Sumário

  • PROJETO 1 Plásticos: por quê substituí-los? 10
    • Visão geral do projeto 12
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 14
      • Conversa inicial: Oceanos em perigo 14
      • Em foco: Repensar é preciso 16
      • Organizando os trabalhos: Projeto - Plástico 18
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 20
      • Do quê o plástico é feito? 20
      • Como utilizamos o plástico? 22
      • A extensão do problema 24
      • Consequências quê não vemos 28
      • Descarte: como fazer direito 30
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 32
      • Produto final: Relatório com proposta de substituto ao plástico 32
      • Avaliação 40
  • PROJETO 2 Alimentação saudável: qual é a importânssia? 42
    • Visão geral do projeto 44
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 46
      • Conversa inicial: Nossas escôlhas alimentares 46
      • Em foco: Culinária: cultura, tradições e qualidade alimentar 48
      • Organizando os trabalhos: Projeto - Alimentação saudável 50
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 52
      • Aspectos gerais da alimentação saudável 52
      • Os nutrientes dos alimentos 54
      • O grau de processamento dos alimentos 58
      • A escolha dos alimentos para uma refeição 62
      • Dificuldades para uma alimentação saudável 66
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 69
      • Produto final: Fôlder com sugestão de cardápio 69
      • Avaliação 72
  • PROJETO 3 Ficção científica: ciência ou ficção? 74
    • Visão geral do projeto 76
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 78
      • Conversa inicial: Onde está a ficção científica? 78
      • Em foco: A ficção científica prevê o futuro? 80
      • Organizando os trabalhos: Projeto - Ficção científica 82
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 84
      • Pesquisa, divulgação e ficção científicas 84
      • Um pouco de história 87
      • A ciência influenciando a ficção 92
      • frenkêstáin 94
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 98
      • Produto final: Produção de um filme curto 98
      • Avaliação 104
  • PROJETO 4 Fake news: como identificá-las e combatê-las? 106
    • Visão geral do projeto 108
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 110
      • Conversa inicial: Fake news: as notícias falsas da era digital 110
      • Em foco: O acesso à informação e a desinformação 112
      • Organizando os trabalhos: Projeto - Fake news 114
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 116
      • Fake news: o quê são, como identificá-las e classificá-las 116
      • O conhecimento científico póde sêr usado para combater fêik news? 118
      • A importânssia do diálogo no ato de combater fêik news 123
      • Fake news quê parecem verdade 126
      • Avaliando notícias de Ciências 128
      • Fake news quê ameaçam a saúde 130
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 133
      • Produto final: Painel: informando e propondo soluções 133
      • Avaliação 136

Página nove

  • PROJETO 5 Água da chuva: é possível utilizá-la? 138
    • Visão geral do projeto 140
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 142
      • Conversa inicial: A á gua é um recurso fundamental 142
      • Em foco: Diferentes maneiras de captação de á gua 144
      • Organizando os trabalhos: Projeto - Água da chuva 146
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 148
      • Água como recurso 148
      • O ciclo da á gua 150
      • O quê é a chuva e como ela se forma 152
      • O clima e os regimes de chuva no Brasil 154
      • Água: consumo e potabilidade 156
      • A á gua quê consumimos, mas não vemos 158
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 160
      • Produto final: Proposta de sistema de captação de á gua da chuva 160
    • Avaliação 168
  • PROJETO 6 Moda e consumo: como praticar ações sustentáveis? 170
    • Visão geral do projeto 172
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 174
      • Conversa inicial: O quê a roupa representa? 174
      • Em foco: Consumo e sustentabilidade 176
      • Organizando os trabalhos: Projeto - Moda e consumo 178
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 180
      • A velha (Moda) está saindo de (Moda) 180
      • O impacto da (Moda) no meio ambiente 182
      • Quanto custa uma camiseta? 184
      • A (Moda) como alvo e meio de protestos 186
      • Desconstruindo o padrão de beleza 190
      • Como a (Moda) influencía nossas vidas 192
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 194
      • Produto final: Organização de um evento de (Moda) sustentável 194
      • Avaliação 200
  • OED Objetos Educacionais Digitais
  • Vídeo: Catadores de material reciclável 30
  • Carrossel de imagens: Materiais substitutos do uso de plástico 35
  • Podcast: Alimentação saudável 52
  • Vídeo: Descobertas astronômicas, exoplanetas e ficção científica 92
  • Podcast: Processo criativo: elaboração de roteiro 101
  • Carrossel de imagens: Formatos de fêik news 117
  • Podcast: Como acontece a pesquisa científica 118
  • Vídeo: A importânssia da divulgação científica 119
  • Mapa clicável: Disponibilidade e uso da á gua pêlos países 149
  • Podcast: O quê é a pegada hídrica 158
  • Infográfico clicável: A á gua na produção de alguns objetos e alimentos 159
  • Infográfico clicável: Evolução das vestimentas 175
  • Podcast: A (Moda) como reflexo de uma época 189
  • > COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA 202
  • > REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS 203

Página dez