Referências bibliográficas comentadas

Apresentamos aqui as principais referências quê nortearam a produção desta Coleção, bem como as quê foram citadas neste texto. Por consequência, estas referências podem, também, fomentar o processo de ensino e de aprendizagem, ampliando e complementando o quê foi propôsto na obra.

46% da população global vive sem acesso a saneamento básico. Nações Unidas, 22 mar. 2023. Disponível em: https://livro.pw/lvtah. Acesso em: 23 out. 2024.
Artigo sobre desenvolvimento econômico quê apresenta o relatório da Unesco sobre á gua no planêta.

A IMPORTÂNCIA de beber á gua regularmente. Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho, 7 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/kdwva. Acesso em: 23 out. 2024.
Artigo da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho sobre os benefícios de beber á gua regularmente.

ALVES, M. Z.; HERMONT, C. Estratégias metodológicas de trabalho com jovens. In: UNIVERSIDA-DE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Observatório da Juventude. Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Belo Horizonte, dez. 2012. Disponível em: https://livro.pw/yqpsf. Acesso em: 23 out. 2024.
Texto traz algumas metodologias para facilitar o trabalho com jovens.

ARAÚJO, U. Temas transversais, pedagogia de projetos e mudanças na educação. São Paulo: Summus, 2014.
Livro discute temas transversais, articulados com a pedagogia de projetos e com os princípios de interdisciplinaridade.

AS FUNÇÕES no cinema. Artescétera, 29 ago. 2013. Cinema. Disponível em: https://livro.pw/qkbem. Acesso em: 23 out. 2024.
Artigo com informações sobre as funções no cinema.

AUSUBEL, D. Educational psychology: a cognitive víu. níu iórk: Holt, Rinehart ênd uíston, 1968.
Livro (em inglês) discute a natureza, as condições e os resultados da aprendizagem, do ponto de vista da aprendizagem verbal.

BIBIANO, B. éti áu. Como agrupo meus alunos? Nova Escola, 1 mar. 2009. Disponível em: https://livro.pw/nzkgj. Acesso em: 23 out. 2024.
Texto traz orientações sobre trabalho em grupo.

BRASIL é o maior exportador de Água Virtual do mundo e recurso deverá começar a sêr cobrado nos produtos. Rádio Uirapuru, 9 out 2023. Disponível em: https://livro.pw/yhxzq. Acesso em: 23 out. 2024.
Reportagem quê explica o conceito de á gua virtual.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 13 jul. 1990. Disponível em: https://livro.pw/wyxmg. Acesso em: 23 out. 2024.
Lei de 1990 quê apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: https://livro.pw/nbjqa. Acesso em: 23 out. 2024.
Lei de 1996 quê estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB).

Página trezentos

BRASIL. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei n. 9.394 para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF, 4 abr. 2013. Disponível em: https://livro.pw/wsakq. Acesso em: 23 out. 2024.
Lei de 2013 quê altera a LDB de 1996.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 25 jun. 2014. Disponível em: https://livro.pw/aukuo. Acesso em: 23 out. 2024.
Lei de 2014 quê estabelece o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei n. 9.394 e dá outras providências para instituir a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 16 fev. 2017. Disponível em: https://livro.pw/vrxys. Acesso em: 23 out. 2024.
Lei quê altera a LDB de 1996 e estabelece uma mudança na estrutura do Ensino Médio.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.
Texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

BRASIL. Ministério da Educação. Competências socioemo cionais como fator de proteção à saúde mental e ao búlin. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://livro.pw/ezkzk?. Acesso em: 23 out. 2024.
Texto da página oficial da BNCC sobre competências socioemocionais.

BRASIL. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio: perguntas e respostas. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://livro.pw/mcprf. Acesso em: 23 out. 2024.
Texto do Ministério da Educação sobre o novo Ensino Médio.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 3, de 21 novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, DF, 21 nov. 2018. Disponível em: https://livro.pw/infex. Acesso em: 23 out. 2024.
Resolução de 2018 quê atualiza as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://livro.pw/cpeww. Acesso em: 23 out. 2024.
Texto com informações do contexto histórico e pressupostos pedagógicos dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://livro.pw/qfgwi. Acesso em: 23 out. 2024.
Livro de distribuição gratuita do Ministério da Saúde contendo informações sobre diretrizes alimentares no Brasil.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Secretaria Nacional de Saneamento. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://livro.pw/xelig. Acesso em: 23 out. 2024.
Relatório das informações coletadas e divulgadas anualmente pelo sistema de informações de saneamento básico do Brasil.

Página trezentos e um

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. A declaração universal dos direitos humanos e os objetivos de desenvolvimento sustentável: avanços e desafios. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://livro.pw/qsyok. Acesso em: 23 out. 2024.
Publicação quê alinha os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e as metas propostas pêlos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

BRASIL. Senado Federal. Proibir uso do termo “quântico(a)” em serviços quê não relacionados à física e suas áreas. E-cidadania. Brasília, DF. Disponível em: https://livro.pw/fikxy. Acesso em: 23 out. 2024.
Portal criado pelo Senado Federal com o objetivo de estimular e possibilitar maior participação dos cidadãos nas atividades legislativas, orçamentárias, de fiscalização e de representação do Senado.

CARVALHO, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, set.-dez. 2018. Disponível em: https://livro.pw/omuht. Acesso em: 23 out. 2024.
Texto fundamenta o ensino por investigação.

CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2011.
Livro explora a formação de sujeitos com postura ética, alinhada com a dimensão ambiental.

DE CADA 100 brasileiros, 87 usavam internet em 2022, aponta hí bê gê hé. Agência Brasil, 9 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/bggfv. Acesso em: 23 out. 2024.
Texto explora o aumento do uso da internet pêlos brasileiros.

DIA da Sobrecarga da Terra (1/8) alerta para mudança nos modos de produção e consumo. Instituto Akatu. 26 jul. 2024. Disponível em: https://livro.pw/pusob. Acesso em: 23 out. 2024.
Artigo quê explica o quê é o Dia da Sobrecarga da Terra.

ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artméd, 1998. p. 13-42.
Texto discute a solução de problemas como estratégia de aprendizagem.

FECOMERCIOSP. Água: o quê o empresário do setor de comércio precisa saber e fazer para preservar esse precioso recurso. São Paulo: Fecomercio, 2014. Disponível em: https://livro.pw/prblm. Acesso em: 23 out. 2024.
Documento com informações de á gua para o setor de comércio e serviços.

FERREIRA, V. F. Química é sempre boa. Química Nova, v. 30, n. 2, p.255, 2007. Disponível em: https://livro.pw/whgvz. Acesso em: 23 set. 2024.
Texto explora temas sobre a Química nos meios de comunicação.

FUSCO, C. “A verdadeira história da ficção científica”, de Adam Roberts: a FC como um mapa para a humanidade. Medium, 21 maio 2018. Disponível em: https://livro.pw/nutfq. Acesso em: 23 out. 2024.
Artigo quê apresenta o livro A Verdadeira História da Ficção Científica: Do Preconceito à Conquista das Massas, de Adam Roberts, e discute sua importânssia para o gênero.

GAUTHIER, C; TARDIF, M. A pedagogia: teorias e práticas da Antigüidade aos nóssos dias. Petrópolis: Vozes, 2010.
Livro explora a evolução das ideias e das práticas pedagógicas da Antigüidade até nóssos dias.

Página trezentos e dois

GLASGOW, N. A. niu curriculum for new times: a guide to student- centered, problem-based learning. Thousand Oaks: Corwin Préss, 1997.
Livro (em inglês) traz exemplos de como desenvolver e avaliar currículos baseados em resolução de problemas.

GUEDES, M. G. de M.; BARBOSA, R. M. N.; JÓFILI, Z. M. S. Aprender ciências em grupo: o quê os alunos pensam? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6. Anais [...]. Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. Disponível em: https://livro.pw/cysed. Acesso em: 23 out. 2024.
Artigo traz uma discussão interessante sobre a importânssia do trabalho em grupo para a aprendizagem.

HERNÁNDEZ, F; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artméd, 1998.
Livro discute e apresenta a utilização de projetos para organizar uma proposta pedagógica curricular.

diônes, F. A ameaça dos microplásticos. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 281, jul. 2019. Disponível em: https://livro.pw/aciaw. Acesso em: 23 out. 2024
O artigo apresenta o quê são microplásticos, como são formados e como podem afetar a vida.

LEITE, L.; ESTEVES, E. Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas na licenciatura em ensino de Física e Química. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PBL. Actas [...]. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú, 2006.
Texto discute aplicação da aprendizagem baseada na resolução de problemas.

LOIOLA, R. As trocas quê fazem a turma avançar. Nova Escola, 1º jan. 2009. Disponível em: https://livro.pw/wnuaw. Acesso em: 23 out. 2024.
Texto discute estratégias para a realização de trabalhos em grupo.

MANTOVANI, Roberta. A cultura de paz no trânsito. Portal ONSV, 14 dez. 2015. Disponível em: https://livro.pw/kdsei. Acesso em: 23 out. 2024.
O artigo discute o Manifesto 2000, seus princípios norteadores e o contexto do trânsito.

MARKHAM, T.; LARMER, J.; RAVITZ, J. (org.). Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artméd, 2008.
Guia para implementação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos.

MOUTINHO, S. Mestres das águas. Ciência Hoje, 17 jul. 2012. Disponível em: https://livro.pw/ynfuh. Acesso em: 23 out. 2024.
Artigo sobre os sistemas de aproveitamento de á gua da chuva utilizados pêlos maias.

MOUALLEM, L. Plástico: de mil e uma utilidades a problema ambiental. Nexo Jornal, 6 abr. 2019. Disponível em: https://livro.pw/yorob. Acesso em: 23 out. 2024.
Artigo sobre a história do plástico e seus impactos sócio-ambientais tanto positivos quanto negativos.

MUNDO joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, aponta Índice de Desperdício de Alimentos da Ônu. Nações Unidas Brasil. 27 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/wosrg. Acesso em: 23 out. 2024.
Artigo quê apresenta o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

perrenô, P.; TÃRLËR, M. G.; MACEDO, L. de.; MACHADO, N. J.; ALESSANDRINI, C. D. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artméd, 2007.

Página trezentos e três

Livro aborda a formação de professores à luz de alguns desafios, como as múltiplas formas de aprendizagem, as competências essenciais para o século XXI e a avaliação.

PERSICH, G. D. O. Ensino por investigação no Ensino Médio: potencialidades do projeto Conexão Delta. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11. Anais [...] Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Disponível em: https://livro.pw/spdko. Acesso em: 23 out. 2024.
Texto apresenta o ensino por investigação como estratégia para a promoção do ensino-aprendizagem de conceitos científicos e a formação cidadã.

pí-núdi. IPEA. Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Plataforma Agenda 2030, Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://livro.pw/fqtdr. Acesso em: 23 out. 2024.
Apresentação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 - Água potável e saneamento.

PORTELLA, M. O.; RIBEIRO, J. C. J. Aterros sanitários: aspectos gerais e destino final dos resíduos. Revista Direito Ambiental e ssossiedade, v. 4, n. 1, 2014 (p. 115-134). Disponível em: https://livro.pw/dzjuc. Acesso em: 23 out. 2024.
O artigo apresenta os aspectos gerais de atêerros sanitários e sua legislação.

POZO, J. I.; POSTIGO, Y.; CRESPO, M. A. G. Aprendizaje de estrategias para la solución de problemas en ciencias. Alambique: Didáctica de las Ciencias Experimentales, Barcelona, n. 5, ano 2, p. 16-26, jul. 1995.
Artigo analisa as possibilidades quê novos conteúdos procedimentais oferecem para o ensino de Ciências mediante solução de problemas.

Programa Água Doce - PAD - Secretaria dos Recursos Hídricos. Secretaria de Recursos Hídricos, (c)2017-2024. Disponível em: https://livro.pw/chrog. Acesso em: 23 out. 2024.
Apresentação do Programa Água Doce (PAD), ação do govêrno Federal coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

RODRIGUES, B. A. O ensino de ciências por investigação em escolas da rê-de pública. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: https://livro.pw/mnzng. Acesso em: 23 out. 2024.
Dissertação propõe uma metodologia para avaliar aspectos do conhecimento procedimental geral de estudantes da rê-de pública no início do Ensino Médio.

SCARPA, D. L.; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por investigação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 25-41, dez. 2018. Disponível em: https://livro.pw/edvas. Acesso em: 23 out. 2024.
Artigo busca mostrar as potencialidades do ensino por investigação.

SECOM/RR. Escolas são reconhecidas por práticas sustentáveis de reaproveitamento de á gua. govêrno de Roraima, 21 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/nkxtv. Acesso em: 23 out. 2024.
O artigo apresenta o projeto “Uso e Reuso de Água na Escola. Quem Paga a Conta?”.

UNESCO. O Valor da Água. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2021. Unesco, 2021. Disponível em: https://livro.pw/oijzn. Acesso em: 23 out. 2024.
Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos disponibilizado pela Unesco.

Página trezentos e quatro

WOJCIECHOWSKI, M. Como fazer um roteiro. AiC, 7 dez. 2017. Disponível em: https://livro.pw/kbuxe. Acesso em: 23 out. 2024.
Artigo com orientações sobre como elaborar um roteiro.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artméd, 1998.
Livro apresenta orientações sobre a ação educativa com o objetivo de melhorá-la.