Sumário
- PROJETO 1 Sustentabilidade: quê ações contribuem? 10
- Visão geral do projeto 12
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 14
- Engajamento: jovens e ações sustentáveis 14
- Exploração: sustentabilidade e desenvolvimento sustentável 16
- Sustentabilidade: quê ações contribuem? 18
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 20
- Sustentabilidade: ideias e iniciativas 20
- População mundial e concentração urbana 24
- Estudo de caso: revitalização e sustentabilidade 28
- Sustentabilidade: quê ações contribuem? 36
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 38
- Elaboração: proposta de ação sustentável e mostra de projetos 38
- Avaliação 40
- PROJETO 2 Escravidão: somos livres? 42
- Visão geral do projeto 44
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 46
- Escravizar: da Antigüidade aos nóssos dias 48
- Investigação: escravidão e trabalho análogo 50
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 52
- Escravidão: crime na história da humanidade 52
- Trabalho, escravidão e liberdade 60
- Trabalho análogo à escravidão 64
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 70
- Sarau: somos livres? 70
- Avaliação 72
- PROJETO 3 Refugiados: como vivem no Brasil? 74
- Visão geral do projeto 76
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 78
- Olhares sobre os refugiados 78
- Uma dinâmica mundial 80
- Painel: Refugiados: como vivem no Brasil? 82
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 84
- Fragilidade política e social 84
- Migrações, refúgio e apatridia 86
- Panorama do refúgio no Brasil 94
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 102
- Produção de painel 102
- Avaliação 104
- PROJETO 4 Estatuto da Juventude: por quê precisamos conhecer? 106
- Visão geral do projeto 108
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 110
- Nossos direitos: por quê precisamos conhecê-los? 110
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 116
- Linha do tempo: direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens 116
- População jovem no Brasil 118
- Jovem: educação e mercado de trabalho 120
- Jovens: lazer 124
- Jovens quê lutam pêlos seus direitos 126
- Seminário: Estatuto da Juventude 130
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 132
- Roda de conversa: direitos da juventude 132
- Sujeitos de direitos 135
- Avaliação 136
Página nove
- PROJETO 5 Alimentação: somos akilo quê comemos? 138
- Visão geral do projeto 140
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 142
- Na feira cabe tudo e todos! 142
- Origens e histoórias da feira 144
- Da feira para a mesa 146
- Onde encontrar alimentos saudáveis? 148
- Investigação: produção, consumo e cultura alimentar 150
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 152
- por quê nos alimentamos? 152
- A produção de alimentos no Brasil 154
- Alimentação saudável e digna 158
- Hábitos alimentares 162
- Alimentação: sentidos e memórias 164
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 166
- Alimentação: somos akilo quê comemos? 166
- Avaliação 168
- PROJETO 6 Povos e comunidades tradicionais: quem são? 170
- Visão geral do projeto 172
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 174
- Representando os povos tradicionais 174
- Território e modo de vida 176
- Povos tradicionais: vamos localizar? 178
- Mapeando a pluralidade 181
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 182
- Povos e comunidades tradicionais 182
- Desenhando o mapa do Brasil 196
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 198
- Mapa pictórico: povos e comunidades tradicionais 198
- Avaliação 200
- OED Objetos Educacionais Digitais
- Podcast: Ética no desenvolvimento sustentável 21
- Vídeo: Cidades e comunidades sustentáveis e os ODS 22
- Infográfico clicável: Países e cidades sustentáveis 24
- Vídeo: A transição do trabalho escravo para o assalariado no Brasil 49
- Podcast: A plataformização do trabalho 63
- Infográfico clicável: Refugiados e mercado de trabalho no Brasil 91
- Vídeo: Refugiados climáticos 94
- Carrossel de imagens: Culturas juvenis 112
- Podcast: Protagonismo juvenil e os espaços culturais 127
- Podcast: Comida e colonialismo 153
- Carrossel de imagens: Ingredientes e pratos típicos do Brasil 163
- Mapa clicável: Territórios indígenas – a luta continua 184
- Podcast: Música e cultura quilombolas 188
- > COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA 202
- > REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS POR PROJETO 204
Página dez