Sumário Digital

  1. Primeira Capa
  2. Segunda Capa
  3. Orientações
  4. Conteúdo
    1. APRESENTAÇÃO
    2. CONHEÇA SEU LIVRO
    3. SUMÁRIO
    4. PROJETO 1 PLÁSTICOS: POR QUE SUBSTITUÍ-LOS?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. CONVERSA INICIAL Oceanos em perigo
        2. EM FOCO Repensar é preciso
        3. ORGANIZANDO OS TRABALHOS Projeto - Plástico
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Do que o plástico é feito?
        2. Como utilizamos o plástico?
        3. A extensão do problema
        4. Consequências que não vemos
        5. Descarte: como fazer direito
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. PRODUTO FINAL Relatório com proposta de substituto ao plástico
        2. Avaliação
    5. PROJETO 2 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: QUAL É A IMPORTÂNCIA?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. CONVERSA INICIAL Nossas escolhas alimentares
        2. EM FOCO Culinária: cultura, tradições e qualidade alimentar
        3. ORGANIZANDO OS TRABALHOS Projeto - Alimentação saudável
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Aspectos gerais da alimentação saudável
        2. Os nutrientes dos alimentos
        3. O grau de processamento dos alimentos
        4. A escolha dos alimentos para uma refeição
        5. Dificuldades para uma alimentação saudável
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. PRODUTO FINAL Fôlder com sugestão de cardápio
        2. Avaliação
    6. PROJETO 3 FICÇÃO CIENTÍFICA: CIÊNCIA OU FICÇÃO?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. CONVERSA INICIAL Onde está a ficção científica?
        2. EM FOCO A ficção científica prevê o futuro?
        3. ORGANIZANDO OS TRABALHOS Projeto - Ficção científica
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Pesquisa, divulgação e ficção científicas
        2. Um pouco de história
        3. A ciência influenciando a ficção
        4. Frankenstein
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. PRODUTO FINAL Produção de um filme curto
        2. Avaliação
    7. PROJETO 4 FAKE NEWS: COMO IDENTIFICÁ-LAS E COMBATÊ-LAS?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. CONVERSA INICIAL Fake news: as notícias falsas da era digital
        2. EM FOCO O acesso à informação e a desinformação
        3. ORGANIZANDO OS TRABALHOS Projeto – Fake news
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Fake news: o que são, como identificá-las e classificá-las
        2. O conhecimento científico pode ser usado para combater fake news?
        3. A importância do diálogo no ato de combater fake news
        4. Fake news que parecem verdade
        5. Avaliando notícias de Ciências
        6. Fake news que ameaçam a saúde
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. PRODUTO FINAL Painel: informando e propondo soluções
        2. Avaliação
    8. PROJETO 5 ÁGUA DA CHUVA: É POSSÍVEL UTILIZÁ-LA?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. CONVERSA INICIAL A água é um recurso fundamental
        2. EM FOCO Diferentes maneiras de captação de água
        3. ORGANIZANDO OS TRABALHOS Projeto - Água da chuva
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Água como recurso
        2. O ciclo da água
        3. O que é a chuva e como ela se forma
        4. O clima e os regimes de chuva no Brasil
        5. Água: consumo e potabilidade
        6. A água que consumimos, mas não vemos
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. PRODUTO FINAL Proposta de sistema de captação de água da chuva
        2. Avaliação
    9. PROJETO 6 MODA E CONSUMO: COMO PRATICAR AÇÕES SUSTENTÁVEIS?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. CONVERSA INICIAL O que a roupa representa?
        2. EM FOCO Consumo e sustentabilidade
        3. ORGANIZANDO OS TRABALHOS Projeto – Moda e consumo
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. A velha moda está saindo de moda
        2. O impacto da moda no meio ambiente
        3. Quanto custa uma camiseta?
        4. A moda como alvo e meio de protestos
        5. Desconstruindo o padrão de beleza
        6. Como a moda influencia nossas vidas
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. PRODUTO FINAL Organização de um evento de moda sustentável
        2. Avaliação
    10. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA
    11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS COMENTADAS
    12. ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
    13. SUMÁRIO
    14. Conhecendo a Coleção Para começar – escola, transformação e projetos
      1. O Novo Ensino Médio
      2. Competências e habilidades
      3. Competências socioemocionais
    15. Projetos Integradores
      1. Metodologias de aprendizagem baseadas em Projetos Integradores
      2. Perguntas-chave e sequências didáticas
    16. Metodologias ativas
      1. Aprendizagens por resolução de problemas
        1. Teorias cognitivas
        2. O que é um problema?
    17. Temas Contemporâneos Transversais (TCTs)
    18. Projetos Integradores, cidadania e o mundo do trabalho
    19. Propostas de ampliação e inclusão
    20. Avaliação de aprendizagem
      1. Avaliação nas etapas do projeto
      2. Quadros de avaliação
      3. Avaliação atitudinal
    21. Os Projetos Integradores deste livro
      1. Estrutura dos Projetos Integradores
        1. ETAPA 1: Vamos começar
        2. ETAPA 2: Saber e fazer
        3. ETAPA 3: Para finalizar
      2. Sugestões de cronograma
    22. Projeto 1 Plásticos: por que substituí-los?
    23. Projeto 2 Alimentação saudável: qual é a importância?
    24. Projeto 3 Ficção científica: ciência ou ficção?
    25. Projeto 4 Fake news: como identificá-las e combatê-las?
    26. Projeto 5 Água da chuva: é possível utilizá-la?
    27. Projeto 6 Moda e consumo: como praticar ações sustentáveis?
    28. Audiotranscrições
    29. Referências bibliográficas comentadas
  5. Notas de Rodapé
  6. Créditos
  7. URLS Encurtadas
  8. Terceira Capa
  9. Quarta Capa
  10. Licenças
  11. Sobre este Livro Digital