Propostas de ampliação e inclusão

A escola é um ambiente ideal para preparar os estudantes para a vida em ssossiedade. Encontramos nela distintas realidades, dessa forma, é necessário diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem para possibilitar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.

No quê diz respeito às pessoas com deficiência, a educação inclusiva é um fundamento essencial para o desenvolvimento de uma ssossiedade mais respeitosa, justa e igualitária. Para o educador, pesquisador e especialista em acessibilidade Romeu Sassaki (1938-2022), a inclusão educacional precisa promover uma ampla cultura de respeito às diferenças e envolver a adaptação de práticas pedagógicas para a inserção de estudantes com deficiência no ambiente escolar. A escola inclusiva deve possibilitar quê todos os alunos tênham acesso ao aprendizado em condições de equidade, respeitando suas potencialidades e necessidades específicas.

Por isso, ao longo dêste livro, sugerimos a utilização de atividades de ampliação e de propostas quê possibilitem a realização de trabalhos em diferentes formatos, como em duplas ou em grupos, onde os estudantes possam interagir socialmente. São também fornecidas algumas indicações simples de estratégias individuais, coletivas ou colaborativas

Página duzentos e dezenove

a fim de acomodar estudantes com deficiência e dificuldades de aprendizagem para, dessa forma, ampliar o repertório pedagójikô. Essas estratégias podem sêr expandidas e adaptadas para diversos contextos educacionais e propostas, principalmente pelas atividades de múltiplas linguagens desenvolvidas nos Projetos Integradores.