Sumário

  • Conhecendo a Coleção 211
  • Para começar – escola, transformação e projetos 211
    • O Novo Ensino Médio 211
    • Competências e habilidades 211
    • Competências socioemocionais 213
  • Projetos Integradores 213
    • Metodologias de aprendizagem baseadas em Projetos Integradores 213
    • Perguntas-chave e sequências didáticas 214
  • Metodologias ativas 215
    • Aprendizagens por resolução de problemas 216
      • Teorias cognitivas 216
      • O quê é um problema? 217
  • Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) 217
  • Projetos Integradores, cidadania e o mundo do trabalho 218
  • Propostas de ampliação e inclusão 218
  • Avaliação de aprendizagem 219
    • Avaliação nas etapas do projeto 219
    • Quadros de avaliação 219
    • Avaliação atitudinal 220
  • Os Projetos Integradores dêste livro 220
    • Estrutura dos Projetos Integradores 220
      • ETAPA 1: Vamos começar 220
      • ETAPA 2: Saber e fazer 220
      • ETAPA 3: Para finalizar 220
    • Sugestões de cronograma 221
  • Projeto 1 – Plásticos: por quê substituí-los? 222
  • Projeto 2 – Alimentação saudável: qual é a importânssia? 232
  • Projeto 3 – Ficção científica: ciência ou ficção? 242
  • Projeto 4 – Fake news: como identificá-las e combatê-las? 252
  • Projeto 5 – Água da chuva: é possível utilizá-la? 263
  • Projeto 6 – Moda e consumo: como praticar ações sustentáveis? 277
  • Audiotranscrições 291
  • Referências bibliográficas comentadas 299

Página duzentos e onze