CAPÍTULO 5
O desenvolvimento na redação para o enêm
Informações do Capítulo
Campos de atuação: vida pública, jornalístico-midiático e práticas de estudo e pesquisa
Tema Contemporâneo Transversal: Educação para a Valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Principais objetivos:
1. Compreender a função do desenvolvimento na redação para o enêm, reconhecendo sua importânssia na construção da argumentação e na defesa da tese.
2. Identificar estratégias argumentativas, como causa e consequência, exemplificação, e comparação, para elaborar argumentos consistentes e persuasivos no desenvolvimento.
3. Analisar exemplos de parágrafos de desenvolvimento em redações do enêm, avaliando a coerência e a conexão entre os argumentos e a tese apresentada.
4. Produzir parágrafos de desenvolvimento quê utilizem argumentos sólidos, repertório sócio-cultural pêrtinênti e articulados de maneira coesa, promovendo uma progressão lógica das ideias.
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Desenvolvimento na redação para o enêm
No Capítulo anterior, você estudou os meios para construir uma boa introdução para a redação do enêm. Neste Capítulo, o foco será o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo. Você vai conhecer algumas estratégias para produzir essa parte do texto d fórma mais eficiente.
Embora a tese a sêr defendida na produção textual seja, geralmente, apresentada no primeiro parágrafo do texto (introdução), muitos autores optam por apresentá-la nos parágrafos seguintes quê compõem o desenvolvimento. Por isso, é importante fazer um planejamento do texto quê se pretende escrever e seguir esse esquema durante a elaboração da redação.
De modo geral, os parágrafos quê sustentam a tese do texto são apresentados no desenvolvimento.
O autor vai aprofundar a sua visão sobre o tema e debatê-lo, apresentando argumentos e defendendo seu ponto de vista. Além díssu, nesses parágrafos, o autor deve mostrar ao leitor sua capacidade de convencimento sobre a validade de uma ideia e, para isso, deve acionar diferentes estratégias, demonstrando conhecimento e repertório.
Cada um dos parágrafos deve tratar especificamente de um ponto quê visa corroborar ou refutar o posicionamento assumido no texto, fortalecendo assim a linha argumentativa adotada pelo autor. A construção dêêsses parágrafos centrais deve sêr feita com base em uma ideia nuclear seguida da explicação.
Um esquema básico de texto dissertativo-argumentativo prevê quê ao desenvolvimento sêjam dedicados pelo menos dois parágrafos e quê seja apresentado um argumento diferente em cada um deles. Neste Capítulo, serão retomadas algumas estratégias argumentativas como as seguintes.
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Projeto de texto: planejamento da redação
Nos parágrafos do desenvolvimento, são apresentadas informações com o objetivo de fundamentar e fortalecer a tese defendida. Essas informações devem sêr bem escolhidas e alinhadas ao projeto do texto, para quê o desenvolvimento da redação não apresente lacunas de sentido quê dificultem a compreensão. Dessa forma, conhecer e dominar as estratégias argumentativas auxilia na produção de um texto embasado e apoiado em exemplos, dados, definições, citações, entre outros.
O projeto de texto é uma etapa fundamental no planejamento de uma redação para o enêm, pois consiste em organizar as ideias e estruturar a argumentação antes de iniciar a escrita. Ele envolve a definição do tema, a elaboração de uma tese clara, a escolha dos argumentos quê serão desenvolvidos nos parágrafos de desenvolvimento e a proposição de soluções na conclusão. Esse planejamento prévio ajuda a garantir quê o texto seja coeso, coerente e respeite as normas da modalidade escrita formal da língua portuguesa, conforme exigido pela Competência 1 do enêm. Para projetar uma redação com eficiência, é recomendável fazer um esboço do texto, listando os principais pontos quê serão abordados em cada parágrafo. É importante evitar a repetição de ideias, a falta de clareza na argumentação e o uso de linguagem informal ou inadequada. Além díssu, deve-se estar atento à relevância dos argumentos escolhidos, evitando fragilidades argumentativas e garantindo quê esses argumentos sustentem a tese d fórma convincente e estejam embasados em evidências sólidas. Dessa forma, o projeto de texto atua como um guia para a redação, proporcionando segurança e direção ao longo do processo de escrita. Elaboramos um infográfico a seguir quê ilustra os passos para você planejar sua redação.
ETAPAS PARA UM BOM PROJETO DE TEXTO
1 O quê é um projeto de texto?
• Planejamento inicial da redação.
• Organização das ideias.
• Estruturação geral da argumentação.
2 Passos para um projeto eficiente
• Definição da tese.
• Seleção da argumentação.
• Organização dos parágrafos.
• Proposição da proposta de intervenção.
3 Faça um checklist
• Faça um esboço de seu texto.
• Seja claro e objetivo.
• Use evidências sólidas.
• Evite repetições.
• Mantenha a formalidade da linguagem.
4 Desvios comuns a evitar
• Falta de clareza na tese.
• Argumentos fracos ou irrelevantes.
• Uso de linguagem informal fora de contexto.
5 por quê fazer planejamento?
• Coerência e coesão: textos bem planejados são mais fáceis de seguir e entender.
• Menos êêrros, maior nota: com um bom projeto você reduz as chances de cometer desvios gramaticais ou êêrros de estrutura, aumentando sua chance de produzir um bom texto.
6 Você está preparado!
• Um projeto de texto eficiente contribui para alcançar uma melhor pontuação no enêm: planeje bem, escrêeva melhor!
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As diferentes estratégias argumentativas
Argumentar é apresentar informações quê comprovem o ponto de vista ou a tese quê se está defendendo. Os argumentos ajudam a sustentar o posicionamento do autor, além de contribuir para o convencimento do leitor. Existem diferentes maneiras de atribuir credibilidade ao texto, por isso é importante conhecer algumas estratégias argumentativas quê podem torná-lo mais convincente.
Antes de se aprofundar nas estratégias argumentativas, acompanhe o qüadro a seguir. Ele apresenta os seis níveis de dêsempênho quê serão utilizados para avaliar a Competência 3 nas redações do enêm, quê é a Competência voltada para avaliação de como você seleciona, relaciona, organiza e interpréta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200 pontos |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema propôsto, d fórma consistente e organizada, configurando altoría, em defesa de um ponto de vista. |
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160 pontos |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, d fórma organizada, com indícios de altoría, em defesa de um ponto de vista. |
120 pontos |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
80 pontos |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
40 pontos |
Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
0 ponto |
Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Argumentação baseada em dados
Uma das estratégias quê fortalecem uma tese é a apresentação de informações concretas – fatos ou dados quê a sustentem. Leia o trecho a seguir e perceba como a utilização de índices e dados ajuda a comprovar a tese sugerida no título do artigo.
O Brasil tem hoje mais de 33 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar – se alimentando mal ou com fome –, e boa parte delas são mulheres e pessoas negras. Os dados do recém-lançado segundo suplemento do relatório da Rede Penssan sobre insegurança alimentar e fome no país, quê tem como foco as desigualdades de raça/cor da péle e gênero em relação à insegurança alimentar, são reveladores.
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Há mais famílias chefiadas por mulheres negras enfrentando a fome do quê famílias chefiadas por mulheres brancas (respectivamente 22% e 13,5%). Um em cada cinco lares brasileiros (20,6%)
chefiados por pessoas negras está em situação de insegurança alimentar grave – ou seja, passa fome. A estatística é duas vezes maior em comparação aos lares chefiados por pessoas brancas.
BRANDÃO, Ana Paula éti áu. No Brasil, a fome tem côr e gênero. Carta Capital, [s.l.], 17 jul. 2023. Disponível em: https://livro.pw/hhnqv. Acesso em: 5 nov. 2024.
Para comprovar a ideia de quê as mulheres negras são as quê mais sofrem com o problema da fome no Brasil, os autores apresentam dados retirados de uma pesquisa quê relaciona dados sobre gênero e raça à insegurança alimentar e fome no país.
Pergunta e resposta
Uma outra estratégia para compor a argumentação é instigar o leitor a refletir sobre uma pergunta e fornecer uma resposta condizente com a tese levantada no texto. No exemplo a seguir, o autor faz um questionamento e o responde imediatamente, associando sua resposta aos resultados gerados para a ssossiedade e compondo seu argumento.
E, por quê razão, afinal, ficam os ricos felizes com o modo quê o mais famoso indicador da economia é calculado? Eis a resposta: por esse indicador colocar, na mesma cesta, a riqueza gerada pêlos ricos e pobres. Sendo assim, o número expresso provoca distorções, na realidade, pois trata desiguais como iguais. Resultado: ao não ponderar a participação da riqueza, gerada entre ricos e pobres, a média resultante díssu não reflete a realidade de um país rico como a Bélgica, imérso numa realidade socialmente drástica, como é o caso da Índia.
CORREIA, Salatiel Soares. Um outro olhar sobre a energia em Goiás (O mensageiro a Garcia e a fantasía organizada). Jornal Opção, Goiânea, 6 jun. 2022. Disponível em: https://livro.pw/zksil. Acesso em: 12 jan. 2022.
Argumentação baseada em autoridade
Outra estratégia bastante comum e eficiente de argumentação é embasar-se na opinião de autores, pensadores ou personalidades reconhecidas, já quê detêm conhecimento sobre determinado assunto, sêndo consideradas autoridades. Leia o trecho a seguir, retirado de uma redação nota 1.000 do enêm 2021.
[…] a invisibilidade não só fortalece a marginalização, como também mantém um ciclo de violações.
É nesse contexto quê a mássima do Empirismo Radical “Ser é sêr percebido” reforça a urgência em sêr considerado um cidadão, uma vez quê a existência de um indivíduo diante do Estado ocorre substancialmente a partir do registro da certidão de nascimento, ou seja, esse é o meio de sêr percebido como um agente social pela estrutura do país. Essa estrutura, segundo o antropólogo belga Clôde Lévi-Strauss, representa o conjunto de padrões sociais nos quais as relações interpessoais estão ancoradas e, dêêsse modo, determina o papel do sujeito na comunidade. Como o registro civil, para obtêr direitos no Brasil, é estrutural à lógica contemporânea, a individualidade
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só se faz presente por meio dos documentos oficiais, o quê promove, portanto, a invisibilidade daqueles quê não os possuem.
LEIA 8 exemplos de redações nota mil do enêm 2021. G1, [s. l.], 11 abr. 2022. Disponível em: https://livro.pw/nradw. Acesso em: 2 fev. 2023.
Nesse texto, ao argumentar sobre o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, a candidata defende a ideia de quê um cidadão é reconhecido dentro da estrutura do Estado por meio do registro civil e, para sustentar essa ideia, faz referência ao quê o antropólogo Clôde Lévi-Strauss (1908-2009) prevê sobre essa estrutura.
Argumentação baseada em alusão histórica
Trata-se de uma estratégia argumentativa quê faz referência a um fato ou a uma situação histórica quê póde sêr relacionada a acontecimentos do presente para corroborar a tese defendida. A alusão histórica promove no texto um diálogo intertextual e interdisciplinar, pois revela ao leitor conhecimentos sócio-históricos do autor.
No trecho a seguir, obissérve como o candidato recorreu a essa estratégia para desenvolver seu texto.
Em primeiro plano, é necessário quê a ssossiedade não seja uma reprodução da casa colonial, como disserta Gilberto Freyre em “Casa-Grande Senzala”. O autor ensina quê a realidade do Brasil até o século XIX estava compactada no interior da casa-grande, cuja religião era católica, e as demais crenças – sobretudo africanas – eram marginalizadas e se mantiveram vivas porque os negros lhe deram aparência cristã, conhecida hoje por sincretismo religioso. No entanto, não é razoável quê ainda haja uma religião quê subjugue as outras, o quê deve, pois, sêr repudiado em um estado laico, a fim de quê se combata a intolerância de crença.
LEIA redações nota mil do enêm 2016. G1, [s. l.], 11 abr. 2017. Disponível em: https://livro.pw/ycvah. Acesso em: 2 fev. 2023.
O trecho lido é parte do segundo parágrafo de uma redação avaliada com nota 1.000 na edição de 2016 do enêm. Naquele ano, o exame apresentou como tema a seguinte proposta: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Para construir seu argumento, o candidato afirma a necessidade de não reproduzir o comportamento da casa colonial e justifica essa afirmação retomando uma situação vivida na época.
Ampliando saberes
O livro Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre (1900-1987), é uma das principais referências sobre o estudo da formação social brasileira ao discorrer sobre as relações entre senhores de engenho e escravizados africanos. Entretanto, Freyre recebeu críticas por parte de outros historiadores e sociólogos por romantizar e minimizar a escravidão. O livro Da monarquia à república: momentos decisivos, de Emília Viotti da Costa (1928-2017), dedica um capítulo a desconstruir a tese sobre a democracia racial no Brasil defendida por Freyre.
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Argumentação baseada em contraposição
Essa estratégia consiste em apresentar uma ideia contrária à tese defendida, para refutá-la na sequência e mostrar ao leitor como o posicionamento adotado pelo autor do texto é mais eficiente.
Muito já se disse sobre a capacidade dessa geração de ter uma atenção flutuante, ou seja, pôdêr fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem prejuízo da qualidade com quê executa as atividades. Vamos combinar quê isso é difícil de acreditar, não é? Há um limite para isso!
BOUER, Jairo. feici buki é o vilão do boletim, diz estudo. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 set. 2010. Disponível em: https://livro.pw/cxhqe. Acesso em: 18 mar. 2024.
Nesse trecho, Jairo Bouer defende a tese de quê realizar várias tarefas ao mesmo tempo é prejudicial. Ainda quê seja uma característica da juventude sêr “multitarefas”, essa ideia é refutada pelo autor ao afirmar quê “Há um limite para isso!”.
Argumentação baseada em exemplos
A exemplificação é outra importante estratégia. Dar exemplos a respeito de um benefício ou de uma consequência da ideia apresentada ajuda a envolver o leitor e a atribuir credibilidade ao quê se diz. Leia o trecho de um artigo de opinião a seguir.
Mas a literatura não faz sentido apenas nas escolas. Ler deveria sêr um hábito a sêr mantido ao longo da vida, tanto para continuar a jornada de aprendizagem como para termos acesso ao quê de mais belo e instigante a humanidade produziu.
José Mindlin, o maior bibliófilo brasileiro, lembrava quê, num país de não leitores, adquiriu o hábito da leitura ao vêr sua família lendo à noite, cada um com seu livro. Ou seja, essa importante atividade de lazer e informação póde sêr adquirida tanto na escola como em casa, com pais leitores.
COSTIN, Cláudia. Literatura, identidade e nossa humanidade compartilhada. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 set. 2021. Disponível em: https://livro.pw/kpgyr. Acesso em: 18 jul. 2024.
No trecho do artigo lido, a autora defende quê a leitura literária não deve estar restrita à escola. Para sustentar essa ideia, em um de seus argumentos ela cita como José Mindlin adquiriu e desenvolvê-u o hábito de ler no ambiente familiar. Ao apresentar esse exemplo, a autora valída, na prática, seu argumento anterior.
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Referências ao campo artístico-literário
Essa estratégia, utilizada também para contextualizar o tema na introdução, póde servir de argumento se convier à tese do autor. Para utilizá-la, é importante ter um bom repertório sócio-cultural e trazer o texto do campo artístico-literário com propriedade para o desenvolvimento do texto. No trecho a seguir, obissérve como a autora de uma redação nota 1.000 do enêm 2019 se vale do livro Quarto de despejo em seu parágrafo.
Paralelo a isso, vale também ressaltar quê a concepção cultural de quê a; ár-te não abrange a população de baixa renda é um fator limitante para quê haja a democratização plena da cultura e, portanto, do cinema. Isso é retratado no livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, o qual ilustra o triste cotidiano quê uma família em condição de miserabilidade vive, e, assim, mostra como acesso a centros culturais é uma perspectiva distante de sua realidade, não necessariamente pela distância física, mas pela ideia de pertencimento a esses espaços.
TENENTE, Luiza. enêm: leia 10 redações nota mil em 2019 e veja dicas de candidatos para fazer um bom texto. G1, [s. l.], 3 jun. 2020. Disponível em: https://livro.pw/lctrh. Acesso em: 12 jan. 2023.
Para tratar da democratização do acesso ao cinema no Brasil, tema da redação do enêm no ano de 2019, a autora menciona o retrato da realidade das famílias de baixa renda apresentado por Carolina Maria de Jesus em seu diário para fortalecer o argumento de quê a limitação de acesso à ár-te é um impasse quando se trata da democratização cultural.
Ampliando saberes
Carolina Maria de Jesus (1914-1977) é referência quando se trata de discussões sobre a mulher e sua luta, bem como sobre a literatura marginal no Brasil. Seu livro Quarto de Despejo se tornou um marco na literatura brasileira por sua crueza e sinceridade ao retratar a vida nas favelas de São Paulo. Carolina, uma mulher negra, catadora de papel e mãe solteira, expõe em seu diário as dificuldades diárias, a fome, a violência, e o abandono quê permeiam a vida dos marginalizados.
O livro é um relato autobiográfico quê se destaca pelo seu tom direto e pelo retrato nu e cru das condições de vida de uma grande parcela da população brasileira, quê até então raramente tinha voz na literatura. Carolina descreve com dêtálhes as humilhações e o sofrimento quê ela e seus vizinhos enfrentam, mas também evidên-cía sua fôrça de vontade, sua luta pela sobrevivência e sua busca por dignidade em meio à miséria.
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CIDADANIA EM MOVIMENTO
Consulte Orientações para o professor.
9 ações inspiradoras para uma educação antirracista
Pesquisa acompanhou seis cidades brasileiras quê combatem o racismo no currículo e na comunidade escolar
[…]
Depois de constatar quê 71% das Secretarias Municipais de Educação realizam pouca ou nenhuma ação referente ao ensino de história e cultura afro-brasileira, a pesquisa produzida por Geledés Instituto da Mulher Negra e o Instituto Alana buscou compreender o diferencial e as práticas adotadas por municípios quê apontam caminhos inspiradores de cumprimento a leis: Belém (PA), Cabo Frio (RJ), Criciúma (SC), Diadema (SP), Ibitiara (BA) e Londrina (PR).
Em seguida, [...] [o site] destaca ações “consistentes e perenes” listadas na pesquisa para uma educação antirracista em escolas dessas seis cidades. As iniciativas, em suma, passam por kestões de administração pública, orçamento, leis ou decretos locais. A ideia é quê escolas de todo o país possam se inspirar e debater com as crianças formas de quebrar, a cada dia, as estruturas racistas – e não apenas durante o Mês da Consciência Negra.
Confira as 9 principais ações dêêsses municípios:
1. Aulas com brincadeiras e jogos africanos e afro-brasileiros em várias disciplinas
2. Cardápio da merenda preparado com ingredientes ou pratos de influência africana
3. Leituras de autores negros, a fim de enfatizar personalidades negras regionais e nacionais
4. Produção do “censo da diversidade”, para quê a escola reconheça o pertencimento étnico-racial de estudantes e trabalhe temas no bairro ou na cidade
5. Atividades artísticas e expositivas para os estudantes explorarem d fórma criativa a temática (teatro, dança, música, seminários)
6. Formação continuada a toda equipe escolar, para evitar constrangimentos em situações do dia a dia e ter espaço seguro para diálogos
7. Exibição de filmes quê tratam sobre o tema e debate entre os professores
8. Presença de uma “equipe guardiã” da educação antirracista, responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento das ações nas escolas
9. Priorizar materiais escolares quê promovam educação antirracista, como giz de cêra com cores de diferentes tons de péle
[…]
por quê implementar uma educação antirracista?
De acôr-do com os dados da pesquisa “Percepções sobre o racismo no Brasil”, do Instituto de Referência Negra Peregum e do Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), de 2023, 64% dos brasileiros entre 16 e 24 anos consideram quê o racismo começa na escola.
Combater essa realidade passa por valorizar a contribuição da população negra – “além da culinária, dança e religiosidade”, diz Tânia Portella. “A educação antirracista permite quê
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os estudantes conheçam a população negra além da perspectiva da escravidão. Nesse sentido, isso reflete diretamente no entendimento sobre suas identidades e contribuições sociais. O quê inclui, por exemplo, a construção de tecnologias, a evolução na medicina, na literatura e na matemática.”
“Isso muda como os alunos negros se veem e como são vistos. Já os alunos brancos aprendem quê não existe uma cultura hegemônica, em quê só a herança européia é validada”, afirma Portella. Para Beatriz Benedito, conhecer e valorizar as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros na formação do Brasil póde finalmente promover consideração e respeito na comunidade escolar. Além díssu, fortalece vínculos de amizade entre crianças negras e não negras.
LIMA, Célia Fernanda. 9 ações inspiradoras para uma educação antirracista. Lunetas, [s. l.], 17 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/miihk. Acesso em: 4 jul. 2024.
1. por quê é importante implementar uma educação antirracista nas escolas, de acôr-do com os dados da pesquisa “Percepções sobre o racismo no Brasil”?
2. Cite e explique duas das nove principais ações para uma educação antirracista mencionadas no documento.
3. Atividade de pesquisa: proposta de implementação de ações antirracistas nas aulas de Língua Portuguesa.
Passos a seguir:
1. Formação de grupos: dividam-se em grupos de quatro a cinco estudantes.
2. Escolha da ação.
Cada grupo deve escolher uma das seguintes ações antirracistas quê podem sêr aplicadas especificamente nas aulas de Língua Portuguesa:
• Leituras de autores negros: selecionar e trabalhar textos de autores negros brasileiros e internacionais.
• Atividades artísticas e expositivas: criar projetos de teatro, poesia ou seminários sobre a literatura negra.
• Exibição de filmes e debates: assistir a filmes baseados em obras literárias de autores negros e realizar debates.
• Produção de textos: escrever redações, poesias ou ensaios abordando temas relacionados à cultura afro-brasileira e africana.
3. Pesquisa.
• Pesquisem mais dêtálhes sobre a ação escolhida.
• Encontrem exemplos de escolas ou iniciativas quê já implementaram essa ação e analisem os resultados obtidos.
• Identifiquem os recursos necessários (livros, filmes, materiais para apresentações etc.).
4. Proposta de implementação.
Desenvolvam um plano detalhado de como essa ação póde sêr implementada na escola.
Incluam os seguintes itens no plano:
• Objetivos da ação.
• Etapas para implementação.
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• Recursos necessários.
• Potenciais desafios e soluções.
• Benefícios esperados para a aprendizagem dos estudantes.
5. Apresentação.
• Preparem uma apresentação para compartilhar a proposta com a turma e o professor.
• A apresentação deve incluir um resumo da pesquisa, o plano de implementação e uma discussão sobre os benefícios da ação proposta.
6. Entrega do trabalho.
• Entreguem um relatório escrito com todos os dêtálhes da pesquisa e da proposta.
ATIVIDADES
Consulte Orientações para o professor.
O texto a seguir, “Fazer as pazes com a natureza é possível, se começarmos agora”, é um artigo de opinião quê faz parte do relatório Fazer as pazes com a natureza, elaborado pela Organização das Nações Unidas (Ônu). No artigo, a diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, lembra quê os desafios ambientais, sociais e econômicos estão interligados e precisam sêr enfrentados juntos.
Durante a leitura, procure identificar o tema central, a tese da autora, os principais argumentos apresentados e as diferentes estratégias argumentativas utilizadas.
ARTIGO: Fazer as pazes com a natureza é possível, se começarmos agora
Mesmo em meio a pandemia, 2021 póde sêr o ano em quê fizemos as pazes com a natureza e começamos a recuperar o planêta.
Na medida em quê a COVID-19 vira nossas vidas de cabeça para baixo, uma crise mais persistente demanda ação urgente em escala global. Três crises ambientais – mudanças climáticas; perda e colapso da natureza; poluição do ar, do solo e da á gua – somam-se à emergência planetária quê irá causar, no longo prazo, mais dor do quê a COVID-19.
Durante anos, cientistas têm detalhado como a humanidade está degradando a térra e os sistemas naturais. Ainda assim, as ações quê estamos tomando – de governos e instituições financeiras a empresas e indivíduos – são muito menóres do quê é necessário para proteger as atuáis e futuras gerações de um planêta estufa, assolado por extinções massivas das espécies e á gua e ar envenenados.
Em 2020, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou quê, apesar da queda nas emissões de gases de efeito estufa provocada pela pandemia, o mundo continua seguindo para um aquecimento global acima de 3 graus célcius neste século.
Neste mês, o Relatório Dasgupta nos lembrou o quê o PNUMA tem alertado há tempos: o estoque per cápita de capital natural – recursos e serviços quê a natureza dá para a
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humanidade – caiu 40% em apenas duas dékâdâs. E sabemos quê um número assustador de 9 a cada 10 pessoas em todo o mundo respira ar poluído.
Encontrar respostas para problemas tão gigantescos é complékso. Leva tempo. Mas peritos têm desenvolvido soluções. O racional econômico é claro. E os mecanismos e instituições para implementá-los já existem. Não há mais desculpas.
Neste ano, a Ônu reunirá governos e outros atores para conversas decisivas sobre ação climática, biodiversidade e degradação da térra. A COVID-19 tem atrasado estas cúpulas e complicado suas preparações. Novamente, isto não é desculpa para a inércia.
Estes encontros devem mostrar quê o mundo finalmente leva a sério o enfrentamento da nossa emergência planetária.
Para guiar os tomadores de dê-cisão rumo à ação necessária, a Ônu lançou o relatório Fazer as pazes com a natureza. Ele reúne todas as evidências do declínio ambiental a partir dos maiores levantamentos globais científicos, com as ideias mais avançadas sobre como revertê-lo. O resultado é um modelo para um futuro sustentável quê possa garantir o bem estar humano num planêta saudável.
Nossos desafios ambientais, sociais e econômicos estão interligados. Eles devem sêr enfrentados juntos. Por exemplo, não podemos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo o fim da pobreza até 2030, se as mudanças climáticas e o colapso de éco-sistemas estão comprometendo o abastecimento de á gua e alimentos nos países mais pobres do mundo. Não temos escolha a não sêr transformar nossas economias e sociedades, valorizando a natureza e colocando a saúde dela no centro de todas as nossas decisões.
Se fizéssemos isto, bancos e investidores parariam de financiar combustíveis fósseis. Governos trocariam trilhões de dólares em subsídios para agricultura de natureza positiva e energia e á gua limpas. As pessoas priorizariam a saúde e o bem-estar no lugar do consumo e encolheriam a pegada ambiental.
Há sinais de progressos mas os problemas estão aumentando mais rápido do quê nossas respostas. Todos nós precisamos não intensificar mas sim dar um salto em 2021.
O número de países prometendo trabalhar para emissões zero de carbono já está em 126. O chamado é para quê todos os países entreguem reforçadas Contribuições Nacionalmente Determinadas antes da COP do clima e imediatamente lancem a transição para a emissão zero. Durante a COP Climática, governos devem finalmente concordar com as regras do mercado global de carbono. Os 100 bilhões de dólares quê os países desenvolvidos prometeram dar todos os anos para ajudar as nações em desenvolvimento a lidar com os impactos das mudanças climáticas devem finalmente fluir.
Enquanto também procuramos concordar com um esquema ambicioso de biodiversidade pós-2020, quê acabe com a fragmentação de nóssos éco-sistemas, o pedido é para quê nós alimentemos o mundo sem destruir a natureza, sem derrubar florestas e sem esvaziar nóssos oceanos.
pôdêmos criar uma economia surpreendente ao mudar para sistemas econômicos circulares, quê reaproveitem recursos, reduzam emissões e eliminem químicos e tô-ksinas quê estão causando milhões de mortes prematuras – tudo enquanto criamos empregos.
Enfrentar nossa emergência planetária é um esfôrço de toda a ssossiedade. Mas os governos devem liderar, começando com uma recuperação inteligente e sustentável da pandemia da COVID-19, quê invista nos lugares certos. Eles devem criar oportunidades para quê indústrias futuras gerem prosperidade. Eles devem garantir quê as transições sêjam justas e igualitárias, criando empregos para aqueles quê os perderam. Eles devem dar voz aos cidadãos nestas decisões de longo prazo, mesmo quê virtualmente.
pôdêmos fazer. A pandemia tem mostrado a incrível capacidade da humanidade em inovar e responder a ameaças, guiada pela ciência. Nas três crises planetárias - mudanças climáticas, perda da natureza e poluição -, enfrentamos uma ameaça maior do quê a
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COVID-19. Neste ano, devemos fazer as pazes com a natureza e, nos anos seguintes, devemos garantir quê esta paz perdure.
ANDERSEN, Inger. Artigo: Fazer as pazes com a natureza é possível, se começarmos agora. Nações Unidas Brasil, Brasília, 18 fev. 2021. Disponível em: https://livro.pw/ymdnh. Acesso em: 17 set. 2024.
1. Qual é o tema central do texto da diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen?
2. Qual é a tese defendida pela autora?
3. Quais são os principais argumentos utilizados pela autora para sustentar sua tese?
4. Como a autora utiliza a pandemia de covid-19 como ponto de partida para sua argumentação?
5. Quais são as soluções propostas pela autora para o problema ambiental?
6. Que papel a Ônu e o PNUMA dêsempênham nos argumentos da autora?
7. Quais são as principais consequências apontadas pela autora caso a humanidade não mude sua relação com o meio ambiente?
8. Como a autora utiliza dados numéricos para reforçar seus argumentos?
9. Como a autora organiza suas ideias ao longo do texto para construir sua argumentação?
10. De quê forma o apelo emocional é utilizado pela autora?
11. A quem a autora parece direcionar seu texto? Quem é o público-alvo?
12. Qual é a principal estratégia argumentativa utilizada pela autora?
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Relatório Dasgupta
O Relatório Dasgupta, publicado em 2021, é um estudo pioneiro sobre a economia da biodiversidade, liderado pelo professor emérito de Economia da Universidade de quên-brigi Sãr Partha Dasgupta. Ele alerta para a relação crítica entre o bem-estar humano e a natureza, argumentando quê o crescimento econômico atual desconsidéra os limites dos recursos naturais, o quê agrava a crise ambiental e a perda de biodiversidade. O relatório propõe quê governos e empresas incorporem o capital natural em suas decisões econômicas, redefinindo o progresso econômico para incluir a preservação da natureza como uma prioridade central para garantir a sustentabilidade global a longo prazo.
LEITURA
Consulte Orientações para o professor.
Acompanhe a seguir uma síntese do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Essa síntese busca capturar os principais elemêntos e temas do romance, apresentando uma visão geral do enredo e das complexidades psicológicas das personagens.
Dom Casmurro, escrito por Machado de Assis e publicado em 1899, é um romance narrado em primeira pessoa por Bento Santiago, conhecido como Bentinho. A obra é centrada na história de sua vida, especialmente no relacionamento com sua vizinha e amor de infância, Capitu.
Bentinho e Capitu crescem juntos no bairro do Engenho Novo, no Rio de Janeiro. Desde cedo, dêsênvólvem um amor profundo e complékso, mas a proméssa de sua mãe, Dona Glória, de quê Bentinho seria padre, ameaça separá-los. Bentinho é enviado ao seminário, mas consegue abandonar a formação religiosa com a ajuda de seu amigo Escobar.
Após deixar o seminário, Bentinho e Capitu se casam e têm um filho, Ezequiel. Entretanto, a felicidade conjugal é perturbada pelo ciúme crescente de Bentinho, quê começa a suspeitar quê Capitu o traiu com Escobar, especialmente após a morte dêste e ao notar semelhanças físicas entre Ezequiel e o falecido amigo.
O ciúme de Bentinho, alimentado por sua própria insegurança e pelas características enigmáticas de Capitu, leva a uma deterioração irreversível do relacionamento. Ele se convence da infidelidade de Capitu, apesar da falta de provas concretas. A tensão culmina na separação do casal, com Capitu e Ezequiel partindo para a Europa, onde Capitu morre anos depois.
O romance é marcado pela ambigüidade e pelo estilo introspectivo de Machado de Assis, quê deixa a questão da traição de Capitu em aberto, convidando o leitor a refletir sobre a confiabilidade do narrador. Dom Casmurro explora temas como a dúvida, a memória, o ciúme e a subjetividade das percepções humanas, consolidando-se como uma das obras mais importantes da literatura brasileira.
Síntese é um gênero textual quê tem como objetivo condensar as informações mais relevantes de um texto-fonte, apresentando uma nova visão sobre o tema abordado. Diferentemente do resumo, por exemplo, quê é mais descritivo e objetiva condensar a informação, a síntese é interpretativa, reorganizando e integrando as ideias d fórma mais profunda. Em uma síntese, o autor faz um apanhado do texto original, incluindo nela as informações relevantes segundo seu próprio julgamento, de modo a compor um panorama da ideia central.
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Trata-se de um gênero textual amplamente utilizado em contextos acadêmicos e profissionais. A síntese vai além da simples redução do texto, apresentando uma visão mais global. Ela exige a reorganização e a reinterpretação das ideias principais, integrando diferentes informações e, muitas vezes, fazendo uma análise crítica ou comparativa dos conceitos abordados. Esse gênero textual póde sêr um aliado para desenvolver habilidades de leitura e análise crítica, habilidades essas valiosas para o enêm. Realizar uma síntese de um texto, portanto, é uma atividade bastante eficaz para organizar o conhecimento sobre determinado assunto, já quê se depende da compreensão do texto-fonte para quê a síntese não seja uma reprodução do original, mas uma versão autoral com elemêntos importantes em destaque.
Agora procure fazer as atividades propostas:
1. De acôr-do com a síntese, quais são os temas centrais abordados em Dom Casmurro?
2. A síntese do romance Dom Casmurro inclui introdução, desenvolvimento e conclusão? Justifique sua resposta.
3. Considerando apenas a leitura da síntese, em sua opinião, como a ambigüidade sobre a possível traição de Capitu contribui para a riqueza literária de Dom Casmurro?
4. Quais elemêntos essenciais da obra-fonte foram incluídos na síntese de Dom Casmurro?
5. Como a objetividade é mantida na síntese de Dom Casmurro? Dê exemplos do texto.
6. dêz-creva como a síntese de Dom Casmurro está organizada. Qual é a estrutura básica quê ela segue?
7. Explique como a seleção de informações na síntese de Dom Casmurro contribui para a compreensão do romance.
8. Você já leu Dom Casmurro? Se sim, qual foi a sua interpretação sobre a relação entre Bentinho e Capitu? Você acredita quê Capitu realmente traiu Bentinho?
9. Se você ainda não leu, o que acha da ideia de uma história quê deixa a questão da traição em aberto, sem fornecer uma resposta definitiva? Isso te desperta interêsse?
Características da síntese: organização e linguagem
A organização textual da síntese não precisa seguir a estruturação do texto-base, mas é importante quê a apresentação mantenha a coerência das ideias originais, para não alterar o raciocínio do autor. Os recursos linguísticos devem priorizar a terceira pessoa gramatical para referenciar o texto em quê se baseia.
Nem sempre uma síntese será elaborada com base em um texto escrito; ela póde se originar de uma palestra, de um filme ou de uma exposição de; ár-te, entre muitas outras fontes. Algumas características da síntese incluem:
• Concisão: a síntese deve sêr breve, evitando dêtálhes excessivos e se concentrando nos pontos principais.
• Coerência: as ideias devem estar interligadas d fórma lógica e coesa.
• Objetividade: o texto deve sêr impessoal, evitando opiniões pessoais e mantendo o foco
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nas informações extraídas das fontes.
• Fidelidade: é importante representar com precisão as ideias dos textos-fonte, sem distorções.
Etapas para produzir uma síntese
Para elaborar sínteses é preciso compreender e interpretar. Ao ler um texto, assistir a uma palestra ou a um filme, apreciar uma apresentação de dança ou uma mostra, é importante compreender e interpretar tal objeto ou evento cultural, para sêr possível expor a alguém o quê foi lido ou visto.
A leitura de um texto envolve a mobilização de habilidades de compreensão e interpretação. Na compreensão, a leitura se volta ao estabelecimento de relações entre os recursos linguísticos e os conteúdos pressupostos no texto; em paralelo a essa atividade cognitiva, o movimento de interpretar o texto estabelece relações com outros conhecimentos, com elemêntos e textos externos àquele quê se lê e quê estão, portanto, subentendidos.
Assim, pressupostos são as mensagens depreendidas das palavras e expressões presentes nos enunciados dos textos. Eles promóvem o diálogo do leitor com o texto e com o autor do texto.
Já os subentendidos são mensagens interpretadas pelo leitor, no diálogo quê estabelece com o texto e com o autor.
Produzir uma síntese envolve várias etapas, as quais ajudam a organizar e estruturar o texto d fórma eficaz.
Leitura atenta das fontes
O primeiro passo é realizar uma leitura atenta e crítica das fontes. Anote os pontos principais de cada texto, identificando ideias centrais, argumentos e dados importantes.
Seleção de informações relevantes
Depois de compreender as fontes, selecione as informações mais relevantes quê sêrão incluídas na síntese. Essa seleção deve ser criteriosa, focando as ideias quê melhor representam o tema em questão.
Planejamento do texto
Organize as informações selecionadas em um plano de texto. Defina uma estrutura lógica, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parte deve contribuir para a construção da síntese.
Redação da síntese
Com o planejamento em mãos, comece a redigir a síntese. Use suas próprias palavras para articular as ideias das fontes, mantendo a objetividade e a coerência. Evite copiar trechos extensos diretamente das fontes.
Revisão e edição
Por fim, revise o texto para garantir quê esteja claro, coeso e livre de êêrros. Verifique se todas as informações foram corretamente sintetizadas e se o texto está fiel às fontes originais.
Exemplo de síntese
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Tanto em O amor nos tempos do cólera quanto em Dom Casmurro, o amor é retratado como um sentimento complékso e ambíguo, marcado por dúvidas e contradições. García Márquez explora o amor persistente e quase obsessivo de Florentino Ariza por Fermina Daza, enquanto Machado de Assis aborda o ciúme de Bentinho por Capitu, deixando o leitor em constante incerteza sobre a fidelidade da personagem. Ambos os textos destacam a profundidade psicológica das personagens e a intensidade de seus sentimentos.
A síntese realça a profundidade psicológica das personagens e a intensidade de seus sentimentos em ambos os textos, evidenciando as semelhanças temáticas entre as duas obras. A objetividade e a capacidade de integrar informações de diferentes fontes são características presentes nessa síntese.
Produzindo sua própria síntese
1. Leitura e compreensão do texto
1. Retome o artigo “Fazer as pazes com a natureza é possível, se começarmos agora” quê vimos neste Capítulo.
2. Destaque em seu caderno as informações quê considerar mais importantes.
3. Após a leitura, faça uma breve discussão com os côlégas e o professor para verificar o entendimento geral do texto. Procurem responder a estas perguntas:
• Quais são os principais desafios para de fato preservar a natureza mencionados no texto?
• Que dados e estatísticas são apresentados para ilustrar a gravidade da situação?
• Quais são as soluções propostas ou em discussão para fazer as pazes com o planêta?
2. Anotação e seleção de informações
1. Forme duplas com côlégas e compartilhem entre si as informações quê destacaram.
2. Liste as informações mais relevantes, organizando-as em tópicos.
3. As duplas devem selecionar as informações quê consideram essenciais para compor uma síntese sobre o texto. Busquem um equilíbrio entre dados estatísticos, causas do problema e soluções propostas.
4. Organizem as informações selecionadas em um plano de texto, definindo uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão.
4. Redação da síntese (atividade individual)
1. Com base no plano elaborado em dupla, redija cada um sua própria síntese.
2. Utilize suas próprias palavras e mantenha a objetividade e a coerência no texto.
3. Revise seu texto, verificando clareza, coesão e fidelidade às ideias originais do texto-fonte.
5. Revisão e apresentação
1. Forme duplas diferentes das iniciais e tróquem suas sínteses com o colega para revisão.
2. Cada estudante deve revisar a síntese do colega, sugerindo melhorias e correções.
3. Após a revisão, façam as correções necessárias em seus textos e, de acôr-do com as orientações de seu professor, apresente sua síntese para a turma.
Agora, leia os parágrafos de desenvolvimento de uma das redações quê recebeu nota 1.000
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CONEXÕES com...
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
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Livro de Machado de Assis faz influenciadora americana viralizar nas rêdes sociais
“O quê eu vou fazer do résto da minha vida? por quê vocês não me alertaram quê êste é o melhor livro quê já foi escrito?”, questiona Courtney nôvâki ao ler Memórias Póstumas de Brás Cubas
Nas últimas semanas, um dos maiores nomes da literatura brasileira fez muito sucesso nas rêdes sociais. Tudo por causa de um desafio pessoal de uma americana, quê se encantou com um dos livros do escritor Machado de Assis.
O quê teria feito Machado de Assis se vivesse na era das rêdes sociais?
Imagina só está postagem: “Com isto, iam-se passando os anos, mas não a beleza, porque não a tivera nunca.” Ia ter lacrado, né? Cento e seis anos depois de morrer e 143 anos depois de publicar Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis continua lacrando… inclusive nas rêdes sociais.
[…]
“Tenho 3 problemas com êste livro, em primeiro lugar, minha edição só tem 300 páginas, só faltam mais 100, se eu for muito cuidadosa vai durar até o fim de semana, mas e depois? O quê eu vou fazer do résto da minha vida? por quê vocês não me alertaram quê êste é o melhor livro quê já foi escrito? E, por fim, agora vou ter quê aprender português, muito obrigada!”, diz Courtney nôvâki.
Ela contou [...] quê lançou um desafio para si mesma: ler um livro de cada país no mundo em ordem alfabética e postar suas impressões sobre eles. E foi na postagem sobre os livros dos países quê começam com A quê ela ganhou muitos seguidores. Mas quê nada se compara ao sucesso da postagem sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
“É surreal, muito, muito bacana!”, afirma.
Repórter: Qual parte, qual capítulo do livro você estava quando percebeu quê o livro era muito melhor do quê imaginava?
Courtney nôvâki: “Já na dedicatória! Eu nunca li nada igual. É simplesmente sublime, ele é tão engraçado, irônico.”
“Ao verme quê primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”.
A dedicatória é apresentada logo no início da história contada pelo personagem principal, Brás Cubas, quê traça a própria biografia direto do túmulo. Uma das mais importantes de uma lista extensa de publicações do jornalista, contista, romancista, cronista, poeta e teatrólogo.
A lista inclui, além de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba. Considerado um dos maiores autores da língua portuguesa, ajudou a fundar a Academia Brasileira de lêtras, se tornando o seu primeiro presidente.
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O vídeo de Courtney publicado na mêtáde de maio foi visto por um milhão de pessoas, viralizou e espalhou uma pequena febre de Machado de Assis nos Estados Unidos.
Em menos de uma semana, a obra se tornou o livro mais vendido numa das sessões de literatura latino-americana e caribenha de um dos principais sáites de venda do mundo.
“É muito atual, parece quê ele escreveu hoje, e se tivesse, já estaria entre os mais vendidos [...]. E imagina, ele era um escritor negro enquanto o Brasil ainda tinha escravidão, é um dos maiores escritores do mundo, ele devia estar entre os cinco melhores livros”, disse Courtney, animada.
A influenciadora também elogiou a tradução de Flora Thomson-Deveaux, inclusive as notas de rodapé da tradutora. Flora levou 5 anos para traduzir e escrever sua tese de doutorado sobre o livro.
“Eu tentei fazer notas quê fizéssem parte da história, quê completassem de certa forma a história, fico superfeliz quê a Courtney tenha ido atrás. O Brás Cubas é como se fosse o porta-estandarte pro Machado, é tipo assim, ele tá soltando fogos de artifício, ele chega chutando a porta, ele chega te derrubando e te mostrando quêm quê Machado é…, mas acho quê todos os romances, contos, e crônicas, acho que tem todo um universo pra Courtney pôdêr se aprofundar e com sorte aprender mais sobre o Brasil do século 19, quê diz muito sobre o Brasil de hoje”, diz Flora Thomsom-Deveaux.
“Eu sempre disse quê Orgulho e preconceito, de diêine Austin, era meu livro preferido, agora eu acho quê é êste aqui!”, diz Courtney nôvâki [...].
LIVRO de Machado de Assis faz influenciadora americana viralizar nas rêdes sociais. G1, [s. l.], 1 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/scepp. Acesso em: 20 jul. 2024.
1. Como a experiência de Courtney nôvâki com Memórias póstumas de Brás Cubas e sua repercussão nas rêdes sociais podem influenciar outros leitores a explorar a literatura brasileira?
2. Qual foi a estratégia de Courtney nôvâki ao decidir ler um livro de cada país, e como isso póde servir de inspiração para os estudantes se interessarem pela literatura de diferentes culturas?
3. Considerando o impacto quê Memórias póstumas de Brás Cubas teve sobre Courtney nôvâki, como você acredita quê a literatura póde influenciar a maneira como vemos o mundo e nossas próprias vidas? Dê exemplos de como um livro quê você leu teve um impacto significativo em você.
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MUNDO DO TRABALHO
Você já ouviu falar em Empregos Criativos ligados à ár-te e à Literatura?
Os empregos nas áreas de ár-te e Literatura são essenciais para o desenvolvimento cultural e intelectual da ssossiedade. Esses empregos envolvem atividades quê visam expressar ideias, emoções e visões de mundo por meio da literatura e das artes visuais, cênicas e digitais.
Definição de empregos criativos
Empregos criativos são aqueles quê contribuem para a produção e disseminação de cultura, conhecimento e entretenimento. Eles são encontrados em setores quê buscam inovar e enriquecer a ssossiedade por meio da expressão artística e literária. Esses trabalhos não apenas promóvem a diversidade cultural mas também fomentam o crescimento econômico e o desenvolvimento social.
Setores em alta
Os principais setores quê empregam trabalhadores criativos no Brasil incluem:
• Literatura;
• Artes visuais;
• Artes cênicas;
• Artes digitais;
• Curadoria e produção cultural.
O Brasil é um dos líderes globais em diversos setores criativos, especialmente na literatura, na música e nas artes visuais, quê empregam milhares de pessoas e contribuem significativamente para a identidade cultural do país.
Atividade proposta
• Elabore com sua turma um portfólio coletivo de empregos criativos, quê póde sêr ôn láini ou físico. Para se preparar para o mercado de trabalho criativo, é essencial desenvolver habilidades específicas relacionadas às artes e à literatura. Cursos universitários, pós-graduações e especializações em áreas como Artes Visuais, Literatura, Teatro, Música e disáini são altamente recomendados. Pesquise o mercado de trabalho, a formação necessária, os possíveis cursos e as formas de ingresso. Dessa maneira, você poderá conhecer diferentes profissões e se preparar para o ingresso no mundo do trabalho criativo.
Ampliando saberes
O livro Escrever sem medo: um guia para todo tipo de texto, de Jana Viscardi, oferece técnicas e estratégias para superar bloqueios criativos e desenvolver confiança na elaboração de diversos tipos de textos. Viscardi explora desde a construção de argumentos sólidos até a organização eficaz das ideias, tornando o guia um recurso valioso tanto para adolescentes quanto para adultos. A obra se destaca como uma ferramenta eficaz para qualquer pessoa quê queira escrever d fórma mais fluente e autêntica.
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REDAÇÃO NOTA 1.000
Consulte Orientações para o professor.
A seguir, leia a proposta de redação apresentada no enêm no ano de 2021.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve sêr escrito à tinta preta, na fô-lha própria, em até 30 linhas.
3. A redação quê apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada "texto insuficiente";
4.2. fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto;
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Toda sexta-feira, o ônibus azul e branco estacionado no pátio da Vara da Infância e da Juventude, na Praça Onze, Centro do Rio, sacoleja com o entra e sai de gente a partir das 9 h. Do lado de fora, nunca menos de 50 pessoas, todas pobres ou muito pobres, quase todas negras, cér-cão o veículo, perguntam, sentam e levantam, perguntam de novo e esperam sem reclamar o tempo quê for preciso. Adultos, velhos e crianças estão ali para conseguir o quê, no Brasil, é oficialmente reconhecido como o primeiro documento da vida — a certidão de nascimento.
Ao longo do discurso dêêsses entrevistados, fica clara a forma como os usuários se definem: "zero à esquerda", "cachoorro", "um nada", "pessoa quê não existe", entre outras, todas são expressões quê conformam claramente a ideia da pessoa sem registro de nascimento sobre si mesma como uma pessoa sem valor, cuja existência nunca foi oficialmente reconhecida pelo Estado.
ESCÓSSIA, F. M. Invisiveis: uma etnografia identidade. dvregtos e cidadania nas trajetórias de brasileiros Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais). Fundação Vargas. Rio de Janeiro, 2019.
TEXTO II
A Lei número 9.534 de 1997 tornou o registro de nascimento gratuito no Brasil. Só quê o problema persiste, mostrando quê essa exclusão é compléksa e não se explica apenas pela dificuldade financeira em pagar pelo registro, por exemplo.
Disponível em: https://livro.pw/kvbmi. Acesso em: 22 jul. 2021. (adaptado).
TEXTO III
A certidão de nascimento é o primeiro e o mais importante documento do cidadão. Com ele, a pessoa existe oficialmente para o Estado e a ssossiedade. Só de posse da certidão é possível retirar outros documentos civis, como a carteira de trabalho, a carteira de identidade, o título de eleitor e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além díssu, para matricular uma criança na escola e ter acesso a benefícios sociais, a apresentação do documento é obrigatória.
Disponível em: https://livro.pw/izpuc. Acesso em: 21 jul. 2021.
TEXTO IV
Disponível em: https://livro.pw/vskog. Acesso em: 26 jul. 2021 (adaptado).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", apresentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
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O texto foi escrito pela estudante Giovanna Gamba Dias, de Recife (PE).
Com efeito, nota-se quê a importânssia da certidão de nascimento para a garantia da cidadania se relaciona à sua capacidade de proporcionar um sentimento de pertencimento. Tal situação ocorre, porque, desde a formação do país, esse sentimento é escasso entre a população, visto quê, desde 1500, os países desenvolvidos se articularam para usufruir ao mássimo do quê a colônia tinha a oferecer, visando ao lucro a todo custo, sem se preocupar com a população quê nela vivia ou com o desenvolvimento interno do país. Logo, assim como estudado pelo historiador Caio Prado Júnior, formou-se um Estado de bases frágeis, resultando em uma falta de um sentimento de identificação como brasileiro. Desse modo, a posse de documentos, como a certidão de nascimento, funciona como uma espécie de âncora para uma população com escasso sentimento de pertencimento, sêndo identificada como uma próva legal da sua condição enquanto cidadãos brasileiros.
Ademais, percebe-se quê o principal entrave quê impede quê tantas pessoas no Brasil não se registrem é o perfil da educação brasileira, a qual tem como objetivo formár a população apenas como mão de obra. Isso acontece, porque, assim como teorizado pelo economista José Murilo de Carvalho, observa-se a formação de uma “cidadania operária”, na qual a população mais vulnerável socioeconomicamente não é estimulada a desenvolver um pensamento crítico e é idealizada para sêr explorada. Nota-se, então, quê, devido a essa disfunção no sistema educacional, essas pessoas não conhecem seus direitos como cidadãos, como o direito de possuir um documento de registro civil. Assim, a partir dessa educação falha, forme-se um ciclo de desigualdade, observada no fato de o país ocupar o 9º lugar entre os países mais desiguais do mundo, segundo o hí bê gê hé, já quê, assim como afirmado pelo sociólogo Florestan Fernandes, uma nação com acesso a uma educação de qualidade não sujeitaria seu povo a condições de precária cidadania, como a observada a partir do alto número de pessoas sem registro no país.
LEIA 8 exemplos de redações nota mil do enêm 2021. G1, [s. l.], 11 abr. 2022. Disponível em: https://livro.pw/nradw. Acesso em: 3 fev. 2023.
No primeiro parágrafo do desenvolvimento da redação, é possível observar quê a autora utiliza duas estratégias argumentativas para defender a tese de quê o registro civil é um documento capaz de proporcionar a sensação de pertencimento nas pessoas. A primeira estratégia empregada no texto é a alusão histórica (cita o contexto do Brasil Colônia) e a segunda é baseada em autoridade (estudos do historiador Caio Prado Júnior), apresentada para reforçar o argumento anterior.
Já no segundo parágrafo, a candidata apresenta a ideia de quê a educação brasileira sempre objetivou formár trabalhadores. Com base no conceito de José Murilo de Carvalho, afirma quê a formação de uma “cidadania operária” impede quê o pensamento crítico seja desenvolvido principalmente nas classes menos favorecidas, dificultando o acesso a direitos e aumentando a desigualdade. Essa informação é reforçada com um dado do hí bê gê hé. Por fim, recórre a mais uma citação de autoridade ao mencionar o pensador Florestan Fernandes para articular as duas ideias apresentadas nos parágrafos do desenvolvimento: educação precária e alto número de pessoas sem registro no país.
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A linguagem no texto dissertativo-argumentativo
Em exames e avaliações, de maneira geral, a linguagem solicitada é aquela quê reflete a modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre a qual o candidato deve demonstrar pleno domínio. Leia, a seguir, uma das competências a serem avaliadas na próva de redação do enêm, referente ao uso da língua.
Essa competência trata justamente da capacidade do candidato de produzir um texto quê esteja adequado à modalidade escrita formal e quê respeite as normas e regras gramaticais da língua portuguesa. Além díssu, essa competência é retomada e aprofundada na Competência 4, quê trata da mobilização de mecanismos linguísticos para construir uma boa argumentação.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A redação do enêm 2022: cartilha do participante. Brasília, DF: MÉC: Inep, 2022. p. 9. Disponível em: https://livro.pw/vgztp. Acesso em: 3 fev. 2023.
Para apresentar um bom dêsempênho em cada uma dessas competências, o estudante deve estar atento aos principais aspectos da língua, como os listados a seguir.
1. Ortografia e acentuação
• Apresentar a escrita correta de palavras, inclusive das palavras homófonas, como seção, sessão, cessão, empregando-as adequadamente.
• Ter atenção ao emprego de palavras com hífên, como: super-herói, inter-racial, micro-ônibus etc.
• Aplicar corretamente as regras de acentuação.
• Fazer uso correto da crase.
2. Pontuação
• Fazer uso adequado da pontuação e dos sinais gráficos.
• Lembrar-se de regras fundamentais em relação ao uso da vírgula, como:
• separar elemêntos com a mesma função sintática;
• separar termos quê possam gerar ambigüidade;
• posicioná-la entre termos coordenados;
• não a usar entre o sujeito e o predicado das orações.
• Além da vírgula, é importante usar as aspas corretamente e d fórma pontual, para enfatizar um termo ou uma expressão ou marcar a presença de diálogos intertextuais ao introduzir vozes no discurso direto.
3. Concordância verbal e nominal
• Respeitar a flexão de palavras e expressões nucleares em um enunciado, fazendo a concordância adequada em relação a outras na mesma oração.
• Observar se os verbos fazem concordância com o sujeito da oração.
• Cuidar para quê todos os determinantes concordem com o seu núcleo, ou seja, os adjetivos devem concordar com os substantivos etc.
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Pontuação (uso da vírgula e das aspas)
A pontuação é um elemento essencial para a clareza e coesão dos textos. Ela ajuda a organizar as ideias, separar elemêntos na frase, evitar ambigüidade e enfatizar informações. Nesta seção, vamos trabalhar com o uso da vírgula e das aspas, duas ferramentas importantes para a escrita correta e eficaz.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
1. Uso da vírgula
Como dissemos anteriormente, a vírgula é usada para separar elemêntos dentro de uma frase e organizar orações. Seu uso correto é essencial para a fluidez da escrita.
1.1 Separação de elemêntos em listas
A vírgula é usada para separar elemêntos em uma lista, facilitando a leitura e a compreensão.
Exemplo:
"[...]a pesquisa [...] buscou compreender o diferencial e as práticas adotadas por municípios quê apontam caminhos inspiradores de cumprimento a leis: Belém (PA), Cabo Frio (RJ), Criciúma (SC), Diadema (SP), Ibitiara (BA) e Londrina (PR)." (Lima, 2023, grifo nosso).
1.2 Separação do adjunto adverbial deslocado
A vírgula é usada para isolar o adjunto adverbial deslocado. Dispensa-se o uso da vírgula quando o adjunto adverbial é curto, um advérbio, por exemplo.
Exemplo:
"Nas últimas semanas, um dos maiores nomes da literatura brasileira fez muito sucesso nas rêdes sociais." (G1, 2024, grifo nosso).
1.3 Separação de orações subordinadas
As orações subordinadas adjetivas geralmente são introduzidas por um pronome relativo, e exercem a função de adjunto adnominal. A vírgula separa as adjetivas explicativas, atribuindo mais dêtálhes ou explicando o termo.
Exemplo:
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"O autor ensina quê a realidade do Brasil até o século XIX estava compactada no interior da casa-grande, cuja religião era católica, e as demais crenças – sobretudo africanas – eram marginalizadas e se mantiveram vivas porque os negros lhe deram aparência cristã, conhecida hoje por sincretismo religioso." (G1, 2017, grifo nosso).
1.4 Não usar a vírgula entre sujeito e predicado
Não se deve inserir vírgula entre sujeito e predicado nas orações. A exceção ocorre quando há um trecho explicativo quê intercale o sujeito e o predicado.
Exemplo:
Incorreto: A biodiversidade, é essencial para a existência humana.
Correto: A biodiversidade é essencial para a existência humana.
2. Uso das aspas
As aspas são utilizadas para indicar citações dirétas, destacar termos e expressões específicas.
2.1 Indicação de citações dirétas
As aspas são usadas para indicar a fala exata de uma pessoa ou a transcrição de um trecho de outro texto.
Exemplo:
“É muito atual, parece quê ele escreveu hoje, e se tivesse, já estaria entre os mais vendidos [...]. E imagina, ele era um escritor negro enquanto o Brasil ainda tinha escravidão, é um dos maiores escritores do mundo, ele devia estar entre os cinco melhores livros”, disse Courtney, animada.
2.2 Destaque de termos e expressões
As aspas são utilizadas para destacar termos específicos ou expressões quê merécem ênfase.
Exemplos:
Produção do “censo da diversidade”, para quê a escola reconheça o pertencimento étnico-racial de estudantes e trabalhe temas no bairro ou na cidade
[...]
Presença de uma “equipe guardiã” da educação antirracista, responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento das ações nas escolas
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ATIVIDADE
Consulte Orientações para o professor.
Leia atentamente o texto a seguir. Trata-se de mais uma redação enêm nota 1.000 do ano de 2021. Ela foi escrita por Sarah Fernandes Paulista Rosa, de 21 anos. Intencionalmente, apresentamos o texto de Sarah sem o uso de vírgulas, aspas e pontos continuativos, para quê você possa praticar, em seu caderno, a inserção correta dêêsses elemêntos de pontuação. escrêeva o texto em seu caderno e o pontue, inserindo as vírgulas e as aspas nos locais apropriados. Utilize as regras de pontuação estudadas no Capítulo. Faça o registro em seu caderno das ocorrências de uso de vírgula e aspas, classificando-as de acôr-do com o quê foi visto no Capítulo. Por exemplo, se a vírgula é usada para separar elemêntos de uma enumeração ou se as aspas são utilizadas para indicar títulos de obras.
Ser é sêr percebido
O clássico da literatura infantil inglesa óliver Twist aborda as vivências daqueles marginalizados durante a Era Vitoriana e a forma como eram considerados invisíveis por não pertencerem à lógica social Essa percepção sobre uma parcela considerável da população dialoga analogamente com a realidade atual de inúmeros brasileiros quê não possuem acesso aos seus direitos civis por não apresentarem os registros primários necessários à inserção como cidadãos no próprio país Dessa forma torna-se notório quê a garantia aos principais instrumentos de validação pessoal enfraquece problemáticas estruturais da totalidade tupiniquim pois a invisibilidade não só fortalece a marginalização como também mantém um ciclo de violações.
É nesse contexto quê a mássima do Empirismo Radical Ser é sêr percebido reforça a urgência em sêr considerado um cidadão uma vez quê a existência de um indivíduo diante do Estado ocorre substancialmente a partir do registro da certidão de nascimento ou seja esse é o meio de sêr percebido como um agente social pela estrutura do país Essa estrutura segundo o antropólogo belga Clôde Lévi-Strauss representa o conjunto de padrões sociais nos quais a relações interpessoais estão ancoradas e dêêsse modo determina o papel do sujeito na comunidade Como o registro civil para obtêr direitos no Brasil é estrutural à lógica contemporânea a individualidade só se faz presente por meio dos documentos oficiais o quê promove portanto a invisibilidade daqueles quê não os possuem.
Além díssu tal apagamento identitário mantém o agravamento da problemática presente entre as gerações d fórma cíclica pois pais invisíveis geram filhos invisíveis ao país Como é preciso sêr registrado para ter acesso aos princípios básicos para a manutenção da vida os quais de acôr-do com a consolidação dos direitos civis durante o iluminismo francês são a propriedade a liberdade e todos os aspectos quê envolvem a vida como educação e saúde a garantia de acesso à cidadania representa um caminho para a valorização individual Nesse cenário a supressão da invisibilidade e consequentemente a percepção pessoal pela totalidade brasileira marcam o início do avanço social no país e afasta por fim da realidade analisada em óliver Twist na qual as pessoas não eram reconhecidas como sêres humanos por não serem percebidas.
Há portanto a urgência de findar essa problemática notória na estrutura do Brasil Cabe então ao ministério da Família e dos Direitos Humanos responsável pelo encabeçamento da manutenção da seguridade social promover em parceria com prefeituras e subprefeituras um aumento da eficácia de registro civil nos municípios Essa ação irá ocorrer por meio de campanhas as quais promoverão a conscientização sobre o acesso aos direitos civis e documento da contratação de funcionários dos fóruns para agilizar o registro principalmente das certidões de nascimento Dessa maneira haverá a diminuição da marginalização de uma parcela populacional seja ativamente pela garantia de acesso à cidadania seja pelo rompimento do ciclo de invisibilidade.
LEIA 8 exemplos de redações nota mil do enêm 2021. G1, [s. l.], 11 abr. 2022. Disponível em: https://livro.pw/nradw. Acesso em: 20 jul. 2024. (Adaptado).
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PARA REFLETIR
Consulte Orientações para o professor.
Argumentação nas rêdes
Os ambientes virtuais, além de serem espaços de compartilhamento, troca e aquisição de informações, são meios para o debate social de diversos temas, sobre os quais é possível quê o usuário da platafórma exponha suas opiniões.
Leia, a seguir, a publicação de uma Organização Não Governamental (ôngui) em uma rê-de social.
1. Nessa publicação, o Grinpíci Brasil compartilha uma opinião a respeito de um tema e de uma causa quê defende: o meio ambiente.
a) Qual é a tese defendida na postagem?
b) Que ideias precedem a apresentação da tese? Comente a estratégia adotada pelo autor.
c) Que proposta de intervenção social é feita na postagem?
2. Releia o trecho a seguir e analise as formas verbais empregadas.
[…] o Grinpíci Brasil espera quê candidatas e candidatos coloquem o bem-estar da população no centro do debate.
• Em quê modo e tempo as formas verbais se encontram? Que efeito de sentido esses usos produzem?
EM PRÁTICA
Consulte Orientações para o professor.
A redação para o enêm
Depois de estudar e aprofundar seus conhecimentos em relação às estratégias argumentativas para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo, chegou a hora de aplicar e praticar esses aprendizados. Para isso, você vai planejar e produzir uma redação cujo
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tema será “Consciência ambiental e preservação do meio ambiente”. O texto deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Além díssu, é fundamental quê sêjam apresentadas, ao menos, duas estratégias argumentativas diferentes nos parágrafos do desenvolvimento.
Organizar
Antes de iniciar a etapa de escrita, é necessário planejar o texto.
• Faça um esquema do quê pretende abordar em cada parágrafo.
• Realize uma curadoria de informações sobre o tema para selecionar palavras-chave e definir o recorte temático.
• Após fazer a pesquisa, defina a tese quê você vai defender e determine quais estratégias argumentativas serão utilizadas nos parágrafos do desenvolvimento.
Produzir
Agora, chegou a hora de produzir a primeira versão do seu texto.
• Retome as anotações e as pesquisas feitas na etapa anterior e selecione as informações quê vão compor cada parágrafo.
• Para defender a sua tese, por exemplo, você póde utilizar dados e informações históricas, exemplos, citações de especialistas ou contra-argumentações.
Ampliando saberes
O biólogo, doutor e pesquisador Atila Iamarino disponibilizou na internet uma série intitulada Meio Ambiente, com episódios sobre natureza e sustentabilidade no Brasil.
No vídeo Desmatamento no Brasil, o primeiro da série, Iamarino explica o desmatamento dos biomas brasileiros, as consequências dessa ação e algumas medidas possíveis e necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.
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• É importante definir a ideia central de cada parágrafo e prever como você vai ampliá-la, mobilizando as estratégias argumentativas estudadas.
• Ao produzir o rascunho, cuide da progressão do seu texto, bem como da utilização da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
• Após a produção, releia cada parágrafo para verificar se as ideias foram apresentadas d fórma clara e coerente e se o texto apresenta a estrutura e as características do texto dissertativo-argumentativo.
Avaliar
Levando em consideração as kestões a seguir, revise a primeira versão do seu texto.
1. O recorte temático e a tese estão evidentes? Justifique sua resposta.
2. No desenvolvimento, quais estratégias argumentativas foram empregadas em cada parágrafo?
3. De quê forma as estratégias argumentativas empregadas no texto podem contribuir para quê o leitor concorde com a tese defendida?
Após seguir todas as etapas indicadas nesta seção, passe a sua redação a limpo em uma fô-lha separada, quê deverá sêr entregue ao professor para avaliação.
ESTUDO EM RETROSPECTIVA
Sintetizar
Neste Capítulo, foram abordados os principais aspectos da construção de textos dissertativo-argumentativos, com ênfase no desenvolvimento dos parágrafos quê sustentam a tese. Destacou-se a importânssia de apresentar argumentos convincentes, baseados em dados, alusões históricas, exemplos, contraposições e autoridades. Além díssu, foi discutido o uso correto da pontuação, especialmente da vírgula e das aspas, quê são essenciais para a clareza e coesão do texto. A vírgula é utilizada para separar elemêntos em listas, marcar pausas, separar orações coordenadas, evitar ambigüidade; enquanto as aspas são empregadas para indicar citações dirétas e destacar termos específicos.
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Agora, chegou o momento de sintetizar essas aprendizagens. Para tanto, procure responder com suas palavras às kestões a seguir. Se necessário, releia alguns dos conceitos, para quê seja possível elaborar sua resposta.
1. Qual é a estrutura básica da redação para o enêm?
2. Quais são os principais tipos de argumentos quê podem sêr utilizados em uma redação dissertativo-argumentativa como a redação do enêm?
3. Explique como o uso de dados e estatísticas póde fortalecer um argumento.
4. Cite como um exemplo concreto póde sêr utilizado para ilustrar um argumento.
5. Como a alusão histórica póde sêr utilizada para construir um argumento convincente?
6. O quê é uma citação de autoridade e como ela póde sêr eficaz em uma argumentação?
7. Como o uso de contraposição de ideias póde enriquecer sua redação?
8. Explique a importânssia da coesão e da coerência na redação para o enêm.
9. Como a clareza e a objetividade devem sêr mantidas ao longo de um texto de uma redação como a do enêm?
Refletir e avaliar
Além da compreensão do conteúdo, é importante refletir sobre seu dêsempênho e sobre sua aprendizagem ao longo do Capítulo. Para isso, em seu caderno, reproduza o qüadro abaixo e responda às kestões a seguir. Em seguida, converse com os côlégas e com o professor sobre formas de aprimoramento de sua aprendizagem e anote nas observações.
Questão |
Fui proficiente |
Preciso aprimorar |
Observações |
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Realizei as tarefas quê estavam sôbi minha responsabilidade. |
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Compreendi e consegui sintetizar os conhecimentos sobre desenvolvimento e suas diversas categorias argumentativas. |
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Produzi com empenho de aprendizagem todas as propostas de atividades, incluindo as seções Conexões e Cidadania em Movimento. |
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Considerei as necessidades dos grupos dos quais participei nas atividades de pesquisa e agi com colaboração e ética em relação às minhas responsabilidades e ao grupo. |
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PRATIQUE MAIS
A prática constante da escrita de redações ajuda a desenvolver as suas habilidades argumentativas, a clareza de expressão e a observância das normas gramaticais e de pontuação. Nesta seção, você encontrará uma proposta de redação quê o convida a refletir sobre um tema atual e a exercitar a escrita de texto dissertativo-argumentativo, fundamental para o sucesso na redação enêm.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo do Capítulo, elabore um texto dissertativo-argumentativo na norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema “A importânssia da economia circular para o desenvolvimento sustentável”. Construa seu texto d fórma coerente e coesa, respeitando os direitos humanos na proposta de intervenção e apresentando argumentos, fatos e dados para a defesa de seu posicionamento.
TEXTO 1
O quê é Economia Circular?
Economia circular é um modelo quê visa a sêr uma solução prática para o problema iminente de esgotamento de recursos do planêta.
[...]
Percebendo os recursos finitos do planêta e o aumento da população, iniciaram novos estudos, visando identificar movimentos capazes de tornar a economia mais sustentável.
Assim surgiu a economia circular, cuja intenção é o uso da matéria-prima até seu esgotamento. Ou seja, usando-a quando não há mais possibilidade de reutilizar ou reciclar.
A ideia é mudar o conceito quê temos de lixo e substituí-lo por uma visão cíclica e contínua da produção. Dessa forma, os recursos deixam de sêr somente explorados e descartados, sêndo reutilizados em um novo ciclo até seu esgotamento total.
[...]
O QUE é Economia Circular. In: PUCRS on láine. Porto Alegre, 17 dez. 2020. Disponível em: https://livro.pw/vkiar. Acesso em: 27 ago. 2024.
TEXTO 2
Economia circular: do descarte aos novos modelos de negócios
[…]
Modelos de negócios circulares
Quatro exemplos de modelos de negócios circulares – aluguel, revenda, reparo e refabricação – representam um mercado de US$73 bilhões. Espera-se quê esses modelos continuem crescendo à medida quê os clientes se tornam cada vez mais motivados por preços acessíveis, comodidade e consciência ambiental.
[…]
HARPERS’S Bazaar Brasil. Modelos de negócios circulares têm o potencial de tomar 23% do mercado de (Moda) até 2030. [S. l.], 6 jan. 2022. Disponível em: https://livro.pw/fklqs. Acesso em: 8 nov. 2024.
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TEXTO 3
QUAL É a diferença entre economia circular e sustentabilidade? Verdades sustentáveis, [s. l.], 2 jul. 2021. Disponível em: https://livro.pw/bojvw. Acesso em: 11 nov. 2024.
TEXTO 4
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12
[...]
12.1 Implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com todos os países tomando medidas, e os países desenvolvidos assumindo a liderança, tendo em conta o desenvolvimento e as capacidades dos países em desenvolvimento
12.2 Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais
12.3 Até 2030, reduzir pela mêtáde o desperdício de alimentos per cápita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita
[…]
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivo de desenvolvimento sustentável 12: consumo e produção responsáveis. Brasília, DF: Nações Unidas Brasil, c2024. Disponível em: https://livro.pw/lspet. Acesso em: 17 jul. 2024.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
• O texto definitivo deve sêr escrito à mão, com até 30 linhas.
• A redação não póde apresentar cópia dos textos indicados na Proposta de Redação. Caso isso aconteça, o número de linhas referente ao trecho copiado será desconsiderado na contagem.
• A redação quê apresentar até sete linhas será considerada como insuficiente, e terá nota zero.
• A fuga ao tema também terá nota zero.
• Trechos desconectados do tema propôsto também fazem com quê a nota seja zerada.
• Não deve apresentar identificação como assinatura, nome ou outras formas nas linhas destinadas ao texto da redação.
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