Sumário
- 1. A etapa do Ensino Médio 291
- 2. O Exame Nacional do Ensino Médio (enêm) 292
- 3. A redação para o enêm 293
- 3.1 O texto dissertativo-argumentativo 294
- 3.2 Competências e critérios de avaliação 294
- 3.3 Os direitos humanos na redação do enêm 298
- 4. Proposta teórico-metodológica 299
- 5. Estratégias didático-metodológicas 302
- 5.1 A metacognição no processo de ensino-aprendizagem 303
- 5.2 Trabalho com estudantes de diferentes perfis 304
- 6. Avaliação 304
- 6.1 Estratégias avaliativas propostas na coleção 306
- 7. Estrutura do Livro do estudante 306
- 8. Planejamento didático 308
- 8.1. Cronograma 309
- Orientações específicas para o professor
- Capítulo 1 Jornada ao Ensino Superior: desafios e perspectivas 310
- Capítulo 2 Tipos e gêneros textuais 316
- Capítulo 3 A proposta de redação para o enêm e o papel da coletânea 324
- Capítulo 4 A introdução na redação para o enêm 330
- Capítulo 5 O desenvolvimento na redação para o enêm 337
- Capítulo 6 O repertório sócio-cultural na redação para o enêm 344
- Capítulo 7 A conclusão na redação para o enêm 352
- Capítulo 8 Coesão e coerência 358
- Capítulo 9 Preparação para a próva e critérios de avaliação 366
- Transcrições dos podcasts 375
- Indicações de fontes de pesquisa 379
- Referências bibliográficas comentadas 382
Página duzentos e noventa e um