Sumário

  • PROJETO 1 Sustentabilidade: quê ações contribuem? 10
    • Visão geral do projeto 12
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 14
      • Engajamento: jovens e ações sustentáveis 14
      • Exploração: sustentabilidade e desenvolvimento sustentável 16
      • Sustentabilidade: quê ações contribuem? 18
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 20
      • Sustentabilidade: ideias e iniciativas 20
      • População mundial e concentração urbana 24
      • Estudo de caso: revitalização e sustentabilidade 28
      • Sustentabilidade: quê ações contribuem? 36
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 38
      • Elaboração: proposta de ação sustentável e mostra de projetos 38
      • Avaliação 40
  • PROJETO 2 Escravidão: somos livres? 42
    • Visão geral do projeto 44
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 46
      • Escravizar: da Antigüidade aos nóssos dias 48
      • Investigação: escravidão e trabalho análogo 50
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 52
      • Escravidão: crime na história da humanidade 52
      • Trabalho, escravidão e liberdade 60
      • Trabalho análogo à escravidão 64
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 70
      • Sarau: somos livres? 70
      • Avaliação 72
  • PROJETO 3 Refugiados: como vivem no Brasil? 74
    • Visão geral do projeto 76
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 78
      • Olhares sobre os refugiados 78
      • Uma dinâmica mundial 80
      • Painel: Refugiados: como vivem no Brasil? 82
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 84
      • Fragilidade política e social 84
      • Migrações, refúgio e apatridia 86
      • Panorama do refúgio no Brasil 94
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 102
      • Produção de painel 102
      • Avaliação 104
  • PROJETO 4 Estatuto da Juventude: por quê precisamos conhecer? 106
    • Visão geral do projeto 108
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 110
      • Nossos direitos: por quê precisamos conhecê-los? 110
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 116
      • Linha do tempo: direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens 116
      • População jovem no Brasil 118
      • Jovem: educação e mercado de trabalho 120
      • Jovens: lazer 124
      • Jovens quê lutam pêlos seus direitos 126
      • Seminário: Estatuto da Juventude 130
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 132
      • Roda de conversa: direitos da juventude 132
      • Sujeitos de direitos 135
      • Avaliação 136

Página nove

  • PROJETO 5 Alimentação: somos akilo quê comemos? 138
    • Visão geral do projeto 140
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 142
      • Na feira cabe tudo e todos! 142
      • Origens e histoórias da feira 144
      • Da feira para a mesa 146
      • Onde encontrar alimentos saudáveis? 148
      • Investigação: produção, consumo e cultura alimentar 150
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 152
      • por quê nos alimentamos? 152
      • A produção de alimentos no Brasil 154
      • Alimentação saudável e digna 158
      • Hábitos alimentares 162
      • Alimentação: sentidos e memórias 164
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 166
      • Alimentação: somos akilo quê comemos? 166
      • Avaliação 168
  • PROJETO 6 Povos e comunidades tradicionais: quem são? 170
    • Visão geral do projeto 172
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 174
      • Representando os povos tradicionais 174
      • Território e modo de vida 176
      • Povos tradicionais: vamos localizar? 178
      • Mapeando a pluralidade 181
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 182
      • Povos e comunidades tradicionais 182
      • Desenhando o mapa do Brasil 196
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 198
      • Mapa pictórico: povos e comunidades tradicionais 198
      • Avaliação 200
  • OED Objetos Educacionais Digitais
  • Podcast: Ética no desenvolvimento sustentável 21
  • Vídeo: Cidades e comunidades sustentáveis e os ODS 22
  • Infográfico clicável: Países e cidades sustentáveis 24
  • Vídeo: A transição do trabalho escravo para o assalariado no Brasil 49
  • Podcast: A plataformização do trabalho 63
  • Infográfico clicável: Refugiados e mercado de trabalho no Brasil 91
  • Vídeo: Refugiados climáticos 94
  • Carrossel de imagens: Culturas juvenis 112
  • Podcast: Protagonismo juvenil e os espaços culturais 127
  • Podcast: Comida e colonialismo 153
  • Carrossel de imagens: Ingredientes e pratos típicos do Brasil 163
  • Mapa clicável: Territórios indígenas – a luta continua 184
  • Podcast: Música e cultura quilombolas 188
  • > COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA 202
  • > REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS POR PROJETO 204

Página dez