Sumário Digital
Primeira Capa
Segunda Capa
Orientações
Conteúdo
APRESENTAÇÃO
PROJETOS INTEGRADORES
CONHEÇA SEU LIVRO
SUMÁRIO
PROJETO
1
SUSTENTABILIDADE: QUE AÇÕES CONTRIBUEM?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
Engajamento: jovens e ações sustentáveis
Exploração: sustentabilidade e desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade: que ações contribuem?
ETAPA
2
Saber e fazer
Sustentabilidade: ideias e iniciativas
População mundial e concentração urbana
Estudo de caso: revitalização e sustentabilidade
Sustentabilidade: que ações contribuem?
ETAPA
3
Para finalizar
Elaboração: proposta de ação sustentável e mostra de projetos
Avaliação
PROJETO
2
ESCRAVIDÃO: SOMOS LIVRES?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
Escravizar: da Antiguidade aos nossos dias
Investigação: escravidão e trabalho análogo
ETAPA
2
Saber e fazer
Escravidão: crime na história da humanidade
Trabalho, escravidão e liberdade
Trabalho análogo à escravidão
ETAPA
3
Para finalizar
Sarau: somos livres?
Avaliação
PROJETO
3
REFUGIADOS: COMO VIVEM NO BRASIL?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
Olhares sobre os refugiados
Uma dinâmica mundial
Painel: Refugiados: como vivem no Brasil?
ETAPA
2
Saber e fazer
Fragilidade política e social
Migrações, refúgio e apatridia
Panorama do refúgio no Brasil
ETAPA
3
Para finalizar
Produção de painel
Avaliação
PROJETO
4
ESTATUTO DA JUVENTUDE: POR QUE PRECISAMOS CONHECER?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
Nossos direitos: por que precisamos conhecê-los?
ETAPA
2
Saber e fazer
Linha do tempo: direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens
População jovem no Brasil
Jovem: educação e mercado de trabalho
Jovens: lazer
Jovens que lutam pelos seus direitos
Seminário: Estatuto da Juventude
ETAPA
3
Para finalizar
Roda de conversa: direitos da juventude
Sujeitos de direitos
Avaliação
PROJETO
5
ALIMENTAÇÃO: SOMOS AQUILO QUE COMEMOS?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
Na feira cabe tudo e todos!
Origens e histórias da feira
Da feira para a mesa
Onde encontrar alimentos saudáveis?
Investigação: produção, consumo e cultura alimentar
ETAPA
2
Saber e fazer
Por que nos alimentamos?
A produção de alimentos no Brasil
Alimentação saudável e digna
Hábitos alimentares
Alimentação: sentidos e memórias
ETAPA
3
Para finalizar
Alimentação: somos aquilo que comemos?
Avaliação
PROJETO
6
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: QUEM SÃO?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
Representando os povos tradicionais
Território e modo de vida
Povos tradicionais: vamos localizar?
Mapeando a pluralidade
ETAPA
2
Saber e fazer
Povos e comunidades tradicionais
Desenhando o mapa do Brasil
ETAPA
3
Para finalizar
Mapa pictórico: povos e comunidades tradicionais
Avaliação
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS COMENTADAS POR PROJETO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
SUMÁRIO
Para começar – escola, transformação e projetos
O Novo Ensino Médio
Competências e habilidades
Competências socioemocionais
Projetos Integradores
Metodologias de aprendizagem baseadas em Projetos Integradores
Perguntas-chave e sequências didáticas
Metodologias ativas
Aprendizagens por resolução de problemas
Teorias cognitivas
O que é um problema?
Temas Contemporâneos Transversais (TCTs)
Projetos Integradores, cidadania e o mundo do trabalho
Propostas de ampliação e inclusão
Avaliação de aprendizagem
Avaliação nas etapas do projeto
Quadros de avaliação
Avaliação atitudinal
Os Projetos Integradores deste livro
Estrutura dos Projetos Integradores
ETAPA 1: Vamos começar
ETAPA 2: Saber e fazer
ETAPA 3: Para finalizar
Sugestões de cronograma
Projeto 1
Sustentabilidade: que ações contribuem?
Projeto 2
Escravidão: somos livres?
Projeto 3
Refugiados: como vivem no Brasil?
Projeto 4
Estatuto da Juventude: por que precisamos conhecer?
Projeto 5
Alimentação: somos aquilo que comemos?
Projeto 6
Povos e comunidades tradicionais: quem são?
Referências bibliográficas comentadas
Notas de Rodapé
Créditos
URLS Encurtadas
Terceira Capa
Quarta Capa
Licenças
Sobre este Livro Digital