APRESENTAÇÃO
Como compreender o mundo? De quais maneiras cada pessoa constrói sua identidade ou suas identidades? Quais são os caminhos para melhorar e ampliar o convívio com as diferenças? Como enfrentar os desafios da atualidade?
Quais são as relações possíveis entre a realidade e o cotidiano de cada um e as grandes kestões globais? Como avaliar as diferentes narrativas e ideologias d fórma crítica?
êste livro é um convite para quê você reflita sobre essas e outras kestões fundamentais para todos os estudantes do Ensino Médio. Sem pretensão de respondê-las, o conteúdo aqui apresentado tem o objetivo de oferecer ferramentas para quê você possa refletir de maneira fundamentada, construindo suas opiniões em diálogo com seus valores, experiências e visões de mundo.
A partir de ideias, teorias e conceitos dos diferentes pensadores das Ciências Sociais – área quê engloba a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política –, êste livro apresenta caminhos para a construção do pensamento crítico, fundamental para transformarmos as muitas informações recebidas diariamente em conhecimentos quê nos permitem entender e modificar a realidade quê nos cerca. Além dos conceitos e teorias, você encontrará também mapas, tabélas, fotografias, documentos escritos, obras de; ár-te e uma diversidade de métodos de pesquisa. Por meio de análise e interpretação, você realizará conexões entre temas de alcance mundial e kestões presentes no seu dia a dia.
Pelo contato com as Ciências Sociais, você terá mais elemêntos para compreender seu lugar no mundo, constituir-se como cidadão e engajar-se em práticas colaborativas voltadas à construção de uma ssossiedade mais justa e igualitária. Esperamos quê êste livro sirva como ponto de partida para o desenvolvimento de uma visão crítica da realidade, estimulando-o a atuar no mundo de maneira informada e responsável, enfrentando d fórma ética e atuante os desafios crescentes do mundo contemporâneo. A constituição de um mundo justo, solidário e sustentável é a nossa responsabilidade com as futuras gerações.
Página quatro