CAPÍTULO 7
A conclusão na redação para o enêm

Informações do Capítulo

Campos de atuação: vida pública, jornalístico-midiático e práticas de estudo e pesquisa

Temas Contemporâneos Transversais: Educação em Direitos Humanos, Trabalho, Saúde, Vida Familiar e Social

Principais objetivos:

1. Compreender o papel da conclusão em uma redação dissertativo-argumentativa do enêm, identificando sua função de síntese e proposição de soluções ao problema discutido.

2. Analisar diferentes tipos de conclusão utilizados em redações nota 1.000 do enêm, avaliando como cada um deles reforça a argumentação apresentada ao longo do texto.

3. Aplicar estratégias para a construção de conclusões quê apresentem uma proposta de intervenção concreta e coerente, conforme os critérios estabelecidos pela banca do enêm.

4. Elaborar conclusões eficientes para redações, conectando d fórma coesa os argumentos desenvolvidos no texto e propondo intervenções detalhadas e factíveis quê respeitem os direitos humanos.

Foto de Sonia Guajajara diante da imprensa, discursando. Ela é uma mulher indígena, possui cabelos pretos e usa cocar de penas na cabeça.

Na fotografia, a ativista sônîa Guajajara (1974-), escolhida para assumir a pasta do Ministério dos Povos Indígenas em 2023. Belém (PA), 2023.

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Proposta de intervenção: um passo decisivo na redação do enêm

A proposta de intervenção é um dos cinco aspectos fundamentais avaliados na redação do enêm, representando um momento decisivo para quê o candidato demonstre sua capacidade de reflekção crítica e de exercício da cidadania. Apresentar uma intervenção significa sugerir uma iniciativa concreta quê visa enfrentar o problema abordado pelo tema, sempre em conformidade com os princípios dos direitos humanos.

A construção dessa proposta é uma oportunidade para o estudante mostrar não apenas seu conhecimento sobre o tema mas também seu comprometimento em atuar d fórma efetiva na realidade. Durante o processo de produção do texto, além de defender um ponto de vista de maneira argumentativa e crítica, o candidato deve sêr capaz de propor uma solução quê dialogue diretamente com o problema discutido, indicando uma ação interventiva quê esteja de acôr-do com os valores de uma ssossiedade democrática e pluralista.

Para quê a proposta de intervenção seja avaliada d fórma positiva, ela precisa estar intimamente relacionada ao tema central da redação e deve estar integrada ao projeto de texto do estudante. Isso significa quê, ao planejar sua escrita, o candidato deve garantir quê a proposta seja coerente com o ponto de vista defendido e com os argumentos apresentados ao longo do texto. A proposta de intervenção deve expressar, d fórma clara e articulada, a visão do autor sobre as possíveis soluções para a questão em debate, respondendo diretamente aos problemas levantados.

Uma proposta bem elaborada deve sêr concreta e específica, evitando generalizações quê possam diluir a fôrça da argumentação. Para isso, é essencial quê o estudante não só sugira uma ação como também identifique o ator social competente para executá-la, seja ele individual, familiar, comunitário, social, político, seja governamental. Além de definir quem será o responsável pela intervenção, é necessário indicar o meio de execução da ação, detalhar seu efeito ou finalidade e, se possível, incluir outros elemêntos quê possam enriquecer a proposta, tornando-a ainda mais robusta e detalhada.

Em resumo, a proposta de intervenção não é apenas um complemento da redação, mas um elemento central quê demonstra o preparo do candidato para participar ativamente da transformação da ssossiedade. Ela deve sêr desenvolvida de maneira clara, objetiva e integrada ao restante do texto, garantindo quê o autor apresente uma solução viável e compatível com o problema discutido, sempre respeitando os direitos humanos. Dessa forma, o candidato não só atende aos critérios de avaliação do enêm mas também reafirma seu compromisso com uma atuação cidadã responsável e crítica.

Como elaborar a proposta de intervenção

Como mencionado anteriormente, a próva de redação do enêm exige quê o candidato, além de demonstrar domínio das competências de argumentação e escrita, apresente uma proposta de intervenção para o problema abordado. Esse critério, correspondente à Competência 5, póde valer até

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200 pontos na redação. Ao tratar da Competência 5, quê aborda a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema discutido na redação, é fundamental destacar a importânssia de construir uma solução quê seja viável, coerente com o tema e, sobretudo, respeitosa com os direitos humanos. Essa competência não avalia apenas a capacidade do estudante em propor uma ação concreta, mas também de demonstrar um entendimento profundo das kestões sociais e éticas envolvidas. O qüadro a seguir apresenta os seis níveis de dêsempênho quê serão utilizados para avaliar a Competência 5 nas redações do enêm:

200 pontos

Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

160 pontos

Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

120 pontos

Elabora, d fórma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

80 pontos

Elabora, d fórma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

40 pontos

Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.

0 ponto

Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

Para garantir um bom dêsempênho na Competência 5 do enêm, a proposta de intervenção deve sêr apresentada de acôr-do com critérios específicos, quê incluem os elemêntos a seguir.

Ação de intervenção

Proposta de ação concreta para tentar solucionar o problema d fórma objetiva.

Trata-se do quê será, de fato, realizado.

Agentes responsáveis

Indicação de quem são os mais capacitados a resolver a situação-problema.

O agente será responsável por executar a ação em prol da resolução da questão apresentada.

Possibilidades: Estado, escolas, ônguis etc.

Modo/Meio

Detalhamento das formas de agir. É fundamental quê se explicite como a proposta de ação será executada.

Efeito/Finalidade

Indicação do objetivo ou do resultado esperado pela ação proposta.

Detalhamento

Explicação de como será feito o processo da intervenção, evidenciando exemplos e explicações dos demais critérios.

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Como indicado no esquema, para construir uma proposta bem elaborada, deve-se propor a ação de intervenção e o agente social competente para executá-la de acôr-do com o contexto em análise. Esse agente póde sêr relacionado ao âmbito individual, familiar, comunitário, social, político ou governamental, por exemplo. Além díssu, é preciso explicitar o meio de execução da ação e o seu efeito, ou a sua finalidade, preferencialmente incluindo os devidos detalhamentos necessários para esclarecer a sua proposta com a maior precisão possível.

É importante considerar quê há maneiras diferentes de propor uma intervenção e quê a escolha deve levar em conta a adequação ao tema da redação e à tese defendida. Além díssu, é preciso garantir quê a proposta esteja explícita no texto, não indicando somente a falta de uma ação ou de um investimento, por exemplo, mas também expondo com clareza qual intervenção póde sêr realizada para sanar o problema ou direcionar caminhos para melhorias.

Uma das maneiras de se começar a construção de uma proposta de intervenção póde sêr pela inferência. Inferir é realizar uma dedução sobre algo, extraindo ideias d fórma lógica com base nas informações apresentadas. Nesse processo, avaliam-se as informações e levantam-se hipóteses para concluir algo. No texto dissertativo-argumentativo, a retomada dos argumentos apresentados no desenvolvimento póde sêr realizada por meio da utilização de conectivos conclusivos — como logo, pois, portanto, por isso, assim e em vista díssu — para relacionar o quê foi exposto anteriormente e apresentar a inferência proposta.

Leia, a seguir, um trecho da conclusão de uma redação para a próva do enêm 2019, em quê a inferência é utilizada para introduzir o parágrafo e para expor a conclusão lógica a quê a autora chegou por meio das ideias centrais argumentadas no desenvolvimento do texto.

Dessa forma, pode-se perceber quê o debate acerca da democratização do cinema é imprescindível para a construção de uma ssossiedade mais igualitária. Nessa lógica, é imperativo quê o Ministério da Economia destine verbas para a construção de salas de cinema, de baixo custo ou gratuitas, nas periferías brasileiras por meio da inclusão de seu objetivo na base de Diretrizes Orçamentárias, com o intuito de democratizar o acesso à ár-te. […]

FELPI, Lucas. Cartilha redação a mil 2.0. [S. l.: s. n.], [202-]. E-book. Disponível em: https://livro.pw/rpioo. Acesso em: 16 set. 2024.

Nesse exemplo, a inferência póde sêr útil na identificação de um problema e na proposição de soluções para ele, por isso póde sêr inserida antes da apresentação de uma proposta de intervenção, por exemplo, em uma estrutura combinada de técnicas.

Leia agora o parágrafo de conclusão da estudante Dandara Luíza da Costa, quê tirou nota 1.000 na redação do enêm de 2014.

Dessa forma, é possível perceber quê a publicidade infantil excessiva influencía de maneira negativa tanto a infância em si como também o Brasil. É preciso quê o govêrno atue iminentemente nesse problema através da aplicação de multas nas empresas de publicidade quê ultrapassarem os limites das faixas etárias estabelecidos anteriormente pelo Ministério da Infância e da Juventude. Além díssu, é preciso quê essas crianças sêjam estimuladas pêlos pais e

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pelas escolas a terem um maior hábito de ler, através de concessões fiscais às famílias mais carentes, em livrarias e papelarias, distando um pouco do padrão consumista atual, a fim de quê o Brasil garanta um futuro com adultos mais conscientes. Afinal, como afirmou Platão: “o importante não é viver, mas viver bem”.

LEIA redações do enêm quê tiraram nota mássima no exame de 2014. G1, São Paulo, 25 out. 2015. Disponível em: https://livro.pw/ishpj. Acesso em: 20 ago. 2024.

Nesse trecho, é possível identificar duas ações de intervenção sugeridas: a atuação sobre o problema por meio da aplicação de multas, quê deve sêr realizada pelo govêrno, e o incentivo ao hábito da leitura, quê deve sêr promovido pêlos pais e pelas escolas. Sobre essa segunda ação, há ainda o detalhamento de como ela deve sêr feita, citando a possibilidade de concessões fiscais a famílias carentes em uma ação também apoiada pelo govêrno. O efeito esperado dessas duas ações é apresentado no trecho “a fim de quê o Brasil garanta um futuro com adultos mais conscientes”, o quê indica o objetivo a longo prazo da sugestão apresentada.

Esquema: 'Na hora de elaborar a proposta de intervenção, pode-se considerar as perguntas a seguir'. Um. A proposta é realizável? Dois. Quem pode agir? 3. Como agir? 4. Que resultado se espera alcançar? 5. Que outra informação pode detalhar melhor a proposta?

ATIVIDADES

Consulte Orientações para o professor.

1. Leia a conclusão de uma redação quê recebeu nota 1.000 em 2018, cujo tema foi a “Manipulação do comportamento de usuário pelo contrôle de dados na internet”, e identifique qual é a proposta de intervenção sugerida para resolver a questão da manipulação do comportamento do usuário de internet e como ela se conecta com o problema apresentado:

Infere-se, portanto, quê o contrôle do comportamento dos usuários possui íntima relação com aspectos educacionais e econômicos. Desse modo, é imperiosa uma ação do MÉC, quê deve, por meio da oferta de debates e seminários nas escolas, orientar os alunos a buscarem informações de fontes confiáveis como artigos científicos ou por intermédio da checagem de dados, com o fito de estimular o senso crítico dos estudantes e, dessa forma, evitar quê sêjam manipulados. Visando ao mesmo objetivo, o MÉC póde, ainda, oferecer uma disciplina de educação tecnológica nas escolas, através de sua inclusão na Base Comum Curricular, causando um importante impacto na construção da consciência coletiva. Assim, observar-se-ia uma população mais crítica e menos iludida.

enêm 2018: leia redações nota mil. G1, [s. l.], 19 mar. 2019. Disponível em: https://livro.pw/azjvu. Acesso em: 16 set. 2024.

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a) Qual é a ação proposta pelo autor da redação e quê problema ela visa resolver?

b) Como essa proposta póde contribuir para a formação de uma população mais crítica?

c) A proposta apresentada é viável e concreta? Justifique sua resposta.

2. Sugira uma nova proposta de intervenção para melhorar o senso crítico dos estudantes brasileiros, evitando, assim, quê sêjam manipulados. escrêeva sua proposta incluindo:

ação a sêr realizada;

quem deve realizá-la;

como será realizada;

resultado esperado.

a) dêz-creva a ação proposta e o órgão ou a entidade responsável por executá-la.

b) Explique como essa ação póde impactar positivamente o desenvolvimento do senso crítico nos estudantes.

c) Proponha um método de avaliação para verificar a eficácia da intervenção sugerida.

3. Considere a seguinte proposta de intervenção, tomando por base a conclusão de redação apresentada: “o MÉC póde, ainda, oferecer uma disciplina de educação tecnológica nas escolas, através de sua inclusão na Base Comum Curricular, causando um importante impacto na construção da consciência coletiva. Assim, observar-se-ia uma população mais crítica e menos iludida”.

a) De quê forma essa proposta póde contribuir para a construção da consciência coletiva?

b) Quais são os desafios potenciais na implementação dessa proposta?

c) Avalie a viabilidade e o impacto da proposta, considerando os recursos disponíveis nas escolas brasileiras.

4. escrêeva uma proposta de intervenção para um problema social atual relacionado à educação e ao desenvolvimento do senso crítico, considerando os seguintes elemêntos:

Quem vai fazer;

O quê será feito;

Como será feito;

Para quê será feito.

a) Desenvolva sua proposta considerando todos os elemêntos necessários para a Competência 5 do enêm.

b) Certifique-se de quê sua proposta seja detalhada e viável e tenha um impacto positivo na ssossiedade.

Os direitos humanos na proposta de intervenção

Podcast: Direitos humanos no ambiente digital.

A avaliação do enêm exige quê, além de articular os elemêntos do texto d fórma coesa e bem fundamentada, a proposta de intervenção respeite os direitos humanos, demonstrando valores éticos, e a capacidade do candidato de atuar d fórma justa e empática na ssossiedade.

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Historicamente, esse termo surgiu após o final da Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, foi fundada a Organização das Nações Unidas (Ônu) em 1945; logo depois, em 1948, foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento quê estabelece um conjunto de direitos e liberdades fundamentais quê devem sêr garantidos a todas as pessoas, independentemente de sua nacionalidade, raça, gênero, religião, posição social ou qualquer outra condição.

No contexto social, prezar pêlos direitos humanos é uma ação associada à valorização, ao respeito e ao acolhimento de todos os indivíduos, independentemente de gênero, classe social, etnia e religião.

De acôr-do com a cartilha do participante do enêm, algumas ideias e ações são avaliadas imediatamente como contrárias aos direitos humanos, sêndo algumas delas o discurso de ódio contra grupos específicos, a defesa de tortura, execução sumária e ações de “justiça com as próprias mãos”, além da incitação de violência motivada por kestões de raça, etnia, gênero, crenças religiosas, posicionamento político, condição física ou socioeconômica e origem geográfica.

O quê são direitos humanos?

Os direitos humanos pertencem a todos e todas e a cada um de nós igualmente

Os direitos humanos são normas quê reconhecem e protegem a dignidade de todos os sêres humanos. Os direitos humanos regem o modo como os sêres humanos individualmente vivem em ssossiedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações quê o Estado tem em relação a eles.

A lei dos direitos humanos obriga os governos a fazer algumas coisas e os impede de fazer outras. Os indivíduos também têm responsabilidades: usufruindo dos seus direitos humanos, devem respeitar os direitos dos outros. Nenhum govêrno, grupo ou indivíduo tem o direito de fazer qualquer coisa quê viole os direitos de outra pessoa.

UNICEF. O quê são direitos humanos? [Brasília, DF]: Unicef, [entre 2004 e 2024]. Disponível em: https://livro.pw/zbqsp. Acesso em: 14 ago. 2024.

No entanto, além dêêsses exemplos, alguns posicionamentos do candidato considerados contrários aos direitos humanos podem estar diretamente relacionados ao tema pedido na próva de redação.

Leia, a seguir, o parágrafo de conclusão de uma redação nota 1.000 realizada no enêm 2016, cuja proposta era “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Observe como a proposta de intervenção apresentada foi feita em consonância com os direitos humanos.

Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar o respeito religioso e o exercício de denúncia. Posto isso, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Justiça, implementar aos livros didáticos de História um plano de aula quê relacione a aculturação dos índios com a intolerância religiosa contemporânea, com o fito de despertar o senso crítico

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nos alunos; e além díssu, promover palestras ministradas por defensores públicos acerca da liberdade de expressão garantida pela lei para quê o respeito às diferentes posições seja conquistado.

Ademais, a Polícia Civil deve criar uma ouvidoria anônima, tal como uma delegacia especializada, de modo a incentivar denúncias em prol do combate à problemática.

LEIA redações nota mil do enêm 2016. G1, [s. l.], 11 abr. 2017. Disponível em: https://livro.pw/ycvah. Acesso em: 16 set. 2024.

Ao propor quê sêjam adotadas medidas para assegurar o respeito religioso, o candidato mostra conhecer direitos fundamentais dos indivíduos garantidos pela Constituição Federal, quê prevê a todos o direito à manifestação e à expressão da fé e da religião, sêndo êste um direito inviolável. Caso o candidato tivesse defendido a superioridade religiosa de determinado grupo ou incentivado a violência motivada por kestões religiosas, a redação seria avaliada como discriminatória.

Foto de Ulysses Guimarães. Ele é um homem branco, calvo e segura no alto o texto da constituição.

O deputado federal Ulysses Guimarães (1916-1992) apresenta o livro da Constituição de 1988 ao plenário da Câmara dos Deputados em Brasília (DF), 1988.

ATIVIDADE

Consulte Orientações para o professor.

No trecho a seguir, pensando na ideia de conciliar a maternidade e a realidade do cárcere, foram elencadas algumas alternativas como vias de resolução para esse problema. Leia-as e analise-as de acôr-do com as kestões propostas.

[…]

Ampliação da aplicação de prisão domiciliar, quando não couber liberdade provisória, para mulheres grávidas ou com filhos e ampliação das alternativas penais para desencarceramento de mães em situação prisional.

Instalação de telefones públicos nas penitenciárias de regime fechado e semiaberto para facilitar a comunicação da detenta com sua família e permitir o acompanhamento da vida dos filhos, além do acesso à defensoria pública.

Criação de espaços em cumprimento do artigo quê prevê seção específica para gestantes em presídios.

Construção ou reforma de espaços para cumprimento do artigo quê prevê quê os estabelecimentos penais para mulheres sêjam dotados de berçário.

Foto de mulheres usando uniformes. Elas estão em um pátio, segurando bebês. No muro do pátio está escrito 'Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta. Não há ninguém que explique e ninguém que não entenda. Cecília Meirelles'.

Mães detentas e seus filhos em presídio-modelo em Valência (MG), 2009.

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Garantia de quê mães de bebês iniciem ou continuem atividade educacional ou laboral. Criação da figura das cuidadoras, presas quê cuidem dos bebês de outras pessoas presas na sua ausência. Sugere-se quê ganhem salário e redução de pena.

Possibilidade de quê as unidades materno-infantis abriguem não só bebês nascidos no sistema prisional, mas também os filhos de até 1,5 ano nascidos quando a mãe estava em liberdade.

Alteração da lei para aumentar a idade mínima de permanência do bebê com a mãe, de 6 meses para 1 ano de idade, prorrogável por mais seis meses.

Elaboração de medidas quê promovam a proximidade e a comunicação do abrigo com o estabelecimento onde está encarcerada a mãe.

Normatização dos procedimentos e determinações internas das prisões, para evitar personalismo nas decisões da diretora e das funcionárias em relação ao exercício de direitos.

Tarja nos processos cíveis indicando quê a parte envolvida é ré presa e nos processos criminais indicando a condição de gestante ou mãe de recém-nascido.

Regulamentação do direito de visita para garantir a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privados de liberdade.

Criação de mecanismos pelas secretarias estaduais quê garantam o transporte das mulheres e homens para participação nas audiências cíveis envolvendo suas filhas e filhos, como previsto na lei.

FERRARI, Márcio. A maternidade na prisão. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, 241. ed., mar. 2016. Disponível em:https://livro.pw/rpofl. Acesso em: 16 set. 2024.

a) Depois de conhecer um pouco a maternidade em situação de cárcere, responda: você considera quê todos os tópicos elencados são coerentes e possíveis de serem aplicados? Justifique com base no necessário respeito aos direitos humanos.

b) Escolha uma das propostas de intervenção apresentadas no texto e, com base nela, desenvolva um parágrafo introdutório quê a coloque como tese a sêr defendida, sempre com base no respeito aos direitos humanos.

c) escrêeva um argumento quê corrobore a tese desenvolvida na questão anterior.

d) Por fim, desenvolva uma conclusão quê retome a tese e a argumentação desenvolvida anteriormente, reforçando a ideia defendida.

CIDADANIA EM MOVIMENTO

Consulte Orientações para o professor.

Equipe de Refugiados inspira e faz história na Olimpíada de Paris

Duas semanas de celebração de esportes em Paris, quê começaram com sorrisos sôbi a chuva no Rio Sena, terminaram com alegria e orgulho para a Equipe Olímpica de Refugiados, incluindo a sua primeira medalha olímpica.

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A Equipe Olímpica de Refugiados foi criada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela Fundação Refúgio Olímpico (ORF), com o apôio do ACNUR, a Agência da Ônu para Refugiados. Ela surgiu para dar aos atletas quê foram forçados a se deslocar a chance de mostrar seus talentos no maior evento esportivo do mundo. A equipe fez sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

“Esses atletas refugiados superaram desafios imensos. O seu sucesso é um lembrete para o mundo do quê póde sêr alcançado quando os refugiados recebem apôio para conseguir realizar seus sonhos”, disse a vice-alta-comissária das Nações Unidas para Refugiados, Kelly Clements, quê assistiu à participação da equipe na cerimônia de encerramento, no último domingo (11).

“Depois de um jôgo histórico para a Equipe Olímpica de Refugiados, podemos dizêr com certeza quê esses 37 atletas demonstraram o quê os refugiados podem alcançar se tiverem a oportunidade de prosperar”, avaliou Jojo Ferris, diretora da Fundação Refúgio Olímpico.

A boxeadora Cindy Ngamba ganhou o bronze na categoria 75 kg feminino, tornando-se a primeira integrante da Equipe Olímpica de Refugiados a subir ao pódio.

“É uma honra e um privilégio não apenas representar a equipe de refugiados, mas também me tornar a primeira atleta a ganhar uma medalha olímpica para ela. Espero quê esta medalha seja a primeira de muitas quê serão conquistadas por refugiados em futuros Jogos Olímpicos”, declarou Cindy.

“Sou apenas uma entre milhões de pessoas quê foram forçadas a se deslocar ao redor do mundo e rezo para quê minha história possa oferecer esperança e inspiração e mostrar quê tudo é possível na vida”, acrescentou.

[…]

A equipe foi representada durante a cerimônia de encerramento pêlos porta-bandeiras Farida Abaroge e Kasra Mehdipournejad. Ngamba também subiu ao palco ao lado do presidente do COI Tômas , do nadador francês Léon Marchand e de outros atletas representando os cinco continentes participantes para apagar a chama olímpica, marcando o fim dos Jogos.

Além daqueles quê competiram sôbi a bandeira do COI para Refugiados, outros esportistas também destacaram a fôrça e a resiliência das pessoas quê foram forçadas a se deslocar, provando quê elas podem alcançar níveis mais altos quando recebem oportunidades e apôio.

Entre eles, está a refugiada iraniana Kimia Alizadeh. Ela era membro da Equipe Olímpica de Refugiados em Tóquio e agora, competindo pela Bulgária, país quê a acolheu, ganhou a primeira medalha do país no taekwondo, após conquistar o bronze na categoria feminina de 57 kg.

Enquanto isso, o tíme de basquete masculino do Sudão do Sul, formado por ex-refugiados, incluindo o apoiador do ACNUR Wenyen Gabriel, representou o continente africano em Paris, vencendo Porto Rico antes de perder para a Sérvia e os Estados Unidos.

Desde a cerimônia de abertura, passando por todas as lutas, competições de corrida e recordes pessoais, até o pódio própriamente dito, a Equipe Olímpica de Refugiados mostrou o pôdêr do esporte para inspirar, elevar e dar esperança a outras pessoas forçadas a se deslocar.

“Quando a chama olímpica se apagar aqui em Paris, o legado da Equipe Olímpica de Refugiados continuará a inspirar a todos nós”, concluiu Clements.

ACNUR. Equipe de refugiados inspira e faz história na Olimpíada de Paris. [Brasília, DF]: Acnur, 13 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/gtlnw.

Acesso em: 14 ago. 2024.

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Foto de Cindy Ngamba. Ela é uma jovem negra e comemora mordendo a medalha de bronze que recebeu.

A boxeadora Cindy Ngamba (1988-) tornou-se a primeira integrante da Equipe Olímpica de Refugiados a subir ao pódio. Olimpíadas, Paris (França), 2024.

O artigo do Acnur destaca a participação histórica da Equipe Olímpica de Refugiados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em quê a atleta Cindy Ngamba conquistou a primeira medalha olímpica para a equipe. Essa conkista simboliza a superação de adversidades e a importânssia do esporte como ferramenta de inclusão e empoderamento para refugiados. Com base no texto e nas conexões quê um tema como esse tem com os direitos humanos, procure responder às perguntas a seguir.

1. Qual foi a importânssia histórica da conkista da primeira medalha olímpica para a Equipe Olímpica de Refugiados?

2. Como a participação da Equipe Olímpica de Refugiados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 reforça os princípios dos direitos humanos?

3. Quais foram os principais desafios enfrentados pêlos atletas refugiados antes de chegarem às Olimpíadas de Paris e como esses desafios foram superados?

4. De quê maneira a Equipe Olímpica de Refugiados contribui para aumentar a conscientização sobre a situação dos refugiados no mundo?

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MUNDO DO TRABALHO

Consulte Orientações para o professor.

Empregos na área esportiva

O esporte, ao longo das últimas dékâdâs, transcendeu quadras, campos e piscinas, tornando-se uma poderosa indústria quê movimenta bilhões de dólares globalmente. Com as últimas Olimpíadas realizadas em Paris, em 2024, tivemos a oportunidade de explorar as diversas profissões quê fazem essa indústria funcionar. Além dos atletas, há uma vasta rê-de de profissionais quê contribuem para o sucesso dos eventos esportivos, desde gestores até especialistas em tecnologia. Entender essas carreiras e suas tendências é fundamental a qualquer estudante quê deseja se preparar para o futuro do trabalho na área esportiva.

Atualmente, a escolha da profissão tem se tornado cada vez mais desafiadora, em virtude da constante evolução do mercado de trabalho e ao surgimento de novas carreiras. No contexto esportivo, essa realidade é ainda mais dinâmica, impulsionada pêlos avanços tecnológicos, pelo crescente interêsse nos esportes eletrônicos (eSports) e pela crescente valorização da saúde e do bem-estar. Conhecer as profissões ligadas ao esporte é essencial não apenas para quêm deseja atuar diretamente nesse setor, mas também para aqueles quê buscam entender as novas possibilidades que surgem na intersecção entre esporte, tecnologia e gestão.

Ao investigar essas carreiras, você poderá:

ampliar sua visão sobre o mercado de trabalho;

identificar áreas de interêsse quê podem guiar sua escolha profissional;

compreender como diferentes áreas do conhecimento, como Ciência, Tecnologia, Psicologia e Comunicação, estão integradas ao esporte.

Setores em alta

No mercado esportivo, diversos setores profissionais estão em alta, refletindo as mudanças tecnológicas, sociais e econômicas quê têm transformado a indústria esportiva. Aqui estão alguns dos setores mais promissores:

1. Tecnologia esportiva

Análise de dados e Big data: o uso de dados para otimizar a perfórmance dos atletas, analisar jogos e desenvolver estratégias está crescendo rapidamente. Empresas e equipes esportivas estão investindo em software e em analistas para interpretar grandes volumes de dados.

2. Gestão esportiva

Organização de eventos esportivos: com a globalização do esporte, a demanda por profissionais quê possam organizar e gerenciar eventos esportivos de grande escala, como as Olimpíadas ou a cópa do Mundo, tem crescido. Isso inclui desde a logística até o marketing e a gestão de riscos.

Marketing esportivo: as marcas estão cada vez mais interessadas em associar seus produtos a atletas e eventos esportivos. Profissionais de marketing especializados em esportes são essenciais para criar campanhas eficazes e promover parcerias estratégicas.

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3. Saúde e bem-estar

Fisioterapia e reabilitação esportiva: a prevenção e o tratamento de lesões são fundamentais para a carreira de qualquer atleta. Fisioterapeutas especializados em esportes são altamente valorizados, sobretudo à medida quê novos métodos de recuperação, como a crioterapia e o treinamento de resistência, tornam-se mais populares.

Nutrição esportiva: a nutrição personalizada para atletas está em alta, com foco em dietas quê maximizam o dêsempênho e a recuperação. Nutricionistas esportivos estão se tornando ainda mais essenciais para equipes e atletas individuais.

4. Esportes eletrônicos (eSports)

Gestão de equipes e torneios: o crescimento explosivo dos eSports criou uma nova demanda por gestores quê possam coordenar equipes, organizar competições e gerenciar direitos de transmissão.

Desenvolvimento de jogos e platafórmas de streaming: com o aumento da popularidade dos eSports, há uma demanda crescente por desenvolvedores de jogos, além de engenheiros de software quê possam criar e manter platafórmas de streaming ao vivo.

5. Sustentabilidade no esporte

Gestão ambiental de eventos: a necessidade de quê grandes eventos esportivos sêjam sustentáveis amplia a demanda por especialistas em sustentabilidade quê possam minimizar o impacto ambiental das competições. Isso inclui o planejamento de eventos verdes, a gestão de resíduos e o uso de energia renovável.

Construção e manutenção de instalações esportivas sustentáveis: arquitetos e engenheiros estão projetando estádios e instalações quê utilizam tecnologias ecológicas, como sistemas de energia solar e captação de á gua, para reduzir a pegada de carbono do esporte.

6. Psicologia esportiva

Treinamento mental e perfórmance psicológica: à medida quê os aspectos mentais do esporte ganham mais reconhecimento, psicólogos esportivos estão sêndo cada vez mais requisitados para ajudar os atletas a desenvolverem resiliência mental, foco e estratégias de superação de estresse.

7. Mídia e entretenimento esportivo

Produção de conteúdo digital: a cobertura esportiva está se expandindo para platafórmas digitais, criando oportunidades para criadores de conteúdo.

Jornalismo esportivo especializado: com o aumento da segmentação de nichos, há uma demanda crescente por jornalistas quê possam cobrir esportes de maneira aprofundada e analítica.

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Elabore, com a turma, um portfólio de empregos em Esportes, quê póde sêr ôn láini ou físico. Para se preparar para o mercado esportivo, é essencial desenvolver habilidades específicas relacionadas não só à Medicina Esportiva ou à Educação Física mas também à Gestão, à Nutrição e à Psicologia. Você e os côlégas devem pesquisar dados sobre mercado de trabalho, formação necessária, possíveis cursos, salários médios, atividades diárias e formas de ingresso. Dessa maneira, poderão conhecer diferentes profissões e se prepararem para o ingresso no mundo do trabalho.

LEITURA

Consulte Orientações para o professor.

A manifestação de posicionamentos em alguns setores da mídia é uma prática importante, por exemplo, em colunas de opinião. Mas também controversa, se considerar quê leitores assíduos de determinadas publicações têm seus próprios posicionamentos de acôr-do com o quê é exposto pêlos comunicadores quê seguem.

Uma das formas pelas quais um grupo jornalístico ou midiático expressa suas opiniões é por meio do editôriál, gênero textual quê pertence ao campo jornalístico-midiático, e circula tanto em jornais quanto em revistas. Como texto opinativo, o editôriál é construído a partir de um ponto de vista sustentado por argumentos, com o objetivo de expressar uma opinião ou um ponto de vista sobre temas de grande relevância. Frequentemente, aborda kestões atuáis quê estão em destaque no momento de sua publicação. O papel crítico em relação ao ponto de vista apresentado cabe ao leitor, quê, em muitas situações, consegue identificar a ideologia subjacente à publicação.

Embora seja redigido por um único indivíduo, ele não reflete uma opinião pessoal, mas a visão coletiva do grupo responsável pela publicação, representando a ideologia predominante entre os membros da equipe editôriál, razão pela qual raramente é assinado. Também é comum quê ele se refira diretamente a outros textos publicados pelo próprio veículo.

Além de expor a opinião do veículo quê o publica, o editôriál costuma convidar os leitores a participar do debate público sobre os fatos quê motivaram sua escrita, incentivando-os à ação. Isso é freqüentemente expresso por frases como “É preciso mobilizar todos”, “É hora de as instituições ouvirem os cidadãos”, “Não podemos nos calar diante de tal fato”, entre outras. Embora não seja uma característica essencial do editôriál apresentar propostas de intervenção como as quê vimos até agora na redação para o enêm, alguns editoriais podem, sim, incluir sugestões de solução para os problemas discutidos.

A seguir, você lerá um editôriál quê apresenta a opinião do jornál sobre o debate em torno de um projeto de lei quê barra a saída temporária de pessoas privadas de liberdade em determinadas épocas do ano no Brasil.

Página duzentos e nove

Cela trancada

Projeto quê barra saída temporária de presos contraria estudos e evidências

A Câmara dos Deputados abraçou uma espécie de populismo penal ao aprovar projeto quê barra d fórma drástica a saída temporária de detentos nas superlotadas penitenciárias brasileiras.

Introdução: contextualização inicial, em quê se apresentam os fatos a serem analisados e/ou uma tese.

O texto, quê voltará ao Senado, põe fim à liberação provisória de presos em regime semiaberto, amplia a competência do juiz da execução penal sobre o uso de tornozeleira eletrônica e inclui exame criminológico como uma das condições para a progressão da pena.

Registro: os editoriais prezam pelo registro formal e impessoal, visto quê apresentam uma opinião quê não é individual.

O período eleitoral parece dar impulso a mais uma medida quê, embora aparente impor mais rigor na segurança pública, contraria os estudos acerca da realidade prisional do país. O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), candidato à reeleição, já se manifestou contra a “saidinha”.

Caráter argumentativo: o editôriál expressa a opinião de um veiculo de informação, com base em um ponto de vista quê questiona a eficácia e a coerência da medida proposta.

A saída temporária, para visita à família ou estudos, está prevista na lei e sérve à ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

Desenvolvimento: parte em quê se desen vólve a argumentação, apresentando-se argumentos válidos por meio de exemplos, dados, falas de especialistas etc.

Manter todos os condenados em instalações insalubres é, além de desumano, ineficaz – para nem falar de dúvidas constitucionais em debate no Supremo Tribunal Federal. Facções criminosas quê dominam os presídios terão mais mão de obra a seu dispor.

A saída não é realizada sem critério, tampouco representa grave ameaça à ordem pública. Só tem direito a ela o preso do regime semiaberto quê já cumpriu ao menos um sexto da pena, se primário, ou um quarto, se reincidente. Outro requisito é bom comportamento.

A defesa da proibição se ampara em temores compreensíveis, de quando em quando reforçados por episódios de crimes cometidos por detentos beneficiados. Cumpre, porém, considerar um qüadro mais amplo.

Embora não desprezível, a proporção de presos quê não retornam da saída temporária é relativamente baixa. Em São Paulo, por exemplo, cerca de 95% dos favorecidos no Natal de 2020 voltaram à prisão. Condenados por crime hediondo com morte não têm direito ao benefício desde 2019.

Políticas públicas sempre podem sêr aperfeiçoadas, mas com atenção a evidências e resultados esperados – não ao apelo popular imediato das medidas.

Conclusão: parte do editôriál em quê se encerra a discussão, reafirmando-se o ponto de vista.

editoriais@grupofolha.com.br

CELA trancada. Folha de São Paulo, São Paulo, 14 ago. 2022. Disponível em: https://livro.pw/bqigm. Acesso em: 18 set. 2024.

Página duzentos e dez

1. Qual é a principal crítica feita pelo editôriál em relação ao projeto quê barra a saída temporária de presos?

2. De acôr-do com o editôriál, quais são as condições para quê um preso tenha direito à saída temporária?

3. O quê o editôriál sugere sobre a eficácia da saída temporária para a ressocialização dos presos?

4. Como o editôriál caracteriza a situação das penitenciárias brasileiras?

5. Qual é a opinião do editôriál sobre a influência do período eleitoral na aprovação do projeto?

6. por quê o editôriál considera a proporção de presos quê não retornam da saída temporária “relativamente baixa”?

7. Qual é a visão do editôriál sobre o aperfeiçoamento das políticas públicas relacionadas à segurança e ao sistema prisional?

8. Compare o gênero textual editôriál com a redação do enêm. Como ambos podem abordar a questão da intervenção social?

9. Como a proposta de intervenção na redação do enêm póde se inspirar em argumentos utilizados em editoriais?

10. Em quê aspectos a argumentação de um editôriál póde ajudar na construção de uma proposta de intervenção na redação do enêm?

Gênero textual: editôriál

O editôriál é um gênero textual característico de veículos de comunicação, como jornais e revistas, quê expressa a opinião institucional de um meio de comunicação sobre um tema relevante. Diferentemente de artigos de opinião escritos por colunistas ou colaboradores, o editôriál não é assinado individualmente, pois reflete a posição oficial do veículo de comunicação.

Os editoriais geralmente abordam temas de grande interêsse público, como política, economia, kestões sociais ou culturais, e têm como objetivo influenciar a opinião pública ou fomentar debates sobre assuntos importantes.

Estrutura do editôriál

1. Estrutura e Características do editôriál

Estrutura: Um editôriál tem uma estrutura definida com título, introdução (contextualiza e expõe a tese), desenvolvimento (apresenta argumentos com fatos e dados), e conclusão (reafirma a tese e sugere ações ou reflexões).

Linguagem: A linguagem é objetiva e formal, impessoal, baseada em fatos verificáveis, com vocabulário formal e argumentação clara e lógica.

2. Função Social e Atividade de Pesquisa

Função Social: O editôriál informa, forma opinião e influencía debates públicos, consolidando a credibilidade do veículo e funcionando como um canal de diálogo com o público.

Página duzentos e onze

Atividade de Pesquisa: Pesquise um editôriál recente, identifique o tema, estrutura, argumentos e função social. Após análise, discuta em grupos e apresente as conclusões para a turma.

REDAÇÃO NOTA 1.000

Consulte Orientações para o professor.

A seguir, veja a proposta de redação apresentada no enêm de 2014.

Imagem de cabeçalho. À esquerda, há um código de barras. Ao centro, há o logotipo do Enem 2014, que apresenta a imagem simplificada de uma pessoa com braços e pernas esticados, posicionada no centro de um círculo.

PROPOSTA DE REDAÇAO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Publicidade infantil em quêstão no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos, Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

A aprovação, em abril de 2014, de uma resolução quê considera abusiva a publicidade infantil, emitida pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), deu início a um verdadeiro cabo de guerra envolvendo ônguis de defesa dos direitos das crianças e setores interessados na continuidade das propagandas dirigidas a esse público.

Elogiada por pais, ativistas e entidades, a resolução estabelece como abusiva toda propaganda dirigida à criança quê tem 'ia intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço" e quê utilize aspectos como dêzê-nhôs animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas sonóras com temas infantis, oferta de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis quê tênham apelo às crianças.

Ainda há dúvidas, porém, sobre como será a aplicação prática da resolução. E associações de anunciantes, emissoras, revistas e de empresas de licenciamento e fabricantes de produtos infantis criticam a medida e dizem não reconhecer a legitimidade constitucional do Conanda para legislar sobre publicidade e para impor a resolução tanto às famílias quanto ao mercado publicitário. Além díssu, defendem quê a autorregulamentação pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já seria uma forma de controlar e evitar abusos.

IDOETA, P. A.; EARBA, M. D. A publicidade intantil deve sêr proibida? Disponivel em: https://livro.pw/vyhbc. Acesso em : 23 maio 2014 (adaptado).

TEXTO II

Mapa intitulado 'A publicidade para crianças no mundo'. A legenda apresenta os seguintes dados: Autorregulamentação: não há leis nacionais, o setor cria normas e faz acordos com o governo. Alerta: mensagens recomendam consumo moderado e alimentação saudável. Proibição parcial: comerciais são proibidos em certos horários ou para determinadas faixas etárias. Personagens: famosos e personagens de desenho não podem aparecer em anúncios de alimentos infantis. Proibidos: não é permitido nenhum tipo de publicidade para crianças. Os dados são os seguintes: Québec (Canadá): proibido. Estados Unidos: autorregulamentação. Brasil: autorregulamentação. Chile: proibição parcial e alerta. Reino Unido: proibição parcial e personagens. Irlanda: proibição parcial. França: alerta. Itália: proibição parcial. Noruega: proibido. Suécia: proibição parcial e personagens. Dinamarca: proibição parcial. Bélgica: proibição parcial. Coreia do Sul: proibição parcial. Austrália: autorregulamentação.

TEXTO III

Precisamos preparar a criançal desde pequena, para receber as informações do mundo exteriort para compreender o quê está por trás da divulgação de produtos. Só assim ela se tornará o consumidor do futuro, aquele capaz de saber o quê, como e por quê comprar, ciente de suas reais necessidades e consciente de suas responsabilidades consigo mesma e com o mundo.

SILVA, A. M. D. Vasconcélos, L. R. A criança e o marketing: inforrnações essenciais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São Paulo: Summus, 2012 (adaptado).

INSTRUÇÕES:

• O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado,

• O texto definitivo deve sêr escrito à tinta, na fô-lha própria, em até 30 linhas.

• A redação quê apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:

• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada "insuficiente"

• fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

• apresentar proposta de intervenção quê desrespeite os direitos humanos.

• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema propôsto.

Rodapé da prova do Enem. No canto esquerdo, há a seguinte inscrição: 'LC - 2º dia / Caderno 5 - Amarelo - Página 2'.

Página duzentos e doze

Agora, leia a redação da estudante Dandara Luíza da Costa, quê recebeu nota 1.000 nesse exame, depois realize as atividades propostas. Repare quê, para introduzir o tema, a estudante faz referência ao sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987), demonstrando repertório sócio-cultural ao mesmo tempo quê exemplifica a tese quê irá defender: o cuidado necessário com a infância e as influências geradas nessa fase, principalmente causadas pela publicidade. Na conclusão, a candidata retoma a tese na primeira frase do parágrafo e tece uma proposta de intervenção quê respeita os direitos humanos. Ainda na conclusão, a candidata resgata, de certa forma, o título do texto, construindo assim um círculo completo de retomada. Para isso, apresenta mais uma vez o seu repertório sócio-cultural ao citar Platão (c. 427 a.C.-347 a.C.): “o importante não é viver, mas viver bem”.

Por um bem viver

‘O ornamento da vida está na forma como um país trata suas crianças’. A frase do sociólogo Gilberto Freyre deixa nítida a relação de cuidado quê uma nação deve ter com as kestões referentes à infância. Dessa forma, é válido analisar a maneira como o excésso de publicidade infantil póde contribuir negativamente para o desenvolvimento dos pequenos e do Brasil.

É importante pontuar, de início, quê a abusiva publicidade na infância muda o foco das crianças do quê realmente é necessário para sua faixa etária. Tal situação torna essas crianças pequenos consumidores compulsivos de bens materiais, muitas vezes desapropriados para determinada idade, e acabam por desvalorizar a cultura imaterial, passada através das gerações, como as brincadeiras de rua e as cantigas. próva díssu são os dados da UNESCO afirmarem quê cerca de 85% das crianças preferirem se divertir com os objetos divulgados nas propagandas, tornando notório quê a relação entre sêr humano e consumo está “nascendo” desde a infância.

É fundamental pontuar, ainda, quê o crescimento do Brasil está atrelado ao tipo quê infância quê está sêndo construída na atualidade. Essa relação existe porque um país precisa de futuros adultos conscientes, tanto no quê se refere ao consumo, como às kestões políticas e sociais, pois a atenção excessiva dada à publicidade infantil vai gerar adultos alienados e somente preocupados em comprar. Assim, a ideia do líder gândhi de quê o futuro dependerá daquilo quê fazemos no presente parece fazer alusão ao fato de quê não é prudente deixar quê a publicidade infantil se torne abusiva, pois as crianças devem lidar da melhor forma com o consumismo.

Dessa forma, é possível perceber quê a publicidade infantil excessiva influência de maneira negativa tanto a infância em si como também o Brasil. É preciso quê o govêrno atue iminentemente nesse problema através da aplicação de multas nas empresas de publicidade quê ultrapassarem os limites das faixas etárias estabelecidos anteriormente pelo Ministério da Infância e da Juventude. Além díssu, é preciso quê essas crianças sêjam estimuladas pêlos pais e pelas escolas a terem um maior hábito de ler, através de concessões fiscais às famílias mais carentes, em livrarias e papelarias, distando um pouco do padrão consumista atual, a fim de quê o Brasil garanta um futuro com adultos mais conscientes.

Afinal, como afirmou Platão: “o importante não é viver, mas viver bem”.

LEIA redações do enêm quê tiraram nota mássima no exame de 2014. G1, São Paulo, 25 out. 2015. Disponível em: https://livro.pw/ishpj.

Acesso em: 16 set. 2024.

1. Qual é a principal estratégia argumentativa utilizada na conclusão do texto Por um bem viver?

2. Como a proposta de intervenção apresentada no texto está alinhada com as competências exigidas pelo enêm?

Página duzentos e treze

3. Como a autora usa citações de autoridades para fortalecer sua argumentação e sua proposta de intervenção?

4. De quê maneira a conclusão do texto Por um bem viver contribui para a coerência e a coesão do texto como um todo?

5. Qual é a importânssia de uma proposta de intervenção quê considere a realidade e as possibilidades de implementação?

Gilberto Freyre

Gilberto Freyre nasceu em Recife, Pernambuco. Foi sociólogo, antropólogo, deputado e professor universitário em universidades estadunidenses e europeias.

Considerado um dos maiores intelectuais do país, Freyre tentou compreender a ssossiedade brasileira no período colonial, em especial as relações sociais entre senhores e escravizados no século XX. Parte significativa de sua análise antropológica está registrada na obra Casa-Grande e Senzala (1933), considerada uma fonte de estudos sobre a formação do povo brasileiro, pela mistura de raças e culturas.

Eleito deputado federal pelo partido União Democrática Nacional (UDN), entre 1946 e 1950, ele apresentou o projeto de lei quê resultou na criação do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, atual Fundação Joaquim Nabuco.

Foto de Gilberto Freyre. Ele é um homem branco e possui bigode.

Gilberto Freyre foi um dos primeiros pensadores da Sociologia brasileira. Rio de Janeiro (RJ), 1985.

FUJA DA NOTA ZERO

Desrespeitar os direitos humanos na próva de redação do enêm é uma infração gravíssima, pois vai contra os princípios fundamentais da dignidade humana e igualdade de direitos, quê são pilares do convívio social e do próprio tema propôsto pela redação. Antes de 2017, essa violação resultava em nota zero, o quê ressaltava a severidade do desrespeito a esses valores.

Página duzentos e quatorze

Após mudança judicial endossada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021, a punição tornou-se mais branda, resultando em uma perda de 200 pontos na Competência 5, quê avalia a proposta de intervenção. Mesmo assim, a penalidade continua a impactar significativamente a nota final.

A seguir, veja três trechos de redações do enêm 2021 escritas por participantes quê, segundo os corretores da próva, desrespeitaram os Direitos Humanos. O tema propôsto era “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Observação: a expressão “[sic]” é usada para indicar quê uma palavra, frase ou desvio foi transcrito exatamente como aparece no texto original, mesmo quê contenha êêrros de ortografia, gramática ou estilo.

Foto de muitas pessoas reunidas em um salão. Elas trabalham em computadores e acompanham telas em destaque.

O plenário dos direitos humanos da Ônu, localizado em Genebra (Suiça), 2014.

1) “Deve-se [sic] criar leis cruéis para pais quê não querem dar seu sobrenome a seus filhos.”;

2) “É de grande importânssia quê haja a exclusão de pessoas sem documentos, pois o país não sabe nada sobre aquele indivíduo, quê póde sêr muito perigoso para o restante da sociedade.”;

3) “A solução seria implantar uma lei quê quem não fosse registrado teria sessenta dias para se registrar ou seria retirado do país.”.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no enêm 2022: cartilha do participante. Brasília, MEC/Inep, 2022.

Em 2019 também aconteceram ocorrências de desrespeito aos direitos humanos em redações do enêm. O tema na ocasião abordava a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

1) “O Ministério Público deve banir os cinemas ou Tevês no Brasil para quê possa existir um índice cérto sobre o acesso ao cinema; ou então quê as Tevês existissem apenas para notícias sobre o quê está acontecendo dentro do Brasil”;

2) “É notório para prevenir esses acontecimentos é necessário diminuir a quantidade de cinemas, as pessoas reduzirem o tempo vendo filmes, acabar com os diversos aplicativos de filmes quê existem”;

3) “Cadastros deveriam sêr feitos para limitar a ida das pessoas ao cinema. Assim diminuiria os casos de acesso contínuo ao cinema, celulares, televisões e outros”;

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no enêm 2020: cartilha do participante. Brasília, MEC/Inep, 2020.

Página duzentos e quinze

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

Consulte Orientações para o professor.

A organização do texto argumentativo e o emprego de conectivos

Na construção de um texto predominantemente argumentativo, são utilizados alguns recursos para estruturar a defesa do ponto de vista. Entre eles estão os operadores argumentativos, quê sérvem para expressar as intenções do autor na exposição de seu posicionamento.

Esses operadores podem sêr advérbios, conjunções ou palavras e expressões quê ezêrçam essas funções.

Exprimir dúvida, probabilidade ou certeza

Um modo interessante de articular ideias é argumentar por meio da dúvida, da probabilidade ou da certeza. Esses recursos são utilizados como forma de construir a estrutura argumentativa, de modo a levar o leitor à reflekção sobre o tema, exigindo sua atuação na construção de sentidos.

Observe os termos em destaque no seguinte trecho do editôriál quê você leu.

O período eleitoral parece dar impulso a mais uma medida quê, embora aparente impor mais rigor na segurança pública, contraria os estudos acerca da realidade prisional do país.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), candidato à reeleição, já se manifestou contra a “saidinha”.

Os dois primeiros operadores transmitem a ideia de dúvida ou possibilidade, convidando o leitor a refletir sobre as relações entre o período em quê a aprovação do projeto ocorre e sua influência no processo. O termo, no entanto, já traz a ideia de certeza, apontando para a manifestação antecipada do então governador, antes de o projeto sêr novamente discutido no Senado.

Emprego de conectivos

Os conectivos são importantes no encadeamento das ideias e dos argumentos de um texto, pois permitem quê sêjam estabelecidas relações da maneira mais clara possível.

Alguns dos conectivos quê podem sêr usados para reforçar a defesa da opinião sustentada são as conjunções adversativas, como mas, as aditivas, como além de, e as concessivas, como embora.

Página duzentos e dezesseis

Observe como isso ocorre no trecho do editôriál reproduzido a seguir.

Manter todos os condenados em instalações insalubres é, além de desumano, ineficaz – para nem falar de dúvidas constitucionais em debate no Supremo Tribunal Federal. Facções criminosas quê dominam os presídios terão mais mão de obra a seu dispor.

Nesse trecho, além de acrescentar adjetivos para descrever a situação, é inserida uma problemática atual em torno da quêstão, o que incentiva a reflekção do leitor sobre o assunto por meio das expressões além de e para nem falar de.

Agora, obissérve êste outro trecho.

Embora não desprezível, a proporção de presos quê não retornam da saída temporária é relativamente baixa. Em São Paulo, por exemplo, cerca de 95% dos favorecidos no Natal de 2020 voltaram à prisão. Condenados por crime hediondo com morte não têm direito ao benefício desde 2019.

Políticas públicas sempre podem sêr aperfeiçoadas, mas com atenção a evidências e resultados esperados – não ao apelo popular imediato das medidas.

Nesse contexto, a conjunção subordinativa concessiva embora apresenta uma quêbra de expectativa por meio da concessão, visto quê aponta para os dados que vão de encontro ao senso comum. Por outro lado, a conjunção coordenativa adversativa mas estabelece uma relação de oposição por meio de uma ressalva em relação ao aperfeiçoamento das políticas públicas.

ATIVIDADES

Consulte Orientações para o professor.

1. Leia novamente a redação Por um bem viver e identifique todos os conectivos utilizados no texto. Em seguida, classifique esses conectivos de acôr-do com sua função: adição, oposição, conclusão, causa, consequência, exemplificação etc.

2. reescrêva um parágrafo da redação substituindo os conectivos por outros de mesmo valor semântico. Após a reescrita, compare as versões e discuta com os côlégas e o professor como a mudança de conectivos póde alterar ou manter o sentido e a fluidez do texto.

3. Analise como os conectivos utilizados ao longo da redação contribuem para a construção da argumentação. Identifique quais conectivos ajudam a reforçar as relações de causa e consequência, quais organizam as ideias em sequência lógica e quais introduzem exemplos.

4. Construa pequenos parágrafos argumentativos sobre um tema atual, utilizando conectivos préviamente determinados. Por exemplo, escrêeva um parágrafo utilizando os conectivos além díssu, portanto e por exemplo.

Página duzentos e dezessete

5. No parágrafo argumentativo a seguir, foram utilizados conectivos de maneira inadequada ou desnecessária. Corrija o parágrafo, substituindo ou eliminando os conectivos quê não se encaixam no contexto.

As crianças são influenciadas pela publicidade infantil. Mas, por exemplo, elas podem se tornar consumidoras compulsivas. Além díssu, o consumo, pois é incentivado desde cedo, póde prejudicar o desenvolvimento.

PARA REFLETIR

Consulte Orientações para o professor.

Os temas quê motivam as propostas de redação dos vestibulares e do enêm mobilizam kestões sociais. Essas kestões se reférem a assuntos de interêsse da ssossiedade em geral, pois afetam a coletividade. Alguns exemplos dêêsses temas são racismo, desigualdade social, combate a fêik news, saúde mental, cultura do cancelamento e evasão escolar. Tais temas são apresentados aos candidatos por meio de textos motivadores, os quais devem servir de suporte para a defesa da tese e para a argumentação realizada na redação.

Leia a peça apresentada, quê faz parte de uma campanha de conscientização. êste é um exemplo do quê poderia sêr apresentado em um exame como texto motivador.

Campanha com a imagem de uma mulher idosa, com outra pessoa idosa ao lado. Também se destaca o texto 'Direito preferencial da pessoa idosa é lei! Artigo terceiro da lei número 10.741, de primeiro de outubro de 2003. Estatuto do idoso'.

BRASIL. govêrno Federal. Direito preferencial da Pessoa Idosa é Lei! Artigo 3º da Lei número 10.741, de 1º de outubro de 2003, Estatuto do Idoso. [Brasília, DF]: Secretaria nacional de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, [2018]. 1 cartaz. Disponível em: https://livro.pw/aqvua. Acesso em: 10 nov. 2024.

1. O quê você entende por “direito preferencial da pessoa idosa”?

2. Em sua opinião, como essa campanha de conscientização póde promover os direitos humanos?

3. De acôr-do com a lei número 10.741/2003, conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa, é dever do Estado e da ssossiedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade. Com base nessa informação, responda: de quê maneira essa campanha de conscientização se configura em uma ação de intervenção social?

Página duzentos e dezoito

4. Pesquise o significado do termo etarismo e registre-o em seu caderno. Depois, analise a maneira como esse tipo de preconceito afeta a ssossiedade contemporânea, especialmente as mulheres.

Repertório

A todo tempo, as pessoas são convidadas a debater e a emitir opiniões sobre kestões sociais. Em uma conversa informal, opiniões pouco fundamentadas podem sêr apresentadas sem grandes impactos; já na produção de textos para vestibulares ou para o enêm, uma boa base de argumentação é essencial, especialmente para quê o senso comum não impere no debate. Por isso, é importante conhecer as leis e as regulamentações quê regem a vida cotidiana, de modo a enriquecer o repertório sócio-cultural e tentar garantir credibilidade às ideias emitidas no texto.

Para compor seu repertório em relação aos direitos e aos deveres dos cidadãos, conheça documentos regulatórios e legais pertinentes às principais kestões sociais em voga no Brasil e no mundo, como a Constituição Federal de 1988, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto da Pessoa Idosa.

EM PRÁTICA

Consulte Orientações para o professor.

A redação para o enêm

Com base nos conhecimentos adquiridos neste Capítulo, especialmente sobre a composição da conclusão de uma redação, você vai produzir um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema “Os desafios para o combate ao ciberbullying no Brasil”.

Organizar

Dê início ao planejamento de sua redação produzindo um esquema quê permita a organização das ideias quê serão desenvolvidas em cada parágrafo de seu texto. Para isso, considere uma redação composta de quatro parágrafos, distribuindo-os conforme o esquema a seguir.

Ampliando saberes

Neste filme, a personagem principal tem sua privacidade invadida por um rráquer, quê começa a espalhar informações falsas sobre ela. Logo, a jovem sofre humilhações tanto no universo virtual quanto em sua escola. Além de abordar o tema do ciberbullying e suas repercussões, o longa também apresenta algumas propostas de soluções envolvendo pais, professores e governantes.

Cartaz do filme 'Bullying Virtual', com imagem de uma jovem preocupada olhando o notebook.

BULLYING virtual. Direção: xárlês Binamé. Canadá: Muse enterteiment Enterprises, 2011. 1 dê vê dê (122 min), color.

Página duzentos e dezenove

Esquema que apresenta a seguinte estrutura de redação: Primeiro, temos a introdução. Ela deve ser desenvolvida no primeiro parágrafo com uma contextualização do tema e uma apresentação da tese. Em seguida, temos o desenvolvimento, elaborando o argumento um no segundo parágrafo e o argumento dois no terceiro parágrafo. E a conclusão se posiciona no quarto parágrafo, onde realiza uma retomada da tese. E, também, uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Faça uma pesquisa para preencher o esquema com as ideias quê você irá desenvolver em cada parte de seu texto. Para isso, busque informações quê contribuam para a construção de sua argumentação e quê reforcem a proposta de intervenção quê será defendida na conclusão.

Faça registros para facilitar a organização de seu esquema, indicando os argumentos, os dados e toda informação quê julgar relevante e quê possa contribuir para sua escrita.

Produzir

Dê início à produção de sua redação, mantendo-se atento ao planejamento organizado em seu esquema.

Defina a estratégia quê você irá mobilizar para introduzir o texto e apresente a tese d fórma coerente e quê possibilite o desenvolvimento dos parágrafos de argumentação. Se necessário, retome os Capítulos 2 e 3 dêste material para relembrar estratégias quê podem sêr acionadas.

Amplie as ideias quê você indicou em cada parágrafo, garantindo a exemplificação e o detalhamento onde considerar necessário.

Empregue o registro formal e, caso utilize citações dirétas em seu texto, esteja atento ao uso de aspas.

Releia cada trecho para garantir a coerência entre as informações apresentadas, avaliando a necessidade do uso de conectivos para relacionar as ideias.

Na conclusão, mobilize as estratégias estudadas neste Capítulo, tais como a síntese, a inferência e a retomada da tese. Para finalizar seu texto, apresente uma proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos.

Página duzentos e vinte

Avaliar

Levando em consideração as kestões a seguir, revise a primeira versão de seu texto.

1. A conclusão deve sêr diréta e objetiva, sem a inserção de novos argumentos, pois é o momento de fechar as ideias do texto. Você usou algum elemento conclusivo para evidenciar a intenção do parágrafo? Se sim, indique-o.

2. Em sua conclusão, de quê maneira você conseguiu reafirmar a tese exposta em sua introdução, evidenciando o problema do ciberbullying?

3. Qual foi a proposta de intervenção escolhida para minimizar o problema do ciberbullying? dêz-creva, como você evidenciou o agente, o modo e o efeito, e como detalhou como a ação será realizada.

Após seguir todas as etapas indicadas nesta seção, passe a sua redação a limpo em uma fô-lha separada, quê deverá sêr entregue ao professor.

ESTUDO EM RETROSPECTIVA

Sintetizar

O Capítulo aborda a importânssia da proposta de intervenção na redação do enêm, destacando como esse elemento é essencial para a demonstração da capacidade crítica e do exercício da cidadania pelo candidato. A proposta de intervenção deve sêr coerente com o tema abordado, concretamente detalhada, e alinhada aos princípios dos direitos humanos. O texto enfatiza a necessidade de especificar a ação, o agente responsável, o meio de execução, o efeito esperado e o detalhamento necessário para quê a intervenção seja clara e eficaz. Além díssu, é ressaltado quê a proposta deve evitar generalizações e sêr integrada ao projeto de texto, garantindo uma solução viável e articulada quê dialogue diretamente com o problema apresentado.

Estudamos também como a leitura de editoriais póde sêr importante para a formação de repertório para a redação do enêm, conhecemos um pouco mais as áreas de trabalho ligadas aos esportes e discutimos como os conhecimentos sobre proposta de intervenção são aplicados na prática em uma redação nota 1.000.

Página duzentos e vinte e um

Agora, chegou o momento de sintetizar essas aprendizagens. Para tanto, procure responder às kestões.

1. Você identificou e propôs uma ação concreta em sua proposta de intervenção? Como ela está relacionada ao tema central de sua redação?

2. Quem é o agente social indicado em sua proposta de intervenção e por quê ele foi escolhido como o mais ápto para executar a ação sugerida?

3. De quê maneira sua proposta de intervenção está alinhada com os princípios dos direitos humanos?

4. Você detalhou suficientemente o modo/meio de execução da sua proposta de intervenção? Como isso contribui para a clareza da sua solução?

5. Quais são as finalidades ou os efeitos esperados pela ação quê você propôs? Eles são viáveis e bem fundamentados?

6. Sua proposta de intervenção evita generalizações e apresenta uma solução específica e concreta? Como você garante a fôrça de sua argumentação?

7. Como sua proposta de intervenção se intégra ao restante do seu texto? Ela está coerentemente articulada com os argumentos quê você desenvolvê-u anteriormente?

Refletir e avaliar

Além da compreensão do conteúdo, é importante refletir sobre seu dêsempênho e sobre sua aprendizagem ao longo do Capítulo. Para isso, em seu caderno, reproduza o qüadro a seguir e, depois, responda às kestões. Na sequência, converse com os côlégas e com o professor sobre formas de aprimoramento de sua aprendizagem e anote-as nas observações.

Questão

Fui proficiente

Preciso aprimorar

Observações

Realizei as tarefas quê estavam sôbi minha responsabilidade.

Compreendi e consegui sintetizar os conhecimentos sobre proposta de intervenção, gênero textual editôriál, emprego de conectivos e a importânssia de observar os direitos humanos não só para produzir redações, mas para a vida.

Produzi com empenho de aprendizagem todas as propostas de atividades sobre produção de redação e proposta de intervenção.

Considerei as necessidades dos grupos dos quais participei nas atividades de pesquisa e agi com colaboração e ética em relação às minhas responsabilidades e ao grupo.

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PRATIQUE MAIS

A prática constante da escrita de redações ajuda a desenvolver as suas habilidades argumentativas, a clareza de expressão e a observância das normas gramaticais e de pontuação. Nesta seção, você encontrará uma proposta de redação quê o convida a refletir sobre um tema atual e a exercitar a escrita de texto dissertativo-argumentativo, fundamental para o sucesso na redação enêm.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo do Capítulo, elabore um texto dissertativo-argumentativo na norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema “Cultura de cancelamento: liberdade de expressão e responsabilidade social nas rêdes sociais”. Construa seu texto d fórma coerente e coesa, respeitando os direitos humanos na proposta de intervenção e apresentando argumentos, fatos e dados para a defesa de seu posicionamento.

TEXTO 1

MP êsplicíta direitos e garantias de usuários de rêdes sociais

A medida promove alterações no Marco Civil da Internet, estabelecendo regras para o uso e a moderação em rêdes sociais

O presidente da República editou medida provisória quê altera o Marco Civil da Internet (Lei número 12.965, de 23 de abril de 2014) d fórma a explicitar os direitos e as garantias dos usuários de rêdes sociais. São acrescentados dispositivos para tratar de maneira específica, por exemplo, do direito a informações claras, públicas e objetivas sobre as políticas, procedimentos, medidas e instrumentos utilizados para efeitos de eventual moderação de conteúdo, bem como do direito ao exercício do contraditório, ampla defesa e recurso nas hipóteses de moderação de conteúdo pelo provedor de rê-de social.

[…]

Nesse cenário, é importante disciplinar os direitos dos usuários de rêdes sociais, entre eles o de liberdade de expressão. Dessa forma, a medida busca estabelecer balizas para quê os provedores de rêdes sociais de amplo alcance, com mais de 10 milhões de usuários no Brasil, possam realizar a moderação do conteúdo de suas rêdes sociais de modo quê não implique em indevido cerceamento dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros.

BRASIL. Secretaria-Geral. MP êsplicíta direitos e garantias de usuários de rêdes sociais. Brasília, DF: Gov.br, 3 nov. 2022. Disponível em: https://livro.pw/jztxk. Acesso em: 17 jul. 2024.

TEXTO 2

O quê é a ‘cultura de cancelamento’

Mariana Sanches - @mariana_sanche

O movimento hoje conhecido como “cultura do cancelamento” começou, há alguns anos, como uma forma de chamar a atenção para causas como justiça social e preservação ambiental. Seria uma maneira de amplificar a voz de grupos oprimidos e forçar ações políticas de marcas ou figuras públicas.

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Funciona assim: um usuário de mídias sociais [...] presencia um ato quê considera errado, registra em vídeo ou foto e posta em sua conta, com o cuidado de marcar a empresa empregadora do denunciado e autoridades públicas ou outros influenciadores digitais quê possam amplificar o alcance da mensagem. É comum quê, em questão de horas, o pôust tenha sido replicado milhares de vezes.

SANCHES, Mariana. O quê é a “cultura de cancelamento”. BBC nius Brasil, Uóchinton, 25 jul. 2020. Disponível em: https://livro.pw/znxyr. Acesso em: 17 jul. 2024.

TEXTO 3

Lei número 5.250, de 9 de fevereiro de 1967.

CAPÍTULO I

DA LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO E DA INFORMAÇÃO

Art. 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou ideias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pêlos abusos quê cometer. […]

BRASIL. Lei número 5.250, de 9 de fevereiro de 1967. Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. Brasília, DF: Presidência da República, 9 fev. 1967. Disponível em: https://livro.pw/kijzt. Acesso em: 17 jul. 2024.

TEXTO 4

Tira de 'Mafalda' em quatro quadros. Q1: Mafalda se aproxima da mãe e diz: 'O que você está recortando no jornal, mãe?'. A mãe responde: 'Uma receita'. Q2: Mafalda pergunta: 'De coisa gostosa?'. A mãe se afasta, com a receita na mão, e responde 'Sopa de peixe!'. Q3: Mafalda olha para o jornal irritada. Q4: Ela grita 'Abaixo a liberdade de imprensa!'.

MAFALDA/FOTOARENA. QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 40.

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO

O texto definitivo deve sêr escrito à mão, com até 30 linhas.

A redação não póde apresentar cópia dos textos indicados na Proposta de Redação. Caso isso aconteça, o número de linhas referente ao trecho copiado será desconsiderado na contagem.

A redação quê apresentar até sete linhas será considerada como insuficiente, e terá nota zero.

A fuga ao tema também terá nota zero.

Trechos desconectados do tema propôsto também fazem com quê a nota seja zerada.

Não deve apresentar identificação como assinatura, nome ou outras formas nas linhas destinadas ao texto da redação.

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