Projeto 4 Fake news: como identificá-las e combatê-las?

Síntese do Projeto

Temas Contemporâneos Transversais:

Saúde, Trabalho, Ciência e tecnologia, Educação em Direitos Humanos, Vida familiar e social e Educação para o trânsito.

Componentes Curriculares:

Líder: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Biologia, Química ou Física

Outros perfis disciplinares: Linguagens e suas Tecnologias – Língua Portuguesa e ár-te; Matemática e suas Tecnologias – Matemática; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Filosofia e Sociologia

Objetos do Conhecimento:

Vida e evolução, Elaboração de texto informativo, Sociedade, Cultura, Ética e Processos de criação.

Produto Final:

Elaboração de um painel informativo sobre fêik news.

Introdução

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – pê êne há dê Contínua sobre o módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC (realizada em 2023 pelo IBGE), 72,5 milhões de domicílios tí-nhão acesso à Internet (92,5%) no Brasil. Nas áreas urbanas, o percentual passou de 93,5% para 94,1% e nas áreas rurais, de 78,1% para 81,0%. Esses dados indicam quê a internet corresponde, atualmente, a um elemento fundamental de comunicação e informação. Apesar de havêer desigualdades regionais no acesso e uso da internet, especialmente se comparadas às áreas urbanas e rurais e às diferentes classes sociais, é possível considerar quê o alcance da informação, principalmente entre a população de jovens, é cada vez maior.

Em contrapartida, a facilidade de acesso à informação proporcionada pela internet também expõe a população a riscos, uma vez quê acessar uma informação não garante, necessariamente, quê ela seja confiável e de qualidade. Ao mesmo tempo quê a tecnologia e a informação se tornam mais acessíveis, é por meio da velocidade tecnológica digital e das rêdes sociais quê a produção e a disseminação das fêik news ganham a proporção em quê se apresentam atualmente. Nesse cenário, todo usuário de internet póde consumir e produzir conteúdos, e essa abundância de informações acaba desafiando o senso crítico, pois fica mais difícil reconhecer o quê são fatos e o quê são fêik news. Dessa forma, é essencial quê as práticas de uso da internet e de tecnologias quê possibilitam o compartilhamento de informações sêjam realizadas d fórma crítica, segura e responsável. E é diante dessas demandas quê o projeto Fake news: como identificá-las e combatê-las? é propôsto. Durante o desenvolvimento dêste projeto, os estudantes trabalharão com dados e informações quê, além de contribuir com a construção de conhecimentos quê auxiliam a identificação de uma fêik news, proporcionarão a eles refletir e se conscientizar sobre o fato de a internet também corresponder a um campo no qual o papel de cidadão deve sêr exercido. Por meio da proposta do produto final, os estudantes poderão aplicar conhecimentos e práticas de como mediar conflitos cotidianos relacionados às fêik news, atuando d fórma crítica e propositiva na construção de um ambiente de paz e respeito, tanto no contexto social como de trabalho. Nessa ação, é essencial considerar como premissa a coexistência de perspectivas discordantes, caminho quê possibilita uma convivência social em acôr-do com os valores democráticos.

A BNCC neste projeto

êste projeto proporciona a oportunidade de desenvolver várias competências gerais da BNCC, bem como competências específicas e habilidades de todas as áreas do conhecimento.

A seguir estão apontados os códigos das habilidades e competências desenvolvidas neste projeto.

Competências gerais da BNCC:

6, 7, 9 e 10

Competências específicas e habilidades:

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

competência específica 2: EM13CNT207

competência específica 3: EM13CNT303

Área de Linguagens e suas Tecnologias:

competência específica 1: EM13LGG102 e EM13LGG104

competência específica 3: EM13LGG303

Área de Matemática e suas Tecnologias:

competência específica 1: EM13MAT101

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

competência específica 2: EM13CHS202

Como trabalhar a BNCC

Com base no entendimento de quê na ssossiedade contemporânea o desenvolvimento das relações, especialmente entre os jovens, passa pelo uso expressivo das mídias sociais e quê hábitos e comportamentos relacionados às práticas de receber e compartilhar uma informação podem favorecer a disseminação em massa de fêik news, o presente projeto propõe um trabalho quê possibilita a análise de informações de diversas naturezas a fim de desenvolver o senso crítico dos estudantes com relação à identificação da veracidade e autenticidade de uma informação. Além díssu, espera-se quê os estudantes reconheçam quê a circulação de fêik news, além de gerar impactos negativos

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na saúde individual e coletiva, póde afetar a convivência em ssossiedade, uma vez quê esse tipo de desinformação tem sido constantemente associado a situações de tensão e desentendimento entre indivíduos de um grupo.

Os diferentes momentos dêste projeto propiciam a discussão das relações próprias do mundo do trabalho e permitem aos estudantes a fazerem escôlhas alinhadas ao exercício da cidadania com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (competência geral 6).

Também propiciam a valorização e o reconhecimento da importânssia do conhecimento científico, uma vez quê esses conhecimentos podem sêr mobilizados para referenciar a formulação de pontos de vista e a defesa de ideias acerca da validade de informações quê são compartilhadas especialmente por meio das rêdes sociais. A argumentação com base em fatos, dados e informações confiáveis é uma ação fundamental para o combate às fêik news e uma das maneiras possíveis de posicionar-se d fórma crítica e responsável diante dêêsse problema quê afeta a vida, tanto individual quanto coletivamente e a própria relação do jovem com a ssossiedade (competência geral 7).

Durante o desenvolvimento dêste projeto, os estudantes serão convidados a refletir sobre suas práticas com relação ao uso de ferramentas digitais para comunicação de informações, reconhecendo-se como agentes quê devem atuar d fórma autônoma, responsável e ética em seu contexto social (competência geral 10) bem como no profissional. Além díssu, serão propostos momentos de debates, os quais proporcionarão o aprimoramento da empatia, do respeito à diversidade de opiniões, da importânssia de ouvir e da abertura ao diálogo em favor da coletividade. Tais posturas são bastante favoráveis para a resolução de conflitos quê se apresentam em contextos reais da vida em ssossiedade e, portanto, é importante valorizá-las ao longo das diferentes etapas dêste projeto (competência geral 9).

A elaboração do painel, o produto final dêste projeto, solicita aos estudantes uma retomada geral das etapas desenvolvidas, associando as informações aos conhecimentos científicos trabalhados ao longo do projeto d fórma a elaborar conteúdos quê serão apresentados para a comunidade. Nesse painel, é esperado quê os estudantes informem à comunidade o quê são as fêik news e apresentem propostas de atuação conciliadora e pacífica para lidar com esse problema. Com essa proposta de produto final, portanto, os estudantes têm a oportunidade de intervir em uma problemática real quê gera conflitos em situações cotidianas. Por meio da elaboração do painel, os estudantes deverão fazer uso de diferentes linguagens, as quais devem se associar d fórma a cumprir seu papel comunicativo, possibilitando quê expressem os conhecimentos desenvolvidos no projeto d fórma crítica, propositiva e ética, contribuindo para a vida coletiva, uma vez quê aplicações do conhecimento científico e tecnológico se voltam para resolver demandas e conflitos locais relacionados à circulação de fêik news. Com isso, é possível relacionar à proposta de produto final à habilidade EM13LGG104, vinculada à competência específica 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias.

Para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a proposta dêste projeto possibilita trabalhar, por exemplo, a habilidade EM13CNT207, nos momentos em quê os estudantes são convidados a identificar seus próprios hábitos e comportamentos relacionados ao uso de rêdes sociais e ao recebimento e compartilhamento de informações, a fim de adquirir uma postura crítica ao se tornarem capazes de analisar o quão vulneráveis estão com relação à exposição às fêik news, especialmente aquelas quê impactam negativamente a saúde individual e coletiva, possibilitando quê eles tênham a oportunidade de rever seus hábitos em busca de ações mais seguras e responsáveis. O projeto possibilita o desenvolvimento da habilidade específica EM13CNT303, ao propor o trabalho com textos de divulgação científica quê tratem de temáticas das Ciências da Natureza, d fórma a reconhecê-los como fontes confiáveis de informações, possibilitando, com isso, quê os estudantes adquiram estratégias adequadas para a seleção de fontes de informações quê sêjam confiáveis.

O projeto também possibilita trabalhar com habilidades específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias, além da citada anteriormente. É o caso, por exemplo, da habilidade EM13LGG102, mobilizada quando os estudantes são incentivados a reconhecer motivações ou interesses relacionados à produção e disseminação de informações falsas, propiciando o desenvolvimento de um olhar crítico a elemêntos quê possam facilitar a identificação de uma informação não confiável. Já a habilidade EM13LGG303 é trabalhada neste projeto nos momentos em quê se propõe a discussão e o debate de kestões de relevância social, como as quê envolvem fêik news, levando em consideração os diferentes argumentos e opiniões quê possivelmente serão expostos para formular, negociar e sustentar posições diante da análise de perspectivas distintas.

Para a área de Matemática e suas Tecnologias, o projeto possibilita mobilizar a habilidade EM13MAT101, ao propor quê os estudantes interpretem dados e gráficos de pesquisas de diferentes fontes de informações, favorecendo a construção de uma visão ampla a respeito de como as pessoas se informam, qual a visão delas a respeito da ciência e quão informadas elas estão a esse respeito.

Por fim, é possível também relacionar o trabalho dêste projeto com a habilidade EM13CHS202, da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, nos momentos em quê os estudantes serão requisitados a analisar os impactos das tecnologias nas dinâmicas sociais no contexto contemporâneo, d fórma a entender como a disseminação de fêik news póde interferir em decisões sociais, ambientais, culturais, o quê póde gerar impactos, inclusive na saúde individual e coletiva.

êste projeto se vincula principalmente aos temas contemporâneos transversais educação em direitos humanos e vida familiar e social e o impacto das fêik news nesses âmbitos. Há também relações com os temas saúde e educação para o trânsito, ao analisar o impacto quê as fêik news podem gerar na saúde individual e coletiva; e com o tema ciência e tecnologia, ao valorizar o conhecimento

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científico e considerá-lo fundamental nas ações de identificação e combate às fêik news. Há também o foco no trabalho e atividades quê se relacionam à análise de fêik news em outras situações.

Professores envolvidos

Para liderar a condução dêste projeto, sugerimos o professor de Biologia. Há diversos momentos do projeto, entretanto, em quê a participação de outros professores favorecerá o trabalho a sêr desenvolvido.

Assim, os professores de Química e Física podem contribuir com as discussões sobre produção de conhecimento científico e sobre a importânssia de valorizar o conhecimento científico para combater as fêik news, bem como auxiliar na discussão de temas e conceitos específicos da disciplina quê corriqueiramente são divulgados de maneira equivocada ou inadequada por meio das fêik news. O professor de Filosofia poderá auxiliar o trabalho nos momentos quê envolvem a conciliação de diferentes opiniões para a resolução de um conflito comum ao grupo, enfatizando a importânssia de uma cultura de paz e do respeito aos valores democráticos. Já o professor de Língua Portuguesa poderá atuar durante as propostas quê envolvem o trabalho com variados tipos de textos quê se apresentam em diferentes contextos cotidianos, como os da esféra jornalística, de divulgação científica ou mesmo aqueles compartilhados em rêdes sociais. O professor de Sociologia também póderá contribuir com as discussões sobre como a manipulação de informações, sobretudo na imprensa, pode contribuir para a disseminação de informações falsas, citando situações reais quê já aconteceram ao longo da história. O professor de Matemática poderá colaborar na leitura dos gráficos, das pesquisas e das porcentagens. E o professor de ár-te poderá auxiliar nas ações quê envolvem a elaboração do painel, explorando as funções comunicativa e conscientizadora quê se fazem necessárias para cumprir o propósito de produto final dêste projeto integrador.

Materiais necessários

Computador, táblêti, smartphone com acesso à internet.

Impressora colorida.

Folhas de papel A4 e cartolinas.

Lápis de côr, canetas coloridas, tesoura, fita adesiva, entre outros.

Tintas e pincéis.

Durante as atividades, os estudantes deverão realizar pesquisas, levantar e organizar dados e responder às kestões propostas. Para a pesquisa, é importante a consulta a fontes confiáveis, mas para exemplos de notícias em jornais póde sêr utilizado o formato impresso e, se for possível, é interessante quê tragam alguma notícia falsa quê tenha sido publicada em jornál, algo comum em materiais antigos, quando as checagens nem sempre eram realizadas. Além díssu, os materiais necessários para o desenvolvimento do painel podem sêr substituídos e adaptados, considerando a sua realidade local e a oferta disponível.

Orientações didáticas

Etapa 1: Vamos começar

Fake news: as notícias falsas da era digital

Neste momento inicial, os estudantes entrarão em contato com o universo das fêik news. Inicie a discussão quêstionando-os sobre o conhecimento quê eles têm sobre o tema. É bem provável que eles já tênham tido contato, recebido uma notícia falsa ou compartilhado algo falso (até mesmo sem saber). Aproveite êste momento para convidar os estudantes a relatarem suas experiências pessoais, enfatizando quê esse espaço é um momento de acolhimento para reflekção e um exercício de empatia.

Utilize êste momento para tratar do papel das mídias sociais no compartilhamento de informações falsas. O texto a seguir poderá sêr utilizado d fórma complementar na sala de aula:

De cada 100 brasileiros, 87 usavam internet em 2022, aponta hí bê gê hé.

O uso da internet chegou a 87,2% da população brasileira em 2022, um aumento de 21,1 pontos percentuais em relação a 2016, usada por 66,1% da população. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2022 (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (hí bê gê hé).

Houve aumento mesmo na comparação com 2021, quando o percentual de usuários da rê-de mundial era de 84,7%. O estudo considerou apenas pessoas com 10 anos ou mais de idade.

O crescimento no acesso à internet foi ainda maior entre as pessoas com 60 anos ou mais. Em 2022, eram 62,1% de usuários, índice superior aos 57,5% de 2021 e cerca de 2,5 vezes maior quê os 24,7% de 2016. Ou seja, a parcela de idosos com acesso à rê-de passou de um quarto para dois terços da população.

[...]

ABDALA, V. De cada 100 brasileiros, 87 usavam internet em 2022, aponta hí bê gê hé. Agência Brasil, 9 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/xvmaf. Acesso em: 14 out. 2024.

A leitura da imagem da página 111 possibilita compreender como a atuação de robôs contribui para a disseminação de notícias falsas. êste póde sêr um bom momento para atuar d fórma colaborativa com o professor de Língua Portuguesa, abordando o tema letramento digital – habilidade relacionada ao domínio para acessar, interagir, interpretar e desenvolver competências para a leitura das

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diferentes mídias, competências cada vez mais presentes no mundo do trabalho. Para ajudar no desenvolvimento dêêsse trabalho, sugerimos:

EDUCAÇÃO midiática: como identificar uma fêik news? 2018. Vídeo (1min54s). Publicado pelo canal Nova Escola.

Disponível em: https://livro.pw/lntmx. Acesso em: 14 out. 2024.

Atividades Página 111

1. Resposta pessoal. É provável quê eles já tênham recebido algum tipo de fêik news. Valorize a discussão com base nas experiências dos próprios estudantes e incentive-os a pensar sobre o próprio comportamento na internet, buscando reconhecer a forma como costumam agir ao receber qualquer tipo de informação, quais os principais meios pêlos quais recebem informações, se têm o hábito de verificar a veracidade dessas informações e, em caso afirmativo, a maneira como fazem isso. Incentive o debate entre os estudantes do grupo e o compartilhamento das informações.

2. Resposta pessoal. É importante proporcionar um espaço de fala para os estudantes, pois eles certamente terão algum relato a fazer relativo à própria experiência ou de alguém da família ou amigo, visto quê em rêdes sociais se formam grupos de toda ordem, principalmente de familiares ou de comunidades de vizinhos, nos quais a troca de informações é intensa.

3. Resposta pessoal. Nesse momento, é importante acolher as falas de maneira respeitosa, evitando julgamentos e culpabilização. É possível quê surjam argumentos justificando o fato de quê todos nós estamos sujeitos à exposição e à indução ao êrro motivados por notícias falsas. Ressalte quê a troca de informações falsas nem sempre é feita d fórma intencional ou consciente, e quê nesses casos cabe um esclarecimento a quêm se sentir ofendido ou lesado pela informação recebida, para que o possível mal-entendido se desfaça, no intuito de garantir a convivência pacífica e a manutenção das relações entre emissor e receptor da informação.

O acesso à informação e a desinformação

Nesta seção, o objetivo é fazer os estudantes compreenderem quê a facilidade de acesso aos meios de comunicação não reflete, necessariamente, um recebimento de informações com qualidade. Com tantas pessoas conectadas e compartilhando dados, é primordial quê eles adquiram ferramentas e desenvolvam o senso crítico ao analisá-las.

É oportuno ressaltar quê os perigos virtuais são um confronto da vida diária, mas quê podem sêr combatidos com ações preventivas e comportamentos quê estabeleçam um convívio harmonioso. Se julgar pêrtinênti, proponha perguntas sobre segurança, compartilhamento de dados e/ou informações, autoimagem, sáiber-búlin, respeito e direitos autorais para aprofundar o tema e estabêlêça um diálogo para quê a construção seja efetiva. Veja a seguir sugestões de kestões quê podem sêr debatidas com os estudantes.

Segurança: Você sabe como criar uma senha segura? Suas senhas de imêiu são as mesmas usadas em outros sáites? Utiliza algum tipo de antivírus?

Compartilhamento: Com quêm você costuma compartilhar telefones de pessoas da família? Que tipo de fotografias e vídeos você compartilha? E com quem? Existe a possibilidade de esse conteúdo provocar algum problema? Você sabe como desativar a localização geográfica em um aparelho de celular? Você sabia que alguns softwares de reconhecimento facial podem encontrá-lo, mesmo quê você não esteja marcado em uma fotografia?

Autoimagem: Como você se sente quando está navegando na internet? Você fica mais feliz ou mais triste?

Cyberbullying: Como você trata seus côlégas em rêdes sociais ou aplicativos de mensagens? O quê você escreve póde prejudicar alguém?

Respeito: Como você se comporta? De maneira ética ou se esconde atrás do anonimato?

Direitos autorais: Você cita as fontes ao utilizar conteúdo de terceiros?

Outro tema quê poderá sêr explorado é o conceito de cidadania digital, quê está relacionado à ética na internet e à segurança da informação. Trata-se de uma postura cidadã diante do mundo, visando a uma atitude consciente e responsável ao utilizar ferramentas digitais.

Neste momento, o desenvolvimento do trabalho poderá sêr feito d fórma colaborativa com o professor de Língua Portuguesa, quê poderá contribuir para as discussões sobre autoimagem e direitos autorais; o professor de Filosofia, quê poderá contribuir com kestões relacionadas à segurança da informação, compartilhamento de dados e informações, sáiber-búlin e respeito; e o professor de História, discutindo a manipulação da informação para fins políticos e trazendo exemplos de como isso foi feito ao longo da história.

Na continuidade, a discussão deverá abordar o tema das agências de checagem. Para combater a proliferação das fêik news, as agências, inclusive jornalísticas, têm criado departamentos exclusivos quê verificam a veracidade das notícias. Porém, essa é uma ocasião quê demanda um esfôrço coletivo para a alfabetização e letramento digital. Esclareça aos estudantes quê não basta ler o quê é compartilhado. É preciso interpretar a intenção, saber de sua altoría e em quê contexto está sêndo utilizado. As ferramentas digitais devem se valer em favor da construção de uma cidadania plena.

Atividade Página 113

1. Respostas pessoais. Esse é um bom momento para propor aos estudantes quê reconheçam e reflitam sobre seus hábitos e comportamentos relacionados à aquisição de informações e à maneira como isso póde torná-los suscetíveis às fêik news e conflitos quê podem sêr gerados por elas. Solicite às duplas quê registrem os dados levantados durante a conversa e, após a finalização dêêsse processo, proponha a compilação dos dados gerais da turma para

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análise do perfil apresentado pelo grupo. Aproveite o momento para quê os estudantes compartilhem experiências de fêik news quê já presenciaram e como lidaram com elas. Neste momento, pode-se aprofundar com outras notícias falsas quê destacam o mundo do trabalho e também buscar outras fontes oficiais de canais governamentais.

Organizando os trabalhos

Projeto – Fake news

Neste momento, você deverá propor a organização do trabalho do projeto. ôriênti os estudantes para a montagem dos grupos de trabalho e início das pesquisas para estruturar a construção do painel. Os textos e atividades presentes ao longo da Etapa 2 auxiliarão neste processo, mas é fundamental quê os estudantes se organizem, nos respectivos grupos, para realizar as pesquisas necessárias.

ôriênti os estudantes para quê façam uma organização heterogênea de pessoas, pois diferentes habilidades serão requeridas nos grupos de trabalho (para realizar pesquisas diversas sobre fêik news, desenhar, comunicar-se, apresentar o trabalho etc.). Além díssu, refórce a importânssia de se aprender a trabalhar em grupo. Ao longo dêste projeto, serão realizadas atividades em duplas e em grupo, mas é importante quê os estudantes se organizem dentro do próprio grupo para compor as duplas.

Etapa 2: Saber e fazer

Os momentos desta etapa podem sêr realizados na ordem quê mais se adapte à realidade da turma e sêr ampliados conforme a demanda dos estudantes.

Fake news: o quê são, como identificá-las e classificá-las

Neste momento, os estudantes serão apresentados à definição de fêik news. Utilize o infográfico Como identificar fêik news? para apresentar alguns elemêntos para identificação de uma notícia falsa. Para saber se uma notícia é falsa ou não, os estudantes precisam ter senso crítico ao receber qualquer conteúdo e, principalmente, antes de compartilhá-lo. Ler o título da reportagem ou notícia não é suficiente. É necessário clicar no línki e ler a matéria integralmente. Nem sempre é fácil avaliar o quê é verdadeiro ou não, e cada vez é mais comum as notícias falsas serem sofisticadas o suficiente para enganar o leitor. Por isso, é essencial quê os estudantes aprendam ações básicas para identificar as fêik news. Uma forma de fazê-lo é com a leitura dos passos destacados nesse infográfico.

Apresente as características quê definem uma fêik news e discuta a classificação proposta pelo sáiti First Draft sobre os tipos de informações falsas. Aproveite a oportunidade para debater sobre o dano quê cada tipo de informação falsa póde gerar: se, por um lado, a apresentação de uma sátira póde sêr uma ferramenta para chamar a atenção para uma notícia falsa (classificação 1), a criação de um conteúdo impostor, manipulado ou 100% falso (classificações 5, 6 e 7) póde resultar em danos maiores, principalmente se contiver informações relacionadas à saúde. Uma proposta de trabalho em conjunto com o professor de Língua Portuguesa é trazer para a classe alguns exemplos de fêik news nas classificações propostas pelo First Draft e realizar, em aula, a proposta da atividade 1.

Além díssu, essa é uma excelente oportunidade para os estudantes agirem com responsabilidade e autonomia. Para desenvolver as atividades 1 e 2, eles deverão apresentar argumentos quê justifiquem as classificações propostas. Como sugestão de atividade complementar, os grupos poderão elaborar um cartaz virtual com dicas para descobrir a veracidade de uma notícia. Sua distribuição poderá sêr feita por meio do compartilhamento nas rêdes sociais ou outra mídia disponível na escola.

Outra alternativa é criar uma pequena agência de checagem de notícias quê poderá funcionar não apenas durante o desenvolvimento do projeto, mas de maneira permanente na escola. Essa atividade permitirá aos estudantes quê aprendam o passo a passo para descobrir se determinados boatos e determinadas notícias são falsos ou não. Essa atividade poderá sêr desenvolvida em conjunto com diversos professores, pois a agência de checagem póde sêr voltada para a investigação de notícias das áreas disciplinares. Essas e as demais atividades criadas ou propostas poderão sêr utilizadas na elaboração do produto final. Se julgar oportuno, compartilhe com os estudantes um exemplo de agência de checagem quê apresenta o trabalho jornalístico d fórma prática.

OLIVEIRA, I. Como funciona uma agência de checagem de fatos? Veja desafios para rebater fêik news. Terra, 15 jun 2023.

Disponível em: https://livro.pw/nbzfm. Acesso em: 14 out. 2024.

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1. Resposta pessoal.

2. a) e b) Resposta pessoal.

Espera-se quê os estudantes busquem por notícias ou informações em sáites de jornais, revistas, blóguis ou tragam históricos de conversas de aplicativos de mensagens instantâneas e publicações em mídias sociais. ôriênti os grupos para quê cada um deles, se possível, pesquise sobre um tipo de notícia falsa.

Atividade complementar Página 117

Espera-se quê os estudantes busquem por notícias ou informações em sáites de jornais, revistas, blóguis ou tragam históricos de conversas de aplicativos de mensagens instantâneas e publicações em mídias sociais. ôriênti os grupos para quê cada um deles, se possível, pesquise sobre um tipo de notícia falsa. Retome a seção Em foco para identificar uma agência de checagem quê póde sêr utilizada neste momento.

A atividade proposta para os estudantes organizados em grupos de trabalho busca desenvolver o tema partindo da pesquisa e da argumentação. Se considerar adequado,

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utilize a proposta para ampliar os conhecimentos dos estudantes quê não atingiram os objetivos propostos nesta fase.

O conhecimento científico póde sêr usado para combater fêik news?

Neste momento, os estudantes iniciarão o contato com aspectos do conhecimento científico e sua produção e entenderão o papel da divulgação científica para combater fêik news relacionadas à área de Ciências.

Fake news são perigosas em diversas situações; no entanto, ao utilizar-se de exemplos relacionados às Ciências, elas podem sêr potencialmente perigosas, pois podem desde prometer a cura de doenças, utilizando justificativas científicas, até propagar notícias falsas para tratamentos de saúde ou questionar soluções e métodos amplamente aceitos de tratamento, como as vacinas. Portanto, apropriar-se do conhecimento científico e sêr autônomo o suficiente para analisar informações duvidosas quê trazem argumentos dêste conhecimento é fundamental para identificar fêik news de Ciências.

A leitura do item Produção do conhecimento científico traz elemêntos e características de como o conhecimento científico se desen vólve. Enfatize quê não existe uma forma única para produzi-lo e quê ele não é inquestionável. Teorias e modelos são desenvolvidos e substituídos por concepções vigentes. refórce a diferença entre os diferentes profissionais quê fazem parte dessa construção, de cientistas, a divulgadores e jornalistas.

Neste momento, sugerimos quê o trabalho seja feito d fórma conjunta com os professores de Física e Química. Em cada uma dessas áreas, os professores podem contribuir apresentando exemplos quê ilustrem a mudança de paradigmas de concepções da área. Uma proposta de ampliação é trazer discussões sobre a História da Ciência. A seguir, apresentamos uma referência quê póde sêr utilizada para embasar essa discussão.

GURGEL, I. Sobre a importânssia da História das Ciências. Jornal da úspi, São Paulo, 1 nov. 2017.

Disponível em: https://livro.pw/ubfpa. Acesso em: 14 out. 2024.

A divulgação científica configura uma importante vertente da divulgação do conhecimento científico. A leitura do item A importânssia da divulgação científica, e dos dois exemplos de um texto de mesmo assunto escrito em diferentes linguagens, possibilita discutir o papel da divulgação científica e caracterizar a sua importânssia. Como referência de leitura ou sugestão de complemento para os estudantes, sugerimos a obra:

VOGT, C.; GOMES, M.; MUNIZ, R. (org.). ComCiência e divulgação científica. Campinas: Unicamp, 2018.

Disponível em: https://livro.pw/dlphf. Acesso em: 14 out. 2024.

Na parte II dessa obra, constam exemplos de kestões relacionadas ao desenvolvimento da Ciência no Brasil quê podem sêr utilizadas como proposta de ampliação para discutir o texto Seis em cada dez brasileiros têm interêsse em temas de ciência e tecnologia, aponta levantamento. Já a parte III dêêsse livro propicía o debate sobre a importânssia dos centros de ciências do Brasil, quê se propõem a dialogar com a comunidade, esclarecendo e debatendo kestões de Ciências para o grande público.

A leitura dos dados apresentados pelo infográfico As principais fontes de informação e pelo gráfico freqüência no contato com desinformação possibilita a compreensão de como a dificuldade em verificar a veracidade de informações relacionadas às Ciências póde contribuir para a proliferação de fêik news dessa área. As afirmações presentes no infográfico podem sêr discutidas oralmente, em aula. Uma proposta é quê os estudantes se posicionem sobre as afirmações apresentadas. Neste momento, poderão ocorrer conflitos e divergência de opiniões. Estimule o diálogo e as discussões e conduza-as para quê elas sêjam feitas d fórma respeitosa.

Atividades Página 122

1. Resposta pessoal. ôriênti os estudantes para quê concluam quê a Ciência não é irrefutável e quê o conhecimento científico é produzido d fórma contínua. Exemplos como a Teoria da Relatividade, a Teoria Quântica e a Teoria da Evolução ilustram como as concepções científicas são alteradas ao longo do tempo.

2. Resposta pessoal. Os estudantes podem trazer exemplos disciplinares quê indicam algumas diferenças do fazer científico ao longo da história. Exemplos como a forma colaborativa de pesquisa, reunindo diversos países, podem sêr citados como uma diferença, se comparada com hábitos anteriores, em quê a produção científica era restrita a algumas universidades.

3. Resposta pessoal. Alguns institutos de pesquisa e sáites de universidade possuem canais para divulgação científica. Diversos pesquisadores atuaram ou atuam nesta área, com a publicação de livros, revistas, sáites, podcasts, canais na internet etc. Além díssu, em algumas cidades brasileiras existem museus dedicados à propagação e difusão da Ciência.

4. Resposta pessoal. Indique quê a consulta de informações relacionadas à área de Ciências da Natureza póde sêr feita utilizando meios de comunicação de divulgação científica ou quê a conferência de informações duvidosas póde sêr feita usando esses locais como referência para consulta.

A importânssia do diálogo no ato de combater fêik news

Muitas situações de conflito se originam quando as diferenças de opiniões quê se apresentam em um grupo não são aceitas e respeitadas. Lidar com o diferente póde não sêr uma tarefa simples, mas é fundamental para o convívio em uma ssossiedade democrática e para o mundo do trabalho.

No item Mediação de conflitos e cultura de paz, é importante debater com os estudantes aspectos relacionados às formas como lidar com situações de conflito em sala de aula. O trabalho atrelado à mediação de conflitos e à cultura

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de paz trata-se de uma prática quê possibilita atuar com os conflitos internos da escola e extrapolar para outras situações comuns no dia a dia.

Uma alternativa para lidar com conflitos de maneira pacífica e conciliadora é contar com a atuação de um mediador. Por sêr uma figura imparcial, o mediador facilita o diálogo em uma situação quê demanda a conciliação de diferentes opiniões. Desse modo, as pessoas envolvidas no conflito conseguem, com o auxílio do mediador, chegar a um consenso e alcançar soluções para suas demandas d fórma positiva.

Neste momento, sugerimos quê o desenvolvimento de todos os itens quê compõem esse tópico seja feito d fórma colaborativa com o professor de Filosofia, quê poderá trazer diversas contribuições sobre a importânssia do diálogo e formas de lidar com as diferenças.

O texto a seguir mostra como a cultura de paz póde sêr trabalhada em diferentes âmbitos da ssossiedade, como a educação para o trânsito, e póde sêr apresentado d fórma complementar ao texto da Ônu.

A cultura de paz no trânsito

[...]

Para a saúde pública, a violência reflete impactos. Dentre as principais causas de óbito por acidentes e violência, destacam-se as agressões, homicídios e mortes provocadas pelo trânsito, quedas, acidentes de trabalho e suicídios. Crianças, adolescentes e jovens estão entre as principais vítimas de violências e acidentes na vida cotidiana nos quatro cantos do planêta.

O trânsito aparece nesse contexto como uma causa principal de violência. O agravamento da violência no tráfego das vias públicas levou as Nações Unidas a proclamar a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011/2020; propondo, mais uma vez, ações integradas para em um primeiro momento estabilizar o qüadro atual e progressivamente reduzir os alarmantes números da violência no trânsito.

[...]

Neste contexto, o processo de educação de Trânsito deve efetivamente trabalhar para atuação em valores, atitudes e comportamentos, promovendo ações entre os mais variados atores, buscando princípios na Cultura da Paz e contribuindo para uma efetiva mudança a caminho do quê reza a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948, quê em seu artigo 26, estabelece quê todo o sêr humano tem direito à educação, quê deve ter como objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa, fortalecendo o conjunto de diversos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

[...]

Construir a base segura para um futuro menos violento, estatísticas com menóres índices de mortalidade e invalidez e custos na saúde muito inferiores aos níveis atuáis e em escala ascendente fortalece os anseios por melhoria da qualidade de vida, mais segurança no trânsito, conduta mais cidadã e muito maior justiça e equilíbrio social.

MANTOVANI, R. A cultura de paz no trânsito. Portal ONSV, 14 dez. 2015. Disponível em: https://livro.pw/kdsei. Acesso em: 14 out. 2024.

A figura do mediador póde sêr ampliada para outros membros da equipe de professores e, principalmente, de estudantes. Uma sugestão é implementar na escola o Projeto Escola de Mediadores, quê consiste na escolha de um representante quê será um facilitador de decisões, ou seja, deve agir com imparcialidade e deixar quê as partes envolvidas cheguem às suas soluções. Por sêr uma atitude fundamental para sêr aplicada ao longo da vida, os estudantes devem sêr encorajados a desempenhar esse papel.

Nesse contexto, o trabalho com o item Práticas restaurativas e comunicação não violenta contribui para o tratamento de debates oriundos de situações de conflitos. Os textos dêêsse item e do próximo, O diálogo na resolução de problemas, podem sêr discutidos em sala de aula e ampliados, caso os estudantes sêjam orientados a realizar uma pesquisa sobre o assunto. A seguir, sugerimos uma referência quê poderá sêr utilizada e discutida em sala de aula neste momento do projeto.

JUSTIÇA Juvenil Restaurativa e Práticas de Resolução Positiva de Conflitos. Fortaleza: Terre des Hommes, 2013.

Disponível em: https://livro.pw/jidrz. Acesso em: 14 out. 2024.

Para concluir o trabalho com esses itens, refórce com os estudantes quê as práticas restaurativas são procedimentos e atividades proativas quê podem colaborar para a prevenção e a resolução de conflitos, evitando assim a violência e garantindo o desenvolvimento das boas relações no espaço escolar. É por meio do diálogo, dos círculos de paz e das rêuní-ões restaurativas (rodas de conversa, mediações, círculos de diálogos e círculos restaurativos) quê o relacionamento na escola, na família e na comunidade póde melhorar.

Para finalizar, articule esses itens com a proposta do projeto, quê é o debate acerca das fêik news. Utilize a atividade 1 para estimular a postura de um mediador ou um grupo de mediadores durante o desenvolvimento da atividade. Na realização do debate, estimule o diálogo e o respeito entre os integrantes dos grupos. êste é o momento para quê eles vivenciem uma situação hipotética de conflito, mas quê poderá gerar conflitos reais, seja por acreditarem em notícias falsas de Ciências ou por adotarem uma defesa quê não seja construída d fórma conciliadora e democrática. Neste momento, caso julgue necessário, retome os itens estudados neste tópico.

Atividade Página 125

1. Essa atividade poderá atuar como um exemplo de mediação de conflitos. Uma sugestão é quê êste debate ocorra em duas aulas, para quê os estudantes tênham tempo de realizar a conferência das notícias. Os grupos deverão trazer para a discussão exemplos de notícias falsas e verdadeiras quê promovam a dúvida nos demais côlégas. Caso

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seja necessário, sugira alguns exemplos de notícias quê podem sêr utilizados.

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde com ciência. Brasília, DF, 2024.

Disponível em: https://livro.pw/kycss. Acesso em: 14 out. 2024.

Neste momento, você deverá atuar como mediador de possíveis conflitos quê possam ocorrer durante a exposição das ideias dos grupos. Quais justificativas eles apresentam para classificar as notícias em verdadeiras ou falsas? Eles utilizaram mecanismos de busca de veracidade das informações para classificá-las? Qual(is)? De quê maneira o exercício realizado por eles póde sêr extrapolado para situações reais de recebimento ou compartilhamento de informações falsas? Como agir nessas situações? Aproveite êste momento para explorar também aspectos de ética, cultura de paz e respeito a valores democráticos. A seguir, apresentamos uma referência quê póde auxiliar no estímulo ao desenvolvimento de atitudes respeitosas em situações de conflito.

BRASIL. Ministério Público Federal. Diálogos e mediação de conflitos nas escolas: guia prático para educadores. Brasília, DF, 2014.

Disponível em: https://livro.pw/ulojl. Acesso em: 14 out. 2024.

Ressalte a necessidade de atitudes e posturas quê garantam a ordem durante um momento de debate de um tema, como pedir a palavra ao iniciar uma fala, esperar o momento de fala, expressar-se d fórma clara, respeitar opiniões e ideias divergentes.

Sugerimos quê, após o término da rodada, os estudantes armazenem as notícias falsas, pois elas poderão servir na montagem do painel, seja para explicar todo o processo de identificação das fêik news, quais as consequências quê elas podem causar, até para estruturar como se comportar diante dêêsse conflito e como o conhecimento científico póde servir de argumento para atestar ou refutar as informações analisadas.

Fake news quê parecem verdade

Muitas fêik news apresentam características semelhantes às das notícias de veículos de comunicação e são cuidadosamente elaboradas justamente para gerar dúvidas e passar uma imagem de suposta credibilidade. Acreditamos quê neste momento o trabalho poderá sêr feito d fórma colaborativa com o professor de Língua Portuguesa, quê poderá contribuir com características e informações sobre o gênero jornalístico notícia. O item Estrutura de um texto jornalístico póde sêr utilizado para conduzir essa discussão.

Uma sugestão de atividade complementar é propor a utilização do modelo da imagem quê representa uma notícia falsa e desenvolver uma manchete quê simule a intenção de venda de um produto falso de saúde, um artefato tecnológico ou um alimento; por exemplo: “suplemento alimentar elimina gordura da barriga sem parar de comer doce”; “aplicativo promete o fim do ronco”; “comer macarrão vêrde equivale a um prato de alface” etc.

O objetivo é chamar a atenção do leitor e seduzi-lo, induzindo-o a acreditar quê se trata de uma mensagem correta. Os grupos deverão apresentar ao restante da turma as manchetes criadas. Peça quê guardem esses materiais, pois eles poderão compor o painel informativo do produto final, acompanhados por argumentos quê contestem a veracidade das informações expostas.

Depois da identificação dos elemêntos de uma notícia, peça aos estudantes quê comparem com a estrutura de uma notícia falsa para confirmar se estão presentes as mesmas características. Caso seja necessário, realize a leitura em conjunto do texto da reportagem Loja revende produtos afetados pela enchente do Rio Grande do Sul para quê eles obissérvem as características de notícias falsas utilizadas com o propósito de confundir o leitor.

Atividade Página 127

1. Resposta pessoal. A notícia falsa retrata uma suposta notícia sobre a venda de produtos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul a preêço de custo. A falsa matéria afirma quê o comércio teria feito uma compra dos p-neus de áreas afetadas pelas enchentes para vender no varejo. Ao final da falsa matéria, há um botão quê, ao sêr clicado, o usuário é redirecionado para outro sáiti de uma falsa loja com dados inconsistentes.

Atividade de ampliação

Resposta pessoal. Os estudantes podem pesquisar nas agências de checagem citadas na seção Em foco e retomar as características de definições do gênero jornalístico notícia para classificar e justificar as notícias falsas. Novamente, êste momento póde proporcionar conflitos devido à divergência de opiniões dos grupos ou integrantes dos grupos quanto às notícias pesquisadas. Sempre quê isso ocorrer, estimule o respeito à fala e à divergência de opiniões.

Avaliando notícias de Ciências

Neste momento, sugerimos o trabalho em conjunto com os professores de Física e Química, quê poderão complementar os exemplos dados nos balões informativos apresentados na imagem das páginas 128 e 129 com outros exemplos de fêik news relacionadas à própria área disciplinar. Sugerimos, para uma discussão mais aprofundada, a leitura e análise dos textos a seguir. O primeiro é uma ideia legislativa para quê o uso do termo “quântico” seja utilizado apenas para se referir à Física e suas áreas; o outro trata da associação da palavra “química” a algo negativo.

Proibir uso do termo “quântico(a)” em serviços quê não são relacionados à Física e suas áreas

A quântica é área de estudo da física quê tem como objetivo estudar os fenômenos ocorridos a nível atômico e subatômico. Recentemente, o termo vêm sêndo

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utilizado de maneira inapropriada por pessoas quê se dizem profissionais, vendendo produtos e ideias quê não possuem nenhum respaldo científico.

A palavra quântica vêm do latim “quantum” e diz respeito à quantização de energia, isto é, a quantidade de energia envolvida em processos atômicos e subatômicos. Serviços como “cura quântica”, “terapia quântica”, fazem uso completamente equivocado do quê diz respeito à energia e vibração de hátomus para venderem serviços quê não passam de charlatanismo, causando imenso prejuízo em inúmeras vidas.

BRASIL. Senado Federal. Proibir uso do termo “quântico(a)” em serviços quê não são relacionados à física e suas áreas. E-cidadania. Brasília, DF. Disponível em: https://livro.pw/fikxy. Acesso em: 14 out. 2024.

Química é sempre boa

[...] Já há muito tempo a imagem da Química vêm sêndo desgastada, devido às associações com desastres ecológicos e também pelo excésso de uso da palavra química como um verbete popular. Essa palavra tornou-se sinônimo de algo nocivo – por exemplo, quando alguém diz quê êste ou aquele produto tem “química”, já está embutida a conotação de ruim. Só popularmente na química do amor é quê a conotação é positiva, quando alguém diz quê há uma química entre duas pessoas. Neste caso, não houve necessidade de dizêr uma “química boa”, pois na terminologia do amor a química é sempre boa. [...]

FERREIRA, V. F. Química é sempre boa. Química Nova, v. 30, n. 2, p.255, 2007. Disponível em: https://livro.pw/whgvz. Acesso em: 14 out. 2024.

Lembre aos estudantes quê a estrutura de uma notícia e o percurso quê eles fizeram para identificar as fêik news neste formato serão importantes elemêntos para montar o painel do projeto, pois são recursos para orientar as pessoas na identificação de elemêntos falsos em notícias e informações.

Caso haja conflitos em razão das discordâncias sobre as notícias consideradas falsas e as notícias consideradas verdadeiras, assuma o papel de mediador, a fim de quê os estudantes consigam chegar a um acôr-do sem quê haja ofensas e discussões mais exaltadas.

Atividades Página 129

1. Respostas: Textos verdadeiros, da esquerda para a direita: 2, 4 e 7. Textos falsos: 1, 3, 5, 6, 8, 9, 10, 11 e 12.

2. Resposta pessoal. Estimule atitudes de escuta e fala respeitosa. promôva o debate saudável e medeie possíveis conflitos resultantes das diferentes opiniões.

3. Resposta pessoal. A exposição das opiniões dos grupos e o debate deverão sêr realizados d fórma organizada e respeitosa. É provável quê haja conflitos de opiniões sobre as informações dos balões. Ao final da conversa, revele quais são as notícias falsas, justificando-as. Caso necessário, faça o mesmo com as afirmações verdadeiras.

Fake news quê ameaçam a saúde

Boatos relacionados aos temas de saúde encontram na internet e, principalmente, nas rêdes sociais, o ambiente perfeito para se espalhar. Por isso, é necessário o combate à desinformação por meio da análise de notícias e o estímulo ao senso crítico.

O movimento antivacina é um exemplo perigoso de como a propagação de notícias falsas póde sêr danosa à saúde. Aparentemente, a dê-cisão de não tomar vacína póde não trazer prejuízo na esféra individual, mas trará coletivamente, pois vacinar-se é uma questão de saúde pública. Utilize o infográfico da página 131 para discutir o conceito de “imunidade coletiva”, fundamental para a eficácia em um programa de vacinação.

Esse momento póde causar discordâncias de opiniões, considerando principalmente a possibilidade de algum estudante carregar a ideia de quê não se vacinar é a melhor dê-cisão. Por isso, esteja atento para mediar o debate e abordar o assunto de maneira adequada para evitar conflitos e preservar as relações. Direcione a discussão para quê os próprios estudantes encontrem uma forma de conciliar as opiniões divergentes, enfatizando a importânssia de utilizarem conhecimentos científicos para embasar argumentos apresentados nessa discussão. Caso seja necessário, interfira em situações em quê não ocorra uma discussão pacífica e saudável.

Atividades Página 132

1. Resposta pessoal. Os estudantes podem mencionar o movimento antivacina como um exemplo de saúde pública afetada pela disseminação de fêik news. É possível quê alguns dos estudantes não tênham o cartão de vacinação em dia por motivos diversos. Nesses casos, refórce a importânssia da vacinação. Caso algum(ns) deles comente(m) sobre a ineficácia das vacinas ou atrele(m) problemas de saúde a elas, argumente a importânssia dessa prática trazendo exemplos de análises realizadas por institutos e médicos.

2. Resposta pessoal. Recentemente (no final de 2019), o Brasil enfrentou um surto de sarampo, consequência de um qüadro de diminuição da quantidade de pessoas vacinadas (imunizadas). O sáiti da Fundação ôsváldo Cruz apresenta várias informações e notícias sobre vacinas e póde sêr acessado pelo endereço indicado a seguir.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Disponível em: portal.fiocruz.br/. Acesso em: 14 out. 2024.

Esteja ciente de quê nesse momento podem surgir divergências de opiniões entre os estudantes. Dê espaço para quê todos possam expor suas perspectivas sobre o assunto. É importante quê eles se sintam respeitados, valorizados e ouvidos sem julgamentos, por meio da empatia e da consideração ao outro.

3. Resposta pessoal. Os grupos poderão pesquisar nos sáites de checagem listados na seção Em foco. Para a construção do material ilustrativo, eles deverão utilizar a criatividade. O modelo apresentado no Livro do Estudante póde sêr usado como referência, mas os estudantes podem pensar em outras estratégias para desenvolver esse material. As

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produções realizadas nesta atividade podem sêr retomadas na Etapa 3, para serem expostas no painel elaborado pela turma.

Produto final

Etapa 3: Para finalizar

Painel: informando e propondo soluções

Neste momento, serão apresentadas aos estudantes sugestões e instruções de como construir o painel. Para isso, será necessário retomar alguns itens trabalhados ao longo do projeto: o quê são fêik news, como identificá-las, exemplos de fêik news e como combatê-las utilizando estratégias pacíficas e conciliadoras.

Elaborando e montando o painel

Inicie esse tema discutindo a proposta de comunicação quê será realizada neste painel. Os grupos deverão se organizar para realizar as tarefas necessárias. Seria interessante eleger um representante de cada grupo para compartilhar o andamento do painel, se possível por meio das mídias sociais da escola. Isso possibilitará quê familiares e côlégas acompanhem os bastidores, despertando o interêsse sobre o assunto discutido. Além de provocar engajamento da comunidade escolar por meio da participação de comentários e sugestões, os estudantes serão responsáveis pela informação transmitida e contribuirão para ajudar a ssossiedade a desenvolver habilidades para ler mais criticamente conteúdos quê recebem virtualmente.

Caso julgue necessário, faça uma observação geral da estrutura do painel e defina com os estudantes como será o leiáut do projeto. Os pontos destacados no infográfico O quê considerar durante a elaboração de um painel? podem servir como referência nessa elaboração. Determinem o tamãnho, os tipos de materiais quê serão usados, as fontes, se haverá fotografias, gráficos e como será a linguagem. Lembre-os de quê a função do painel é comunicar as informações trabalhadas ao longo dêste projeto e quê, para isso, o cuidado com a linguagem utilizada e o uso de recursos visuais são bem-vindos; por isso, esse momento póde sêr feito d fórma colaborativa com os professores de Língua Portuguesa e ár-te. Os estudantes podem, inclusive, fazer uso de ferramentas digitais, utilizando sáites gratuitos para diagramação e para pesquisar exemplos de painéis já produzidos. Esses elemêntos são essenciais para criar uma harmonía e continuidade estética para o projeto. As sugestões podem sêr utilizadas como referência para a construção do material.

Precisa ter um título e evidenciar quem foram seus autores.

Os elemêntos quê sêrão apresentados podem ser vários. Cartazes feitos com cartolinas, banners elaborados com uso de softwares e impressos, fotografias, colagens diversas ou mesmo a pintura feita diretamente em uma base de painel são alguns exemplos.

A base póde sêr diversa, de acôr-do com os materiais quê serão expostos: uma parede ou muro da escola quê esteja disponível, tecídos de lençóis (por exemplo) ou TNT.

Produção dos conteúdos

Para o desenvolvimento dêêsse tópico, é essencial quê o professor seja o mediador, desde a organização dos grupos até o monitoramento interno de cada equipe, para quê todos trabalhem em harmonía e cooperação.

Explique as funções de cada grupo e auxilie a retomada dos temas correspondentes quê os estudantes trabalharam ao longo da Etapa 2.

Por envolver trabalho em grupo, é possível quê conflitos surjam devido à divisão de tarefas ou mesmo à divergência de opiniões quanto à forma de apresentar as informações etc. Retome aspectos relativos à comunicação não violenta, mediação de conflitos, cultura de paz e práticas restaurativas. Lembre aos estudantes quê esses itens são necessários no painel, mas também durante o desenvolvimento das atividades para a construção dele.

Exposição do painel

É essencial quê o local pretendido seja apresentado e sua escolha seja decidida com a diretoria da escola. O espaço deve sêr amplo, plano, protegido da chuva e do vento e com grande circulação de pessoas.

É possível transformar a exposição dos painéis em uma atividade interativa, na qual os visitantes sêjam convidados a narrar situações de conflitos quê já vivenciaram, relacionadas ou não às fêik news. O momento é propício para explorar os conhecimentos sobre práticas mediadoras de conflitos adquiridos ao longo dêste projeto. Os estudantes, com seu auxílio, podem orientar os visitantes a respeito de como atuar nessas situações de conflito. Se julgar apropriado, proponha quê esta atividade interativa seja feita com o auxílio de ferramentas digitais.

Para ampliar ainda mais o alcance do projeto e causar impacto além da comunidade escolar, os estudantes podem organizar outras maneiras de divulgação. Uma sugestão é a criação de um programa de podcast com vários episódios: sobre fêik news; consequências de falsas informações relativas à saúde; comunicação não violenta etc., considerando os temas estudados ao longo do projeto e outros de interêsse da turma.

Avaliação

Com relação às avaliações, realize-as de acôr-do com o quê julgar pêrtinênti, levando em conta o comportamento e a participação dos estudantes durante o desenvolvimento do projeto. As kestões sugeridas podem sêr ampliadas ou outras podem sêr incluídas para quê o qüadro avaliativo se adeque a sua realidade escolar.

Se considerar adequado, evidencie para os estudantes quê as principais características do mundo do trabalho relacionado com a Mídia Digital. Nesse sentido, é importante destacar quê esses profissionais oferecem serviços para empresas privadas ou organizações públicas

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desenvolvendo e propagando informações em sáites, portais, revistas, jornais, rêdes sociais, canais e emissoras de rádio e Tevê, entre outros meios digitais. Sobre a divulgação científica, citada durante o projeto, no painel é interessante destacar quê a principal finalidade é disseminar e democratizar o conhecimento científico para os cidadãos.

Evidencie também quê as profissões ligadas à tecnologia e a internet apresentam grandes perspectivas de crescimento, a partir do notável crescimento de seu uso, principalmente nas empresas do setor de marketing de qualquer segmento quê pretendem proporcionar conteúdos interessantes para o público.

Os quadros, localizados ao final do projeto, podem sêr utilizados para a autoavaliação e para a avaliação do estudante pelo professor. Você póde marcar uma conversa com cada estudante para discutir os itens dêêsses quadros. Busque sempre o consenso. O preenchimento dos quadros póde sêr feito gradualmente, à medida quê o projeto for desenvolvido ou ao final, após a elaboração de um painel informativo sobre fêik news.

Planejamento

A seguir, apresentamos uma sugestão da quantidade de aulas destinadas a cada uma das etapas para quê o projeto seja trabalhado ao longo de um semestre. Consideramos uma aula por semana destinada ao projeto.

Caso seja mais adequado para a sua realidade escolar, o projeto póde sêr desenvolvido ao longo de um bimestre ou trimestre. Para isso, basta rever o total de aulas destinadas ao projeto por semana.

Sugestão de cronograma

Sugerimos quê êste projeto seja dividido em três etapas e desenvolvido em 16 aulas, distribuídas ao longo de um semestre, como indicado a seguir.

Cronograma geral

Etapa 1

2 aulas

Etapa 2

9 aulas

Etapa 3

5 aulas

Etapa 1: Vamos começar

Na Etapa 1, são identificadas as habilidades e os conhecimentos prévios dos estudantes. Com isso, é possível diagnosticar as afinidades e as possíveis dificuldades dos estudantes em relação aos temas quê serão tratados no decorrer da investigação.

Na aula 1, ocorrerá a apresentação geral do tema do projeto e se iniciará a discussão sobre a temática das fêik news no tópico Conversa inicial. As atividades podem sêr debatidas nos grupos de trabalho durante essa primeira aula.

A aula 2 poderá sêr iniciada com a discussão do acesso à informação e a desinformação, da seção Em foco, quê poderá, inclusive, sêr feita em grupo. O último item da atividade 1 póde servir como diagnóstico para a compreensão de como os estudantes lidam com informações de Ciências. Ao final desta aula, é importante solicitar aos estudantes a divisão em grupos de trabalho, conforme os itens apresentados na seção Organizando os trabalhos.

Etapa 2: Saber e fazer

A Etapa 2 é realizada ao longo do processo de investigação. Ela é formativa e ocorre a partir de textos e atividades, onde os estudantes são convidados a desenvolver e compartilhar os conhecimentos necessários para a elaboração do produto final.

Nas aulas 3 a 11, os estudantes entrarão em contato com informações diversas sobre fêik news. Para o tópico inicial, Fake news: o quê são, como identificá-las e classificá-las, recomendamos dedicar a aula 3. Ao final da aula, peça quê façam, em casa, as pesquisas necessárias para responder às atividades 1 e 2.

Para trabalhar o tópico O conhecimento científico póde sêr usado para combater fêik news?, sugerimos duas aulas. Na primeira delas, a aula 4, inicie com a retomada das kestões pesquisadas na aula anterior. Reserve um momento para discutir aspectos relacionados às notícias falsas localizadas pêlos grupos e as classificações adotadas por eles.

Ainda na aula 4, discuta o item Produção do conhecimento científico. Antecipadamente, traga exemplos para serem discutidos em sala de aula, com indicações de universidades e centros de pesquisas quê dêsênvólvem ciência no Brasil. Ilustre essas informações com exemplos de cientistas brasileiros e pesquisas desenvolvidas por eles. Apresente também exemplos de trabalhos colaborativos desenvolvidos em centros de pesquisas de outros locais do mundo.

Dedique a aula 5 para discutir A importânssia da divulgação científica. Peça aos estudantes quê façam a leitura do texto apresentado nesse tópico e refórce, se necessário, a definição de divulgação científica.

Na continuidade dessa aula, faça a leitura do item A percepção da Ciência pêlos jovens. Aproveite êste momento para ouvir a opinião dos estudantes sobre a Ciência e verifique se eles possuem considerações semelhantes às apresentadas nos gráficos. Por fim, peça a eles quê reflitam sobre a atividade 1 e, ao final da aula, d fórma oral, compartilhem com o restante da turma a opinião quê têm sobre o assunto. Em grupo, peça quê comentem sobre a atividade 4 e, se necessário, sistematize as opiniões levantadas. Elas poderão sêr retomadas para a composição do produto final. Peça aos estudantes quê realizem, em casa, as pesquisas necessárias para responder às atividades 2 e 3.

As aulas 6 a 8 serão dedicadas para trabalhar o item A importânssia do diálogo no ato de combater fêik news. Inicie a aula 6 retomando a pesquisa solicitada na aula anterior. As fontes de divulgação científica poderão compor o produto final, desde quê feita uma curadoria, quê poderá sêr desenvolvida durante a realização da Etapa 3 dêste projeto.

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Continue a aula 6 com a leitura dos itens Mediação de conflitos e cultura de paz e Práticas restaurativas e comunicação não violenta. Caso julgue pêrtinênti, peça aos estudantes quê relatem algum caso de comunicação violenta quê tenha ocorrido com eles e solicite-lhes quê proponham uma solução hipotética para o caso, considerando as práticas de comunicação não violenta.

Inicie a aula 7 com a leitura do item O diálogo na resolução de problemas. Faça um paralelo entre os itens estudados nesta aula e na anterior, quê tratou da problemática das fêik news.

Dedique o restante dessa aula para explicar como será o debate. Os estudantes deverão realizar pesquisas para compor as notícias verdadeiras e falsas. Durante a execução do debate, eles poderão utilizar as estratégias desenvolvidas para trabalhar o conflito, o diálogo e a sua resolução.

A aula 8 deverá sêr dedicada integralmente ao debate. Sugira um tempo curto para a discussão da primeira rodada de apresentação de cada grupo. Após cada apresentação, você ou outro membro da turma, escolhido d fórma democrática, deverá registrar a opinião dos grupos sobre a veracidade das informações. Dedique alguns minutos para quê os grupos discutam e cheguem a um consenso sobre a opinião. A segunda rodada (em quê os grupos revelarão a veracidade ou falsidade das informações) também deverá ter um tempo curto de exposição. A sugestão é quê boa parte do tempo dessa aula seja dedicado para a discussão da classificação dada pêlos grupos acerca das notícias apresentadas.

Para a aula 9, discuta o item Fake news quê parecem verdade. A leitura do tópico Estrutura de um texto jornalístico possibilita tirar eventuais dúvidas da identificação de uma notícia falsa. Em aula, peça aos estudantes quê discutam a atividade 1 e, para casa, quê façam as pesquisas necessárias para realizar a atividade de ampliação. As informações obtidas podem sêr utilizadas no painel e deverão sêr compartilhadas entre todos os integrantes da turma.

A aula 10 deverá sêr dedicada à discussão do item Avaliando notícias de Ciências. Os estudantes deverão realizar as leituras dos textos disponíveis nos balões da imagem apresentada nas páginas 128 e 129 e classificá-las em verdadeiras ou falsas. Nos grupos, deverão compartilhar impressões sobre as afirmações. Ao final da atividade, cada um dos balões deverá sêr discutido para quê os estudantes avaliem se concluíram corretamente ou não.

Na aula 11, deverá sêr discutido o item Fake news quê ameaçam a saúde. O movimento antivacina deverá sêr debatido ao longo dessa aula. Entre as atividades presentes nesse item, sugerimos a discussão da atividade 1. Para casa, os estudantes deverão realizar as pesquisas das atividades 2 e 3, e esta poderá sêr utilizada no painel informativo.

Etapa 3: Para finalizar

A Etapa 3 é somativa, nela os estudantes dêsênvólvem o produto final partindo dos conhecimentos adquiridos em todas as etapas anteriores.

A aula 12 póde sêr utilizada para a discussão inicial do painel. Utilize o item Elaborando e montando o painel para destacar os elemêntos necessários quê ele deverá conter. Na sequência, poderá sêr discutido o item Produção dos conteúdos. Utilize as sugestões de como dividir os trabalhos entre os grupos e, se for necessário, adapte a divisão dos grupos ao contexto da turma. Os grupos deverão realizar as pesquisas em casa ou retomar as pesquisas quê foram desenvolvidas ao longo de todo o projeto e adequá-las para sêrem expostas. As aulas 13 e 14 deverão ser utilizadas para sistematizar as informações, corrigir dados apresentados (se necessário) e validar todas as pesquisas quê os estudantes fizeram.

A aula 15 poderá sêr utilizada para a escolha dos elemêntos quê comporão o painel e sua respectiva organização. Dedique a aula 16 para a montagem do painel, mas, caso ele fique em um espaço quê demande muito trabalho na sua execução, utilize também a aula 15 para esse fim ou reorganize as aulas dedicadas a essa etapa.