Sumário Digital

  1. Primeira Capa
  2. Segunda Capa
  3. Orientações
  4. Conteúdo
    1. APRESENTAÇÃO
    2. PROJETOS INTEGRADORES
    3. CONHEÇA SEU LIVRO
    4. SUMÁRIO
    5. PROJETO 1 SUSTENTABILIDADE: QUE AÇÕES CONTRIBUEM?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. Engajamento: jovens e ações sustentáveis
        2. Exploração: sustentabilidade e desenvolvimento sustentável
        3. Sustentabilidade: que ações contribuem?
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Sustentabilidade: ideias e iniciativas
        2. População mundial e concentração urbana
        3. Estudo de caso: revitalização e sustentabilidade
        4. Sustentabilidade: que ações contribuem?
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Elaboração: proposta de ação sustentável e mostra de projetos
        2. Avaliação
    6. PROJETO 2 ESCRAVIDÃO: SOMOS LIVRES?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. Escravizar: da Antiguidade aos nossos dias
        2. Investigação: escravidão e trabalho análogo
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Escravidão: crime na história da humanidade
        2. Trabalho, escravidão e liberdade
        3. Trabalho análogo à escravidão
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Sarau: somos livres?
        2. Avaliação
    7. PROJETO 3 REFUGIADOS: COMO VIVEM NO BRASIL?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. Olhares sobre os refugiados
        2. Uma dinâmica mundial
        3. Painel: Refugiados: como vivem no Brasil?
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Fragilidade política e social
        2. Migrações, refúgio e apatridia
        3. Panorama do refúgio no Brasil
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Produção de painel
        2. Avaliação
    8. PROJETO 4 ESTATUTO DA JUVENTUDE: POR QUE PRECISAMOS CONHECER?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. Nossos direitos: por que precisamos conhecê-los?
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Linha do tempo: direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens
        2. População jovem no Brasil
        3. Jovem: educação e mercado de trabalho
        4. Jovens: lazer
        5. Jovens que lutam pelos seus direitos
        6. Seminário: Estatuto da Juventude
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Roda de conversa: direitos da juventude
        2. Sujeitos de direitos
        3. Avaliação
    9. PROJETO 5 ALIMENTAÇÃO: SOMOS AQUILO QUE COMEMOS?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. Na feira cabe tudo e todos!
        2. Origens e histórias da feira
        3. Da feira para a mesa
        4. Onde encontrar alimentos saudáveis?
        5. Investigação: produção, consumo e cultura alimentar
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Por que nos alimentamos?
        2. A produção de alimentos no Brasil
        3. Alimentação saudável e digna
        4. Hábitos alimentares
        5. Alimentação: sentidos e memórias
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Alimentação: somos aquilo que comemos?
        2. Avaliação
    10. PROJETO 6 POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: QUEM SÃO?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. Representando os povos tradicionais
        2. Território e modo de vida
        3. Povos tradicionais: vamos localizar?
        4. Mapeando a pluralidade
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Povos e comunidades tradicionais
        2. Desenhando o mapa do Brasil
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Mapa pictórico: povos e comunidades tradicionais
        2. Avaliação
    11. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA
    12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS COMENTADAS POR PROJETO
    13. ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
    14. SUMÁRIO
    15. Para começar – escola, transformação e projetos
      1. O Novo Ensino Médio
      2. Competências e habilidades
      3. Competências socioemocionais
    16. Projetos Integradores
      1. Metodologias de aprendizagem baseadas em Projetos Integradores
      2. Perguntas-chave e sequências didáticas
    17. Metodologias ativas
      1. Aprendizagens por resolução de problemas
        1. Teorias cognitivas
        2. O que é um problema?
    18. Temas Contemporâneos Transversais (TCTs)
    19. Projetos Integradores, cidadania e o mundo do trabalho
    20. Propostas de ampliação e inclusão
    21. Avaliação de aprendizagem
      1. Avaliação nas etapas do projeto
      2. Quadros de avaliação
      3. Avaliação atitudinal
    22. Os Projetos Integradores deste livro
      1. Estrutura dos Projetos Integradores
        1. ETAPA 1: Vamos começar
        2. ETAPA 2: Saber e fazer
        3. ETAPA 3: Para finalizar
      2. Sugestões de cronograma
    23. Projeto 1 Sustentabilidade: que ações contribuem?
    24. Projeto 2 Escravidão: somos livres?
    25. Projeto 3 Refugiados: como vivem no Brasil?
    26. Projeto 4 Estatuto da Juventude: por que precisamos conhecer?
    27. Projeto 5 Alimentação: somos aquilo que comemos?
    28. Projeto 6 Povos e comunidades tradicionais: quem são?
    29. Referências bibliográficas comentadas
  5. Notas de Rodapé
  6. Créditos
  7. URLS Encurtadas
  8. Terceira Capa
  9. Quarta Capa
  10. Licenças
  11. Sobre este Livro Digital