PROJETO 1
SUSTENTABILIDADE: QUE AÇÕES CONTRIBUEM?

Educar para um mundo possível é educar para viver em rê-de, para uma relação sustentável com todos os sêres da Terra, sêjam eles humanos ou não. É educar para viver em harmonía no planêta, ampliando nossa compreensão da Terra e do Universo. É, enfim, educar para o compromisso com a responsabilidade sustentável, quê pressupõe um paradigma sistêmico.

No projeto Sustentabilidade: quê ações contribuem?, exploramos conceitos de sustentabilidade e evidenciamos propostas e práticas quê contribuem para a educação ambiental, a educação para o consumo e para uma vida sustentável.

Página onze

Ilustração que mostra o braço de uma pessoa adulta e o braço de uma criança estendendo-se por entre plantas e flores, como se estivessem prestes a se tocar.

Ilustração representando a interação entre diferentes sêres da Terra.

Página doze

VISÃO GERAL DO PROJETO

Sustentabilidade: quê ações contribuem?

> TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS:

Educação ambiental

Educação para o consumo

> COMPONENTES CURRICULARES:

Líder: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Filosofia, Geografia, História e Sociologia

Outros perfis disciplinares: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Biologia; Matemática e suas Tecnologias

> OBJETOS DO CONHECIMENTO:

Formação econômica do Brasil

Produção, circulação e consumo de mercadorias

Distribuição da população mundial

Corporações e organismos internacionais

Transformações do espaço na ssossiedade urbano-industrial

> CATEGORIAS:

Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética

ETAPAS DO PROJETO

Ilustração que mostra o braço de uma pessoa adulta e o braço de uma criança estendendo-se por entre plantas e flores, como se estivessem prestes a se tocar.

O percurso dêste projeto póde sêr alterado e construído de acôr-do com as necessidades da turma.

ETAPA
1

Imagem de um diagrama em formato de círculos interligados. No centro, há um círculo com o título 'Sustentabilidade', do qual partem os outros cinco círculos sobrepostos, cada um contendo um ícone representativo de um dos pilares do desenvolvimento sustentável, conforme segue: ambiental, política, cultural, econômica e social.

Vamos começar

Conhecer aspectos do tema Sustentabilidade: quê ações contribuem? e como ele será desenvolvido. Identificar em um texto de uma proposta concebida por uma cientista brasileira e investigar outras estudiosas quê elaboraram projetos de sustentabilidade. Analisar concepções, construir definições de desenvolvimento sustentável e produzir uma lista de ações sustentáveis.

Página treze

> PRODUTO FINAL:

Proposta de ação sustentável para a cidade ou a comunidade.

> OBJETIVOS:

Investigar as iniciativas sustentáveis quê ocorrem na cidade ou na comunidade com o objetivo de refletir sobre princípios, valores e ações quê contribuem para entender o conceito de sustentabilidade e fomentar a corresponsabilidade na conservação dos recursos naturais.

> JUSTIFICATIVA:

As iniciativas de sustentabilidade podem sêr dirigidas a diferentes âmbitos – pessoal (projeto de vida), ambiental, social, econômico etc. –, tendo a cooperação como base para concretizar essas propostas. Um dos focos dêste projeto é incentivar a reflekção sobre propostas para cidades ou comunidades quê contribuam para aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e a capacidade para o planejamento e a gestão participativa, integrada e sustentável dos assentamentos humanos. O projeto objetiva motivar uma proposta de ação sustentável quê possa contribuir com os desafios locais e globais.

ETAPA
2

Fotografia de um edifício com estrutura metálica branca em formato de pentágono, com uma cidade ao fundo.

Saber e fazer

Selecionar ideias e iniciativas sustentáveis para a elaboração da proposta de ação na sua cidade ou comunidade. Reconhecer a importânssia da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, compreender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e identificar informações quê se relacionam com a proposta sustentável quê está sêndo produzida pelo seu grupo de trabalho.

ETAPA
3

Ilustração de uma árvore alta, com copa larga, que cobre parcialmente uma cidade.

Para finalizar

Elaborar proposta de ação sustentável para a cidade ou a comunidade, refletir e conversar sobre os projetos apresentados pêlos côlégas e produzir respostas para a pergunta-chave Sustentabilidade: quê ações contribuem?.

Página quatorze

ETAPA 1
Vamos começar

Engajamento: jovens e ações sustentáveis

Leiam a reportagem a seguir sobre a primeira brasileira a ganhar o prêmio Jovens Campeões da Terra, da Ônu. Vamos conhecer o projeto desenvolvido por ela?

“Se achassem á gua ali por perto, beberiam muito, sairiam cheios, arrastando os pés”. Foi lendo Vidas Secas*, obra genial de Graciliano Ramos, quê Anna Luísa Beserra foi tocada pelo problema da seca pela primeira vez. Ali também ficou mais clara a importânssia da á gua. Aos 15 anos, a jovem de Salvador, baía, começou a desenvolver um projeto de tratamento de á gua não potável. Hoje, aos 26, ela oferece as tecnologias quê pensou naquela época em sua startup SDW (Sustainable Development & Water For All).

Desde criança, Anna tinha uma curiosidade aguçada e uma paixão pela ciência, quê só foi aumentando com o tempo. O empurrão quê faltava para começar sua jornada foi um cartaz do prêmio jovem cientista do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), cujo tema era á gua. “Já dou o spoiler quê eu não ganhei, mas foi a partir dali quê tomei a iniciativa de pesquisar como eu poderia desenvolver uma tecnologia quê fosse acessível, simples, eficiente e de alta durabilidade para amenizar um problema quê afeta muito o semiárido nordestino”.

[...]

Foram esses requisitos (acessibilidade, eficácia e durabilidade) quê a guiaram na criação da Aqualuz, sistema quê purifica á gua não-potável usando a luz solar. Sim, só usando a luz do sól, sem produtos químicos ou filtros descartáveis.

[...]

A tecnologia inovadora e sustentável, quê começou a sêr pensada em 2013 e passou por vários aprimoramentos, rendeu à Anna Luísa em 2019 o prêmio Jovens Campeões da Terra, principal premiação ambiental das Nações Unidas para jovens entre 18 e 30 anos. Ela foi a primeira brasileira a alcançar esse feito.

Anna conta quê foram vários anos buscando financiamento para conseguir desenvolver a tecnologia. “Se a minha escola tivesse tido mais recursos para investir em ciência, com certeza, eu teria avançado muito em menos tempo”, diz. Mas a jovem também gosta de tirar o lado bom da situação: “por outro lado, eu desenvolvi tanto habilidades de resiliência quanto de comunicação, já quê eu era uma criança muito tímida, para correr atrás dos meus objetivos”, completa.

Página quinze

Inspirada por Marie Curie, primeira mulher a ganhar um prêmio Nobél, reconhecimento pela sua contribuição nas pesquisas sobre radioatividade, Anna aproveitou as oportunidades e sempre buscou ler e aprender sobre ciência. Isso, no entanto, não evitou quê ela não fosse discriminada por sêr uma mulher jovem no campo da pesquisa. “Em várias situações o preconceito estava nas entrelinhas, velado, mas sei quê se eu fosse homem teria tido mais destaque, ganhado mais prêmio e mais portas teriam sido abertas”, conta.

Superando muitos desafios, a SDW, empresa especialista em projetos de impacto sócio-ambiental liderada por ela, já impactou mais de 25 mil pessoas em 15 estados do Brasil. A meta para 2025, segundo Anna, é alcançar 1 milhão de pessoas. [...]

MORALES, Juliana. Desde os 15 anos, jovem luta pela democratização do acesso à á gua potável. Capricho, São Paulo, 14 dez. 2023. Disponível em: https://livro.pw/msqvr. Acesso em: 9 out. 2024.

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em grupo. Compartilhem informações sobre o projeto desenvolvido por Anna Luísa e destaquem aspectos sobre a trajetória pessoal e profissional da cientista.

2. Como essa iniciativa póde ter relevância como projeto sustentável para uma comunidade?

3. Investiguem, em jornais, revistas ou sáites da internet, iniciativas de fomento à ciência, como os prêmios Jovem Cientista e Jovens Campeões da Terra, e descrevam:

os principais objetivos das premiações;

as propostas apresentadas nos prêmios relacionadas com ações sustentáveis.

Compartilhem os resultados e conversem sobre as ações quê mais se destacaram.

ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO

Atividade em grupo. Leiam, a seguir, outro trecho da reportagem.

“Meu sonho sempre foi de democratizar o acesso a á gua e saneamento básico. Eu pretendo me aposentar só depois quê isso acontecer”, diz Anna, quê ressalta sua missão, não só como empreendedora social, mas como ativista quê espalha a causa. Juntos, ela acredita quê essa realidade póde mudar.

MORALES, Juliana. Desde os 15 anos, jovem luta pela democratização do acesso à á gua potável. Capricho, São Paulo, 14 dez. 2023. Disponível em: https://livro.pw/msqvr. Acesso em: 9 out. 2024.

Investiguem na internet e conversem sobre cientistas mulheres quê, como Anna Luísa, seguiram seus sonhos e desenvolveram projetos quê estimulam a sustentabilidade e o engajamento social no Brasil e no mundo, destacando suas trajetórias pessoais e profissionais.

Página dezesseis

Exploração: sustentabilidade e desenvolvimento sustentável

No documento Nosso Futuro Comum, da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, publicado em 1987, a sustentabilidade está diretamente relacionada à urgência de desenvolver mecanismos para atender às necessidades humanas do presente sem comprometer as gerações futuras. Nesse documento, os conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável são expandidos com base no tripé quê associa prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social.

O desenvolvimento sustentável apoia-se também em outros princípios. Vamos conhecê-los?

Imagem de um diagrama em formato de círculos interligados. No centro, há um círculo com o título 'Sustentabilidade', do qual partem os outros cinco círculos sobrepostos, cada um contendo um ícone representativo de um dos pilares do desenvolvimento sustentável e um pequeno texto explicativo sobre seu respectivo pilar, conforme segue:  'Ambiental: É pautada pela conservação da biodiversidade, das vegetações e florestas dos diferentes biomas, assim como de seus hábitats. Pressupõe a valorização das diferentes espécies e dos ciclos naturais, a importância da água e, portanto, a proteção dos ecossistemas, restaurando a sua integridade. O tema de mudanças climáticas adquiriu sentido de urgência diante das catástrofes ambientais ocorridas em várias regiões do planeta e dos dados científicos divulgados por diversos organismos internacionais. (...)'. 'Política: Busca o fortalecimento da democracia, da resolução de conflitos, da paz e da cidadania. A gestão política, na lógica sustentável, deve envolver ainda transparência, prestação de contas e participação inclusiva. (...)'. 'Cultural: Além do diálogo, abarca o respeito à diversidade cultural e ao pluralismo, a defesa de um ambiente natural e social que garanta a dignidade humana e o bem-estar espiritual, assegurando a equidade de gênero, a deferência às etnias e (...) a valorização das populações tradicionais. (...)'. 'Econômica: Traduz não apenas uma concepção de economia verde como também o desenvolvimento de novos parâmetros que levem em conta os recursos naturais, os ciclos de vida, os limites do ecossistema, o consumo consciente e todas as dimensões da sustentabilidade. O eixo das atividades econômicas desloca-se para incluir uma competição cooperativa. (...)'. 'Social: Amplia o conceito de necessidades básicas para considerar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas e dos territórios, de modo a garantir a promoção do desenvolvimento e dos direitos humanos. A erradicação da pobreza, a equidade e a justiça social tornam-se imperativos de uma nova ética. (...)'.

SETUBAL, Maria Alice. Educação e sustentabilidade: princípios e valores para a formação de educadores. São Paulo: Peirópolis, 2015. p. 16-17.

Página dezessete

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em grupo. Releiam os trechos quê discorrem sobre os princípios de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável. Descrevam como a ampliação do conceito de sustentabilidade póde contribuir com as iniciativas sustentáveis.

2. Uma das bases do desenvolvimento sustentável se relaciona com a economia vêrde. Com a orientação do professor, pesquisem em livros ou em sáites da internet a definição de economia vêrde e exemplos da sua possível aplicação em empresas e na elaboração de produtos.

3. O desenvolvimento sustentável é uma expressão quê faz parte de nosso cotidiano. Vocês sabem o quê ela significa? Produzam uma definição para o conceito.

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade Atividade em grupo. Investiguem e produzam coletivamente uma lista de ações sustentáveis quê ocorrem na sua cidade ou comunidade. Identifiquem em qual âmbito elas mais se destacam: ambiental, social, econômico, político ou cultural; e os tipos de profissionais envolvidos nelas. Para a atividade, lévem em consideração quê, em muitas situações, os âmbitos ou as esferas ambientais se sobrepõem.

Página dezoito

ORGANIZANDO OS TRABALHOS

Sustentabilidade: quê ações contribuem?

A reportagem quê lemos (p. 14-15) e o esquema dos âmbitos da sustentabilidade (p. 16-17) marcam o início de nossa investigação.

A nossa proposta é explorar as iniciativas quê contribuem com a promoção da cidadania ativa para a tomada de consciência sobre a sustentabilidade e a preservação nos âmbitos ambiental, social, econômico, político e cultural. Para isso, vamos pesquisar ações dêêsse tipo em nossa comunidade e/ou cidade, sêjam ocorridas no passado ou quê estejam ocorrendo. Com base nelas, ao longo desta trilha, organizaremos uma mostra de propostas de ações sustentáveis.

ob-sérvim como representamos os momentos quê já percorremos e os quê vamos percorrer para a produção dessa investigação.

Imagem com um ciclo composto por cinco etapas dispostas em sequência circular. Conforme segue: 'Engajamento: Conhecemos o tema e identificamos jovens atuantes na elaboração de ações sustentáveis'. 'Exploração: Obtivemos informações básicas sobre o tema e exploraremos as esferas ambiental, social, econômica, política e cultural da sustentabilidade. Conheceremos a proposta e as etapas da investigação e produziremos perguntas que guiarão a elaboração do produto final do projeto'. 'Explicação: Explicaremos conceitos e características das ações sustentáveis e desenvolveremos atividades que as valorizem'. 'Elaboração: Aplicaremos nossos conhecimentos na elaboração de projetos de ação cidadã sustentáveis'. 'Avaliação: Refletiremos sobre as propostas apresentadas e nossas atitudes relacionadas à sustentabilidade no dia a dia'.

Página dezenove

Para iniciarmos a elaboração do projeto, sugerimos quê vocês se organizem em grupos de trabalho de 3 a 5 pessoas. Leiam as orientações a seguir.

Retomem a lista de ações sustentáveis quê vocês produziram na atividade de exploração da página 17 e selecionem uma delas, quê sêrá o tema para a elaboração do produto final a ser desenvolvido neste projeto.

Após a escolha do tema relacionado a ações sustentáveis quê ocorrem na cidade ou comunidade, elaborem hipóteses levando em consideração o produto final quê vão desenvolver e a pergunta-chave: Sustentabilidade: quê ações contribuem?.

cértamênte, vocês já devem ter elaborado hipóteses em estudos de todas as áreas do conhecimento. Vamos trilhar juntos o caminho dêste projeto para criarmos questionamentos desafiadores, como:

por quê e como as ações sustentáveis são fundamentais para o planêta e para os sêres quê nele vivem?

O quê é uma ação sustentável relevante para a ssossiedade? E para vocês?

Quais profissões e profissionais atuam em ações sustentáveis? Como esses exemplos podem contribuir para as suas escôlhas futuras?

Focados na investigação de uma ação sustentável quê ocorreu ou ocorre em nossa cidade ou comunidade, ampliem o estudo, elaborando outras perguntas quê possam ajudar a organizar e planejar a côléta, a análise e a interpretação das informações.

Durante cada momento propôsto para a pesquisa, são apresentados textos e atividades para vocês adquirirem e ampliarem conhecimentos sobre sustentabilidade. As atividades inseridas na Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade propiciam situações específicas de investigação. É importante quê vocês se concentrem no tema e na proposta do grupo.

O produto final dêste projeto é a organização de uma mostra com os trabalhos elaborados pêlos grupos sobre ações sustentáveis existentes na comunidade ou na cidade de vocês. Os trabalhos poderão sêr apresentados em pôsteres, slides, maquetes ou croquis.

a) Para a seleção, é necessário definir préviamente o tema e coletar todos os dados necessários para a investigação; dessa maneira, vocês conseguirão determinar qual é a forma mais adequada ao tema escolhido.

b) Após as apresentações, possibilitem um momento de reflekção sobre as orientações, argumentações e conclusões obtidas sobre as ações cidadâms e transformações sustentáveis propostas neste projeto.

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

Página vinte

ETAPA 2
Saber e fazer

Sustentabilidade: ideias e iniciativas

Depois de todas as nossas conversas, certamente a sustentabilidade já se tornou um conceito mais amplo para vocês.

Vamos conhecer, nas próximas páginas, como diferentes áreas do conhecimento tratam os temas sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

Imagem de uma árvore e de uma fábrica com uma folha saindo pela chaminé.

[...] Oficialmente o conceito desenvolvimento sustentável foi usado pela primeira vez na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1979. Foi assumido pêlos governos e pêlos organismos multilaterais a partir de 1987 quando, depois de quase mil dias de rêuní-ões de especialistas convocados pela Ônu sôbi a coordenação da primeira-ministra da Noruega Gro Brundland se publicou o documento Nosso Futuro Comum. É lá quê aparece a definição tornada clássica: “sustentável é o desenvolvimento quê satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

BOFF, Leonardo. História da sustentabilidade. Jornal do Meio Ambiente, [s. l.], 28 nov. 2007. Disponível em: https://livro.pw/tketm. Acesso em: 9 out. 2024.

Imagem de uma casa com uma folha na frente.

Imagem de uma pessoa andando de bicicleta.

O planêta Terra vive um período de intensas transformações técnico-científicas, em contrapartida das quais engendram-se fenômenos de desequilíbrios ecológicos quê, se não forem remediados, no limite, ameaçam a implantação da vida em superfícíe. Paralelamente a tais perturbações, os modos de vida humanos individuais e coletivos evoluem no sentido de uma progressiva deterioração. [...]

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução Maria Cristina F. bitencúr. 11. ed. Campinas: Papirus, 2001. p. 7. Disponível em: https://livro.pw/ocgxf. Acesso em: 9 out. 2024.

Página vinte e um

Podcast: Ética no desenvolvimento sustentável.

O lugar é o suporte espacial e territorial do processo de Desenvolvimento Local.

Trata-se da necessidade de construir uma configuração espacial do lugar, como base para quê a ssossiedade se organize para viver e produzir. Portanto, para construir um processo de desenvolvimento local sustentável, é preciso centrar esforços no melhoramento do lugar como suporte espacial da comunidade quê se pretende fazer sustentável.

SILVA, Edson Vicente; RODRÍGUEZ, José M. Mateo. Desenvolvimento local sustentável. Fortaleza, 2001. p. 21. Mimeografado.

[...] Hoje a regra é a busca por soluções alternativas quê diminuam os impactos em kestões sensíveis, como o lixo, a emissão de efluentes sanitários e industriais, os transportes, a impermeabilização do solo, o consumo de energia, a poluição do ar e a contaminação do solo, as ilhas de calor, a êrozão do solo, a perda das fontes de á gua doce, a chuva ácida, a perda de fauna e flora, etc.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Sustentabilidade urbana: impactos do desenvolvimento econômico e suas consequências sobre o processo de urbanização em países emergentes. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2015. p. 13. (Textos para as discussões da Rio+20, v. 3). Disponível em: https://livro.pw/vjpmd. Acesso em: 9 out. 2024.

Imagem de uma lâmpada com uma folha dentro.

Imagem de uma mão estendida segurando o planeta Terra.

Imagem de uma folha brotando da terra com um conector de tomada ao lado.

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em grupo. Leiam e identifiquem as principais ideias apresentadas nos textos.

2. Produzam e compartilhem outras frases acrescentando outro aspecto relacionado ao tema sustentabilidade.

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade

Converse com seu grupo de trabalho e selecionem as ideias ou frases fundamentais sobre sustentabilidade. Elas serão úteis para a elaboração da proposta de ação sustentável na sua cidade ou comunidade, quê será desenvolvida como produto final.

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO

Leiam o texto a seguir.

Atividade em grupo. Nas últimas dékâdâs, a Ônu tem realizado conferências globais a fim de discutir pro postas de ações com foco no desenvolvimento sustentável. Até o ano de 2024, as principais foram: Estocolmo (1972); Rio de Janeiro (1992), conhecida como ECO-92; Kyoto (1997); Olinda (1999); Haia (2000); Bonn (2001); Johannesburgo (2002), conhecida como Rio +10.

1. Organizados em grupos, selecionem uma das conferências citadas no texto, façam uma pesquisa sobre ela na internet ou em livros e façam um painel com as informações obtidas.

2. Pesquisem sobre outras conferências mais recentes e apresentem os resultados e conclusões desenvolvidos nelas.

Página vinte e dois

Ônu: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Vídeo: Cidades e comunidades sustentáveis e os ODS.

O texto a seguir apresenta informações sobre a Agenda 2030 da Ônu e seus objetivos. Leiam-no e conheçam um pouco mais sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11.

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da Ônu, em Nova iórk, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planêta e garantir quê as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Imagem com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), organizados em três linhas com ícones e números que representam cada objetivo. No topo da imagem, aparece o título 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável' junto ao logotipo da ONU. Os objetivos listados são: 1. Erradicação da pobreza; 2. Fome zero e agricultura sustentável; 3. Saúde e bem-estar; 4. Educação de qualidade; 5. Igualdade de gênero; 6. Água potável e saneamento; 7. Energia limpa e acessível; 8. Trabalho decente e crescimento econômico; 9. Indústria, inovação e infraestrutura; 10. Redução das desigualdades; 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 12. Consumo e produção responsáveis; 13. Ação contra a mudança global do clima; 14. Vida na água; 15. Vida terrestre; 16. Paz, justiça e instituições eficazes; e 17. Parcerias e meios de implementação.

Imagem produzida pela Ônu, em 2015, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Agenda 2030 e os ODS afirmam quê para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima. [...]

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

[...]

Em 2030, são estimadas 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes. Considerando quê a pobreza extrema muitas vezes se concentra nestes espaços urbanos, as desigualdades sociais acabam sêndo mais acentuadas e a violência se torna uma consequência das discrepâncias no acesso pleno à cidade. Transformar

Imagem com o objetivo '11. Cidades e comunidades sustentáveis', dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Objetivo 11.

Página vinte e três

significativamente a construção e a gestão dos espaços urbanos é essencial para quê o desenvolvimento sustentável seja alcançado. Temas intrím-sêcamente relacionados à urbanização, como mobilidade, gestão de resíduos sólidos e saneamento, estão incluídos nas metas do ODS 11, bem como o planejamento e aumento de resiliência dos assentamentos humanos, levando em conta as necessidades diferenciadas das áreas rurais, periurbanas e urbanas.

Cidades e Comunidades Sustentáveis: Metas

Habitações seguras, adequadas e com serviços básicos, apoiando países menos desenvolvidos.

Sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preêço acessível para todos.

Planejamento e a gestão participativa, integrada e sustentável dos assentamentos humanos.

Proteger o patrimônio cultural e natural do mundo.

Reduzir o número de pessoas afetadas por desastres e em situação de vulnerabilidade.

Reduzir o impacto ambiental nas cidades.

Proporcionar o acesso a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes.

Apoiar relações e vínculos entre áreas urbanas, periurbanas e rurais.

PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS. Objetivo 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis. São Paulo, [20--]. Disponível em: https://livro.pw/lbozp. Acesso em: 10 out. 2024.

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade individual. Qual é a importânssia da Agenda 2030 para quê os países assumam compromissos com iniciativas sustentáveis para o mundo?

2. Como os ODS podem contribuir com as iniciativas dos países?

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade

Atividade em grupo. Pensando na proposta sustentável para a sua cidade ou comunidade, quê vocês deverão elaborar ao final dêste projeto, descrevam ações possíveis relacionadas às metas do ODS 11.

Página vinte e quatro

População mundial e concentração urbana

Infográfico clicável: Países e cidades sustentáveis.

ob-sérvim o infográfico, quê apresenta estimativas do crescimento da população mundial e dados sobre a tendência de concentração nas áreas urbanas.

Infográfico com um gráfico em formato de anel dividido em três níveis concêntricos. Cada nível representa uma informação sobre a urbanização mundial. No anel mais externo, está escrito: '56 por cento da população mundial vivia em áreas urbanas em 2021'. No anel intermediário: '68 por cento é a projeção de crescimento para 2050'. No anel mais interno: '75 por cento da população urbana será da África ou da Ásia até 2050'.

Infográfico que apresenta informações sobre 'As seiscentas cidades com maior crescimento do PIB', dispostas em uma sequência com setas que indicam progressão. Inicia com a informação de que essas cidades 'são o lar de pouco mais de 20 por cento da população mundial'. Em seguida, é destacado que elas 'geram 34 trilhões de dólares ou mais de 50 por cento do PIB global'. Por fim, o gráfico informa que essas cidades 'devem dobrar sua contribuição no PIB mundial, atingindo 65 trilhões de dólares em 2025'.

Infográfico com o desenho de uma linha do horizonte de uma cidade representando o crescimento urbano. Na parte superior, há o texto: 'Os custos de infraestrutura global para manter o ritmo de urbanização foram estimados em 41 trilhões de dólares entre 2005 e 2030', acompanhado por uma série de 41 símbolos de cifrão que ilustram o valor. Abaixo da linha do horizonte, está indicado que 'O número de megacidades com mais de 10 milhões de habitantes vai aumentar de 33 em 2023 para 41 em 2030'.

Infográfico com ícones de pessoas representando dados populacionais. À esquerda, está escrito: '1 bilhão de pessoas vivem atualmente em favelas das cidades'. Abaixo, continua o texto: 'Se as medidas de combate à pobreza urbana forem insuficientes, esse número pode triplicar em 2050'. À direita, a quantidade de ícones de pessoas se multiplica, ilustrando visualmente essa possível triplicação.

Fonte: IÚLNÁITED NATIONS HUMAN SETTLEMENTS PRÔGRAMN. Relatório Mundial das Cidades 2022. Nairobi: UN-Habitat, 2022. Disponível em: https://livro.pw/mlwcf. Acesso em: 10 out. 2024.

Página vinte e cinco

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em dupla. Leiam e interpretem os dados do infográfico. Que relação há entre esses dados e as iniciativas pela sustentabilidade?

2. A pesquisa e a análise de dados é uma atividade quê visa coletar, organizar e interpretar informações relativas a determinado âmbito. Pesquisem quêm são os profissionais que atuam nessa área e qual a sua importânssia para o planejamento de ações sustentáveis.

3. Leiam o texto a seguir, quê mostra os aspectos filosóficos relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Embora a filosofia grega não tenha se dedicado de modo especial à questão do meio ambiente, a concepção grega de integração do sêr humano com o mundo natural é considerada um dos pontos de partida do pensamento ecológico contemporâneo. É sobretudo o modo de pensar grego quê, ao definir o sêr humano como um microcosmo quê é parte do macrocosmo, ábri caminho para a visão do equilíbrio necessário entre o sêr humano e a natureza. Assim como as leis do Cosmo garantem o seu equilíbrio e harmonía, a ética corresponderia, no mundo humano, à busca de equilíbrio e harmonía equivalentes. [...]

Há duas características do pensamento de Aristóteles relevantes para a discussão de uma ética do meio ambiente. Em primeiro lugar, sua concepção de quê o sêr humano deve sêr visto como integrado ao mundo natural, como parte da natureza. Em segundo lugar, sua concepção de quê o saber técnico (téchne) ou instrumental, por meio do qual o sêr humano intervém na natureza, ou seja, no meio ambiente, deve sêr subordinado à dê-cisão racional e ao saber prudencial (Ética a Nicômaco, VI, 4 e 5).

MARCONDES, Danilo. Aristóteles: ética, sêr humano e natureza. In: CARVALHO, Isabel Cristina Moura de; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Raquel. Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. Brasília, DF: MEC/SECAD, Unesco, 2006. p. 35-36.

Ao analisar os dados sobre o crescimento da população mundial, podemos notar um crescimento da concentração populacional em áreas urbanas. Com base no pensamento de Aristóteles, quê vocês acabaram de ler, como avaliam a relação entre o sêr humano e a natureza na atualidade? Ela está mais equilibrada? Por quê?

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade Atividade em grupo. ob-sérvim os dados e as informações apresentados no infográfico e identifiquem os quê se relacionam com a proposta sustentável para a sua cidade ou comunidade quê está sêndo produzida pelo seu grupo de trabalho.

Aprofundem a investigação. Selecionem, em livros, revistas ou na internet, outros dados específicos sobre o tema do grupo. Registrem o resultado das pesquisas para utilizá-lo no projeto.

Página vinte e seis

Imagem com copos biodegradáveis, caixas de ovos, canudos de papel e papelão.

Oito caminhos para um futuro sustentável

O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos quê investe na conscientização e no engajamento da ssossiedade para o consumo consciente. Para motivar pessoas, governos e empresas, o instituto desenvolvê-u a proposta Oito caminhos para a produção e o consumo conscientes. Conheçam esse conjunto de boas práticas, quê podem contribuir significativamente para a construção de uma ssossiedade sustentável.

O durável mais do quê o descartável

Ainda quê possua custo inicial mais elevado, um produto com maior durabilidade retorna o investimento em um curto prazo de tempo, pois evitará a necessidade de novas compras, representando uma economia para o bolso ao longo do tempo. Além díssu evita compras sucessivas, diminuindo a necessidade de consumo de recursos naturais para fazer novos produtos (no caso do descartável ou de obsolescência rápida) por meio da chance de sêr reparado/consertado, recondicionado ou remodelado. [...]

A produção local mais do quê a global

Incentivar a produção local favorece o desenvolvimento econômico da região, reduz os impactos negativos gerados pelas emissões dos serviços de transporte/logística de produtos e permite ao consumidor conhecer de perto as práticas aplicadas na cadeia de produção, compreendendo de onde vêm o quê compra e quais os seus impactos. [...]

O compartilhado mais do quê o individual

O compartilhamento possibilita o mássimo uso de um produto durante a sua vida útil, reduzindo ou eliminando o tempo em quê ele fica ocioso ao suprir as necessidades de um grande número de pessoas. Desta forma, evita-se a extração de recursos naturais para a produção de novos produtos. É um consumo sem excessos por ocorrer d fórma colaborativa, centrado no uso e não na compra. [...]

Página vinte e sete

O saudável mais do quê o prejudicial

A escolha do saudável como uma visão mais ampla (possível por meio do acesso à informação), seja ela no trabalho ou no lazer, proporcionando equilíbrio e bem-estar, ou na alimentação, ao escolher produtos orgânicos e livres de agrotóxicos, quê resultam em um menor consumo futuro de remédios e menor dano ao meio ambiente. [...]

O virtual mais do quê o material

“Virtual” não significa algo totalmente imaterial, pois seu funcionamento demanda o uso de um servidor e um aparelho eletrônico pelo usuário [...]. Mas certamente o virtual é uma alternativa em quê a geração de resíduos é extremamente baixa, incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias, leva a um menor consumo de recursos naturais na cadeia produtiva, a uma menor demanda logística de transporte (seja ele de carga ou de pessoas) e a um menor consumo de á gua e energia comparado à manutenção de estruturas físicas. [...]

Os concentrados mais do quê os diluídos

Os produtos concentrados oferecem diversas vantagens ao consumidor e ao meio ambiente, pois demandam menos á gua em sua fórmula e usam menos materiais em suas embalagens. Por serem mais compactos, utilizam um menor volume de transporte (mais unidades do produto na carga), geram menos resíduos e emitem menos gases poluentes. Também são mais fáceis de serem armazenados pelo consumidor, pois demandam menor espaço. Muitas vezes, a redução de custos é repassada ao consumidor, tornando os produtos mais baratos. [...]

O integral mais do quê o desperdício

O aproveitamento integral vai na contramão dos excessos. Trata-se de consumir tudo akilo quê é utilizado na produção ou o quê compõe o produto. No caso dos alimentos, a utilização de cascas, talos e sementes ou de verduras ou frutas um pouco machucadas no preparo de receitas são exemplos dêste caminho. Em outros produtos, a extensão ao mássimo de sua vida útil, d fórma a utilizá-lo [sic] por completo. [...]

A experiência mais do quê o tangível

O consumismo da ssossiedade atual tende aos bens materiais, quando na realidade há muito valor percebido pêlos consumidores no tempo dedicado a sensações, experiências, emoções e convivências – quê realmente deixam marcas fortes na memória.

Em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos pais, opte por compartilhar o tempo ao invés de dar presentes. Dia no SPA, almôço ou atividades ao ar livre podem sêr uma boa opção também. [...]

OITO caminhos para um futuro sustentável. Akatu, São Paulo, 15 out. 2019. Disponível em: https://livro.pw/cjlqh. Acesso em: 10 out. 2024.

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em grupo. Organizados em grupos de trabalho, façam uma lista com práticas dos integrantes do grupo relacionadas a cada um dos oito caminhos descritos no texto.

2. Dos oito caminhos sustentáveis, quais estão relacionados ao trabalho quê vocês estão desenvolvendo para o final do projeto? Expliquem como as iniciativas apresentadas no texto se concretizam na proposta de vocês.

Página vinte e oito

Estudo de caso: revitalização e sustentabilidade

Intervenções para a valorização do patrimônio e do ambiente foram realizadas, em diferentes momentos históricos, na Região Portuária do Rio de Janeiro e envolveram tanto o pôdêr público como as empresas e a população local. Acompanhem, no texto abaixo, a história da origem da cidade do Rio de Janeiro e de seu porto.

Para propiciar uma experiência de leitura em grupo, sugerimos quê cada estudante leia um trecho do texto em voz alta para os côlégas e quê destaque os trechos mais significativos sobre a revitalização da região.

Ilustração antiga de uma cidade litorânea vista a partir do mar. No mar, aparece a inscrição 'Riviere de Ianeyro'. Ao longo da costa e entre as montanhas, observam-se construções espalhadas, com destaque para igrejas, fortalezas e casas, identificadas por letras que correspondem a uma legenda explicativa localizada nos cantos superior esquerdo e direito da imagem. Na parte superior central, há um cartucho decorativo com os dizeres 'St. Sebastien, Ville Espagnole du Bresil'.

Gravura representando as primeiras construções da orla da cidade do Rio de janeiro, século XVII.

1

Improvisada no sopé do Pão de Açúcar, nascia, em 1565, a cidade do Rio de Janeiro, uma aldeia de portugueses e índios erguida por Estácio de Sá. Mas constantes ataques marítimos e a necessidade de expansão do povoado levaram à transferência e construção de um novo povoado para uma área até então inexplorada. Naquela época, meados do século XVI, os portugueses queriam aumentar o contrôle sobre a Baía de Guanabara e a defesa de seus moradores. [...]

A mineração e a cultura de cana-de-açúcar consolidaram a importânssia da cidade para a então Colô-nia portuguesa. No início do século XVIII, o Brasil era o maior exportador de ouro do planêta (sendo Portugal o maior beneficiário), o quê despertou a cobiça de outros reinos, interessados nas riquezas de além-mar. [...]

A partir de 1808, o estímulo vindo de Dom João sexto para a movimentação de grandes volumes de carga no porto do Rio intensificou ainda mais o fluxo das atividades de importação e exportação naquela área. No entanto, a desorganização ainda permaneceria por um bom tempo. [...]

O estudo de caso é uma metodologia de pesquisa quê explora, descreve e explica processos e fenômenos quê ocorrem em contextos determinados. Se existir tempo disponível, estimule os estudantes a desenvolver um estudo de caso relacionado às kestões de revitalização e sustentabilidade na cidade ou estado onde habitam.

Página vinte e nove

2

Único vestígio do desembarque de êskrávus africanos nas Américas, o Cais do Valongo foi redescoberto durante obras de revitalização da prefeitura [do Rio de Janeiro], em 2011. As “pedras pisadas do Cais”, como diz a canção de Aldir Blanc, foram testemunhas de um passado nada glorioso para o Rio. Os números impressionam: historiadores sustentam quê pelo Valongo entraram até 1 milhão de africanos escravizados, dos séculos XVI ao XIX. [...]

Gravura que retrata uma rua em um centro urbano no período colonial, com prédios de diferentes alturas ao fundo. Na cena, um grupo de pessoas brancas, vestidas com trajes formais e militares, segura um homem negro com o torso exposto. Próximo a eles, há um grupo de pessoas negras, algumas sentadas e outras em pé, aparentando estar em situação de submissão. À direita, uma construção com a porta aberta revela uma figura no interior observando o que acontece do lado de fora. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e carruagens circulando pela rua.

O mercado de êskrávus, no Rio de Janeiro, em gravura de ênrri Alken, de 1822.

Ilustração em preto e branco que destaca pequenos barcos cheios de pessoas, em sua maioria homens negros remando e transportando passageiros brancos. Ao fundo, observa-se uma cidade com construções coloniais, torres de igrejas e uma cadeia de montanhas. Próximo às margens, há diversos navios de grande porte ancorados ou em navegação.

Embarcação se aproxima da praia dos Mineiros. Ilustração de Johann Moritz Rugendas, início do século XIX.

Página trinta

3

De acôr-do com o historiador Milton Teixeira, a chegada de Dom João sexto foi o início de uma nova fase de prosperidade para a cidade – ainda quê não atingisse a população “da terra”.

A área onde está atualmente a Região Portuária recebeu investimentos. [...]

Apesar da determinação régia do século XIX, naquele tempo ainda não havia projeto de construção oficial de um porto no Rio. Prevaleceu a falta de planejamento. Imagens e fotos antigas são testemunhas dessa desordem: mostram um amontoado de construções, sem lógica ou orientação técnica. [...]

Nove anos separam a abdicação de Dom Pedro Primeiro ao trono do Império do Brasil e a coroação de seu filho, Dom Pedro segundo, como novo imperador da ex-colônia portuguesa.

Pintura que retrata um movimentado cenário no cais, com um grande grupo de pessoas reunidas, algumas conversando, outras trajando roupas formais, além da presença de soldados, figuras religiosas e cavaleiros. Barcos atracados realizam o transporte de passageiros. Ao fundo, observam-se construções coloniais e diversas carruagens em circulação. No mar, há vários navios de grande porte ancorados.

Pintura do século XIX atribuída a Nicolas-Louis-Albert Delerive. Embarque da Família Real Portuguesa ao Brasil, em 1807.

4

[...] um casamento foi arranjado com a princesa Tereza Cristina Maria, do Reino das Duas Sicílias. [...]

Pensaram então na proposta de criar um cais novo para recebê-la. [...]

Apesar da correria, as obras ficaram incompletas quando a imperatriz aqui aportou, em setembro de 1843. O local ficou conhecido como o Cais da Imperatriz. Mas com as reformas urbanísticas da cidade no início do século XX, o local foi aterrado.

[...] uma profunda mudança urbanística acontece entre a Praça Quinze e o bairro do Caju. [...]

Página trinta e um

5

O período de construção do Porto do Rio foi longo: durou oito anos e coincidiu com o auge da produção industrial no Rio.

A partir de meados do século XX, uma transição dos modelos de transporte, do marítimo e ferroviário para os automóveis e aviões intercontinentais, modificou a ocupação urbana, a reboque da perda de pôdêr da “aristocracia cafeeira” e do avanço da “burguesia industrial e financeira”. [...]

Fotografia aérea em preto e branco de uma região portuária, com vista para a cidade e o mar. À esquerda, observa-se parte da área urbana, com edifícios e ruas organizadas. Próximo à margem, há galpões, guindastes e navios atracados. No mar, encontram-se diversas embarcações de grande porte, tanto ancoradas quanto em alto-mar.

Cais do Porto do Rio de Janeiro (RJ), em 1960.

Gravura em preto e branco que retrata uma cerimônia de desembarque em uma área portuária movimentada, com navios ao fundo soltando fumaça proveniente de tiros de saudação. No cais, há uma estrutura coberta onde figuras importantes desembarcam, cercadas por guardas e espectadores. Uma grande comitiva militar, montada a cavalo, avança em direção à cidade.

Gravura de Hippolyte Taunay. Desembarque da princesa Tereza Cristina Maria, no Rio de Janeiro (RJ), em 1843.

Página trinta e dois

6

Além das obras viárias, como as avenidas Rio Branco e Central, outro sín-bolo quê representou a chegada da modernidade ao Rio e à região portuária foi a construção do Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu do Brasil. Considerado um marco do emprego do concreto armado no país, o prédio foi erguido a partir de 1927 [...].

Instalada nos últimos andares do “A Noite”, a Rádio Nacional nasceu em 1936 como um projeto do então presidente, Getúlio Vargas, de unir o Brasil e criar uma identidade cultural para o país. [...]

A construção do Elevado da Perimetral até a Praça Mauá, o quê aconteceu na década de 1970, fez com quê o tom cinza passasse a prevalecer naquela área. Entre os vãos do elevado, além de escuridão e de pichações, prevalecem estacionamentos e moradores de rua.

[...] A poluição ficava retida ali embaixo. As pessoas pararam de frequentar a Praça. [...]

Fotografia aérea em preto e branco de uma cidade, com destaque para um grande edifício, cercado por construções mais baixas ao seu redor.

Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu do Brasil, em imagem da década de 1920.

Ilustração em preto e branco de uma área urbana, onde uma via expressa elevada contorna um conjunto de prédios históricos localizados próximos à margem do mar. Ao fundo, observam-se diversos edifícios altos e modernos.

Ilustração de um projeto não aprovado para a construção do viaduto da Perimetral, década de 1950.

Página trinta e três

7

Chácara dos beneditinos, lugar de cobiça dos corsários franceses, capital da colônia portuguesa, sede de todo o império português, capital da República. Cidade da beleza, do caos, do samba, do empreendedorismo, da criatividade. Durante quatro séculos, a Região Portuária foi termômetro das profundas transformações pelas quais passou o Rio de Janeiro. Centro geográfico de uma metrópole de 12 milhões de habitantes, esse pedaço de térra às margens da Baía de Guanabara nunca esteve tão visível aos cariócas e visitantes.

Desde 2009, quando a prefeitura emplacou um ambicioso plano de restaurar a região – ou parte significativa dela –, foram inúmeras as mudanças vividas por moradores de Caju, Santo Cristo, Gamboa e Saúde. [...] Nasce o projeto Porto Maravilha, com três vertentes: a requalificação urbana, o desenvolvimento imobiliário e o desenvolvimento socioeconômico da região. [...]

A prefeitura do Rio anunciou a criação do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. [...]

êste trabalho de preservação arqueológica foi uma preparação para grandes mudanças urbanísticas quê afetariam a região, sêndo a principal delas a queda do Elevado da Perimetral. [...]

O PORTO do Rio e a construção da alma carioca. Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, 13 abr. 2016. Disponível em: https://livro.pw/vshbg. Acesso em: 10 out. 2024.

Fotografia aérea de um museu com arquitetura contemporânea, localizado sobre um píer que se estende sobre a água. A estrutura é alongada, com aparência futurista, formas assimétricas e cobertura em arco. Ao fundo, há uma extensa ponte sobre o mar e embarcações espalhadas pelas águas.

Fotografia aérea mostra o piêr Mauá, no Rio de Janeiro (RJ), em 2021.

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em grupo. Após a leitura da última parte do texto, listem as expressões quê mostram as transformações ocorridas na Região Portuária ao longo da história do país e do Rio de Janeiro.

2. Investiguem, em livros, revistas ou na internet, aspectos históricos quê envolvem a revitalização do Região Portuária da cidade do Rio de Janeiro. Não se esqueçam de investigar imagens, como fotografias e dêzê-nhôs, e compartilhem os resultados com os côlégas da sala de aula.

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade

Investiguem, em livros, revistas ou na internet, aspectos históricos quê envolvem a ação sustentável proposta por seu grupo. Não se esqueçam de investigar imagens, como fotografias e dêzê-nhôs, para ilustrar as informações quê descobrirem para a elaboração da proposta.

Página trinta e quatro

O amanhã na Região Portuária

Como aprendemos, a Região Portuária do Rio de Janeiro abriga muitas memórias da cidade. Em 2009, foi implantado na região o Projeto Porto Maravilha, quê visa à preservação da história, à revitalização urbana e à implantação de pontos de interêsse turístico.

Fotografia aérea de uma área urbana à beira-mar, com galpões alinhados em fileira paralela à orla. Ao lado, encontra-se atracado um grande navio. Atrás dos galpões, observam-se edifícios de variadas alturas e trechos arborizados.

vista aérea da região portuária na qual foi implementado o projeto Porto Maravilha. Rio de Janeiro (RJ), 2020.

Fotografia de um edifício com estrutura metálica branca em formato de pentágono, com uma cidade ao fundo.

O Museu do Amanhã é um dos pontos de interêsse turístico do Projeto Porto Maravilha. Rio de Janeiro (RJ), 2024.

Página trinta e cinco

O Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015 e é um dos destinos mais visitados do Brasil. Leia o texto a seguir.

Museu do Amanhã

Perguntas como “de onde viemos?” e “para onde vamos?” permeiam o imaginário da população mundial e são comuns a todos os povos. Pensando nessas kestões, e em tantas outras, o visionário projeto do Museu do Amanhã tomou forma e se torna, então, um amplo espaço de debate e estudo sobre o impacto de nossas ações e como podemos alterar o cenário decadente quê se avizinha. Instituições renomadas mundialmente, como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), o gúgou e a NASA, fazem sua parte do esfôrço coletivo de estudo de como os indivíduos podem transformar nosso destino na Terra. A proposta do Museu do Amanhã é pioneira em todo o mundo: não há sequer um espaço similar onde atividades culturais e de pesquisa tênham essa proposta de estudo do nosso amanhã.

MUSEU do Amanhã. Riotur, Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: riotur.rio/que_fazer/museudoamanha/. Acesso em: 10 out. 2024.

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em grupo. Investiguem, identifiquem e descrevam as iniciativas sustentáveis propostas pelo Projeto Porto Maravilha.

2. Reflitam e respondam: Como o Museu do Amanhã pretende provocar ações para se chegar ao “de onde viemos?” e “para onde vamos?”.

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade

Para ampliar a investigação, reflitam e identifiquem" o amanhã quê quêremos" na ação sustentável que vocês selecionaram para investigar.

Fotografia do saguão de um museu, onde um globo terrestre com a inscrição 'Ventos Atmosféricos' está suspenso no teto, acima dos balcões de atendimento ao público. Diversas pessoas circulam pelo espaço.

glôbo suspenso na entrada principal do Museu do Amanhã mostra fenômenos marítimos e climáticos. Rio de Janeiro (RJ), 2023.

Página trinta e seis

Sustentabilidade: quê ações contribuem?

Para finalizar a reflekção sobre o tema sustentabilidade, vamos verificar os principais aspectos contemplados neste projeto e as respostas encontradas para a pergunta-chave. Para isso, leiam o texto a seguir.

Imagem com cinco mãos em sequência, cada uma em uma posição diferente e associada a uma palavra. A primeira mão está com o polegar levantado, formando um sinal de positivo, e representa a palavra 'Alimentos'. A segunda mão mostra o dedo indicador e o dedo médio levantados, formando um 'V', representando 'Bens materiais'. A terceira mão está com três dedos levantados, o indicador, o médio e o anelar, simbolizando 'Movimento'. A quarta mão apresenta quatro dedos estendidos, com o polegar dobrado, representando 'Dinheiro'. Por fim, a quinta mão está completamente aberta, com todos os cinco dedos estendidos, indicando 'Diversão'.

A Anatomia da Ação apresenta um conjunto de ações para uma vida sustentável.

Cada um dos cinco temas é indicado por um dedo, quê por sua vez apresenta três ações relacionadas a ele. Esta é a Anatomia da Ação: um conjunto de ações para promover um estilo de vida sustentável.

Essas cinco áreas de ação fazem parte de nossas atividades diárias e escôlhas quê compõem nosso estilo de vida, e têm o potencial – se houver pessoas suficientes praticando-as – de apoiar as mudanças globais necessárias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O desafio aproveita influenciadores globais para engajar o público na prática de escôlhas conscientes. Dessa forma, visa obtêr tração através das mídias sociais e criar um zumbido para mover o público e envolver a ssossiedade civil em uma transformação global em direção a estilos de vida sustentáveis.

“Esta iniciativa oferece uma oportunidade para as pessoas mostrarem suas próprias ações através das mídias sociais, contribuírem para alcançar vários ODS e criar um estilo de vida sustentável de uma maneira divertida e envolvente”, disse Andrea Norgren, líder de projetos de Estilos de Vida Sustentáveis e Programa de Educação no Stockholm Environment ínstitut.

Imagem com o título 'Dia 1' no topo, dividida em quatro quadrantes, todos com o tema 'Alimentos' destacado na parte superior. No primeiro quadrante, há uma ilustração central de uma mão fechada com o polegar apontado para cima, em um gesto de aprovação. Três setas partem de diferentes direções e apontam para essa mão. A seta à esquerda sai do dedo polegar em direção ao texto: 'Use o alimento integralmente'. A seta à direita aponta para o dorso da mão com o seguinte texto: 'Substitua proteínas'. A terceira seta parte de baixo, apontando para a base da mão, e vem acompanhada do texto: 'Cultive seu próprio alimento'. No segundo quadrante, há desenhos de alimentos com os seguintes tópicos: 'Substitua proteína animal por mais proteínas vegetais', 'Diversifique sua dieta, (mais) cozinhe em casa frequentemente', 'Coma produtos da época' e 'Escolha alimentos, produtores e mercados locais'. No terceiro quadrante, são mostrados os seguintes tópicos relacionados a armazenamento: 'Armazene alimentos em recipientes fechados', 'Estenda a duração dos alimentos com conservas e refrigeração', 'Faça estoque e composte suas sobras de alimentos. Entre em um grupo de compostagem de sua comunidade!' e 'Compartilhe sobras de alimentos (Há muitos aplicativos para isso!)'. No último quadrante, há imagens de vegetais sendo cultivados e os tópicos: 'Cultive vegetais como alho-poró, cenouras (mais) beterrabas na água em casa', 'Incentive produtores locais, (mais) mercados' e “Apoie (mais) ofereça acesso a espaço para o cultivo de alimentos em sua comunidade'.

Página trinta e sete

Imagem com o título 'Dia 2' no topo, dividida em quatro quadrantes com o tema 'Bens Materiais' destacado na parte superior. No primeiro quadrante, há uma ilustração central de uma mão com o dorso voltado para frente e os dedos indicador e médio estendidos em forma de 'V'. Três setas apontam para diferentes partes da mão: uma para o indicador com o texto 'Desacelere a moda', outra para o médio com o texto 'Evite a compra de supérfluos' e a terceira para a base da mão com o texto 'Dispense os descartáveis'. No segundo quadrante, há os seguintes tópicos: 'Reduza seu consumo, considere o que você precisa (mais) seus impactos', 'Compartilhe (mais) troque produtos (mais) serviços em vez de comprar novos', 'Procure por garantias estendidas, (mais) escolha itens reparáveis' e “Compre de segunda mão, (mais) encontre lares para coisas que você não quer mais'. No terceiro quadrante, os tópicos são: 'Compre roupas produzidas de maneira sustentável para apoiar, (mais) incentivar marcas', 'Questione as marcas sobre como produzem suas roupas, (mais) como estão caminhando em direção à sustentabilidade' e 'Diga às marcas quando você não está feliz com suas práticas'. No quarto quadrante, há os tópicos: 'Invista na limpeza verde: da pasta de dente a produtos de limpeza domésticos', 'Substitua produtos de higiene descartáveis com coletores, (mais) absorventes', 'Utilize produtos domésticos em refil de mercados a granel' e 'Use seu poder de consumidor quando comprar, comer, (mais) trabalhar'.

Imagem com o título 'Dia 3' no topo, dividida em quatro quadrantes com o tema 'Movimento' destacado na parte superior. No primeiro quadrante, há uma ilustração central de uma mão com o dorso voltado para frente e três dedos estendidos, indicador, médio e anelar. Três setas apontam para diferentes partes da mão: uma seta à esquerda aponta para o dedo indicador com o texto 'Invista no transporte limpo', outra abaixo da mão aponta para a palma com o texto 'Compartilhe uma carona com amigos', e a terceira seta, à direita, aponta para o dedo anelar com o texto 'Mantenha-se ativo'. No segundo quadrante, aparecem ícones de bicicleta e calça de caminhada, acompanhados dos seguintes tópicos: 'Escolha caminhar, (mais) pedalar para reduzir o impacto do transporte, (mais) elevar o bem-estar', 'Use espaços públicos verdes para apoiar projetos de preservação urbana' e 'Troque trajetos curtos de carro por caminhar ou pedalar'. No terceiro quadrante, há ícones de carro e trem, com os seguintes tópicos: 'Utilize serviços de bike, patinete, compartilhamento de carros', 'Use transporte público', 'Utilize caronas', 'Escolha opções de caronas sustentáveis' e 'Escolha trens a aviões'. No quarto quadrante, com ícones de patins, skate e computador, os tópicos são: 'Escolha maneiras de baixo impacto para se locomover', 'Planeje rotas com distância mais curta' e 'Procure por opções flexíveis para reduzir deslocamentos: trabalhe de casa, videoconferência, horários de chegada mais tarde'.

Imagem com o título 'Dia 4' no topo, dividida em quatro quadrantes com o tema 'Dinheiro' destacado. No primeiro quadrante, há uma ilustração central de uma mão com o dorso voltado para frente, com os quatro dedos estendidos, com o polegar dobrado. Quatro setas apontam para diferentes partes da mão: uma à esquerda aponta para o dedo anelar com o texto 'Investimento consciente', outra mais abaixo aponta para a base da palma com o texto 'Casa com energia positiva', a terceira, à direita, aponta para o dorso da mão com o texto 'Desinvestimento', e a quarta seta sai do dedo indicador, em direção da palavra 'Dinheiro'. No segundo quadrante, há ícones de uma torre de extração de petróleo, caneta e dinheiro, acompanhados dos seguintes tópicos: 'Pergunte ao seu banco sobre política de investimentos sustentáveis e, se ele não tiver uma, troque de banco', 'Pergunte ao gerente do seu fundo de investimento como movimentar seu dinheiro para reservas responsáveis', 'Desinvista em combustíveis fósseis' e 'Substitua provedores de energia por fornecedores sustentáveis'. No terceiro quadrante, há uma turbina de energia eólica, com os tópicos: 'Gaste tempo e dinheiro em coisas com impacto positivo', 'Escolha assuntos sociais (mais) ambientais para priorizar (mais) investir', 'Invista em bens (mais) serviços produzidos de modo sustentável' e 'Nunca invista em produtos originados de espécies ameaçadas de extinção'. No quarto quadrante, com ícones de painéis solares, lâmpadas e cortina cobrindo o sol, os tópicos são: 'Isole janelas (mais) portas, use janelas envidraçadas e lâmpadas de LED', 'Abra cortinas, feche-as no calor, tampe panelas ferventes, tome banhos mais curtos, composte resíduos orgânicos', 'Instale pequenas placas solares para produzir sua própria energia' e 'Escolha fornecedores, aparelhos de água e energia eficientes e renováveis'.

Imagem com o título 'Dia 5' no topo, dividida em quatro quadrantes com o tema 'Diversão' destacado. No primeiro quadrante, há uma ilustração central de uma mão com o dorso voltado para frente e todos os cinco dedos estendidos. Quatro setas apontam para diferentes partes da mão: a primeira seta, à esquerda, sai do dedo indicador com o texto 'Escolha experiências'; a segunda, mais abaixo, aponta para a palma da mão com o texto 'Permaneça curioso';  a terceira seta, à direita, aponta para a base do dedo mínimo com o texto 'Aproveite o passeio', e a quarta seta aponta para a ponta do dedo mínimo com a palavra 'Diversão'. No segundo quadrante, há ícones de pegadas e um mapa, acompanhados dos seguintes tópicos: 'Certifique-se de que suas atividades (mais) compras turísticas tenham impacto positivo', 'Considere viagens (mais) atrações perto de casa', 'Reduza a velocidade e vá de trem, ônibus, bicicleta ou a pé' e 'Visite menos lugares (mais) fique por mais tempo'. No terceiro quadrante, com ícones de tecnologia, cérebro e folhas, os tópicos são: 'Encontre aplicativos (mais) tecnologias que ajudem a fazer escolhas mais sustentáveis', 'Fomente uma mentalidade independente (mais) aberta', 'Foque no futuro (mais) mantenha-se positivo sobre contribuir para um mundo melhor' e 'Aprenda coisas novas com educação formal (mais) informal'. No quarto quadrante, há ícones de atividades ao ar livre, com os tópicos: 'Escolha experiências (mais) serviços que agregam valor à sua vida', 'Passe tempo com pessoas que se importam com você (mais) te fazem sorrir', 'Passe tempo na natureza' e 'Escolha atividades saudáveis como esportes (mais) recreação ao ar livre'.

JUNTE-SE ao movimento global por estilos de vida sustentáveis. AKATU, São Paulo, 13 ago. 2019. Disponível em: https://livro.pw/pcckd. Acesso em: 10 out. 2024.

Após a leitura, discutam como vocês percebem suas ações cotidianas e escôlhas sustentáveis. Em seguida, respondam à pergunta-chave: Sustentabilidade: quê ações contribuem?.

Página trinta e oito

ETAPA 3
Para finalizar

Elaboração: proposta de ação sustentável e mostra de projetos

Investigamos o conceito de sustentabilidade e refletimos sobre o desenvolvimento de ações sustentáveis para quê vocês, ao longo das etapas dêste projeto, elaborassem uma proposta de ação sustentável para sua cidade ou comunidade.

Para a elaboração final da proposta, sigam as orientações a seguir.

Retomem as hipóteses quê foram formuladas, as informações e os conhecimentos quê obtiveram e as anotações, análises e conclusões obtidas em todo o processo de investigação.

Verifiquem, em livros, revistas e na internet, se outras informações são necessárias para a elaboração do trabalho e para ampliar os conhecimentos.

Com base nessas informações, sistematizem as análises e as interpretações quê vocês elaboraram para construir hipóteses, explicações e propostas de soluções. Todo esse material é valioso para a construção dos argumentos e evidências para a elaboração da proposta de ação sustentável para sua cidade ou comunidade.

Escolham a melhor forma de apresentar o trabalho: maquetes, croquis, pôsteres ou apresentações em slides, de acôr-do com os materiais selecionados e a proposta de sustentabilidade do grupo.

Não se esqueçam de quê a pergunta-chave do projeto deve orientar todo o trabalho do grupo.

Imagem de uma lâmpada de LED em formato espiral.

Imagem de uma planta e um carro elétrico.

Página trinta e nove

Para uma melhor organização e para auxiliar na apresentação do projeto, elaborem um desenho esquemático ou um mapa conceitual quê integre com as explicações elaboradas em cada uma das etapas.

Distribuam as tarefas entre os integrantes do grupo, tanto as relacionadas à elaboração quanto as relacionadas à apresentação do trabalho no dia da mostra. Por exemplo: se forem utilizar recursos digitais, é preciso providenciar os equipamentos; se quiserem divulgar o evento do grupo, é preciso escolher préviamente os meios para isso, como mensagens eletrônicas, rêdes sociais etc.

Na apresentação final, não se esqueçam de evidenciar o processo de produção. Dialoguem sobre os procedimentos, as etapas, as interpretações e as conclusões as quais chegaram.

Preparem um pequeno roteiro para as apresentações e comunicações quê leve em consideração o tipo de criação quê será utilizado.

Se acharem adequado, conversem com o professor sobre a viabilidade de convidar côlégas de outras turmas, familiares e amigos para as apresentações da mostra.

Em sala de aula, após as apresentações, conversem sobre como vocês vivenciaram a experiência de desenvolver o projeto, desde a côléta de informações, a seleção e produção dos projetos, até a apresentação na mostra.

Imagem de uma lata de lixo com o símbolo de reciclável.

Imagem do símbolo de reciclável com três setas no sentido horário, formando um triângulo.

Ilustração de uma árvore alta, com copa larga, que cobre parcialmente uma cidade.

Página quarenta

Avaliação

Para avaliar o processo de construção dos saberes, das competências e das atitudes nos projetos integradores, sugerimos duas propostas de quadros quê permitem o acompanhamento detalhado do desenvolvimento da produção. Os quadros devem sêr copiados e preenchidos de acôr-do com as orientações do professor.

Observe a seguir os critérios quê sugerimos para a autoavaliação de atitudes e posturas das ações desenvolvidas:

Avaliação dos saberes

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

1 Realizei com facilidade

2 Realizei

3 Realizei com dificuldade

4 Não realizei

ETAPA 1 – VAMOS COMEÇAR

A. Engajamento: ações sustentáveis: Interpretar reportagem e elaborar argumentos quê possam engajar pessoas em projetos sustentáveis. Ampliar o tema com exemplos de jovens quê atuam em iniciativas sustentáveis.

B. Exploração: sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: Interpretar concepções de sustentabilidade e construir definição de desenvolvimento sustentável. Listar e compartilhar ações sustentáveis relacionadas às kestões ambientais, sociais, econômicas, políticas e culturais.

C. Sustentabilidade: a investigação: Refletir com base na pergunta-chave

Sustentabilidade: quê ações contribuem?. Planejar o trabalho de investigação para a elaboração de proposta de ação sustentável na cidade ou comunidade.

ETAPA 2 – SABER E FAZER

A. Sustentabilidade: ideias e iniciativas: Identificar e selecionar ideias sobre sustentabilidade para a elaboração de proposta sustentável em sua cidade. Pesquisar sobre uma das conferências ambientais para organizar um painel.

B. Ônu – Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Identificar qual a importânssia da Agenda 2030 e reconhecer práticas possíveis quê se relacionam com as metas do ODS 11.

C. População mundial e concentração urbana: Relacionar os dados do infográfico com o contexto de iniciativas sustentáveis e a proposta sustentável desenvolvida por seu grupo.

D. Oito caminhos para um futuro sustentável: Identificar iniciativas e práticas do cotidiano quê possam contribuir para o projeto de ação sustentável.

E. Estudo de caso: revitalização e sustentabilidade: Interpretar momentos na história da Região Portuária do Rio de Janeiro e identificar as iniciativas sustentáveis propostas pelo Museu do Amanhã. Investigar aspectos quê envolvem a ação sustentável proposta pelo grupo.

Página quarenta e um

ETAPA 3 – PARA FINALIZAR

A. Proposta de ação sustentável e mostra de projetos: Coletar as informações e dados necessários para o trabalho e verificar quê outras informações são necessárias para a elaboração do trabalho. Analisar o trabalho final do grupo e a forma escolhida para apresentá-lo.

B. Avaliação – Sustentabilidade: quê ações contribuem?: Refletir sobre ações sustentáveis no cotidiano e avaliar as respostas dadas à pergunta-chave.

Avaliação das atitudes

AVALIAÇÃO DAS ATITUDES E POSTURAS

1 Sempre

2 Frequentemente

3 Raramente

4 Nunca

Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.

A. Realizo as tarefas nas datas sugeridas d fórma atenta e responsável.

B. Atuo com organização, trazendo para as aulas todo o material solicitado.

C. Demonstro comportamento adequado e comprometido nos diferentes momentos de desenvolvimento do projeto.

D. Escuto com atenção as explicações e proposições do professor, côlégas e outras pessoas envolvidas nas atividades propostas.

E. Apresento atitude colaborativa, compartilhando opiniões, sugestões e propostas com os côlégas.

F. Falo com clareza, ao compartilhar dúvidas e opiniões.

G. Atuo d fórma respeitosa em relação às dificuldades apresentadas pêlos côlégas.

H. Demonstro empatia e respeito quando lido com opiniões e contextos diferentes dos meus.

MUNDO DO TRABALHO

Sustentabilidade: quê ações contribuem? Foi a pergunta quê guiou as nossas pesquisas no decorrer do projeto, e a sustentabilidade na cidade e na comunidade foram os focos dos nóssos estudos. Vamos ampliar a investigação, incorporando aspectos relacionados com o trabalho e as práticas empresariais relacionadas ao tema. Para isto, com a orientação do professor, pesquise, em artigos de jornais, revistas ou sáites da internet, empresas na sua cidade ou região quê contam com ações sustentáveis nas suas práticas de produção e também respeitam a qualidade de vida de toda a população. Para finalizar, elaborem d fórma coletiva um painel com os resultados da investigação.

Ilustração de uma menina sentada à mesa, escrevendo em uma folha de papel.

Página quarenta e dois