APRESENTAÇÃO

Caro estudante,

Os Projetos Integradores dêste livro permitem a mobilização e a articulação de conhecimentos dos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, quê são: Biologia, Física e Química.

Nesta obra, convidamos você a trilhar percursos de aprendizagens. Para isso, sugerimos experiências investigativas quê envolvem a observação, a côléta e seleção de informações, e a reflekção, quê são caminhos pêlos quais você poderá explorar temas relevantes com criatividade e autonomia, além de exercitar a empatia e o diálogo.

Ao trabalhar com esses projetos, você terá diversas oportunidades de interação com seus côlégas, nas quais o respeito e as atitudes cooperativas, propositivas e responsáveis são fundamentais. Além díssu, sempre quê possível, os conhecimentos adquiridos devem sêr compartilhados com os amigos da escola, os professores e a comunidade.

Então, vamos começar?

Fotografia de três jovens: Um menino em pé, segurando uma bolsa e um livro embaixo dos braços; uma menina sentada com as pernas cruzadas, ouvindo música e lendo um livro, sorrindo; e um menino sentado, usando um notebook e sorrindo, fazendo um sinal positivo com as mãos.

Página quatro

PROJETOS

INTEGRADORES

Na obra da área de CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS, você encontrará seis Projetos Integradores. Nos títulos de cada um deles, há a indicação da temática e um quêstionamento que orientam todo o desenvolvimento dos trabalhos.

Espera-se quê você e seus côlégas, ao final de cada projeto, elaborem um produto final quê tenha relação com o tema sugerido. Nesses seis percursos, vocês serão encorajados a trabalhar individualmente, em duplas e em grupos, para realizar uma série de atividades de caráter investigativo.

Considerando quê o quêstionamento tem origem em situações reais que podem contribuir para o desenvolvimento de todos, é importante compartilhar o produto final com a comunidade escolar (estudantes, professores, funcionários da escola, pais e responsáveis, entre outros) ou com a comunidade externa à escola.

O trabalho com Projetos Integradores enfoca Temas Contemporâneos Transversais e possibilita a mobilização de competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e de competências específicas e habilidades da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Fotografia de uma menina sentada com as pernas cruzadas, segurando um caderno e poiando um lápis na bochecha, sorrindo.

Página cinco

Temáticas fundamentais relacionadas com meio ambiente, cidadania, economia, saúde, diversidade cultural e tecnologia estão presentes nas investigações sugeridas neste livro.

Em cada projeto, os estudantes são convidados a elaborar hipóteses, pesquisar dados e tomar decisões quê dêsênvólvem a reflekção sobre a realidade. Além díssu, as aspirações pessoais e profissionais são evidenciadas em propostas quê buscam mobilizar a cidadania e a convivência comunitária d fórma respeitosa, consciente e sustentável.

Dessa forma, os Projetos Integradores auxiliarão em sua formação cidadã, incentivando o desenvolvimento de habilidades necessárias para a convivência em ssossiedade no século XXI, como a criatividade, a autonomia, a responsabilidade, o pensamento crítico e a colaboração, d fórma a permitir quê você se torne protagonista do seu aprendizado.

Vamos conhecer como seu livro está organizado?

Os projetos desta obra se iniciam com uma ABERTURA e a VISÃO GERAL DO PROJETO. Em seguida, eles se organizam em três etapas:

ETAPA
1
VAMOS COMEÇAR

ETAPA
2
SABER E FAZER

ETAPA
3
PARA FINALIZAR

Página seis