REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

ANTUNES, irã-dé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola editôriál, 2003.
O livro discute a necessidade de um ensino de línguas quê vá além da gramática normativa, focando aspectos discursivos e textuais. A obra é extremamente relevante para o estudo de Redação, pois propõe uma aprendizagem centrada na produção de textos e no uso real da língua.

ABREU, Antônio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática, 2001.
êste livro oferece uma abordagem prática para a produção de textos, enfocando as etapas de planejamento, organização e escrita. É uma obra didática, quê ajuda a compreender a construção de textos dissertativo-argumentativos.

AZEREDO, José Carlos de. Gramática uáiss. São Paulo: Publifolha, 2012.
José Carlos de Azeredo apresenta uma análise detalhada das normas gramaticais da língua portuguesa, oferecendo explicações claras e exemplos práticos, essenciais para estudantes quê buscam aprofundar seus conhecimentos linguísticos.

BAKHTIN, Mi káil. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mi káil. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
Neste ensaio, Bakhtin apresenta definição e análise dos gêneros discursivos, uma das bases teóricas mais influentes para o ensino de gêneros textuais na educação. Sua análise sobre a natureza dos gêneros tem impacto direto no ensino da escrita.

CANDIDO, Antônio. Iniciação à Literatura brasileira. 12. ed. São Paulo: Todavia, 2023.
Antônio Candido oferece uma introdução acessível e aprofundada à literatura brasileira, abordando suas principais fases e seus autores mais importantes, o quê torna a obra essencial para a compreensão crítica da formação literária do país.

CASTRO, cláudio de Moura. Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais. Porto Alegre: Penso, 2019.
cláudio de Moura Castro apresenta técnicas e estratégias eficazes para otimizar o aprendizado, ajudando os estudantes a desenvolver hábitos de estudo mais produtivos e eficientes.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. São Paulo: Autêntica, 2008.
êste dicionário oferece definições e características de diversos gêneros textuais, servindo como um guia prático e detalhado para quem deseja compreender as diferentes formas de escrita e sua função comunicativa.

CORTELLA, Mário Sergio. Educação, convivência e ética. São Paulo: Cortez, 2018.
Mário Sergio Cortella discute a importânssia dos valores éticos e da convivência no ambiente educacional, propondo reflekções essenciais para a formação cidadã e o desenvolvimento do senso crítico nos estudantes.

LUFT, Celso Pedro. A vírgula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2007.
êste livro explora o uso da vírgula d fórma didática, detalhando suas regras e aplicações práticas para tornar a escrita mais clara e precisa. É essencial para compreender a pontuação na norma-padrão da língua portuguesa.

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COSTA VAL, Maria dah-Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Costa Val aborda as noções de textualidade aplicadas à produção de textos escritos. A obra enfatiza a importânssia de critérios como coesão e coerência na construção de textos.

Kóki, Inguedore Villaça. A coesão textual. 21. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
A obra trata dos mecanismos de coesão textual, discutindo como elemêntos gramaticais e lexicais se conéctam para formár um texto coeso. Oferece uma base teórica sólida para quem ensina produção textual e deseja aprofundar-se na estrutura dos textos.

Kóki, Inguedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.
Nesta obra, fundamental para o estudo na área de Redação, Kóki explora os mecanismos de coesão e coerência textual. A autora também conecta esses conceitos com a produção textual voltada para a interpretação e construção de sentido.

marcuski, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola editôriál, 2008.
Fundamental para o estudo da produção textual e da análise de gêneros no contexto escolar, a obra explora como os textos se constituem socialmente e a importânssia dos gêneros textuais no desenvolvimento de habilidades de escrita.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Tradução: UNIC Rio. Nova iórk: Ônu, 2015. Disponível em: https://livro.pw/qowzp. Acesso em: 8 out. 2024.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Ônu em 2015 como parte da Agenda 2030, com o objetivo de erradicar a pobreza, proteger o planêta e garantir paz e prosperidade para todos até 2030. Os 17 ODS abrangem áreas como educação de qualidade, igualdade de gênero, ação climática e trabalho decente, promovendo uma abordagem integrada e equilibrada entre crescimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2010.
Maria José Nóbrega oferece uma abordagem clara e prática sobre as regras de ortografia da língua portuguesa, facilitando o aprendizado e o uso correto da escrita para estudantes e profissionais.

RIBEIRO, Marco Áurélio de P. Técnicas de aprender: conteúdos e habilidades. Petrópolis: Vozes, 2015.
Marco Áurélio de P. Ribeiro apresenta métodos e estratégias para potencializar o aprendizado, focando o desenvolvimento de habilidades e a assimilação eficiente de conteúdos, essenciais para estudantes e educadores.

SOARES, Angélica. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 2001. (Série Princípios).
Angélica Soares explora os diferentes gêneros literários, apresentando suas características e estruturas, além de discutir suas funções na literatura e seu papel na formação do leitor crítico.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 1996.
Travaglia propõe um ensino de gramática voltado para a interação e o uso real da língua, em oposição a uma abordagem puramente normativa. A obra é útil para educadores quê buscam integrar gramática e produção textual.

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