Projeto 1 Plásticos: por quê substituí-los?
Síntese do Projeto
Temas Contemporâneos Transversais:
• Ciência e Tecnologia, Educação Ambiental, Educação em Direitos Humanos, Trabalho e Saúde.
Componentes Curriculares:
• Líder: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Química e Biologia.
• Outros perfis disciplinares: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Geografia; Linguagens e suas Tecnologias – ár-te; Matemática e suas Tecnologias
Objetos do Conhecimento:
• Matéria e energia, Produção, circulação e consumo de mercadorias, Processos de criação, Leitura e interpretação de tabélas e gráficos.
Produto Final:
• Relatório de pesquisa com proposta de um substituto para um material plástico utilizado no cotidiano.
Introdução
A palavra “plástico” vêm do grego plastikós, quê significa algo moldável, flexível, e era usada para nomear desde resinas de cértas árvores até o marfim. Hoje, utilizamos o termo para designar uma série de polímeros, compostos macromoleculares quê podem sêr moldados e facilmente convertidos, mediante calor e pressão, em uma variedade de objetos. É difícil negar quê os plásticos – uma das invenções mais revolucionárias da segunda mêtáde do século XIX, mas só popularizada a partir da primeira década do século XX – trousserão praticidade para a vida cotidiana nas grandes cidades. Não há um momento do nosso dia a dia em quê não deparamos com, pelo menos, um dêstes polímeros: o poliéster de alguma roupa, lençol ou estofado; o policloreto de vinila (pê vê cê) das tubulações; o náilon (uma poliamida) das kórdas de varal e de instrumentos musicais; o poliuretano dos estofados de automóveis e das rodas de squêit; entre outros.
Desde a década de 1950, a produção e o consumo do plástico têm aumentado, mas, só a partir da década de 1970 começou-se a dar atenção ao descarte inadequado, ao desperdício e à necessidade de reciclagem dêêsse material. O fato de a Ônu Meio Ambiente ter anunciado, em 2018, quê o plástico é o maior desafio ambiental do século XXI, mostra quê ainda são necessárias ações efetivas quê visem a conscientização e à adoção de práticas mais sustentáveis relacionados ao mundo do trabalho, quê envolve a produção dêêsse material, além de aspectos quê tratam da educação ambiental e da cidadania, como o consumo e o descarte adequado do plástico.
êste projeto busca gerar reflekções sobre a importânssia de se pensar em maneiras de reduzir o consumo de plástico. Para isso, recorrendo a uma série de textos e atividades, serão trabalhados dados diversos quê poderão contribuir para a compreensão da problemática relacionada ao tema. Além díssu, esse trabalho poderá estimular os estudantes na ação criativa de propor possibilidades para substituição do plástico por outros materiais mais sustentáveis, quê podem sêr usados na fabricação de objetos utilizados no dia a dia, articulando conhecimentos das diversas áreas do conhecimento.
A BNCC neste projeto
êste projeto proporciona oportunidades de desenvolver competências gerais da BNCC, bem como competências específicas e habilidades de todas as áreas do conhecimento.
A seguir estão apontados os códigos das habilidades e competências desenvolvidas neste projeto.
Competências gerais da BNCC:
• 1, 2, 6, 7 e 10
Competências específicas e habilidades:
• Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
• competência específica 1: EM13CNT104
• competência específica 3: EM13CNT301, EM13CNT302, EM13CNT303, EM13CNT306 e EM13CNT307
• Área de Linguagens e suas Tecnologias:
• competência específica 3: EM13LGG301
• Língua Portuguesa por campo de atuação:
• campo das práticas de estudo e pesquisa: EM13LP30 (competência específica 7) e EM13LP34 (competência específica 3)
• campo da vida pessoal: EM13LP22 (competência específica 3)
• campo de atuação na vida pública: EM13LP27 (competência específica 3)
• Área de Matemática e suas Tecnologias:
• competência específica 1: EM13MAT101
• Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
• competência específica 3: EM13CHS301 e EM13CHS304
Como trabalhar a BNCC
Ao longo dêste projeto, trabalham-se as competências gerais 1 e 2, ao contextualizar o problema do uso excessivo dos plásticos na ssossiedade. É solicitado aos estudantes quê façam uma pesquisa de campo, investigando como ocorre o descarte de materiais plásticos em um ambiente da convivência deles. A curiosidade intelectual é estimulada durante a investigação sobre um material alternativo ao plástico quê seja mais sustentável, proposta quê póde corresponder a uma solução para o uso excessivo e descarte inadequado de plásticos em um contexto local. As descobertas devem sêr sintetizadas em um relatório final a sêr apresentado para a comunidade. Dessa maneira, os estudantes são motivados a mobilizar seus conhecimentos prévios para elaborar kestões, desenvolver estratégias para respondê-las, criar metodologias de intervenção e comunicar
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o resultado dêêsse processo a um público (competência geral 2). Além díssu, eles farão uso de conhecimentos historicamente construídos, como dados de produção de materiais plásticos coletados ao longo dos anos, para entender e explicar uma problemática real quê envolve, o uso dos plásticos em nossa ssossiedade (competência geral 1).
Os diferentes momentos dêste projeto propiciam a discussão das relações próprias do mundo do trabalho e permitem aos estudantes a fazerem escôlhas alinhadas ao exercício da cidadania com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (competência geral 6).
O planejamento de materiais substitutos ao plástico, proposta quê deverá sêr apresentada por meio do relatório de pesquisa a sêr compartilhado com a comunidade, é resultado de um processo de leitura e interpretação crítica de textos científicos, construção de hipóteses e desenvolvimento criativo e organizado de novos materiais. Nesse processo, os estudantes têm a oportunidade de obtêr dados e informações a respeito do consumo e dos impactos gerados pelo plástico quê podem sêr usados como argumentos em momentos de discussão de ideias, durante a produção do cartaz para conscientização sobre o descarte de produtos de plástico, e para justificar a necessidade de repensar os materiais utilizados em busca de alternativas mais sustentáveis (competência geral 7). A consciência ambiental, o consumo responsável e um posicionamento ético são esperados como resultado dêste projeto, quê explora, ainda, a autonomia individual e coletiva na construção de conhecimentos quê permítam a tomada de decisões mais conscientes e éticas, bem como a construção de uma cultura de sustentabilidade (competência geral 10).
O projeto está relacionado à análise de um problema de cunho ambiental, visando: ao uso do conhecimento científico para discernir informações confiáveis e não confiáveis (EM13CNT303); ao uso de metodologias científicas para resolver problemas (EM13CNT301); e ao compartilhamento e diálogo sobre os processos e resultados desenvolvidos quê são trabalhados e necessários para a construção do produto final (EM13CNT302).
A exploração das propriedades e características estruturais dos plásticos permite aos estudantes avaliar aspectos referentes ao seu uso, dos benéficos aos prejudiciais, bem como relacionar o contexto cotidiano ao ambiental (EM13CNT104, EM13CNT306, EM13CNT307).
A integração entre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas está presente quando tratamos de hábitos e práticas individuais e coletivas de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos ou quando os estudantes apresentam propostas de ação quê promóvem a sustentabilidade ambiental (EM13CHS301). Os impactos ambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e dos indivíduos são pesquisados e debatidos para conscientização dos estudantes (EM13CHS304).
A integração com a área de Matemática e suas Tecnologias se dá pela análise de gráficos e dados referentes à produção, descarte e reciclagem de plásticos. Um exemplo ocorre com o gráfico Evolução da produção global de plástico entre 1950 e 2019, quê retrata a variação anual da produção de materiais plásticos no mundo, em milhões de toneladas (EM13MAT101).
O componente curricular Linguagens e suas Tecnologias está presente, por sua vez, de duas maneiras. Primeiro, no quê tange aos aspectos de disáini, tanto artísticos (formas, cores, estilo) quanto funcionais (facilidade de manuseio, boa funcionalidade etc.) do objeto a sêr propôsto ao final do projeto (EM13LGG301). Segundo, na apropriação, por parte dos estudantes, de procedimentos e gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas e produção de textos próprios do ambiente científico (EM13LP30, EM13LP34). Também está presente na reflekção sobre o modo de produção e as profissões envolvidas na cadeia de produção e descarte do plástico (EM13LP22) e na reflekção sobre o uso e descarte do plástico (EM13LP27).
êste projeto articula os temas transversais ciência e tecnologia, ao explorar o uso do conhecimento científico para compreensão da problemática e das tecnologias relacionadas à produção do plástico; educação ambiental e saúde, ao enfatizar a importânssia da mudança de comportamentos em relação à problemática ambiental; educação em direitos humanos, ao incentivar a valorização de atitudes e comportamentos quê os respeitem; e trabalho, ao estimular a escuta ativa, trabalhar aspectos interpessoais e desenvolver responsabilidade e espírito de equipe, buscando soluções para problemas cotidianos.
Professores envolvidos
Sugerimos quê o professor de Química lidere a condução dêste projeto. Ainda assim, é de grande relevância contar com o auxílio de outros professores.
O professor de Biologia póde colaborar nas discussões sobre os prejuízos causados pelo plástico ao ambiente e à saúde humana e sobre as formas de descarte dos resíduos plásticos. O professor de Geografia póde auxiliar nas abordagens relacionadas ao petróleo e aos seus impactos no ambiente. Além díssu, os professores de ár-te e de Matemática poderão auxiliar na elaboração do esboço do objeto a sêr produzido com material alternativo ao plástico, trazendo conhecimentos sobre disáini e engenharia de produtos.
Materiais necessários
• Computador, smartphone ou táblêti com acesso à internet.
• Jornais, revistas, livros e outros meios de pesquisa.
• Papéis e cartolinas.
• Canetas coloridas.
• Materiais alternativos ao plástico para a produção de bens duráveis e não duráveis.
Os materiais sugeridos podem sêr substituídos ou adequados de acôr-do com as necessidades e a disponibilidade dos itens na escola. Estimule os estudantes a reutilizar materiais e a solicitar o apôio da comunidade local para obtenção de materiais indisponíveis no ambiente escolar ou para ajudar na realização de alguma etapa específica do projeto.
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Orientações didáticas
Etapa 1: Vamos começar
Oceanos em perigo
Nesse momento, a sensibilização dos estudantes será pautada nos impactos dos plásticos no ambiente, sobretudo na fauna marinha.
Inicie com uma discussão sobre o uso e o descarte de plásticos no cotidiano, com a finalidade de levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática, sobretudo os problemas ambientais relacionados ao descarte dos plásticos. Podem sêr abordados os seguintes quêstionamentos, entre outros que julgar pertinentes: Você consegue dimensionar a presença dos plásticos na sua vida? Já se perguntou quais são as razões para o uso tão freqüente dêêsses materiais? Alguma vez refletiu sobre a forma como era o mundo antes de os plásticos serem desenvolvidos? Consegue imaginar como seria deixar de usá-los?
Evidencie a importânssia do tema para a atualidade e o futuro do planêta, de modo a construir sentido no desenvolvimento do projeto. Além do lixo doméstico, mais conhecido pelo estudante, existem outros tipos cujo descarte é problemático. Para subsidiar essa discussão, sugerimos:
• POLUIÇÃO global por plásticos póde chegar a um ponto irreversível? Ecodebate, 15 jul. 2024.
Disponível em: https://livro.pw/wpxnt. Acesso em: 5 ago. 2024.
• MOUHAMAD, L. Poluição na beira do Deck Sul preocupa frequentadores e ambientalistas. Correio Braziliense, 31 jul. 2024.
Disponível em: https://livro.pw/wvkod. Acesso em: 5 ago. 2024.
Utilizando mapas, auxilie os estudantes na localização da “ilha de plásticos” existente no oceano Pacífico. O vídeo Um mar de lixo, sugerido no boxe Para assistir, é uma animação quê explica a origem e os impactos gerados pelo lixo nos oceanos. Chame a atenção para as imagens quê representam tartarugas marinhas se alimentando de uma água-viva e de uma sacola plástica.
Verifique as percepções dos estudantes quanto à forma como a comunidade local encara o tema. É provável quê relatem quê a comunidade reconheça quê os plásticos causam impactos, mas desconheça o problema com profundidade e apresente dificuldades em mudar seus hábitos de consumo. Para ampliar a abordagem com esse tema, sugerimos:
• POLUIÇÃO plástica nos oceanos quadruplicará até 2050. WWF-Brasil, 25 abr. 2022.
Disponível em: https://livro.pw/csweb. Acesso em: 4 ago. 2024.
• OCEANOS de plástico. Direção: Craig Leeson. Reino Unido, 2016. Vídeo (100 min).
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1. a) Resposta pessoal. O objetivo é remeter o estudante a situações quê ele talvez tenha vivenciado.
b) Resposta pessoal. O objetivo é demonstrar quê atos considerados simples e aparentemente inofensivos, como jogar lixo no chão, podem ter consequências ambientais graves.
2. Resposta pessoal. O objetivo é analisar as percepções dos estudantes quanto à responsabilidade de cada um, possibilitando mudanças de atitudes em relação ao problema.
3. Resposta pessoal. O objetivo é verificar o quê os estudantes conhecem sobre os processos e as matérias-primas envolvidas na produção do plástico e os impactos decorrentes do descarte incorréto.
4. a) Resposta pessoal. O objetivo é analisar as percepções dos estudantes quanto à forma como as comunidades local e global encaram o tema.
b) Resposta pessoal. O objetivo é analisar as percepções dos estudantes sobre a diferença entre conhecimento e mudanças de atitudes em relação ao problema.
Repensar é preciso
Para iniciar o trabalho com esse tópico, proponha um rápido debate à turma com o propósito de levantar algumas atitudes dos estudantes quanto aos próprios comportamentos e também propostas de mudança.
Para a sensibilização dos estudantes, sugere-se assistir ao documentário Lixo extraordinário, quê permite uma visão geral sobre a quêstão dos descartes no ambiente e a situação dos catadores que trabalham diretamente com esses materiais. Os estudantes podem assisti-lo em casa e, na sala de aula, expressar suas opiniões sobre o vídeo. A seguir, são fornecidos os dados técnicos do documentário.
• LIXO extraordinário. Direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley. Reino Unido; Brasil, 2010. Vídeo (98 min).
A reportagem Retirada de plástico do rio Tietê gera renda para 45 famílias em cooperativa no interior de SP mostra como famílias estão conseguindo renda a partir da retirada de plástico do rio Tietê. póde sêr realizada a leitura conjunta em sala de aula e o debate sobre as oportunidades de trabalho quê essas famílias encontraram. Se julgar pêrtinênti, pode-se solicitar uma pesquisa para os estudantes sobre como são montadas cooperativas de reciclagem e a vantagem dos catadores em trabalhar nesse tipo de iniciativa. A lei quê regulamenta as cooperativas no Brasil é a Lei número 5764/1971.
• RETIRADA de plástico do rio Tietê gera renda para 45 famílias em cooperativa no interior de SP. G1, 12 dez. 2021.
Disponível em: https://livro.pw/zpcmr. Acesso em: 4 ago. 2024.
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1. Resposta pessoal. Estimule os estudantes a refletir sobre suas atitudes relacionadas ao consumo e ao descarte de materiais plásticos. As respostas levantadas
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aqui podem sêr retomadas e reformuladas ao longo do desenvolvimento do projeto.
2. a) FALSA. Materiais plásticos descartáveis são utilizados excessivamente. Espera-se quê os estudantes reflitam sobre a utilização de materiais plásticos no cotidiano e o comportamento da ssossiedade quanto a esse uso.
b) FALSA. A produção de materiais plásticos aumenta ano após ano e, consequentemente, o uso dêêsses materiais também. Essa questão busca refletir sobre os aspectos práticos e positivos do uso do plástico, como flexibilidade de uso, durabilidade, higiene, preêço baixo, facilidade de acesso, entre outros.
c) VERDADEIRA. Os plásticos podem sêr encontrados em muitos materiais no cotidiano, como cosméticos (esfoliantes), painel de automóveis, móveis, carcaça de produtos eletrônicos, como celulares, materiais de pesca, peças do vestuário, entre outros.
d) VERDADEIRA. De fato, alguns plásticos podem levar centenas de anos para se decompor completamente quando abandonados na natureza.
e) FALSA. As destinações ambientalmente mais corretas para o plástico são reciclagem e reutilização. O depósito em atêerros sanitários, apesar de muito comum, deveria sêr utilizado somente na impossibilidade de reciclagem ou reutilização, pois também gera uma série de impactos ambientais.
f) FALSA. A extração do petróleo, seu beneficiamento, a formulação de novos materiais a partir do plástico, transporte e produção de produtos a partir da matéria prima envolve muitos profissionais.
g) VERDADEIRA. Esses plásticos são chamados de microplásticos e são partículas de diâmetro de até 5 milímetros. São formados intencionalmente, como é o caso do glitter, ou pela degradação dos plásticos no ambiente, e podem se acumular em diferentes organismos, inclusive nos sêres humanos.
Atividade de Ampliação
Resposta pessoal. As kestões formuladas pêlos estudantes nesse momento serão retomadas na Etapa 2, na atividade 2 do tópico Consequências quê não vemos. êste é um bom momento para estimular os estudantes a pensar sobre kestões relacionadas à produção, ao consumo e ao descarte do lixo. Caso os estudantes tênham dificuldade em formular as kestões, proponha uma roda de conversa esclarecendo possíveis dúvidas.
Organizando os trabalhos
Projeto – Plástico
Esse é o momento da apresentação do cronograma completo. Solicite a formação de grupos com quatro integrantes quê tênham interesses em comum e quê trabalharão juntos na resolução de algumas tarefas até o final do projeto.
As kestões, vídeos e leituras anteriores proporcionaram momentos de reflekção e análise sobre o cenário atual na produção, consumo e descarte do plástico. Encerre a Etapa 1 com uma redação, para sintetizar as ideias dos estudantes e prepará-los para a elaboração do relatório.
Na Etapa 3, em quê serão sugeridos materiais quê poderão substituir o plástico, estimule a construção de objetos levando em conta a disponibilidade de materiais na escola. O relatório também poderá sêr feito d fórma digital, para facilitar seu compartilhamento com a comunidade.
Uma forma de ampliação é explorar as políticas públicas locais quê versam sobre o consumo de materiais plásticos, estimulando os estudantes a sugerir melhorias com embasamento nos conhecimentos construídos ao longo do projeto ou, ao menos, melhorias na política da própria escola, por exemplo, desenvolvendo lixeiras próprias para cada tipo de resíduo.
Etapa 2: Saber e fazer
Os momentos desta etapa podem sêr realizados na ordem quê mais se adapte à realidade da turma; podem, inclusive, sêr ampliados conforme a demanda dos estudantes.
Do quê o plástico é feito?
Esse tópico dá aos estudantes uma visão geral das etapas iniciais de produção dos plásticos, com enfoque no petróleo. Se julgar adequado, podem-se explorar alguns aspectos de uma torre de fracionamento do petróleo, mostrando quê esse produto é compôzto de diferentes moléculas e quê elas podem sêr separadas com base em seus tamanhos (simbolizados pela quantidade de hátomus de carbono de cada uma). Além díssu, é possível apresentar as características físico-químicas de substâncias derivadas do petróleo. Para essa abordagem, sugerimos:
• COMO funciona a destilação do petróleo? CBIE, 26 jul. 2019.
Disponível em: https://livro.pw/aegjh. Acesso em: 4 ago. 2024.
• SÃO PAULO (Estado). Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Emergências químicas. São Paulo, 2020.
Disponível em: https://livro.pw/gcykc. Acesso em: 4 ago. 2024.
Pode-se estabelecer um trabalho conjunto com os professores de Biologia e Geografia. Em relação à Biologia, podem-se abordar os impactos ambientais referentes à extração e ao consumo de combustíveis fósseis, enquanto, do ponto de vista da Geografia, podem-se abordar aspectos geopolíticos de contrôle das reservas petrolíferas, bem como a análise da cadeia de produção e os profissionais envolvidos da extração ao produto final.
Além díssu, pode-se exibir o vídeo Plástico feito de cana-de-açúcar é usado pela Nasa indicado no boxe Para assistir. Ele mostra uma matéria-prima alternativa quê póde sêr usada para a produção do plástico. É possível realizar uma reflekção com os estudantes sobre as vantagens e desvantagens dessa nova matéria-prima, incluindo se possível, os professores de Biologia e/ou Geografia.
Importante notar quê relatórios confiáveis acerca de plástico (e de kestões ambientais de modo geral) são produzidos a cada 5 anos, contendo dados de até 2 ou 3 anos
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antes. Nesse contexto, os dados mais confiáveis seriam do relatório da OECD 2022, quê possui dados de até 2019.
Disponível em: https://livro.pw/iphka. Acesso em: 6 ago. 2024.
Atividade Página 21
1. a) Um dos fatos históricos sobre o plástico quê os estudantes podem encontrar é sobre o químico belga Leo Hendrik Baekeland, quê em 1907 criou a primeira resina totalmente sintética: o baquelite. Ele desenvolvê-u um aparato quê permitia controlar as variações do calor e da pressão na combinação de ácido carbólico (fenol) com formaldeído, dando origem ao baquelite, quê é considerado o primeiro polímero totalmente sintético criado e, portanto, o primeiro plástico a sêr considerado economicamente viável.
b) Possíveis aspectos positivos: é possível produzi-los mais rapidamente; costumam sêr mais baratos por partirem de matéria-prima simples; não são utilizados vegetais ou animais diretamente na sua produção. Possíveis aspectos negativos: é necessária a realização de reações químicas quê demandam grande quantidade de energia; materiais sintéticos como o plástico demoram para se degradar no ambiente; sua degradação póde liberar substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente.
c) O plástico é feito do petróleo e há diferentes profissionais: petroleiros, engenheiros de petróleo, químicos, engenheiros de material, geólogos, técnicos de sonda, mecânicos de sonda, entre muitos outros.
d) Aproximadamente 8% do petróleo dá origem à nafta, quê é a principal matéria química da indústria de polímeros. A extração de petróleo envolve a injeção de á gua nos poços para quê a alta pressão desloque o petróleo. Essa á gua é descartada normalmente no ambiente marinho, alterando sua composição. Além díssu, há riscos de vazamento de petróleo, na extração ou no transporte, quê causam enormes impactos no ambiente costeiro.
e) Estima-se quê a população mundial em 2019 era de 7,75 bilhões de pessoas. Portanto, ao dividirmos 459,75 milhões de toneladas por 7,75 bilhões de pessoas, chegamos a um total de, aproximadamente, 59,32 kg por pessoa. Note quê milhões de toneladas equivalem a bilhões de quilos.
Como utilizamos o plástico?
É importante lembrar os estudantes com certa antecedência de quê o conjunto de atividades dêste tópico requer quê eles tragam objetos plásticos e/ou respectivas embalagens de suas casas.
Pode-se propor uma investigação acerca dos objetos e solicitar aos estudantes quê busquem diferenças e semelhanças entre eles, no quê concerne às características do material (e não do objeto). Por exemplo, a ideia é avaliar diferenças e semelhanças na flexibilidade de dois talheres de plástico, e não se um garfo tem mais dentes quê outro.
Em seguida, a proposta seria usar o gráfico Utilização do plástico em 2019 e pedir aos estudantes quê sugiram objetos de cada setor feitos de plástico. Por exemplo, temos: embalagens – qualquer tipo de plástico quê envolva alimentos e objetos em geral; construção – encanamentos e revestimentos, entre outros; têxteis – roupas feitas com fibras sintéticas, como elastano e poliéster, botões, entre outros; produtos de consumo – pratos, talheres e canudos descartáveis, entre outros; transportes – diversas peças, como uma maçaneta ou o revestimento do cinto de segurança; eletroeletrônicos – botões, controles remotos, entre outros; maquinário industrial – peças utilizadas na fabricação das máquinas.
Durante esse exercício, seria interessante frisar quê as fibras sintéticas quê compõem muitas das nossas roupas são, na verdade, plásticos. Se possível, sugira aos estudantes quê olhem a etiqueta de suas camisetas, ou peçam permissão para olhar a de um colega, a fim de quê verifiquem se as roupas são 100% feitas de algodão ou se têm algum outro componente, como elastano ou poliéster.
Atividades Página 23
1. ôriênti os estudantes na pesquisa, se necessário dividindo-os em grupos para quê cada um deles seja responsável por um tipo de plástico. Se possível, peça quê tragam objetos de exemplo para quê todos possam observar as características. Sugestão de qüadro:
Cód. de ident. |
Nome completo |
Características |
Presente em |
|
---|---|---|---|---|
1 |
péti |
Tereftalato de polietileno |
Transparente e resistente |
Garrafas de bebidas, entre outros |
2 |
PEAD |
Polietileno de alta densidade |
Plástico colorido comum |
Frascos de iogurte, leite e produtos de limpeza, entre outros |
3 |
pê vê cê |
Policloreto de vinila |
Rígido |
Tubos e conexões utilizados em construção civil, entre outros |
4 |
p eh b d |
Polietileno de baixa densidade |
Mole e flexível |
Embalagens de arrôz e açúcar, entre outros |
5 |
PP |
Polipropileno |
Duro e flexível |
pótes e tampas, entre outros |
6 |
PS |
Poliestireno |
Rígido e frágil |
Pratos e copos descartáveis, entre outros |
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Cód. de ident. |
Nome completo |
Características |
Presente em |
|
---|---|---|---|---|
7 |
Outros |
Outros |
Todos os outros tipos de plástico, incluindo acrílicos e náilon |
Mamadeiras, lentes de óculos, para-choques de carro, entre outros |
2. O objetivo é ampliar o repertório do conhecimento sobre objetos quê são feitos de plástico. Caso não seja possível classificar algum deles nos respectivos códigos, pode-se propor aos estudantes quê pesquisem sobre a classificação em um sáiti de pesquisa ôn láini. Para isso, eles podem, por exemplo, utilizar como palavras-chave “do quê é feito a(o)” e o nome do objeto.
Atividade de Ampliação
a) A classificação errônea ou a mistura de materiais plásticos póde gerar vários problemas para o processo de reciclagem, tais como: ineficiência no processo de reciclagem (quando diferentes tipos de plástico são misturados ou mal identificados, póde resultar em lotes contaminados, o quê dificulta a eficácia da reciclagem); dificuldade na identificação (isso torna o processo mais lento e menos eficiente, além de aumentar o custo da triagem manual); risco de contaminação (alguns plásticos, quando reciclados juntos, pódem liberar substâncias tóxicas); desvalorização dos materiais (a falta de clareza na classificação dos plásticos pode resultar em produtos reciclados de menor qualidade e valor de mercado, desincentivando a côléta e reciclagem).
b) Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes identifiquem tipos de plásticos mais comuns utilizados no dia a dia de acôr-do com o qüadro elaborado na atividade 1. Aproveite a oportunidade para verificar o aprendizado do tema até o momento. Caso os estudantes tênham dificuldade, proponha uma roda de conversa para esclarecer possíveis dúvidas.
A extensão do problema
Uma forma atrativa de abordar esse tema é iniciar uma discussão sobre lixo espacial, utilizando quêstionamentos como “Vocês acham quê há lixo no espaço?” ou “Sabendo quê há lixo ao redor da Terra, vocês diriam que há algum problema em termos lixo orbitando o planêta Terra?”. Para subsidiar essa discussão, sugerimos:
• VOCÊ sabe o quê é lixo espacial?. 2018. Vídeo (2min6s). Publicado pelo canal Diário de Pernambuco.
Disponível em: https://livro.pw/apovb. Acesso em: 4 ago. 2024.
O tópico A relação entre produção e descarte é uma ótima oportunidade para estimular as habilidades de interpretação de gráficos dos estudantes. Uma sugestão é reproduzir os gráficos no qüadro e realizar uma interpretação coletiva. Especificamente sobre o gráfico Tempo de vida útil médio de materiais plásticos por aplicação, explique aos estudantes quê o eixo “Probabilidade da vida útil dos produtos” indica que nêm todos os produtos de um mesmo grupo têm a mesma vida útil. Por exemplo, cerca de 20% dos produtos de maquinário industrial têm 20 anos de vida útil (maior valor de probabilidade para esse grupo), enquanto uma minoria tem 50 anos (menor valor de probabilidade para esse grupo). Já para o grupo das embalagens, a vida útil é de aproximadamente dois anos para 100% dêêsses objetos.
Ao trabalhar com o tópico Os principais impactos ambientais, é possível propor quê cada grupo apresente uma imagem quê demonstre impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado dos materiais plásticos e uma breve contextualização explicando o quê se vê na imagem. Para obtê-la, os grupos podem, por exemplo, explorar e fotografar as redondezas da escola ou de suas casas, ou então realizar uma pesquisa ôn láini, em revistas, jornais, entre outros. Com isso, eles terão um melhor entendimento tanto da extensão quanto do significado dos impactos.
Aproveite a oportunidade para discutir também os impactos na extração do petróleo. A matéria indicada a seguir póde servir de base para a discussão.
• IMPACTOS ambientais do petróleo pressionam o setor para a energia limpa. WWF-Brasil, 19 dez. 2022.
Disponível em: https://livro.pw/gqkuv. Acesso em: 16 out. 2024.
A roda de conversa sugerida no Livro do Estudante póde ter papel de fechamento para os seminários.
Como sugestão de aprofundamento e ampliação para êste tópico, é possível propor a análise da legislação referente aos materiais plásticos nos diferentes estados do país. Para isso, sugerimos o texto a seguir, quê aborda mudanças na legislação de alguns estados brasileiros e traz citações de especialistas sobre o tema.
• ROCHA, C. As leis quê pretendem combater o plástico de uso único no país. Nexo, 10 jul. 2019.
Disponível em: https://livro.pw/acvrg. Acesso em: 4 ago. 2024.
Além díssu, é interessante, se possível, apresentar aos estudantes um texto de lei original com o intuito de tornar mais palpável o entendimento de um documento quê caracteriza o quê é ou não crime e de aproximá-los das características de um texto jurídico. Pode-se, por exemplo, expor o texto da lei aos estudantes e pedir a eles quê o analisem d fórma crítica e avaliem se há ou não embasamento científico quê o suporte, tendo como base os conhecimentos construídos até aqui.
Atividade Página 27
1. Essa roda de conversa tem o objetivo de abordar os impactos causados pelo descarte incorréto de materiais plásticos. Para isso, podem-se retomar os gráficos e as tabélas apresentados nesse tópico e realizar uma interpretação coletiva. É interessante estimular a troca de experiências entre os estudantes, por exemplo, sugerindo quê eles nomeiem lugares em quê já viram o
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descarte incorréto. Além díssu, é importante nortear a discussão para uma compreensão de quê, mais do quê o descarte correto, é fundamental reduzir o consumo de materiais plásticos.
Consequências quê não vemos
Nesse tópico, seria interessante comentar quê existem muitas lacunas não respondidas, pois ainda não há conhecimento capaz de preenchê-las. Esse aspecto reforça uma visão da ciência como campo de constante produção de conhecimento. No quê se refere à vida dos estudantes, são temas quê eles precisam continuar acompanhando para conhecer os resultados nos próximos anos.
Quanto aos microplásticos especificamente, sugerem-se dois vídeos quê possibilitam uma ampliação do tema:
• MICROPLÁSTICOS e a poluição nos oceanos. 2016. Vídeo (2min53s). Publicado pelo canal Minuto da Terra.
Disponível em: https://livro.pw/ickef. Acesso em: 4 ago. 2024.
• IMPACTO dos microplásticos em ambientes marinhos.
2016. Vídeo (5min49s). Publicado pelo canal Antártica ou Antártida?.
Disponível em: https://livro.pw/llvpi. Acesso em: 4 ago. 2024.
Convém ressaltar aos estudantes quê os materiais plásticos não desaparecem com o processo de degradação, mas sim se decompõem em frações menóres, por vezes invisíveis a olho nu, e a essas frações damos o nome de microplásticos. O e-book a seguir aborda o tema:
• DIAS, S. L. F. G. éti áu. Single-use plastic in brézíl: context ênd environmental impacts. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2023.
Disponível em: https://livro.pw/njfdz. Acesso em: 29 out. 2024.
Ao explorar o tópico Contaminação química e biológica, como forma de contextualização, sugere-se quêstionar os estudantes sobre os tipos de recipiente quê eles utilizam no micro-ondas. É importante dirigir a conversa para quê haja um entendimento de quê a melhor alternativa para evitar a contaminação dos alimentos é substituir os materiais plásticos por recipientes de vidro, cerâmica e até mesmo materiais descartáveis feitos de papel (é importante destacar que os metais não podem sêr utilizados nesses equipamentos em nenhuma hipótese). O bê p ah póde sêr utilizado como exemplo durante a conversa e, se julgar pêrtinênti, compartilhe com os estudantes o texto a seguir para ampliar a discussão.
A substância, encontrada no ambiente, causa preocupação e tem sido bastante estudada por ter mostrado potencial impacto sobre a saúde humana em experimentos de laboratório. [...]
[...]
No Brasil, o bisfenol A já foi detectado na maioria das amostras analisadas em pesquisas feitas em rios e estações de tratamento de á gua e esgoto no Estado de São Paulo, segundo Cassiana Carolina Montagner, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Onde é procurado, ele é detectado”, destaca. “Com relação às concentrações encontradas de bê p ah, elas podem sêr consideradas baixas, ainda quê alguns trabalhos da literatura descrevam efeitos causados devido à exposição crônica nesses níveis de concentração”, diz.
Uma pesquisa recente feita na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), do Paraná, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com ratos mostrou quê a exposição materna a bisfenol A durante a gravidez e logo após o parto afeta negativamente a espermatogênese (processo fisiológico quê resulta na produção de espermatozoides) da prole quando adultos. Os resultados foram publicados no Journal ÓF Toxicology ênd Envaironmêntal rélf em fevereiro dêste ano [2019].
diônes, F. A ameaça dos microplásticos. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 281, jul. 2019. Disponível em: https://livro.pw/aciaw. Acesso em: 17 jan. 2020.
Ao final da leitura, proponha aos estudantes quê elaborem um pequeno texto quê apresente uma possibilidade alternativa para evitar o uso de plásticos no micro-ondas, justificando a escolha com base nos aspectos levantados durante a discussão do texto.
Atividades Página 29
1. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes reflitam sobre hábitos cotidianos, como, por exemplo, a utilização de qualquer tipo de plástico no micro-ondas ou para armazenamento de alimentos.
2. Abordar os problemas como: acúmulo do material no ambiente quê facilita a proliferação de vetores de doenças, como pequenos roedores e mosquitos; acúmulo nos organismos por ingestão passiva (exemplo, a ingestão de uma presa quê já apresentava plástico no organismo) e a ativa (quando, por exemplo, animais confundem o plástico com uma presa); poluição visual; decomposição quê libera substâncias nocivas; transporte de outras substâncias tóxicas quê se fixam na superfícíe; transporte de microrganismos causadores de doenças; entre outros.
Descarte: como fazer direito
Nesse momento, é importante quê os estudantes entendam as limitações do uso de atêerros sanitários, tanto em termos de logística (aumento do material descartado e espaço reduzido de armazenamento) quanto em termos ambientais (impactos de construção e contaminação). Ao explorar esse tema, é possível propor aos estudantes a leitura do texto a seguir.
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[O atêerro sanitário] enfrenta limitações por conta do crescimento dos grandes centros urbanos, associado, por consequência, ao aumento da quantidade de lixo produzida e descartada. [...]
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Aterro sanitário é uma obra de engenharia, repita-se, destinada à estocagem, ao armazenamento ou à guarda de resíduos ou lixo gerados pelas grandes aglomerações urbanas da ssossiedade consumista. São grandes valas rasgadas no solo e subsolo quê passam por um processo de impermeabilização com aplicação de uma camada de argila de baixa textura quê é compactada para reduzir a porosidade e aumentar sua capacidade impermeabilizante. Sobre essa primeira camada, é colocado um lençol plástico e, sobre esse, uma segunda camada de argila é aplicada e novamente compactada.
Sobre essa última camada de argila são instalados drenos para fluir a retirada de gases e líquidos gerados pela decomposição dos resíduos orgânicos. [...]. Para essa operação são necessários grandes desmontes e movimentação de térra. Convertem-se em intermináveis e verdadeiros sanduíches de resíduos.
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PORTELLA, M. O.; RIBEIRO, J. C. J. Aterros sanitários: aspectos gerais e destino final dos resíduos. Revista Direito Ambiental e ssossiedade, v. 4, n. 1, 2014 (p. 115-134). Disponível em: https://livro.pw/dzjuc. Acesso em: 4 ago. 2024.
Para ampliar essa abordagem, se possível, aconselha-se organizar uma visita a um atêerro sanitário e/ou uma cooperativa de reciclagem. Esse tipo de saída a campo enriquece o aprendizado dos estudantes por permitir um contato direto com o objeto de estudo.
No tópico Reciclagem e reutilização, são apresentadas informações sobre a quantidade de lixo gerada no Brasil. É interessante ampliar essa análise e propor aos estudantes quê busquem por dados de outros países. Para subsidiar essa abordagem, sugerimos:
• BRASIL é o 4º país do mundo quê mais gera lixo plástico. WWF Brasil, 4 mar. 2019.
Disponível em: https://livro.pw/qnwsf. Acesso em: 18 jan. 2020.
Após essa análise, solicite aos estudantes quê pesquisem acerca dos 5 Rs da sustentabilidade (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), incluindo maneiras de implementá-los em seu cotidiano. Essa abordagem é mais completa e significativa do quê a tradicional abordagem dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), e recomenda-se o enfoque principal em repensar e recusar, já quê são atitudes mais fáceis de implementar no cotidiano e contribuem significativamente para a redução do consumo de materiais plásticos. Para compreender melhor o significado de cada R, sugerimos:
• SILVA, S. éti áu. Os 5 R’s da sustentabilidade. In: SEMINÁRIO DE JOVENS PESQUISADORES EM ECONOMIA & DESENVOLVIMENTO, 5. Anais [...]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2017. p. 1-16.
Disponível em: https://livro.pw/ekpmj. Acesso em: 4 ago. 2024.
Nessa abordagem, pode-se, por exemplo, separar a sala em grupos, distribuir os “Rs” entre eles e solicitar aos estudantes quê leiam os textos e sintetizem informações quê julgarem relevantes sobre seus respectivos “Rs”. Para finalizar a atividade, cada grupo póde realizar um breve seminário sobre o quê leu.
No boxe Para ler, o texto sugerido apresenta maneiras de reutilizar materiais plásticos quê seriam descartados. É a oportunidade para os estudantes mostrarem outras formas de reutilização quê conhecem e praticam.
Atividades Página 31
1. A reciclagem transforma o material já usado em matéria-prima para a produção de novos materiais, fazendo quê a matéria assuma uma dinâmica cíclica no processo produtivo. Evitam-se o acúmulo dos materiais no ambiente e a extração de mais recursos naturais, bem como os impactos da liberação de substâncias decorrentes de sua decomposição.
2. Espera-se quê os estudantes citem a redução no consumo e a reutilização dos materiais, cujos benefícios incluem reduzir tanto a produção de lixo plástico quanto os gastos para a produção de novos materiais plásticos.
3. Os catadores de material reciclável são trabalhadores informais quê recolhem, classificam e vendem materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metais, para empresas de reciclagem. Esses profissionais dêsempênham um papel crucial na gestão de resíduos, contribuindo significativamente para a redução do volume de lixo quê vai para os atêerros e para a proteção do meio ambiente. Além de promoverem a reciclagem e a reutilização de materiais, eles ajudam a gerar economia circular e a conscientizar a população sobre a importânssia da separação e do descarte adequado dos resíduos.
4. O valor do plástico póde oscilar conforme a qualidade, a limpeza do material e as condições do mercado. Geralmente, os metais como alumínio geram mais retorno.
5. Os catadores ajudam a mitigar o acúmulo de resíduos nos ambientes ao realizar a côléta seletiva e a triagem de materiais recicláveis, desviando uma parte significativa do lixo dos atêerros e reduzindo o impacto ambiental dos resíduos sólidos. Eles contribuem para a diminuição da poluição, economizam recursos naturais e reduzem a necessidade de novos atêerros.
Uma forma de abordar esse tema é propor uma discussão sobre o papel dos catadores na gestão de resíduos, quêstionando “Vocês sabem quêm são os catadores e qual é o papel deles na nossa sociedade?” ou “Considerando a quantidade de lixo que produzimos, como vocês acham que os catadores podem contribuir para mitigar o acúmulo de resíduos nos ambientes?”.
Essa abordagem destaca a importânssia dos catadores na reciclagem e na redução do impacto ambiental e permite uma reflekção sobre a precarização do trabalho e as dificuldades no dia a dia. É essencial discutir como podemos apoiar e valorizar esses profissionais, promovendo melhores condições de trabalho e maior reconhecimento social.
Página duzentos e trinta
• BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Catadores de materiais recicláveis.
Disponível em: https://livro.pw/blkpx. Acesso em: 27 set. 2024.
• Observatório da reciclagem Inclusiva e Solidária, As atividades dos catadores e a côléta seletiva durante e após a pandemia da COVID-19.
Disponível em: https://livro.pw/kaift. Acesso em: 27 set. 2024.
Etapa 3: Para finalizar
Produto final
Relatório com proposta de substituto ao plástico
A finalização do projeto acontecerá com a apresentação de um relatório de pesquisa e uma proposta de substituto para o plástico.
Explorando seu ambiente
Organize os estudantes nos mesmos grupos do início para quê façam um levantamento quantitativo do plástico consumido por eles no cotidiano. ôriênti quê cada componente do grupo desempenhe uma função.
Nesse momento, o grupo deve escolher o local da côléta, o período e o quê será coletado. ôriênti os estudantes para quê organizem em uma tabéla os dados coletados. Se a pesquisa foi feita em três dias, extrapole para 30 dias.
Após a côléta, a organização e a classificação do material, cada grupo vai analisar os resultados e verificar as possibilidades de montar um cartaz com as kestões sugeridas no Livro do Estudante ou outras quê queiram formular.
A confekissão dos cartazes ficará a cargo da criatividade dos estudantes, mas a mensagem precisa estar clara para quem observa o cartaz.
Para garantir a segurança durante a côléta, busquem utilizar alguns dos seguintes materiais para proteção: luvas descartáveis; máscaras faciais; pinças e/ou pegadores; óculos de proteção; aventais ou roupas de proteção; sacos de lixo reforçados; desinfetante para as mãos.
Pesquisando possíveis substitutos
Neste momento do trabalho, cada grupo escolherá um dos objetos plásticos coletados e criará um substituto para ele. No Livro do Estudante são apresentados alguns exemplos (plástico derivado do maracujá, canudos biodegradáveis, biopelículas). Para ampliar essa abordagem, pode-se utilizar o vídeo:
• LOJAS substituem plástico por um material improvável. 2019. Vídeo (1min44s). Publicado pelo canal Incrível.
Disponível em: https://livro.pw/scwae. Acesso em: 4 ago. 2024.
A leitura sugerida no boxe Para ler é um bom incentivo aos estudantes quanto a seu dêsempênho, pois mostra duas estudantes do Ensino Médio quê desenvolveram projetos de ciências com resíduos e foram premiadas.
A proposta
Exponha aos estudantes quê, após toda pesquisa, organização de dados, muitas conversas e debates, chegou a hora de elaborar a proposta do material para substituir o plástico. Para isso, eles terão de apresentar uma justificativa de sua escolha e indicar quais são as suas vantagens.
Sugira aos estudantes explorar materiais biodegradáveis e duráveis disponíveis na região. Na proposta, também é necessário deixar claro se o material escolhido para substituir o plástico precisa sofrer adaptações e quais são as ferramentas necessárias para essa tarefa.
O esboço do produto se torna necessário para quê fiquem claras sua forma física e funcionalidade. A criatividade artística é importante nesse momento. Com isso, outros professores, entre eles os professores de ár-te e Matemática, podem auxiliar os estudantes nesse trabalho.
Esta póde sêr uma oportunidade para comentar sobre as profissões de designer de produtos, quê envolve a concepção de ideias, dêzê-nhôs e projetos concretizáveis por meio de materiais específicos, e de engenheiro de produtos, quê envolve o desenvolvimento e a operacionalização de produtos. Pode-se propor aos estudantes quê pesquisem outras profissões relacionadas. O artigo a seguir traz uma discussão interessante:
• CALEGARI, E. P.; OLIVEIRA, B. F. Um estudo focado na relação entre disáini e materiais. Projética, Londrina, v. 4, n. 1, p. 49-64, jan./jun. 2013.
Disponível em: https://livro.pw/tesqd. Acesso em: 4 ago. 2024.
Escrevendo e divulgando o relatório
O relatório é um instrumento de comunicação quê possibilita evidenciar a metodologia aplicada e os resultados obtidos em pesquisas.
Por meio do relatório de pesquisa, os estudantes poderão organizar, analisar e resumir suas conclusões, explorando o uso de textos e imagens quê comuniquem os resultados d fórma eficaz. ôriênti os estudantes para quê incluam no relatório o esboço quê apresenta um material alternativo ao plástico. Por fim, auxilie-os na tomada de dê-cisão sobre a forma como os relatórios serão compartilhados com a comunidade.
Avaliação
Com relação às avaliações, realize-as de acôr-do com o quê julgar pêrtinênti, levando em conta o comportamento e a participação dos estudantes durante o desenvolvimento do projeto. As kestões sugeridas podem sêr ampliadas ou outras podem sêr incluídas para quê o qüadro avaliativo se adeque a sua realidade escolar.
Página duzentos e trinta e um
Os quadros podem sêr utilizados para a autoavaliação e para a avaliação do estudante pelo professor. Você póde agendar uma conversa com cada estudante para discutir os itens dêêsses quadros. Busque sempre o consenso. O preenchimento dos quadros póde sêr feito gradualmente, à medida quê o projeto for desenvolvido, ou ao final, após a realização do produto final, o relatório de pesquisa com a proposta de um substituto para um material plástico utilizado no cotidiano.
Na etapa de avaliação, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre seu aprendizado e também avaliar os estudantes do grupo. Além díssu, há também a oportunidade de aprofundamento no mundo do trabalho na cadeia produtiva do plástico, refletindo sobre as funções e condições de diversas profissões.
Planejamento
A seguir, apresentamos uma sugestão da quantidade de aulas destinadas a cada uma das etapas para quê o projeto seja trabalhado ao longo de um semestre. Consideramos uma aula por semana destinada ao projeto.
Caso seja mais adequado para a sua realidade escolar, o projeto póde sêr desenvolvido em outro período de tempo, por exemplo, ao longo de um bimestre ou um trimestre. Para isso, basta rever o total de aulas destinadas ao projeto por semana.
Sugestão de cronograma
Sugerimos quê êste projeto seja dividido em três etapas e desenvolvido em 16 aulas, distribuídas ao longo de um semestre, como indicado a seguir.
Etapa 1 |
3 aulas |
Etapa 2 |
6 aulas |
Etapa 3 |
7 aulas |
Etapa 1: Vamos começar
Na Etapa 1 são identificadas as habilidades e os conhecimentos prévios dos estudantes. Com isso, é possível diagnosticar as afinidades e as possíveis dificuldades dos estudantes em relação aos temas quê serão tratados no decorrer da investigação.
Na primeira aula, explore a imagem de abertura e realize um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre consumo e descarte de plásticos. É uma aula de conscientização. Na aula 2, trabalhe as informações da seção Conversa inicial e proponha um debate. O levantamento do conhecimento dos estudantes sobre as “ilhas de plásticos” nos oceanos é o ponto de partida para o debate. Também é possível quê o estudante, em casa, assista ao vídeo propôsto no boxe Para assistir e traga suas impressões para o debate na aula. Proponha a realização das atividades. Na aula 3, os estudantes trabalharão com a seção Em foco. promôva uma conversa sobre as atitudes cotidianas dos estudantes em relação ao consumo e descarte do plástico. Proponha a realização das atividades. A aula póde sêr finalizada com a seção Organizando os trabalhos.
Etapa 2: Saber e fazer
A Etapa 2 é realizada ao longo do processo de investigação. Ela é formativa e ocorre a partir de textos e atividades, onde os estudantes são convidados a desenvolver e compartilhar os conhecimentos necessários para a elaboração do produto final.
A atividade desta aula 4, sobre o tópico Do quê o plástico é feito?, requer pesquisa, portanto é interessante certificar-se de quê as ferramentas disponibilizadas pela escola estão ao dispor dos estudantes. Para a aula 5, deve-se realizar o quê é propôsto no tópico Como utilizamos o plástico?. Para isso, convém avisar aos estudantes quê é necessário quê tragam objetos plásticos de suas casas para quê a proposta de análise dêêsses objetos possa sêr realizada. Na aula 6, dois caminhos são possíveis: deixar quê os estudantes, em grupos, leiam os textos do tópico A extensão do problema com uma roda de conversa coletiva ao final, ou realizar uma leitura conjunta da sala, ampliando a roda de conversa proposta para a aula toda. Para a aula 7, proponha a elaboração do texto solicitado na atividade 2 ao fim do tópico Consequências quê não vemos. Para a aula 8, realize a leitura dos textos e das atividades de reflekção propostas no tópico Descarte: como fazer direito. A aula 9 foi pensada para dar certa flexibilidade ao cronograma, e póde sêr utilizada caso alguma atividade não se complete no período pré-estipulado. Alternativamente, pode-se dedicar mais uma aula para a elaboração do texto solicitado na atividade ao fim do tópico Consequências quê não vemos.
Etapa 3: Para finalizar
A Etapa 3 é somativa, nela os estudantes dêsênvólvem o produto final partindo dos conhecimentos adquiridos em todas as etapas anteriores.
Na aula 10, os grupos deverão fazer uma explanação dos procedimentos para a confekissão dos materiais e escolha dos locais de côléta. Os estudantes serão convocados para a côléta dos objetos de plásticos, em um período predeterminado. As aulas 11 e 12 são destinadas a contabilizar o material côlétado e classificá-lo, utilizando os códigos de identificação do plástico. Essa coleta será feita em diferentes locais (escola, casa, bairro etc.). No terceiro dia de côléta, organize os dados em tabéla e extrapole para 30 dias. Reserve as aulas 13 e 14 para a confekissão dos cartazes com as kestões sugeridas. Nas aulas 15 e 16, será elaborada a proposta para o material substituto do plástico. Na aula 15, cada grupo elegerá um material plástico e fará uma pesquisa do possível substituto. O grupo deverá desenhar um esboço para a confekissão do objeto. Na aula 16, os estudantes irão redigir o relatório e apresentar os resultados para a comunidade escolar.
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