Sumário Digital
Primeira Capa
Segunda Capa
Orientações
Conteúdo
APRESENTAÇÃO
CONHEÇA SEU LIVRO
SUMÁRIO
PROJETO
1
PLÁSTICOS: POR QUE SUBSTITUÍ-LOS?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
CONVERSA INICIAL
Oceanos em perigo
EM FOCO
Repensar é preciso
ORGANIZANDO OS TRABALHOS
Projeto - Plástico
ETAPA
2
Saber e fazer
Do que o plástico é feito?
Como utilizamos o plástico?
A extensão do problema
Consequências que não vemos
Descarte: como fazer direito
ETAPA
3
Para finalizar
PRODUTO FINAL
Relatório com proposta de substituto ao plástico
Avaliação
PROJETO
2
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: QUAL É A IMPORTÂNCIA?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
CONVERSA INICIAL
Nossas escolhas alimentares
EM FOCO
Culinária: cultura, tradições e qualidade alimentar
ORGANIZANDO OS TRABALHOS
Projeto - Alimentação saudável
ETAPA
2
Saber e fazer
Aspectos gerais da alimentação saudável
Os nutrientes dos alimentos
O grau de processamento dos alimentos
A escolha dos alimentos para uma refeição
Dificuldades para uma alimentação saudável
ETAPA
3
Para finalizar
PRODUTO FINAL
Fôlder com sugestão de cardápio
Avaliação
PROJETO
3
FICÇÃO CIENTÍFICA: CIÊNCIA OU FICÇÃO?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
CONVERSA INICIAL
Onde está a ficção científica?
EM FOCO
A ficção científica prevê o futuro?
ORGANIZANDO OS TRABALHOS
Projeto - Ficção científica
ETAPA
2
Saber e fazer
Pesquisa, divulgação e ficção científicas
Um pouco de história
A ciência influenciando a ficção
Frankenstein
ETAPA
3
Para finalizar
PRODUTO FINAL
Produção de um filme curto
Avaliação
PROJETO
4
FAKE NEWS
: COMO IDENTIFICÁ-LAS E COMBATÊ-LAS?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
CONVERSA INICIAL
Fake news: as notícias falsas da era digital
EM FOCO
O acesso à informação e a desinformação
ORGANIZANDO OS TRABALHOS
Projeto –
Fake news
ETAPA
2
Saber e fazer
Fake news: o que são, como identificá-las e classificá-las
O conhecimento científico pode ser usado para combater
fake news
?
A importância do diálogo no ato de combater fake news
Fake news que parecem verdade
Avaliando notícias de Ciências
Fake news que ameaçam a saúde
ETAPA
3
Para finalizar
PRODUTO FINAL
Painel: informando e propondo soluções
Avaliação
PROJETO
5
ÁGUA DA CHUVA: É POSSÍVEL UTILIZÁ-LA?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
CONVERSA INICIAL
A água é um recurso fundamental
EM FOCO
Diferentes maneiras de captação de água
ORGANIZANDO OS TRABALHOS
Projeto - Água da chuva
ETAPA
2
Saber e fazer
Água como recurso
O ciclo da água
O que é a chuva e como ela se forma
O clima e os regimes de chuva no Brasil
Água: consumo e potabilidade
A água que consumimos, mas não vemos
ETAPA
3
Para finalizar
PRODUTO FINAL
Proposta de sistema de captação de água da chuva
Avaliação
PROJETO
6
MODA E CONSUMO: COMO PRATICAR AÇÕES SUSTENTÁVEIS?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
CONVERSA INICIAL
O que a roupa representa?
EM FOCO
Consumo e sustentabilidade
ORGANIZANDO OS TRABALHOS
Projeto – Moda e consumo
ETAPA
2
Saber e fazer
A velha moda está saindo de moda
O impacto da moda no meio ambiente
Quanto custa uma camiseta?
A moda como alvo e meio de protestos
Desconstruindo o padrão de beleza
Como a moda influencia nossas vidas
ETAPA
3
Para finalizar
PRODUTO FINAL
Organização de um evento de moda sustentável
Avaliação
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS COMENTADAS
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
SUMÁRIO
Conhecendo a Coleção
Para começar – escola, transformação e projetos
O Novo Ensino Médio
Competências e habilidades
Competências socioemocionais
Projetos Integradores
Metodologias de aprendizagem baseadas em Projetos Integradores
Perguntas-chave e sequências didáticas
Metodologias ativas
Aprendizagens por resolução de problemas
Teorias cognitivas
O que é um problema?
Temas Contemporâneos Transversais (TCTs)
Projetos Integradores, cidadania e o mundo do trabalho
Propostas de ampliação e inclusão
Avaliação de aprendizagem
Avaliação nas etapas do projeto
Quadros de avaliação
Avaliação atitudinal
Os Projetos Integradores deste livro
Estrutura dos Projetos Integradores
ETAPA 1: Vamos começar
ETAPA 2: Saber e fazer
ETAPA 3: Para finalizar
Sugestões de cronograma
Projeto 1
Plásticos: por que substituí-los?
Projeto 2
Alimentação saudável: qual é a importância?
Projeto 3
Ficção científica: ciência ou ficção?
Projeto 4
Fake news
: como identificá-las e combatê-las?
Projeto 5
Água da chuva: é possível utilizá-la?
Projeto 6
Moda e consumo: como praticar ações sustentáveis?
Audiotranscrições
Referências bibliográficas comentadas
Notas de Rodapé
Créditos
URLS Encurtadas
Terceira Capa
Quarta Capa
Licenças
Sobre este Livro Digital