CAPÍTULO 4
A introdução na redação para o enêm
Informações do Capítulo
Campos de atuação: vida pública, estudo e pesquisa e jornalístico-midiático.
Tema Contemporâneo Transversal: Educação em Direitos Humanos.
Principais objetivos:
1. Compreender a estrutura básica do texto dissertativo-argumentativo, identificando suas partes principais, em especial a introdução.
2. Identificar a função da tese na introdução, compreendendo sua importânssia como elemento central da argumentação.
3. Analisar exemplos de introduções bem-sucedidas em redações nota 1.000, avaliando como apresentam a tese e contextualizam o tema.
4. Elaborar introduções coerentes e claras, quê apresentem a tese e preparem o leitor para os argumentos desenvolvidos no texto.
Página cento e seis
Texto dissertativo-argumentativo
Existe uma importante relação entre saber argumentar e saber atuar como cidadão. Essas duas práticas estão interligadas porque sêr cidadão envolve se reconhecer como parte da ssossiedade e ter liberdade para expressar ideias e opiniões, propor intervenções sociais e posicionar-se criticamente, d fórma responsável e com empatia, diante de problemas quê envolvam a vida cotidiana.
As últimas dékâdâs foram marcadas por movimentos sociais quê transformaram a vida das pessoas e as relações entre elas. Muitas dessas transformações nasceram da vontade humana de promover o bem coletivo e foram conquistadas por meio de lutas e debates sociais nos quais posicionamentos foram assumidos em prol da coletividade, assim como fez Bertha Lutz ao lutar pêlos direitos das mulheres na Ônu.
É por isso quê aderir a um ponto de vista, sustentá-lo e defendê-lo é algo quê deve sêr mobilizado d fórma consciente e livre de imposições e manipulações.
Por essa relevância social, o texto dissertativo-argumentativo é um importante recurso de avaliação para ingresso em muitas universidades e no enêm. Sua estrutura, como o nome sugere, está associada à predominância de sequências com características relacionadas a dois tipos textuais distintos, cada qual com suas especificidades. Observe, a seguir, alguns elemêntos principais do tipo dissertativo e do tipo argumentativo.
Tipo dissertativo
Caracteriza-se pela exposição, explicação e interpretação de ideias.
Apresenta linguagem objetiva.
Não tem o objetivo de convencer o interlocutor, mas de expor informações sobre determinado assunto.
Tipo argumentativo
Caracteriza-se por tentar convencer o interlocutor por meio de argumentos e raciocínio lógico.
É comum o uso de orações indicativas de causalidade, oposição e conclusão.
Tem o objetivo de convencer o interlocutor sobre um posicionamento e, para isso, faz uso de argumentos.
O texto dissertativo-argumentativo reúne características dêêsses dois tipos textuais, de modo quê há a exposição de informações acompanhada de argumentos quê sustentam um ponto de vista.
Sobre essa estrutura, leia o trecho a seguir, retirado da cartilha do participante do enêm de 2023.
O texto do tipo dissertativo-argumentativo é aquele quê se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, a fim de influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de quê a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e
Página cento e sete
explicar ideias. Por isso, há uma dupla natureza nesse tipo textual: é argumentativo porque defende um ponto de vista, uma opinião, e é dissertativo porque utiliza explicações para justificá-lo.
O objetivo dêêsse texto é, em última análise, convencer o leitor de quê o ponto de vista é acertado e relevante. Para tanto, mobiliza informações, fatos e opiniões, à luz de um raciocínio coerente e consistente.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A redação no enêm 2023: cartilha do participante.
Brasília, DF: Inep, 2023. p. 16.
Esta estrutura é composta de três partes principais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Entretanto, cada uma delas tem especificidades quê as configuram. Observe, a seguir, algumas das características de cada parte.
Conforme indicado no esquema, para introduzir o texto dissertativo-argumentativo é importante contextualizar o tema e apresentar a tese quê será defendida com argumentos no desenvolvimento; por fim, na conclusão, retoma-se a tese para fazer um fechamento e apresentar a proposta de intervenção, de acôr-do com a intenção do texto.
Neste Capítulo, serão exploradas, com mais dêtálhes, a estrutura e as características esperadas para a introdução do texto dissertativo-argumentativo.
Tese e tema
O ponto de vista adotado e defendido pelo autor de um texto é conhecido como tese.
Esse elemento é importante para o texto dissertativo-argumentativo, pois sua identificação deve permitir a compreensão do posicionamento adotado e a avaliação dos argumentos apresentados no desenvolvimento como coerentes ou não.
A definição de uma tese, na redação para o enêm, deve estar alinhada ao tema apresentado na proposta de redação.
Página cento e oito
ATIVIDADES
Consulte Orientações para o professor.
Leia o artigo de opinião a seguir para responder às kestões.
Segura na mão dos 60% e vai: se livrando da síndrome da impostora
Enquanto as mulheres só se candidatam para vagas em quê preencherem 100% dos requisitos, os homens se arriscam mesmo dando check em 60% – e costuma dar cérto. Que tal aprendermos um pouco com essa autoestima delirante?
Não posso afirmar quê sou uma mulher com baixa autoestima, pelo menos não no campo profissional. Me recórdo de um tempo em quê, desprovida de consciência sobre o feminismo e suas lutas, pensava ingenuamente: “Se os homens conseguem, eu também consigo”. Coitada de mim, completamente desinformada sobre como o privilégio funciona, mas esse pensamento talvez tenha me servido, mesmo quê inconscientemente.
Se eles usavam calça preta e blusa branca pra trabalhar, eu também podia. Sempre morri de preguiça de fazer maquiagem, então trabalhei muitos anos com pouca ou nenhuma – até começar a perceber quê estava perdendo oportunidades por não me apresentar da maneira quê esperavam de uma mulher. E assim fui travando.
Quando não estava me sentindo 100%, vinha sempre uma sombra de dúvida sobre a minha capacidade. Ao me conscientizar sobre as disparidades corporativas no quê diz respeito à carreira de mulheres, “descobria” a tal síndrome da impostora e ela começou a me pegar de jeito.
Mas minha autoestima ainda estava lá, então em vez de me abater, decidi estudar e entender TUDO quê podia sobre o quê me perturbava. Primeiro para me sentir mais segura e com argumentos, depois pra saber o quê tinha quê fazer para diminuir meu medo. E diante de estudos quê falam sobre homens e mulheres no mercado de trabalho, descobri quê não existe isso de síndrome da impostora. O quê existe é uma longa história de patologização da experiência feminina conforme as mulheres conquistam direitos e espaços.
O fenômeno da impostora foi identificado em 1978 d fórma bem-intencionada por duas mulheres. Anos antes, entre 1972 e 1978, o govêrno americano aprovou uma série de leis e emendas a favor dos direitos das mulheres. Então, no contexto em quê o fenômeno da impostora foi observado, as mulheres estavam de fato passando a ocupar espaços profissionais quê eram dominados por homens – logo, não é de se admirar quê elas não se sentissem “dignas” dêêsses cargos devido a um contexto social. Mas o quê era chamado um fenômeno passou a sêr nomeado popularmente de síndrome, patologizando um sentimento completamente legítimo dadas as circunstâncias.
Quase 50 anos depois, esse não é o caso. Não é quê as mulheres não se sentem capazes de ocupar determinados cargos, é quê elas só fazem as coisas quando se acham plenamente preparadas. Por exemplo, quando falamos de vagas de emprego, as mulheres só se candidatam quando possuem 100% das características solicitadas. Enquanto isso, os homens já se arriscam quando têm 60% dos requisitos. Esse dado vêm de uma pesquisa quê [...] [uma platafórma focada em negócios] divulgou em 2019.
Ou seja: capacidade a gente tem, o quê a gente talvez não tenha é a autoestima delirante do homem quê o encoraja a arriscar mesmo não tendo plena capacidade para ocupar uma função. Eles simplesmente se arriscam e vão aprendendo as coisas no meio do caminho.
Essas descobertas me incomodaram, mas também me lembraram de situações da minha vida nas quais eu não me sentia completamente preparada e mesmo assim arriscava (principalmente na época quê eu pensava quê se os homens podiam, eu também podia). Fazendo uma análise geral, percebi quê, na maioria das vezes, obtive sucesso. Foi então
Página cento e nove
quê criei minha própria regra: nos dias de insegurança, não dê ouvidos ao fenômeno da impostora. Segure na mão dos 60% e vai!
BLASI, Maíra. Segura na mão dos 60% e vai: se livrando da síndrome da impostora. Mina, [s. l.], 13 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/veqgi. Acesso em: 10 jul. 2024.
1. Identifique e explique o principal argumento apresentado na linha fina, logo abaixo do título do texto.
2. Quais são os principais pontos discutidos no desenvolvimento do texto quê sustentam o argumento inicial? Liste e explique pelo menos três pontos.
3. Como a autora conclui o texto e quê mensagem final ela deseja transmitir aos leitores?
4. Qual é o tema central do texto e por quê ele é relevante na ssossiedade atual?
5. Qual é a tese defendida pela autora no texto?
6. A autora menciona quê o fenômeno da impostora foi patologizado ao longo do tempo. Explique o quê ela quer dizêr com isso e discuta se você concórda com essa visão.
7. dêz-creva a síndrome da impostora conforme apresentada no texto e explique como ela impacta a vida profissional das mulheres.
8. Após ler o texto, qual é a sua opinião sobre a diferença de comportamento entre homens e mulheres em contextos profissionais? Você já se sentiu impactado pela síndrome do impostor em algum aspecto da sua vida? Compartilhe sua experiência.
Texto dissertativo-argumentativo: introdução
Neste tópico, será aprofundado o estudo da primeira parte do texto dissertativo-argumentativo: a introdução. Para isso, serão estudadas algumas possibilidades de estruturação para essa parte inicial da redação.
As diferentes estratégias de introdução
Em um texto dissertativo-argumentativo como a redação para o enêm, o primeiro parágrafo desempenha o papel de introduzir o tema e de apresentar a tese a sêr defendida pelo autor. Entre as estratégias para redigir o parágrafo introdutório de um texto dissertativo-argumentativo, destacam-se algumas quê tendem a sêr mais utilizadas: a referência histórica, a narração, a citação ou a paráfrase, a definição e a referência a alguma obra artística. Essas estratégias serão aprofundadas a seguir.
Referência histórica
Uma importante estratégia usada na elaboração da introdução é apresentar um recorte de situação ou evento histórico, ou ainda se referir a modos de vida, côstúmes ou hábitos
Página cento e dez
de determinado período para estabelecer relação com a temática quê se quer desenvolver.
Essa estratégia póde sêr verificada no trecho a seguir.
Em 2022, completam-se 90 anos da conkista das mulheres brasileiras do direito de votar e serem votadas em nosso País. Aprovado definitivamente no cóódigo Eleitoral de 1932, o sufrágio feminino foi resultado de uma luta quê começou dékâdâs antes, em várias partes do mundo. Muitas vezes relegada ao esquecimento e à invisibilidade, a história da luta das mulheres pelo direito ao voto é o tema central desta exposição. E é bastante simbólico quê isso seja feito neste corredor, chamado Tereza de Benguela, em homenagem à mulher negra brasileira quê deixou sua marca em nossa história política muito antes de quê fossem iniciados os debates sobre o sufrágio feminino no Parlamento brasileiro.
PRESTES, Ana; KALIL, Angélica (org.). 1932-2022: 90 anos do voto feminino no Brasil. Ilustrações: Mariamma Fonseca. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, out. 2022. p. 5. Disponível em: https://livro.pw/bpexl. Acesso em: 9 ago. 2024.
Para discutir a inserção e a importânssia da mulher na esféra política do Brasil, as autoras fazem referência ao momento histórico quê garantiu às mulheres o direito ao voto. Nessa introdução, contextualiza-se historicamente o panorama da luta feminina pelo voto, demarcando no texto quê essa conkista se deu 90 anos antes da publicação do texto.
Narração
Essa estratégia consiste em construir um parágrafo em quê predomine o tipo textual narrativo. Nele, o autor narra uma história, um acontecimento ou uma situação quê ilustre e quê possa representar a situação-problema quê será debatida no texto. Essa estratégia póde sêr exemplificada no trecho a seguir.
“Pelo amor de Deus, me ajudem! Tenho fome! Estou desempregado!”, gritava o homem, dentro do trem do metrô, quase em lágrimas. Era impossível não se condoer. Aos poucos, cada pessoa contribuía com o quê podia, mesmo quê com algumas moedas. A fome não espera. Ela corrói as entranhas, mas também a dignidade. Imagine a dor de um pai ou uma mãe quê percebe quê não tem o quê dar de comer aos filhos. Também não tem de onde tirar o sustento. Cada amanhecer é incerteza, medo, desesperança, desalento.
CRAVEIRO, Rodrigo. Artigo: A fome jamais espera. Correio Braziliense, Brasília, 3 ago. 2022. Disponível em: https://livro.pw/txfvs. Acesso em: 7 fev. 2023.
Nesse trecho de um artigo de opinião, o autor introduz a temática quê será discutida – a fome – com a narrativa de uma cena quê representa o conflito de um homem quê vive a situação-problema. Nesse caso, percebe-se a apresentação de um cenário, de uma personagem, bem como ações e emoções atreladas a essa personagem e às demais quê vivenciam a cena.
Esse tipo de introdução narrativa deve sêr curto, com sucessão de informações objetivas e lógicas. Ao optar por essa estratégia, é possível despertar empatia no leitor, sensibilizando-o para o tema quê será discutido.
Página cento e onze
Citação ou paráfrase
Nessa estratégia, faz-se referência diréta (citação) ou indireta (paráfrase) a um pensamento, uma ideia, uma teoria ou um ponto de vista de autores de referência ou especialistas no tema em voga. No trecho a seguir, retirado de redação nota 1.000 do enêm 2023 (desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil), a candidata utiliza a citação de um conceito da autora rana Arendt e o recurso da paráfrase para explicá-lo.
3. Gabriela Larissa de Souza Gurgel
A filósofa contemporânea Hannah Arendt constata, por meio do conceito denominado “Banalidade do Mal”, a tendência existente nas sociedades no quê tange à naturalização das mazelas presentes na coletividade. Nessa vertente, percebe-se quê, na realidade brasileira atual, a proposição teórica mencionada se torna evidente, sobretudo quando são considerados os entraves para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Com efeito, hão de sêr analisados os principais intensificadores da temática em questão: o machismo estrutural e a omissão estatal.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A redação do enêm 2023: cartilha do participante. Autoria: Gabriela Larissa de Souza Gurgel. Brasília, DF: Inep, 2023.
Definição
A definição também é uma forma de introduzir um parágrafo, apresentando uma explicação sobre um termo, um conceito ou uma expressão. No trecho a seguir, o recurso foi acionado no parágrafo de introdução.
O feminismo é o movimento quê luta pela igualdade social, política e econômica dos gêneros. Hodiernamente, muitas conkistas em prol da garantia dessas igualdades já foram alcançadas – a exemplo do direito ao voto para as mulheres, adquirido no govêrno Vargas. Entretanto, essas conkistas não foram suficientes para eliminar o preconceito e a violência existentes na ssossiedade brasileira.
REDAÇÃO no enêm: leia textos quê tiraram nota mil em 2015. G1, [s. l.], 16 jun. 2016. Disponível em: https://livro.pw/xyikd. Acesso em: 7 fev. 2023.
Esse parágrafo introduziu uma redação nota 1.000 da edição de 2015 do enêm. Nele, percebe-se quê a candidata define o quê é feminismo para, em seguida, apresentar o tema sobre preconceito e violência de gênero existentes no Brasil.
Página cento e doze
Referência a alguma obra
Como o próprio nome já indica, essa estratégia faz referência explícita a produtos culturais, como filmes, livros, pinturas, lêtras de música, esculturas, peças teatrais etc. A referência deve sêr rica em dêtálhes e indicar o título completo e a altoría do objeto citado, podendo sêr usada como exemplo ou com o intuito de comparação para complementar a introdução.
O tema da redação do enêm 2022, “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil,” se conecta com as reflekções de Ailton Krenak em seu livro Ideias para adiar o fim do mundo. Krenak, como pensador e ativista indígena, expõe a crítica ao modelo de desenvolvimento quê marginaliza e desvaloriza os saberes e modos de vida dos povos tradicionais, como os indígenas. Ele argumenta quê essas comunidades têm uma relação harmoniosa e respeitosa com a Terra, uma visão essencial para a sustentabilidade e a sobrevivência do planêta. O tema do enêm, ao trazer à tona os desafios da valorização dêêsses povos, dialoga com a proposta de Krenak de repensar a relação da humanidade com o mundo natural, reconhecendo a importânssia das culturas tradicionais na construção de um futuro mais justo e equilibrado. Assim, valorizar as comunidades tradicionais não é apenas um ato de justiça social, mas uma necessidade urgente para evitar o colapso ambiental quê ameaça toda a humanidade.
Leia o trecho a seguir, referente à introdução de uma redação nota 1.000 também do enêm 2022.
No livro “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, Ailton Krenak critíca o distanciamento entre a população brasileira como um todo e a natureza, o quê não se aplica às comunidades indígenas. Tal pensamento é extremamente atual, já quê não só indígenas como todas as populações tradicionais têm uma relação de respeito mútuo com a natureza, aspectos quê as diferenciam do résto dos brasileiros. Com isso, a agressão ao meio ambiente e o apagamento dos saberes ancestrais configuram desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A redação do enêm 2023: cartilha do participante. Autoria: Rodrigo Junqueira Santiago Simões. Brasília, DF: Inep, 2023.
Combinação de estratégias
Na produção de um texto, a criatividade é essencial. Ela póde sêr revelada quando o autor aciona diferentes estratégias em sua escrita. Na introdução a seguir, isso póde sêr analisado.
A expressão sustentabilidade foi utilizada pela ex-primeira-ministra da Noruega, em um dos primeiros encontros internacionais de meio ambiente, patrocinados pela Organização das Nações
Página cento e treze
Unidas (Ônu), em um documento denominado “Nosso Futuro Comum”. Trouxe a concepção de quê é preciso utilizar os recursos naturais, mas sem comprometer a vida das gerações futuras.
NAIME, Roberto. Refletindo sobre sustentabilidade. EcoDebate, [Rio de Janeiro], 23 maio 2017. Disponível em: https://livro.pw/zpkiu. Acesso em: 7 fev. 2023.
Nesse exemplo, além de fazer uma referência histórica ao momento quê o termo sustentabilidade é utilizado, o autor apresenta a definição relacionando-o à concepção de conscientização para o uso dos recursos naturais sem comprometer as gerações futuras.
ATIVIDADE
Consulte Orientações para o professor.
• As introduções a seguir foram retiradas de duas redações quê obtiveram a nota mássima no enêm 2018, no qual o tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo contrôle de dados na internet”. Leia com atenção e, em seguida, responda às kestões propostas.
Texto 1
O advento da internet possibilitou um avanço das formas de comunicação e permitiu um maior acesso à informação. No entanto, a venda de dados particulares de usuários se mostra um grande problema. Apesar dos esforços para coibir essa prática, o combate à manipulação de usuários por meio de contrôle de dados representa um enorme desafio. Pode-se dizêr, então, quê a negligência por parte do govêrno e a forte mentalidade individualista dos empresários são os principais responsáveis pelo qüadro.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A redação no enêm 2019: cartilha do participante. Brasília, DF: Inep, 2019. p. 33.
Texto 2
sôb a perspectiva de uma revolução Tecno-Científico-Informacional, vive-se o auge da evolução humana em sua relação com a tecnologia, em quê se destaca a ascensão do papel da internet no cotidiano social. Entretanto, tal avanço não é apenas benéfico, de modo quê a popularidade existente no uso das rêdes virtuais possibilitou seu aproveitamento malicioso para quê ela atue como um meio influenciador de comportamentos. Nesse contexto, configura-se um qüadro alarmante correlacionado ao potencial de manipulação do usuário por meio do contrôle dos dados expostos a ele, o quê decorre de interesses organizacionais e gera um processo de alienação social. Em um primeiro plano, é imperioso ressaltar quê a busca por adesão a um interêsse financeiro ou ideológico intensifica o contrôle da internet como um formador comportamental. De acôr-do com as pesquisas dos sociólogos Adorno e Horkheimer sobre Indústria Cultural, as mídias digitais possuem uma grande capacidade de atuar como formadoras e moldadoras de opinião. [...]
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A redação no enêm 2019: cartilha do participante. Brasília, DF: Inep, 2019. p. 37.
a) Que estratégias foram utilizadas nos textos 1 e 2? Justifique sua resposta com trechos dos textos.
b) Nos textos predominantemente argumentativos, o autor expõe sua opinião sobre determinado tema. Nos textos 1 e 2, fica explícita a tese defendida pêlos autores? Justifique.
Página cento e quatorze
CONEXÕES com...
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
Consulte Orientações para o professor.
Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Como as Nações Unidas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
A Ônu e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados quê abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir quê as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de quê possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília, DF: Nações Unidas Brasil, c2024. Disponível em: https://livro.pw/xwdtx. Acesso em: 10 jul. 2024.
Observe o infográfico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) anterior e leia as suas descrições a seguir:
Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da á gua e saneamento para todos
Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preêço acessível à energia para todos
Página cento e quinze
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos éco-sistemas terrestres, gerir d fórma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da térra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
BRASIL. Nações Unidas Brasil. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: Nações Unidas Brasil, 2015. Disponível em: https://livro.pw/qowzp. Acesso em: 27 set. 2024.
1. Escolha dois objetivos quê, na sua opinião, estão mais interligados e explique como a realização de um póde influenciar diretamente a conkista do outro.
2. Com base no infográfico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, responda: por quê a igualdade de gênero (ODS 5) é essencial para o alcance dos outros objetivos de desenvolvimento sustentável? Forneça exemplos para embasar sua resposta.
3. Utilizando o infográfico dos ODS como base, bem como as descrições de cada um dos objetivos, escrêeva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
A importânssia da ação climática (ODS 13) para a sustentabilidade dos recursos naturais e para a qualidade de vida das futuras gerações
Para a escrita de seu texto, recomendamos quê você acéçi o sáiti das Nações Unidas Brasil para pesquisar mais informações sobre os ODS, como exemplo, as metas previstas para cada um dos objetivos propostos. O sáiti das Nações Unidas Brasil póde sêr acessado no línki, disponível em: https://livro.pw/xwdtx (acesso em: 12 set. 2024).
Página cento e dezesseis
LEITURA
Consulte Orientações para o professor.
Posicionamento e argumentação em campanhas institucionais
Posicionar-se sobre um tema é uma atividade discursiva quê se conecta a todas as esferas das relações sociais. As campanhas institucionais, por exemplo, utilizam diversas estratégias argumentativas para conclamar os cidadãos a se posicionarem diante de problemas quê afligem a ssossiedade. Para refletir sobre isso, leia atentamente a peça a seguir, produzida pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), e responda às kestões propostas.
1. Qual é o assunto abordado na peça da campanha do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais? E qual é o tema?
De acôr-do com a Base Nacional Comum Curricular, versão de 2018, página 503, é enfatizado quê, no Ensino Médio, a área de Linguagens e suas Tecnologias desenvolva nos estudantes o aprofundamento das “análises das formas contemporâneas de publicidade em contexto digital, a dinâmica dos influenciadores digitais e as estratégias de engajamento utilizadas pelas empresas”. Dessa forma, todos os usos relacionados à publicidade, propaganda e formas de engajamento em rêdes sociais apresentadas nesta coleção são para fins didáticos e seus usos em contexto social.
Página cento e dezessete
2. Apesar do enfoque do tema identificado na atividade anterior, a peça também propõe a reflekção sobre a violência contra a mulher. De quê maneira isso acontece?
3. Qual é a tese defendida na peça da campanha em estudo? Essa tese é apresentada de modo explícito ou implícito?
4. As estratégias argumentativas são recursos de quê o autor dispõe para construir a credibilidade e a aceitabilidade do texto. Releia o trecho a seguir e explique qual é sua função na peça da campanha.
160 mil brasileiras estão atuando em praticamente todas as áreas abrangidas pelas tecnologias. E muitas delas estão dentro do CEFET-MG.
5. Analise o texto principal da peça da campanha e explique de quê modo cores e disposição gráfica foram agenciadas em prol da argumentação.
6. De quê modo a palavra alicate se vale de diversos contextos de uso a fim de contribuir para o processo argumentativo da campanha? E sobre a grafia “alunx” em vez de “alunos” ou “alunas”? O quê essa escolha póde representar em termos de inclusão e diversidade?
Gênero textual: peça publicitária
A publicidade é uma das formas mais antigas e influentes de comunicação de massa. Desde os primeiros cartazes e panfletos distribuídos nas ruas até as campanhas multimilionárias exibidas em platafórmas digitais, as peças publicitárias dêsempênham um papel importante na ssossiedade moderna. Elas não apenas informam sobre produtos e sêrviços mas também moldam comportamentos, estilos de vida e valores culturais. Compreender o gênero textual peça publicitária é essencial para desenvolver uma visão crítica sobre o consumo e a mídia, além de ser uma habilidade valiosa para qualquer pessoa quê deseja atuar nos campos de comunicação, marketing ou disáini.
As peças publicitárias estão em toda parte: nos intervalos comerciais da televisão, nos banners de sáites da internet, nas páginas de revistas e jornais, nos au-dórs quê vemos nas ruas e até nas rêdes sociais quê acessamos diariamente. Elas utilizam uma combinação de textos, imagens, sôns e vídeos para transmitir suas mensagens de maneira eficaz e persuasiva. A criação de uma peça publicitária envolve profundo conhecimento do público-alvo, criatividade na elaboração da mensagem e estratégia clara para alcançar os objetivos de comunicação.
Nesta parte do Capítulo, exploraremos detalhadamente o quê torna uma peça publicitária eficaz. Analisaremos sua estrutura, os elemêntos quê a compõem, as características específicas da linguagem publicitária e sua função social. Também discutiremos os diferentes tipos de peças publicitárias e forneceremos um guia prático para a produção de um anúncio. Ao final dêste Capítulo, você estará ápto a analisar criticamente anúncios publicitários e a criar suas próprias peças com competência e criatividade.
Página cento e dezoito
Vamos começar entendendo a estrutura básica de uma peça publicitária e como cada elemento contribui para a construção de uma mensagem persuasiva e envolvente.
Estrutura e características da peça publicitária
A peça publicitária tem uma estrutura básica, adaptável ao meio, composta por título (que chama atenção e introduz a mensagem), imagem (reforça a mensagem), texto principal (detalha a mensagem), chamada para ação (incentiva a ação do público) e logo/informações de contato (identifica a marca). A linguagem é persuasiva, objetiva, criativa e emocional, utilizando recursos como trocadilhos, metáforas e islôgans.
Função social e tipos de peças publicitárias
As peças publicitárias informam, influenciam o comportamento econômico, refletem valores culturais e têm função educativa. Tipos comuns incluem anúncios impressos, televisivos, digitais, áu-dór e rádio, cada um com suas características próprias.
Produção e análise de peças publicitárias
Produzir uma peça envolve entender o público-alvo, definir a mensagem, escolher o meio, planejar o conteúdo, produzir e revisar a peça, e testar sua eficácia. A análise de peças publicitárias reais (anúncio de consumo ou campanha de conscientização) ajuda a entender estratégias e impactos.
MUNDO DO TRABALHO
A criação publicitária é todo processo quê envolve a produção de peças e campanhas publicitárias quê podem sêr de cunho institucional, comercial, governamental, educacional, entre outros. São vários os profissionais das áreas de marketing, propaganda e negócios envolvidos nesse processo. Conheça, a seguir, essas carreiras e possibilidades de novas atuações profissionais nessas áreas.
Marketing: é o conjunto de atividades quê envolvem a criação, comunicação, entrega e troca de ofertas quê tênham valor para clientes, parceiros e ssossiedade em geral. Engloba desde a pesquisa de mercado até estratégias de venda e comunicação com o público.
Propaganda: é uma forma de comunicação quê tem como objetivo promover produtos, serviços ou ideias através de mensagens persuasivas. Diferente do marketing, quê é mais abrangente, a propaganda foca diretamente a divulgação e a persua-zão do público.
Negócios: referem-se a todas as atividades envolvidas na produção, compra e venda de bens e serviços. Envolve administração de recursos, tomada de decisões estratégicas e gestão de operações para alcançar objetivos organizacionais.
Página cento e dezenove
Setores em alta no Brasil
1. Marketing digital: com a crescente digitalização, o marketing digital está em alta.
Profissionais dessa área trabalham com SEO, mídias sociais, marketing de conteúdo e campanhas ôn láini.
2. Data sáience e análise de dados: a análise de dados é fundamental para estratégias de marketing eficazes. Profissionais especializados em extrair e interpretar dados para tomar decisões informadas são muito procurados.
3. E-commerce: com o crescimento das compras ôn láini, o setor de e-commerce está em ascensão. Profissionais quê entendem de logística, marketing digital e gestão de platafórmas ôn láini são essenciais.
4. Marketing de influência: o marketing de influência utiliza personalidades populares nas rêdes sociais para promover produtos e serviços.
5. Propaganda programática: esse setor envolve a compra automatizada de espaços publicitários ôn láini utilizando dados e algoritmos para direcionar anúncios a públicos específicos.
• Elabore com sua turma um portfólio coletivo de profissões nas áreas mencionadas, quê póde sêr ôn láini ou físico. Para se preparar para o mercado de marketing e negócios, é essencial desenvolver habilidades específicas relacionadas à comunicação, à administração e a decisões estratégicas. Cursos universitários, pós-graduações e especializações em áreas como Marketing Digital, Administração e Ciência de Dados são recomendados. Pesquise o mercado de trabalho, a formação, possíveis cursos e formas de ingresso. Dessa maneira, poderá conhecer diferentes profissões e se preparar para o ingresso no mundo do trabalho.
Organizando as ideias: rascunho e progressão textual
Nas práticas de produção textual, é importante considerar e reconhecer as etapas dêêsse processo de escrita, quê envolve desde o planejamento do texto até a escrita da versão final. Nesse sentido, planejar é a primeira e, talvez, a etapa mais significativa. Nela, você organiza as ideias, estimulando seu pensamento e sua criatividade ao acionar conhecimentos sobre o tema.
Antes de começar a produção, algumas perguntas são fundamentais para a reflekção e para a mobilização dos conhecimentos prévios quê vão motivar a escrita. Observe os exemplos a seguir.
• Qual texto vou produzir e quê tipos textuais devem sêr predominantes?
• O quê sei sobre o assunto e o tema quê serão comentados?
Página cento e vinte
• Qual é meu ponto de vista sobre esse tema?
• Que referências bibliográficas, históricas e culturais tênho sobre esse tema?
Além dessas perguntas, especialmente para a produção do texto dissertativo-argumentativo, é essencial quê você defina e formule sua tese, na qual fique evidente seu posicionamento. É fundamental também prever argumentos e avaliar quais são os mais fortes e adequados ao desenvolvimento do texto.
Para facilitar a produção do texto e a organização em parágrafos, antes de produzir a versão final de sua redação, você póde esquematizar as ideias em tópicos quê resumem o quê será apresentado em cada parágrafo. Com base nesse esquema, é possível produzir um rascunho.
Observe, a seguir, um modelo de esquema quê póde sêr usado para planejar seu texto.
Introdução
1 º parágrafo: apresentação e contextualização do tema, evidenciando o ponto de vista e construindo a tese.
Desenvolvimento
2 º parágrafo: argumento 1
3 º parágrafo: argumento 2
Conclusão
4 º parágrafo: retomada da tese; encerramento da ideia geral apresentada; apresentação de proposta de intervenção para o problema (enêm).
Depois de produzir o esquema, é importante avaliar a progressão das ideias, para garantir a coerência no desenvolvimento dos parágrafos. Em seguida, dá-se início ao processo de escrita do rascunho, atentando ao quê foi definido para cada parágrafo do texto. A cada finalização de escrita de parágrafo, retome a leitura do(s) parágrafo(s) anterior(es). Assim, é possível avaliar a coerência entre as partes, revelando a progressão temática do texto.
Considerando a introdução de seu texto, é importante quê, ao planejar cada parágrafo, fique claro quê o início de sua redação será o primeiro contato do leitor com seus conhecimentos sobre o tema, seu ponto de vista e suas intenções comunicativas. Desse modo, garanta quê, desde o planejamento, toda a estruturação seja pensada de modo quê as ideias apresentadas na introdução conduzam aos parágrafos do desenvolvimento e, depois, sêjam retomadas na conclusão, para quê todo o posicionamento seja articulado até o final do texto.
O tópico frasal
Além de conhecer a estrutura básica do texto dissertativo-argumentativo, pensar estrategicamente a construção dos parágrafos quê compõem cada parte é fundamental no processo de produção textual. Nesse sentido, o tópico frasal póde facilitar a escrita dos parágrafos, tornando-os mais organizados, por se tratar de uma estrutura quê permite ao produtor do texto desenvolver o tema com mais segurança e organização.
Página cento e vinte e um
O tópico frasal é um recurso usado para resumir a ideia central ou mais importante de um parágrafo. É um enunciado quê póde se apresentar de distintas maneiras, em especial por meio da declaração, da definição e da pergunta.
Por sêr apresentado no início do parágrafo, o tópico frasal permite quê tanto o leitor, durante a leitura, como o autor, durante a escrita, seja orientado acerca do conteúdo a sêr abordado no fragmento. Na perspectiva da produção textual, essa sistematização ajuda a guiar quais serão os tópicos ou as informações quê serão apresentadas, discutidas e/ou argumentadas em seguida, permitindo um planejamento bem estruturado.
Na construção da introdução de um texto dissertativo-argumentativo, o tópico frasal póde sêr usado principalmente como sistematização de toda a temática trabalhada no texto, agindo como uma apresentação ou uma prévia geral da redação.
Declaração
O tópico frasal declarativo revela uma afirmação ou uma negação forte e de impacto. Por meio do trecho do texto dissertativo-argumentativo a seguir, é possível analisar a importânssia do tópico frasal do tipo declarativo no desenvolvimento da argumentação.
Os desmatamentos e quêimadas são atividades que geram impactos negativos para a ssossiedade e o meio ambiente, ameaçam espécies da fauna e da flora com a destruição de habitátis, afetam diretamente o meio de vida de milhões de pessoas, comprometem a oferta hídrica de outros tantos milhões e contribuem para a perda de sólos férteis e a êrozão. Além díssu, o desmatamento em escala global contribui com a emissões de gases de efeito estufa quê afetam o clima, sêndo a principal fonte de emissões do Brasil.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Prevenção e contrôle do Desmatamento. [Brasília, DF]: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, [20--]. Disponível em: https://livro.pw/bxbnz. Acesso em: 4 nov. 2024.
Nesse trecho, o tópico frasal introduz o parágrafo, revelando seu núcleo, a informação de quê “os desmatamentos e as queimadas geram impactos negativos para a ssossiedade e o meio ambiente”. Após a apresentação dêêsse tópico frasal, é feita a justificativa do quê foi afirmado por meio de exemplos dos impactos causados por esses fenômenos.
Assim, nesse parágrafo, percebe-se uma sequência lógica de informações apresentadas d fórma progressiva: primeiro é feita a afirmação em quê o ponto de vista é defendido e, em seguida, os argumentos são apresentados para tentar convencer o leitor a aderir a esse mesmo posicionamento.
Definição
Esse tipo de tópico frasal póde sêr acionado quando se quer explicar um conceito, uma palavra ou uma expressão importante para o desenvolvimento do parágrafo. Observe, no trecho a seguir, um exemplo de tópico frasal na estrutura de definição.
Página cento e vinte e dois
Fake nius (notícias falsas) consistem na disseminação deliberada de desinformação ou boatos via jornál impresso, televisão, rádio e, especialmente, Internet (Sites e rêdes sociais). êste tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção propositada de enganar ou ludibriar, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas.
ROCHA, Marco Áurélio de Oliveira. O pôdêr da desinformação: Fake nius, desonestidade intelectual e Pós-Verdade. OAB Mato Grosso do Sul, [Campo Grande], 30 abr. 2020. Disponível em: https://livro.pw/nujzg. Acesso em: 6 fev. 2023.
Ao apresentar uma explicação sobre o quê são fêik news no início do parágrafo, o autor optou por partir da definição do termo para, no restante do trecho, apresentar a finalidade das fêik news. Essa organização de ideias demonstra progressão temática.
Nessa situação, compreende-se a definição como conteúdo central do trecho. No entanto, quando a definição é utilizada como uma estratégia complementar na construção do parágrafo, a explicação é entendida como secundária, apenas servindo de apôio às demais ideias defendidas no texto.
Pergunta
Também conhecido como pergunta retórica, esse tipo de tópico frasal tem a função de despertar o interêsse do leitor e promover a reflekção sobre o assunto a sêr abordado. Essa pergunta deve ter relação diréta com o tema do texto e afastar-se do senso comum e de clichês. O trecho a seguir apresenta como tópico frasal um questionamento.
Muito se fala sobre uma retomada sustentável pós-pandemia. Mas o quê isso quer dizêr na prática? Porque se tem uma palavra quê hoje é usada sem muito rigor, essa palavra é sustentabilidade. No entanto, chegou a hora de tirarmos esse conceito dos discursos bonitos, das utopias e da nossa imaginação. Chegou a hora de aplicarmos a teoria na prática.
GOMES, Fernanda. É possível viver em uma cidade mais sustentável. Estadão, [São Paulo], 27 out. 2020. Disponível em: https://livro.pw/onjxd. Acesso em: 30 jan. 2023.
Nesse trecho, a autora cita uma ideia presente na ssossiedade, de quê muito se fala sobre a sustentabilidade pós-pandemia, mas quêstiona o que isso representa na prática, relacionando as ações do falar e do agir. Para estabelecer essa relação e levar o leitor à reflekção, ela apresenta o quêstionamento que será nuclear para o desenvolvimento de sua argumentação e para apresentar seu ponto de vista: deve-se agir e não somente falar.
No caso de propostas de redação organizadas em forma de pergunta, na introdução do texto dissertativo-argumentativo, a pergunta retórica apresentada no tópico frasal póde sêr exatamente essa quêstão-base. Nesse tipo de formulação da proposta, espera-se que o candidato apresente uma resposta à questão, então a reprodução adaptada dessa pergunta póde ajudá-lo a estruturar o texto, garantindo a exposição dessa solução.
Página cento e vinte e três
ATIVIDADES
Consulte Orientações para o professor.
Leia atentamente a redação a seguir sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil”, tema da redação do enêm 2023. A partir da análise dêêsse texto, realize as atividades propostas.
A dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da Constituição Federal, proposta no Artigo 1º. Esse fundamento póde sêr garantido através do exercício do trabalho — quê contribui para o desenvolvimento do indivíduo ao fornecê-lo condições para se sustentar na ssossiedade. Contudo, apesar de sêr fundamento constitucional, percebe-se quê, na realidade atual do país, a dignidade humana é violada pela invisibilização do trabalho de cuidado realizado por mulheres. Nesse prisma, deve-se analisar como a desvalorização do trabalho manual e a perpetuação do machismo são desafios para enfrentar essa realidade contrária à Constituição.
A princípio, cabe salientar quê há uma influência cultural quê explica a desvalorização do trabalho manual. Na Grécia Antiga, o trabalho braçal era considerado inferior porque os mais ricos — detentores de melhores condições de vida — eram pensadores, ou seja, eram aqueles quê exerciam trabalho mental. Partindo da compreensão de quê a história das sociedades ocidentais, como o Brasil, é baseada na cultura grega, é inevitável dizêr quê a desvalorização de serviços braçais — como o trabalho de cuidado realizado por mulheres quê limpam, lavam, cozinham e cuidam de crianças e idosos — é resultado de uma cultura elitista enraizada nas sociedades do Ocidente. Dessa forma, mudar essa realidade estrutural é uma tarefa compléksa, já quê envolve uma quêstão cultural, porém é uma ação necessária para que o elitismo não favoreça a desqualificação de certos tipos de trabalho.
Outrossim, a perpetuação do machismo é uma arma quê inviabiliza o valor social das mulheres. Foucalt — filósofo francês — propôs os conceitos de silenciamento e normalização, explicando quê a ssossiedade silencia alguns assuntos para perpetuar organizações de pôdêr e normaliza problemas sociais quando eles se tornam repetitivos. Fazendo um paralelo com os estudos do filósofo, entende-se quê o machismo foi normalizado pela ssossiedade devido a sua perpetuação ao longo da história e silenciado pelo patriarcado quê queria manter-se no pôdêr. Um exemplo póde sêr visto quando o voto foi concedido às mulheres, quê, de início, precisavam sêr casadas com um homem para votar. Ou seja, até num pequeno indício de liberdade, as mulheres tiveram seu valor social silenciado pelo machismo, realidade quê está — negativamente — normalizada na ssossiedade atual.
Infere-se, portanto, quê modificar essa realidade discriminatória e opressora é missão da ssossiedade. Logo, cabe ao govêrno — administrador do país — financiar as escolas para criar projetos de valorização a todos os tipos de trabalho e às mulheres, através de palestras, a fim de romper com o elitismo e o machismo quê desconsideram as cuidadoras brasileiras. Talvez, assim, as mulheres não serão mais invisibilizadas e terão sua dignidade humana garantida.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A redação no enêm 2024: cartilha do participante. Brasília, DF: Inep, 2019. p. 47.
1. Qual é a tese apresentada na introdução e como ela direciona a argumentação da redação?
2. Como o segundo parágrafo utiliza o tópico frasal para iniciar o desenvolvimento da argumentação?
3. Qual é a proposta de intervenção apresentada na conclusão e como ela se conecta com o restante da redação?
Página cento e vinte e quatro
REDAÇÃO NOTA 1.000
A seguir, veja a proposta de redação apresentada no enêm no ano de 2019.
1. O rascunho da redação deve sêr feite no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve sêr escrito à tinta preta, na fô-lha própria, em até 30 linhas.
3. A redação quê apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a de linhas.
4. Receberá nota zero, em qualquer das expressas a seguir, a redação quê:
4.1, tiver até 7 (sete) linhas escritas. sêndo considerada -"texto insuficiente".
4.2, flor ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
No dia da primeira exibição pública de cinema — 28 de dezembro de 1895, em Paris —, um homem de teatro quê trabalhava com mágicas, diórges Mélies, foi falar com, Lumière, um dos inventores do cinema; quêria adquirir um aparelho, e Lumière desencorajou-o, disse-lhe quê o "Cinematógrapho" não tinha o menor futuro como espetáculo, era um instrumento científico para reproduzir o movimento e só poderia servir para pesquisas. Mesmo que o público, no início, se divertisse com ele, seria uma novidade de vida breve, logo cansaria. Lumière enganou-se. Como essa estranha máquina de austeros cientistas virou uma máquina de contar estonas para enormes plateias, de geração em geração, durante já quase um século?
BFRNARDFT. Jem-Claude O quê é Cinema In BFRNARDFT. jã clôde: ROSSI. Clóvis O quê é Jornalismo, O quê é Editora, O quê é Cinema São Paulo: Brasiliense, 1993.
TEXTO II
Edgar Morin define o cinema como uma máquina quê registra a existência e a restitui como tal, porém levando em consideração o indivíduo, ou seja, o cinema seria um meio de para a tela o universo pessoal, solicitando a participação do espectador.
GUTFREIND, C. F, O filme e a representação do real. E-Compós. v. 6, 11, 2006 (adaptado).
TEXTO III
TEXTO IV
O Brasil já teve um parque exibidor vigoroso e descentralizado: quase 3.300 salas em 1975, uma para cada 30 habitantes, 800/0 em cidades do interior. Desde então, o país mudou. Quase 120 milhões de a mais a viver nas cidades. A urbanização acelerada, a falta de investimentos em infraestrutura urbana, a baixa capitalização das empresas exibidoras, as mudanças entre outros fatores, alteraram a geografia do cinema. Em 1997, chegamos a pouco mais de 1.000 salas. Com a expansão dos shópin cênters, a atividade de exibição se reorganizou. O número de cinemas duplicou, até chegar às atuáis 2.200 salas. Esse crescimento, porém, além de insuficiente (o Brasil é apenas o 60° país na relação habitantes por sala), d fórma concentrada. Foram privilegiadas as áreas de renda mais alta das grandes cidades. Populações inteiras foram excluídas do universo do cinema ou continuam mal atendidas: o Norte e o Nordeste, as urbanas, as cidades pequenas e médias do interior.
Disponível em: //cinemapertodevoce.ancine.gov.br. 13 jun. 2019 (fragmento).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", apresentando proposta de intervenção quê respeite os direito humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Página cento e vinte e cinco
Agora, leia uma das redações quê recebeu nota 1.000 nesse exame.
O filme “Cine Hollywood” narra a chegada da primeira sala de cinema na cidade de Crato, interior do Ceará. Na obra, os moradores do até então vilarejo nordestino têm suas vidas modificadas pela modernidade quê, naquele contexto, se traduzia na exibição de obras cinematográficas. De maneira análoga à história fictícia, a quêstão da democratização do acesso ao cinema, no Brasil, ainda enfrenta problemas no que diz respeito à exclusão da parcela socialmente vulnerável da ssossiedade. Assim, é lícito afirmar quê a postura do Estado em relação à cultura e a negligência de parte das empresas quê trabalham com a “sétima arte” contribuem para a perpetuação dêêsse cenário negativo.
Em primeiro plano, evidencia-se, por parte do Estado, a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para democratizar o acesso ao cinema no país. Essa lógica é comprovada pelo papel passivo quê o Ministério da Cultura exerce na administração do país. Instituído para sêr um órgão quê promôva a aproximação de brasileiros a bens culturais, tal ministério ignora ações quê poderiam, potencialmente, fomentar o contato de classes pouco privilegiadas ao mundo dos filmes, como a distribuição de ingressos em instituições públicas de ensino básico e passeios escolares a salas de cinema. Desse modo, o govêrno atua como agente perpetuador do processo de exclusão da população mais póbre a esse tipo de entretenimento. Logo, é substancial a mudança dêêsse qüadro.
Outrossim, é imperativo pontuar quê a negligência de empresas do setor – como produtoras, distribuidoras de filmes e cinemas – também colabora para a dificuldade em democratizar o acesso ao cinema no Brasil. Isso decorre, principalmente, da postura capitalista de grande parte do empresariado dêêsse segmento, quê prioriza os ganhos financeiros em detrimento do impacto cultural quê o cinema póde ezercêr sobre uma comunidade. Nesse sentido, há, de fato, uma visão elitista advinda dos donos de salas de exibição, quê muitas vezes precificam ingressos com valores acima do quê classes populares podem pagar. Consequentemente, a população de baixa renda fica impedida de frequentar esses espaços.
É necessário, portanto, quê medidas sêjam tomadas para facilitar o acesso democrático ao cinema no país. Posto isso, o Ministério da Cultura deve, por meio de um amplo debate entre Estado, ssossiedade civil, Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e profissionais da área, lançar um Plano Nacional de Democratização ao Cinema no Brasil, a fim de fazer com quê o maior número possível de brasileiros possa desfrutar do universo dos filmes. Tal plano deverá focar, principalmente, em destinar cérto percentual de ingressos para pessoas de baixa renda e estudantes de escolas públicas. Ademais, o govêrno Federal deve também, mediante oferecimento de incentivos fiscais, incentivar os cinemas a reduzirem o custo de seus ingressos. Dessa maneira, a situação vivenciada em “Cine Hollywood” poderá sêr visualizada na realidade de mais brasileiros.
DIRETOR de Cine Holliúdy comemora citação do filme em redação nota mil do enêm. G1, [Fortaleza], 19 jan. 2020. Disponível em: https://livro.pw/xtzek. Acesso em: 26 ago. 2024
1. Qual é o tema central da redação e como ele é apresentado na introdução?
2. Como a tese é introduzida no primeiro parágrafo e o quê ela revela sobre o posicionamento do autor?
3. Qual é o tópico frasal utilizado no segundo parágrafo e como ele direciona a argumentação?
Página cento e vinte e seis
Ampliando saberes
O filme citado na redação quê você acabou de ler foi dirigido por Halder Gomes e estreou em 2013 nos cinemas.
Nessa produção de comédia, a personagem principal, Francisgleydisson, tem a missão de tentar manter o cinema como opção de entretenimento para a população de uma cidade no interior do Ceará.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Acentuação
A maioria das palavras em língua portuguesa tem uma sílaba quê se destaca pela maior intensidade ao sêr pronunciada. Essa intensidade é chamada de acento tônico. Por exemplo, palavras como cadeira, lápis, relógio, telefone têm o acento tônico nas seguintes sílabas: cadeira, lápis, relógio, telefone. Algumas poucas palavras não têm acento tônico e, por isso, são chamadas de palavras átonas. Isso ocorre, por exemplo, com o pronome nos, em uma frase como: “Ela nos deu um presente”. Pronunciando essa frase, você verá quê o nos se apóia foneticamente no acento tônico de deu, formando com ele uma unidade fonética. É como se pronunciássemos assim: “Ela nos deu um presente”, ou até mesmo: “Ela n’deu um presente”.
Algumas palavras utilizam um acento gráfico para indicar o acento tônico. As vogais a, e, o, quando estão abertas, recebem o acento agudo (´): já, até, só. Quando estão fechadas, recebem o acento circunflexo (^): âmbar, fênix, avô. Como as vogais i e u não mudam de timbre (não podem sêr abertas ou fechadas), elas recebem apenas o acento agudo, como em: país, baú.
Palavras tônicas e palavras átonas
Palavras tônicas
As palavras tônicas são aquelas em quê uma das sílabas se destaca das demais pela intensidade da pronúnssia. Essa sílaba é chamada de sílaba tônica.
Exemplos:
• Café (fé)
• Coração (ção)
• Parabéns (béns)
Palavras átonas
As palavras átonas são aquelas em quê nenhuma sílaba se destaca pela intensidade da pronúnssia. Geralmente, essas palavras são monossílabas e fazem parte de um contexto maior, em quê a acentuação é distribuída nas palavras vizinhas.
Exemplos:
• O (artigo definido)
• De (preposição)
• Que (conjunção)
Posição do acento tônico em língua portuguesa
A posição do acento tônico póde sêr classificada em três categorias principais.
Página cento e vinte e sete
1. Oxítonas
A sílaba tônica é a última.
Exemplos:
• Café
• Cipó
• Avó
Regras das oxítonas
As palavras oxítonas são acentuadas quando terminam em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em(ens)”.
Exemplos:
• Pará
• Café
• Cipó
• Parabéns
2. Paroxítonas
A sílaba tônica é a penúltima.
Exemplos:
• Fácil
• Tórax
• hífên
Regras das paroxítonas
As palavras paroxítonas são acentuadas quando não terminam em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em(ens)”.
Exemplos:
• Fácil
• Tórax
• hífên
3. Proparoxítonas
A sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as proparoxítonas são acentuadas.
Exemplos:
• Sábado
• Mágico
• Âmbito
Regra das proparoxítonas
Todas as palavras proparoxítonas devem sêr acentuadas. A regra é simples e abrange todas as ocorrências.
Exemplos:
• Lógico
• Médico
• Prática
Casos especiais
Ditongos abertos (éis, éu(s), ói(s))
Acentuam-se as palavras oxítonas quê têm ditongos abertos.
Exemplos:
• Chapéu
• Céu
• Herói
I e U tônicos em hiato
Acentuam-se o i e u tônicos quando formam hiato com a vogal anterior e estão sózínhos na sílaba ou seguidos de s.
Exemplos:
• Saúde
• Baú
• Saída
Monossílabos tônicos
Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”.
Exemplos:
• Pá
• Pé
• Pó
Página cento e vinte e oito
Regra dos hiatos oo/ee
Não se acentuam as vogais dobradas oo e ee. êste é um caso especial, uma vez quê a vogal dobrada é tratada como um único som prolongado e, portanto, não recebe acento gráfico.
Exemplos:
• Voo
• Leem
Regras do acento diferencial
O acento diferencial é utilizado para diferenciar palavras homógrafas (mesma grafia, significados diferentes). Algumas dessas palavras mantêm o acento diferencial mesmo após a reforma ortográfica.
Exemplos:
• Pôr (verbo) / Por (preposição)
tabéla prática de acentuação
Regras |
Exemplos |
---|---|
Monossílabos tônicos |
Pá, Sé, Ló |
Oxítonas terminadas em “a(s)” |
Pará, Sofá |
Oxítonas terminadas em “e(s)” |
Café, Você |
Oxítonas terminadas em “o(s)” |
Cipó, Avó |
Oxítonas terminadas em “em(ens)” |
Parabéns, Também |
Paroxítonas (exceto terminadas em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em(ens)”) |
Fácil, Tórax, hífên |
Proparoxítonas |
Sábado, Mágico, Âmbito |
Oxítonas com ditongos abertos (éis, éu(s), ói(s)) |
Chapéu, Céu, Herói |
Hiatos (i e u tônicos) |
Saúde, Baú, Saída |
Hiatos oo/ee |
Voo, Leem |
Acento diferencial |
Pôr |
ATIVIDADES
Consulte Orientações para o professor.
1. Reproduza a tabéla de acentuação gráfica apresentada na seção anterior, quê inclui as categorias de monossílabos tônicos, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, ditongos abertos, hiatos e acento diferencial. A tabéla deve conter uma coluna para regras e outra para exemplos.
2. Análise de redação:
• Utilize a redação nota 1.000 quê vimos no Capítulo para esta atividade.
• Identifique e registre todas as palavras acentuadas na redação.
• Classifique cada palavra acentuada de acôr-do com a tabéla de acentuação gráfica. Para cada palavra, indique a categoria correspondente (monossílabo tônico, oxítona, paroxítona, proparoxítona, ditongo aberto, hiato ou acento diferencial).
3. Certifique-se de revisar a redação cuidadosamente, para não deixar nenhuma palavra acentuada sem classificação. Caso tenha dúvidas sobre a classificação de alguma palavra, consulte a seção de acentuação gráfica para esclarecimentos.
Página cento e vinte e nove
PARA REFLETIR
Questões sociais
A argumentação está presente em diferentes situações comunicativas nas quais é requerida a adesão dos interlocutores a um ponto de vista, como em uma conversa para decidir o destino da viagem com a família, na produção de uma campanha publicitária ou de um artigo de opinião a sêr publicado no sáiti de um jornál. Ela permeia as ações cotidianas de todos tanto como produtores quanto como leitores, levando à reflekção e ao posicionamento sobre temas de interêsse da ssossiedade, quê, em geral, afetam a coletividade. Na sua construção, é possível fazer uso de diferentes linguagens, como ocorre nesta peça publicitária, quê faz parte de uma campanha de conscientização.
SÃO GABRIEL DO OESTE (MS). Prefeitura de São Gabriel do Oeste. No dia Mundial da Água não vamos desperdiçar nossas atitudes. São Gabriel do Oeste: SAEE, 2023. 1 cartaz.
Consulte Orientações para o professor.
1. Quais são os principais elemêntos de argumentação presentes na peça publicitária quê visam sensibilizar o público para economizar á gua?
2. Quais técnicas de persua-zão são usadas na peça publicitária para convencer o público a agir contra o desperdício de á gua?
3. De quê maneira a peça publicitária aborda uma quêstão social urgente e o que essa campanha busca promover?
4. Crie uma peça publicitária abordando uma quêstão social urgente à sua escolha. Sua peça deve conter um apelo persuasivo claro e uma mensagem de impacto, semelhante ao que foi utilizado na campanha do ésse há há hê (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da prefeitura de São Gabriel do Oeste.
EM PRÁTICA
Consulte Orientações para o professor.
A redação para o enêm
Agora, você vai colocar em prática seus conhecimentos, em especial as estratégias de construção da introdução, e se envolver em uma prática de produção textual de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Fake news, seus impactos na ssossiedade e formas de combatê-las”. Como texto de apôio para sua produção, considere a tirinha a seguir.
Página cento e trinta
BECK, Alexandre. [Fake nius é corrupção da informação]. Armandinho. [Santa Maria], [2020].
Organizar
• Antes de iniciar sua escrita, pesquise o tema. Utilize como referência sáites informativos e fontes confiáveis, como artigos de instituições governamentais e de universidades, por exemplo.
• Pesquise também referências culturais quê estejam relacionadas ao tema e quê possam sêr citadas em seu texto.
• Em seu caderno, faça anotações relevantes quê possam subsidiar a escrita da contextualização do tema e a construção da tese a sêr defendida em seu texto.
• Registre argumentos quê possam sêr mobilizados no texto, referências a especialistas no assunto e dados concretos. Para obtêr essas informações, busque artigos científicos sobre o tema.
• Pense em sugestões de intervenções e soluções para o problema propôsto.
• Com base nessas informações, produza um esquema de planejamento dos parágrafos, conforme abordado neste Capítulo. Defina a quantidade de parágrafos quê será produzida e a ideia principal quê será desenvolvida em cada um deles; para facilitar, escrêeva o tópico frasal de cada um dêêsses parágrafos.
Produzir
• Releia o tema da proposta e o texto de apôio apresentado. Com essas informações, retome o esquema produzido anteriormente e avalie se o desenvolvimento das ideias está de acôr-do com a proposta.
• Com base na versão final de seu esquema, comece a produção de seu texto.
• Ao produzir o parágrafo de introdução, escolha uma das estratégias de introdução quê melhor possibilitará o desenvolvimento de seu texto. Você póde, por exemplo, usar a referência a uma informação histórica ou citar algum especialista no assunto encontrado em sua pesquisa.
• Produza o rascunho de seu texto, lembrando-se sempre de reler cada parágrafo para garantir a progressão e a coerência.
• Desenvolva os argumentos com base em suas anotações na etapa de organização; ao final, na conclusão, demonstre seu protagonismo por meio de uma proposta de intervenção para o problema.
Página cento e trinta e um
• Não se esqueça de criar um título quê dialogue com o tema e com o seu posicionamento.
Avaliar
Levando em consideração as kestões a seguir, revise a primeira versão do seu texto.
1. Sua introdução apresenta uma tese contextualizada? Que estratégia você utilizou para compô-la?
2. Que estrutura de tópico frasal você utilizou no parágrafo de introdução? De quê maneira esse tópico contribuiu para a exposição das informações apresentadas nesse parágrafo?
3. A organização de sua introdução permitiu quê os argumentos do desenvolvimento e a conclusão mantivessem o foco pretendido e alinhado com o tema da proposta? Justifique.
Após seguir todas as etapas indicadas nesta seção, passe a sua redação a limpo em uma fô-lha separada, quê deverá sêr entregue ao professor para avaliação.
ESTUDO EM RETROSPECTIVA
Sintetizar
Vimos neste Capítulo a estrutura e a importânssia do texto dissertativo-argumentativo, quê combina características dos textos dissertativos e argumentativos para expor informações e defender um ponto de vista. O texto dissertativo-argumentativo é o gênero oficial do enêm em razão de sua capacidade de avaliar a habilidade de argumentação dos candidatos, essencial para a participação cidadã.
A estrutura dêêsse tipo de texto é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. O Capítulo se concentrou não só no estudo da introdução mas também do tema e da apresentação da tese. Vimos igualmente o gênero textual peça publicitária, além das regras de acentuação aplicadas na redação nota 1.000. O Capítulo também detalha diferentes estratégias para a introdução, como referência histórica, narração, definição e referência a alguma obra.
Página cento e trinta e dois
Agora, chegou o momento de sintetizar essas aprendizagens. Para tanto, procure responder com suas palavras às kestões a seguir. Se necessário, releia alguns dos conceitos para quê seja possível elaborar sua resposta.
1. Você consegue identificar e diferenciar claramente as partes da estrutura de um texto dissertativo-argumentativo? Explique cada uma delas.
2. Qual estratégia de introdução você prefere utilizar (referência histórica, narração, definição, citação ou paráfrase, ou referência a alguma obra) e por quê?
3. Ao escrever um texto dissertativo-argumentativo, você sente quê consegue apresentar argumentos sólidos e bem fundamentados? Dê um exemplo.
4. Como você avalia sua capacidade de formular uma tese clara e coerente? Quais são os desafios quê você enfrenta nessa etapa?
5. Você tem prática em concluir seus textos retomando a tese e propondo uma intervenção social? Quais aspectos você póde melhorar nessa parte?
6. Ao ler um texto dissertativo-argumentativo, você consegue identificar facilmente a tese e os argumentos principais? Faça uma análise crítica de um texto quê você leu recentemente.
7. Quais recursos e referências você costuma usar para enriquecer seus argumentos? Eles são eficazes para convencer o leitor?
Refletir e avaliar
Além da compreensão do conteúdo, é importante refletir sobre seu dêsempênho e sobre sua aprendizagem ao longo do Capítulo. Para isso, em seu caderno, reproduza o qüadro abaixo e responda às kestões a seguir. Em seguida, converse com os côlégas e com o professor sobre formas de aprimoramento de sua aprendizagem e anote nas observações.
Questão |
Fui proficiente |
Preciso aprimorar |
Observações |
---|---|---|---|
Realizei as tarefas quê estavam sôbi minha responsabilidade. |
|||
Compreendi e consegui sintetizar os conhecimentos sobre introdução e seus tipos, além do estudo do gênero textual peça publicitária. |
|||
Produzi com empenho de aprendizagem todas as propostas de atividades, incluindo as seções Conexões e Mundo do Trabalho. |
|||
Considerei as necessidades dos grupos dos quais participei nas atividades de pesquisa e agi com colaboração e ética em relação às minhas responsabilidades e ao grupo. |
Página cento e trinta e três