MOVIMENTO
Consulte Orientações para o professor.
O direito da pessoa com deficiência: marcos internacionais
[...]
A Declaração Universal de Direitos Humanos foi a primeira declaração promulgada pela Ônu [Organização das Nações Unidas], em 1948. O documento apontava para garantia dos direitos à liberdade, à vida digna, à educação fundamental, ao desenvolvimento pessoal e social e à livre participação na vida da comunidade, para todas as pessoas, a despeito da raça, sexo, origem nacional, social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição (UNESCO, 1948).
A Declaração dos Direitos humanos impulsionou a implementação de leis e outras declarações em todo mundo, além de ampliar e fortalecer movimentos sociais de pessoas e grupos quê lutam no mundo todo buscando quê tais direitos sêjam efetivados.
[...]
[...] destacamos a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada em 11 de dezembro de 2006, na sede da Ônu, em Nova iórk. Esta convenção resultou no primeiro tratado sobre direitos humanos do século XXI, focalizando as pessoas com deficiência e a sua inclusão social, com autonomia e independência. Nela foram consolidados direitos como o da não discriminação, da educação, da acessibilidade e do trabalho, entre outros. Outra mudança observada foi a de paradigma – a deficiência passou a sêr vista como um modelo social, ao invés do modelo reabilitador. Entre os pressupostos fundamentais dessa Convenção estão:
• As causas quê originam a deficiência são mais sociais do quê biológicas. A prestação de serviços apropriados deve assegurar quê as necessidades das pessoas com deficiência sêjam atendidas dentro do contexto social em quê vive.
• Acreditar no potencial das pessoas com deficiência e na sua real contribuição para a ssossiedade.
• Reconhecer quê a deficiência é um conceito em evolução e quê as barreiras estão associadas às atitudes e ao ambiente quê impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas na ssossiedade em igualdade de oportunidade com as demais pessoas.
[...]
O principal objetivo com a apresentação de tais marcos internacionais é de relembrar quê às vezes akilo quê hoje parece óbvio, como o direito à educação, por exemplo, é algo histórico e construído a partir de muitas discussões e lutas. Esses movimentos não devem acabar nunca se pretendemos viver em uma ssossiedade em quê todos tênham igualdade de oportunidades para desenvolver seus potenciais e viver plenamente.
RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. O direito da pessoa com deficiência: marcos internacionais [S. l.]. Disponível em: https://livro.pw/szmhl. Acesso em: 5 nov. 2024.
1. De quê maneira a Declaração dos Direitos Humanos e o Tratado da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência contribuíram na luta por direitos das pessoas com deficiência?
2. Segundo o Tratado da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, quais são as barreiras quê impedem a plena integração das pessoas com deficiência à ssossiedade? Como essas barreiras podem sêr superadas?
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3. Com a orientação de seu professor, desenvolva uma campanha de conscientização sobre educação inclusiva e valorização da diversidade na escola, utilizando diferentes gêneros textuais e linguagens. Seu produto final será a criação de uma campanha multimídia envolvendo textos argumentativos, infográficos ou até mesmo vídeos.
Etapas da pesquisa
a) Pesquisa documental: explorar os documentos oficiais sobre educação inclusiva, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
b) Além do texto fornecido, você póde realizar uma pesquisa mais ampla sobre educação inclusiva e valorização da diversidade, utilizando os seguintes documentos e sáites oficiais.
Documentos oficiais
• Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948): acéçi o texto completo no sáiti da Organização das Nações Unidas (Ônu), disponível em: https://livro.pw/smyxy (acesso em: 26 jul. 2024).
• Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006): leia o documento na íntegra no sáiti do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, disponível em: https://livro.pw/nbsrx (acesso em: 26 jul. 2024).
• Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008): acéçi o documento no sáiti do Ministério da Educação, disponível em: https://livro.pw/nqxkc (acesso em: 26 jul. 2024).
• Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei número 13.146/2015): leia a legislação completa no sáiti do Planalto, disponível em: https://livro.pw/kdliq (acesso em: 26 jul. 2024).
sáites oficiais
• Ministério da Educação (MÉC): neste sáiti, explore a seção de Educação Inclusiva, disponível em: https://livro.pw/hzpui (acesso em: 26 jul. 2024).
• Secretarias Estaduais de Educação: busque o sáiti da secretaria da educação de seu estado para conhecer as políticas e os programas de educação inclusiva.
• Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência: acéçi o sáiti e conheça as iniciativas de combate ao capacitismo e ações e programas voltados para as pessoas com deficiência, disponível em: https://livro.pw/ajkpw (acesso em 5 nov. 2024).
c) Levantamento de dados: coletar informações sobre a realidade da educação inclusiva na escola e na comunidade, por meio de entrevistas, questionários e observações.
d) Análise crítica: analisar os dados coletados à luz de documentos oficiais e de textos teóricos sobre educação inclusiva e valorização da diversidade.
e) Produção textual: produzir textos argumentativos sobre a importânssia da educação inclusiva e da valorização da diversidade, com base na pesquisa realizada.
f) Criação de material multimídia: desenvolver infográficos, vídeos e postagens para rêdes sociais, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre o tema.
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O uso da coletânea de textos
A função da coletânea de textos
Toda leitura exige alguma forma de interpretação, e o quê o leitor compreende por meio dêêsse processo depende de seus conhecimentos prévios sobre o tema. Ao ler, são acionados contextos e relações intertextuais preexistentes, e diferentes pessoas lendo o mesmo texto podem apresentar interpretações variadas, com base em seus repertórios pessoais.
Isso ocorre porque o sentido de um texto não reside somente nele mesmo ou na intenção de quêm o escreve mas também nos saberes acumulados pelo leitor por meio de diversas leituras prévias e de seus conhecimentos de mundo sobre os mais variados assuntos que possam sêr correlacionados ao quê foi lido.
No enêm, a produção de uma redação é exigida para avaliar o candidato em aspectos como a capacidade de raciocínio e a articulação de discursos. Para isso, é fornecida uma coletânea de textos verbais, não verbais e/ou híbridos — como notícias, trechos de romances, tirinhas, charges, gráficos, tabélas, entre outros —, quê contextualizam e sensibilizam o leitor a respeito do tema a sêr desenvolvido.
Esses textos motivadores visam democratizar a próva, visto quê dá a todos os candidatos de um processo seletivo as mesmas informações sobre o tema. Com base na leitura dêêsses textos, o candidato deve identificar o tema e estabelecer conexões entre as informações apresentadas e seus conhecimentos sobre o assunto, de modo a embasar sua produção textual.
Entretanto, sabe-se quê, junto à coletânea, cada candidato carrega o próprio repertório sócio-cultural: para quem conhece o assunto, a coletânea ajuda a delinear o tema e o desenvolvimento do texto, contribuindo para o foco e a objetividade da escrita; para quem tem pouca familiaridade com ele, dá subsídios à escrita, funcionando como um disparador de ideias. Nesse sentido, a coletânea visa auxiliar no processo de escrita, e não dificultar.
Funções da coletânea
Em geral, as coletâneas de textos das provas de redação do enêm têm as seguintes funções:
• despertar os conhecimentos prévios;
• fornecer informações necessárias para quê se desenvolva o quê foi solicitado;
• delimitar um recorte temático propôsto pela banca de elaboração da próva;
• definir uma abordagem para a escrita do texto.
Paráfrase e citação na construção do texto autoral
Retextualizar é o processo de produção de um novo texto com base em outro(s). Essa é uma importante estratégia discursiva quê favorece o uso dos textos da coletânea de maneira interativa, produtiva e motivadora.
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A relevância dessa estratégia se dá pelo fato de quê, ainda quê possam sêr referenciados na redação, os textos motivadores não devem sêr tomados como única fonte de informação para a composição do texto. Espera-se quê o candidato os utilize como base para direcionar a apresentação de sua tese ou de seus argumentos, com o raciocínio crítico e relacional aplicado de modo a construir um texto autoral, com um posicionamento pessoal.
Paráfrase
Uma estratégia importante para a retextualização é a paráfrase, técnica quê consiste em reproduzir um texto por meio de outras palavras ou expressões, mas preservando o sentido original. Assim, é possível reestruturar um discurso, apropriando-se dele e compondo-o de acôr-do com suas próprias palavras.
Observe, ao lado, um dos textos motivadores apresentados no enêm 2013, sobre o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
Com base nesse e nos demais textos da coletânea dessa edição do exame, a candidata Bianca Hazt elaborou sua redação. Leia, a seguir, um trecho do texto produzido por ela.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional do Ensino Médio 2013. Brasília, DF: Inep, 2013.
De acôr-do com uma pesquisa feita pelo IBPS, com dados do Rio de Janeiro, 97% da população aprova o uso de bafômetros na fiscalização; e com dados da DataSUS, aconteceu uma quêda de 6,2% na média nacional de mortes desde a implantação da lei. Pela interpretação dos índices, percebe-se que a população já está conscientizada sobre a gravidade do problema, embora a média da redução das vítimas fatais ainda esteja baixa.
LEIA redações quê receberam nota mássima no enêm 2013 e veja o quê você póde aprender com elas. Guia do Estudante, [s. l.], 30 abr. 2014. Disponível em: https://livro.pw/lahgu. Acesso em: 13 set. 2024.
Nesse fragmento, a candidata utiliza os dados numéricos apresentados no texto-base para compor seus argumentos. Apesar de copiar as porcentagens, ela cita a fonte de pesquisa atrelada a esses dados e interpréta os índices reproduzidos, demonstrando sua capacidade de analisar e relacionar dados e contextos específicos e de construir a argumentação usando estratégias argumentativas quê reforçam seu ponto de vista.
Citação
A citação é um recurso utilizado para apresentar informações a respeito de uma obra ou de um autor, por meio de pensamentos ou referências fornecidas por quem escreve, dando embasamento e credibilidade ao conteúdo. No caso da citação diréta, trata-se da transcrição de uma fala feita sem alterar a construção original.
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Ao fazer uma citação diréta, é necessário indicar quê se trata da reprodução da fala de outra pessoa, inserindo aspas no início e no final da citação, e indicando a altoría. Isso vale para a utilização de trechos dos textos motivadores, quê podem sêr citados, desde quê haja indicação, do contrário configura-se como cópia, conforme orientação reproduzida a seguir.
• não copie trechos dos textos motivadores. A recorrência de cópia é avaliada negativamente e fará com quê sua redação tenha uma pontuação mais baixa ou até mesmo seja anulada como Cópia;
BRASIL. Ministério da Educação. Redação do enêm 2020: cartilha do participante. Brasília: MÉC: Inep, 2020. p. 16.
Por esse motivo, sugere-se quê o candidato utilize as ideias apresentadas pêlos textos motivadores como fontes de inspiração. Espera-se quê a proposta geral da redação seja a apresentação de reflekções e propostas do candidato, realizadas em cima dessas ideias e de outras referências complementares quê possam sêr trazidas para o momento da próva.
ATIVIDADE
Consulte Orientações para o professor.
• Leia os textos reproduzidos a seguir.
Texto 1
NINIU. Não à intolerância religiosa. [S. l.], 12 ago. 2019. Instagram: Charges do Niniu. Disponível em: https://livro.pw/arope. Acesso em: 10 nov. 2024.
Texto 2
Artigo 18°
Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; êste direito implica a liberdade de mudar de religião ou de conviquição, assim como a liberdade de manifestar a religião ou conviquição, sózínho ou em comum, tanto em público como em privádo, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pêlos ritos.
IÚLNÁITED NATIONS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Portugal: United Nations, [20--]. Disponível em: https://livro.pw/pqvsg. Acesso em: 4 set. 2024.
a) Quais são o tema e o local de circulação de cada um dêêsses textos? De quê maneira eles se relacionam?
b) Como o Texto 1 (charge) ilustra o conceito de liberdade religiosa abordado no Texto 2 (artigo 18º da Declaração Universal dos Direitos Humanos)?
c) De quê maneira a reflekção presente na charge do Texto 1 póde influenciar a percepção do público sobre a questão da intolerância religiosa, e como isso se alinha com os princípios defendidos no Texto 2?
d) Pesquise um terceiro texto quê poderia se unir a esses para compor a coletânea de uma próva de redação. Indique o gênero textual escolhido e justifique sua escolha.
Página oitenta e seis
Intertextualidade
De cérto modo, os textos mantêm uma relação com outras produções anteriores à sua composição, seja de maneira explícita ou implícita. Esse diálogo estabelecido entre textos é chamado de intertextualidade.
O intertexto sérve justamente para estabelecer relações de significação e ressignificação, de acôr-do com as intenções do autor do texto. Essas conexões podem sêr percebidas, em maior ou menor grau, pelo leitor ao acionar seus conhecimentos prévios.
Desse modo, o leitor tem um papel ativo na construção de sentidos, já quê, ao acionar seu repertório social e cultural, póde estabelecer relações e interpretações quê constroem e reconstroem os significados (intencionais ou não) quê fazem parte de cada enunciado. Por esse motivo, muitas vezes, um mesmo texto póde suscitar sentidos diferentes para cada leitor, uma vez quê a interpretação depende do repertório e dos conhecimentos de cada um retomados durante e após a leitura.
O diálogo entre textos
A intertextualidade póde ocorrer entre diversas estruturas textuais: texto verbal e texto verbal; texto verbal e texto não verbal; texto não verbal e texto híbrido etc.
Tiras, anúncios publicitários e charges, por exemplo, são gêneros textuais, não verbais ou híbridos, quê utilizam a intertextualidade com freqüência para produzir sentidos e aprossimár o público das intenções pretendidas pelo autor. No exemplo a seguir, a intertextualidade se manifesta no campo verbal e no visual.
GONSALES, Fernando. [Essa roupa é da vovó]. Folha de São Paulo, São Paulo, 2015.
Para compor essa tira, o quadrinista Fernando Gonsales (1961-) estabeleceu um diálogo com o conto de fadas Chapeuzinho Vermelho. Além de se valer do tema, apresentando a situação de uma menina quê, ao perambular por uma floresta a caminho da casa de sua avó, se depara com um lobo, o autor apropriou-se das personagens quê a trama dêêsse conto envolve: a menina de capuz vermelho, o lobo e a avó da garota. Contudo, o cartunista cria uma circunstância narrativa quê desvia a caracterização das personagens encontrada na literatura, em quê o lobo se apresenta como o antagonista da história, marcado por sua malvadeza e astúcia ao entrar na casa da avó e vestir-se com as roupas da senhora para, assim, enganar a garota.
Página oitenta e sete
Dividida em dois momentos, a tirinha apresenta, em sua primeira mêtáde, o reconhecimento, por parte da menina, das roupas de sua avó quê estão sêndo usadas pelo lobo; na segunda parte, há uma quêbra de expectativas quando o leitor conhece o desenrolar dessa história, quê indica quê o lobo não estava usando as roupas da senhora para enganar a menina, mas as havia conseguido da própria avó da Chapeuzinho Vermelho, que estava doando as roupas antigas para adquirir outras mais novas.
A intertextualidade também é recorrente entre textos literários. Leia os trechos dos poemas a seguir para constatar a relação existente entre eles.
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a sêr contraparente
Da nora quê nunca tive
BANDEIRA, Manuel. Vou-me embora pra Pasárgada. In: BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. São Paulo: José olímpio, [19--]. p. 117.
Que Manuel Bandeira me perdoe, mas VOU-ME EMBORA DE PASÁRGADA
Vou-me embora de Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
A existência é tão dura
As elites tão senis
Que Joana, a louca da Espanha,
Ainda é mais coerente
Do quê os donos do país.
FERNANDES, Millôr. Tudo quê vai pra sempre preenche uma lacuna em algum lugar. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 mar. 2001. Disponível em: https://livro.pw/xfick. Acesso em: 13 set. 2024.
Ao ler os dois trechos, o leitor deve interpretar os efeitos de sentido produzidos pelo diálogo entre eles. No poema de Manuel Bandeira (1886-1968), a finalidade é apresentar um espaço idílico, em quê o sujeito poético pretende encontrar refúgio e escapar de sua realidade. Pasárgada representa um sín-bolo para a evasão e a liberdade, um lugar onde se póde realizar akilo quê não é permitido na vida real.
No texto de Millôr Fernandes (1924-2012), a intertextualidade já é perceptível pelo título, em quê o autor indica o nome do poema e do poeta com quem irá estabelecer o diálogo. Além díssu, há a citação de trechos do poema original e a permanência de elemêntos formais, como esquema sonoro.
Página oitenta e oito
Ao ler os versos de Millôr Fernandes, fica clara a sua intenção de estabelecer uma crítica ao cenário brasileiro, o qual o eu lírico pretende deixar, diferenciando-se do texto com o qual estabelece relação diréta. Note quê, no título de ambos os textos, há o uso de preposições: Manuel Bandeira utiliza pra, sugerindo quê o eu lírico pretende ir a um lugar; Millôr Fernandes emprega de, indicando a fuga de um lugar. Com essa análise, fica evidente quê Millôr Fernandes estabelece o diálogo intertextual com Manuel Bandeira para apresentar um olhar crítico e de ressignificação à ideia de evasão proposta em “Vou-me embora pra Pasárgada”.
Recursos de intertextualidade
Além da paráfrase e da citação diréta, a intertextualidade póde ocorrer de diversas maneiras, sêndo algumas mais dirétas e óbvias e outras mais sutis e apoiadas no contexto de uso. Observe, a seguir, alguns recursos de intertextualidade.
Paródia
Releitura de um texto de referência para, com base nele, estabelecer uma reflekção crítica de cunho irônico ou humorístico.
Alusão
Menção indireta ao texto-fonte, tendo sua referência bibliográfica apontada ao final da exposição das ideias correspondentes a ele.
Epígrafe
Citação diréta colocada no início de um texto como forma de sintetizar as ideias nele desenvolvidas por meio dessa referenciação.
Pastiche
Reprodução estilística do texto tomado como referência, em quê há uma imitação clara e intencional.
Tradução
Transposição de um texto de uma língua para outra, sem infringir, nesse processo, as estruturas textuais e ideias originais.
De acôr-do com as intenções do autor, esses recursos podem sêr utilizados para garantir a intertextualidade no texto, de modo a demonstrar repertório sócio-cultural variado.
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A coletânea de textos e a relação entre saberes
Levando em consideração a intenção da coletânea de textos em provas de redação do enêm, é esperado quê ocorra uma relação de intertextualidade (direta ou indireta, explícita ou implícita) na produção textual realizada pêlos candidatos. Por isso, é possível utilizar elemêntos resgatados dêêsses textos para compor sua produção por meio de alguns recursos de intertextualidade.
No entanto, faz-se necessário lembrar quê, embora essa coletânea de textos motivadores seja importante para a compreensão temática e a escrita da redação, o enêm pede, como um dos critérios de avaliação do texto, o uso de repertório sócio-cultural quê vá além dos trechos apresentados.
A relação entre esses saberes, o tema propôsto e outros conhecimentos de mundo quê o candidato possa trazer em sua bagagem cultural devem sêr conectados de modo a delimitar seu ponto de vista e construir adequadamente as conexões internas quê reforcem os argumentos quê se deseja defender.
Os gêneros na coletânea das provas de redação do enêm
Para produzir um texto quê obtenha nota mássima na próva de redação do enêm, é essencial ler, interpretar e articular corretamente os textos apresentados na coletânea. A coletânea cumpre a função de nortear e expor brevemente o universo a quê se relaciona o tema propôsto. Para isso, são apresentados trechos de diferentes gêneros textuais.
Trechos de notícias e reportagens
Para contextualizar o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, o enêm 2022 apresentou, como um dos textos motivadores, um trecho de uma reportagem. No fragmento, expõe-se a ideia de quê os brasileiros não têm conhecimentos sobre os povos e as comunidades tradicionais do país além dos indígenas e dos quilombolas, propondo uma reflekção sobre o motivo pelo qual esse tipo de conhecimento não faz parte do repertório nacional. Por meio de outros exemplos de grupos tradicionais, como os pescadores artesanais, as quêbradeiras de coco-babaçu e os caatingueiros, o texto motivador sugere que o candidato não precisa abordar, em sua redação, cada um dos povos. Além díssu, o trecho cita uma definição atribuída a uma pesquisadora da hú éne bê quê evidên-cía a relação dessas populações com a térra e a natureza.
Página noventa
Gente do campo: descubra quais são os 28 povos e comunidades tradicionais do Brasil
Indígenas, quilombolas, caatingueiros e quêbradeiras de coco babaçu são alguns dos que intégram o grupo. Direito à térra está no centro das lutas destas populações.
Por Vivian Souza, g1
29/01/2022 07hOO • Atualizado há um ano
SOUZA, Vivian. Gente do campo: descubra quais são os 28 povos e comunidades tradicionais do Brasil. G1, [s. l.], 29 jan. 2022. Disponível em: https://livro.pw/qoxie. Acesso em: 10 nov. 2024.
Gráficos, tabélas e mapas
Algumas coletâneas de redação do enêm podem apresentar dados numéricos por meio de gráficos, tabélas e mapas associados ao tema abordado, como ocorreu com o tema de 2018, “Manipulação do comportamento do usuário pelo contrôle de dados na internet”.
A coletânea trousse gráficos sobre o uso de rêdes sociais e a côléta de dados.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional do Ensino Médio 2018. Brasília, DF: Inep, 2018.
Tiras, charges e cartuns
O enêm utiliza tiras, charges e cartuns para enriquecer a coletânea de textos de apôio, proporcionando uma visão crítica e humorística dos temas propostos.
Página noventa e um
Esses textos podem servir para ilustrar o tema, apresentando a situação sôbi outros pontos de vista. Interpretá-los é essencial para refletir sobre diferentes aspectos da questão e elaborar suas redações d fórma mais abrangente.
Um exemplo díssu ocorreu em 2011 com o tema"Viver em rê-de no século XXI: os limites entre o público e o privado". Na coletânea, havia uma tira cômica quê tratava do comportamento das pessoas nas rêdes sociais e da exposição de suas vidas privadas.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Exame Nacional do Ensino Médio 2011. Brasília, DF: Inep, 2011.
Textos normativos
Gêneros textuais, como leis e estatutos, podem sêr apresentados em redações do enêm para indicar o posicionamento jurídico e normativo oficial sobre determinado assunto.
O tema de 2017 foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", sêndo apresentados dois artigos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
CAPÍTULO IV
DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, d fórma a alcançar o mássimo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da ssossiedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
Art. 28. Incumbe ao pôdêr público assegurar, criar, desenvolver, implementar, acompanhar e avaliar: [...]
IV - oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas;
XII - oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, d fórma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.
BRASIL. Lei número 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponivel em: www planalto.govbr. Acesso em: 9 jun. 2017 (fragmento).
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional do Ensino Médio 2017. Brasília, DF: Inep, 2017.
Página noventa e dois
REDAÇÃO NOTA 1.000
Consulte Orientações para o professor.
A seguir, veja a proposta de redação apresentada no enêm de 2017.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
• O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
• O texto definitivo deve sêr escrito à tinta, na fô-lha própria, em 30 linhas,
• A redação quê apresentar Cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
• desrespeitar os direitos humanos.
• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada -texto insuficiente".
• fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
CAPÍTULO IV
DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, d fórma a alcançar o mássimo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da ssossiedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
Art. 28. Incumbe ao pôdêr público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: [...]
IV - oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas; [...]
XII - oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, d fórma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.
BRASIL. Lei número 13.146, de 6 de 2015. Disponível em: https://livro.pw/svmce. Acesso em. 9 jun 2017 (fragmento).
TEXTO II
TEXTO III
TEXTO IV
No Brasil, os surdos só começaram a ter acesso à educação durante o Império, no govêrno de Dom Pedro segundo, quê criou a primeira escola de educação de meninos surdos, em 26 de setembro de 1857, na antiga capital do País, o Rio de Janeiro. Hoje, no lugar da escola funciona o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). Por isso, a data foi escolhida como Dia do Surdo.
Contudo, foi somente em 2002, por meio da sanção da Lei no 10.436, quê a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como segunda língua oficial no País. A legislação determinou também quê devem sêr garantidas, por parte do pôdêr público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de objetiva.
Disponível em: https://livro.pw/djupb. Acesso em: 9 jun. 2017 (adaptado).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", apresentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Página noventa e três
Agora, leia uma das redações quê recebeu nota 1.000 nesse exame.
A formação educacional de surdos encontra, no Brasil, uma série de empecilhos. Essa tese póde sêr comprovada por meio de dados divulgados pelo Inep, os quais apontam quê o número de surdos matriculados em instituições de educação básica tem diminuído ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, algo deve sêr feito para alterar essa situação, uma vez quê milhares de surdos de todo o país têm o seu direito à educação vilipendiado, confrontando, portanto, a Constituição Cidadã de 1988, quê assegura a educação como um direito social de todo o cidadão brasileiro.
Em primeira análise, o descaso estatal com a formação educacional de deficientes auditivos mostra-se como um dos desafios à consolidação dessa formação. Isso porque poucos recursos são destinados pelo Estado à construção de escolas especializadas na educação de pessoas surdas, bem como à capacitação de profissionais para atenderem às necessidades especiais dêêsses alunos. Ademais, poucas escolas são adeptas do uso de Libras, segunda língua oficial do Brasil, a qual é primordial para a inclusão de alunos surdos em instituições de ensino. Dessa forma, a negligência do Estado, ao investir minimante na educação de pessoas especiais, dificulta a universalização dêêsse direito social tão importante.
Em segunda análise, o preconceito da ssossiedade com os deficientes apresenta-se como outro fator preponderante para a dificuldade na efetivação da educação de pessoas surdas. Essa forma de preconceito não é algo recente na história da humanidade: ainda no Império Romano, crianças deficientes eram sentenciadas à morte, sêndo jogadas de penhascos. O preconceito ao deficiente auditivo, no entanto, reverbera na ssossiedade atual, calcada na ética dilitarista, quê considera inútil pessoas quê, aparentemente menos capacitadas, têm pouca serventia à comunidade, como é caso de surdos. Os deficientes auditivos, dêêsse modo, são muitas vezes vistos como pessoas de menor capacidade intelectual, sêndo excluídos pêlos demais, o quê dificulta aos surdos não somente o acesso à educação, mas também à posterior entrada no mercado de trabalho.
Nesse sentido, urge quê o Estado, por meio de envio de recursos ao Ministério da Educação, promôva a construção de escolas especializadas em deficientes auditivos e a capacitação de profissionais para atuarem não apenas nessas escolas, mas em instituições de ensino comuns também, objetivando a ampliação do acesso à educação aos surdos, assegurando a estes, por fim, o acesso a um direito garantido constitucionalmente. Outrossim, ônguis devem promover, através da mídia, campanhas quê conscientizem a população acerca da importânssia do deficiente auditivo para a ssossiedade, enfatizando em mostrar a capacidade cognitiva e intelectual do surdo, o qual seria capaz de participar da população economicamente ativa (PEA), como fosse concedido a êste o direito à educação e à equidade de tratamento, por meio da difusão do uso de libras. Dessa forma, o Brasil poderia superar os desafios à consolidação da formação educacional de surdos.
enêm 2017: leia redações nota mil. G1, [s. l.], 19 mar. 2018. Disponível em: https://livro.pw/ebcjw. Acesso em: 13 set. 2024.
Na redação produzida pela candidata Yasmin Lima Rocha, logo no primeiro parágrafo, percebe-se como a coletânea de textos da próva motivou a escrita. A estudante faz alusão ao gráfico presente no Texto II, quê apresenta dados divulgados pelo Inep, os quais apontam o número de surdos matriculados em instituições de Educação Básica ao longo dos anos.
É possível notar, ainda, quê na elaboração da tese foram usados, d fórma indireta, mais dois textos da coletânea, relacionando-os. É também possível identificar a paráfrase da Constituição Federal de 1988, além das informações retiradas da reportagem sobre a trajetória legislativa da educação dos surdos no Brasil (Texto IV).
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Em todo o percurso do texto, identificam-se dados fornecidos pêlos textos da coletânea, quê contribuíram para a estruturação e a fundamentação dos argumentos apresentados.
Na conclusão do texto, a candidata recupera os argumentos calcados na necessidade de formação educacional para inserção no mercado de trabalho, retomando a tese e elaborando a proposta de intervenção, conforme exigido pela avaliação da próva do enêm.
Ainda com base na redação da candidata, responda às seguintes atividades.
1. Quais são os problemas relacionados ao tema apresentados pela autora do texto?
2. Qual é a tese defendida pela autora? Quais argumentos a candidata utiliza para sustentar sua tese?
3. Releia o texto, observando os recursos argumentativos utilizados. Liste os diferentes recursos argumentativos encontrados na redação (exemplos, dados estatísticos, apelos emocionais etc.). Para cada recurso identificado, responda às seguintes perguntas:
a) Como esse recurso contribui para a argumentação da candidata?
b) Ele é eficaz? Por quê?
Atendimento de participantes com deficiência no enêm
Como vimos no Capítulo 1, o enêm é um dos principais instrumentos de avaliação da educação no Brasil, servindo como porta de entrada para o Ensino Superior e diversos programas educacionais. Para garantir a equidade e inclusão de todos os participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza recursos e adaptações para participantes com deficiência. A seguir, comentamos um pouco as cartilhas especiais de redação desenvolvidas pelo Inep para atender participantes com dislexia, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e surdez/deficiência auditiva.
1. Participantes com dislexia
O quê é dislexia?
A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Caracteriza-se por dificuldades no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, além de problemas de soletração e decodificação.
Adaptações oferecidas no enêm:
• Tempo adicional: os participantes com dislexia têm direito a tempo adicional para a realização das provas.
• Provas em formato acessível: disponibilização de provas com fontes diferenciadas quê facilitam a leitura.
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• apôio de ledor: um profissional capacitado para auxiliar na leitura das kestões, quando solicitado.
Cartilha especial de redação:
A cartilha especial de redação para participantes com dislexia fornece orientações claras sobre a estrutura da redação, exemplos práticos e dicas para a organização do texto. Ela é elaborada para sêr visualmente acessível, com uso de fontes adequadas e leiáut facilitador.
2. Participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O quê é TEA?
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento quê afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. As manifestações do TEA varíam amplamente, abrangendo diferentes graus de severidade.
Adaptações oferecidas no enêm:
• Sala de próva específica: disponibilização de uma sala de próva adequada, com menor número de participantes, para reduzir estímulos quê possam causar desconforto.
• apôio de profissional acompanhante: quando necessário, um profissional acompanhante para auxiliar no gerenciamento do tempo e na orientação das tarefas.
Cartilha especial de redação:
A cartilha especial para participantes com TEA inclui instruções detalhadas e visuais sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, além de sugestões para a organização das ideias. A linguagem é adaptada para sêr diréta e objetiva, facilitando a compreensão.
3. Participantes com surdez/deficiência auditiva
O quê é surdez/deficiência auditiva?
A surdez ou deficiência auditiva é caracterizada pela perda parcial ou total da capacidade de ouvir, podendo variar em graus de severidade.
Adaptações oferecidas no enêm:
• Provas em Libras: disponibilização de provas traduzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os participantes quê utilizam essa forma de comunicação.
• Intérprete de Libras: presença de intérpretes de Libras durante a realização do exame para auxiliar na comunicação.
• Provas escritas com orientações claras: textos com instruções mais detalhadas e claras para facilitar a compreensão.
Cartilha especial de redação:
A cartilha especial para participantes com surdez/deficiência auditiva fornece orientações sobre a produção textual, incluindo exemplos e modelos em Libras. Há um foco no desenvolvimento da argumentação escrita, uma vez quê a expressão escrita póde diferir da comunicação em Libras.
Ampliando saberes
As associações Autismo e Realidade, Associação Brasileira de Dislexia (ABD), e Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) contam com diversas iniciativas quê apoiam a inclusão de pessoas com deficiência no Brasil. A Autismo e Realidade promove a conscientização e a inclusão social de indivíduos com TEA através de campanhas educativas e projetos de capacitação. A ABD dedica-se ao estudo e à disseminação de informações sobre a dislexia, proporcionando suporte a pessoas com dificuldades de aprendizagem, por meio de orientação, diagnósticos e capacitação de educadores. Já a Feneis atua na defesa dos direitos das pessoas surdas, promovendo a educação bilíngue (Libras e português) e a integração social dos surdos, além de oferecer diversos serviços, como interpretação de Libras e apôio em processos educativos e de inserção no mercado de trabalho. Juntas, essas organizações fortalecem a rê-de de suporte e inclusão para pessoas com deficiência no Brasil.
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Onde encontrar as cartilhas
As adaptações e cartilhas especiais disponibilizadas pelo Inep são fundamentais para assegurar quê todos os participantes do enêm tênham condições de igualdade para demonstrar seus conhecimentos e habilidades.
Essas medidas refletem o compromisso com a inclusão e a equidade na educação, proporcionando a todos a oportunidade de alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais. Todas essas cartilhas são encontradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, disponível em: https://livro.pw/xmbts (acesso em: 15 ago. 2024).
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Consulte Orientações para o professor.
Emprego de lêtras maiúsculas e do acento grave indicador da crase
Emprego de lêtras maiúsculas
O uso correto de lêtras maiúsculas é fundamental para garantir a clareza e a formalidade do texto. A letra maiúscula deve sêr utilizada em situações específicas, enquanto a letra minúscula é a norma para a maioria das palavras.
Regras gerais para o uso de lêtras maiúsculas
1. Início de frase: a primeira palavra de uma frase deve sempre começar com letra maiúscula.
• Exemplo: “A formação educacional de surdos encontra, no Brasil, uma série de empecilhos.”
2. Nomes próprios: nomes de pessoas, lugares, instituições, marcas etc. devem sêr escritos com letra maiúscula.
• Exemplo: “Constituição Cidadã de 1988”
3. Títulos e subtítulos: títulos de obras, capítulos e artigos começam com letra maiúscula.
• Exemplo: “Redação nota mil”
4. Siglas: escrêeva com todas as lêtras maiúsculas:
• siglas com até três lêtras: Ônu, OAB, úspi;
• siglas cujas lêtras são soletradas: BNDES, INSS, CPMI, DNER.
5. Use só a inicial maiúscula:
• siglas com mais de três lêtras quê são pronunciadas como palavras: Inep, Masp, Unesco.
Veja exemplo retirado da Redação nota 1.000 destacada anteriormente:
• Correto: “Constituição Cidadã de 1988”
• Incorreto: “constituição cidadã de 1988”
Emprego do acento grave para indicar crase
A crase ocorre quando há a fusão da preposição a com o artigo definido feminino a ou com pronômes demonstrativos iniciados com a. Essa contração é indicada pelo acento grave (à).
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O uso correto da crase é fundamental para a clareza e precisão da escrita, evitando ambiguidades e garantindo quê a mensagem seja compreendida.
Exemplo:
“Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da ssossiedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.”
Nesse exemplo, retirado de texto da coletânea de redação, o verbo assegurar exige preposição a: quem assegura, assegura algo a alguém. Por outro lado, o substantivo “pessoa” é feminino e admite o artigo a. Logo, ocorre crase e, por isso, o acento grave da crase.
Regras gerais para o emprego do acento grave da crase
1. A crase ocorre quando um substantivo ou adjetivo exige a preposição a e é seguido de um substantivo feminino. Ela também ocorre em locuções adverbiais.
• Exemplos: acesso à biblioteca (substantivo); favorável à mudança (adjetivo); fique à vontade (locução adverbial)
2. A crase ocorre quando um verbo exige a preposição a e é seguido de um substantivo feminino.
• Exemplos: assistir à aula; obedecer à lei; entregar à secretaria
3. Antes de palavra feminina: determinada pelo artigo a(s).
• Exemplo: O apôio à leitura é fundamental para participantes com dislexia. (preposição a + artigo feminino a referente à palavra leitura).
4. Antes de pronômes demonstrativos: é usado antes dos pronômes aquele(s), aquela(s) e akilo.
• Exemplos: Refiro-me àquela situação. / Entregue os documentos àquele rapaz. Nesses casos, há a preposição a exigida pêlos verbos referir e entregar e a fusão dessa preposição a com os pronômes demonstrativos aquela e aquele, resultando em àquela e àquele.
5. Antes de locuções prepositivas, conjuntivas e adverbiais femininas: é usado em expressões quê exigem a preposição a e são femininas.
• Exemplos: à medida quê; à frente de (à + frente de); à tarde (à + tarde)
Não ocorre crase e, portanto, não existe acento grave antes de:
• substantivo masculino: Eles assistiram ao filme.
• verbo: Ele continuava a examinar os documentos.
• artigo indefinido: Ontem, fui a uma festa.
• expressões de tratamento como Vossa Excelência, Vossa Senhoria: Escrevi um imêiu a Vossa Excelência.
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ATIVIDADE
Consulte Orientações para o professor.
Para desenvolver as atividades, retome a redação da candidata Yasmin Lima Rocha na seção Redação nota 1.000. Observe a seguinte passagem do texto da Yasmin.
[...] Isso porque poucos recursos são destinados pelo Estado à construção de escolas especializadas na educação de pessoas surdas, bem como à capacitação de profissionais para atenderem às necessidades especiais dêêsses alunos.
Nessa passagem, Yasmin empregou letra maiúscula na palavra Estado, porque ela é utilizada para se referir ao govêrno, às instituições políticas e administrativas de um país. A palavra estado, com letra minúscula, é usada em outros contextos, como para indicar divisões territoriais de um país, condições ou situações.
Exemplos: O estado do Ceará é o oitavo mais populoso do Brasil. / Ele está em um estado de felicidade.
Releia a redação e anote, em seu caderno, todas as palavras escritas com letra maiúscula. Em seguida, explique por quê cada uma dessas palavras está com letra maiúscula, utilizando as regras abordadas nesta seção.
• Sobre o emprego do acento grave para indicar a crase, obissérve mais uma passagem da redação da candidata Yasmin.
Em primeira análise, o descaso estatal com a formação educacional de deficientes auditivos mostra-se como um dos desafios à consolidação dessa formação [...].
Como vimos, a crase ocorre quando há a fusão da preposição a com o artigo definido feminino a.
Na frase redigida pela candidata, o termo desafios exige a preposição a, e a palavra consolidação é um substantivo feminino quê aceita o artigo definido a.
Portanto, temos:
• Preposição a (exigida pelo termo desafios).
• Artigo definido a (antes de consolidação,).
Quando essas duas condições estão presentes, a crase é obrigatória.
Agora é sua vez. Retome o texto da redação, registre no caderno outros casos em quê o acento indicador de crase é utilizado pela autora e procure justificar a aplicação da crase em cada um dêêsses casos.
Página noventa e nove
PARA REFLETIR
Consulte Orientações para o professor.
Opinar sem desrespeitar
Independentemente da temática proposta na próva de redação, é preciso ter ciência de quê não se devem utilizar, na produção textual, ideias quê se apoiem no senso comum ou quê firam os direitos humanos. Ao expressar opinião sobre um tema, deve-se garantir quê o ponto de vista adotado não é intolerante, preconceituoso, vexatório ou configurado como discurso de ódio.
Sobre esse assunto, leia o trecho e responda às kestões a seguir.
Em primeiro lugar, o quê é discurso de ódio?
Não existe uma única definição para discurso de ódio, entretanto, todas elas se assemelham. Segundo Samanta Ribeiro Meyer-Pflug, doutora em Direito, o discurso de ódio é a manifestação de “ideias quê incitem a discriminação racial, social ou religiosa em determinados grupos, na maioria das vezes, as minorias”. Entretanto, podemos vêr quê nesta definição são abordados apenas os pontos de discriminação racial, social ou religiosa, sem considerar, por exemplo, gênero, orientação sexual, peso, algum tipo de deficiência, classe, dentre outros.
Já Daniel Sarmento, doutor em Direito Constitucional, afirma quê discurso de ódio póde sêr caracterizado por “manifestações de ódio, desprêzo ou intolerância contra determinados grupos, motivadas por preconceitos”.
Sendo assim, com base nessas duas conceituações e no senso comum quê existe sobre o termo, podemos chegar à conclusão quê discurso de ódio é um conjunto de ações com teor intolerante direcionadas a grupos, na maioria das vezes, minorias sociais (mulheres, LGBTs, gordos(as), pessoas com deficiência, imigrantes, dentre outros).
CHAGAS, Inara. Discurso de ódio: o quê caracteriza essa prática e como combatê-la. Politize, [Florianópolis], 4 jun. 2020. Disponível em: https://livro.pw/pfnbk. Acesso em: 16 set. 2024.
1. Considere a discussão apresentada no trecho e reflita sobre o tema “Os limites da liberdade de expressão”. Em seguida, redija um comentário quê apresente seu ponto de vista sobre o assunto.
2. Considerando o tema em análise e seu posicionamento apresentado na atividade anterior, componha, no caderno, um parágrafo conclusivo, incluindo uma proposta de intervenção, aos móldes de uma redação do enêm. Para isso, não se esqueça de propor uma sugestão aplicável e indicar uma ação, um agente, um meio, uma finalidade e detalhamentos pertinentes.
Página cem
EM PRÁTICA
Consulte Orientações para o professor.
A redação para o enêm
Com base nos textos motivadores reproduzidos a seguir, escrêeva um texto dissertativo-argumentativo sobre a importânssia de debater e cuidar da saúde mental no século XXI.
Texto I
GOMES, Clara. [Terapia: saúde mental]. Bichinhos de Jardim, [s. l.], 18 fev. 2020. Disponível em: https://livro.pw/mxczl. Acesso em: 10 nov. 2024.
Texto II
Fonte: Isma-BR. PINHEIRO, Chloé; SPONCHIATO, Diogo. Um raio x da cabeça dos trabalhadores. Veja Saúde, [s. l.], 23 jan. 2023.Disponível em: https://livro.pw/rctod. Acesso em: 10 nov. 2024.
Página cento e um
Organizar
• Leia e interpréte os textos motivadores apresentados.
Se necessário, anote, em seu caderno, os pontos principais quê você identificou em cada um, assim como as possíveis relações temáticas.
• Pesquise artigos, livros e filmes quê possam contribuir para a argumentação do texto, de modo a compor seu repertório sócio-cultural.
• Antes de começar a produção, realize o planejamento de seu texto, fazendo uso do esquema de redação quê contemple suas três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Para isso, indique os tópicos quê serão desenvolvidos em cada parágrafo.
Produzir
• Desenvolva a primeira versão de seu texto, com base no esquema produzido anteriormente.
• Use o registro formal, comumente solicitado nas provas oficiais de redação.
• Verifique a necessidade de ampliar as ideias quê você indicou para cada parágrafo, garantindo a exemplificação e o detalhamento quê considerar necessários.
• Avalie a possibilidade de incluir citações dirétas ou paráfrases, tanto dos textos motivadores como de outros textos pesquisados, para compor seu repertório sócio-cultural.
• Utilize argumentos coerentes quê favoreçam a defesa de seu ponto de vista.
• Na conclusão, elabore a apresentação de uma proposta de solução para o problema.
Não se esqueça de garantir quê a proposta respeite os direitos humanos.
Ampliando saberes
O podcast Entrementes entrevista especialistas em saúde mental. A produção foi criada para abordar, d fórma transparente e acolhedora, temas como relações interpessoais, transtôrnos mentais e demais assuntos quê afetam grande parte da ssossiedade.
Avaliar
Levando em consideração as kestões a seguir, revise a primeira versão de seu texto
1. Os textos motivadores são essenciais para direcionar o candidato para o tema da redação e deixar evidente a abordagem sobre o assunto quê deve sêr seguida. Em sua produção textual, como foram utilizados os textos da tira e do gráfico?
2. Os textos motivadores ajudam a direcionar a escrita, porém é importante complementá-los com elemêntos de seu repertório sócio-cultural, de modo a enriquecer a argumentação de seu ponto de vista. Você apresentou mais recursos em seu texto? Se sim, indique quais.
3. A tese carrega o ponto de vista adotado pelo autor, a sêr defendido ao longo do texto. Diante do tema propôsto nos textos motivadores, escrêeva, a seguir, a tese defendida em sua redação.
Após seguir todas as etapas indicadas nesta seção, passe a sua redação a limpo em uma fô-lha separada, quê deverá sêr entregue ao professor.
Página cento e dois
ESTUDO EM RETROSPECTIVA
Sintetizar
O capítulo abordou as habilidades necessárias para a elaboração de uma redação dissertativo-argumentativa no enêm, destacando a importânssia da leitura cuidadosa da proposta e da interpretação correta do tema, além da função da coletânea de textos como suporte à argumentação. Enfatizou estratégias para evitar a fuga ao tema, como a delimitação da tese e o uso crítico dos textos motivadores, além de ressaltar a importânssia de um repertório sócio-cultural amplo e uma proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Também tratou do uso de lêtras maiúsculas e da crase, finalizando com foco na competência 2, quê avalia a pertinência ao tema.
Agora, chegou o momento de sintetizar essas aprendizagens. Para tanto, procure responder às kestões a seguir.
1. Consegue identificar as palavras-chave e delimitar o tema de uma proposta de redação do enêm?
2. Compreende a função dos textos motivadores na coletânea e sabe como utilizá-los para embasar sua argumentação?
3. Sabe como elaborar uma tese clara e sustentá-la com argumentos coerentes e bem fundamentados?
4. Consegue evitar a fuga ao tema e manter o foco no assunto propôsto durante toda a redação?
5. Elaborou uma proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos e quê esteja alinhada com a tese desenvolvida?
Refletir e avaliar
Além da compreensão do conteúdo, é importante refletir sobre seu dêsempênho e sua aprendizagem ao longo do capítulo. Para isso, em seu caderno, reproduza o seguinte qüadro e responda às kestões a seguir. Depois, converse com os côlégas e com o professor sobre formas de aprimoramento de sua aprendizagem e anote-as nas observações.
Questão |
Fui proficiente |
Preciso aprimorar |
Observações |
---|---|---|---|
Realizei as tarefas quê estavam sôbi minha responsabilidade. |
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Compreendi e consegui sintetizar os conhecimentos sobre tema, tese, uso da coletânea e emprego de lêtras maiúsculas e acento indicador da crase. |
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Produzi com empenho de aprendizagem todas as propostas de atividades sobre texto dissertativo-argumentativo e infografia. |
Página cento e três
PRATIQUE MAIS
A prática constante da escrita de redações ajuda a desenvolver as suas habilidades argumentativas, a clareza de expressão e a observância das normas gramaticais e de pontuação. Nesta seção, você encontrará uma proposta de redação quê o convida a refletir sobre um tema atual e a exercitar a escrita de texto dissertativo-argumentativo, fundamental para o sucesso na redação enêm.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo do Capítulo, elabore um texto dissertativo-argumentativo na norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema “O papel da tecnologia na educação: avanços e desafios no Brasil”. Construa seu texto d fórma coerente e coesa, respeitando os direitos humanos na proposta de intervenção e apresentando argumentos, fatos e dados para a defesa de seu posicionamento.
Texto 1
Tecnologia: o quê é (resumo do conceito)
Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia quê envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas quê visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
A palavra tecnologia tem origem no grego “tekhne” quê significa “técnica, ár-te, ofício” juntamente com o sufixo “logia” quê significa “estudo”.
TECNOLOGIA: o quê é (resumo do conceito). Enciclopédia Significados, [s. l.], c2024. Disponível em: https://livro.pw/ndfqa. Acesso em: 15 jul. 2024.
Texto 2
A inteligência artificial (IA) e as ferramentas tecnológicas, têm o potencial de sêr uma ferramenta valiosa na educação, auxiliando em diversos aspectos. Um deles é a personalização do ensino, as tecnologias podem auxiliar na personalizar da educação, adaptando o conteúdo e o ritmo de aprendizagem de cada aluno de acôr-do com suas necessidades e habilidades individuais, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. Um segundo aspecto é o de identificação de problemas de aprendizagem, as ferramentas tecnológicas podem sêr utilizadas para identificar padrões em dados de dêsempênho dos alunos, ajudando a detectar problemas de aprendizagem e permitindo intervenções precoces para melhorar o dêsempênho acadêmico. Outro aspecto quê vale sêr mencionado é o suporte ao ensino à distância, durante a pandemia, a IA e outras tecnologias foram mobilizadas para criar e fornecer recursos de ensino à distância [...]
[…]
Contudo, o desenvolvimento de tantas tecnologias, especialmente com a chegada da IA, traz também desafios para educação. Um dos principais desafios está relacionado à exclusão digital, visto que nêm todos terão acesso igualitário à tecnologia. êste cenário póde gerar uma lacuna digital entre aqueles quê têm acesso à tecnologia e aqueles quê não têm, criando desigualdades na educação.
INSTITUTO NW. O impacto das novas tecnologias na educação: desafios e oportunidades. São Paulo: Instituto NW, 14 abr. 2023. Disponível em: https://livro.pw/qbxvm. Acesso em: 15 jul. 2024.
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Texto 3
LEI número 14.180, DE 1º DE JULHO DE 2021
[...]
Art. 1º É instituída a Política de Inovação Educação Conectada, em consonância com a estratégia 7.15 do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei número 13.005, de 25 de junho de 2014, com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagójikô de tecnologias digitais na educação básica.
Art. 2º A Política de Inovação Educação Conectada visa a conjugar esforços entre órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, escolas, setor empresarial e ssossiedade civil para assegurar as condições necessárias à inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de educação básica.
Parágrafo único. A Política de Inovação Educação Conectada será executada em articulação com outros programas destinados à inovação e à tecnologia na educação quê tênham apôio técnico ou financeiro do govêrno federal.
BRASIL. Lei número 14.180, de 1º de julho de 2021.Institui a Política de Inovação Educação Conectada. Disponível em: https://livro.pw/cjwpr. Acesso em: 15 jul. 2024.
Texto 4
FONTE: hí bê gê hé. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua. [s. l.]: hí bê gê hé, 2019. Disponível em: https://livro.pw/jpwct. Acesso em: 15 jul. 2024.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
• O texto definitivo deve sêr escrito à mão, com até 30 linhas.
• A redação não póde apresentar cópia dos textos indicados na Proposta de Redação. Caso isso aconteça, o número de linhas referente ao trecho copiado será desconsiderado na contagem.
• A redação quê apresentar até sete linhas será considerada como insuficiente, e terá nota zero.
• A fuga ao tema também terá nota zero.
• Trechos desconectados do tema propôsto também fazem com quê a nota seja zerada.
• Não deve apresentar identificação como assinatura, nome ou outras formas nas linhas destinadas ao texto da redação.
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