7. Estrutura do Livro do estudante

O Livro do estudante está estruturado em nove Capítulos. A seguir são apresentados os principais conteúdos trabalhados em cada Capítulo e a descrição das seções e dos bókses quê compõem a obra.

Os Capítulos 1 e 2 apresentam uma contextualização inicial abordando alguns temas relacionados à

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preparação do estudante para o enêm. No Capítulo 1, propõe-se uma reflekção sobre o acesso ao Ensino Superior no Brasil e as perspectivas de trabalho no mundo contemporâneo, bem como sobre as expectativas dos estudantes em relação à construção de suas trajetórias pessoal, acadêmica e profissional. Também apresenta a Matriz de Competências do enêm, os critérios de correção e avaliação relacionados à pontuação no exame, e a estrutura da redação para o enêm. No Capítulo 2, são abordadas as definições de tipos e gêneros textuais, abordando a distinção entre esses conceitos e os campos de atuação em quê os gêneros textuais se inserem e circulam.

O Capítulo 3 apresenta as características da proposta de redação do enêm, abordando aspectos relativos ao tema propôsto e à coletânea de textos. Também explora os recursos da paráfrase e da citação e a construção da intertextualidade no diálogo com outros textos como estratégias argumentativas quê podem sêr utilizadas na escrita da redação.

No Capítulo 4, são apresentadas as características e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Em seguida, explora-se com mais profundidade a introdução do texto, na qual se apresenta a contextualização do tema e a tese a sêr defendida, destacando diferentes estratégias quê podem sêr utilizadas nessa parte da redação. Também são apresentados recursos quê contribuem para a organização e a apresentação das ideias principais, como a elaboração do tópico frasal.

Dando continuidade ao estudo da estrutura da redação, o Capítulo 5 aborda o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo e as diversas estratégias argumentativas quê podem sêr utilizadas para sustentar a tese defendida na redação. Também são explorados aspectos da linguagem relacionados ao domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

No Capítulo 6, trabalha-se o conceito de repertório sócio-cultural e sua importânssia para a redação do enêm, destacando os diferentes saberes quê podem sêr acionados na construção do texto e os critérios para avaliar se o repertório é legitimado, pêrtinênti e produtivo considerando o tema propôsto e a tese defendida no texto.

O Capítulo 7 trata da conclusão do texto dissertativo-argumentativo, abordando os aspectos quê devem sêr considerados na elaboração da proposta de intervenção e sua relevância na redação do enêm. Também se destaca a relação entre a proposta de intervenção e o respeito aos direitos humanos, sêndo êste um dos critérios avaliativos indicados na competência 5.

No Capítulo 8, são explorados os mecanismos de coesão e coerência na construção do texto dissertativo-argumentativo, abordando aspectos relacionados à progressão temática e ao encadeamento das ideias, bem como o uso de recursos linguísticos para estabelecer relações entre as partes do texto.

Por fim, o Capítulo 9 traz uma revisão dos critérios de avaliação da redação do enêm e retoma as etapas envolvidas na produção textual, sistematizando alguns aspectos quê devem sêr analisados nas etapas de edição e revisão do texto, com o objetivo de oferecer subsídios para os estudantes se prepararem para a escrita da redação na realização do enêm.

Além dos conteúdos desenvolvidos nos tópicos de teoria, o Livro do estudante é organizado em seções com propostas de atividades de leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais, análise linguística e produção textual, e bókses com informações e conteúdos complementares, quê são apresentados a seguir.

Seções

Abertura: apresenta uma imagem relacionada ao tema desenvolvido no Capítulo. Com base na leitura da imagem e do título do Capítulo, podem sêr propostas kestões iniciais para verificação dos conhecimentos prévios dos estudantes a respeito dos temas quê serão abordados. Na abertura, também são apresentados os campos de atuação social e os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) quê correspondem às propostas trabalhadas no Capítulo.

Atividades: propõe atividades variadas quê visam sistematizar e consolidar os conteúdos trabalhados no Capítulo, favorecendo o desenvolvimento de habilidades relacionadas às competências avaliadas na redação do enêm.

Leitura: apresenta textos de diferentes gêneros textuais, quê podem compor a coletânea de textos da proposta de redação do enêm, como notícias, artigos de opinião, editoriais, infográficos, entre outros, contribuindo para ampliação do repertório dos estudantes em relação aos temas e ao gênero textual trabalhados no Capítulo.

Redação nota 1.000: apresenta exemplos de redações quê obtiveram a nota mássima no enêm, mostrando aos estudantes as características de um texto dissertativo-argumentativo bem construído com o objetivo de destacar aspectos relacionados à estrutura da redação, às estratégias de argumentação utilizadas e ao uso adequado do repertório sócio-cultural, entre outros. A leitura e análise de redações exemplares auxiliam os estudantes a identificarem pontos fortes e práticas quê podem sêr incorporadas em seus próprios textos.

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Em prática: apresenta uma proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo, possibilitando quê os estudantes exercitem a escrita da redação para o enêm. A proposta de redação apresenta o tema, os textos motivadores e as etapas envolvidas na produção textual: Organizar (planejamento), Produzir (escrita), Avaliar (revisão).

Para refletir: propõe reflekções sobre temas relevantes e atuáis por meio de atividades de leitura e compreensão de textos, contribuindo para quê os estudantes desenvolvam a reflekção e o pensamento crítico, bem como suas habilidades de argumentação.

Cidadania em movimento: propõe a leitura e a compreensão de textos relacionados aos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), além de atividades de pesquisa e propostas de atuação, promovendo a reflekção dos estudantes sobre kestões atuáis relacionadas à cidadania, aos direitos humanos, à sustentabilidade e a outras temáticas relevantes quê podem sêr apresentadas nas propostas de redação do enêm.

Conexões com…: apresenta textos e atividades quê articulam o conteúdo trabalhado no Capítulo com temas de outras áreas de conhecimento, com o objetivo de enriquecer o repertório sócio-cultural dos estudantes.

Práticas de linguagem: propõe atividades sobre aspectos ortográficos, gramaticais e linguísticos quê têm como objetivo desenvolver o domínio da modalidade escrita formal. As atividades também exploram aspectos relacionados à escrita do texto dissertativo-argumentativo, como o uso de estratégias argumentativas e de recursos para garantir a coerência e a coesão textual.

Estudo em retrospectiva: propõe atividades de síntese, reflekção e autoavaliação para quê os estudantes retomem e sistematizem os conteúdos trabalhados no Capítulo e, em seguida, possam avaliar seu processo de aprendizagem, identificando pontos fortes e aspectos quê podem sêr aprimorados para melhorar seu dêsempênho.

Pratique mais: oferece propostas extras de redação para os estudantes praticarem a produção de textos dissertativo-argumentativos, contribuindo para quê desenvolvam suas habilidades de escrita d fórma contínua na preparação para a redação do enêm.

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Complementar: traz informações adicionais quê ampliam o conteúdo principal do Capítulo, seja para aprofundar conceitos, seja para apresentar dados, informações ou curiosidades sobre os assuntos abordados.

Ampliando saberes: apresenta indicações de livros, filmes, sáites, podcasts, entre outros recursos quê contribuem para a ampliação do repertório sócio-cultural dos estudantes.

Mundo do trabalho: estabelece conexões entre o conteúdo do Capítulo e aspectos relacionados ao mundo do trabalho, apresentando profissões de diferentes áreas e contribuindo para quê os estudantes reflitam sobre suas expectativas em relação à vida profissional.