Sumário
- PROJETO 1 Plásticos: por quê substituí-los? 10
- Visão geral do projeto 12
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 14
- Conversa inicial: Oceanos em perigo 14
- Em foco: Repensar é preciso 16
- Organizando os trabalhos: Projeto - Plástico 18
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 20
- Do quê o plástico é feito? 20
- Como utilizamos o plástico? 22
- A extensão do problema 24
- Consequências quê não vemos 28
- Descarte: como fazer direito 30
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 32
- Produto final: Relatório com proposta de substituto ao plástico 32
- Avaliação 40
- PROJETO 2 Alimentação saudável: qual é a importânssia? 42
- Visão geral do projeto 44
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 46
- Conversa inicial: Nossas escôlhas alimentares 46
- Em foco: Culinária: cultura, tradições e qualidade alimentar 48
- Organizando os trabalhos: Projeto - Alimentação saudável 50
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 52
- Aspectos gerais da alimentação saudável 52
- Os nutrientes dos alimentos 54
- O grau de processamento dos alimentos 58
- A escolha dos alimentos para uma refeição 62
- Dificuldades para uma alimentação saudável 66
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 69
- Produto final: Fôlder com sugestão de cardápio 69
- Avaliação 72
- PROJETO 3 Ficção científica: ciência ou ficção? 74
- Visão geral do projeto 76
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 78
- Conversa inicial: Onde está a ficção científica? 78
- Em foco: A ficção científica prevê o futuro? 80
- Organizando os trabalhos: Projeto - Ficção científica 82
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 84
- Pesquisa, divulgação e ficção científicas 84
- Um pouco de história 87
- A ciência influenciando a ficção 92
- frenkêstáin 94
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 98
- Produto final: Produção de um filme curto 98
- Avaliação 104
- PROJETO 4 Fake news: como identificá-las e combatê-las? 106
- Visão geral do projeto 108
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 110
- Conversa inicial: Fake news: as notícias falsas da era digital 110
- Em foco: O acesso à informação e a desinformação 112
- Organizando os trabalhos: Projeto - Fake news 114
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 116
- Fake news: o quê são, como identificá-las e classificá-las 116
- O conhecimento científico póde sêr usado para combater fêik news? 118
- A importânssia do diálogo no ato de combater fêik news 123
- Fake news quê parecem verdade 126
- Avaliando notícias de Ciências 128
- Fake news quê ameaçam a saúde 130
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 133
- Produto final: Painel: informando e propondo soluções 133
- Avaliação 136
Página nove
- PROJETO 5 Água da chuva: é possível utilizá-la? 138
- Visão geral do projeto 140
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 142
- Conversa inicial: A á gua é um recurso fundamental 142
- Em foco: Diferentes maneiras de captação de á gua 144
- Organizando os trabalhos: Projeto - Água da chuva 146
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 148
- Água como recurso 148
- O ciclo da á gua 150
- O quê é a chuva e como ela se forma 152
- O clima e os regimes de chuva no Brasil 154
- Água: consumo e potabilidade 156
- A á gua quê consumimos, mas não vemos 158
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 160
- Produto final: Proposta de sistema de captação de á gua da chuva 160
- Avaliação 168
- PROJETO 6 Moda e consumo: como praticar ações sustentáveis? 170
- Visão geral do projeto 172
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 174
- Conversa inicial: O quê a roupa representa? 174
- Em foco: Consumo e sustentabilidade 176
- Organizando os trabalhos: Projeto - Moda e consumo 178
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 180
- A velha (Moda) está saindo de (Moda) 180
- O impacto da (Moda) no meio ambiente 182
- Quanto custa uma camiseta? 184
- A (Moda) como alvo e meio de protestos 186
- Desconstruindo o padrão de beleza 190
- Como a (Moda) influencía nossas vidas 192
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 194
- Produto final: Organização de um evento de (Moda) sustentável 194
- Avaliação 200
- OED Objetos Educacionais Digitais
- Vídeo: Catadores de material reciclável 30
- Carrossel de imagens: Materiais substitutos do uso de plástico 35
- Podcast: Alimentação saudável 52
- Vídeo: Descobertas astronômicas, exoplanetas e ficção científica 92
- Podcast: Processo criativo: elaboração de roteiro 101
- Carrossel de imagens: Formatos de fêik news 117
- Podcast: Como acontece a pesquisa científica 118
- Vídeo: A importânssia da divulgação científica 119
- Mapa clicável: Disponibilidade e uso da á gua pêlos países 149
- Podcast: O quê é a pegada hídrica 158
- Infográfico clicável: A á gua na produção de alguns objetos e alimentos 159
- Infográfico clicável: Evolução das vestimentas 175
- Podcast: A (Moda) como reflexo de uma época 189
- > COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA 202
- > REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS 203
Página dez