Referências bibliográficas comentadas
Apresentamos aqui as principais referências quê nortearam a produção desta Coleção, bem como as quê foram citadas neste texto. Por consequência, estas referências podem, também, fomentar o processo de ensino e de aprendizagem, ampliando e complementando o quê foi propôsto na obra.
• 46% da população global vive sem acesso a saneamento básico. Nações Unidas, 22 mar. 2023. Disponível em: https://livro.pw/lvtah. Acesso em: 23 out. 2024.
• Artigo sobre desenvolvimento econômico quê apresenta o relatório da Unesco sobre á gua no planêta.
• A IMPORTÂNCIA de beber á gua regularmente. Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho, 7 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/kdwva. Acesso em: 23 out. 2024.
• Artigo da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho sobre os benefícios de beber á gua regularmente.
• ALVES, M. Z.; HERMONT, C. Estratégias metodológicas de trabalho com jovens. In: UNIVERSIDA-DE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Observatório da Juventude. Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Belo Horizonte, dez. 2012. Disponível em: https://livro.pw/yqpsf. Acesso em: 23 out. 2024.
• Texto traz algumas metodologias para facilitar o trabalho com jovens.
• ARAÚJO, U. Temas transversais, pedagogia de projetos e mudanças na educação. São Paulo: Summus, 2014.
• Livro discute temas transversais, articulados com a pedagogia de projetos e com os princípios de interdisciplinaridade.
• AS FUNÇÕES no cinema. Artescétera, 29 ago. 2013. Cinema. Disponível em: https://livro.pw/qkbem. Acesso em: 23 out. 2024.
• Artigo com informações sobre as funções no cinema.
• AUSUBEL, D. Educational psychology: a cognitive víu. níu iórk: Holt, Rinehart ênd uíston, 1968.
• Livro (em inglês) discute a natureza, as condições e os resultados da aprendizagem, do ponto de vista da aprendizagem verbal.
• BIBIANO, B. éti áu. Como agrupo meus alunos? Nova Escola, 1 mar. 2009. Disponível em: https://livro.pw/nzkgj. Acesso em: 23 out. 2024.
• Texto traz orientações sobre trabalho em grupo.
• BRASIL é o maior exportador de Água Virtual do mundo e recurso deverá começar a sêr cobrado nos produtos. Rádio Uirapuru, 9 out 2023. Disponível em: https://livro.pw/yhxzq. Acesso em: 23 out. 2024.
• Reportagem quê explica o conceito de á gua virtual.
• BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 13 jul. 1990. Disponível em: https://livro.pw/wyxmg. Acesso em: 23 out. 2024.
• Lei de 1990 quê apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
• BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: https://livro.pw/nbjqa. Acesso em: 23 out. 2024.
• Lei de 1996 quê estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB).
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• BRASIL. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei n. 9.394 para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF, 4 abr. 2013. Disponível em: https://livro.pw/wsakq. Acesso em: 23 out. 2024.
• Lei de 2013 quê altera a LDB de 1996.
• BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 25 jun. 2014. Disponível em: https://livro.pw/aukuo. Acesso em: 23 out. 2024.
• Lei de 2014 quê estabelece o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação.
• BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei n. 9.394 e dá outras providências para instituir a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 16 fev. 2017. Disponível em: https://livro.pw/vrxys. Acesso em: 23 out. 2024.
• Lei quê altera a LDB de 1996 e estabelece uma mudança na estrutura do Ensino Médio.
• BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.
• Texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
• BRASIL. Ministério da Educação. Competências socioemo cionais como fator de proteção à saúde mental e ao búlin. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://livro.pw/ezkzk?. Acesso em: 23 out. 2024.
• Texto da página oficial da BNCC sobre competências socioemocionais.
• BRASIL. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio: perguntas e respostas. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://livro.pw/mcprf. Acesso em: 23 out. 2024.
• Texto do Ministério da Educação sobre o novo Ensino Médio.
• BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 3, de 21 novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, DF, 21 nov. 2018. Disponível em: https://livro.pw/infex. Acesso em: 23 out. 2024.
• Resolução de 2018 quê atualiza as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio.
• BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://livro.pw/cpeww. Acesso em: 23 out. 2024.
• Texto com informações do contexto histórico e pressupostos pedagógicos dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC.
• BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://livro.pw/qfgwi. Acesso em: 23 out. 2024.
• Livro de distribuição gratuita do Ministério da Saúde contendo informações sobre diretrizes alimentares no Brasil.
• BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Secretaria Nacional de Saneamento. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://livro.pw/xelig. Acesso em: 23 out. 2024.
• Relatório das informações coletadas e divulgadas anualmente pelo sistema de informações de saneamento básico do Brasil.
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• BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. A declaração universal dos direitos humanos e os objetivos de desenvolvimento sustentável: avanços e desafios. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://livro.pw/qsyok. Acesso em: 23 out. 2024.
• Publicação quê alinha os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e as metas propostas pêlos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
• BRASIL. Senado Federal. Proibir uso do termo “quântico(a)” em serviços quê não relacionados à física e suas áreas. E-cidadania. Brasília, DF. Disponível em: https://livro.pw/fikxy. Acesso em: 23 out. 2024.
• Portal criado pelo Senado Federal com o objetivo de estimular e possibilitar maior participação dos cidadãos nas atividades legislativas, orçamentárias, de fiscalização e de representação do Senado.
• CARVALHO, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, set.-dez. 2018. Disponível em: https://livro.pw/omuht. Acesso em: 23 out. 2024.
• Texto fundamenta o ensino por investigação.
• CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2011.
• Livro explora a formação de sujeitos com postura ética, alinhada com a dimensão ambiental.
• DE CADA 100 brasileiros, 87 usavam internet em 2022, aponta hí bê gê hé. Agência Brasil, 9 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/bggfv. Acesso em: 23 out. 2024.
• Texto explora o aumento do uso da internet pêlos brasileiros.
• DIA da Sobrecarga da Terra (1/8) alerta para mudança nos modos de produção e consumo. Instituto Akatu. 26 jul. 2024. Disponível em: https://livro.pw/pusob. Acesso em: 23 out. 2024.
• Artigo quê explica o quê é o Dia da Sobrecarga da Terra.
• ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artméd, 1998. p. 13-42.
• Texto discute a solução de problemas como estratégia de aprendizagem.
• FECOMERCIOSP. Água: o quê o empresário do setor de comércio precisa saber e fazer para preservar esse precioso recurso. São Paulo: Fecomercio, 2014. Disponível em: https://livro.pw/prblm. Acesso em: 23 out. 2024.
• Documento com informações de á gua para o setor de comércio e serviços.
• FERREIRA, V. F. Química é sempre boa. Química Nova, v. 30, n. 2, p.255, 2007. Disponível em: https://livro.pw/whgvz. Acesso em: 23 set. 2024.
• Texto explora temas sobre a Química nos meios de comunicação.
• FUSCO, C. “A verdadeira história da ficção científica”, de Adam Roberts: a FC como um mapa para a humanidade. Medium, 21 maio 2018. Disponível em: https://livro.pw/nutfq. Acesso em: 23 out. 2024.
• Artigo quê apresenta o livro A Verdadeira História da Ficção Científica: Do Preconceito à Conquista das Massas, de Adam Roberts, e discute sua importânssia para o gênero.
• GAUTHIER, C; TARDIF, M. A pedagogia: teorias e práticas da Antigüidade aos nóssos dias. Petrópolis: Vozes, 2010.
• Livro explora a evolução das ideias e das práticas pedagógicas da Antigüidade até nóssos dias.
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• GLASGOW, N. A. niu curriculum for new times: a guide to student- centered, problem-based learning. Thousand Oaks: Corwin Préss, 1997.
• Livro (em inglês) traz exemplos de como desenvolver e avaliar currículos baseados em resolução de problemas.
• GUEDES, M. G. de M.; BARBOSA, R. M. N.; JÓFILI, Z. M. S. Aprender ciências em grupo: o quê os alunos pensam? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6. Anais [...]. Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. Disponível em: https://livro.pw/cysed. Acesso em: 23 out. 2024.
• Artigo traz uma discussão interessante sobre a importânssia do trabalho em grupo para a aprendizagem.
• HERNÁNDEZ, F; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artméd, 1998.
• Livro discute e apresenta a utilização de projetos para organizar uma proposta pedagógica curricular.
• diônes, F. A ameaça dos microplásticos. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 281, jul. 2019. Disponível em: https://livro.pw/aciaw. Acesso em: 23 out. 2024
• O artigo apresenta o quê são microplásticos, como são formados e como podem afetar a vida.
• LEITE, L.; ESTEVES, E. Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas na licenciatura em ensino de Física e Química. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PBL. Actas [...]. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú, 2006.
• Texto discute aplicação da aprendizagem baseada na resolução de problemas.
• LOIOLA, R. As trocas quê fazem a turma avançar. Nova Escola, 1º jan. 2009. Disponível em: https://livro.pw/wnuaw. Acesso em: 23 out. 2024.
• Texto discute estratégias para a realização de trabalhos em grupo.
• MANTOVANI, Roberta. A cultura de paz no trânsito. Portal ONSV, 14 dez. 2015. Disponível em: https://livro.pw/kdsei. Acesso em: 23 out. 2024.
• O artigo discute o Manifesto 2000, seus princípios norteadores e o contexto do trânsito.
• MARKHAM, T.; LARMER, J.; RAVITZ, J. (org.). Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artméd, 2008.
• Guia para implementação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos.
• MOUTINHO, S. Mestres das águas. Ciência Hoje, 17 jul. 2012. Disponível em: https://livro.pw/ynfuh. Acesso em: 23 out. 2024.
• Artigo sobre os sistemas de aproveitamento de á gua da chuva utilizados pêlos maias.
• MOUALLEM, L. Plástico: de mil e uma utilidades a problema ambiental. Nexo Jornal, 6 abr. 2019. Disponível em: https://livro.pw/yorob. Acesso em: 23 out. 2024.
• Artigo sobre a história do plástico e seus impactos sócio-ambientais tanto positivos quanto negativos.
• MUNDO joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, aponta Índice de Desperdício de Alimentos da Ônu. Nações Unidas Brasil. 27 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/wosrg. Acesso em: 23 out. 2024.
• Artigo quê apresenta o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
• perrenô, P.; TÃRLËR, M. G.; MACEDO, L. de.; MACHADO, N. J.; ALESSANDRINI, C. D. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artméd, 2007.
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• Livro aborda a formação de professores à luz de alguns desafios, como as múltiplas formas de aprendizagem, as competências essenciais para o século XXI e a avaliação.
• PERSICH, G. D. O. Ensino por investigação no Ensino Médio: potencialidades do projeto Conexão Delta. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11. Anais [...] Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Disponível em: https://livro.pw/spdko. Acesso em: 23 out. 2024.
• Texto apresenta o ensino por investigação como estratégia para a promoção do ensino-aprendizagem de conceitos científicos e a formação cidadã.
• pí-núdi. IPEA. Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Plataforma Agenda 2030, Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://livro.pw/fqtdr. Acesso em: 23 out. 2024.
• Apresentação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 - Água potável e saneamento.
• PORTELLA, M. O.; RIBEIRO, J. C. J. Aterros sanitários: aspectos gerais e destino final dos resíduos. Revista Direito Ambiental e ssossiedade, v. 4, n. 1, 2014 (p. 115-134). Disponível em: https://livro.pw/dzjuc. Acesso em: 23 out. 2024.
• O artigo apresenta os aspectos gerais de atêerros sanitários e sua legislação.
• POZO, J. I.; POSTIGO, Y.; CRESPO, M. A. G. Aprendizaje de estrategias para la solución de problemas en ciencias. Alambique: Didáctica de las Ciencias Experimentales, Barcelona, n. 5, ano 2, p. 16-26, jul. 1995.
• Artigo analisa as possibilidades quê novos conteúdos procedimentais oferecem para o ensino de Ciências mediante solução de problemas.
• Programa Água Doce - PAD - Secretaria dos Recursos Hídricos. Secretaria de Recursos Hídricos, (c)2017-2024. Disponível em: https://livro.pw/chrog. Acesso em: 23 out. 2024.
• Apresentação do Programa Água Doce (PAD), ação do govêrno Federal coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
• RODRIGUES, B. A. O ensino de ciências por investigação em escolas da rê-de pública. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: https://livro.pw/mnzng. Acesso em: 23 out. 2024.
• Dissertação propõe uma metodologia para avaliar aspectos do conhecimento procedimental geral de estudantes da rê-de pública no início do Ensino Médio.
• SCARPA, D. L.; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por investigação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 25-41, dez. 2018. Disponível em: https://livro.pw/edvas. Acesso em: 23 out. 2024.
• Artigo busca mostrar as potencialidades do ensino por investigação.
• SECOM/RR. Escolas são reconhecidas por práticas sustentáveis de reaproveitamento de á gua. govêrno de Roraima, 21 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/nkxtv. Acesso em: 23 out. 2024.
• O artigo apresenta o projeto “Uso e Reuso de Água na Escola. Quem Paga a Conta?”.
• UNESCO. O Valor da Água. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2021. Unesco, 2021. Disponível em: https://livro.pw/oijzn. Acesso em: 23 out. 2024.
• Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos disponibilizado pela Unesco.
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• WOJCIECHOWSKI, M. Como fazer um roteiro. AiC, 7 dez. 2017. Disponível em: https://livro.pw/kbuxe. Acesso em: 23 out. 2024.
• Artigo com orientações sobre como elaborar um roteiro.
• ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artméd, 1998.
• Livro apresenta orientações sobre a ação educativa com o objetivo de melhorá-la.