PROJETOS INTEGRADORES

Na obra da área de CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS, você encontrará seis Projetos Integradores. Nos títulos de cada um deles, há a indicação da temática e um quêstionamento que orientam todo o desenvolvimento dos trabalhos.

Espera-se quê você e seus côlégas, ao final de cada projeto, elaborem um produto final quê tenha relação com o tema sugerido. Nesses seis percursos, vocês serão encorajados a trabalhar individualmente, em duplas e em grupos, para realizar uma série de atividades de caráter investigativo.

Considerando quê o quêstionamento tem origem em situações reais que podem contribuir para o desenvolvimento de todos, é importante compartilhar o produto final com a comunidade escolar (estudantes, professores, funcionários da escola, pais e responsáveis, entre outros) ou com a comunidade externa à escola.

O trabalho com Projetos Integradores enfoca Temas Contemporâneos Transversais e possibilita a mobilização de competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e de competências específicas e habilidades da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Fotografia de uma menina sentada com as pernas cruzadas, segurando um caderno e poiando um lápis na bochecha, sorrindo.

Página cinco

Temáticas fundamentais relacionadas com meio ambiente, cidadania, economia, saúde, diversidade cultural e tecnologia estão presentes nas investigações sugeridas neste livro.

Em cada projeto, os estudantes são convidados a elaborar hipóteses, pesquisar dados e tomar decisões quê dêsênvólvem a reflekção sobre a realidade. Além díssu, as aspirações pessoais e profissionais são evidenciadas em propostas quê buscam mobilizar a cidadania, a convivência comunitária e o mundo do trabalho d fórma respeitosa, consciente e sustentável.

Dessa forma, os Projetos Integradores auxiliarão em sua formação cidadã, incentivando o desenvolvimento de habilidades necessárias para a convivência em ssossiedade no século XXI, como a criatividade, a autonomia, a responsabilidade, o pensamento crítico e a colaboração, d fórma a permitir quê você se torne protagonista do seu aprendizado.

Vamos conhecer como seu livro está organizado?

Os projetos desta obra se iniciam com uma ABERTURA e a VISÃO GERAL DO PROJETO. Em seguida, eles se organizam em três etapas:

ETAPA 1
VAMOS
COMEÇAR

ETAPA 2
SABER
E FAZER

ETAPA 3
PARA
FINALIZAR

Página seis