Sumário

  • 1. A etapa do Ensino Médio 291
  • 2. O Exame Nacional do Ensino Médio (enêm) 292
  • 3. A redação para o enêm 293
    • 3.1 O texto dissertativo-argumentativo 294
    • 3.2 Competências e critérios de avaliação 294
    • 3.3 Os direitos humanos na redação do enêm 298
  • 4. Proposta teórico-metodológica 299
  • 5. Estratégias didático-metodológicas 302
    • 5.1 A metacognição no processo de ensino-aprendizagem 303
    • 5.2 Trabalho com estudantes de diferentes perfis 304
  • 6. Avaliação 304
    • 6.1 Estratégias avaliativas propostas na coleção 306
  • 7. Estrutura do Livro do estudante 306
  • 8. Planejamento didático 308
    • 8.1. Cronograma 309
  • Orientações específicas para o professor
    • Capítulo 1 Jornada ao Ensino Superior: desafios e perspectivas 310
    • Capítulo 2 Tipos e gêneros textuais 316
    • Capítulo 3 A proposta de redação para o enêm e o papel da coletânea 324
    • Capítulo 4 A introdução na redação para o enêm 330
    • Capítulo 5 O desenvolvimento na redação para o enêm 337
    • Capítulo 6 O repertório sócio-cultural na redação para o enêm 344
    • Capítulo 7 A conclusão na redação para o enêm 352
    • Capítulo 8 Coesão e coerência 358
    • Capítulo 9 Preparação para a próva e critérios de avaliação 366
  • Transcrições dos podcasts 375
  • Indicações de fontes de pesquisa 379
  • Referências bibliográficas comentadas 382

Página duzentos e noventa e um